Notícias

por Interlegis — última modificação 16/07/2019 18h38
Banco de notícias desta Casa Legislativa.
Experiência da Escola do Legislativo de Novo Hamburgo inspira parlamentares de Santa Rosa

Experiência da Escola do Legislativo de Novo Hamburgo inspira parlamentares de Santa Rosa

por Maíra Kiefer — última modificação 10/06/2022 17h02

10/06/2022 – O presidente da Câmara, Cristiano Coller (PTB), e a diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Seitenfus Hagen, receberam na última quarta-feira, 8, Rafael Rufino (MDB) e Maicon Zamboni (PP), vereadores do município de Santa Rosa. Os representantes da cidade do noroeste gaúcho fizeram uma visita para conhecer o trabalho desenvolvido pelo braço educacional do Parlamento hamburguense.

Experiência da Escola do Legislativo de Novo Hamburgo inspira parlamentares de Santa Rosa - Leia mais…

Gerente da RGE faz visita institucional e destaca investimentos em Novo Hamburgo

Gerente da RGE faz visita institucional e destaca investimentos em Novo Hamburgo

por Tatiane Souza — última modificação 09/06/2022 19h37

09/06/2022 – O presidente do Legislativo hamburguense, Cristiano Coller (PTB), recebeu na manhã desta quinta-feira, 9, a visita institucional da consultora de negócios e gerente de relacionamento com o poder público da RGE, Elizandra Terres de Castro. Ela traçou um panorama dos investimentos que a concessionária de energia elétrica realizou em Novo Hamburgo neste primeiro semestre. Só no município, segundo ela, foram aplicados R$ 2.576.926,00, entre atendimentos ao cliente, suporte ao crescimento de mercado, manutenção e melhoramento do sistema elétrico e recuperação de perdas.

Gerente da RGE faz visita institucional e destaca investimentos em Novo Hamburgo - Leia mais…

Comissão de Segurança recebe vice-presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais no RS

Comissão de Segurança recebe vice-presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais no RS

por Jaime Freitas — última modificação 09/06/2022 19h48

09/06/2022 – Em reunião realizada na tarde de quarta-feira, 8 de junho, a Comissão de Segurança Pública da Câmara (Coseg) recebeu a visita do vice-presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais no Rio Grande do Sul, Emanuel dos Santos, que é guarda municipal em Novo Hamburgo. Em pauta, a falta da regulamentação da Lei Federal nº 13.022/2014 no município.

Comissão de Segurança recebe vice-presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais no RS - Leia mais…

Fundador do Banco de Alimentos pode dar nome a praça no bairro Liberdade

Fundador do Banco de Alimentos pode dar nome a praça no bairro Liberdade

por Luís Francisco Caselani — última modificação 06/07/2022 18h02

09/06/2022 – O vereador Raizer Ferreira (PSDB) protocolou no final de maio projeto de lei que batiza uma área verde na esquina das ruas São Leopoldo e Macapá, no bairro Liberdade. A sugestão do autor é de que o espaço público de pouco mais de 1,3 mil metros quadrados receba o nome de Praça Antonio Elton Zarth. A homenagem faz referência ao fundador do Banco de Alimentos da Região do Calçado (Barc), falecido no início do ano passado.

Fundador do Banco de Alimentos pode dar nome a praça no bairro Liberdade - Leia mais…

Projeto prevê alteração em lei sobre nomeação de ruas

Projeto prevê alteração em lei sobre nomeação de ruas

por Luís Francisco Caselani — última modificação 06/07/2022 18h00

09/06/2022 – Os vereadores Cristiano Coller (PTB) e Fernando Lourenço (Avante), atuais presidente e vice da Câmara de Novo Hamburgo, apresentaram em maio uma proposta de alteração na Lei Municipal nº 3.245/2019. A norma estabelece critérios para a denominação de logradouros públicos. A sugestão dos parlamentares é de que os projetos de nomeação tragam a descrição das ruas e praças conforme catalogado no Cadastro Digital da Prefeitura. A medida padronizaria os pedidos e ajudaria a comprovar que o logradouro ainda não possui denominação oficial.

Projeto prevê alteração em lei sobre nomeação de ruas - Leia mais…

Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo completa 70 anos

Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo completa 70 anos

por Daniele Silva — última modificação 09/06/2022 14h57

08/06/2022 – Fundada em 1952 como a antiga Banda Municipal, a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo (OSNH) completou 70 anos de história no último domingo, dia 5 de junho. Para marcar a efeméride, a Câmara destinou parte da sessão plenária desta quarta-feira, 8, para uma homenagem. A comemoração foi proposta pelo vereador Raizer Ferreira (PSDB). A OSNH reúne atualmente 35 músicos e é uma das orquestras mais antigas do Estado.

Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo completa 70 anos - Leia mais…

Câmara homenageia policiais envolvidos em operação que desmantelou delegacias clandestinas

Câmara homenageia policiais envolvidos em operação que desmantelou delegacias clandestinas

por Daniele Silva — última modificação 10/06/2022 12h44

08/06/2022 – No final de abril, a 1ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo deflagrou a operação Teatro do Crime. A ação resultou na descoberta e desmonte de duas delegacias falsas que funcionavam no bairro Canudos. A investigação aponta a prática de estelionato e extorsão, com golpes aplicados em vítimas do país inteiro. Nesta quarta-feira, 8, a Câmara de Novo Hamburgo prestou reconhecimento aos policiais envolvidos no caso, responsáveis pela apreensão de 2,5 mil comprimidos de ecstasy, três prisões e a identificação de outros suspeitos. A homenagem foi proposta pelo vereador Inspetor Luz (MDB).

Câmara homenageia policiais envolvidos em operação que desmantelou delegacias clandestinas - Leia mais…

Edital para realização de Reurb motiva vista a projeto que busca solução para área em litígio na rua Minuano

Edital para realização de Reurb motiva vista a projeto que busca solução para área em litígio na rua Minuano

por Daniele Silva — última modificação 09/06/2022 14h05

08/06/2022 – Após reunião realizada no plenarinho, o vereador Enio Brizola (PT) pediu vista de um dia a projeto de sua autoria que busca impedir o despejo de moradores de uma área no bairro Industrial. Nos últimos meses, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara (Codir) abriu tratativas junto à Prefeitura e o Judiciário para pleitear alternativas que impeçam a saída dos habitantes de um lote em litígio, que cobre 951 metros quadrados no quarteirão formado pelas ruas Minuano, Aleijadinho, Augusto Pestana e Libres, e abriga cerca de 20 famílias. Alguns deles ocupam o imóvel há mais de três décadas. Presidente do colegiado desde 2020, Brizola apresentou projeto de lei que busca uma solução para o impasse. Nesta quarta-feira, 8, a Prefeitura publicou, em jornal local, Extrato de Edital nº 32/2022, notificando o proprietário do local sobre instauração de processo de regularização fundiária.

Edital para realização de Reurb motiva vista a projeto que busca solução para área em litígio na rua Minuano - Leia mais…

Estudo da Unimed para assumir atendimentos oncológicos pelo SUS anima vereadores

Estudo da Unimed para assumir atendimentos oncológicos pelo SUS anima vereadores

por Daniele Silva — última modificação 08/06/2022 20h58

08/06/2022 – No início do mês, o presidente da Unimed Vale do Sinos, Luis Carlos de Melo, revelou que a instituição iniciou estudos para eventualmente assumir os tratamentos oncológicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Novo Hamburgo. A informação foi bem recebida pela Câmara, que mantém tratativas com diferentes instâncias governamentais para trazer o atendimento de volta ao município. Desde o final de maio, a referência foi integralmente transferida do Hospital Regina para o Hospital Bom Jesus, em Taquara.

Estudo da Unimed para assumir atendimentos oncológicos pelo SUS anima vereadores - Leia mais…

Moção pede que Prefeitura fiscalize fios soltos e penalize concessionárias

Moção pede que Prefeitura fiscalize fios soltos e penalize concessionárias

por Daniele Silva — última modificação 08/06/2022 20h29

08/06/2022 – Reformulado em 2020, o Código de Posturas do Município obriga as empresas concessionárias a realizarem o alinhamento e a retirada de fios inutilizados em postes de energia elétrica. O prazo para correção é de 20 dias após o recebimento de notificação. Nesta quarta-feira, 8, a Câmara aprovou moção de apelo ao Executivo para a efetiva fiscalização dos cabeamentos. O documento, elaborado por Lourdes Valim (Republicanos), sugere ainda que a Prefeitura estabeleça multas em casos de descumprimento. O texto foi aprovado por unanimidade.

Moção pede que Prefeitura fiscalize fios soltos e penalize concessionárias - Leia mais…

Universidade Feevale reafirma participação no 4º Seminário de Desenvolvimento Econômico

Universidade Feevale reafirma participação no 4º Seminário de Desenvolvimento Econômico

por Luís Francisco Caselani — última modificação 20/06/2022 18h57

08/06/2022 – A Câmara já iniciou os preparativos para a quarta edição do Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo. Previsto em lei municipal desde o ano passado, o evento conta com a participação e o apoio de entidades empresariais e estabelecimentos de ensino. Nesta quarta-feira, 8, o reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, reforçou o compromisso da instituição com a construção do debate. A confirmação foi feita em reunião com o chefe do Legislativo, Cristiano Coller (PTB), e o vereador Enio Brizola (PT) na sede da reitoria.

Universidade Feevale reafirma participação no 4º Seminário de Desenvolvimento Econômico - Leia mais…

Projeto que proíbe animais acorrentados deve passar por alterações

Projeto que proíbe animais acorrentados deve passar por alterações

por Luís Francisco Caselani — última modificação 07/06/2022 19h04

07/06/2022 – A Prefeitura de Novo Hamburgo encaminhou na última semana veto integral ao Projeto de Lei nº 4/2022, de autoria do vereador suplente Leandro Mello (PTB). A matéria, aprovada pela Câmara no início de maio, proíbe a manutenção e criação de animais domésticos presos em correntes ou em espaços que impeçam sua livre movimentação. No documento, o Executivo aponta vício de iniciativa, menciona equívocos técnicos e demonstra preocupação com a aplicação da norma nos moldes propostos. Mello já manifestou concordância com o veto e se comprometeu a reapresentar o projeto com as adequações necessárias.

Projeto que proíbe animais acorrentados deve passar por alterações - Leia mais…

TV Câmara: Reumatologista e professor da Feevale traz esclarecimentos sobre a fibromialgia

TV Câmara: Reumatologista e professor da Feevale traz esclarecimentos sobre a fibromialgia

por Tatiane Souza — última modificação 07/06/2022 13h00

07/06/2022 - O programa Vitalidade que já está no ar pela TV Câmara NH canal 16 da Claro/Net e pelo Youtube.com/TVCamaraNH traz informações sobre a fibromialgia – doença autoimune caracterizada por dores no corpo, principalmente na musculatura. Quem elucida questões sobre a enfermidade e fala em sintomas, dificuldades no diagnóstico e os tratamentos disponíveis é o reumatologista e professor da Universidade Feevale Rafael Coradin. A fibromialgia é uma das doenças abordadas durante a campanha Maio Roxo.

TV Câmara: Reumatologista e professor da Feevale traz esclarecimentos sobre a fibromialgia - Leia mais…

Campanha organizada por entidades busca equipar forças de segurança

Campanha organizada por entidades busca equipar forças de segurança

por Luís Francisco Caselani — última modificação 06/06/2022 22h05

06/06/2022 – O Governo do Estado lançou em 2018 o Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg). A iniciativa permite que empresas direcionem até 5% dos valores recolhidos como ICMS para a aquisição de bens e equipamentos para órgãos de segurança. A fim de divulgar e incentivar a adesão ao programa, um grupo de entidades locais lançou a campanha Novo Hamburgo – Todos pela Segurança. Entusiasta do projeto, o vereador Gustavo Finck (PP) elaborou moção de apoio à mobilização. O documento foi aprovado por unanimidade durante a sessão desta segunda-feira, 6, e será enviado aos grupos participantes.

Campanha organizada por entidades busca equipar forças de segurança - Leia mais…

Adiada votação de projetos previstos na pauta desta segunda-feira

Adiada votação de projetos previstos na pauta desta segunda-feira

por Luís Francisco Caselani — última modificação 06/06/2022 22h02

06/06/2022 – A ordem do dia da sessão plenária desta segunda-feira, 6, previa a votação de dois projetos. No entanto, a pedido do presidente da Câmara, Cristiano Coller (PTB), ambas as matérias tiveram sua primeira apreciação adiada. O Projeto de Decreto Legislativo nº 1/2022, de autoria do próprio parlamentar, cria em Novo Hamburgo o selo Empresa Amiga dos Animais. Já o Projeto de Lei nº 24/2022, assinado por Ito Luciano (PTB), dá nome à rua 4 do loteamento Excel, no bairro Canudos. Coller sugeriu o adiamento da votação devido à ausência de Ito, afastado por motivos de saúde. Os dois textos devem retornar à pauta no próximo dia 22.

Adiada votação de projetos previstos na pauta desta segunda-feira - Leia mais…

Escolas de Governo debatem experiências na área de educação pública

Escolas de Governo debatem experiências na área de educação pública

por Maíra Kiefer — última modificação 06/06/2022 21h06

06/06/2022 – A Câmara de Novo Hamburgo sediou na última sexta-feira, 3, das 9h às 16h30min, o 1º Encontro de Escolas de Governo do Rio Grande do Sul. Representantes do Poder Legislativo e Executivo de 14 cidades gaúchas se reuniram para falar sobre a educação legislativa no Brasil. Formou a mesa diretora da atividade o presidente do Parlamento hamburguense, Cristiano Coller (PTB); o presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), Florian Madruga; o diretor da Abel – região Sul e diretor da Escola do Legislativo de Uruguaiana, Ricardo Simas; a diretora da Escola de Governo do RS (Egov), Anelize D’avila Ferreira; e o diretor-geral da Câmara de Novo Hamburgo, Flávio Luís Teixeira da Silva. Somado ao público presente, mais de 130 internautas acompanharam o evento, transmitido ao vivo pelo YouTube da TV Câmara de Novo Hamburgo.

Escolas de Governo debatem experiências na área de educação pública - Leia mais…

Projetos do vereador Serjão voltam a tramitar na Câmara

Projetos do vereador Serjão voltam a tramitar na Câmara

por Luís Francisco Caselani — última modificação 03/06/2022 13h22

03/06/2022 – Quando o vereador Sergio Hanich (MDB) faleceu, no último dia 11 de abril, três projetos de lei de sua autoria ainda tramitavam no Legislativo. A extinção de seu mandato, contudo, forçaria o arquivamento das matérias. Para evitar que as ideias se perdessem, a Mesa Diretora da Câmara reapresentou as proposições. Os três substitutivos foram protocolados no dia 24 de maio e já estão sob análise das comissões permanentes. A Mesa Diretora é composta pelo presidente Cristiano Coller (PTB), o vice Fernando Lourenço (Avante) e os secretários Ricardo Ritter – Ica e Vladi Lourenço (ambos do PSDB).

Projetos do vereador Serjão voltam a tramitar na Câmara - Leia mais…

Presidente da Câmara se reúne com o Comandante do 3° BPM

Presidente da Câmara se reúne com o Comandante do 3° BPM

por Maíra Kiefer — última modificação 02/06/2022 17h10

02/06/2022 – O Comandante do 3° Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel no Quadro de Oficiais de Estado-Maior (QOEM) Cilon Freitas da Silva, foi recebido na última quarta-feira, 1º, pelo presidente da Câmara Municipal, Cristiano Coller (PTB). Durante o encontro, foi feito um convite ao parlamentar e aos demais vereadores para que conheçam a sede da Brigada Militar em Novo Hamburgo. A data da visita será agendada ainda no mês de junho.

Presidente da Câmara se reúne com o Comandante do 3° BPM - Leia mais…

Proposta de instalação de caixas coletoras em bueiros recebe nova redação

Proposta de instalação de caixas coletoras em bueiros recebe nova redação

por Luís Francisco Caselani — última modificação 02/06/2022 15h00

02/06/2022 – Integrantes da Comissão de Obras da Câmara, os vereadores Darlan Oliveira (PDT) e Ito Luciano (PTB) reapresentaram em maio projeto de lei que determina a colocação de caixas coletoras internas nas bocas de lobo localizadas nas ruas e avenidas de Novo Hamburgo. O novo texto retira a descrição dos dispositivos, deixando a definição sobre capacidade e material sob responsabilidade da Prefeitura. A proposta é defendida como uma maneira de prevenir e minimizar problemas causados pelas chuvas na cidade.

Proposta de instalação de caixas coletoras em bueiros recebe nova redação - Leia mais…

Projeto que revisa legislação sobre poluição sonora avança nas comissões

Projeto que revisa legislação sobre poluição sonora avança nas comissões

por Luís Francisco Caselani — última modificação 01/07/2022 13h38

02/06/2022 – Em meados de maio, o vereador Gustavo Finck (PP) protocolou projeto de lei revisando integralmente a regulamentação municipal sobre poluição sonora. O texto apresentado pelo progressista revoga a norma original, determina novos procedimentos para medição e estabelece limites de pressão sonora conforme definição da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Esta semana, a matéria finalizou sua tramitação pelas comissões permanentes. Com o aval de cinco colegiados, o Projeto de Lei nº 45/2022 está apto para votação em plenário.

Projeto que revisa legislação sobre poluição sonora avança nas comissões - Leia mais…

Hamburguense conquista título de 2ª Prenda do Rio Grande do Sul

Hamburguense conquista título de 2ª Prenda do Rio Grande do Sul

por Tatiane Souza — última modificação 01/06/2022 19h46

1º/06/2022 – A cidade de Bagé reuniu mais de 80 jovens entre os dias 19 e 21 de maio para a 51ª Ciranda Cultural de Prendas. O concurso estadual definiu a escolha das representantes da mulher tradicionalista. Após dois dias de provas, a hamburguense Dienifer Canabarro, da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, obteve o título de Segunda Prenda Adulta. A conquista foi enaltecida pela Câmara durante a sessão plenária desta quarta-feira, 1º.

Hamburguense conquista título de 2ª Prenda do Rio Grande do Sul - Leia mais…

Novo Hamburgo terá Dia de Conscientização sobre o Descarte de Lixo Eletrônico

Novo Hamburgo terá Dia de Conscientização sobre o Descarte de Lixo Eletrônico

por Tatiane Souza — última modificação 01/06/2022 19h37

1º/06/2022 – Os vereadores de Novo Hamburgo voltaram a aprovar por unanimidade nesta quarta-feira, 1º, em votação final, projeto de lei assinado por Darlan Oliveira (PDT) que cria o Dia Municipal de Conscientização sobre o Descarte de Lixo Eletrônico e Tecnológico. A ideia é realizar ações informativas sobre o recolhimento, transporte e destinação correta de computadores, tablets, celulares e eletrodomésticos. Conforme a proposta, a iniciativa será promovida anualmente no dia 14 de outubro. Para virar lei, no entanto, a matéria ainda depende de aval da prefeita Fátima Daudt, que terá 15 dias úteis para avaliar seu conteúdo.

Novo Hamburgo terá Dia de Conscientização sobre o Descarte de Lixo Eletrônico - Leia mais…

Projeto que propõe a criação da Farmácia Veterinária Solidária está em vista de 10 dias

Projeto que propõe a criação da Farmácia Veterinária Solidária está em vista de 10 dias

por Tatiane Souza — última modificação 01/06/2022 19h35

1º/06/2022 – O projeto de lei que cria no município a Farmácia Veterinária Solidária, de iniciativa da vereadora Lourdes Valim (Republicanos), está em vista de 10 dias a pedido da própria autora. A proposta consiste na manutenção de local apropriado para o recebimento, triagem e armazenamento de doações de produtos de uso veterinário. Os itens coletados serão disponibilizados a famílias de baixa renda, organizações não governamentais e protetores de animais.

Projeto que propõe a criação da Farmácia Veterinária Solidária está em vista de 10 dias - Leia mais…

Moção repudia cobrança de mensalidade em universidades públicas

Moção repudia cobrança de mensalidade em universidades públicas

por Tatiane Souza — última modificação 01/06/2022 19h31

1º/06/2022 – Tramita na Câmara dos Deputados proposta de emenda à Constituição que institui a cobrança de mensalidades em instituições públicas de ensino superior. Conforme o texto, assinado pelo deputado paulista General Peternelli, a gratuidade seria mantida apenas para estudantes comprovadamente carentes. Contrário à matéria, o vereador hamburguense Enio Brizola (PT) elaborou moção de repúdio à PEC. O documento foi levado a votação durante a sessão desta quarta-feira, 1º, e aprovado por unanimidade.

Moção repudia cobrança de mensalidade em universidades públicas - Leia mais…

TV Câmara NH: Virologista traz informações sobre hepatite misteriosa, varíola do macaco, dengue e Covid-19

TV Câmara NH: Virologista traz informações sobre hepatite misteriosa, varíola do macaco, dengue e Covid-19

por Tatiane Souza — última modificação 07/06/2022 13h08

1º/06/2022 – O programa Vitalidade que já está no ar pela TV Câmara NH, canal da 16 Claro/Net, e pelo youtube.com/TVCamaraNH traz informações relacionadas à varíola do macaco, doença que está se espalhando por todo o mundo e já tem casos suspeitos em solo brasileiro. Além disso, também foi falado sobre a dengue, zika, chikungunya, a “hepatite” misteriosa que tem acometido crianças no Brasil e no mundo e a situação atual da Covid-19 no país. Quem traz importantes respostas sobre as principais dúvidas da população é o médico-veterinário, virologista e pró-reitor da Universidade Feevale, Fernando Spilki.

TV Câmara NH: Virologista traz informações sobre hepatite misteriosa, varíola do macaco, dengue e Covid-19 - Leia mais…

Município arrecada R$ 465 milhões nos primeiros quatro meses do ano

Município arrecada R$ 465 milhões nos primeiros quatro meses do ano

por Luís Francisco Caselani — última modificação 31/05/2022 20h05

31/05/2022 – Novo Hamburgo registrou arrecadação de R$ 465,7 milhões entre os meses de janeiro e abril. A receita realizada no primeiro terço do ano corresponde a 34,8% da previsão orçamentária para todo o exercício de 2022. Os números foram apresentados em audiência pública convocada pela Comissão de Finanças da Câmara (Cofin) para análise das contas do Poder Executivo. A atividade ocorreu no final da manhã desta terça-feira, 31, no Plenário Luiz Oswaldo Bender.

Município arrecada R$ 465 milhões nos primeiros quatro meses do ano - Leia mais…

Servidora da Câmara representa o Parlamento em Encontro da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas

Servidora da Câmara representa o Parlamento em Encontro da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas

por Tatiane Souza — última modificação 31/05/2022 17h23

31/05/2022 - A diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Seitenfus Hagen, representou o Parlamento de Novo Hamburgo no XXXV Encontro da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas, realizado nos dias 25, 26 e 27 de maio, em Belo Horizonte. A atividade integra a programação comemorativa dos 30 anos da educação legislativa no Brasil, instituída com a criação da Escola da Assembleia de Minas Gerais. Conforme a servidora hamburguense, a atividade busca promover o debate sobre a importância destas instituições para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Servidora da Câmara representa o Parlamento em Encontro da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas - Leia mais…

Projeto de lei quer incentivar alunos a se tornarem doadores de sangue

Projeto de lei quer incentivar alunos a se tornarem doadores de sangue

por Maíra Kiefer — última modificação 01/07/2022 13h40

31/05/2022 – O presidente da Câmara de Novo Hamburgo, Cristiano Coller (PTB), apresentou projeto de lei este mês propondo a criação do Programa Doadores do Futuro. Voltada para a rede municipal de ensino, a iniciativa busca conscientizar alunos sobre a importância da doação voluntária de sangue. “É imprescindível que, desde a infância e adolescência, as pessoas sejam orientadas em relação à necessidade desse ato solidário. Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas”, salienta o vereador.

Projeto de lei quer incentivar alunos a se tornarem doadores de sangue - Leia mais…

Moção critica aprovação de projeto que regulamenta educação domiciliar

Moção critica aprovação de projeto que regulamenta educação domiciliar

por Maíra Kiefer — última modificação 31/05/2022 13h56

30/05/2022 – A Câmara dos Deputados aprovou no último dia 19 projeto de lei que regulamenta a prática da educação domiciliar no Brasil. A matéria foi apresentada pelo deputado mineiro Lincoln Portela ainda em 2012, mas reformulada por substitutivo assinado pela paranaense Luisa Canziani. Contrário à proposta, o vereador Enio Brizola (PT) apresentou moção de repúdio à aprovação do PL. O documento foi discutido durante a sessão plenária desta segunda-feira, 30, e aprovado por unanimidade.

Moção critica aprovação de projeto que regulamenta educação domiciliar - Leia mais…

Vereador de Taquara relata que Corsan notifica população para regularização de poços artesianos na cidade

Vereador de Taquara relata que Corsan notifica população para regularização de poços artesianos na cidade

por Jaime Freitas — última modificação 31/05/2022 14h06

30/05/2022 - A pedido do vereador Ito Luciano (PTB), seu colega de partido e vereador de Taquara, Telmo Vieira, ocupou a tribuna na noite desta segunda-feira, 30, para falar dos diversos casos de notificação que a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) vem fazendo na cidade, obrigando que a população regularize ou feche poços artesianos em suas residências.

Vereador de Taquara relata que Corsan notifica população para regularização de poços artesianos na cidade - Leia mais…

Ações do documento