Rede Lilás retomará evento sobre autismo em 2024

por Maíra Kiefer última modificação 22/04/2024 20h08
22/04/2024 - Em reunião realizada na última sexta, 19, a Rede Integrada Laço Lilás definiu o cronograma para o primeiro semestre. Entre as principais atividades previstas, está a realização de um novo debate sobre o autismo. A princípio, o encontro deve acontecer no final de maio ou início de junho. Antes de o grupo definir a data, uma reunião preparatória com profissionais especialistas na área deve ser realizada nesta semana. A intenção é que esse diálogo anterior ajude a nortear os pontos principais a serem abordados no evento.
Rede Lilás retomará evento sobre autismo em 2024

Crédito: Maíra Kiefer/CMNH

Em julho de 2023, a Procuradoria Especial da Mulher trouxe as painelistas Isa Reichert, arteterapeuta, Jaque Raffler, advogada, e Natália Magalhães, musicoterapeuta e presidente da Associação de Musicoterapia do RS (AMT-RS), que trataram do tema sob o título "Quem cuida de quem cuida?". O sucesso da atividade garantiu um novo debate este ano. 

Outra atividade que programada é o Domingo Por Elas. Para a edição de 2024, um local ainda não contemplado pela ação foi escolhido: o bairro Rondônia. Segundo a organização da atividade, mais detalhes serão divulgados em breve. O último evento havia sido realizado no final de outubro no Santo Afonso. Mais uma vez a procuradora especial da Mulher, vereadora Lourdes Valim (Republicanos), lembrou que essas comunidades precisam de um olhar atento, tendo em vista as dificuldades de se deslocar até o Centro em busca de informações e de atendimentos em casos de violência.

Estiveram presentes na reunião de sexta-feira a Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres e vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Eliana Benkenstein; a presidente do Comdim, Isadora Cunha; Marcelo Silva e Karine Doberstein, ambos soldados do 3° BPM, integrantes da Patrulha Maria da Penha; a coordenadora municipal de Saúde da Mulher, Jéssica Mazzilli; o diretor da Unidade de Gestão de Programas de Prevenção a Violência (UGPPV) da Secretaria de Segurança (SEG), Daniel Bota; a assistente social Rúbia Goetz, atualmente lotada na UGPPV; a coordenadora de gabinete da vereadora Tita, Alessandra da Rosa, e a estagiária Sulamita Melo; a assessora Júlia Antonia Pedroso, do gabinete da vereadora Lourdes Valim, e a estagiária Viviane Gatelli; e a servidora Maria Aline Moraes Eifler, responsável pela Procuradoria da Mulher.