Secretário interino apresenta ações para solucionar problemas relatados em duas escolas

por Luís Francisco Caselani última modificação 30/04/2024 12h47
29/04/2024 – Uma semana após ouvir reivindicações de pais das escolas municipais Ana Néri e Monteiro Lobato, a Comissão de Educação da Câmara (Coedu) reuniu-se na tarde desta segunda-feira, 29, com o secretário interino de Educação de Novo Hamburgo, Linéo Baum. Durante o encontro, o gestor apresentou as ações adotadas pela Prefeitura para enfrentar os problemas destacados nas duas unidades.
Secretário interino apresenta ações para solucionar problemas relatados em duas escolas

Fotos: Luís Francisco Caselani/CMNH

Na Emeb Ana Néri, no bairro Jardim Mauá, o pleito era pela instalação de fossas sépticas que resolvessem as dificuldades provocadas pela ausência de um tratamento adequado para o esgoto gerado pela escola. O presidente da comissão, Felipe Kuhn Braun (PSDB), a relatora Lourdes Valim (Republicanos) e o secretário Cristiano Coller (PP) repassaram o questionamento ao convidado. De acordo com Baum, a situação começou a ser contornada na última sexta-feira, 26, com o início da instalação dos aparatos.

Saiba mais: Comissão buscará respostas para reivindicações em duas escolas municipais

Já na Emeb Monteiro Lobato, no bairro São Jorge, o pedido é pela construção de uma pracinha para uso dos alunos mais novos da escola, que atende desde a faixa etária 4 até o 9º ano. O secretário explicou que dois processos licitatórios foram abertos em 2023, mas não houve interessados. Segundo ele, um novo edital está sendo finalizado e deve ser lançado nos próximos dias. Desta vez, com base na nova lei de licitações, o que Baum acredita ser capaz de estimular novos participantes. “A secretaria tem o interesse de fazer a obra o quanto antes. Já existe inclusive a reserva do recurso”, reiterou.

Presidente da Coedu, Felipe Kuhn Braun enalteceu o rápido retorno trazido pelo secretário interino, que substitui a titular Maristela Guasselli durante seu período de férias. “Permaneceremos vigilantes, acompanhando e cobrando, mas agradecemos a disposição de vir aqui e esclarecer o que está sendo realizado. Sempre ressaltamos que a boa execução dos serviços é revertida no bom atendimento às comunidades escolares”, salientou Felipe.

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Comissão de Educação se reúne às segundas-feiras, a partir das 15h, na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.