TV Câmara completa 28 anos no ar

por Daniele Silva última modificação 10/04/2024 19h32
10/04/2024 – Criada em 1996, a TV Câmara de Novo Hamburgo completa 28 anos no dia 11 de abril. Pioneiro no Estado, o canal legislativo tem por objetivo divulgar a atuação parlamentar por meio da transmissão ao vivo de sessões plenárias e audiências públicas, produção de programas e elaboração de reportagens a respeito das ações do Legislativo, dos vereadores e das comissões. A programação está voltada também para outros assuntos de interesse público envolvendo educação, saúde, cultura, sustentabilidade e cidadania. A data foi lembrada durante a sessão plenária desta quarta-feira, 10.

Para marcar a passagem das quase três décadas de atuação da televisão legislativa, foi exibido um vídeo institucional mostrando trechos de reportagens e transmissões feitas ao longo dos anos. A Câmara tem como missão legislar, fiscalizar e atuar com transparência na promoção da cidadania e na representação da sociedade hamburguense. Para que isso ocorra de forma plena, precisa comunicar-se com seu público – ou seja, todos os cidadãos. E a TV Câmara cumpre esse papel de mostrar na íntegra os debates que ocorrem em plenário e a votação de projetos fundamentais para o município. Foi responsável também por registrar boa parte da história do Legislativo e da cidade de Novo Hamburgo.

 

Por iniciativa do vereador Ricardo Ritter – Ica (MDB), durante a sessão foi aprovado o Requerimento n°497/2024, com voto de congratulações à TV Câmara de Novo Hamburgo pela passagem do seu 28º aniversário. O documento foi assinado por todos os parlamentares presentes. O presidente Gerson Peteffi (MDB) lembrou que ele e o colega Ito Luciano (Podemos) já estavam na Casa quando iniciaram os trabalhos do canal. Os vereadores Cristiano Coller (PP), Enio Brizola (PT), Felipe Kuhn Braun (PSDB), Gustavo Finck (PP), Lourdes Valim (Republicanos) e Raizer Ferreira (PSDB) lembraram pautas, entidades e outras informações divulgadas pela TV Câmara.

Histórico

A Lei n° 8.977/1995, chamada Lei do Cabo, foi a legislação que permitiu a criação de TVs públicas e dos canais legislativos. Criado em 11 de abril de 1996, na administração do então presidente Luiz Carlos Schenlrte, a TV Câmara de Novo Hamburgo foi pioneira no Estado.

Inicialmente, as sessões eram gravadas e transmitidas pela Net, pelo canal 16. No segundo semestre de 2002, as plenárias passaram a ser transmitidas ao vivo, o que ocorre até hoje. Desde 2005, a TV Câmara mantém sua própria grade de programação, com entrevistas, programas culturais e reportagens sobre assuntos de interesse público.

Em 2008, o canal legislativo passou a ter seu próprio estúdio, localizado no quinto andar do Palácio 5 de Abril. O espaço foi reformulado no final de 2019, quando recebeu o nome de Estúdio Antônio Mendes. Desde 2011, a TV do Legislativo hamburguense é veiculada também pela internet. No canal da TV Câmara NH no YouTube, a população tem acesso às sessões e aos programas e reportagens produzidos pela emissora.

Com programação ao vivo e gravada, a TV Câmara pode ser assistida às segundas, terças e quintas-feiras, das 17h às 22h, e às quartas e sextas, das 13h às 20h, pelo canal 16 da Claro/Net. As exibições ao vivo também podem ser assistidas pelo portal.camaranh.rs.gov.br e pelo youtube.com/TVCamaraNH. O sinal da emissora hamburguense é compartilhado com a TV Assembleia do Estado, responsável pela veiculação de programas nos demais horários.