Últimas Notícias
Procuradoria da Mulher da Câmara tem nova titular e foca na criação de políticas públicas para combate à violência de gênero
24/01/2025 – A primeira reunião da Rede Integrada Laço Lilás de 2025 ocorreu na manhã desta sexta-feira, 24, no Plenarinho Pedro Thön. O encontro marcou a apresentação oficial da vereadora Professora Luciana Martins (PT) como titular da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara. A designação foi realizada pelo presidente do Legislativo, Cristiano Coller (PP), e o mandato terá duração de um ano. “É um desafio estar à frente da Procuradoria em uma cidade que carece de políticas públicas institucionalizadas para o acolhimento de mulheres. Queremos avançar, fortalecer a rede e criar um Centro de Referência para Atendimento a Mulheres em Situação de Violência em nossa cidade”, destacou a nova procuradora.
Câmara ainda terá outras duas sessões extraordinárias antes do fim do recesso parlamentar
24/01/2025 – A pedido do prefeito Gustavo Finck, a Câmara de Novo Hamburgo se reunirá em sessões extraordinárias nos próximos dias 28 e 29, a partir das 14h. As plenárias foram convocadas para a análise, em dois turnos de votação, de três projetos de lei enviados pelo Executivo na última semana. A pauta inclui a criação de 500 vagas de professor na rede municipal de ensino, o parcelamento de débitos patronais com o Ipasem e ajustes na recém-aprovada reforma administrativa. As sessões ocorrerão no Plenário da Câmara, serão abertas ao público e terão transmissão ao vivo pelo canal 16 da Claro, pelo youtube.com/TVCamaraNH e pelo Instagram @camaranh.
Reajuste de 25,52% na água: comunidade questiona tarifa e pede explicações
20/01/2025 – Integrantes do grupo Pensando Novo Hamburgo, acompanhados do jornalista Martin Behrend, reuniram-se com o presidente da Câmara, Cristiano Coller (PP), na tarde desta segunda-feira, 20. A pauta foi o aumento de 25,52% na tarifa dos serviços de água e esgoto de Novo Hamburgo (Comusa), válido a partir de 1º de fevereiro. O valor foi aprovado pelo Conselho Superior da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (Agesan-RS). A revisão ocorre a cada cinco anos e não está relacionada ao reajuste anual, que considera apenas a reposição inflacionária.
Reforma administrativa é aprovada após apresentação de novo substitutivo
09/01/2025 – Com diversas contribuições dos vereadores, o texto final da nova estrutura administrativa da Prefeitura de Novo Hamburgo foi aprovado por unanimidade pela Câmara em sessão extraordinária na tarde desta quinta-feira, 9. Elaborado pela equipe de governo do novo prefeito Gustavo Finck ainda no final do ano passado, o Projeto de Lei nº 57/2024 recebeu uma série de apontamentos dos parlamentares ao longo de duas reuniões realizadas entre os poderes esta semana. O diálogo resultou na apresentação de duas mensagens retificativas, contemplando as sugestões. O último substitutivo foi apresentado pouco antes da sessão desta quinta. Essa será a primeira lei promulgada por Gustavo Finck.
Vereadores aprovam nova estrutura administrativa da Prefeitura
08/01/2025 – Uma semana após tomarem posse, os vereadores de Novo Hamburgo reuniram-se em sessão extraordinária na tarde desta quarta-feira, 8, para a primeira votação de projeto dentro da nova legislatura. Por unanimidade, os parlamentares presentes aprovaram a reforma administrativa proposta pelo prefeito Gustavo Finck, reduzindo o número de secretarias de 12 para 11 e revisando cargos em comissão. O Projeto de Lei nº 57/2024 retorna à pauta nesta quinta-feira, 9, em votação final.
Em reunião com vereadores, prefeito compromete-se a atender demandas de servidores e comunidade na reforma administrativa
08/01/2025 – Em reunião realizada na tarde desta terça-feira, 07, vereadores apresentaram uma série de alterações ao PL 57/2024, que trata da reestruturação administrativa do Poder Executivo. O encontro, ocorrido no 9º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry, teve a presença de 12 dos 14 parlamentares e marcou o aceno do Executivo em ouvir as demandas dos representantes da população. Ao escutar e acatar grande parte das sugestões parlamentares, o prefeito Gustavo Finck comprometeu-se a atender propostas encaminhadas por servidores e comunidade.
Gabinetes