Foto do ParlamentarFoto do ParlamentarFoto do ParlamentarFoto do ParlamentarFoto do ParlamentarFoto do ParlamentarFoto do ParlamentarFoto do ParlamentarFoto do ParlamentarFoto do ParlamentarFoto do ParlamentarFoto do ParlamentarFoto do ParlamentarFoto do Parlamentar

Últimas Notícias

TV Câmara: Psicóloga destaca que 53% dos brasileiros declaram piora na saúde mental após a pandemia

TV Câmara: Psicóloga destaca que 53% dos brasileiros declaram piora na saúde mental após a pandemia

19/01/2023 – A vida pede equilíbrio. Essa é a chamada da campanha Janeiro Branco de 2023. Um convite para que a sociedade debata a importância da saúde mental nas relações humanas. Para trazer mais informações sobre o assunto, está no ar pela TV Câmara NH, canal 16 da Claro, e também pelo YouTube da emissora legislativa, o programa Vitalidade, que traz uma conversa com a psicóloga Mara Pavan, especialista em terapia cognitivo-comportamental.

Câmara de Fazenda Vilanova conhece Escola do Legislativo de Novo Hamburgo

Câmara de Fazenda Vilanova conhece Escola do Legislativo de Novo Hamburgo

13/01/2023 – A Câmara de Novo Hamburgo recebeu na manhã desta sexta-feira, 13, a visita do vereador João Batista Fernandes da Silva, presidente do Legislativo de Fazenda Vilanova, município do Vale do Taquari. Acompanhado de duas servidoras, o parlamentar se deslocou ao Vale do Sinos para conhecer o trabalho realizado pela Escola do Legislativo hamburguense, que completou oito anos de atuação no último mês de outubro. Ele foi recepcionado pela diretora da Escola, Maria Carolina Seitenfus Hagen, e pelo diretor-geral da Casa, Flávio Luís Teixeira da Silva. O encontro ocorreu na sala de reuniões da presidência.

Projeto de lei quer regrar pedidos de empréstimo encaminhados pela Prefeitura

Projeto de lei quer regrar pedidos de empréstimo encaminhados pela Prefeitura

12/01/2023 – Junto aos projetos de lei que alteram regras da previdência municipal, a Prefeitura de Novo Hamburgo encaminhou em novembro um texto pedindo autorização da Câmara para a contratação de empréstimo junto ao Banco do Brasil no valor de até R$ 205 milhões. A ausência de maiores detalhamentos para a aplicação dos recursos e o comprometimento de receitas futuras em caso de inadimplência geraram controvérsias no Legislativo. Com base nessa discussão, o vereador Gustavo Finck (PP) apresentou dias depois o PL nº 110/2022. A matéria tenta regulamentar o conteúdo dos projetos que buscam justamente o aval da Câmara para operações de crédito.

Projeto de lei quer criar rede de apoio a órfãos do feminicídio

Projeto de lei quer criar rede de apoio a órfãos do feminicídio

11/01/2023 – Estudo produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública estima que, apenas em 2021, mais de 2,3 mil pessoas se tornaram órfãs de vítimas do feminicídio no país. O dado alarmante, somado a uma longa vivência como conselheira tutelar, motivou a vereadora suplente Andiara Zanella (MDB) a apresentar em dezembro o Projeto de Lei nº 109/2022. O texto institui em Novo Hamburgo uma rede municipal de proteção e acolhimento a jovens vítimas de violência doméstica ou que perderam suas mães assassinadas dentro desse mesmo contexto.

Câmara pode ampliar premiação para projetos de destaque na Mostratec

Câmara pode ampliar premiação para projetos de destaque na Mostratec

10/01/2023 – Desde 2017, a Câmara de Novo Hamburgo se consolidou como uma das entidades parceiras da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), organizada pela Fundação Liberato. A cada edição, o Legislativo premia seis pesquisas conduzidas por estudantes hamburguenses e selecionadas pela comissão avaliadora. Além do reconhecimento, o Parlamento também oferece apoio financeiro para garantir a participação dos alunos em outras feiras de iniciação científica. Presidente da Câmara em 2022, Cristiano Coller (PTB) pretende agora ampliar a cobertura das despesas custeadas pela Casa.

Servidores lotam plenário em audiência do Executivo sobre reforma da previdência

Servidores lotam plenário em audiência do Executivo sobre reforma da previdência

09/01/2023 – A Câmara sediou audiência pública promovida pelo Executivo na última quinta-feira, dia 5, para debater a proposta de reforma previdenciária dos servidores municipais. A realização do evento foi garantida pela Justiça, a pedido do Sindicato dos Professores Municipais de Novo Hamburgo (SindProfNH), o que motivou a suspensão da tramitação dos projetos que seriam votados em sessões extraordinárias no mês de dezembro. Assim como nas últimas plenárias de 2022, a categoria compareceu em peso à audiência e protestou contra os projetos apresentados pela Prefeitura. Vereadores da oposição e da base de governo participaram do debate.