Notícias

por Interlegis — última modificação 16/07/2019 18h38
Banco de notícias desta Casa Legislativa.
Câmara terá sessão solene em alusão aos 40 anos da Assembleia de Deus de Canudos

Câmara terá sessão solene em alusão aos 40 anos da Assembleia de Deus de Canudos

por Luís Francisco Caselani — última modificação 19/07/2024 16h06

19/07/2024 – Com presença no bairro mais populoso de Novo Hamburgo desde 1937, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Canudos completou 40 anos de emancipação e autonomia no último dia 20 de junho. A celebração ao aniversário e à história da congregação chega na próxima quinta-feira, 25, ao Plenário da Câmara. Por iniciativa do vereador Darlan Oliveira (MDB), o Legislativo se reunirá em sessão solene a partir das 19h30. A cerimônia é aberta ao público e terá transmissão ao vivo pelo canal 16 da Claro e pelo youtube.com/TVCamaraNH.

Câmara terá sessão solene em alusão aos 40 anos da Assembleia de Deus de Canudos - Leia mais…

Câmara presta homenagem ao bicentenário da imigração alemã no Brasil

Câmara presta homenagem ao bicentenário da imigração alemã no Brasil

por Tatiane Souza — última modificação 19/07/2024 13h10

18/07/2024 – A noite desta quinta-feira, 18, foi mais uma oportunidade da Câmara de Novo Hamburgo prestar a sua homenagem aos 200 anos da Imigração Alemã no Brasil. A sessão solene que reconhece o bicentenário é uma proposição dos vereadores Felipe Kuhn Braun (PSDB), Gustavo Finck (PP) e do presidente Gerson Peteffi (MDB). A data marca exatamente o dia da chegada dos primeiros imigrantes ao Rio Grande do Sul, quando desembarcaram em Porto Alegre após uma travessia de mais de cem dias pelo mar. Uma semana depois, a primeira leva de egressos do solo germânico chegava ao Vale do Sinos.

Câmara presta homenagem ao bicentenário da imigração alemã no Brasil - Leia mais…

Ações do TCE e práticas ambientais, sociais e de governança são temas abordados em evento sobre gerenciamento de riscos e desastres

Ações do TCE e práticas ambientais, sociais e de governança são temas abordados em evento sobre gerenciamento de riscos e desastres

por Tatiane Souza — última modificação 19/07/2024 11h45

18/07/2024 – O evento que discutiu o papel das organizações públicas e privadas no gerenciamento de riscos e desastres teve prosseguimento na tarde desta quinta-feira, 18. Realizado de forma híbrida e promovido pela Escola do Legislativo da Câmara em conjunto com diversas entidades, o segundo turno da atividade teve foco nos paineis que trouxeram a atuação do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS) no enfrentamento às enchentes e a importância das práticas ambientais, sociais e de governança de uma instituição (ESG).

Ações do TCE e práticas ambientais, sociais e de governança são temas abordados em evento sobre gerenciamento de riscos e desastres - Leia mais…

Evento defende a construção de políticas públicas para prevenção e resposta a desastres

Evento defende a construção de políticas públicas para prevenção e resposta a desastres

por Luís Francisco Caselani — última modificação 18/07/2024 19h36

18/07/2024 – A catástrofe climática que assombrou o Rio Grande do Sul durante todo o mês de maio ainda repercute no estado. Uma das principais pautas levantadas por lideranças políticas, empresariais e comunitárias é como atuar na prevenção de novos desastres. Ao longo desta quinta-feira, 18, um evento encabeçado pela Escola do Legislativo de Novo Hamburgo tenta elucidar de que forma as organizações públicas e privadas podem auxiliar no gerenciamento de riscos. Com dois painéis já finalizados pela manhã, os debates prosseguem à tarde com outras duas temáticas. Realizada no Plenário da Câmara, a atividade tem transmissão ao vivo pelo youtube.com/TVCamaraNH.

Evento defende a construção de políticas públicas para prevenção e resposta a desastres - Leia mais…

TV Câmara NH: Patrimônio histórico como motor de desenvolvimento econômico é tema de entrevista no Domínio Público

TV Câmara NH: Patrimônio histórico como motor de desenvolvimento econômico é tema de entrevista no Domínio Público

por Jaime Freitas — última modificação 19/07/2024 13h13

18/07/2024 – Nesta sexta-feira, 19, o programa Domínio Público, da TV Câmara, apresenta uma entrevista com o arquiteto e urbanista Jorge Luís Stocker Júnior, mestre e doutorando em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS. Ele discute como o patrimônio histórico e cultural pode atuar como fomentador do desenvolvimento econômico e social. A entrevista aborda a importância da preservação do patrimônio, destacando suas contribuições para a economia local por meio do turismo e de outras atividades.

TV Câmara NH: Patrimônio histórico como motor de desenvolvimento econômico é tema de entrevista no Domínio Público - Leia mais…

Programa Melhor Idade deve virar política permanente em Novo Hamburgo

Programa Melhor Idade deve virar política permanente em Novo Hamburgo

por Maíra Kiefer — última modificação 18/07/2024 17h25

17/07/2024 – Em um plenário novamente lotado, a Câmara de Novo Hamburgo concluiu nesta quarta-feira, 17, a aprovação de projeto de lei que transforma o Programa Melhor Idade (PMI) em uma política permanente na cidade. Assinada pelo vereador Fernando Lourenço (Solidariedade) e acolhida pelos demais parlamentares, a matéria segue agora para avaliação do Executivo.

Programa Melhor Idade deve virar política permanente em Novo Hamburgo - Leia mais…

Câmara aprova moção de aplauso ao árbitro gaúcho Daniel Bins

Câmara aprova moção de aplauso ao árbitro gaúcho Daniel Bins

por Maíra Kiefer — última modificação 17/07/2024 21h11

17/07/2024 – Escalado como assistente de árbitro de vídeo na final da Copa América, disputada no último domingo, 14, o gaúcho Daniel Bins receberá em breve uma moção de aplauso da Câmara de Novo Hamburgo. O envio do texto, redigido pelo vereador Fernando Lourenço (Solidariedade), foi aprovado por unanimidade em plenário na tarde desta quarta-feira, 17. Natural de Porto Alegre e morador de Passo Fundo, Bins mantém laços estreitos com Novo Hamburgo, onde atuou como servidor público por 11 anos.

Câmara aprova moção de aplauso ao árbitro gaúcho Daniel Bins - Leia mais…

Projeto aprovado obriga divulgação do andamento de obras no município

Projeto aprovado obriga divulgação do andamento de obras no município

por Maíra Kiefer — última modificação 17/07/2024 19h28

17/07/2024 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta quarta-feira, 17, em primeira votação, projeto de lei apresentado por Cristiano Coller (PP) que obriga a Prefeitura a divulgar em seu site o cronograma de execução e o andamento de todas as obras realizadas no município. Apesar do apoio de todos os vereadores, a matéria ainda retorna à pauta na próxima segunda, 22, antes de seguir para avaliação do Executivo.

Projeto aprovado obriga divulgação do andamento de obras no município - Leia mais…

Câmara celebra os 200 anos da imigração alemã em solene nesta quinta

Câmara celebra os 200 anos da imigração alemã em solene nesta quinta

por Maíra Kiefer — última modificação 17/07/2024 16h56

17/07/2024 – As celebrações dos 200 anos da Imigração Alemã conduzidas pela Câmara de Novo Hamburgo terão seu segundo ato nesta quinta-feira, 18, às 19h30, no Plenário. A sessão solene que marca o bicentenário é uma proposição dos vereadores Felipe Kuhn Braun (PSDB), Gustavo Finck (PP) e do presidente Gerson Peteffi (MDB). A data marca exatamente o dia da chegada dos primeiros imigrantes ao Rio Grande do Sul, quando desembarcaram em Porto Alegre após uma travessia de mais de cem dias pelo mar. Uma semana depois, a primeira leva de egressos do solo germânico chegava ao Vale do Sinos. Descendentes de alemães, os proponentes da homenagem reiteram neste segundo momento a reverência ao legado teutônico na cultura e história brasileira. No começo do mês, uma sessão especial alusiva ao tema foi realizada na Fundação Scheffel.

Câmara celebra os 200 anos da imigração alemã em solene nesta quinta - Leia mais…

Câmara comemora os 130 anos da Sociedade Ginástica

Câmara comemora os 130 anos da Sociedade Ginástica

por Luís Francisco Caselani — última modificação 17/07/2024 00h24

16/07/2024 – Uma das mais conhecidas, vitoriosas e respeitadas agremiações esportivas da região, a Sociedade Ginástica Novo Hamburgo completa em julho 130 anos de história. Em alusão à efeméride, a Câmara reuniu-se em sessão solene na noite desta terça-feira, 16. Proposta pelos vereadores progressistas Cristiano Coller e Gustavo Finck, a homenagem enalteceu o papel da instituição no desenvolvimento do esporte e do lazer na cidade que lhe empresta o nome desde antes de sua emancipação. A cerimônia ocorreu no Plenário do Legislativo e teve transmissão ao vivo pela TV Câmara.

Câmara comemora os 130 anos da Sociedade Ginástica - Leia mais…

Projeto quer aproximar moradores de rua do mercado de trabalho

Projeto quer aproximar moradores de rua do mercado de trabalho

por Luís Francisco Caselani — última modificação 16/07/2024 14h09

16/07/2024 – Em janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou a criação da Política Nacional de Trabalho Digno e Cidadania para a População em Situação de Rua. A nova lei busca elevar o nível de escolaridade e estimular o acesso dessas pessoas ao mercado de trabalho, à renda e à qualificação profissional. Cinco meses depois, o vereador Enio Brizola (PT) apresentou em Novo Hamburgo uma proposta de municipalização dessas políticas públicas. Com parecer favorável da Procuradoria da Câmara, a matéria aguarda a análise e manifestação de seis comissões parlamentares antes de sua discussão em plenário.

Projeto quer aproximar moradores de rua do mercado de trabalho - Leia mais…

Projeto aprovado quer garantir continuidade do Programa Melhor Idade

Projeto aprovado quer garantir continuidade do Programa Melhor Idade

por Luís Francisco Caselani — última modificação 15/07/2024 23h22

15/07/2024 – Preocupado com uma possível interrupção do Programa Melhor Idade (PMI), o vereador Fernando Lourenço (Solidariedade) apresentou em abril o Projeto de Lei nº 8/2024. O texto busca perpetuar a iniciativa a partir da criação de uma norma municipal. Em um plenário completamente lotado, a Câmara deu início à discussão da matéria na noite desta segunda-feira, 15. Em primeiro turno, a proposta foi aprovada por unanimidade. A votação final ocorre na tarde desta quarta, 17.

Projeto aprovado quer garantir continuidade do Programa Melhor Idade - Leia mais…

Adiada votação de nome de rua no bairro São Jorge

Adiada votação de nome de rua no bairro São Jorge

por Luís Francisco Caselani — última modificação 15/07/2024 23h15

15/07/2024 – A Câmara de Novo Hamburgo daria início nesta segunda-feira, 15, à discussão do Projeto de Lei nº 16/2024. Apresentando pelo vereador Ricardo Ritter – Ica (MDB), o texto dá o nome da servidora pública e ativista Glacira Eli da Silva à rua 2 do loteamento Jardim do Sol, no bairro São Jorge. A pedido do próprio autor, no entanto, a votação foi adiada. Sua sugestão é de que a apreciação ocorra apenas na próxima semana, na presença dos familiares da homenageada.

Adiada votação de nome de rua no bairro São Jorge - Leia mais…

Escola do Legislativo promove evento sobre  gerenciamento de riscos e desastres climáticos

Escola do Legislativo promove evento sobre gerenciamento de riscos e desastres climáticos

por Tatiane Souza — última modificação 17/07/2024 19h24

15/07/2024 – A Escola do Legislativo Sergio Luis Hanich, da Câmara Municipal de Novo Hamburgo, promove o evento “O papel das organizações públicas e privadas no gerenciamento de riscos e desastres” na próxima quinta-feira, 18, das 9h às 18h. Realizados de forma híbrida, com participação presencial no Plenário Luiz Oswaldo Bender, com lotação de 160 pessoas, os painéis também terão transmissão ao vivo pelo youtube.com/TVCamaraNH. As inscrições são gratuitas.

Escola do Legislativo promove evento sobre gerenciamento de riscos e desastres climáticos - Leia mais…

Lar São Vicente de Paula: solene marca importância social dos 30 anos de história da entidade

Lar São Vicente de Paula: solene marca importância social dos 30 anos de história da entidade

por Tatiane Souza — última modificação 12/07/2024 01h03

11/07/2024 – “Neste dia tão frio do lado de fora e tão caloroso aqui dentro, homenageamos os 30 anos de história do Lar São Vicente de Paula”. Essa foi a frase que abriu a sessão solene desta quinta-feira, 11, quando o vereador Felipe Kuhn Braun (PSDB), autor do reconhecimento, subiu à tribuna do Plenário Luiz Oswaldo Bender. Prestigiada por parlamentares, integrantes do lar e comunidade, a homenagem marca a importância desta entidade de acolhimento a idosos com menor condição financeira ou em situação de vulnerabilidade social. Desde julho de 1994, quando foi criada, a instituição cresceu e se fortaleceu na força de voluntários que trabalham diariamente para garantir cuidado e carinho aos que mais precisam.

Lar São Vicente de Paula: solene marca importância social dos 30 anos de história da entidade - Leia mais…

Participação da Comur no transporte coletivo volta a ser tema de depoimentos à CPI

Participação da Comur no transporte coletivo volta a ser tema de depoimentos à CPI

por Luís Francisco Caselani — última modificação 11/07/2024 20h23

11/07/2024 – A CPI do Transporte Público deu sequência nesta quinta-feira, 11, à coleta de depoimentos das partes envolvidas na operação dos ônibus municipais em Novo Hamburgo. Pela terceira vez desde o início dos trabalhos, a comissão parlamentar de inquérito se reuniu para ouvir pessoas ligadas à Companhia Municipal de Urbanismo (Comur), responsável pelo gerenciamento do novo sistema de bilhetagem eletrônica. Fábio Tomasiak, advogado da empresa, e Paulo Kopschina, diretor-geral entre janeiro do ano passado e fevereiro deste ano, foram interrogados pelo colegiado por pouco mais de uma hora e meia. A reunião, realizada no Plenário da Câmara, teve transmissão ao vivo pelo youtube.com/TVCamaraNH.

Participação da Comur no transporte coletivo volta a ser tema de depoimentos à CPI - Leia mais…

Sessão solene homenageará os 130 anos da Sociedade Ginástica

Sessão solene homenageará os 130 anos da Sociedade Ginástica

por Luís Francisco Caselani — última modificação 11/07/2024 21h00

11/07/2024 – Há exatos 130 anos, antes mesmo da emancipação política da cidade, um grupo de jovens de ascendência germânica reuniu-se para a fundação da Sociedade Ginástica Novo Hamburgo. Sustentado pelo tripé esportes, lazer e recreação, o clube cresceu e se consolidou como referência para diversas modalidades. Em alusão ao aniversário e em reconhecimento à representatividade da agremiação, a Câmara realizará uma sessão solene na próxima terça-feira, 16, a partir das 19h30. Proposta pelos progressistas Cristiano Coller e Gustavo Finck, a atividade ocorrerá no Plenário do Legislativo, na rua Almirante Barroso, 261, no Centro.

Sessão solene homenageará os 130 anos da Sociedade Ginástica - Leia mais…

Proibição de deepfakes e possibilidade de impulsionamento nas eleições são temas de palestras da Escola do Legislativo

Proibição de deepfakes e possibilidade de impulsionamento nas eleições são temas de palestras da Escola do Legislativo

por Maíra Kiefer — última modificação 11/07/2024 17h41

10/07/2024 – As eleições de 2024 terão um componente distinto dos pleitos anteriores: um olhar atento ao conteúdo produzido por meio de inteligência artificial (IA), tecnologia que se expandiu de forma expressiva nos últimos anos. Essa questão foi acrescentada à Resolução nº 23.610/2019 em fevereiro deste ano pelo Tribunal Superior Eleitoral. Entre os conteúdos adicionados ao regramento estão a proibição das deepfakes (imagem e material de áudio ou vídeo digitalmente manipulado) e a obrigação de aviso sobre o uso de IA na propaganda eleitoral. O assunto foi abordado nesta quarta-feira, 10, em evento promovido pela Escola do Legislativo Sergio Luis Hanich em parceria com a Comissão Especial de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), a Subseção da Ordem dos Advogados de Novo Hamburgo (OAB/NH) e a Associação Riograndense de Imprensa (ARI). No Plenário da Câmara hamburguense, duas palestras sobre essas temáticas foram conduzidas pelos especialistas em Direito Eleitoral: advogados Christine Rondon, mestre em Ciências Sociais, e Roger Fischer, presidente da Comissão Especial de Direito Eleitoral da OAB/RS.

Proibição de deepfakes e possibilidade de impulsionamento nas eleições são temas de palestras da Escola do Legislativo - Leia mais…

Rua no loteamento Marisol receberá o nome de Elaine Terezinha Camargo

Rua no loteamento Marisol receberá o nome de Elaine Terezinha Camargo

por Tatiane Souza — última modificação 10/07/2024 20h16

10/07/2024 – A rua 1 do loteamento Marisol, no bairro Canudos, será batizada em homenagem póstuma a Elaine Terezinha Camargo. A proposta de denominação da via pública foi aprovada por unanimidade em votação final na tarde desta quarta-feira, 10. Assinado pelo presidente Gerson Peteffi (MDB), o Projeto de Lei nº 19/2024 segue agora para sanção do Executivo.

Rua no loteamento Marisol receberá o nome de Elaine Terezinha Camargo - Leia mais…

Vereadores aprovam alterações em lei que incentiva criação de hortas comunitárias

Vereadores aprovam alterações em lei que incentiva criação de hortas comunitárias

por Tatiane Souza — última modificação 10/07/2024 19h55

10/07/2024 – Em 2018, Novo Hamburgo instituiu o Programa de Horta Comunitária, lei municipal de incentivo à criação dos espaços coletivos de plantio e de estímulo ao direcionamento da produção para o autoconsumo, a comercialização e o abastecimento de entidades assistenciais. Nesta quarta-feira, 10, a Câmara aprovou, em decisão unânime, algumas alterações no texto original. A iniciativa foi do vereador Enio Brizola (PT). Único voto contrário no primeiro turno, Inspetor Luz (PP) mudou seu posicionamento após o acolhimento de emenda apresentada antes da segunda votação.

Vereadores aprovam alterações em lei que incentiva criação de hortas comunitárias - Leia mais…

Legislativo presta homenagem aos 30 anos da Fazenda Renascer

Legislativo presta homenagem aos 30 anos da Fazenda Renascer

por Tatiane Souza — última modificação 12/07/2024 13h25

10/07/2024 – O trabalho de recuperação e reinserção social de dependentes químicos promovido pela Comunidade Terapêutica Fazenda Renascer completa 30 anos em 2024. Nesta quarta-feira, 10, a Câmara de Novo Hamburgo dedicou parte de sua sessão plenária para reconhecer os serviços prestados pela entidade ao longo de todo o período. A homenagem foi uma iniciativa do vereador Enio Brizola (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Casa.

Legislativo presta homenagem aos 30 anos da Fazenda Renascer - Leia mais…

Câmara de Novo Hamburgo comemora os 90 anos do Americano

Câmara de Novo Hamburgo comemora os 90 anos do Americano

por Tatiane Souza — última modificação 10/07/2024 18h53

10/07/2024 – A cena esportiva do bairro Canudos está em festa. Nesta sexta-feira, 12, o Sport Club Americano completa 90 anos de história. A longevidade e o impacto social de uma das agremiações mais vitoriosas do futebol amador da região nortearam nesta quarta, 10, uma homenagem feita pela Câmara de Novo Hamburgo em alusão ao aniversário. A comemoração antecipada, proposta por Tita (PSDB), contou com a manifestação de diversos vereadores.

Câmara de Novo Hamburgo comemora os 90 anos do Americano - Leia mais…

Pacto Calçadista é destaque no programa Domínio Público da TV Câmara NH

Pacto Calçadista é destaque no programa Domínio Público da TV Câmara NH

por Jaime Freitas — última modificação 10/07/2024 12h51

10/12/2024 – Na próxima sexta-feira, 12, o Programa Domínio Público falará sobre o Pacto Calçadista, uma iniciativa liderada pelo Sebrae e pelas principais lideranças do setor calçadista das regiões dos vales do Sinos e Paranhana. A combinação de inovação, criatividade e sustentabilidade está pavimentando o caminho para tornar o cluster uma referência mundial até 2028. Para falar sobre o tema, participaram os conselheiros e membros do Pacto Calçadista, Marlos Davi Schmidt e Christian Thomas.

Pacto Calçadista é destaque no programa Domínio Público da TV Câmara NH - Leia mais…

Comissão para debater dependência química recebe visita do Comen

Comissão para debater dependência química recebe visita do Comen

por Jaime Freitas — última modificação 09/07/2024 20h45

09/07/2024 – Na tarde desta terça-feira, 9, foi realizada uma reunião da Comissão Especial de Políticas Sociais sobre Dependência Química da Câmara de Novo Hamburgo em conjunto com o Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen). O encontro teve como objetivo discutir pautas relevantes sobre a dependência química e, em especial, organizar uma capacitação para conselheiros ao final do ano.

Comissão para debater dependência química recebe visita do Comen - Leia mais…

Rua em Canudos pode levar o nome de Elaine Terezinha Camargo

Rua em Canudos pode levar o nome de Elaine Terezinha Camargo

por Jaime Freitas — última modificação 08/07/2024 22h37

08/07/2024 – A rua 1 do loteamento Marisol, no bairro Canudos, pode se chamar em breve Elaine Terezinha Camargo. A proposta de denominação do logradouro foi aprovada por unanimidade em primeira votação na noite desta segunda-feira, 8. Assinado pelo presidente da Câmara, vereador Gerson Peteffi (MDB), o Projeto de Lei nº 19/2024 presta homenagem a uma voz conhecida do público da Rádio Ideal, emissora com sede no bairro mais populoso da cidade.

Rua em Canudos pode levar o nome de Elaine Terezinha Camargo - Leia mais…

Projeto aprovado tenta unir produção de hortas comunitárias ao trabalho das cozinhas solidárias

Projeto aprovado tenta unir produção de hortas comunitárias ao trabalho das cozinhas solidárias

por Jaime Freitas — última modificação 09/07/2024 13h43

08/07/2024 – A Lei Municipal nº 3.090/2018 busca estimular em Novo Hamburgo a criação de hortas comunitárias e incentiva o direcionamento de sua produção para o autoconsumo, a comercialização e o abastecimento de entidades assistenciais. Em abril, o vereador Enio Brizola (PT) sugeriu uma série de alterações no texto, com destaque para o acréscimo do aproveitamento da plantação de frutas e hortaliças para o fomento de cozinhas solidárias. Discutida em primeira votação na noite desta segunda-feira, 8, a proposta foi aprovada por 12 votos a um em plenário.

Projeto aprovado tenta unir produção de hortas comunitárias ao trabalho das cozinhas solidárias - Leia mais…

Autorizada permuta de áreas no bairro Vila Rosa

Autorizada permuta de áreas no bairro Vila Rosa

por Jaime Freitas — última modificação 08/07/2024 22h39

08/07/2024 – A Câmara de Novo Hamburgo concluiu nesta segunda-feira, 8, a aprovação de projeto de lei encaminhado pela Prefeitura que autoriza a permuta de parte de um imóvel de propriedade do Município no bairro Vila Rosa. A área de 47,61 metros quadrados será repassada a um particular, que devolverá em troca duas áreas somando 76,41 metros quadrados. Os imóveis ficam localizados na esquina da rua Cristóvão Colombo com a avenida Nações Unidas.

Autorizada permuta de áreas no bairro Vila Rosa - Leia mais…

Acelbra fala sobre enchentes e desafios para Celíacos

Acelbra fala sobre enchentes e desafios para Celíacos

por Jaime Freitas — última modificação 08/07/2024 22h47

08/07/2024 – Representantes da seção gaúcha da Associação dos Celíacos do Brasil (Acelbra), a nutricionista Fabiana Magnabosco e a arteterapeuta Rozimeri Dorr participaram da sessão plenária da Câmara de Novo Hamburgo na noite desta segunda-feira, 8. Convidadas pelo vereador Raizer Ferreira (PSDB), elas trouxeram dados e esclarecimentos sobre a enfermidade, condição autoimune desencadeada pela ingestão de glúten.

Acelbra fala sobre enchentes e desafios para Celíacos - Leia mais…

Auxílio psicológico e capacitação para funcionários de bares e casas noturnas estão entre as atividades do Agosto Lilás

Auxílio psicológico e capacitação para funcionários de bares e casas noturnas estão entre as atividades do Agosto Lilás

por Maíra Kiefer — última modificação 05/07/2024 17h29

05/07/2024 – Para definir detalhes da programação prevista para o Agosto Lilás, mês dedicado ao enfrentamento às diversas formas de violência de gênero, a Procuradoria Especial da Mulher realizou reunião na manhã desta sexta-feira, 5, com integrantes da Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar, com Eliana Benkenstein, Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres e vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), com Ivete Costa e Elanice Müller, ambas do Instituto Social Âncora Mulher, e com o diretor-geral da Câmara Municipal, Flávio Luís Teixeira da Silva. O encontro foi conduzido pela procuradora Especial da Mulher, Lourdes Valim (Republicanos), com apoio da servidora Aline Moraes e da estagiária Mariana Fauth Pinheiro. Acompanharam ainda o debate sobre a agenda da Rede Lilás a coordenadora de gabinete da vereadora Tita (PSDB), Alessandra da Rosa, e a assessora de Lourdes Valim, Danielle Stephanie Pereira.

Auxílio psicológico e capacitação para funcionários de bares e casas noturnas estão entre as atividades do Agosto Lilás - Leia mais…

Lar São Vicente de Paula será homenageado em sessão solene no dia 11

Lar São Vicente de Paula será homenageado em sessão solene no dia 11

por Luís Francisco Caselani — última modificação 05/07/2024 13h16

05/07/2024 – A abertura do Lar São Vicente de Paula, em julho de 1994, proporcionou a Novo Hamburgo um novo espaço de acolhimento a idosos com menor condição financeira, suprindo uma carência assistencial no município. Desde então, a instituição cresceu e se fortaleceu, abrigando atualmente 49 pessoas em regime integral. Como forma de enaltecer o papel social exercido ao longo dos últimos 30 anos, o Plenário da Câmara recebe sessão solene em homenagem à entidade na próxima quinta-feira, 11, a partir das 19h30. A iniciativa é do vereador Felipe Kuhn Braun (PSDB).

Lar São Vicente de Paula será homenageado em sessão solene no dia 11 - Leia mais…

Ações do documento