Ex-diretora da escola Elvira Brandi Grin pode dar nome a rua em Canudos

por Luís Francisco Caselani última modificação 12/04/2024 12h33
12/04/2024 – Em abril de 2019, aos 63 anos, a professora hamburguense Eliane Borges perdeu a luta contra o câncer de pulmão. A representatividade de seu trabalho na área da educação, no entanto, deixará seu nome eternizado não apenas na memória de centenas de alunos que frequentaram suas aulas. Projeto de lei encaminhado pelo vereador Ricardo Ritter – Ica (MDB) quer atribuir seu nome à rua 2 do loteamento Marisol, no bairro Canudos. O texto deve ser analisado pelas comissões da Câmara na próxima segunda-feira, 15.
Ex-diretora da escola Elvira Brandi Grin pode dar nome a rua em Canudos

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Nascida em 20 de junho de 1955, a caçula da família Lehnen (herdaria o Borges de seu casamento com Ricardo, pai de suas três filhas) concluiu o curso de magistério em 1975, formada pelo Colégio Santa Catarina. No ano seguinte, já aprovada em concurso público, iniciou sua trajetória na rede municipal de ensino, lotada na escola Elvira Brandi Grin, do bairro Rondônia. “Ao longo dos seus anos lecionando, sempre foi muito conhecida por ser exigente. Uma professora linha dura, mas, ao mesmo tempo, amorosa”, relata Ica.

Sua dedicação ao ensino foi recompensada com a indicação para assumir a diretoria da escola. “Em um projeto pioneiro no Município, trouxe a implantação de oficinas politécnicas e laboratórios de aprendizado, depois estendido a outras unidades da rede. Foram mais de 20 anos trazendo melhorias ao ambiente escolar e à comunidade”, continua o agora emedebista.

No final de sua vida profissional, ainda assumiria a direção da escola Machado de Assis, no Mundo Novo. Em 2004, concorreu ao cargo de vereadora. Sua contribuição para a vida pública prosseguiu no início da década de 2010, quando liderou a Coordenadoria de Políticas para Pessoas Idosas. “Em 2015, descobriu um tumor no pulmão que fez com que desacelerasse suas atividades. Em 23 de abril de 2019, terminou sua luta para enfim descansar. Deixa um legado de admiração, coragem e energia”, finaliza o autor.

Leia na íntegra o Projeto de Lei nº 10/2024.

Tramitação dos projetos

Quando um projeto é protocolado na Câmara, a proposição é inicialmente analisada pelo Setor de Apoio Legislativo. Se estiver de acordo com a Lei Federal Complementar nº 95, que dispõe sobre a elaboração, redação, alteração e consolidação das leis, e não faltar nenhum documento necessário, a matéria é devidamente numerada e publicada no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), onde pode ser acessada por qualquer pessoa.

Posteriormente, sua ementa é lida em plenário durante o expediente da sessão. De lá, é encaminhada à Diretoria Legislativa para a definição de quais comissões permanentes deverão analisá-la, de acordo com a temática abordada. O texto segue, então, à Procuradoria-Geral da Casa e à Gerência de Comissões. Serão os próprios vereadores, dentro das comissões, que decidirão quais projetos poderão ser levados à votação em plenário.

registrado em: