Servidor aposentado sugere limpeza manual no entorno da Casa de Bombas

por Luís Francisco Caselani última modificação 10/04/2024 20h11
10/04/2024 – Morador do bairro Santo Afonso, o funcionário público aposentado Walmir da Silva subiu à tribuna da Câmara de Novo Hamburgo na tarde desta quarta-feira, 10, e apresentou uma proposta para a retirada de resíduos junto à Casa de Bombas. A sugestão é o uso de bambus, equipados com ganchos de metal, para a remoção de objetos submersos. Segundo Walmir, a ideia não é nova. O aparato foi um de seus instrumentos de trabalho durante o período em que atuou no espaço.
Servidor aposentado sugere limpeza manual no entorno da Casa de Bombas

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

Com 28 anos de experiência no serviço público municipal, Walmir viveu parte de sua trajetória funcional na Casa de Bombas. Fazíamos limpeza não só na superfície. Do fundo, tirávamos muita coisa, como pneus, carrinhos de criança, camas de ferro e até geladeiras, para não trancar as turbinas”, explicou. Na sequência, desceu da tribuna e fez uma breve demonstração de uso do utensílio. “Utilizávamos este material manual em dias de chuva”, contou.

Tribuna Popular

A participação de cidadãos durante a sessão é viabilizada pela Resolução nº 11/1999. A normativa garante o direito à manifestação em plenário de opiniões, críticas e reivindicações. Para ocuparem a Tribuna Popular, as pessoas devem se inscrever junto à Secretaria da Câmara, no terceiro andar do Palácio 5 de Abril, informando o assunto de interesse público que será abordado. Os espaços de fala têm duração de até dez minutos. Novo uso da Tribuna Popular pelo mesmo cidadão só é permitido após transcorridos 60 dias.

registrado em: