Comissão de Obras faz vistoria em ruas sem calçamento e com problema de drenagem
A primeira rua visitada foi a Dalilla Clementina Sperb, no bairro Petrópolis. No local, estiveram o relator do colegiado, Ito Luciano (Podemos), e o secretário Darlan Oliveira (MDB), além do representante do presidente da comissão, o chefe de gabinete do vereador Ricardo Ritter – Ica (MDB), Vanderlei Duarte. O relato das dificuldades foi feito pelo morador Magnum José Montanha. “Eu moro aqui há 11 anos e nos últimos seis começaram os problemas. Havia uma situação na rua de cima, em que as águas da chuva acumulavam e invadiam as casas. A prefeitura, pelo que me consta, fez uma obra conectando toda a drenagem daquela via na rede pluvial da minha rua. Como essa tubulação não foi planejada para esse incremento, começou a ‘estourar’ em vários pontos. Já foram feitos remendos, oito só na frente da minha residência. Não adianta os servidores da prefeitura abrirem esses buracos e remendarem essa tubulação, que não comporta o volume de água que passa por aqui. A água leva a terra e, como podem ver, a minha casa, meu muro, estão rachados e corro o risco de vê-la desabada dentro de um buraco”, enfatizou Montanha.
Os parlamentares da Coosp ouviram atentamente as preocupações do morador e expressaram sua solidariedade diante da difícil situação enfrentada na rua Dalilla Clementina Sperb. O relator da comissão, Ito Luciano, comentou: "É preocupante ver a gravidade dos problemas enfrentados por esta comunidade. A falta de infraestrutura adequada não só causa transtornos para vocês, não apenas quando chove, mas também representa um risco real para a segurança e o bem-estar dos residentes. Como eu sempre digo, somos os despachantes das comunidades, vamos levar estas preocupações para discussão na Câmara e trabalhar em estreita colaboração com as autoridades municipais para encontrar soluções o mais rápido possível", informou Ito Luciano.
Darlan Oliveira, secretário da Coosp, acrescentou: "É evidente que medidas urgentes precisam ser tomadas para resolver essas questões de drenagem pluvial e calçamento. Não podemos deixar que os cidadãos vivam em constante preocupação com a possibilidade de desabamentos ou danos às suas propriedades”, reforçou o parlamentar.
A visita também incluiu outras duas vias urbanas: a Rua Engenheiro Jorge Schury, esquina com a Rua Henrique Mosmann, e a Rua da Prosperidade, ambas na Vila Diehl, onde os membros da comissão puderam observar de perto a precariedade das ruas, como a falta de calçamento, de drenagem pluvial, e os desafios enfrentados pelos moradores para se deslocarem pelas vias, como também colher mais informações para embasar seus pedidos de intervenção pela Secretaria de Obras do município.
Rua Engenheiro Jorge Schury
Rua da Prosperidade
O que são as comissões?
A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. As comissões permanentes se reúnem semanalmente na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.