Câmara presta homenagem aos 10 anos da ADCNH

por Tatiane Souza última modificação 17/04/2024 19h44
17/04/2024 – Por iniciativa do vereador Cristiano Coller (PP), a Câmara prestou homenagem nesta quarta-feira, 17, aos 10 anos de fundação da Associação de Apoio e Incentivo Esportivo, Cultural e Social das Agremiações de Novo Hamburgo (ADCNH). Criada no intuito de aproximar jovens em situação de vulnerabilidade social da prática de modalidades olímpicas, a entidade aborda e defende o esporte e a educação como ferramentas de transformação na vida de crianças e adolescentes. Acompanharam a homenagem o presidente da Associação, Samuel Henneman, o presidente fundador e instrutor, Márcio Machado, e o responsável técnico dos projetos esportivos, Thiago Souza.
Câmara presta homenagem aos 10 anos da ADCNH

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Atualmente, a ADCNH conta com dois projetos esportivos e um cultural: o Aluno Olímpico, voltado para a prática do BMX; o Mais Judô, envolvendo estudantes da rede pública; e o Em Qualquer Chão Nossas Raízes Brotarão, levando a cultura gaúcha para dentro das escolas e munindo de pilchas as invernadas do DTG Camboatá, do Grêmio Atiradores. Para 2024, a meta da associação é contemplar, com seus diferentes programas, mais de 2,5 mil jovens. 

Cristiano Coller (PP) destacou que a entidade nasceu para proporcionar oportunidades de crescimento e experiências enriquecedoras a crianças e jovens residentes em comunidades carentes. “A ADCNH tem como missão resolver problemas reais, transformar realidades e deixar um legado impactante. A entidade busca ser um exemplo nacional em projetos sociais, abrangendo áreas como educação, esporte e cultura”, destacou da tribuna. O parlamentar explicou que a ADCNH está sediada em Novo Hamburgo, conforme previsto no estatuto, mas tem liberdade geográfica para estender suas ações a todo o Brasil. Conforme o progressista, a principal iniciativa consiste na realização de projetos alavancados por leis de incentivo. Ele citou alguns projetos em andamento, como o Projeto Aluno Olímpico (BMX – Bicicross), Projeto Mais Judô e o Projeto Em qualquer Chão Nossas Raízes Brotarão, que leva a cultura gaúcha para as escolas públicas da cidade. 

A entidade segue empenhada na captação de dois projetos importantes para este ano, incluindo o Aluno Olímpico. Está participando de um edital da Petrobrás que beneficiará 2.400 adolescentes com empreendedorismo socioambiental. A meta para 2024 é executar quatro projetos e impactar mais de 2.500 vidas”, salientou. 

Cristiano Coller ainda solicitou agilidade do Executivo para a instalação de um brinquedo PCD em praça ao lado da Upa Canudos. O vereador explicou que já está pago, por meio de recursos indicados por ele para a associação, e que depende somente da autorização da Administração Municipal. 

Ricardo Ritter – Ica (MDB) explicou que os vereadores destinam, anualmente, durante a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) verbas parlamentares a entidades do município. O emedebista reclamou que nem todas as associações e escolas prestam contas de como o recurso foi aplicado. E destacou que com a ADCNH a realidade é diferente. “Nós fomos recebidos muito bem e nos explanaram onde foi feito o investimento do recurso que enviamos. Vocês são merecedores. Vida longa! E que vocês consigam projetar artistas e atletas, formando excelentes cidadãos para o mundo”, disse. 

Enio Brizola (PT) apontou que a sociedade vive, hoje, uma epidemia de descaminhos, especialmente aos adolescentes e jovens. “A drogadição está sendo oferecida na porta das escolas, na frente da nossa casa, nas esquinas, em qualquer lugar. E recuperar um jovem é muito mais difícil do que agir de forma preventiva. Quando há projetos desta natureza, vejo alternativas. Você atuam no fortalecimento do vínculo familiar, da saúde da criança, do convívio com a prática esportiva, da dança, do bicicross, do ciclismo. Sem contar, que esses projetos afastam nossos jovens da frente dos aparelhos digitais. Parabéns e vida longa”, falou. 

Gustavo Finck (PP) também destacou a importância do trabalho desenvolvido pela associação. “Não é fácil fazer cultura e esporte e dar protagonismo às crianças. Vocês fazem isso há 10 anos e são exemplo para a cidade". O parlamentar pediu que as entidades sejam fortalecidas através da iniciativa privada e da captação de recursos federais. "Que possamos construir espaços melhores no esporte aqui na nossa cidade”, pediu. 

Após receber um quadro de homenagem das mãos do vereador Coller, o presidente Samuel Henneman agradeceu pelo reconhecimento e reforçou as iniciativas que já estão em prática nas áreas de cultura e esporte. “Que possamos, cada vez mais, desenvolver projetos melhores”, falou. Ele destacou o Brincar e Incluir que está no seu primeiro ano e a instalação, em Canudos, do brinquedão adaptado para as crianças com deficiência. O presidente também deixou o endereço nas redes sociais @adcnh.nh –  para os empresários que tenham interesse em apoiar às iniciativas por meio da doação do Imposto de Renda. 

registrado em: