Notícias

por Interlegis — última modificação 16/07/2019 15h38
Banco de notícias desta Casa Legislativa.
Câmara deve fazer novo repasse para enfrentamento da Covid-19 em Novo Hamburgo

Câmara deve fazer novo repasse para enfrentamento da Covid-19 em Novo Hamburgo

por Luís Francisco Caselani — última modificação 01/03/2021 20h17

1º/03/2021 – Os vereadores de Novo Hamburgo participaram nesta segunda-feira, dia 1º, de uma reunião com o secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano. O encontro, realizado no Plenário, foi transmitido ao vivo pela TV Câmara. Naasom apresentou valores recebidos e investidos pelo Município para o atendimento à Covid-19 desde o início da pandemia e demonstrou preocupação com a manutenção da estrutura devido à ausência de novos recursos. Com a manifestação favorável dos vereadores presentes, a Câmara trabalhará ao longo da semana para formalizar aporte financeiro ao Executivo para auxiliar no combate ao coronavírus. O valor será calculado a partir de contenções de despesas dentro do orçamento da Casa.

Câmara deve fazer novo repasse para enfrentamento da Covid-19 em Novo Hamburgo - Leia mais…

Secretário da Saúde vem à Câmara para falar sobre momento crítico da pandemia

Secretário da Saúde vem à Câmara para falar sobre momento crítico da pandemia

por Daniele Silva — última modificação 26/02/2021 16h39

26/02/2021 – Com objetivo de apresentar os números e o atual momento da pandemia da covid-19 na cidade, o secretário da Saúde, Naasom Luciano, virá ao Plenário na próxima segunda-feira, 1º de março, às 17h. Em reunião com o presidente do Legislativo, Raizer Ferreira (PSDB), na tarde desta sexta-feira, 26, o gestor explicou que pretende fazer um apelo à comunidade para que cumpra as regras sanitárias e o distanciamento social e pede o apoio dos vereadores para enfrentar a situação. O balanço dos atendimentos do centro covid e demais informações serão transmitidos ao vivo pela TV Câmara, canal 16 de Claro/Net, pelo portal do Legislativo e pelo youtube/TVCamaraNH.

Secretário da Saúde vem à Câmara para falar sobre momento crítico da pandemia - Leia mais…

Câmara recebe primeira prestação de contas do Executivo na nova legislatura

Câmara recebe primeira prestação de contas do Executivo na nova legislatura

por Daniele Silva — última modificação 26/02/2021 13h48

26/02/2021 – A Prefeitura de Novo Hamburgo prestou contas referentes ao ano passado em audiência pública realizada no Plenário da Câmara na manhã desta sexta-feira, 26. Em virtude da região estar em bandeira preta no Distanciamento Controlado do Governo do Estado, a participação da representante do Executivo ocorreu de forma remota. A atividade, fechada ao público por conta da pandemia, foi transmitida pela TV Câmara. Conforme dados apresentados pela Secretaria da Fazenda, a receita realizada ao longo de 2020 foi de R$ 1.084.758.771,94, cerca de R$ 260 milhões a menos do que o previsto para o período.

Câmara recebe primeira prestação de contas do Executivo na nova legislatura - Leia mais…

Proposta de criação do Programa Bolsa Atleta recebe nova redação

Proposta de criação do Programa Bolsa Atleta recebe nova redação

por Luís Francisco Caselani — última modificação 26/02/2021 11h54

26/02/2021 – Atendendo a sugestões da Procuradoria-Geral da Câmara, o vereador Gustavo Finck (PP) reapresentou esta semana o Projeto de Lei nº 4/2021. O texto institui o Programa Bolsa Atleta, prevendo a concessão de apoio financeiro a esportistas amadores residentes em Novo Hamburgo. “A implementação da proposta permitirá que atletas de diversos esportes possam receber um estímulo para prosseguir no seu aperfeiçoamento rumo a novas vitórias”, destaca o autor.

Proposta de criação do Programa Bolsa Atleta recebe nova redação - Leia mais…

Novo Hamburgo pode ter semana voltada ao combate à obesidade infantil

Novo Hamburgo pode ter semana voltada ao combate à obesidade infantil

por Luís Francisco Caselani — última modificação 24/02/2021 13h36

24/02/2021 – Após apresentar proposta de incentivo à prática esportiva na juventude, o vereador Gustavo Finck (PP) protocolou no último dia 17 projeto de lei que cria a Semana do Combate à Obesidade Infantil. O objetivo do autor é estimular ações eficazes de divulgação sobre as causas, riscos e tratamentos do sobrepeso nessa faixa etária. “O intuito primordial é pensar no futuro das crianças, jovens e adultos, conscientizando-os da importância da prática regular de exercícios físicos e o cuidado com a alimentação, melhorando a qualidade de vida e prevenindo doenças físicas e psíquicas”, explica Finck.

Novo Hamburgo pode ter semana voltada ao combate à obesidade infantil - Leia mais…

Notificação feita pela Codir para retirada de caixa-d’água é atendida uma semana após vistoria

Notificação feita pela Codir para retirada de caixa-d’água é atendida uma semana após vistoria

por Maíra Kiefer — última modificação 24/02/2021 09h28

23/02/2021 – Após quatro anos de abandono e o risco iminente de queda de uma caixa-d’água enferrujada, com cerca de duas toneladas, a comunidade das proximidades da antiga Fábrica da Cidadania teve seu apelo de remoção do reservatório e da torre atendido. A retirada da estrutura, realizada pela Transportadora Berwanger, começou no final da manhã desta terça-feira, 23, e se estendeu até o meio da tarde. A reivindicação foi acolhida após intervenção da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa do Consumidor da Câmara de Novo Hamburgo (Codir). O grupo, composto pelo presidente Enio Brizola (PT), a relatora Tita (PSDB) e a secretária Lourdes Valim (Republicanos), acompanhado do vereador Ricardo Ritter, o Ica (PSDB), esteve no local na terça-feira de Carnaval, 16, para verificar a situação que angustiava os moradores da região em dias de chuva e ventos fortes. Nessas ocasiões, os vizinhos percebiam rangidos e a movimentação do suporte metálico, situado ao fundo do terreno na rua Bartolomeu de Gusmão, 1300.

Notificação feita pela Codir para retirada de caixa-d’água é atendida uma semana após vistoria - Leia mais…

TV Câmara transmite prestação de contas da Prefeitura nesta sexta no YouTube

TV Câmara transmite prestação de contas da Prefeitura nesta sexta no YouTube

por Luís Francisco Caselani — última modificação 25/02/2021 13h53

23/02/2021 – A entrada da região de Novo Hamburgo em bandeira preta pela primeira vez desde o início da pandemia motivou a Câmara a restringir ainda mais suas atividades. Fechado ao público externo e operando com teto de 25% de seu quadro funcional, o Legislativo suspendeu inclusive a realização de sessões plenárias. No entanto, uma exceção foi aberta para a prestação de contas da Prefeitura, prevista em lei federal para ocorrer até o final do mês. A audiência será conduzida pela Comissão de Finanças da Câmara nesta sexta-feira, 26, a partir das 10h. A apresentação do balanço financeiro terá transmissão ao vivo pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e pelo youtube.com/TVCamaraNH.

TV Câmara transmite prestação de contas da Prefeitura nesta sexta no YouTube - Leia mais…

Câmara suspende sessões durante bandeira preta

Câmara suspende sessões durante bandeira preta

por Daniele Silva — última modificação 22/02/2021 20h17

22/02/2021 – Após confirmação da bandeira preta na região de Novo Hamburgo no modelo de Distanciamento Controlado do Estado, a Câmara hamburguense restringiu ainda mais as atividades e a circulação de pessoas no Palácio 5 de Abril. A decisão do presidente Raizer Ferreira (PSDB), com anuência de todos os vereadores, visa à segurança de servidores e prestadores de serviços em um momento em que a cidade apresenta o mais alto risco de contaminação do coronavírus. As sessões dos dias 24 de fevereiro e 1° de março foram suspensas e não devem ocorrer plenárias no período de vigência da bandeira preta.

Câmara suspende sessões durante bandeira preta - Leia mais…

Nova rua no bairro Alpes do Vale deve homenagear líder comunitária com atuação no Kephas

Nova rua no bairro Alpes do Vale deve homenagear líder comunitária com atuação no Kephas

por Luís Francisco Caselani — última modificação 22/02/2021 20h13

22/02/2021 – Natural de São Gabriel, Dona Marta Helena Soares tornou-se figura conhecida no bairro Diehl a partir de sua chegada à região na década de 1980. Com longa atuação voluntária no projeto Comida Urgente, foi grande incentivadora do trabalho comunitário e apoiou diversas iniciativas para o desenvolvimento social do Kephas. Sua história e seu legado motivaram o então vereador Rafael Lucas (PDT) a apresentar projeto de lei no ano passado sugerindo seu nome à atual rua 11 do loteamento Morada das Rosas, no bairro Alpes do Vale. O texto foi aprovado por unanimidade em primeiro turno na noite desta segunda-feira, 22.

Nova rua no bairro Alpes do Vale deve homenagear líder comunitária com atuação no Kephas - Leia mais…

Rede Lilás se reúne para montar programação do Mês da Mulher

Rede Lilás se reúne para montar programação do Mês da Mulher

por Maíra Kiefer — última modificação 22/02/2021 17h33

22/02/2021 – Em meio à pandemia, o confinamento agravou os problemas nos lares em que a violência psicológica e física já era uma realidade. Preocupada em munir as vítimas com informação e suporte para enfrentar essas questões, a Rede Integrada Laço Lilás começou a programar uma série de ações para marcar o Mês da Mulher. O primeiro encontro para abordar as atividades propostas para março foi realizado de modo virtual na manhã da sexta-feira, 19.

Rede Lilás se reúne para montar programação do Mês da Mulher - Leia mais…

TV Câmara - Hematologista explica a importância do exame de sangue de rotina para diagnósticos precoces de leucemia

TV Câmara - Hematologista explica a importância do exame de sangue de rotina para diagnósticos precoces de leucemia

por Maíra Kiefer — última modificação 19/02/2021 14h23

19/02/2021 - "Quando existem blastos no hemograma, é de arrepiar os hematologistas", afirmou a médica Cláudia Salvadori Zaca em bate-papo sobre a Campanha Fevereiro Laranja no programa Vitalidade da TV Câmara desta semana. Na conversa, a jornalista Tatiane Lopes investigou os detalhes sobre a leucemia, o "câncer do sangue", e sobre a doação de medula óssea. O programa foi ao ar na terça-feira, 16 de fevereiro, no canal 16 da Claro/NET e está disponível no Facebook e YouTube da TV Câmara NH.

TV Câmara - Hematologista explica a importância do exame de sangue de rotina para diagnósticos precoces de leucemia - Leia mais…

Casas noturnas e hospedagens que receberem menores de idade desacompanhados dos responsáveis poderão perder alvará de funcionamento

Casas noturnas e hospedagens que receberem menores de idade desacompanhados dos responsáveis poderão perder alvará de funcionamento

por Luís Francisco Caselani — última modificação 19/02/2021 11h43

19/02/2021 – Segunda suplente do MDB, Andiara Zanella participou das duas sessões plenárias desta semana, em substituição ao titular Gerson Peteffi. A conselheira tutelar aproveitou o período como vereadora para apresentar seu primeiro projeto de lei. A proposta prevê sanções administrativas a estabelecimentos como casas noturnas, hotéis, motéis e pensões que forem frequentados por crianças e adolescentes desacompanhados e sem a autorização de pais ou responsáveis. Mesmo o ingresso autorizado será passível de penalidade caso infrinja outras leis protetivas. A matéria será agora analisada por quatro comissões parlamentares, que decidirão se o texto poderá ir a plenário ou não.

Casas noturnas e hospedagens que receberem menores de idade desacompanhados dos responsáveis poderão perder alvará de funcionamento - Leia mais…

Projeto de lei obriga supermercados e empresas da cidade a substituírem sacolas plásticas por biodegradáveis

Projeto de lei obriga supermercados e empresas da cidade a substituírem sacolas plásticas por biodegradáveis

por Luís Francisco Caselani — última modificação 18/02/2021 16h22

18/02/2021 – O vereador Raizer Ferreira (PSDB) apresentou esta semana os dois primeiros projetos de lei de sua carreira parlamentar. Ambas as propostas estão relacionadas à pauta ambiental. A primeira delas determina que as empresas públicas e privadas com atuação na cidade substituam o uso de sacolas e sacos plásticos por itens ecológicos, biodegradáveis ou de fácil decomposição. A troca seria imposta tanto para a preservação e transporte de produtos e mercadorias quanto para o manejo de resíduos. A matéria iniciou sua tramitação na Câmara após sua leitura na sessão desta quarta-feira, 17. O texto passará pela análise de três comissões parlamentares antes de ir a plenário.

Projeto de lei obriga supermercados e empresas da cidade a substituírem sacolas plásticas por biodegradáveis - Leia mais…

Comissão busca informações sobre protocolos de retorno às aulas

Comissão busca informações sobre protocolos de retorno às aulas

por Daniele Silva — última modificação 22/02/2021 13h29

18/02/2021 – No dia 1° de março, 24 mil estudantes deverão retornar às aulas em Novo Hamburgo. Para saber mais informações sobre o início do ano letivo e sobre os protocolos que serão adotados pelas escolas, a comissão de Educação da Câmara foi ao Centro Administrativo Leopoldo Petry, na tarde desta quarta-feira, 17, conversar com a secretária Maristela Guasselli. As aulas poderão ocorrer de forma presencial, híbrida ou remota, conforme a classificação do município no Modelo de Distanciamento Controlado do Estado.

Comissão busca informações sobre protocolos de retorno às aulas - Leia mais…

Câmara suspende atendimento ao público até o final do mês

Câmara suspende atendimento ao público até o final do mês

por Luís Francisco Caselani — última modificação 17/02/2021 18h05

17/02/2021 – Devido a nova variante do Coronavírus, a Câmara de Novo Hamburgo decidiu estender as medidas de segurança para contenção da doença. A partir desta quinta-feira, 18, não será mais permitido o acesso de público externo às dependências do Legislativo. A medida foi confirmada pela Mesa Diretora e é válida até o final de fevereiro, quando a decisão poderá ser reavaliada. Até lá, o Legislativo permanece funcionando normalmente. As sessões dos dias 22 e 24 poderão ser acompanhadas pela TV Câmara no canal 16 da Claro/Net, pelo portal do Legislativo ou pelo youtube.com/TVCamaraNH.

Câmara suspende atendimento ao público até o final do mês - Leia mais…

Câmara mantém veto à obrigação de instalação de cisternas em novas edificações

Câmara mantém veto à obrigação de instalação de cisternas em novas edificações

por Luís Francisco Caselani — última modificação 17/02/2021 16h04

17/02/2021 – A Câmara de Novo Hamburgo analisou o segundo veto do ano na tarde desta quarta-feira, 17. Novamente a decisão foi pelo acolhimento do pedido formulado pelo Executivo. O projeto vetado, assinado pelo vereador Enio Brizola (PT), determinava que novas residências com área construída igual ou superior a 200 metros quadrados fossem equipadas de cisternas. A Prefeitura interpretou a matéria como inconstitucional. Com a anuência do Plenário, o texto acabou arquivado. A decisão foi tomada por 9 votos a 5.

Câmara mantém veto à obrigação de instalação de cisternas em novas edificações - Leia mais…

Cristiano Coller presidirá o Conselho de Ética da Câmara em 2021

Cristiano Coller presidirá o Conselho de Ética da Câmara em 2021

por Luís Francisco Caselani — última modificação 17/02/2021 12h56

17/02/2021 – Escolhidos para conduzir o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Novo Hamburgo ao longo do ano, os vereadores Cristiano Coller (PTB), Ito Luciano (PTB) e Tita (PSDB) reuniram-se na manhã desta quarta-feira, 17, para a definição dos cargos que cada membro ocupará. Em comum acordo, o trio indicou Cristiano Coller para exercer a presidência. A relatoria ficará sob responsabilidade de Ito Luciano. Tita, que integra o colegiado pelo terceiro ano consecutivo, atuará como secretária.

Cristiano Coller presidirá o Conselho de Ética da Câmara em 2021 - Leia mais…

Caixa-d’água com risco de queda no bairro Canudos mobiliza Comissão de Direitos Humanos

Caixa-d’água com risco de queda no bairro Canudos mobiliza Comissão de Direitos Humanos

por Luís Francisco Caselani — última modificação 17/02/2021 14h14

16/02/2021 – Em plena terça-feira de Carnaval, a nova formação da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa do Consumidor da Câmara de Novo Hamburgo (Codir) realizou sua primeira saída de campo. O motivo foi uma caixa-d’água que corre risco de queda em área abandonada na rua Bartolomeu de Gusmão, em Canudos. A condição da estrutura, deteriorada pela ferrugem, preocupa moradores vizinhos. A comissão notificará a Caixa Econômica Federal, proprietária do imóvel, para que tome as devidas providências. A demanda também será levada à Prefeitura e ao Ministério Público Federal para acompanhamento e fiscalização.

Caixa-d’água com risco de queda no bairro Canudos mobiliza Comissão de Direitos Humanos - Leia mais…

Vereadores mantêm veto e regulamentação dos food trucks é arquivada

Vereadores mantêm veto e regulamentação dos food trucks é arquivada

por Daniele Silva — última modificação 15/02/2021 19h39

15/02/2021 – Em novembro do ano passado, a Câmara de Novo Hamburgo aprovou projeto de lei que regulamentava a venda de alimentos e bebidas em áreas públicas e privadas da cidade operada por food trucks. Ainda em dezembro, a Prefeitura decidiu vetar integralmente a proposta, alegando inconstitucionalidade. Nesta segunda-feira, 15, os vereadores analisaram e aceitaram os argumentos do Executivo. Por 7 votos a 7, o veto foi acolhido e o projeto foi arquivado. Conforme o Regimento Interno da Câmara, são necessários ao menos oito votos para a derrubada de um veto.

Vereadores mantêm veto e regulamentação dos food trucks é arquivada - Leia mais…

Andiara Zanella é a primeira suplente a assumir o cargo de vereadora na nova legislatura

Andiara Zanella é a primeira suplente a assumir o cargo de vereadora na nova legislatura

por Daniele Silva — última modificação 15/02/2021 19h33

15/02/2021 – Por motivos particulares, o vereador Gerson Peteffi (MDB) não participará das sessões plenárias desta semana. Em seu lugar, estreia no Legislativo a conselheira tutelar Andiara Zanella (MDB). Segunda suplente do partido nas eleições do último ano, Andiara prestou seu compromisso legal e tomou posse já nesta segunda-feira, 15. O primeiro suplente da legenda, Inspetor Luz, foi consultado, mas não pôde assumir. Peteffi deve retornar ao Plenário Luiz Oswaldo Bender já na próxima semana.

Andiara Zanella é a primeira suplente a assumir o cargo de vereadora na nova legislatura - Leia mais…

Comissão de Obras analisa projeto de lei que dá nome a logradouro no bairro Canudos

Comissão de Obras analisa projeto de lei que dá nome a logradouro no bairro Canudos

por Jaime Freitas — última modificação 15/02/2021 15h16

15/02/2021 - A Comissão de Obras, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana (Coosp) reuniu-se na tarde desta segunda-feira, 15, para apreciar o Projeto de Lei nº 56/2020, apresentado pelo ex-vereador Raul Cassel (MDB) na legislatura passada. Em 2021, a Coosp é presidida pelo vereador Sergio Hanich (MDB), com Fernando Lourenço (PDT) na relatoria e Ito Luciano (PTB) de secretário.

Comissão de Obras analisa projeto de lei que dá nome a logradouro no bairro Canudos - Leia mais…

TV Câmara - Virologista explica os perigos, causas e consequências das variantes do novo Coronavírus

TV Câmara - Virologista explica os perigos, causas e consequências das variantes do novo Coronavírus

por Tatiane Souza — última modificação 12/02/2021 15h06

12/01/2021 - "A melhor vacina que tem para qualquer pessoa tomar é a que estiver disponível", afirmou o virologista Fernando Spilki em entrevista para o programa Vitalidade da TV Câmara NH. No bate-papo, a jornalista Tatiane Lopes questionou sobre a origem, as diferenças e as consequências das "novas cepas" do coronavírus e perguntou também sobre a estratégia de vacinação, o tempo que levará para chegarmos à chamada "imunidade de rebanho" e se podem haver efeitos adversos. O programa foi ao ar dia 10 de fevereiro no canal 16 da Claro/Net e está disponível no Facebook e YouTube da TV Câmara NH.

TV Câmara - Virologista explica os perigos, causas e consequências das variantes do novo Coronavírus - Leia mais…

Tradicionalistas pedem apoio do Legislativo

Tradicionalistas pedem apoio do Legislativo

por Daniele Silva — última modificação 12/02/2021 13h49

12/02/2021 – O presidente Raizer Ferreira (PSDB) e o vereador Enio Brizola (PT) receberam a visita da nova coordenação da 30ª região tradicionalista do MTG (Movimento tradicionalista Gaúcho), Carlos Alberto Moser e Laura Callegaro. No encontro, realizado na manhã desta sexta-feira, 12, eles convidaram os representantes do Legislativo para a cerimônia de posse, que ocorrerá no dia 1º de março, no CTG Serigote, em Estância Velha.

Tradicionalistas pedem apoio do Legislativo - Leia mais…

Mãe busca mais visibilidade às pessoas com síndrome de Down

Mãe busca mais visibilidade às pessoas com síndrome de Down

por Daniele Silva — última modificação 12/02/2021 13h44

12/02/2021 – Buscar mais visibilidade às pessoas com síndrome de Down. Essa foi a pauta do encontro da cidadã Daiani Dias com o presidente da Câmara, Raizer Ferreira (PSDB), na manhã desta sexta, 12. Mãe da menina Luiza, de 5 anos, ela pediu apoio do Legislativo para a promoção de ações de conscientização e inclusão.

Mãe busca mais visibilidade às pessoas com síndrome de Down - Leia mais…

Câmara suspende participação de público no plenário

Câmara suspende participação de público no plenário

por Daniele Silva — última modificação 12/02/2021 11h48

12/02/2021 – A Câmara suspendeu o acesso de público ao Plenário Luiz Oswaldo Bender nas sessões dos dias 15 e 17 de fevereiro. A medida é preventiva e foi tomada após a confirmação de um caso de covid-19 dentre os funcionários da Casa Legislativa. Para garantir a segurança dos demais servidores, o prédio foi sanitizado. O Legislativo hamburguense funcionará normalmente durante o Carnaval e as sessões serão transmitidas pela TV Câmara e pelas demais plataformas.

Câmara suspende participação de público no plenário - Leia mais…

Projeto propõe que escolas particulares de educação infantil permaneçam abertas mesmo em estado de calamidade pública

Projeto propõe que escolas particulares de educação infantil permaneçam abertas mesmo em estado de calamidade pública

por Luís Francisco Caselani — última modificação 11/02/2021 18h04

12/02/2021 – O vereador Enio Brizola (PT) apresentou na última semana projeto de lei que estabelece como essenciais os serviços prestados por escolas privadas de educação infantil. Dessa forma, ficaria proibido o fechamento dos espaços mesmo que a cidade esteja em estado de emergência ou calamidade pública. A continuidade do serviço deverá obedecer protocolos sanitários. O parlamentar ressalta que a matéria objetiva a segurança econômica das instituições de ensino e atende à necessidade da população em manter as atividades mesmo em períodos de crise.

Projeto propõe que escolas particulares de educação infantil permaneçam abertas mesmo em estado de calamidade pública - Leia mais…

Gerência de Comunicação Social apresenta resultados em reunião com a Mesa Diretora

Gerência de Comunicação Social apresenta resultados em reunião com a Mesa Diretora

por Tatiane Souza — última modificação 11/02/2021 17h23

11/02/2021 – Quatrocentas e cinco notícias institucionais, 423 matérias de gabinetes dos parlamentares, 193 programas veiculados pela TV Câmara NH e suas plataformas e 4 mil fotografias disponibilizadas por meio do portal institucional. Esses são alguns dados da produção jornalística e publicitária de 2020 apresentados pela Gerência de Comunicação Social da Câmara de Novo Hamburgo em reunião realizada nesta quarta-feira, 10, com o presidente Raizer Ferreira (PSDB) e os vereadores Cristiano Coller (PTB) e Tita (PSDB), integrantes da Mesa Diretora 2021. Conforme o gerente Moris Mozart Musskopf, além de apresentar todos os setores que compõem a Comunicação do Legislativo, a reunião destacou métricas sobre o material produzido e melhorias que devem ser implantadas este ano. O diretor da Casa, Flávio Luís Teixeira da Silva, também acompanhou a reunião.

Gerência de Comunicação Social apresenta resultados em reunião com a Mesa Diretora - Leia mais…

Projeto de lei cria programa de incentivo à prática esportiva na infância e adolescência

Projeto de lei cria programa de incentivo à prática esportiva na infância e adolescência

por Luís Francisco Caselani — última modificação 11/02/2021 16h21

11/02/2021 – O vereador Gustavo Finck (PP) apresentou na última semana projeto de lei que institui o programa Academia da Juventude. A iniciativa propõe a realização de atividades físicas direcionadas a crianças e adolescentes, bem como ações de conscientização sobre a importância da prática regular desses exercícios. Os objetivos finais do projeto incluem o combate à obesidade infantil e a prevenção de doenças físicas e psíquicas desenvolvidas pelo sedentarismo. O texto entrou em tramitação após sua leitura na sessão de segunda-feira, 8. A matéria passará agora pela análise das comissões permanentes da Câmara.

Projeto de lei cria programa de incentivo à prática esportiva na infância e adolescência - Leia mais…

Cojur analisa quatro projetos em sua segunda reunião no ano

Cojur analisa quatro projetos em sua segunda reunião no ano

por Luís Francisco Caselani — última modificação 11/02/2021 13h12

11/02/2021 – Como todas as propostas legislativas devem passar pela análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (Cojur), historicamente o grupo parlamentar é o que mais contabiliza reuniões ao final do ano na Câmara de Novo Hamburgo. Nesta quarta-feira, 10, o colegiado realizou o segundo encontro de 2021. Na pauta, três projetos remanescentes da legislatura anterior e uma matéria protocolada em janeiro. A comissão opinou pelo prosseguimento da tramitação de apenas um dos quatro textos.

Cojur analisa quatro projetos em sua segunda reunião no ano - Leia mais…

Câmara apoia projeto de lei federal que incentiva doações para a compra de medicamentos de alto custo

Câmara apoia projeto de lei federal que incentiva doações para a compra de medicamentos de alto custo

por Luís Francisco Caselani — última modificação 10/02/2021 16h24

10/02/2021 – O deputado federal gaúcho Lucas Redecker apresentou no início do mês projeto de lei que cria fundo nacional e institui programa de apoio às campanhas de doação para a aquisição de medicamentos e terapias de custo elevado que ainda não foram incorporados ao Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa foi elogiada pelo vereador Gustavo Finck (PP), que elaborou moção de apoio à proposta. O texto redigido pelo progressista foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Novo Hamburgo na tarde desta quarta-feira, 10.

Câmara apoia projeto de lei federal que incentiva doações para a compra de medicamentos de alto custo - Leia mais…

Novo Hamburgo iniciará ano letivo com três novas escolas de educação infantil

Novo Hamburgo iniciará ano letivo com três novas escolas de educação infantil

por Luís Francisco Caselani — última modificação 10/02/2021 16h12

10/02/2021 – Os vereadores hamburguenses voltaram a aprovar por unanimidade nesta quarta-feira, 10, três projetos de lei que instituem e dão nome a três escolas de educação infantil. Com o aval da Câmara, os novos espaços educacionais poderão atender, já a partir de março, crianças nos bairros Canudos, Operário e Santo Afonso. A aprovação das matérias em segundo turno permite à Prefeitura dar início à contratação de funcionários antes da retomada das aulas na rede municipal.

Novo Hamburgo iniciará ano letivo com três novas escolas de educação infantil - Leia mais…

Vereadores definem funções e primeiras pautas das comissões

Vereadores definem funções e primeiras pautas das comissões

por Daniele Silva — última modificação 09/02/2021 22h01

09/02/2021 – Após a definição dos integrantes das comissões permanentes na primeira sessão plenária do ano, os grupos de trabalho reuniram-se na tarde de segunda-feira, 8, para escolher a função de cada vereador nos colegiados. A comissão de Obras, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana (Coosp) também avaliou dois projetos que estavam em pauta.

Vereadores definem funções e primeiras pautas das comissões - Leia mais…

Vereadora Tita é confirmada no cargo de procuradora especial da Mulher por mais dois anos

Vereadora Tita é confirmada no cargo de procuradora especial da Mulher por mais dois anos

por Jaime Freitas — última modificação 08/02/2021 21h25

08/02/2021 – Titular da Procuradoria Especial da Mulher desde 2019, a vereadora Tita (PSDB) permanecerá no cargo pelo menos até o final do próximo ano. A renovação do mandato foi anunciada pelo presidente Raizer Ferreira (PSDB) durante a sessão plenária desta segunda-feira, 8. A decisão pela manutenção de Tita à frente da Procuradoria foi pautada pelo trabalho desempenhado pela tucana ao longo do último biênio. A vereadora ocupa o cargo de procuradora desde que assumiu cadeira definitiva na Câmara na vaga do hoje deputado estadual Issur Koch (PP). A prefeita Fátima Daudt (PSDB), o secretário de Segurança, Roberto Jungthon, além de representantes das polícias civil e militar, guarda militar, OAB/NH, entidades de defesa de direitos e políticas públicas para a mulher prestigiaram a solenidade de recondução de Tita ao cargo de procuradora da mulher.

Vereadora Tita é confirmada no cargo de procuradora especial da Mulher por mais dois anos - Leia mais…

Vereadores aprovam o nome de três novas escolas municipais

Vereadores aprovam o nome de três novas escolas municipais

por Jaime Freitas — última modificação 08/02/2021 21h15

08/02/2021 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta segunda-feira, 8, em primeira votação, três projetos de lei que instituem e dão nome a três novas escolas de educação infantil. Os textos devem retornar à pauta já nesta quarta-feira, dia 10, para decisão final. A Prefeitura aguarda a aprovação das matérias para dar início à contratação de funcionários antes da retomada das aulas na rede municipal, prevista para 1º de março.

Vereadores aprovam o nome de três novas escolas municipais - Leia mais…

Projeto de lei propõe que CCs apresentem carteira de vacinação em dia antes de assumirem cargo no Município

Projeto de lei propõe que CCs apresentem carteira de vacinação em dia antes de assumirem cargo no Município

por Luís Francisco Caselani — última modificação 05/02/2021 14h14

05/02/2021 – No ano passado, a Câmara de Novo Hamburgo aprovou uma lei com critérios e proibições que devem ser observados antes da nomeação de profissionais em funções públicas nos dois poderes municipais. Para os cargos comissionados, por exemplo, a norma exige a cobrança de certidões negativas criminal, eleitoral e de contas. Agora, o vereador Fernando Lourenço (PDT) propõe acrescentar a obrigação de apresentação de carteira de vacinação atualizada. O projeto foi protocolado no final de janeiro e entrou em tramitação após sua leitura na sessão da última segunda-feira, dia 1º. O texto deve passar pela análise das comissões permanentes do Legislativo nas próximas semanas.

Projeto de lei propõe que CCs apresentem carteira de vacinação em dia antes de assumirem cargo no Município - Leia mais…

Câmara realiza pregão eletrônico para contratar prestadora de serviço de transmissão para a TV Câmara

Câmara realiza pregão eletrônico para contratar prestadora de serviço de transmissão para a TV Câmara

por Daniele Silva — última modificação 05/02/2021 12h44

05/02/2021 – O Legislativo de Novo Hamburgo realizou pregão eletrônico na manhã desta sexta-feira, 5, para a contratação de empresa de transmissão para a TV Câmara, pelo canal 16 da Claro/Net, e demais plataformas. Quatro empresas ingressaram no processo apresentando propostas de valor para execução mensal do serviço. O vencedor deverá ser declarado após o prazo de três dias de recurso, estipulado por lei.

Câmara realiza pregão eletrônico para contratar prestadora de serviço de transmissão para a TV Câmara - Leia mais…

Vereadores participam de formação do Senado Federal

Vereadores participam de formação do Senado Federal

por Daniele Silva — última modificação 05/02/2021 20h24

05/02/2021 – Com objetivo de qualificar vereadores e assessores, especialmente aqueles que ingressaram recentemente na Câmara, a Escola do Legislativo promoveu, em parceria com o Interlegis do Senado Federal, o treinamento O papel do vereador. O curso voltado especialmente aos parlamentares hamburguenses e suas equipes ocorreu no formato virtual, por meio da plataforma Zoom, ao longo desta quinta-feira, dia 04. O curso foi ministrado pelo consultor legislativo do Senado Leonardo Gadelha.

Vereadores participam de formação do Senado Federal - Leia mais…

 Comissão de Constituição, Justiça e Redação faz a primeira reunião da 18ª Legislatura

Comissão de Constituição, Justiça e Redação faz a primeira reunião da 18ª Legislatura

por Tatiane Souza — última modificação 04/02/2021 15h32

4/02/2021 – A primeira reunião de comissões permanentes da 18ª Legislatura foi realizada na tarde desta quarta-feira, 3, com os parlamentares integrantes do grupo de Constituição, Justiça e Redação da Casa. O vereador Gerson Peteffi (MDB) foi eleito presidente, Fernando Lourenço (PDT), relator, e o estreante Gustavo Finck (PP), secretário da comissão. Antes de abrir os trabalhos oficialmente, Peteffi destacou que votará contra qualquer projeto que seja considerado inconstitucional pelo corpo jurídico da Casa. Fernandinho ressaltou a importância da Cojur, da qual participa pelo segundo ano consecutivo, afirmando que deve ser valorizada porque é onde todos os projetos começam a tramitar na Câmara.

Comissão de Constituição, Justiça e Redação faz a primeira reunião da 18ª Legislatura - Leia mais…

Prefeitura leva à aprovação dos vereadores o nome de três novas escolas de educação infantil

Prefeitura leva à aprovação dos vereadores o nome de três novas escolas de educação infantil

por Luís Francisco Caselani — última modificação 04/02/2021 12h09

04/02/2021 – A Prefeitura de Novo Hamburgo encaminhou à Câmara esta semana três projetos de lei que instituem e dão nome a três novas escolas de educação infantil. Os textos serão votados em regime de urgência nas sessões plenárias dos dias 8 e 10 de fevereiro. A celeridade na aprovação dos projetos, de acordo com o presidente Raizer Ferreira (PSDB), deve-se à necessidade de as unidades estarem prontamente estabelecidas para que a Secretaria de Educação possa dar início à contratação de funcionários. As aulas na rede municipal devem ser retomadas no dia 1º de março.

Prefeitura leva à aprovação dos vereadores o nome de três novas escolas de educação infantil - Leia mais…

Moção de apelo ao Tribunal de Justiça para que reverta a decisão no caso do Enzo Gabriel ganha força e assinatura de todo Legislativo

Moção de apelo ao Tribunal de Justiça para que reverta a decisão no caso do Enzo Gabriel ganha força e assinatura de todo Legislativo

por Tatiane Souza — última modificação 03/02/2021 16h40

03/02/2021 – A moção nº 2/2021 de iniciativa dos vereadores Enio Brizola (PT) e Cristiano Coller (PTB), que apela ao Tribunal de Justiça para que reverta a decisão proferida no caso do Enzo Gabriel, também foi aprovada por unanimidade na sessão desta quarta-feira, 3. O texto argumenta que o pequeno Enzo foi diagnosticado com Atrofia Muscular Espinhal (AME) de tipo 1 quando tinha seis meses de idade, enfermidade que o deixa com movimentos fracos, necessitando de suporte de ventilação para respirar. Ele não consegue sustentar o pescoço e não senta sem apoio, além de possuir dificuldades de engolir, tremores na língua, choro e tosse. O tratamento para a referida doença, o Zolgensma, custa cerca de R$ 12 milhões, chamado o remédio mais caro do mundo.

Moção de apelo ao Tribunal de Justiça para que reverta a decisão no caso do Enzo Gabriel ganha força e assinatura de todo Legislativo - Leia mais…

Legislativo destaca projeto social da Universidade Feevale com foco na prevenção da obesidade

Legislativo destaca projeto social da Universidade Feevale com foco na prevenção da obesidade

por Tatiane Souza — última modificação 03/02/2021 16h21

03/02/2021 - A Moção nº 3/2021, de autoria do vereador Gustavo Finck (PP), foi aprovada na sessão desta quarta-feira, 3, por unanimidade. A iniciativa aplaude o projeto social Transforme-se, Inove-se, Movimente-se e Eduque-se para a Saúde (Times), da Universidade Feevale.

Legislativo destaca projeto social da Universidade Feevale com foco na prevenção da obesidade - Leia mais…

Câmara aprova moção que manifesta apoio ao EVTEA do prolongamento da Rodovia BR-448/RS

Câmara aprova moção que manifesta apoio ao EVTEA do prolongamento da Rodovia BR-448/RS

por Tatiane Souza — última modificação 03/02/2021 16h11

03/02/2021 – Os parlamentares aprovaram em votação única e por unanimidade na sessão desta quarta-feira, 3, a Moção nº 1/2021, de autoria dos vereadores Gustavo Finck e Felipe Kuhn Braun, ambos progressistas. Ela manifesta apoio ao EVTEA do prolongamento da Rodovia BR-448/RS para adequação de capacidade com melhorias de segurança e eliminação de pontos críticos da BR 116/RS na região metropolitana de Porto Alegre, criando um contorno rodoviário com início na RS-239 em Novo Hamburgo, passando pela RS-240 em Portão até a BR-448.

Câmara aprova moção que manifesta apoio ao EVTEA do prolongamento da Rodovia BR-448/RS - Leia mais…

Vereadores aprovam realização anual do Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo

Vereadores aprovam realização anual do Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo

por Tatiane Souza — última modificação 03/02/2021 16h03

03/02/2021 – Em 2018, a Câmara de Novo Hamburgo promoveu a primeira edição do Seminário de Desenvolvimento Econômico. Com o objetivo de discutir o cenário internacional, identificar riscos e oportunidades e projetar a construção de um ambiente que favorecesse o empreendedorismo e a inovação produtiva na cidade, a ação foi repetida no ano seguinte. Agora, o evento será integrado ao Calendário Oficial do Município e ganhará uma periodicidade definida em lei. Por iniciativa do vereador Enio Brizola (PT), a Câmara aprovou por unanimidade nesta quarta-feira, 3, em última votação, projeto de lei que estabelece a realização do evento sempre no primeiro semestre de cada ano. Antes de entrar em vigor, a medida ainda depende do aval da prefeita Fátima Daudt.

Vereadores aprovam realização anual do Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo - Leia mais…

Escola do Legislativo e Smed estudam alternativas para manter parceria durante ano letivo atípico

Escola do Legislativo e Smed estudam alternativas para manter parceria durante ano letivo atípico

por Luís Francisco Caselani — última modificação 02/02/2021 19h05

02/02/2021 – Entre 2017 e 2019, a Câmara de Novo Hamburgo organizou junto à Secretaria Municipal de Educação (Smed) as três primeiras edições do projeto Vereador Mirim. Durante o período, a iniciativa levou cerca de 3,5 mil estudantes para dentro do Palácio 5 de Abril em oficinas e palestras educativas que buscavam a aproximação entre a comunidade escolar e o Legislativo. Cancelada em 2020 devido às eleições e à pandemia, a quarta edição ainda está na pauta para este ano, mas a realização depende de como transcorrerá a retomada das aulas presenciais. De qualquer forma, o Legislativo pretende manter a parceria com o Executivo por outros meios. Algumas das propostas idealizadas foram apresentadas em reunião com a gerente de Ensino Fundamental da Smed, Adriane Brevia, na tarde desta terça-feira, 2.

Escola do Legislativo e Smed estudam alternativas para manter parceria durante ano letivo atípico - Leia mais…

Primeira sessão ordinária da nova legislatura tem pauta extensa e criação de comissões especiais

Primeira sessão ordinária da nova legislatura tem pauta extensa e criação de comissões especiais

por Luís Francisco Caselani — última modificação 01/02/2021 21h49

1º/02/2021 – Os 14 vereadores da 18ª Legislatura de Novo Hamburgo se reuniram pela primeira vez em sessão ordinária na noite desta segunda-feira, dia 1º. Além dos discursos de boas-vindas aos novos vereadores e de expectativas para a execução dos mandatos, a plenária também colocou em pauta todo o conteúdo legislativo elaborado durante o recesso parlamentar. Ao todo, foram mais de 200 matérias postas em análise.

Primeira sessão ordinária da nova legislatura tem pauta extensa e criação de comissões especiais - Leia mais…

Seminário de Desenvolvimento Econômico deve se tornar evento anual em Novo Hamburgo

Seminário de Desenvolvimento Econômico deve se tornar evento anual em Novo Hamburgo

por Luís Francisco Caselani — última modificação 01/02/2021 21h43

1º/02/2021 – A primeira sessão ordinária da nova legislatura marcou também a aprovação do primeiro projeto de lei do ano. Elaborado por Enio Brizola (PT) ainda em 2020, o texto consolida a realização de edições anuais do Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo, aos moldes dos eventos promovidos pela Câmara em 2018 e 2019. A ideia é que a atividade passe a integrar o Calendário Oficial do Município e seja organizada sempre no primeiro semestre de cada ano. Embora aprovada por unanimidade nesta segunda-feira, dia 1º, a proposta retorna à pauta nesta quarta, 3, para votação final.

Seminário de Desenvolvimento Econômico deve se tornar evento anual em Novo Hamburgo - Leia mais…

Definida a formação das comissões permanentes para o primeiro ano da legislatura

Definida a formação das comissões permanentes para o primeiro ano da legislatura

por Luís Francisco Caselani — última modificação 01/02/2021 21h38

1º/02/2021 – A primeira sessão ordinária da 18ª Legislatura de Novo Hamburgo, realizada na noite desta segunda-feira, dia 1º, oficializou a composição das oito comissões permanentes da Câmara, bem como do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Após breve reunião no Plenarinho Pedro Thön, as nominatas foram definidas consensualmente. Apenas o presidente do Legislativo, Raizer Ferreira (PSDB), não integrará nenhum colegiado, conforme determinação regimental. Cada grupo é composto por três vereadores, que dividirão entre si, nas próximas semanas, os cargos de presidente, relator e secretário. As formações serão renovadas em 2022.

Definida a formação das comissões permanentes para o primeiro ano da legislatura - Leia mais…

Presidente estima repassar R$ 3 milhões do Orçamento da Câmara para a Prefeitura ao longo de 2021

Presidente estima repassar R$ 3 milhões do Orçamento da Câmara para a Prefeitura ao longo de 2021

por Daniele Silva — última modificação 01/02/2021 17h21

1º/02/2021 – Antes da primeira sessão da Legislatura, o presidente da Câmara, Raizer Ferreira (PSDB), reuniu os vereadores no Plenário na tarde desta segunda-feira, 1º de fevereiro, para apresentar as diretrizes de trabalho estabelecidas pela Mesa Diretora para 2021. O chefe do Legislativo defendeu a unidade da Casa em busca de mais transparência e resultados na prestação de serviços ao cidadão. Como principal meta, Raizer citou a economia de R$ 3 milhões do Orçamento do Legislativo hamburguense. O objetivo é que os valores sejam encaminhados ao longo do ano como indicações parlamentares para investimentos em melhorias na infraestrutura e projetos de escolas e instituições da cidade.

Presidente estima repassar R$ 3 milhões do Orçamento da Câmara para a Prefeitura ao longo de 2021 - Leia mais…

Câmara retoma expediente de oito horas e suspende feriado de carnaval

Câmara retoma expediente de oito horas e suspende feriado de carnaval

por Tatiane Souza — última modificação 01/02/2021 15h46

1º/02/2021 – A partir de 1º de fevereiro, com o fim do recesso parlamentar, a Câmara Municipal de Novo Hamburgo volta a realizar duas sessões plenárias semanais – segundas-feiras, às 18h, e quartas-feiras, às 14h. Além disso, o Legislativo retoma o expediente externo de oito horas diárias. A iniciativa é da Mesa Diretora 2021, integrada pelos vereadores Raizer Ferreira (PSDB), Gerson Peteffi (MDB), Cristiano Coller (PTB) e Semilda dos Santos – Tita (PSDB). As medidas, que incluem ainda a suspensão do feriado de Carnaval, estão previstas em resoluções que estabelecem ainda ações de prevenção e enfrentamento à pandemia do coronavírus.

Câmara retoma expediente de oito horas e suspende feriado de carnaval - Leia mais…

TV Câmara - Coordenador do Setor de Imunização detalha processo de vacinação em Novo Hamburgo

TV Câmara - Coordenador do Setor de Imunização detalha processo de vacinação em Novo Hamburgo

por Tatiane Souza — última modificação 29/01/2021 11h08

29/01/2021 - Em edição especial, o programa Vitalidade traz conversa aprofundada com o enfermeiro coordenador do Setor de Imunização de Novo Hamburgo, Edson Silva. Questões relacionadas à diferença entre as vacinas Oxford/AstraZeneca e CoronaVac administradas pelo município, a importância da chegada dos insumos e as medidas de controle para impedir "fura-filas" foram abordadas. Com apresentação de Tatiane Lopes, o programa foi transmitido pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e está disponível na íntegra na página do Facebook e no canal do YouTube da emissora.

TV Câmara - Coordenador do Setor de Imunização detalha processo de vacinação em Novo Hamburgo - Leia mais…

Moção aplaude iniciativa da Universidade Feevale com foco na prevenção da obesidade

Moção aplaude iniciativa da Universidade Feevale com foco na prevenção da obesidade

por Tatiane Souza — última modificação 29/01/2021 09h23

29/01/2020 – A Moção nº 3/2021, de autoria do vereador Gustavo Finck (PP), começou a tramitar nesta semana na Câmara Municipal de Novo Hamburgo. A iniciativa aplaude o projeto social Transforme-se, Inove-se, Movimente-se e Eduque-se para a Saúde (Times), da Universidade Feevale. No texto, o parlamentar destaca o afinco em desenvolver uma ação que prevê o diagnóstico, avaliação, intervenção e prevenção da obesidade, importante iniciativa para a saúde e qualidade de vida dos moradores das regiões dos vales do Sinos, Paranhana e Caí.

Moção aplaude iniciativa da Universidade Feevale com foco na prevenção da obesidade - Leia mais…

Presidente recebe demandas do Grupo Pensando Novo Hamburgo

Presidente recebe demandas do Grupo Pensando Novo Hamburgo

por Tatiane Souza — última modificação 28/01/2021 17h00

28/01/2020 – O presidente do Legislativo hamburguense, Raizer Ferreira (PSDB), reuniu-se na tarde desta quinta-feira, 28, com integrantes do Grupo Pensando Novo Hamburgo, no Plenarinho da Casa. A pauta abrangeu diversos assuntos, como planejamento familiar, projeto calçada legal, manutenção predial e museu do calçado de Novo Hamburgo. O parlamentar se colocou à disposição para discutir e acompanhar os temas abordados.

Presidente recebe demandas do Grupo Pensando Novo Hamburgo - Leia mais…

 Sala das Margaridas em Novo Hamburgo será inaugurada no final de fevereiro

Sala das Margaridas em Novo Hamburgo será inaugurada no final de fevereiro

por Maíra Kiefer — última modificação 26/01/2021 19h43

26/01/2021 – Para a última semana de fevereiro está programada a inauguração da Sala das Margaridas de Novo Hamburgo, uma estrutura de atendimento 24 horas pleiteada pela comunidade para acolher as vítimas de violência de gênero. Há um ano o Delegado Tarcísio Kaltbach, responsável pela Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), dava a garantia para o Executivo municipal que o projeto poderia ser implantado. A definição da data e os detalhes sobre o funcionamento do espaço humanizado destinado às mulheres vítimas de violência na sede da DPPA foram debatidos em reunião realizada no final da manhã desta terça-feira, dia 26, na Chefia de Polícia, em Porto Alegre. O encontro com a Chefe da Polícia Civil, Nadine Farias Anflor, mobilizou o Legislativo e profissionais envolvidos com o pleito.

Sala das Margaridas em Novo Hamburgo será inaugurada no final de fevereiro - Leia mais…

Raizer e Redecker abordam emendas parlamentares

Raizer e Redecker abordam emendas parlamentares

por Maíra Kiefer — última modificação 26/01/2021 09h09

25/01/2021 - Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 25, o presidente do Legislativo, Raizer Ferreira (PSDB), recebeu em seu gabinete o deputado federal Lucas Redecker (PSDB). As emendas parlamentares que podem ser direcionadas a Novo Hamburgo pautaram o diálogo entre os colegas de partido. Entre as propostas na área da saúde, está a sugestão encaminhada por Redecker com o objetivo de construir o Anexo II do Hospital Municipal.

Raizer e Redecker abordam emendas parlamentares - Leia mais…

TV Câmara - Psicóloga aborda a saúde mental de crianças, adultos e profissionais da saúde em meio a pandemia

TV Câmara - Psicóloga aborda a saúde mental de crianças, adultos e profissionais da saúde em meio a pandemia

por Tatiane Souza — última modificação 22/01/2021 18h24

22/01/2021 - A campanha Janeiro Branco foi tema de conversa com a Coordenadora de Saúde Mental de Dois Irmãos, Luciana Barcellos Fossi, no programa Vitalidade da TV Câmara. Com apresentação de Maíra Kiefer, o bate-papo discutiu os cuidados, os sinais de alerta e o impacto emocional da pandemia durante o ano de 2020, além de trazer dicas para 2021. A conversa foi ao ar dia 19 de janeiro no Canal 16 da Claro/Net e está disponível no Facebook e YouTube da emissora.

TV Câmara - Psicóloga aborda a saúde mental de crianças, adultos e profissionais da saúde em meio a pandemia - Leia mais…

Parlamentar quer regulamentar doações de alimentos excedentes ao consumo humano pelos estabelecimentos comerciais

Parlamentar quer regulamentar doações de alimentos excedentes ao consumo humano pelos estabelecimentos comerciais

por Tatiane Souza — última modificação 28/01/2021 13h21

22/01/2021 – Apesar do recesso, os vereadores da Câmara de Novo Hamburgo protocolaram nesta semana diversas matérias legislativas, dentre elas projetos de lei e moções. Darlan Oliveira (PDT), o parlamentar mais jovem da 18ª Legislatura, é autor da matéria que dispõe sobre doações de alimentos excedentes ao consumo humano pelos estabelecimentos comerciais no Município, evitando desperdício.

Parlamentar quer regulamentar doações de alimentos excedentes ao consumo humano pelos estabelecimentos comerciais - Leia mais…

Escola do Legislativo ofertará no dia 4  treinamento sobre o papel do vereador em parceria com o Interlegis

Escola do Legislativo ofertará no dia 4 treinamento sobre o papel do vereador em parceria com o Interlegis

por Maíra Kiefer — última modificação 26/01/2021 14h25

22/01/2021 - Ao assumir o comando da Câmara Municipal, o novo presidente Raizer Ferreira (PSDB) se propôs a ampliar o diálogo com os servidores com o intuito de conhecer mais a fundo o trabalho desempenhado pelos setores. Na manhã desta sexta-feira, 22, a diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Hagen, apresentou para o chefe do Legislativo a história da instituição voltada à capacitação, criada em 2014, e os projetos desenvolvidos desde o início das atividades, ocorrido no ano seguinte, além das propostas para 2021. Entre as iniciativas para o começo do primeiro semestre, está a realização no dia 4 de fevereiro do treinamento O papel do vereador, ministrado pelo consultor do Senado, Leonardo Gadelha.

Escola do Legislativo ofertará no dia 4 treinamento sobre o papel do vereador em parceria com o Interlegis - Leia mais…

Raizer recebe deputado federal Giovani Feltes em visita institucional

Raizer recebe deputado federal Giovani Feltes em visita institucional

por Maíra Kiefer — última modificação 21/01/2021 19h04

21/01/2021 - O presidente do Legislativo, Raizer Ferreira (PSDB), recebeu no Legislativo hamburguense no final da tarde desta quinta, dia 21, o deputado federal Giovani Feltes (MDB) e o assessor Cleo Lelis Pereira.

Raizer recebe deputado federal Giovani Feltes em visita institucional - Leia mais…

TV Câmara - Oportunidades destaca capacitação gratuita para mulheres empreendedoras, concurso literário e mais de 400 vagas de emprego

TV Câmara - Oportunidades destaca capacitação gratuita para mulheres empreendedoras, concurso literário e mais de 400 vagas de emprego

por Tatiane Souza — última modificação 20/01/2021 12h55

20/01/2021 - No Oportunidades dessa semana, foram anunciadas diversas vagas de emprego de Novo Hamburgo e região, além de mais de 50 cursos com matrículas abertas. Para quem busca trabalho, a lista da Agência Municipal de Emprego de Novo Hamburgo (AME) apresenta 394 vagas disponíveis em diversas áreas de atuação. Sites como "Infojobs" e "Empregos.com.br" possuem listas com centenas de oportunidades divulgadas nos últimos sete dias, tanto para atuação no comércio, quanto indústria e serviços. Os detalhes você confere no programa Oportunidades referente à semana de 18 a 22 de janeiro.

TV Câmara - Oportunidades destaca capacitação gratuita para mulheres empreendedoras, concurso literário e mais de 400 vagas de emprego - Leia mais…

Vacinação contra coronavírus se inicia em Novo Hamburgo

Vacinação contra coronavírus se inicia em Novo Hamburgo

por Maíra Kiefer — última modificação 20/01/2021 18h48

19/01/2021 - Passados 10 meses do primeiro decreto que declarava estado de calamidade pública em Novo Hamburgo, a população volta a acreditar na retomada de uma certa normalidade com o início da vacinação na cidade nesta terça, 19 de janeiro. As 1.982 doses destinadas ao Município chegaram no começo da tarde na sede da Gerência da Vigilância Sanitária, localizada na avenida Marcílio Dias. O trecho foi bloqueado para que um ato simbólico com autoridades e profissionais da área da saúde marcasse o começo da imunização. A médica Bárbara Fior, responsável pela Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Municipal, recebeu a primeira dose sob os olhos atentos e esperançosos de um grupo pequeno de colegas, técnicos, políticos e profissionais da imprensa.

Vacinação contra coronavírus se inicia em Novo Hamburgo - Leia mais…

Raizer e Dilkin propõem parcerias e estreitamento de diálogo entre Legislativos de Novo Hamburgo e Estância Velha

Raizer e Dilkin propõem parcerias e estreitamento de diálogo entre Legislativos de Novo Hamburgo e Estância Velha

por Maíra Kiefer — última modificação 18/01/2021 17h41

18/01/2021 - Os desafios de conduzir o Legislativo, especialmente em um período de pandemia, e as expectativas para valorizar o trabalho parlamentar são preocupações divididas pelos presidentes das Câmaras de Novo Hamburgo, Raizer Ferreira (PSDB), e Estância Velha, João Gabriel Dilkin (PSDB). Em reunião, realizada na manhã desta segunda-feira, 18, os colegas de partido trataram dos potenciais das duas cidades e planos e ações que pretendem implementar durante suas gestões.

Raizer e Dilkin propõem parcerias e estreitamento de diálogo entre Legislativos de Novo Hamburgo e Estância Velha - Leia mais…

Câmara de Novo Hamburgo pode iniciar ano legislativo com cinco comissões especiais

Câmara de Novo Hamburgo pode iniciar ano legislativo com cinco comissões especiais

por Luís Francisco Caselani — última modificação 14/01/2021 18h30

14/01/2021 – As comissões parlamentares ganharam força em Novo Hamburgo na última legislatura devido à intensificação dos trabalhos e uma maior abertura às demandas da população. Além dos oito grupos temáticos permanentes, foram constituídas diferentes frentes parlamentares ao longo dos quatro anos, tratando de assuntos específicos e urgentes. Chamados de comissões especiais, esses colegiados devem permanecer como prática em 2021. Até agora, já foram protocolados cinco pedidos de instalação de grupos de trabalho em áreas como saúde, desenvolvimento econômico, esporte e previdência. Os requerimentos devem ir a votação em plenário na primeira sessão do ano, marcada para 1º de fevereiro.

Câmara de Novo Hamburgo pode iniciar ano legislativo com cinco comissões especiais - Leia mais…

Anúncio de quem conduzirá a Procuradoria da Mulher deve ocorrer no dia 3

Anúncio de quem conduzirá a Procuradoria da Mulher deve ocorrer no dia 3

por Maíra Kiefer — última modificação 15/01/2021 10h29

14/01/2021 – Um panorama do trabalho realizado pela Procuradoria Especial da Mulher e as principais estratégias para 2021 foram tratados, na tarde desta quinta-feira, 14, junto ao novo presidente da Câmara, Raizer Ferreira (PSDB). A vereadora Tita (PSDB), atual procuradora, explicou as ações promovidas até o momento e os principais desafios que a luta pela igualdade de gênero enfrenta na região, especialmente diante das consequências da pandemia e do confinamento, que agravaram os casos de violência e abusos. Na reunião realizada no gabinete da Presidência, abordou-se a data do anúncio de quem ficará à frente do órgão no próximo biênio e da apresentação em plenário do relatório de atividades e prestação de contas de 2020.

Anúncio de quem conduzirá a Procuradoria da Mulher deve ocorrer no dia 3 - Leia mais…

Premiação da Câmara para destaques do esporte hamburguense pode eternizar o nome de Vitão Körbes

Premiação da Câmara para destaques do esporte hamburguense pode eternizar o nome de Vitão Körbes

por Luís Francisco Caselani — última modificação 14/01/2021 17h25

14/01/2021 – Embora ainda em recesso parlamentar, os novos membros da Câmara de Novo Hamburgo já apresentaram mais de 30 matérias legislativas desde o início do ano, entre projetos, requerimentos, moções, indicações e pedidos de providências. Um dos vereadores mais ativos nesse começo de mandato, o estreante Gustavo Finck (PP) é responsável por 12 desses encaminhamentos. Uma de suas propostas, numerada como o primeiro projeto de decreto legislativo do ano, promove ajustes na concessão da Medalha Mérito Esportivo, condecoração criada em 2001 pela Câmara para homenagear o sucesso de atletas hamburguenses. Uma das principais alterações é a vinculação do nome de Victor Hugo Körbes à premiação. Bicampeão mundial de punhobol pela Sociedade Ginástica, Vitão faleceu em dezembro do ano passado, aos 67 anos, em decorrência de complicações causadas pela Covid-19.

Premiação da Câmara para destaques do esporte hamburguense pode eternizar o nome de Vitão Körbes - Leia mais…

Presidente da Câmara debate pauta cultural com diretores da Orquestra de Sopros de NH

Presidente da Câmara debate pauta cultural com diretores da Orquestra de Sopros de NH

por Jaime Freitas — última modificação 12/01/2021 17h23

12/01/2021 – O presidente da Câmara Municipal de Novo Hamburgo, Raizer Ferreira (PSDB), recebeu na tarde desta terça-feira, 12, diretores da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo (OSNH). Na reunião, realizada no Plenarinho da Casa, foram debatidas pautas de interesse cultural, como a implantação de um conservatório de música na cidade e a criação de um fundo patrimonial para a manutenção da orquestra.

Presidente da Câmara debate pauta cultural com diretores da Orquestra de Sopros de NH - Leia mais…

Raizer reitera intenção de devolver em parcelas trimestrais ao Executivo os valores não utilizados do Orçamento da Câmara

Raizer reitera intenção de devolver em parcelas trimestrais ao Executivo os valores não utilizados do Orçamento da Câmara

por Maíra Kiefer — última modificação 11/01/2021 21h13

11/01/2021 - Acompanhado dos integrantes da Mesa Diretora, o novo presidente do Legislativo, Raizer Ferreira (PSDB), reuniu-se nesta segunda-feira, 11, com os coordenadores e gerentes responsáveis pelos setores da Câmara para estabelecer algumas diretrizes do trabalho para 2021 e reafirmar sua intenção de devolver ao Executivo valor não utilizado do Orçamento da Casa ao longo do ano. Em 2020, o montante foi de quase R$ 3 milhões redestinados à Prefeitura. Após diálogo com o responsável técnico pela parte financeira, ficou estabelecido que os repasses poderão ser realizados trimestralmente, sendo a destinação apontada pelos vereadores, aos moldes de emendas parlamentares. A ideia é que as aplicações dos recursos sejam estabelecidas por meio de projeto de lei e de ajustes à Lei Orçamentária Anual (LOA).

Raizer reitera intenção de devolver em parcelas trimestrais ao Executivo os valores não utilizados do Orçamento da Câmara - Leia mais…

Primeiro projeto de lei da nova legislatura propõe o fim do uso de agrotóxicos em Novo Hamburgo

Primeiro projeto de lei da nova legislatura propõe o fim do uso de agrotóxicos em Novo Hamburgo

por Luís Francisco Caselani — última modificação 06/01/2021 15h28

06/01/2021 – Os vereadores de Novo Hamburgo tomaram posse no dia 1º de janeiro e já deram início a seus trabalhos legislativos. O primeiro projeto de lei do novo grupo de parlamentares foi protocolado nesta segunda-feira, 4. Enio Brizola (PT) aproveitou o primeiro dia útil do ano para apresentar proposta que proíbe a produção, a comercialização e o uso de quaisquer tipos de agrotóxicos na cidade. A ideia é que a medida seja aplicada tanto à produção agrícola quanto à pecuária, ao extrativismo e ao manejo de recursos naturais. O projeto inicia sua tramitação na Casa a partir da leitura de sua ementa na primeira sessão do ano, marcada para 1º de fevereiro.

Primeiro projeto de lei da nova legislatura propõe o fim do uso de agrotóxicos em Novo Hamburgo - Leia mais…

Câmara Municipal foi sanitizada para garantir maior segurança à comunidade

Câmara Municipal foi sanitizada para garantir maior segurança à comunidade

por Tatiane Souza — última modificação 06/01/2021 15h00

06/01/2021 – O Legislativo hamburguense foi sanitizado contra o coronavírus no final do ano para que a Casa em 2021 pudesse receber os vereadores, os servidores e o público com maior segurança. Por medida de cautela, a desinfecção dos ambientes incluíram Plenário, Plenarinho, saguão, salas administrativas e gabinetes parlamentares. A empresa responsável pela atividade é a Ecoinset – Saúde Ambiental. O produto utilizado é a base de quaternário de amônia de 5ª geração, que não resulta em resíduos ou provoca alergia.

Câmara Municipal foi sanitizada para garantir maior segurança à comunidade - Leia mais…

Vereadores entregam título de Mulher Cidadã no final de 2020

Vereadores entregam título de Mulher Cidadã no final de 2020

por Tatiane Souza — última modificação 04/01/2021 16h42

04/01/2021 – No final do mês de novembro e em dezembro, foi a vez dos então vereadores Rafael Lucas (PDT), Inspetor Luz (MDB), Patricia Beck (PP), Fernando Lourenço (PDT) e Felipe Kuhn Braun (PP) entregarem o título de Mulher Cidadã de Novo Hamburgo. A pandemia do novo coronavírus adiou em praticamente oito meses a concessão da honraria. Programada para ocorrer em 26 de março, primeiros dias da vigência do Decreto de Calamidade Pública no Município, a solenidade foi um dos primeiros eventos do calendário anual da Câmara a precisar ser postergado. A premiação ocorreu em um formato adaptado às atuais condições de prevenção à Covid-19. Seguindo protocolo de sanitização e cuidados para evitar a propagação e contágio, os parlamentares entregaram certificados emoldurados e flores para as homenageadas em suas residências ou locais de trabalho.

Vereadores entregam título de Mulher Cidadã no final de 2020 - Leia mais…

Raizer Ferreira é eleito presidente da Câmara de Novo Hamburgo para 2021

Raizer Ferreira é eleito presidente da Câmara de Novo Hamburgo para 2021

por Luís Francisco Caselani — última modificação 01/01/2021 23h03

1º/01/2021 – Após a cerimônia de posse dos novos vereadores de Novo Hamburgo, realizada na tarde desta sexta-feira, dia 1º, a Câmara deu início à escolha dos quatro parlamentares que comporão sua Mesa Diretora em 2021. Raizer Ferreira (PSDB) foi eleito por unanimidade o primeiro presidente da 18ª Legislatura. A chapa única teve como vice o emedebista Gerson Peteffi, que volta a ocupar uma das duas cadeiras mais altas na hierarquia legislativa do município pelo terceiro ano consecutivo. O primeiro-secretário Cristiano Coller (PTB) e a segunda-secretária Tita (PSDB) completam o quarteto.

Raizer Ferreira é eleito presidente da Câmara de Novo Hamburgo para 2021 - Leia mais…

Prefeita Fátima Daudt toma posse para seu segundo mandato em solenidade na Câmara

Prefeita Fátima Daudt toma posse para seu segundo mandato em solenidade na Câmara

por Luís Francisco Caselani — última modificação 01/01/2021 18h20

1º/01/2021 – Além dos novos vereadores, a prefeita Fátima Daudt (PSDB) e seu vice, Márcio Lüders (MDB), também tomaram posse em cerimônia realizada no Plenário da Câmara na tarde desta sexta-feira, dia 1º de janeiro. Primeira mulher eleita para chefiar o Poder Executivo em Novo Hamburgo, a tucana repetiu o feito de 2016 e garantiu sua recondução ao cargo. Após prestar juramento diante dos parlamentares durante a sessão solene, a prefeita seguiu ao Centro Administrativo Leopoldo Petry para oficializar o início de seu segundo mandato.

Prefeita Fátima Daudt toma posse para seu segundo mandato em solenidade na Câmara - Leia mais…

Posse dos novos vereadores dá início à 18ª Legislatura de Novo Hamburgo

Posse dos novos vereadores dá início à 18ª Legislatura de Novo Hamburgo

por Luís Francisco Caselani — última modificação 01/01/2021 18h05

1º/01/2021 – Empenhar o mandato no combate à corrupção e à intolerância, na defesa da cidadania, da liberdade e da vida digna e na construção da democracia e da igualdade social. Foi com esse juramento que os 14 vereadores da 18ª Legislatura de Novo Hamburgo tomaram posse oficialmente na tarde desta sexta-feira, 1º de janeiro. A cerimônia também marcou a renovação do mandato da prefeita Fátima Daudt (PSDB), agora acompanhada pelo vice Márcio Lüders (MDB), e a eleição da Mesa Diretora para 2021, que será presidida por Raizer Ferreira (PSDB). A primeira sessão ordinária do ano está prevista para o dia 1º de fevereiro.

Posse dos novos vereadores dá início à 18ª Legislatura de Novo Hamburgo - Leia mais…

Prefeita, vice-prefeito e vereadores serão empossados no dia 1º de janeiro

Prefeita, vice-prefeito e vereadores serão empossados no dia 1º de janeiro

por Luís Francisco Caselani — última modificação 18/12/2020 18h03

21/12/2020 – Diplomados na última semana pelo Cartório Eleitoral, a prefeita reeleita Fátima Daudt, o novo vice-prefeito Márcio Lüders e os 14 vereadores que comporão a 18ª Legislatura de Novo Hamburgo tomarão posse oficialmente em sessão solene da Câmara no dia 1º de janeiro. Devido aos cuidados com a pandemia, a cerimônia não será aberta ao público. Além dos protagonistas, apenas servidores do Legislativo terão acesso ao Palácio 5 de Abril. A restrição será abrandada em caso de retorno à bandeira laranja, quando será autorizada a presença de um familiar por eleito. Com início previsto para as 16h, a solenidade poderá ser acompanhada ao vivo pela TV Câmara, com transmissão pelo canal 16 da Claro/Net e pelo youtube.com/TVCamaraNH.

Prefeita, vice-prefeito e vereadores serão empossados no dia 1º de janeiro - Leia mais…

TV Câmara - Dezembro Vermelho é o assunto do último Vitalidade em 2020

TV Câmara - Dezembro Vermelho é o assunto do último Vitalidade em 2020

por Tatiane Souza — última modificação 19/12/2020 11h01

19/12/2020 - Na última edição do Vitalidade deste ano foi abordado o tema Dezembro Vermelho - mês de prevenção ao vírus HIV e à Aids. A entrevista foi realizada virtualmente com o biomédico Leandro da Silva, que é também patologista clínico e mestre em virologia. O vídeo já está disponível na TV Câmara canal 16 da claro/net, no Facebook e no canal do Youtube da emissora.

TV Câmara - Dezembro Vermelho é o assunto do último Vitalidade em 2020 - Leia mais…

Prefeita e novos vereadores são diplomados no Plenário da Câmara

Prefeita e novos vereadores são diplomados no Plenário da Câmara

por Jaime Freitas — última modificação 18/12/2020 21h15

18/12/2020 – Em um evento diferenciado e com restrições, em razão do recrudescimento da pandemia causada pelo novo coronavírus e da vigência da bandeira vermelha, foi realizada na noite desta sexta-feira, 18, a cerimônia de diplomação da prefeita reeleita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, do novo vice-prefeito, Márcio Lüders, e dos 14 vereadores que comporão a 18ª Legislatura do município. A atividade, sob coordenação do Cartório da 76ª Zona Eleitoral, foi realizada no Plenário da Câmara, sob os trabalhos do Juiz Coordenador da Diplomação em Novo Hamburgo, Alexandre Kosby Boeira, do Promotor Eleitoral da 076ª Zona Eleitoral, Alessandro Salazar Rossato, e da Chefe do Cartório Eleitoral de Novo Hamburgo, Angela Hartmann Schneider Menezes.

Prefeita e novos vereadores são diplomados no Plenário da Câmara - Leia mais…

TV Câmara – Último Oportunidades do ano destaca mais de 360 vagas de emprego disponíveis na região

TV Câmara – Último Oportunidades do ano destaca mais de 360 vagas de emprego disponíveis na região

por Tatiane Souza — última modificação 17/12/2020 14h49

17/12/2020 – No programa Oportunidades desta semana foram anunciadas diversas vagas de emprego aqui na região. A Agência Municipal de Emprego de Novo Hamburgo (AME) está com 364 vagas de emprego abertas. O Senac está contratando auxiliar administrativo para atuar em Novo Hamburgo. Também há vaga para atendente de farmácia anunciada pela Oniz Distribuidora – o local de trabalho fica no centro de Novo Hamburgo e pertence à rede Minha Farma. Os detalhes você confere no Oportunidades de 14 a 18 de dezembro, a última edição do programa em 2020.

TV Câmara – Último Oportunidades do ano destaca mais de 360 vagas de emprego disponíveis na região - Leia mais…

TV Câmara transmitirá ao vivo a diplomação da prefeita e dos novos vereadores nesta sexta

TV Câmara transmitirá ao vivo a diplomação da prefeita e dos novos vereadores nesta sexta

por Luís Francisco Caselani — última modificação 16/12/2020 15h43

16/12/2020 – O Cartório da 76ª Zona Eleitoral diplomará nesta sexta-feira, 18, a prefeita reeleita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, o novo vice-prefeito, Márcio Lüders, e os 14 vereadores que comporão a 18ª Legislatura do município. O evento, com início programado para as 18h, será realizado no Plenário da Câmara. Em virtude da pandemia e da vigência da bandeira vermelha, a cerimônia não será aberta ao público. No entanto, a TV Câmara transmitirá o evento ao vivo e com exclusividade pelo canal 16 da Claro/Net e pelo youtube.com/TVCamaraNH.

TV Câmara transmitirá ao vivo a diplomação da prefeita e dos novos vereadores nesta sexta - Leia mais…

Câmara aprova parcelamento de nova dívida da Prefeitura com o Ipasem

Câmara aprova parcelamento de nova dívida da Prefeitura com o Ipasem

por Luís Francisco Caselani — última modificação 14/12/2020 23h07

14/12/2020 – Por 9 votos a 4, os vereadores hamburguenses aprovaram nesta segunda-feira, 14, em dois turnos, projeto de lei que autoriza a Prefeitura a parcelar débitos com o Ipasem correspondentes à contribuição patronal para a assistência à saúde de seus servidores ativos, inativos e pensionistas. A nova dívida tem origem em repasses não realizados entre os meses de janeiro e novembro de 2020. O saldo devedor, estimado em quase R$ 11 milhões, será pago ao longo de 20 anos. De acordo com o Executivo, a medida tem o objetivo de equalizar as contas do Município, afetadas pela queda na arrecadação devido à pandemia. Esse é o quinto pedido de parcelamento ou reparcelamento de dívidas com o instituto de previdência dos servidores municipais nos últimos quatro anos.

Câmara aprova parcelamento de nova dívida da Prefeitura com o Ipasem - Leia mais…

Sessão dupla encerra atividades da 17ª Legislatura de Novo Hamburgo

Sessão dupla encerra atividades da 17ª Legislatura de Novo Hamburgo

por Luís Francisco Caselani — última modificação 14/12/2020 23h08

14/12/2020 – Após quatro anos de intenso trabalho, a 17ª Legislatura de Novo Hamburgo chegou às suas sessões plenárias derradeiras na noite desta segunda-feira, 14. A partir de quarta, a Câmara entra em recesso parlamentar, que será interrompido no dia 1º de janeiro para a posse da prefeita reeleita Fátima Daudt e dos novos vereadores. Os atuais, alguns dos quais permanecerão para o próximo quadriênio, encerraram suas atividades legislativas com uma sequência de duas sessões: uma ordinária e outra extraordinária. Os cinco projetos analisados ao longo da noite elevam para 287 o número de novas leis aprovadas nos últimos quatro anos.

Sessão dupla encerra atividades da 17ª Legislatura de Novo Hamburgo - Leia mais…

Mantido veto a proposta que obrigava agências bancárias a divulgar serviços essenciais gratuitos

Mantido veto a proposta que obrigava agências bancárias a divulgar serviços essenciais gratuitos

por Luís Francisco Caselani — última modificação 14/12/2020 22h46

14/12/2020 – Por 9 votos a 5, os vereadores hamburguenses acolheram veto integral apresentado pelo Executivo ao Substitutivo nº 4/2020, proposto por Raul Cassel (MDB). O texto obrigava agências e instituições financeiras da cidade a afixar informativos sobre o direito de seus clientes a serviços bancários essenciais sem custos. De acordo com a matéria, os estabelecimentos divulgariam trecho da Resolução nº 3.919/2010 do Banco Central do Brasil que proíbe a cobrança de taxas. Com a manutenção do veto, a proposta será arquivada.

Mantido veto a proposta que obrigava agências bancárias a divulgar serviços essenciais gratuitos - Leia mais…

Prefeitura de Novo Hamburgo poderá contratar até 660 professores temporários

Prefeitura de Novo Hamburgo poderá contratar até 660 professores temporários

por Luís Francisco Caselani — última modificação 14/12/2020 23h08

14/12/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou dois projetos de lei na noite desta segunda-feira, 14, que autorizam a contratação emergencial de professores. A primeira matéria, voltada para suprir o afastamento de servidores licenciados, prevê o chamamento de até 280 docentes de educação infantil e ensino fundamental. A segunda proposição oportuniza a contratação de até 380 professores para as novas escolas de educação infantil que serão inauguradas no município e para preencher lacunas abertas por aposentadorias e exonerações. Os profissionais serão recrutados mediante seleção pública simplificada, constante de credenciamento e títulos. Os contratos terão duração de um ano, podendo ser prorrogados por igual período.

Prefeitura de Novo Hamburgo poderá contratar até 660 professores temporários - Leia mais…

Novo Hamburgo aprova nova regulamentação para o serviço de táxi

Novo Hamburgo aprova nova regulamentação para o serviço de táxi

por Luís Francisco Caselani — última modificação 14/12/2020 23h10

14/12/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade em dois turnos na noite desta segunda-feira, 14, projeto de lei do Executivo que revisa integralmente a regulamentação sobre o serviço de táxi na cidade. O texto traz alterações quanto ao tempo máximo da delegação para que o motorista exerça a atividade, estabelecido em 35 anos, permite a transferência da outorga para herdeiros ou terceiros e detalha direitos de taxistas e passageiros. Além disso, a matéria retira a possibilidade de exploração do serviço por pessoas jurídicas. As novas autorizações serão concedidas por processo licitatório exclusivamente para pessoas físicas, sejam profissionais autônomos ou microempreendedores individuais.

Novo Hamburgo aprova nova regulamentação para o serviço de táxi - Leia mais…

Prefeitura encaminha pedido de parcelamento de novos valores devidos ao Ipasem

Prefeitura encaminha pedido de parcelamento de novos valores devidos ao Ipasem

por Luís Francisco Caselani — última modificação 11/12/2020 13h02

11/12/2020 – Deve ir a votação na próxima segunda-feira, 14, em regime de urgência, projeto de lei protocolado pelo Executivo hamburguense que autoriza o parcelamento de débitos assistenciais referentes aos meses de janeiro a novembro de 2020. O saldo devedor, estimado em quase R$ 11 milhões, será pago ao longo de 20 anos. De acordo com o Executivo, a medida tem o objetivo de equalizar as contas do Município, afetadas pela queda da arrecadação devido à pandemia. Esse é o quinto pedido de parcelamento ou reparcelamento de dívidas com o Ipasem nos últimos quatro anos.

Prefeitura encaminha pedido de parcelamento de novos valores devidos ao Ipasem - Leia mais…

Prefeitura propõe nova regulamentação para o serviço de táxi em Novo Hamburgo

Prefeitura propõe nova regulamentação para o serviço de táxi em Novo Hamburgo

por Luís Francisco Caselani — última modificação 10/12/2020 17h00

10/12/2020 – Um dos cinco projetos de lei do Executivo que serão votados em regime de urgência na próxima segunda-feira, 14, revisa integralmente a regulamentação sobre o serviço de táxi na cidade. O texto traz alterações quanto ao tempo máximo da delegação para que o motorista exerça a atividade, estabelecido em 35 anos, permite a transferência da outorga para herdeiros ou terceiros e detalha direitos de taxistas e passageiros. Além disso, a matéria retira a possibilidade de exploração do serviço por pessoas jurídicas. As novas autorizações serão concedidas por processo licitatório exclusivamente para pessoas físicas, sejam profissionais autônomos ou microempreendedores individuais. A nova regulamentação foi tema de audiência pública realizada em outubro na Fenac.

Prefeitura propõe nova regulamentação para o serviço de táxi em Novo Hamburgo - Leia mais…

 TV Câmara - Dermatologista alerta sobre os perigos da exposição solar sem proteção

TV Câmara - Dermatologista alerta sobre os perigos da exposição solar sem proteção

por Tatiane Souza — última modificação 10/12/2020 17h10

10/12/2020 – Em alusão ao Dezembro Laranja, o Vitalidade está reprisando o programa sobre prevenção ao câncer de pele. O câncer de pele corresponde a cerca de 33% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil, o que pode ser apontado como cerca de 185 mil novos casos por ano segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A entrevista foi realizada com a dermatologista Fátima Helena Maldaner Sertorio, que também trouxe importantes dicas de como manter pele, cabelos e unhas saudáveis durante o verão.

TV Câmara - Dermatologista alerta sobre os perigos da exposição solar sem proteção - Leia mais…

TV Câmara: Programa traz dicas de cursos e vagas de emprego na região

TV Câmara: Programa traz dicas de cursos e vagas de emprego na região

por Tatiane Souza — última modificação 09/12/2020 13h56

09/12/2020 - No Oportunidades desta semana foram anunciadas diversas vagas de emprego aqui na região. Dentre elas destacamos as oferecidas pela Agência Municipal de Emprego de NH (AME), que está com 194 vagas de emprego abertas. As lojas Quero-Quero também estão contratando auxiliar de estoque para atuar no segundo Centro de Distribuição da rede em Sapiranga, e há vaga disponível para atendente de SAC na Carparts, empresa do ramo automotivo. Os detalhes você confere no Oportunidades – 30 de novembro a 01 de dezembro.

TV Câmara: Programa traz dicas de cursos e vagas de emprego na região - Leia mais…

Comissão de Justiça e Redação faz última reunião do ano

Comissão de Justiça e Redação faz última reunião do ano

por Tatiane Souza — última modificação 08/12/2020 17h07

08/12/2020 – Os membros da Comissão de Constituição, Justiça e Redação do Legislativo hamburguense reuniram-se pela última vez no ano de 2020 na tarde desta segunda-feira, 7, para deliberar sobre tramitações de vetos e projetos. O grupo é formado por Raul Cassel (MDB), presidente, que também se despede neste ano das funções parlamentares, Cristiano Coller (PTB), secretário, e Felipe Kuhn Braun (PP), relator. Na próxima segunda-feira, 14, a partir das 18h, será realizada a última sessão plenária ordinária desta legislatura.

Comissão de Justiça e Redação faz última reunião do ano - Leia mais…

Prefeitura apresenta projetos de lei prevendo a contratação temporária de até 660 professores

Prefeitura apresenta projetos de lei prevendo a contratação temporária de até 660 professores

por Luís Francisco Caselani — última modificação 08/12/2020 19h51

08/12/2020 – A Prefeitura de Novo Hamburgo encaminhou à Câmara na última sexta-feira, 4, dois projetos de lei que autorizam a contratação emergencial de professores. A primeira matéria, voltada para suprir o afastamento de servidores licenciados, prevê o chamamento de até 280 docentes de educação infantil e ensino fundamental. A segunda proposição oportuniza a contratação de até 380 professores para as novas escolas de educação infantil que serão inauguradas no município e para preencher lacunas abertas por aposentadorias e exonerações. Os profissionais serão recrutados mediante seleção pública simplificada, constante de credenciamento e títulos. Os contratos terão duração de um ano, podendo ser prorrogados por igual período. Como entraram com pedido de urgência, os projetos devem ir a votação já na próxima segunda-feira, 14.

Prefeitura apresenta projetos de lei prevendo a contratação temporária de até 660 professores - Leia mais…

Novo Hamburgo aprova orçamento de mais de R$ 1,3 bilhão no próximo ano

Novo Hamburgo aprova orçamento de mais de R$ 1,3 bilhão no próximo ano

por Luís Francisco Caselani — última modificação 07/12/2020 20h47

07/12/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou nesta segunda-feira, 7, em dois turnos, projeto do Executivo que estabelece a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2021. O texto estima receita e especifica despesas dos órgãos da Administração Direta e Indireta, bem como do Legislativo. A peça prevê valores totais para o próximo ano de R$ 1.320.284.160,00, orientando a aplicação dos recursos em programas e atividades. Assim como nos últimos anos, vereadores e Prefeitura entraram em acordo quanto ao encaminhamento de emendas. Ao todo, 13 parlamentares movimentaram R$ 840 mil, endereçando recursos para auxiliar o trabalho de escolas e entidades. Apenas Patricia Beck (PP) não apresentou indicações. A progressista também foi a única a votar contra o projeto de lei.

Novo Hamburgo aprova orçamento de mais de R$ 1,3 bilhão no próximo ano - Leia mais…

Jornal NH recebe homenagem por seus 60 anos de fundação

Jornal NH recebe homenagem por seus 60 anos de fundação

por Daniele Silva — última modificação 08/12/2020 15h57

04/12/2020 – As seis décadas de circulação do Jornal NH foram lembradas pelo Legislativo hamburguense na tarde desta quinta-feira, 3 de dezembro. A solenidade, marcada para a sessão plenária do dia 25 de março, não foi realizada em função da pandemia do novo coronavírus. Ainda seguindo as restrições sanitárias, o proponente, vereador Raul Cassel (MDB), esteve na sede do Grupo Sinos para marcar a homenagem.

Jornal NH recebe homenagem por seus 60 anos de fundação - Leia mais…

Prefeitura veta prorrogação do prazo para regularização de edificações com isenção de multa

Prefeitura veta prorrogação do prazo para regularização de edificações com isenção de multa

por Luís Francisco Caselani — última modificação 03/12/2020 14h52

03/12/2020 – A Prefeitura de Novo Hamburgo decidiu vetar proposta aprovada pela Câmara que amplia até março de 2021 a data-limite para que contribuintes regularizem seus imóveis junto ao Município sem o pagamento de multas. O prazo atual, conforme o Programa de Regularização de Edificações instituído no ano passado, encerrou-se no final de setembro. A sugestão de prorrogação partiu do vereador Enio Brizola (PT) em razão dos impactos financeiros da pandemia. No entanto, o Executivo argumenta que a matéria é inconstitucional por tratar da organização administrativa do Município. Nesses casos, a iniciativa seria de competência exclusiva da prefeita.

Prefeitura veta prorrogação do prazo para regularização de edificações com isenção de multa - Leia mais…

Orçamento anual será votado na próxima semana

Orçamento anual será votado na próxima semana

por Daniele Silva — última modificação 01/12/2020 15h36

01/12/2020 – A Lei Orçamentária Anual (LOA) estima receita e especifica despesas dos órgãos da Administração Direta e Indireta, bem como do Legislativo, e orienta os investimentos a serem realizados pela Prefeitura. Cabe aos vereadores analisar e aprovar a peça, que prevê o montante de R$ 1,3 bilhão para 2021. Após parecer favorável da Comissão de Finanças (Cofin) da Câmara, a matéria está apta para votação em plenário. Em virtude da classificação de Novo Hamburgo como bandeira vermelha no modelo de Distanciamento Controlado do governo do Estado, a votação em segundo turno ocorrerá em sessão extraordinária ainda na segunda-feira, 7 de dezembro.

Orçamento anual será votado na próxima semana - Leia mais…

Programa Oportunidades traz ofertas de vagas para a região

Programa Oportunidades traz ofertas de vagas para a região

por Tatiane Souza — última modificação 01/12/2020 13h54

1/12/2020 - No Oportunidades desta semana foram anunciadas diversas vagas de emprego aqui na região. A Agência Municipal de Emprego de NH (AME) está com 191 vagas de emprego abertas. As lojas Quero-Quero estão contratando conferente para atuar no Centro de Distribuição da rede em Sapiranga. Também há vaga para consultor de atendimento na Espaço Laser, unidade do Shopping Bourbon, no centro de Novo Hamburgo. Os detalhes você confere no Oportunidades – 30 de novembro a 4 de dezembro.

Programa Oportunidades traz ofertas de vagas para a região - Leia mais…

Vereador relata situação da dívida da prefeitura com o Ipasem

Vereador relata situação da dívida da prefeitura com o Ipasem

por Jaime Freitas — última modificação 30/11/2020 21h21

30/11/2020 – O secretário municipal da Fazenda, Betinho dos Reis (PSD), tomou posse como vereador na sessão plenária desta segunda-feira, 30, na ausência justificada da vereadora Patricia Beck (PP), da qual é suplente. Betinho usou a tribuna para expor a situação do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Novo Hamburgo - Ipasem, detalhando a história da dívida, sua evolução e os riscos de perda da capacidade de investimento da Prefeitura de Novo Hamburgo. Atualmente, o déficit atuarial acumulado do instituto é de R$ 1,5 bilhão.

Vereador relata situação da dívida da prefeitura com o Ipasem - Leia mais…

Novo Hamburgo atualiza Código Tributário conforme nova regra federal para recolhimento de ISSQN

Novo Hamburgo atualiza Código Tributário conforme nova regra federal para recolhimento de ISSQN

por Jaime Freitas — última modificação 30/11/2020 20h58

30/11/2020 – O Governo Federal sancionou em setembro novas regras para o recolhimento do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) em operações de arrendamento mercantil (leasing), planos de saúde e médico-veterinários e administração de fundos, consórcios, cartões de crédito e débito, carteiras de clientes e cheques pré-datados. A partir de 2023, o direito ao tributo caberá ao município do consumidor do serviço, e não mais à cidade-sede do prestador. Nesta segunda-feira, 30, a Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade em dois turnos a atualização do Código Tributário do Município de acordo com as novas alterações.

Novo Hamburgo atualiza Código Tributário conforme nova regra federal para recolhimento de ISSQN - Leia mais…

Vereadores acolhem veto a projeto de lei que previa atendimento prioritário para pessoas em tratamento médico

Vereadores acolhem veto a projeto de lei que previa atendimento prioritário para pessoas em tratamento médico

por Jaime Freitas — última modificação 30/11/2020 21h01

30/11/2020 – Por 11 votos a 3, a Câmara de Novo Hamburgo acatou nesta segunda-feira, 30, veto integral apresentado pela Prefeitura ao Projeto de Lei nº 19/2020. Proposto por Inspetor Luz (MDB), o texto garantia prioridade em repartições públicas municipais e estabelecimentos bancários e comerciais para pessoas que utilizassem bolsa de colostomia ou que estivessem em tratamento de quimioterapia, radioterapia ou hemodiálise. Além do autor, apenas os vereadores Enio Brizola (PT) e Felipe Kuhn Braun (PP) foram contrários ao arquivamento da matéria.

Vereadores acolhem veto a projeto de lei que previa atendimento prioritário para pessoas em tratamento médico - Leia mais…

Rua projetada na divisa com Campo Bom levará o nome do pediatra Josué Scherer

Rua projetada na divisa com Campo Bom levará o nome do pediatra Josué Scherer

por Jaime Freitas — última modificação 30/11/2020 20h42

30/11/2020 – Uma via pública que ligará a avenida dos Municípios à rua Octávio Oscar Bender, no limite com Campo Bom, será nomeada em homenagem ao pediatra Josué Leandro Scherer, falecido em agosto de 2019. Natural de Novo Hamburgo, Scherer atuou profissionalmente na cidade por quase cinco décadas. A indicação, proposta por Raul Cassel (MDB), foi aprovada por unanimidade pelos demais vereadores em dois turnos na noite desta segunda-feira, 30.

Rua projetada na divisa com Campo Bom levará o nome do pediatra Josué Scherer - Leia mais…

Seminário de Desenvolvimento Econômico pode se tornar evento anual em Novo Hamburgo

Seminário de Desenvolvimento Econômico pode se tornar evento anual em Novo Hamburgo

por Luís Francisco Caselani — última modificação 28/11/2020 10h59

26/11/2020 – Em 2018, a Câmara de Novo Hamburgo promoveu a primeira edição do Seminário de Desenvolvimento Econômico. Com o objetivo de discutir o cenário internacional, identificar riscos e oportunidades e projetar a construção de um ambiente que favoreça o empreendedorismo e a inovação produtiva na cidade, a ação foi repetida no ano seguinte. Agora, o vereador Enio Brizola (PT) propõe que o evento passe a integrar o Calendário Oficial do Município e seja realizado periodicamente no primeiro semestre de cada ano.

Seminário de Desenvolvimento Econômico pode se tornar evento anual em Novo Hamburgo - Leia mais…

Emília Sauer: cidadã de Novo Hamburgo que mudou o cenário da cultura regional

Emília Sauer: cidadã de Novo Hamburgo que mudou o cenário da cultura regional

por Maíra Kiefer — última modificação 27/11/2020 12h31

25/11/2020 - O último ato público de uma pianista não pode prescindir de um palco e de aplausos. As palmas para a carreira de Emília Margret Sauer ouvidas nesta quarta, 25, no Plenário da Casa do Povo foram o desfecho do momento solene que marcou a entrega do Título de Cidadã de Novo Hamburgo de 2020. Um ano atípico assim como a trajetória da professora, que, aos 98 anos, revelou que a homenagem sela sua contribuição para a vida artística da cidade. Ela não estava presente ao Legislativo, mas acompanhou remotamente, por meio da transmissão da TV Câmara, os relatos e agradecimentos por suas contribuições.

Emília Sauer: cidadã de Novo Hamburgo que mudou o cenário da cultura regional - Leia mais…

Procuradora da Mulher destaca luta da Rede Lilás nos avanços pelos direitos às cidadãs em Novo Hamburgo

Procuradora da Mulher destaca luta da Rede Lilás nos avanços pelos direitos às cidadãs em Novo Hamburgo

por Maíra Kiefer — última modificação 25/11/2020 17h56

25/11/2020 - Ao subir à tribuna, neste 25 de novembro, a vereadora Tita (PSDB) lamentou a existência de uma data para marcar um direito inquestionável de qualquer ser humano: não ser vítima de violência. A parlamentar relatou a história por trás desse marco feminista. “O Dia Internacional da Luta contra a Violência à Mulher foi escolhido para homenagear as irmãs Minerva, Patria e María Teresa Mirabal, dominicanas, que ficaram conhecidas como Las Mariposas. Elas se opuseram à ditadura de Rafael Leônidas Trujillo, sendo assassinadas em 25 de novembro de 1960”, explicou. Desde lá, a luta iniciada por tantas mulheres ao redor do mundo é barrada por aqueles que se sentem contrariados e que acreditam que é possível silenciar a voz do outro com agressões, coerção e morte. “No Brasil, a cada 7 horas uma mulher é vítima de feminicídio”, apontou a vereadora.

Procuradora da Mulher destaca luta da Rede Lilás nos avanços pelos direitos às cidadãs em Novo Hamburgo - Leia mais…

Novo Hamburgo deve ter novo Código de Posturas

Novo Hamburgo deve ter novo Código de Posturas

por Maíra Kiefer — última modificação 25/11/2020 16h53

25/11/2020 – Ainda falta o aval da prefeita Fátima Daudt, mas Novo Hamburgo está muito próxima de renovar seu Código de Posturas. A peça atualizada, construída pelo vereador Raul Cassel (MDB), revisa integralmente legislação em vigor desde 1954. Com conteúdo mais conciso, claro e condizente com as necessidades atuais, o texto foi aprovado por unanimidade em plenário na tarde desta quarta-feira, 25. Como a matéria recebeu emenda do vereador Inspetor Luz (MDB), uma nova sessão ainda deve ratificar a redação final do projeto antes de seu envio ao Executivo.

Novo Hamburgo deve ter novo Código de Posturas - Leia mais…

Aprovado programa para instalação de cisternas em novas edificações

Aprovado programa para instalação de cisternas em novas edificações

por Maíra Kiefer — última modificação 25/11/2020 16h51

25/11/2020 – Após dois pedidos de vista entre os dois turnos de votação, os vereadores de Novo Hamburgo voltaram a aprovar por unanimidade nesta quarta-feira, 25, a criação de um programa de captação de águas pluviais no município. Na prática, o projeto de lei apresentado por Enio Brizola (PT) determina que novas residências com área construída igual ou superior a 200 metros quadrados sejam equipadas de cisternas, recebendo a água da chuva a partir de canalizações conectadas aos telhados, coberturas ou terraços. A obrigação também se aplica a empreendimentos multifamiliares e demais imóveis não residenciais com área construída igual ou superior a 300 metros quadrados. A proposta será enviada para a análise do Executivo, que poderá transformá-la em lei ou vetá-la.

Aprovado programa para instalação de cisternas em novas edificações - Leia mais…

Câmara aprova regulamentação dos food trucks em Novo Hamburgo

Câmara aprova regulamentação dos food trucks em Novo Hamburgo

por Maíra Kiefer — última modificação 25/11/2020 16h47

25/11/2020 – Os vereadores hamburguenses voltaram a aprovar por unanimidade nesta quarta-feira, 25, projeto de lei assinado por Fernando Lourenço (PDT) que regulamenta a venda de alimentos e bebidas em áreas públicas e privadas da cidade operada por food trucks. Conforme a matéria, o Executivo deverá definir os pontos liberados para o comércio, respeitando uma distância mínima das feiras livres já regulamentadas. A exploração da atividade só será permitida mediante a apresentação de alvará municipal.

Câmara aprova regulamentação dos food trucks em Novo Hamburgo - Leia mais…

Encontro anual de carros rebaixados fará parte do calendário de eventos de Novo Hamburgo

Encontro anual de carros rebaixados fará parte do calendário de eventos de Novo Hamburgo

por Maíra Kiefer — última modificação 25/11/2020 16h38

25/11/2020 – Por iniciativa do vereador Cristiano Coller (PTB), o calendário oficial de Novo Hamburgo terá data reservada na segunda quinzena de maio para o evento anual Baixos e Baixos. A proposta foi aprovada em votação final na tarde desta quarta-feira, 25, e será agora encaminhada para a sanção da prefeita Fátima Daudt. Organizado por entusiastas há seis anos, o encontro de carros rebaixados reúne adultos e crianças na Fenac.

Encontro anual de carros rebaixados fará parte do calendário de eventos de Novo Hamburgo - Leia mais…

Espetáculos musicais financiados pelo Município terão shows de abertura definidos por processo seletivo

Espetáculos musicais financiados pelo Município terão shows de abertura definidos por processo seletivo

por Maíra Kiefer — última modificação 25/11/2020 16h35

25/11/2020 – Os vereadores hamburguenses voltaram a aprovar por unanimidade nesta quarta-feira, 25, projeto assinado pelo presidente Gerson Peteffi (MDB) que modifica e revoga a Lei Municipal nº 2.624/2013. O novo texto determina que a Prefeitura priorize a contratação de artistas locais para a abertura de espetáculos musicais financiados integralmente pelos cofres municipais. A escolha ocorrerá mediante processo seletivo.

Espetáculos musicais financiados pelo Município terão shows de abertura definidos por processo seletivo - Leia mais…

Maio Roxo será dedicado à conscientização sobre doenças inflamatórias intestinais

Maio Roxo será dedicado à conscientização sobre doenças inflamatórias intestinais

por Maíra Kiefer — última modificação 25/11/2020 16h33

25/11/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta quarta-feira, 25, em última votação, projeto de lei do vereador Enio Brizola (PT) propondo a criação do Dia Municipal dos Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais. A data escolhida, 19 de maio, acompanha mobilização mundial em torno do tema. Para ampliar o debate e conscientizar a sociedade civil, o texto também estabelece a instituição do Maio Roxo, com atividades informativas ao longo de todo o mês. A matéria agora será enviada para análise da prefeita Fátima Daudt.

Maio Roxo será dedicado à conscientização sobre doenças inflamatórias intestinais - Leia mais…

Código Tributário do Município deve acompanhar nova regra federal para recolhimento de ISSQN

Código Tributário do Município deve acompanhar nova regra federal para recolhimento de ISSQN

por Luís Francisco Caselani — última modificação 28/11/2020 11h02

25/11/2020 – No final de setembro, o Governo Federal sancionou lei complementar definindo novas regras para o recolhimento do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) em operações de arrendamento mercantil (leasing), planos de saúde e médico-veterinários e administração de fundos, consórcios, cartões de crédito e débito, carteiras de clientes e cheques pré-datados. A partir de 2023, o direito ao tributo caberá ao município do consumidor do serviço, e não mais à cidade-sede do prestador. Para estender as alterações à legislação municipal, a Prefeitura de Novo Hamburgo entregou à Câmara este mês projeto de lei incluindo as modificações no Código Tributário do Município. O texto deve ser analisado pelas comissões parlamentares antes de ir a votação em plenário.

Código Tributário do Município deve acompanhar nova regra federal para recolhimento de ISSQN - Leia mais…

Após oito meses, títulos de Mulher Cidadã começam a ser entregues

Após oito meses, títulos de Mulher Cidadã começam a ser entregues

por Maíra Kiefer — última modificação 24/11/2020 22h31

24/11/2020 - A pandemia do novo coronavírus adiou em praticamente oito meses a concessão dos títulos de Mulher Cidadã de Novo Hamburgo. Programada para ocorrer em 26 de março, primeiros dias da vigência do Decreto de Calamidade Pública no Município, a solenidade foi um dos primeiros eventos do calendário anual da Câmara a precisar ser postergada. A retomada da premiação ocorreu na última sexta-feira, 20, em um formato adaptado às atuais condições de prevenção à Covid-19. Seguindo protocolo de sanitização e cuidados para evitar a propagação e contágio, os vereadores Raul Cassel (MDB), Sergio Hanich (MDB), Tita (PSDB) e Vladi Lourenço (PSDB) entregaram certificados emoldurados e flores para as homenageadas em suas residências ou locais de trabalho. Na segunda-feira, 21, foi a vez dos vereadores Enio Brizola (PT) e Gabriel Chassot (PSDB) prestarem a homenagem às suas escolhidas.

Após oito meses, títulos de Mulher Cidadã começam a ser entregues - Leia mais…

Câmara aprova novo Código de Posturas do Município

Câmara aprova novo Código de Posturas do Município

por Jaime Freitas — última modificação 28/11/2020 10h56

23/11/2020 – Um texto enxuto, conciso e claro, condizente com os costumes atuais e despido de dispositivos obsoletos. É o que propõe o vereador Raul Cassel (MDB) com a revisão integral do Código de Posturas do Município, aprovada por unanimidade em primeiro turno nesta segunda-feira, 23. O novo conteúdo revoga a lei vigente, publicada originalmente em 1954, bem como suas alterações e algumas normas correlatas. Os quase 300 artigos da peça jurídica atual são condensados e reduzidos a 65. A matéria descreve medidas de polícia administrativa, definindo as relações entre munícipes e poder público.

Câmara aprova novo Código de Posturas do Município - Leia mais…

Projeto aprovado define processo seletivo para abertura de shows pagos pelo Município com prioridade para artistas locais

Projeto aprovado define processo seletivo para abertura de shows pagos pelo Município com prioridade para artistas locais

por Jaime Freitas — última modificação 23/11/2020 20h29

23/11/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade na noite desta segunda-feira, 23, em primeira votação, projeto de lei assinado pelo vereador Gerson Peteffi (MDB) que modifica e revoga a Lei Municipal nº 2.624/2013. O novo texto determina que a Prefeitura priorize a contratação de artistas locais para a abertura de espetáculos musicais financiados integralmente pelos cofres municipais. A escolha ocorrerá mediante processo seletivo.

Projeto aprovado define processo seletivo para abertura de shows pagos pelo Município com prioridade para artistas locais - Leia mais…

Proposta de regulamentação dos food trucks é aprovada em primeiro turno

Proposta de regulamentação dos food trucks é aprovada em primeiro turno

por Jaime Freitas — última modificação 23/11/2020 19h49

23/11/2020 – Os vereadores hamburguenses aprovaram por unanimidade nesta segunda-feira, 23, projeto de lei assinado por Fernando Lourenço (PDT) que regulamenta a venda de alimentos e bebidas em áreas públicas e privadas da cidade operada por food trucks. Conforme a matéria, o Executivo deverá definir os pontos liberados para o comércio, respeitando uma distância mínima das feiras livres já regulamentadas. A exploração da atividade só será permitida mediante a apresentação de alvará municipal. O texto deve ser novamente analisado em plenário para votação em segundo turno nesta quarta-feira, dia 25.

Proposta de regulamentação dos food trucks é aprovada em primeiro turno - Leia mais…

Vereadores aprovam mês de conscientização sobre doenças inflamatórias intestinais

Vereadores aprovam mês de conscientização sobre doenças inflamatórias intestinais

por Jaime Freitas — última modificação 23/11/2020 19h37

23/11/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta segunda-feira, 23, projeto de lei do vereador Enio Brizola (PT) propondo a criação do Dia Municipal dos Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais. A data escolhida, 19 de maio, acompanha mobilização mundial em torno do tema. Para ampliar o debate e conscientizar a sociedade civil, o texto também estabelece a instituição do Maio Roxo, com atividades informativas ao longo de todo o mês. A matéria deve ser novamente analisada nesta quarta, dia 25.

Vereadores aprovam mês de conscientização sobre doenças inflamatórias intestinais - Leia mais…

Câmara aprova inclusão de evento de carros rebaixados no calendário da cidade

Câmara aprova inclusão de evento de carros rebaixados no calendário da cidade

por Jaime Freitas — última modificação 23/11/2020 19h40

23/11/2020 – Por iniciativa do vereador Cristiano Coller (PTB), o calendário oficial de Novo Hamburgo poderá ter data reservada na segunda quinzena de maio para o evento anual Baixos e Baixos. A proposta foi aprovada em primeiro turno na noite desta segunda-feira, 23, e deve passar por nova votação em plenário antes de seguir para a análise da prefeita Fátima Daudt. Organizado por entusiastas há seis anos, o encontro de carros rebaixados reúne adultos e crianças na Fenac com o foco na desmitificação sobre o interesse por esses automóveis.

Câmara aprova inclusão de evento de carros rebaixados no calendário da cidade - Leia mais…

Título de Cidadã de Novo Hamburgo será concedido a Emília Sauer em ato solene virtual

Título de Cidadã de Novo Hamburgo será concedido a Emília Sauer em ato solene virtual

por Maíra Kiefer — última modificação 19/11/2020 18h30

19/11/2020 - A entrega da mais importante honraria conferida pela Câmara Municipal de Novo Hamburgo terá em 2020 duas singularidades. Diferentemente de outros anos, em que o Plenário ficava repleto de parentes e admiradores para acompanhar a concessão do Título de Cidadão de Novo Hamburgo, a outorga para a professora e pianista Emília Margret Sauer será realizada na próxima quarta-feira, 25, a partir das 14h, em um ato solene virtual durante parte do Expediente da sessão plenária.

Título de Cidadã de Novo Hamburgo será concedido a Emília Sauer em ato solene virtual - Leia mais…

Vereadores reapresentam projeto de lei proibindo o consumo de cigarro em praças e parques de Novo Hamburgo

Vereadores reapresentam projeto de lei proibindo o consumo de cigarro em praças e parques de Novo Hamburgo

por Luís Francisco Caselani — última modificação 17/11/2020 14h59

17/11/2020 – Voltou a tramitar este mês na Câmara de Novo Hamburgo projeto de lei assinado pelos vereadores Gerson Peteffi (MDB) e Nor Boeno (PTB) que proíbe o consumo de cigarros, charutos e outros produtos fumígenos em praças, parques e demais locais ao ar livre destinados à prática esportiva e ao lazer. Os autores sustentam que o objetivo é proteger os espaços contra o risco de incêndios e resguardar os cidadãos presentes dos malefícios da fumaça. O texto já havia sido apresentado pelos parlamentares em 2019, mas foi retirado para adequações. A matéria deverá ser analisada por quatro comissões permanentes antes de seguir a plenário.

Vereadores reapresentam projeto de lei proibindo o consumo de cigarro em praças e parques de Novo Hamburgo - Leia mais…

Câmara suspende sessão da próxima quarta devido à bandeira vermelha

Câmara suspende sessão da próxima quarta devido à bandeira vermelha

por Daniele Silva — última modificação 17/11/2020 12h26

17/11/2020 – Depois de dois meses, Novo Hamburgo volta a ser classificado como bandeira vermelha no modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado. O mapa definitivo da 28ª semana foi divulgado na tarde desta segunda-feira, dia 16, pelo Gabinete de Crise do Executivo gaúcho e aponta sete regiões em vermelho. Em função disso, o Legislativo hamburguense não realizará sessão ordinária nesta quarta, 18. A próxima plenária acontecerá na segunda-feira, 23 de novembro.

Câmara suspende sessão da próxima quarta devido à bandeira vermelha - Leia mais…

Segmento cultural de Novo Hamburgo receberá reforço federal de R$ 1,6 milhão

Segmento cultural de Novo Hamburgo receberá reforço federal de R$ 1,6 milhão

por Jaime Freitas — última modificação 16/11/2020 19h51

16/11/2020 – O Legislativo hamburguense voltou a aprovar por unanimidade nesta segunda-feira, 16, a abertura de crédito adicional extraordinário para a acomodação de recursos da União direcionados ao setor cultural da cidade. O montante de pouco mais de R$ 1,6 milhão será acrescido ao Orçamento do Município e utilizado na manutenção de espaços artísticos e culturais e na realização de editais e chamamentos públicos para a aquisição de bens e serviços vinculados ao segmento. O projeto é de autoria do Executivo.

Segmento cultural de Novo Hamburgo receberá reforço federal de R$ 1,6 milhão - Leia mais…

Novo Hamburgo reelege Fátima Daudt e renova seis cadeiras na Câmara de Vereadores

Novo Hamburgo reelege Fátima Daudt e renova seis cadeiras na Câmara de Vereadores

por Luís Francisco Caselani — última modificação 16/11/2020 19h37

16/11/2020 – O aniversário da Proclamação da República foi marcado por eleições municipais em todo o Brasil. Em Novo Hamburgo, mais de 126 mil pessoas foram às urnas. Primeira mulher eleita para chefiar o Executivo na cidade, Fátima Daudt (PSDB) conquistou 45,33% dos votos válidos e repetiu o feito de 2016. A coligação liderada pela tucana também arrebatou dez das 14 cadeiras da Câmara. O destaque na corrida pelo Legislativo, no entanto, ficou para uma das quatro vagas restantes. Felipe Kuhn Braun (PP) obteve 4.041 votos e ponteou a disputa. Caberá ao vereador, que já presidiu o Parlamento em 2018, comandar a solenidade de posse dos 14 integrantes da Câmara e da prefeita Fátima Daudt no próximo dia 1º de janeiro.

Novo Hamburgo reelege Fátima Daudt e renova seis cadeiras na Câmara de Vereadores - Leia mais…

TV Câmara – Endocrinologista fala sobre prevenção ao Diabetes

TV Câmara – Endocrinologista fala sobre prevenção ao Diabetes

por Tatiane Souza — última modificação 13/11/2020 09h51

13/11/2020 – Com a chegada do mês de novembro, dois importantes temas entram em pauta: a saúde do homem e a prevenção ao diabetes. Em alusão ao Novembro Azul, o Vitalidade desta semana abordou o segundo tema, essa doença que muitos conhecem como açúcar no sangue. A entrevista foi com médica Bruna Nogueira Würdig, endocrinologista e metabologista com ênfase em obesidade e emagrecimento, doenças da tireoide, diabetes e distúrbios hormonais.

TV Câmara – Endocrinologista fala sobre prevenção ao Diabetes - Leia mais…

Proposta de orçamento para o próximo ano estima mais de R$ 1,3 bilhão de receita

Proposta de orçamento para o próximo ano estima mais de R$ 1,3 bilhão de receita

por Luís Francisco Caselani — última modificação 12/11/2020 15h57

12/11/2020 – A Prefeitura de Novo Hamburgo entregou à Câmara no final de outubro sua proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2021. O projeto estima receita e especifica despesas dos órgãos da Administração Direta e Indireta, bem como do Legislativo. A peça prevê valores totais para o próximo ano de R$ 1.320.284.160,00, discriminando a aplicação dos recursos em programas e atividades. O texto foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação em reunião na tarde de quarta-feira, 11. As mais de 200 páginas de anexo ainda serão tema de parecer da Comissão de Finanças. O projeto deve ir a votação em plenário na primeira quinzena de dezembro. A LOA orientará o primeiro ano de atuação da gestão escolhida pelos eleitores hamburguenses neste domingo, dia 15.

Proposta de orçamento para o próximo ano estima mais de R$ 1,3 bilhão de receita - Leia mais…

Sem faturamento há oito meses, casas de festas voltam a pedir apoio do Município

Sem faturamento há oito meses, casas de festas voltam a pedir apoio do Município

por Luís Francisco Caselani — última modificação 11/11/2020 17h02

11/11/2020 – As casas de festas e eventos de Novo Hamburgo foram fortemente impactadas pelas restrições inerentes à pandemia do novo coronavírus. O segmento está com as atividades suspensas desde o dia 15 de março. Em outubro, o Governo do Estado chegou a publicar decretos permitindo o retorno de eventos infantis e sociais em cidades com vigência das bandeiras amarela ou laranja. No entanto, de acordo com o empresário Serafim de Souza Neto, os limites de público estabelecidos no protocolo inviabilizam a operação. Representando estabelecimentos do ramo, o cidadão participou da sessão da Câmara nesta quarta-feira, 11, para pedir o apoio do Município.

Sem faturamento há oito meses, casas de festas voltam a pedir apoio do Município - Leia mais…

Moção repudia decisão judicial no caso da jovem Mari Ferrer

Moção repudia decisão judicial no caso da jovem Mari Ferrer

por Luís Francisco Caselani — última modificação 11/11/2020 16h14

11/11/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta quarta-feira, 11, moção de repúdio à decisão da 3ª Vara Criminal de Florianópolis sobre o suposto caso de estupro da promotora de eventos Mariana Ferrer, de 23 anos. O texto, proposto pelo vereador Enio Brizola (PT), critica não apenas o resultado do julgamento, mas a condução do processo. A absolvição do empresário André de Camargo Aranha, acusado de estuprar a jovem durante uma festa na capital catarinense em dezembro de 2018, causou mobilização nas redes sociais.

Moção repudia decisão judicial no caso da jovem Mari Ferrer - Leia mais…

Proposta de modernização do Código de Posturas tem votação adiada

Proposta de modernização do Código de Posturas tem votação adiada

por Luís Francisco Caselani — última modificação 11/11/2020 16h06

11/11/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo apreciaria nesta quarta-feira, 11, em primeiro turno, substitutivo apresentado por Raul Cassel (MDB) que revisa integralmente o Código de Posturas do Município. No entanto, a vereadora Patricia Beck (PP) solicitou o adiamento da votação em dez dias. Com isso, o texto começará a ser analisado apenas no dia 23. A matéria descreve medidas de polícia administrativa, definindo as relações entre munícipes e poder público.

Proposta de modernização do Código de Posturas tem votação adiada - Leia mais…

Câmara aprova reforço federal de R$ 1,6 milhão para a cultura de Novo Hamburgo

Câmara aprova reforço federal de R$ 1,6 milhão para a cultura de Novo Hamburgo

por Luís Francisco Caselani — última modificação 11/11/2020 15h49

11/11/2020 – Os vereadores hamburguenses aprovaram por unanimidade nesta quarta-feira, 11, a abertura de crédito adicional extraordinário para a acomodação de recursos da União direcionados ao segmento cultural da cidade. O montante de pouco mais de R$ 1,6 milhão será acrescido ao Orçamento do Município e utilizado na manutenção de espaços artísticos e culturais e na realização de editais e chamamentos públicos para a aquisição de bens e serviços vinculados ao setor. O projeto, encaminhado pelo Executivo, deve ser novamente analisado na próxima segunda-feira, dia 16.

Câmara aprova reforço federal de R$ 1,6 milhão para a cultura de Novo Hamburgo - Leia mais…

Comissões liberam proposta de modernização do Código de Posturas para votação em plenário

Comissões liberam proposta de modernização do Código de Posturas para votação em plenário

por Daniele Silva — última modificação 10/11/2020 16h45

10/11/2020 – O Código de Posturas do Município de Novo Hamburgo apresenta medidas referentes às relações entre o Poder Público local e os cidadãos. Em vigor desde 1954, a lei traz uma série de obrigatoriedades que já não se justificam mais nos dias de hoje. Em função disso, o vereador Raul Cassel (MDB) apresentou projeto para modernizar e reunir diversas normas correlatas, instituindo uma nova legislação. A matéria, analisada pelas comissões de Obras, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana (Coosp) e de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa do Consumidor (Codir) nesta segunda, dia 9, deverá ingressar na Ordem do Dia da sessão desta quarta-feira, 11 de novembro.

Comissões liberam proposta de modernização do Código de Posturas para votação em plenário - Leia mais…

Apoio de R$ 1,6 milhão para a cultura será votado nesta quarta

Apoio de R$ 1,6 milhão para a cultura será votado nesta quarta

por Daniele Silva — última modificação 10/11/2020 14h41

10/11/2020 – A comissão de Competitividade, Economia, Finanças, Orçamento e Planejamento (Cofin) reuniu-se na tarde desta segunda-feira, dia 9, para deliberar sobre o projeto de lei da Prefeitura que abre crédito adicional extraordinário para a acomodação de recursos da União direcionados ao setor cultural. O montante de pouco mais de R$ 1,6 milhão será acrescido ao Orçamento do Município e utilizado como subsídio para manutenção de espaços culturais, como recurso para desenvolvimento e criação de projetos artísticos e como premiação para trajetória nas artes. Após análise da Cofin e da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, a matéria entrará na pauta da sessão desta quarta-feira, dia 11.

Apoio de R$ 1,6 milhão para a cultura será votado nesta quarta - Leia mais…

Câmara homenageia restaurante Dom Capone por sua trajetória

Câmara homenageia restaurante Dom Capone por sua trajetória

por Tatiane Souza — última modificação 09/11/2020 20h48

09/11/2020 – O Restaurante Dom Capone completou 10 anos neste ano e recebeu homenagem da Câmara Municipal na tarde desta segunda-feira, 9. Em função da pandemia do coronavírus, o reconhecimento aconteceu de forma simbólica no gabinete do presidente Gerson Peteffi (MDB), proponente da ação. O empresário Romário Cover, dono do empreendimento, representou a família na solenidade.

Câmara homenageia restaurante Dom Capone por sua trajetória - Leia mais…

Agências bancárias de Novo Hamburgo deverão divulgar a gratuidade dos serviços essenciais

Agências bancárias de Novo Hamburgo deverão divulgar a gratuidade dos serviços essenciais

por Maíra Kiefer — última modificação 09/11/2020 20h48

09/11/2020 – Os vereadores hamburguenses voltaram a aprovar por unanimidade nesta segunda-feira, 9, proposta apresentada por Raul Cassel (MDB) que obriga agências e instituições financeiras da cidade a afixarem informativos sobre o direito de seus clientes a serviços bancários essenciais sem custos. De acordo com a matéria, os estabelecimentos deverão divulgar trecho da Resolução nº 3.919/2010 do Banco Central do Brasil que proíbe taxas sobre a prestação desses serviços. O texto ainda depende do aval da prefeita Fátima Daudt para virar lei.

Agências bancárias de Novo Hamburgo deverão divulgar a gratuidade dos serviços essenciais - Leia mais…

Aprovado novo pedido de vistas a projeto que trata de programa para instalação de cisternas

Aprovado novo pedido de vistas a projeto que trata de programa para instalação de cisternas

por Maíra Kiefer — última modificação 10/11/2020 11h05

09/11/2020 – Pela segunda vez, o Projeto de Lei nº 13/2020, de autoria de Enio Brizola (PT), teve pedido de vistas de 15 dias aprovado pelo Plenário. A extensão da análise da matéria foi solicitada pelo vereador Fernando Lourenço (PDT). Anteriormente, Raul Cassel (MDB) havia proposto o mesmo período para se deter ao conteúdo.

Aprovado novo pedido de vistas a projeto que trata de programa para instalação de cisternas - Leia mais…

Câmara acolhe veto a proposta de redução temporária de ISSQN

Câmara acolhe veto a proposta de redução temporária de ISSQN

por Maíra Kiefer — última modificação 09/11/2020 20h11

09/11/2020 – Por 11 votos a 3, o Legislativo hamburguense decidiu acatar o veto integral da Prefeitura a projeto de lei complementar que reduzia a alíquota do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para determinadas categorias até o final do ano. Embora tenha sido elaborada por seu próprio corpo jurídico, o Executivo optou por não levar a proposta adiante devido a uma incerteza legal levantada por ofício do Ministério Público Eleitoral. Como o projeto já havia sido aprovado pela Câmara, o órgão precisou encaminhar mensagem de veto. Apenas os vereadores Patrícia Beck (PP), Felipe Kuhn Braun (PP) e Enio Brizola (PT) foram contrários ao arquivamento do projeto. A votação ocorreu durante a sessão desta segunda-feira, 9.

Câmara acolhe veto a proposta de redução temporária de ISSQN - Leia mais…

Alteração em lei municipal permite doação de diferentes tipos de combustível para manutenção dos serviços da Apae

Alteração em lei municipal permite doação de diferentes tipos de combustível para manutenção dos serviços da Apae

por Maíra Kiefer — última modificação 09/11/2020 20h01

09/11/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo voltou a aprovar por unanimidade nesta segunda-feira, 9, um ajuste no texto da Lei Municipal nº 47/1989. A norma oportuniza a doação mensal de 500 litros de gasolina para a manutenção do trabalho da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) na cidade. A alteração aprovada é de que o Executivo também possa disponibilizar, dentro do limite de litragem, outros tipos de combustível. O proponente Fernando Lourenço (PDT) lembra que, além de automóveis de passeio, a entidade utiliza vans e caminhonetes, veículos movidos a diesel.

Alteração em lei municipal permite doação de diferentes tipos de combustível para manutenção dos serviços da Apae - Leia mais…

Moção enaltece projeto de lei federal que libera aposentado na ativa de contribuir para a Previdência

Moção enaltece projeto de lei federal que libera aposentado na ativa de contribuir para a Previdência

por Maíra Kiefer — última modificação 09/11/2020 20h05

09/11/2020 – O deputado federal Capitão Alberto Neto, do Amazonas, apresentou projeto de lei propondo que o cidadão aposentado que permanecer ou retornar ao mercado de trabalho não precise mais contribuir para o Regime Geral de Previdência Social. Hoje, o desconto na remuneração é obrigatório. Favorável ao projeto, o vereador Raul Cassel (MDB) elaborou moção de apoio à iniciativa. O texto foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Novo Hamburgo na noite desta segunda-feira, 9.

Moção enaltece projeto de lei federal que libera aposentado na ativa de contribuir para a Previdência - Leia mais…

Projeto propõe que Câmara adote novo modelo de prestação de contas

Projeto propõe que Câmara adote novo modelo de prestação de contas

por Luís Francisco Caselani — última modificação 09/11/2020 12h40

09/11/2020 – O vereador Sergio Hanich (MDB) apresentou projeto de resolução no final de outubro estabelecendo que a Câmara de Novo Hamburgo adote o método Demonstrativo Contábil do Cidadão (DCC) para a apresentação de suas receitas e despesas. Serjão defende que o modelo facilita o acesso e concede maior transparência aos gastos públicos. A proposta deve ser analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (Cojur) antes de ir a plenário.

Projeto propõe que Câmara adote novo modelo de prestação de contas - Leia mais…

Tribuna Popular volta a ser usada após oito meses de interrupção

Tribuna Popular volta a ser usada após oito meses de interrupção

por Daniele Silva — última modificação 04/11/2020 16h39

04/11/2020 - O cidadão Cláudio José Martins utilizou a Tribuna Popular durante a sessão desta quarta-feira, dia 4, para agradecer por trabalho realizado pela secretaria de Obras de Novo Hamburgo, que havia sido solicitado pelo vereador Sergio Hanich (MDB). O hamburguense também homenageou Waldemiro Claudino Peteffi pelo auxílio dado a ele e ao seu irmão Jorge há quase cinco décadas. Martins foi o primeiro a utilizar o espaço na sessão desde o início da pandemia. O local e o microfone foram higienizados, obedecendo aos cuidados sanitários necessários para se evitar a propagação do Coronavírus.

Tribuna Popular volta a ser usada após oito meses de interrupção - Leia mais…

Adiada votação de projeto para regulamentação dos food trucks

Adiada votação de projeto para regulamentação dos food trucks

por Daniele Silva — última modificação 04/11/2020 18h10

04/11/2020 – Por solicitação de Felipe Kuhn Braun (PP), foi adiada por mais 15 dias a votação de projeto de lei assinado por Fernando Lourenço (PDT) que regulamenta o comércio de alimentos e bebidas em áreas públicas e privadas da cidade operado por food trucks. A proposta já havia entrado em pauta na sessão de 19 de outubro, mas teve pedido de vista da vereadora Patricia Beck (PP). Após a nova prorrogação do prazo para análise, a matéria retorna automaticamente à Ordem do Dia de 23 de novembro.

Adiada votação de projeto para regulamentação dos food trucks - Leia mais…

Vereadores aprovam divulgação de serviços essenciais gratuitos em agências bancárias

Vereadores aprovam divulgação de serviços essenciais gratuitos em agências bancárias

por Daniele Silva — última modificação 04/11/2020 16h07

04/11/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta quarta-feira, 4, proposta apresentada pelo vereador Raul Cassel (MDB) que obriga agências e instituições financeiras da cidade a afixarem informativos sobre o direito de seus clientes a serviços bancários essenciais sem custos. De acordo com a matéria, os estabelecimentos deverão divulgar trecho da Resolução nº 3.919/2010 do Banco Central do Brasil que proíbe taxas sobre a prestação desses serviços. O texto deve ser novamente analisado na próxima segunda-feira, dia 9.

Vereadores aprovam divulgação de serviços essenciais gratuitos em agências bancárias - Leia mais…

Projeto aprovado busca facilitar serviços prestados pela Apae

Projeto aprovado busca facilitar serviços prestados pela Apae

por Daniele Silva — última modificação 04/11/2020 16h15

04/11/2020 – Por iniciativa do vereador Fernando Lourenço (PDT), a Câmara de Novo Hamburgo aprovou nesta quarta-feira, 4, em primeiro turno, um ajuste no texto da Lei Municipal nº 47/1989. A norma oportuniza a doação mensal de 500 litros de gasolina para a manutenção do trabalho da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Novo Hamburgo. A proposta do pedetista é que o Executivo também possa disponibilizar, dentro do limite de litragem, outros tipos de combustível. O parlamentar lembra que, além de automóveis de passeio, a entidade utiliza vans e caminhonetes, veículos movidos a diesel.

Projeto aprovado busca facilitar serviços prestados pela Apae - Leia mais…

Cojur aprova apoio financeiro de R$ 1,6 milhão para a cultura de Novo Hamburgo

Cojur aprova apoio financeiro de R$ 1,6 milhão para a cultura de Novo Hamburgo

por Luís Francisco Caselani — última modificação 29/10/2020 16h15

29/10/2020 – A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara de Novo Hamburgo (Cojur) aprovou nesta quarta-feira, 28, a tramitação de projeto de lei da Prefeitura que abre crédito adicional extraordinário para a acomodação de recursos da União direcionados ao segmento cultural da cidade. O montante de pouco mais de R$ 1,6 milhão será acrescido ao Orçamento do Município e utilizado na manutenção de espaços artísticos e culturais e na realização de editais e chamamentos públicos para a aquisição de bens e serviços vinculados ao setor. O projeto ainda será submetido à análise da Comissão de Finanças antes de ir a votação em plenário.

Cojur aprova apoio financeiro de R$ 1,6 milhão para a cultura de Novo Hamburgo - Leia mais…

Moção pede agilidade nos diagnósticos e tratamentos contra o câncer

Moção pede agilidade nos diagnósticos e tratamentos contra o câncer

por Luís Francisco Caselani — última modificação 28/10/2020 17h13

28/10/2020 – A redução nos índices de internação pela Covid-19 levou a Secretaria da Saúde do Estado a discutir a retomada integral dos atendimentos médicos no Rio Grande do Sul. Em razão da demanda reprimida na área de oncologia, o órgão já iniciou diálogo com prestadores de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) para priorizar consultas especializadas para pacientes com câncer. Ciente dos anseios de grande parte da comunidade, o médico e vereador Gerson Peteffi (MDB) reforçou o pedido pela retomada dos diagnósticos e tratamentos contra a doença. Moção de apelo apresentada pelo parlamentar foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Novo Hamburgo nesta quarta-feira, 28.

Moção pede agilidade nos diagnósticos e tratamentos contra o câncer - Leia mais…

Pessoas em tratamento médico específico poderão ter atendimento prioritário em Novo Hamburgo

Pessoas em tratamento médico específico poderão ter atendimento prioritário em Novo Hamburgo

por Luís Francisco Caselani — última modificação 28/10/2020 17h20

28/10/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo voltou a aprovar por unanimidade nesta quarta-feira, 28, projeto de lei que garante prioridade em repartições públicas municipais e estabelecimentos bancários e comerciais da cidade para pessoas que utilizem bolsa de colostomia ou que estejam em tratamento de quimioterapia, radioterapia ou hemodiálise. A proposta do vereador Inspetor Luz (MDB) depende agora do aval da prefeita Fátima Daudt para entrar em vigor.

Pessoas em tratamento médico específico poderão ter atendimento prioritário em Novo Hamburgo - Leia mais…

Câmara aprova prorrogação do prazo para regularização de edificações sem pagamento de multa

Câmara aprova prorrogação do prazo para regularização de edificações sem pagamento de multa

por Luís Francisco Caselani — última modificação 28/10/2020 17h17

28/10/2020 – Em setembro de 2019, Novo Hamburgo instituiu o Programa de Regularização de Edificações. A iniciativa viabiliza a adequação de imóveis construídos em desacordo com o Plano Diretor ou sem aprovação de projetos arquitetônicos mediante o recolhimento de taxas, multas e eventuais compensações pecuniárias. O texto previa, contudo, que contribuintes que regularizassem espontaneamente suas propriedades dentro do período de um ano estariam dispensados do pagamento de multas incidentes. Em razão do avanço da pandemia, a Câmara de Novo Hamburgo aprovou a extensão da data-limite até março de 2021. A decisão foi tomada por unanimidade em segundo turno nesta quarta-feira, 28. A iniciativa foi do vereador Enio Brizola (PT).

Câmara aprova prorrogação do prazo para regularização de edificações sem pagamento de multa - Leia mais…

Presidente da Câmara recebe visita de diretor da Fundação Liberato

Presidente da Câmara recebe visita de diretor da Fundação Liberato

por Jaime Freitas — última modificação 28/10/2020 16h03

28/10/2020 – O presidente do Legislativo hamburguense, vereador Gerson Peteffi (MDB), recebeu em seu gabinete no início da tarde desta quarta-feira, 28, o diretor-executivo da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, Ramon Fernando Hans, e o coordenador de assuntos institucionais da Mostratec, Paulo Renato Thiele. No encontro, foi debatida a situação da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – Mostratec e a alternativa para manter suas atividades mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus. Para dar continuidade aos 35 anos de realização ininterrupta, a edição deste ano ocorrerá no formato virtual. Além disso, a data foi transferida de outubro para dezembro.

Presidente da Câmara recebe visita de diretor da Fundação Liberato - Leia mais…

Escola do Legislativo faz seis anos e planeja ofertar cursos próprios a distância a partir de 2021

Escola do Legislativo faz seis anos e planeja ofertar cursos próprios a distância a partir de 2021

por Maíra Kiefer — última modificação 22/01/2021 19h36

27/10/2020 - Com aproximadamente 7,5 mil participantes em mais de 100 atividades ao longo de sua história, a Escola do Legislativo de Novo Hamburgo completa seis anos nesta terça-feira, dia 27, com planos de expandir sua atuação em 2021, voltando-se à educação a distância (EAD).

Escola do Legislativo faz seis anos e planeja ofertar cursos próprios a distância a partir de 2021 - Leia mais…

Painel de votação eletrônica completa um ano de implantação

Painel de votação eletrônica completa um ano de implantação

por Maíra Kiefer — última modificação 27/10/2020 15h03

26/10/2020 – As votações nominais, por meio do uso de painel eletrônico, completaram na última sexta-feira, 23, um ano de retomada no Legislativo hamburguense. A data foi lembrada pelo presidente da Câmara, Gerson Peteffi (MDB), durante a sessão plenária de segunda-feira, 26. Ele sinalizou o custo baixo da iniciativa, menos de R$ 10 mil, realizada durante a presidência de Raul Cassel (MDB) em 2019. No começo dos anos 2000, a Câmara adotou sistema de registro das apreciações, adquirido por meio de licitação junto à empresa Eliseu Kopp & Cia. Ltda. Após a reforma do plenário em 2012 e problemas no funcionamento, o dispositivo deixou de ser utilizado pelos parlamentares.

Painel de votação eletrônica completa um ano de implantação - Leia mais…

Vereadores aprovam atendimento prioritário para pessoas em tratamentos médicos específicos

Vereadores aprovam atendimento prioritário para pessoas em tratamentos médicos específicos

por Jaime Freitas — última modificação 26/10/2020 19h12

26/10/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta segunda-feira, 26, projeto de lei que garante prioridade em repartições públicas municipais e estabelecimentos bancários e comerciais da cidade para pessoas que utilizem bolsa de colostomia ou que estejam em tratamento de quimioterapia, radioterapia ou hemodiálise. O proponente Inspetor Luz (MDB) defende que esses cidadãos demandam um atendimento mais célere. “Tais pessoas se encontram em situação de desigualdade aos demais, sofrendo dores e complicações diante do tratamento médico a que estão submetidas”, argumenta o parlamentar.

Vereadores aprovam atendimento prioritário para pessoas em tratamentos médicos específicos - Leia mais…

Projeto aprovado amplia prazo para regularização espontânea de edificações

Projeto aprovado amplia prazo para regularização espontânea de edificações

por Jaime Freitas — última modificação 26/10/2020 19h10

26/10/2020 – Em setembro de 2019, Novo Hamburgo instituiu o Programa de Regularização de Edificações. A iniciativa viabiliza a adequação de imóveis construídos em desacordo com o Plano Diretor ou sem aprovação de projetos arquitetônicos mediante o recolhimento de taxas, multas e eventuais compensações pecuniárias. O texto previa, contudo, que contribuintes que regularizassem espontaneamente suas propriedades dentro do período de um ano estariam dispensados do pagamento de multas incidentes. Em razão do avanço da pandemia, o vereador Enio Brizola (PT) propôs a ampliação do prazo em seis meses. A modificação foi aprovada por unanimidade em plenário na noite desta segunda-feira, 26. O texto voltará a votação nesta quarta, 28, a partir das 14h.

Projeto aprovado amplia prazo para regularização espontânea de edificações - Leia mais…

TV Câmara - Emissora reprisa programa sobre o canil municipal em homenagem ao dia mundial dos animais

TV Câmara - Emissora reprisa programa sobre o canil municipal em homenagem ao dia mundial dos animais

por Tatiane Souza — última modificação 23/10/2020 10h08

23/10/2020 - As ações desenvolvidas pelo Centro de Proteção aos Animais de Novo Hamburgo (Cempra) são tema do Vitalidade que a TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, está reprisando. Em outubro comemora-se o Dia Mundial dos Animais. A entrevista foi com a médica veterinária Deisy Hech, diretora da pasta de controle e bem-estar animal da Secretaria de Meio Ambiente. Segundo informações do Executivo, o canil municipal, como é conhecido, mesmo com a pandemia está com o atendimento mantido, mas o horário de expediente reduzido: das 11h às 17h. O foco do trabalho neste momento é o recolhimento de animais vítimas de maus-tratos, como gatos, cachorros e cavalos. O programa na íntegra também pode ser conferido pelo Facebook.com/TVCamaraNH e pelo Youtube.com/TVCamaraNH

TV Câmara - Emissora reprisa programa sobre o canil municipal em homenagem ao dia mundial dos animais - Leia mais…

TV Câmara - No ar programa semanal que traz dicas e oportunidades de emprego

TV Câmara - No ar programa semanal que traz dicas e oportunidades de emprego

por Tatiane Souza — última modificação 22/10/2020 14h51

21/10/2020 - No Oportunidades desta semana foram anunciadas diversas vagas de emprego. Entre outros, a JF Esquadrias Metálicas está contratando auxiliar de serralheiro, a Maxitools Importação e Exportação abriu processo seletivo para contratação de auxiliar administrativo, e há vaga para arrumadeira no Sean Tower Hotel aqui em Novo Hamburgo. Os detalhes você confere no programa que está no pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, pelo Facebook.com/TVCamaraNH e pelo Youtube.com/TVCamaraNH

TV Câmara - No ar programa semanal que traz dicas e oportunidades de emprego - Leia mais…

Programa para instalação de cisternas em novas edificações tem votação final adiada

Programa para instalação de cisternas em novas edificações tem votação final adiada

por Luís Francisco Caselani — última modificação 21/10/2020 15h18

21/10/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo apreciaria nesta quarta-feira, 21, em segundo turno, a criação de um programa de captação de águas pluviais no município. No entanto, o vereador Raul Cassel (MDB) pediu o adiamento da votação por 15 dias. De acordo com o parlamentar, a ampliação do prazo para análise foi solicitada por um grupo de engenheiros da Prefeitura. Os profissionais elogiaram a iniciativa, mas pretendem encaminhar sugestões. Com a aceitação do pedido de vista, a matéria, aprovada por unanimidade em primeiro turno, deve passar por nova votação no dia 9 de novembro.

Programa para instalação de cisternas em novas edificações tem votação final adiada - Leia mais…

Projeto sugere Lei Maria da Penha como tema obrigatório no calendário escolar

Projeto sugere Lei Maria da Penha como tema obrigatório no calendário escolar

por Luís Francisco Caselani — última modificação 21/10/2020 15h27

21/10/2020 – Em projeto de sugestão aprovado por unanimidade pela Câmara na tarde desta quarta-feira, 21, o vereador Fernando Loureço (PDT) propôs a inclusão da Lei Maria da Penha como tema transversal junto aos alunos de 8º e 9º ano das escolas municipais de Novo Hamburgo. O intuito do autor é estimular a igualdade de gênero e instigar o debate sobre a violência doméstica. Com a aprovação, a proposta será agora encaminhada para a análise da prefeita Fátima Daudt.

Projeto sugere Lei Maria da Penha como tema obrigatório no calendário escolar - Leia mais…

TV Câmara exibe entrevistas com candidatos à Prefeitura

TV Câmara exibe entrevistas com candidatos à Prefeitura

por Daniele Silva — última modificação 26/10/2020 13h04

20/10/2020 – Conforme realizado em eleições anteriores, a TV Câmara exibirá, a partir desta terça-feira, dia 20, uma série de entrevistas com os postulantes ao cargo de chefe do Executivo hamburguense. O Câmara Notícias – Especial Eleições 2020 oferece cerca de 30 minutos para os candidatos apresentarem suas propostas para o Município.

TV Câmara exibe entrevistas com candidatos à Prefeitura - Leia mais…

Secretário da Fazenda faz esclarecimentos sobre repasse de subsídios às empresas de transporte público coletivo

Secretário da Fazenda faz esclarecimentos sobre repasse de subsídios às empresas de transporte público coletivo

por Tatiane Souza — última modificação 20/10/2020 12h36

19/10/2020 – Atendendo a convocação proposta pelo vereador Enio Brizola (PT), o secretário municipal da Fazenda, Gilberto dos Reis, participou da sessão da Câmara de Novo Hamburgo desta segunda-feira, 19. Por videoconferência, Betinho prestou contas do subsídio mensal pago pela Prefeitura para custear parte da operação do transporte coletivo na cidade. O mecanismo foi aprovado pelo Legislativo em julho como forma de manter o sistema em funcionamento durante a pandemia sem onerar diretamente o usuário com o aumento da passagem. De acordo com Enio Brizola, até agora o Município já desembolsou cerca de R$ 1 milhão. Darci Rebelo Junior, assessor jurídico das empresas Viação Futura e Viação Hamburguesa, concessionárias do transporte público coletivo em Novo Hamburgo, também participou da reunião virtual.

Secretário da Fazenda faz esclarecimentos sobre repasse de subsídios às empresas de transporte público coletivo - Leia mais…

Vereadores aprovam vistas de 15 dias à proposta de regulamentação dos food trucks

Vereadores aprovam vistas de 15 dias à proposta de regulamentação dos food trucks

por Tatiane Souza — última modificação 19/10/2020 20h36

19/10/2020 – Está em vista de 15 dias o projeto de lei assinado por Fernando Lourenço (PDT) que regulamenta o comércio de alimentos e bebidas em áreas públicas e privadas da cidade operado por food trucks. A iniciativa foi da vereadora Patricia Beck (PP) e teve aprovação dos demais parlamentares da Casa na sessão desta segunda-feira, 19. Patricia ressaltou que alguns pontos do PL geraram dúvidas aos trabalhadores da área. Conforme a matéria, a liberação do alvará para exploração da atividade seria expedida mediante a constituição de empresa no município. Além disso, o Executivo deveria definir os pontos liberados para o comércio, respeitando uma distância mínima das feiras livres já regulamentadas.

Vereadores aprovam vistas de 15 dias à proposta de regulamentação dos food trucks - Leia mais…

Projeto aprovado determina instalação de cisternas em novas edificações

Projeto aprovado determina instalação de cisternas em novas edificações

por Tatiane Souza — última modificação 19/10/2020 20h32

19/10/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta segunda-feira, 19, em primeira votação, projeto de lei que estabelece um programa de captação de águas pluviais no município. Na prática, a proposta do vereador Enio Brizola (PT) determina que novas residências com área construída igual ou superior a 200 metros quadrados sejam equipadas de cisternas, recebendo a água da chuva a partir de canalizações conectadas aos telhados, coberturas ou terraços. A obrigação também se aplica a empreendimentos multifamiliares e demais imóveis não residenciais com área construída igual ou superior a 300 metros quadrados. A matéria deve ser novamente apreciada nesta quarta-feira, dia 21.

Projeto aprovado determina instalação de cisternas em novas edificações - Leia mais…

TV Câmara – Entrevista aborda saúde da mulher e prevenção ao câncer de mama

TV Câmara – Entrevista aborda saúde da mulher e prevenção ao câncer de mama

por Tatiane Souza — última modificação 16/10/2020 09h10

16/10/2020 – O Vitalidade desta semana abordou a campanha Outubro Rosa. A entrevista virtual foi com a gestora do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama), Samsara Nyaya Nunes, e com a vice-presidente, Cintia Seben. A importância do autocuidado e do diagnóstico precoce do câncer de mama e dos exames de mamografia e ecografia mamária, além dos serviços oferecidos pela ONG, foram algumas das pautas do programa, que está no ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net.

TV Câmara – Entrevista aborda saúde da mulher e prevenção ao câncer de mama - Leia mais…

Segmento cultural de Novo Hamburgo receberá R$ 1,6 milhão por meio da Lei Aldir Blanc

Segmento cultural de Novo Hamburgo receberá R$ 1,6 milhão por meio da Lei Aldir Blanc

por Luís Francisco Caselani — última modificação 15/10/2020 14h38

15/10/2020 – No final de junho, o Governo Federal aprovou a liberação de R$ 3 bilhões para ações emergenciais de apoio ao setor cultural durante o estado de calamidade pública provocado pela Covid-19. A Lei Aldir Blanc, que leva o nome do compositor e cronista carioca falecido em maio por problemas decorrentes da doença, orienta a divisão do valor entre estados e municípios. O repasse que chega aos cofres hamburguenses é de R$ 1.610.420,68. O montante será utilizado, dentro dos parâmetros estabelecidos pela lei, na concessão de subsídio mensal para a manutenção de espaços artísticos e culturais e na realização de editais e chamamentos públicos para a aquisição de bens e serviços vinculados à área.

Segmento cultural de Novo Hamburgo receberá R$ 1,6 milhão por meio da Lei Aldir Blanc - Leia mais…

  TV Câmara - Programa traz mais de duzentas oportunidades de emprego na região

TV Câmara - Programa traz mais de duzentas oportunidades de emprego na região

por Tatiane Souza — última modificação 14/10/2020 16h19

14/10/2020 - No Oportunidades desta semana, foram anunciadas diversas opções de emprego aqui na região. Dentre elas destacamos as 198 vagas abertas na Agência Municipal de Emprego de Novo Hamburgo. A DGT Tecnologia também está contratando assistente comercial, e a Renus Indústria de metais e plásticos de Novo Hamburgo abriu processo seletivo para o cargo de analista de qualidade. Os detalhes você confere no programa Oportunidades que está no ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, pelo Facebook da emissora e também pelo seu canal do Youtube.

TV Câmara - Programa traz mais de duzentas oportunidades de emprego na região - Leia mais…

Tramita na Cojur veto integral ao projeto que permitiu redução da alíquota do ISSQN

Tramita na Cojur veto integral ao projeto que permitiu redução da alíquota do ISSQN

por Tatiane Souza — última modificação 14/10/2020 16h04

14/10/2020 – Tramitou pela Comissão de Constituição Justiça e Redação da Casa (Cojur) na tarde desta quarta-feira, 14, o veto integral ao Projeto de Lei Complementar nº 4/2020, de autoria do próprio Executivo, que permite às empresas e profissionais hamburguenses uma redução de 3% para 2%, entre os meses de setembro e dezembro de 2020, no pagamento do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). A medida abrange serviços relacionados à construção civil, agenciamento, intermediação, estacionamento, vigilância, armazenamento, escolta, factoring, registros públicos e desembaraço aduaneiro. Depois de a matéria ter sido aprovada pelo Plenário e encaminhada à sanção da prefeita, o Município recebeu ofício do Promotor de Justiça Eleitoral levantando dúvidas quanto à legalidade da medida devido à proximidade das eleições. Diante do questionamento, o Executivo optou por vetar integralmente a proposta que seu próprio corpo jurídico havia elaborado.

Tramita na Cojur veto integral ao projeto que permitiu redução da alíquota do ISSQN - Leia mais…

Câmara de Novo Hamburgo aprova criação de fundo de mobilidade urbana

Câmara de Novo Hamburgo aprova criação de fundo de mobilidade urbana

por Tatiane Souza — última modificação 14/10/2020 16h06

14/10/2020 – Os vereadores hamburguenses voltaram a aprovar por unanimidade nesta quarta-feira, 14, a criação de um fundo municipal para dar suporte às políticas públicas de melhoria da mobilidade urbana e do transporte coletivo na cidade. A novidade é contemplada em projeto de lei do Executivo que reestrutura o Conselho Municipal dos Transportes, ampliando o número de seus integrantes de oito para 13. Embora vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), o novo fundo será exclusivamente administrado pelo conselho, ao qual caberá aprovar e fiscalizar a aplicação de seus recursos.

Câmara de Novo Hamburgo aprova criação de fundo de mobilidade urbana - Leia mais…

 Rua no bairro Santo Afonso levará o nome de Laura Machado de Oliveira

Rua no bairro Santo Afonso levará o nome de Laura Machado de Oliveira

por Tatiane Souza — última modificação 14/10/2020 15h51

14/10/2020 – Por iniciativa do vereador Cristiano Coller (PTB), uma rua no bairro Santo Afonso se chamará Laura Machado de Oliveira. O nome foi aprovado pelos demais parlamentares em votação final na tarde desta quarta-feira, 14. Laura ficou conhecida por seu trabalho no desenvolvimento do futebol feminino na cidade. A via escolhida para a homenagem tem início na rua Boleslau Casemiro Konarzevski, seguindo em direção sudoeste até se juntar à rua Valmir Bernardes Ferreira.

Rua no bairro Santo Afonso levará o nome de Laura Machado de Oliveira - Leia mais…

 Experiência do Projeto Vereador Mirim é apresentada em evento nacional

Experiência do Projeto Vereador Mirim é apresentada em evento nacional

por Maíra Kiefer — última modificação 14/10/2020 13h47

13/10/2020 – Uma iniciativa do Legislativo hamburguense na área de formação para a cidadania poderá nortear propostas semelhantes em todo o país. A experiência com o Projeto Vereador Mirim, realizado em 2017, 2018 e 2019, será repassada aos participantes do II Seminário Virtual de Escolas de Governo, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e pela Rede de Escolas de Formação de Agentes Públicos de Minas Gerais.

Experiência do Projeto Vereador Mirim é apresentada em evento nacional - Leia mais…

TV Câmara - Programa Vitalidade traz esclarecimentos sobre a sífilis congênita

TV Câmara - Programa Vitalidade traz esclarecimentos sobre a sífilis congênita

por Tatiane Souza — última modificação 09/10/2020 12h56

09/10/2020 - A TV Câmara NH, canal 16 da Claro/Net, está reprisando o programa que abordou o tema Outubro Verde, campanha dedicada ao combate à sífilis congênita. Dados do boletim epidemiológico de sífilis de 2018 do Ministério da Saúde apontaram aumento no número de casos da doença no Brasil em todos os cenários da infecção. Em 2017, foram notificados 24.666 casos do tipo congênito, uma taxa de incidência de 8,6 casos para cada 1.000 nascidos vivos no país. As regiões sul e sudeste apresentam as maiores taxas, ambas acima da média nacional. A entrevista foi realizada com a médica Maria de Lourdes Pereira Jager, especialista em pediatria e professora do curso de medicina da Universidade Feevale.

TV Câmara - Programa Vitalidade traz esclarecimentos sobre a sífilis congênita - Leia mais…

Comissão debaterá situação do transporte escolar

Comissão debaterá situação do transporte escolar

por Daniele Silva — última modificação 08/10/2020 17h32

08/10/2020 – A situação dos transportadores escolares, sem trabalho devido à pandemia do coronavírus, será tema de um grupo de trabalho no Legislativo. Por meio do Requerimento nº 825/2020, de autoria do vereador Fernando Lourenço (PDT), foi aprovada na sessão desta quarta-feira, dia 7, a criação de comissão especial para tratar do auxílio aos motoristas de transporte privado coletivo de passageiros escolares em Novo Hamburgo. Recentemente, a Câmara encaminhou sugestão ao Executivo de compra antecipada de vagas para alunos, professores e funcionários em vans escolares.

Comissão debaterá situação do transporte escolar - Leia mais…

Prefeitura recua e decide vetar sua própria proposta de redução de ISSQN

Prefeitura recua e decide vetar sua própria proposta de redução de ISSQN

por Luís Francisco Caselani — última modificação 08/10/2020 17h03

08/10/2020 – A Prefeitura de Novo Hamburgo entregou à Câmara em agosto projeto de lei complementar sugerindo a redução da alíquota do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para determinadas categorias até o final do ano. Cientes da importância da medida para amenizar impactos decorrentes da pandemia, os vereadores aprovaram a matéria por unanimidade. Com o aval do Legislativo, o texto retornou à prefeita Fátima Daudt para ser publicado como lei. No entanto, um ofício encaminhado pelo Ministério Público Eleitoral levantou dúvidas quanto à legalidade da iniciativa. A incerteza levou o Executivo a vetar integralmente o projeto de lei que seu próprio corpo jurídico havia elaborado.

Prefeitura recua e decide vetar sua própria proposta de redução de ISSQN - Leia mais…

Rua no bairro Santo Afonso deve levar o nome de entusiasta do futebol feminino

Rua no bairro Santo Afonso deve levar o nome de entusiasta do futebol feminino

por Daniele Silva — última modificação 07/10/2020 16h31

07/10/2020 – Por iniciativa do vereador Cristiano Coller (PTB), uma via pública no bairro Santo Afonso deve levar o nome de Laura Machado de Oliveira. Nena, como era conhecida, foi fundadora da Liga Hamburguesa de Futebol Feminino Amador. A homenagem foi aprovada por unanimidade em primeiro turno na tarde desta quarta-feira, 7. A via escolhida para receber o nome de Laura tem início na rua Boleslau Casemiro Konarzevski, seguindo em direção sudoeste até se juntar à rua Valmir Bernardes Ferreira. O texto deve passar por votação final na próxima quarta-feira, dia 14.

Rua no bairro Santo Afonso deve levar o nome de entusiasta do futebol feminino - Leia mais…

Projeto aprovado cria fundo de mobilidade urbana e reestrutura conselho municipal

Projeto aprovado cria fundo de mobilidade urbana e reestrutura conselho municipal

por Daniele Silva — última modificação 07/10/2020 16h28

07/10/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade na tarde desta quarta-feira, 7, projeto do Executivo que atualiza o Conselho Municipal dos Transportes. Criado em 1977, o órgão dá espaço ao novo Conselho de Mobilidade Urbana e Transporte Público. O principal objetivo da alteração é revisar as representações e ampliar a atuação do corpo consultivo. O número de membros, agora com novas atribuições, passa de oito para 13. O projeto também cria um fundo municipal para dar suporte às políticas públicas de melhoria da mobilidade urbana e do transporte público na cidade. A proposta será novamente analisada em plenário na próxima quarta-feira, dia 14.

Projeto aprovado cria fundo de mobilidade urbana e reestrutura conselho municipal - Leia mais…

Plenário autoriza entrega de bens em desuso à Prefeitura

Plenário autoriza entrega de bens em desuso à Prefeitura

por Daniele Silva — última modificação 07/10/2020 16h28

07/10/2020 – Os vereadores hamburguenses voltaram a aprovar por unanimidade nesta quarta-feira, 7, projeto de resolução da Mesa Diretora que autoriza a Câmara a entregar ao Executivo 80 bens que não têm mais utilidade para o trabalho prestado por parlamentares e servidores. Os itens foram identificados como inservíveis a partir de inventário anual realizado pelo Setor de Patrimônio, com anuência da Diretoria Administrativa. Ao todo, foram 80 objetos relacionados, como armários, cadeiras, computadores e televisores.

Plenário autoriza entrega de bens em desuso à Prefeitura - Leia mais…

TV Câmara NH - Conheça as oportunidades de emprego desta semana aqui na região

TV Câmara NH - Conheça as oportunidades de emprego desta semana aqui na região

por Tatiane Souza — última modificação 07/10/2020 15h19

06/10/2020 - No Oportunidades desta semana foram anunciadas diversas vagas de emprego aqui na região. A Agência Municipal de Emprego de Novo Hamburgo está com 175 vagas em aberto; a Paquetá Calçados de Sapiranga também está contratando assistente de desenvolvimento de produto; e a Leroy Merlin de São Leopoldo abriu processo seletivo para assistente de departamento pessoal.

TV Câmara NH - Conheça as oportunidades de emprego desta semana aqui na região - Leia mais…

Câmara presta homenagem pelos 90 anos do Hospital Regina

Câmara presta homenagem pelos 90 anos do Hospital Regina

por Jaime Freitas — última modificação 05/10/2020 20h14

05/10/2020 - Para marcar os 90 anos do Hospital Regina, o vereador Raul Cassel (MDB) propôs uma homenagem, que aconteceria na sessão plenária desta segunda-feira, 5. Em razão das restrições impostas pela pandemia provocada pelo novo coronavírus, foi realizada uma pequena cerimônia no gabinete da Presidência, com a presença do presidente da Casa, o vereador Gerson Peteffi (MDB), do proponente, Raul Cassel, da diretora Executiva do Hospital Regina, Gisele Albaneo, e da gerente assistencial da instituição, Sandra Helena Moraes.

Câmara presta homenagem pelos 90 anos do Hospital Regina - Leia mais…

Moção manifesta repúdio à paralisação de atendimentos em agências do INSS

Moção manifesta repúdio à paralisação de atendimentos em agências do INSS

por Jaime Freitas — última modificação 05/10/2020 20h05

05/10/2020 – O vereador Raul Cassel (MDB) apresentou moção de repúdio ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) em razão da demora na retomada de perícias, aposentadorias e processos administrativos e judiciais, serviços que ainda estão paralisados em diversas cidades do país. O parlamentar defende que a instituição teve tempo hábil durante a pandemia para organizar o retorno de seus atendimentos. O texto foi aprovado por unanimidade pelos demais parlamentares em sessão na noite desta segunda-feira, 5. O manifesto será agora enviado à direção do INSS.

Moção manifesta repúdio à paralisação de atendimentos em agências do INSS - Leia mais…

Moção enaltece lei federal que endurece penas por maus-tratos a cães e gatos

Moção enaltece lei federal que endurece penas por maus-tratos a cães e gatos

por Jaime Freitas — última modificação 05/10/2020 20h09

05/10/2020 – O vereador Inspetor Luz (MDB) apresentou moção de aplauso à Lei Federal nº 14.064/2020, publicada no final de setembro, que estabelece penas de multa, proibição da guarda e reclusão de dois a cinco anos às pessoas que abusarem, maltratarem, ferirem ou mutilarem cães e gatos. A previsão anterior, ainda válida para atos contra animais silvestres, nativos ou exóticos, era de detenção de três meses a um ano. A moção foi aprovada por unanimidade pelos demais vereadores em sessão na noite desta segunda-feira, 5.

Moção enaltece lei federal que endurece penas por maus-tratos a cães e gatos - Leia mais…

Vereadores sugerem compra antecipada de vagas em vans escolares

Vereadores sugerem compra antecipada de vagas em vans escolares

por Jaime Freitas — última modificação 05/10/2020 21h12

05/10/2020 – Conforme acordado em reunião com transportadores escolares em setembro, os 14 vereadores hamburguenses assinaram projeto de sugestão à prefeita autorizando a compra antecipada de vagas para alunos, professores e funcionários em vans escolares. O objetivo da medida é atenuar o impacto financeiro sofrido pelos transportadores durante a pandemia, período que afetou diretamente o serviço prestado em razão da paralisação das aulas presenciais. O texto, aprovado por unanimidade em plenário nesta segunda-feira, 5, será encaminhado para a análise do Executivo.

Vereadores sugerem compra antecipada de vagas em vans escolares - Leia mais…

Câmara de Novo Hamburgo deve entregar à Prefeitura 80 bens em desuso

Câmara de Novo Hamburgo deve entregar à Prefeitura 80 bens em desuso

por Jaime Freitas — última modificação 05/10/2020 19h56

05/10/2020 – Todos os anos, o Legislativo hamburguense realiza o levantamento dos itens que compõem seu patrimônio. A partir do inventário, o setor responsável, com anuência da Diretoria Administrativa, identifica bens que não têm mais utilidade para o trabalho prestado por vereadores e servidores. Este ano, foram 80 objetos relacionados, como armários, cadeiras, computadores e televisores. Os itens serão entregues à Prefeitura. A destinação é autorizada por projeto de resolução, aprovado em primeiro turno na noite desta segunda-feira, 5.

Câmara de Novo Hamburgo deve entregar à Prefeitura 80 bens em desuso - Leia mais…

Dia Municipal do Motorista de Aplicativos será comemorado em setembro

Dia Municipal do Motorista de Aplicativos será comemorado em setembro

por Jaime Freitas — última modificação 05/10/2020 19h53

05/10/2020 – No final do ano passado, a Câmara de Novo Hamburgo aprovou a regulamentação do transporte por aplicativos na cidade. A norma, que complementa lei federal sancionada em 2018, reflete um movimento observado em todo o país de reconhecimento e legitimação do serviço prestado por um número cada vez maior de profissionais. Seguindo a mesma linha, o vereador Rafael Lucas (PDT) propôs a criação do Dia Municipal do Motorista de Aplicativos. O projeto foi aprovado por unanimidade em votação final na noite desta segunda-feira, 5.

Dia Municipal do Motorista de Aplicativos será comemorado em setembro - Leia mais…

TV Câmara – Conscientização sobre surdez e inclusão são tema do Vitalidade

TV Câmara – Conscientização sobre surdez e inclusão são tema do Vitalidade

por Tatiane Souza — última modificação 05/10/2020 21h15

05/10/2020 – Setembro Azul é o mês da visibilidade da comunidade surda brasileira, uma ação que traz conscientização e homenagens a essa população. Por isso, no programa Vitalidade da TV Câmara NH, canal 16 da Claro/Net, trazemos uma entrevista sobre surdez com a professora da Universidade Feevale Rosemari Lorenz Martins. Ela é doutora em Letras com atuação nas áreas de Aquisição da Linguagem, Variação Linguística e Ensino, Práticas de Letramento, Gramática e Ensino de Línguas, tendo como linhas de pesquisa Linguagens e Tecnologias.

TV Câmara – Conscientização sobre surdez e inclusão são tema do Vitalidade - Leia mais…

Projeto de lei define processo seletivo para abertura de shows pagos pelo Município com prioridade para artistas locais

Projeto de lei define processo seletivo para abertura de shows pagos pelo Município com prioridade para artistas locais

por Luís Francisco Caselani — última modificação 05/10/2020 15h56

05/10/2020 – A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Câmara de Novo Hamburgo (Coedu) concedeu parecer favorável na tarde desta segunda-feira, 5, à tramitação do Projeto de Lei nº 20/2020, assinado pelo vereador Gerson Peteffi (MDB). O texto, que modifica e revoga a Lei Municipal nº 2.624/2013, determina que a Prefeitura priorize a contratação de artistas locais para a abertura de espetáculos musicais financiados integralmente pelos cofres municipais. A escolha ocorrerá mediante processo seletivo.

Projeto de lei define processo seletivo para abertura de shows pagos pelo Município com prioridade para artistas locais - Leia mais…

TV Câmara exibirá propaganda eleitoral gratuita do pleito municipal

TV Câmara exibirá propaganda eleitoral gratuita do pleito municipal

por Daniele Silva — última modificação 09/10/2020 10h08

02/10/2020 – O Cartório da 76ª Zona Eleitoral do Estado promoveu reunião para elaboração do Plano de mídia da Eleição de 2020. No encontro virtual, realizado na última quarta-feira, dia 30, participaram representantes dos partidos e coligações, além de integrantes dos veículos de comunicação de Novo Hamburgo, entre eles servidores do Legislativo municipal. A TV Câmara de Novo Hamburgo, canal 16 da Claro/Net, exibirá a propaganda eleitoral gratuita aqui do Município.

TV Câmara exibirá propaganda eleitoral gratuita do pleito municipal - Leia mais…

Projeto de lei propõe mês de conscientização sobre doenças inflamatórias intestinais

Projeto de lei propõe mês de conscientização sobre doenças inflamatórias intestinais

por Luís Francisco Caselani — última modificação 02/10/2020 10h46

02/10/2020 – O vereador Enio Brizola (PT) apresentou projeto de lei em setembro propondo a criação do Dia Municipal dos Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais. A data escolhida, 19 de maio, acompanha mobilização mundial em torno do tema. Para ampliar o debate e conscientizar a sociedade civil, o parlamentar também estabelece a instituição do Maio Roxo, com atividades informativas ao longo de todo o mês. O projeto já foi aprovado pelas Comissões de Saúde e de Constituição, Justiça e Redação (Cojur) e está apto para a análise em plenário.

Projeto de lei propõe mês de conscientização sobre doenças inflamatórias intestinais - Leia mais…

Prefeitura propõe criação de fundo de mobilidade urbana e reestrutura conselho municipal

Prefeitura propõe criação de fundo de mobilidade urbana e reestrutura conselho municipal

por Luís Francisco Caselani — última modificação 30/09/2020 15h58

30/09/2020 – A Prefeitura de Novo Hamburgo entregou à Câmara projeto de lei atualizando o Conselho Municipal dos Transportes. Criado em 1977, o órgão dá espaço ao novo Conselho de Mobilidade Urbana e Transporte Público. O principal objetivo da alteração é revisar as representações e ampliar a atuação do corpo consultivo. O número de membros, agora com novas atribuições, passa de oito para 13. O projeto também cria um fundo municipal para dar suporte às políticas públicas de melhoria da mobilidade urbana e do transporte público na cidade. A proposta foi aprovada pelas comissões permanentes da Câmara e já está apta para ser apreciada em plenário.

Prefeitura propõe criação de fundo de mobilidade urbana e reestrutura conselho municipal - Leia mais…

Ipasem registra deficit de quase R$ 52 milhões entre janeiro e agosto

Ipasem registra deficit de quase R$ 52 milhões entre janeiro e agosto

por Luís Francisco Caselani — última modificação 02/10/2020 08h33

30/09/2020 – A Prefeitura de Novo Hamburgo prestou contas dos oito primeiros meses de 2020 em audiência pública realizada no Plenário da Câmara na manhã desta quarta-feira, 30. Os dados apresentados pela Secretaria da Fazenda apontam deficit previdenciário de R$ 51.979.871,24. As despesas do Ipasem, o instituto de previdência dos servidores públicos municipais, ultrapassaram o dobro da arrecadação no período.

Ipasem registra deficit de quase R$ 52 milhões entre janeiro e agosto - Leia mais…

Proposta de criação de conselho e fundo municipal do transporte segue para votação em plenário

Proposta de criação de conselho e fundo municipal do transporte segue para votação em plenário

por Daniele Silva — última modificação 29/09/2020 21h45

29/09/2020 – De autoria do Executivo, deverá ser votada nos próximos dias a proposta de criação do Conselho e do Fundo Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte Público. A matéria recebeu parecer favorável das comissões de Obras, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana (Coosp) e de Competitividade, Economia, Finanças, Orçamento e Planejamento (Cofin) na tarde desta segunda-feira, dia 28. O órgão de caráter consultivo, propositivo e deliberativo, terá como objetivo articular políticas públicas de melhoria na circulação nas vias da cidade e dos serviços prestados à comunidade.

Proposta de criação de conselho e fundo municipal do transporte segue para votação em plenário - Leia mais…

TV Câmara - Programa Oportunidades traz ofertas de emprego na região

TV Câmara - Programa Oportunidades traz ofertas de emprego na região

por Tatiane Souza — última modificação 29/09/2020 17h40

29/09/2020 - No Oportunidades desta semana foram anunciadas diversas vagas de emprego aqui na região do Vale dos Sinos. A Agência Municipal de Emprego de Novo Hamburgo está com 142 opções de emprego em aberto. A nova unidade da Magazine Luiza em Novo Hamburgo oferta oportunidades para vendedor e assistente de loja. E o Grupo São Carlos de Esteio está realizando processo seletivo para contratar auxiliar administrativo. Os detalhes podem ser conferidos no programa que está no ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, no Facebook.com/TVCamaraNH e também no canal da emissora no Youtube.

TV Câmara - Programa Oportunidades traz ofertas de emprego na região - Leia mais…

 TV Câmara - A conscientização sobre o alzheimer é destaque na programação da emissora

TV Câmara - A conscientização sobre o alzheimer é destaque na programação da emissora

por Tatiane Souza — última modificação 29/09/2020 20h05

29/09/2020 - A TV Câmara NH está reprisando pelo canal 16 da Claro/Net, o programa Vitalidade alusivo ao Setembro Roxo/Lilás, campanha que simboliza o enfrentamento diário que milhares de pessoas fazem, no mundo todo, ao Alzheimer. O objetivo da ação é sensibilizar e conscientizar a população, as entidades públicas e privadas de saúde e profissionais das mais diversas áreas sobre a doença, além de enfrentar o estigma ainda associado a essa condição. A neuropsicóloga Daniela Henkel Blauth, membro da diretoria da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) da sub-regional de Novo Hamburgo e integrante do grupo AtivaMente, trouxe importantes esclarecimentos durante o programa.

TV Câmara - A conscientização sobre o alzheimer é destaque na programação da emissora - Leia mais…

Câmara de Novo Hamburgo aprova diretrizes orçamentárias para 2021

Câmara de Novo Hamburgo aprova diretrizes orçamentárias para 2021

por Tatiane Souza — última modificação 28/09/2020 20h10

28/09/2020 – Com voto contrário do vereador Enio Brizola (PT), os parlamentares hamburguenses aprovaram em dois turnos nesta segunda-feira, 28, projeto do Executivo que estabelece as prioridades de investimento do Município para o próximo ano. A chamada Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) serve de base para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), o último passo para a definição do quanto e onde a gestão eleita em 15 de novembro poderá aplicar os recursos arrecadados ao longo de 2021. A estimativa de receita para os 12 meses é de quase R$ 1,3 bilhão. O valor é 3,96% menor do que o orçamento aprovado para 2020.

Câmara de Novo Hamburgo aprova diretrizes orçamentárias para 2021 - Leia mais…

LDO será votada em dois turnos na próxima segunda-feira

LDO será votada em dois turnos na próxima segunda-feira

por Luís Francisco Caselani — última modificação 23/09/2020 19h14

23/09/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo analisará em duas sessões subsequentes na noite da próxima segunda-feira, 28, a proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) apresentada pelo Executivo para 2021. A convocação de sessão extraordinária foi anunciada pelo presidente do Legislativo, Gerson Peteffi (MDB), durante a aprovação da readequação do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021 nesta quarta-feira, 23. Ambas as peças estimam orçamento de quase R$ 1,3 bilhão para o próximo ano.

LDO será votada em dois turnos na próxima segunda-feira - Leia mais…

Comissão de Finanças aprova prosseguimento do projeto da LDO

Comissão de Finanças aprova prosseguimento do projeto da LDO

por Daniele Silva — última modificação 22/09/2020 20h38

22/09/2020 – A proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2021, encaminhada pelo Executivo, foi analisada pela comissão de Competitividade, Finanças, Orçamento, Economia e Planejamento (Cofin) na tarde desta segunda-feira, 21. Após parecer da Gerência Financeira da Câmara, o grupo decidiu pelo prosseguimento da matéria para apreciação em Plenário, o que deverá ocorrer na próxima semana, mesmo Novo Hamburgo seguindo os protocolos da bandeira vermelha no modelo de Distanciamento Controlado do Estado.

Comissão de Finanças aprova prosseguimento do projeto da LDO - Leia mais…

 Escola do Legislativo relata experiência de deliberações remotas hamburguense em evento nacional

Escola do Legislativo relata experiência de deliberações remotas hamburguense em evento nacional

por Maíra Kiefer — última modificação 22/09/2020 21h43

22/09/2020 – Durante o segundo dia do evento Legistech pela Democracia, mais de 20 painelistas abordaram casos de sucesso na implantação de deliberações remotas em parlamentos brasileiros durante o período da pandemia do novo coronavírus. Entre os participantes da sexta-feira,18, último dia da atividade, estava Maria Carolina Seitenfus Hagen, diretora da Escola do Legislativo de Novo Hamburgo. Em sua exposição, a servidora abordou como ocorreu o processo de teste e de utilização do Sistema de Acompanhamento do Processo Legislativo Remoto (SAPL-R), solução que integra a plataforma gratuita de videoconferência Jitsi Meet e o SAPL.

Escola do Legislativo relata experiência de deliberações remotas hamburguense em evento nacional - Leia mais…

TV Câmara NH - Emissora divulga novas oportunidades de emprego

TV Câmara NH - Emissora divulga novas oportunidades de emprego

por Tatiane Souza — última modificação 22/09/2020 14h01

22/09/2020 - No Oportunidades desta semana foram anunciadas diversas vagas de emprego na região do Vale dos Sinos. A Selina Consultoria de RH está contratando assistente de recursos humanos; a Toquefale em Novo Hamburgo abriu processo seletivo para a contração de atendente de clientes em banco remoto; a Mattos e Cia abriu vaga para atendimento ao cliente; e a Paquetá Calçados em Sapiranga está contratando analista de administração de recursos humanos.

TV Câmara NH - Emissora divulga novas oportunidades de emprego - Leia mais…

TV Câmara – Pneumologista traz esclarecimentos sobre a Fibrose Cística

TV Câmara – Pneumologista traz esclarecimentos sobre a Fibrose Cística

por Tatiane Souza — última modificação 22/09/2020 13h45

22/09/2020 – O mês de setembro é marcado por ações de conscientização sobre a Fibrose Cística. Segundo o Ministério da Saúde, essa é uma doença genética rara e que pode afetar principalmente os pulmões, pâncreas, fígado e intestino. O programa Vitalidade da TV Câmara NH traz uma entrevista com a pneumologista e professora de Medicina da Universidade Feevale, Cynthia Rocha Dullius, que é especialista no assunto. Ela também destaca a importância da campanha #SetembroRoxo.

TV Câmara – Pneumologista traz esclarecimentos sobre a Fibrose Cística - Leia mais…

Presidente da Câmara recebe visita de assessor da Casa Civil do Estado

Presidente da Câmara recebe visita de assessor da Casa Civil do Estado

por Jaime Freitas — última modificação 21/09/2020 21h28

21/09/2020 – A Câmara Municipal de Novo Hamburgo recebeu nesta segunda-feira, 21, a visita de João Valdir Godoy, assessor da Casa Civil do Governo do Estado. Ele foi recebido pelo presidente do Legislativo, o vereador Gerson Peteffi (MDB), no gabinete da presidência.

Presidente da Câmara recebe visita de assessor da Casa Civil do Estado - Leia mais…

Raizer Ferreira assume vaga de Patricia Beck na sessão desta segunda-feira

Raizer Ferreira assume vaga de Patricia Beck na sessão desta segunda-feira

por Jaime Freitas — última modificação 21/09/2020 20h08

21/09/2020- Nesta segunda-feira, 28, tomou posse pela primeira vez como vereador na atual legislatura (2017-2020) o suplente Raizer Ferreira (PSDB), substituindo a vereadora Patricia Beck (PP), que não pôde comparecer à sessão plenária de hoje. A parlamentar titular licenciou-se por um dia para tratar de assuntos particulares, conforme o Requerimento n° 769/2020.

Raizer Ferreira assume vaga de Patricia Beck na sessão desta segunda-feira - Leia mais…

Vereadores aprovam Plano Plurianual com nova projeção orçamentária para 2021

Vereadores aprovam Plano Plurianual com nova projeção orçamentária para 2021

por Jaime Freitas — última modificação 21/09/2020 21h05

21/09/2020 – A Prefeitura de Novo Hamburgo entregou à Câmara no final de agosto projeto de lei que reestrutura o Plano Plurianual (PPA) 2018-2021. As alterações se atêm ao último ano do período. A nova previsão orçamentária, na casa de R$ 1,29 bilhão, representa uma queda de 4,32% na comparação com a arrecadação anteriormente projetada. A proposta, que deverá ser cumprida pela gestão eleita pelos cidadãos hamburguenses em novembro, foi aprovada por 11 votos favoráveis com um voto contrário do vereador Enio Brizola (PT) durante primeira apreciação em plenário na noite desta segunda-feira, 21. O texto deve ser novamente analisado nesta quarta, dia 23.

Vereadores aprovam Plano Plurianual com nova projeção orçamentária para 2021 - Leia mais…

TV Câmara - Espaço Livre aborda censo da população de rua em Novo Hamburgo

TV Câmara - Espaço Livre aborda censo da população de rua em Novo Hamburgo

por Daniele Silva — última modificação 18/09/2020 12h40

18/09/2020 - A nova edição do Espaço Livre, que estreou em 14 de setembro, trouxe um bate-papo sobre a cartilha “População Adulta em Situação de Rua, Novo Hamburgo - RS: Vivências, demandas e possibilidades de intervenção”, recentemente lançada pela Universidade Feevale. Para falar sobre o tema, a jornalista Daniele Souza recebeu a coordenadora da pesquisa e doutora em psicologia social e institucional, Prof. Carmem Giongo; o acadêmico em psicologia Eduardo Passini e a psicóloga e pós-graduanda em psicanálise e prática clínica Scarleth Nardes.

TV Câmara - Espaço Livre aborda censo da população de rua em Novo Hamburgo - Leia mais…

Comissão de Saúde da Câmara deve se reunir com o novo diretor-presidente da FSNH

Comissão de Saúde da Câmara deve se reunir com o novo diretor-presidente da FSNH

por Luís Francisco Caselani — última modificação 17/09/2020 16h42

17/09/2020 – Os integrantes da Comissão de Saúde da Câmara de Novo Hamburgo decidiram convocar o novo diretor-presidente da Fundação de Saúde Pública do município (FSNH) para uma reunião na manhã da próxima quarta-feira, 23. Médico concursado, Jocinei Arruda assumiu o comando da instituição no final de agosto, após a saída de Ráfaga Fontoura. O advogado ocupava o cargo desde janeiro de 2018. A convocação foi proposta pela presidente da comissão, Patricia Beck (PP), em reunião extraordinária na tarde desta quarta, dia 16. A sugestão foi acolhida pelo relator Gabriel Chassot (PSDB) e pelo secretário Rafael Lucas (PDT).

Comissão de Saúde da Câmara deve se reunir com o novo diretor-presidente da FSNH - Leia mais…

Vereadores devem sugerir compra antecipada de vagas para favorecer transportadores escolares

Vereadores devem sugerir compra antecipada de vagas para favorecer transportadores escolares

por Luís Francisco Caselani — última modificação 16/09/2020 20h05

16/09/2020 – Os vereadores hamburguenses devem elaborar nos próximos dias uma sugestão de projeto de lei ao Executivo propondo a compra antecipada de vagas para alunos, professores e funcionários em vans escolares. O objetivo da medida é auxiliar financeiramente os transportadores durante a paralisação das aulas presenciais. A decisão foi tomada conjuntamente pelos parlamentares em reunião com um grupo de condutores após o encerramento da sessão extraordinária desta quarta-feira, 16. Além do projeto, a Câmara também deve formar uma comissão especial para acompanhar as demandas da categoria e monitorar a evolução da proposta.

Vereadores devem sugerir compra antecipada de vagas para favorecer transportadores escolares - Leia mais…

Câmara de Novo Hamburgo define subsídios de prefeito, vice, secretários e vereadores para os próximos quatro anos

Câmara de Novo Hamburgo define subsídios de prefeito, vice, secretários e vereadores para os próximos quatro anos

por Luís Francisco Caselani — última modificação 17/09/2020 13h03

16/09/2020 – Antes do encerramento de cada legislatura, os vereadores devem fixar os vencimentos mensais que serão percebidos pelos agentes políticos municipais no quadriênio seguinte. Os valores dos subsídios aplicados em Novo Hamburgo foram definidos pelos atuais integrantes da Câmara em sessão extraordinária na noite desta quarta-feira, 16. A opção adotada foi pela manutenção das atuais remunerações. A proposta, apresentada pela Mesa Diretora em matérias específicas para membros do Executivo e do Legislativo, foi aprovada em segundo turno por 9 votos a 3.

Câmara de Novo Hamburgo define subsídios de prefeito, vice, secretários e vereadores para os próximos quatro anos - Leia mais…

Emília Margret Sauer é escolhida para receber o título de Cidadã de Novo Hamburgo

Emília Margret Sauer é escolhida para receber o título de Cidadã de Novo Hamburgo

por Maíra Kiefer — última modificação 18/09/2020 14h07

16/09/2020 – Uma pianista que dedicou sua vida à arte será a Cidadã de Novo Hamburgo de 2020. Nascida em 25 de julho de 1922, em Ijuí, Emília Margret Sauer, conhecida como Dona Emi, foi escolhida por meio de votação secreta realizada no último dia 9, no Legislativo. A indicação do nome foi feita pelo vereador e historiador Felipe Kuhn Braun (PP). Como pesquisador, o parlamentar acompanhou a trajetória da artista e educadora que fundou o Instituto de Belas Artes de Novo Hamburgo (IBA), espaço de referência para a cultura hamburguense. A entrega do certificado está prevista para a última semana de outubro.

Emília Margret Sauer é escolhida para receber o título de Cidadã de Novo Hamburgo - Leia mais…

Escola do Legislativo participará de evento sobre tecnologia que reunirá diversos países

Escola do Legislativo participará de evento sobre tecnologia que reunirá diversos países

por Maíra Kiefer — última modificação 17/09/2020 14h13

15/09/2020 – O Dia Internacional da Democracia, celebrado neste 15 de setembro, foi escolhido para dar início a um evento que reúne mais de 20 parlamentos de diferentes países para relatarem projetos que os ajudaram a manter o funcionamento legislativo mesmo neste período de pandemia. O LegisTech pela Democracia, promovido pela Bússola Tech, se estenderá até sexta-feira, dia 18, data em que a diretora da Escola do Legislativo de Novo Hamburgo, Maria Carolina Seitenfus Hagen, terá um espaço para abordar a experiência de deliberação remota da Câmara hamburguense. A exposição de como ocorreu o uso de plataforma gratuita para as votações ocorrerá às 16h30min.

Escola do Legislativo participará de evento sobre tecnologia que reunirá diversos países - Leia mais…

Prefeitura de Novo Hamburgo projeta orçamento de R$ 1,3 bilhão para 2021

Prefeitura de Novo Hamburgo projeta orçamento de R$ 1,3 bilhão para 2021

por Luís Francisco Caselani — última modificação 15/09/2020 15h51

15/09/2020 – O Executivo hamburguense entregou à Câmara no final de agosto sua proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2021. O texto descreve riscos e metas fiscais de receita e destrincha despesas em metas prioritárias de atuação e programas de gestão da Administração Direta, suas autarquias e do Legislativo. A peça serve de base para a posterior elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que deverá ser apresentada até 31 de outubro e orientará a atuação da gestão eleita pelos cidadãos hamburguenses em novembro. A estimativa de arrecadação para o próximo ano foi fixada em R$ 1.293.827.159,00. O valor é 3,96% menor do que o orçamento aprovado para 2020.

Prefeitura de Novo Hamburgo projeta orçamento de R$ 1,3 bilhão para 2021 - Leia mais…

Câmara aprova projetos que fixam os subsídios do prefeito, vice, secretários municipais e vereadores até 2024

Câmara aprova projetos que fixam os subsídios do prefeito, vice, secretários municipais e vereadores até 2024

por Tatiane Souza — última modificação 16/09/2020 18h51

14/09/2020 – Os projetos que dispõem sobre a fixação dos subsídios do prefeito, vice-prefeito, secretários municipais e vereadores para o período de 1º de janeiro de 2021 a 31 de dezembro de 2024 foram aprovados por 11 votos a três na sessão desta segunda-feira, 14. As matérias entraram na Ordem do Dia por requerimento de urgência e serão analisadas em segunda votação em sessão extraordinária na próxima quarta-feira, 16, às 18h.

Câmara aprova projetos que fixam os subsídios do prefeito, vice, secretários municipais e vereadores até 2024 - Leia mais…

Moção manifesta apoio ao pagamento de salários cortados dos professores estaduais por paralisação no começo do ano

Moção manifesta apoio ao pagamento de salários cortados dos professores estaduais por paralisação no começo do ano

por Tatiane Souza — última modificação 15/09/2020 00h27

14/09/2020 – Em moção assinada pelo vereador Enio Brizola (PT) e aprovada por unanimidade na sessão desta segunda-feira, dia 14, os vereadores manifestaram apoio ao pagamento dos trabalhadores grevistas da rede estadual de educação, que tiveram seus vencimentos cortados em virtude da paralisação ocorrida entre o final de 2019 e o começo de 2020. No texto proposto pelo parlamentar, ele lembra que o mérito legal do desconto imposto pelo Executivo permanece em litígio no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. “São famílias inteiras em situação de calamidade, que perderam 30% dos seus ganhos mensais desde janeiro e sem perspectivas de alívio financeiro”, disse, solicitando uma solução célere e compatível com a dimensão do problema, especialmente nesse período de pandemia.

Moção manifesta apoio ao pagamento de salários cortados dos professores estaduais por paralisação no começo do ano - Leia mais…

Aprovada moção de apoio à greve dos Correios

Aprovada moção de apoio à greve dos Correios

por Tatiane Souza — última modificação 15/09/2020 00h29

14/09/2020 - Com atividades paralisadas desde o dia 17 de agosto, os funcionários dos Correios iniciaram mobilização em resposta à revogação do atual acordo coletivo que estaria em vigor até 2021 e que previa reposição salarial. Outro ponto rebatido pela categoria é o aumento da participação dos trabalhadores no plano de saúde. Em consonância com as reivindicações, o vereador Enio Brizola (PT) propôs moção de apoio à greve. “Na negociação deste ano, apresentaram reajuste zero e querem retirar praticamente todos os direitos”, disse. A matéria recebeu a aprovação dos vereadores na noite desta segunda-feira, dia 14, com voto contrário de Patricia Beck (PP).

Aprovada moção de apoio à greve dos Correios - Leia mais…

Município deve  celebrar o Dia do  Motorista de Aplicativos anualmente em 9 de setembro

Município deve celebrar o Dia do Motorista de Aplicativos anualmente em 9 de setembro

por Maíra Kiefer — última modificação 14/09/2020 20h17

14/09/2020 - Por iniciativa do vereador Rafael Lucas (PDT), Novo Hamburgo deverá ter em seu Calendário Oficial de Eventos o 9 de setembro reservado à comemoração do Dia Municipal do Motorista de Aplicativos. A proposta foi aprovada em primeira votação nesta segunda-feira, 14, por unanimidade.

Município deve celebrar o Dia do Motorista de Aplicativos anualmente em 9 de setembro - Leia mais…

Aprovada redução de ISSQN para determinadas categorias até o final do ano

Aprovada redução de ISSQN para determinadas categorias até o final do ano

por Tatiane Souza — última modificação 14/09/2020 23h24

14/09/2020 – Empresas e profissionais hamburguenses que pagam Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) observando alíquota de 3% terão a cobrança reduzida para 2% até o final de dezembro. A matéria encaminhada pela Prefeitura foi aprovada por unanimidade pela Câmara em última apreciação na noite desta segunda-feira, 14. Os vereadores também votaram emendas que ampliavam a vigência da medida até 2021. As sugestões de alteração no texto original acabaram rejeitadas por 10 votos a 4. Aqueles que foram contrários estavam fundamentados em entendimento jurídico de que a renúncia de receita, embora facilitada pela União em razão da Covid-19, não poderia se estender além do exercício de 2020.

Aprovada redução de ISSQN para determinadas categorias até o final do ano - Leia mais…

Conselho de Ética arquiva processo contra Serjão sobre manifestação na tribuna

Conselho de Ética arquiva processo contra Serjão sobre manifestação na tribuna

por Maíra Kiefer — última modificação 11/09/2020 18h59

11/09/2020 – O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal reuniu-se na manhã desta sexta-feira, 11, para votação do parecer final do Processo Disciplinar n° 3/2019, que trata de manifestações feitas pelo vereador Sergio Hanich – Serjão (MDB) dirigidas ao então colega Enfermeiro Vilmar, na tribuna no dia 24 de julho de 2019. O colegiado foi acionado em outubro do ano passado para apurar possível quebra de decoro parlamentar por fala na qual teria ocorrido ameaça. Com voto contrário do presidente Inspetor Luz (MDB), último a expor sua deliberação e que entendeu necessária censura escrita, a decisão anunciada foi pelo arquivamento do processo, seguindo teor do parecer da relatora Semilda-Tita (PSDB). Enio Brizola (PT), secretário, considerou improcedente a representação assim como a vereadora. O anúncio do resultado foi acompanhado por Serjão. 

Conselho de Ética arquiva processo contra Serjão sobre manifestação na tribuna - Leia mais…

Calendário Pró-Saúde – Câmara promove informações sobre campanhas de prevenção e combate a diversas doenças

Calendário Pró-Saúde – Câmara promove informações sobre campanhas de prevenção e combate a diversas doenças

por Tatiane Souza — última modificação 10/09/2020 18h18

10/09/2020 – O dia 10 de setembro é conhecido mundialmente como a data que marca as ações de prevenção ao suicídio. O Setembro Amarelo é uma das campanhas abraçadas pelo Legislativo hamburguense por meio do Calendário Pró-Saúde – projeto do vereador Raul Cassel (MDB), enquanto presidente da Casa em 2019. A iniciativa tem como objetivo reunir os tradicionais meses coloridos adotados por associações médicas e organizações não governamentais para designar campanhas informativas de prevenção e combate a doenças diversas. Ao todo, o calendário abrange 24 campanhas, distribuídas ao longo dos 12 meses do ano.

Calendário Pró-Saúde – Câmara promove informações sobre campanhas de prevenção e combate a diversas doenças - Leia mais…

 TV Câmara – Biomédico explica cenário atual do coronavírus, tipos de teste e desafios das vacinas

TV Câmara – Biomédico explica cenário atual do coronavírus, tipos de teste e desafios das vacinas

por Tatiane Souza — última modificação 10/09/2020 16h26

10/09/2020 - Seis meses após o início do isolamento social no país em virtude da pandemia do coronavírus, o professor da Universidade Feevale e biomédico Dr. Vlademir Cantarelli retornou ao Vitalidade, da TV Câmara NH, para falar sobre o cenário atual, tipos de testes e vacinas. O programa pode ser conferido pelo canal 16 da Claro/Net e também pelo Facebook da emissora e pelo canal no youtube.

TV Câmara – Biomédico explica cenário atual do coronavírus, tipos de teste e desafios das vacinas - Leia mais…

Presidente da Câmara recebe visita do comandante do Corpo de Bombeiros Militar em Novo Hamburgo

Presidente da Câmara recebe visita do comandante do Corpo de Bombeiros Militar em Novo Hamburgo

por Jaime Freitas — última modificação 09/09/2020 18h10

09/09/2020 – A Câmara Municipal de Novo Hamburgo recebeu no início da tarde desta quarta-feira, 9, a visita do comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Novo Hamburgo, major Deoclides Silva da Rosa. Ele foi recebido pelo presidente da Casa, o vereador Gerson Peteffi (MDB), no gabinete da presidência.

Presidente da Câmara recebe visita do comandante do Corpo de Bombeiros Militar em Novo Hamburgo - Leia mais…

Revisão do Plano Plurianual sinaliza queda na projeção orçamentária para 2021

Revisão do Plano Plurianual sinaliza queda na projeção orçamentária para 2021

por Luís Francisco Caselani — última modificação 09/09/2020 23h16

09/09/2020 – A Prefeitura de Novo Hamburgo entregou à Câmara no final de agosto projeto de lei que reestrutura o Plano Plurianual (PPA) 2018-2021. As alterações se atêm ao último ano do período. A nova previsão orçamentária, na casa de R$ 1,29 bilhão, representa uma queda de 4,32% na comparação com a arrecadação anteriormente projetada. A proposta, que deverá ser cumprida pela gestão eleita pelos cidadãos hamburguenses em novembro, foi analisada e aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara (Cojur) no início da tarde desta quarta-feira, 9. O texto deve ir a votação em plenário já na próxima segunda, dia 14. Antes disso, porém, a matéria também será avaliada pela Comissão de Finanças do Legislativo.

Revisão do Plano Plurianual sinaliza queda na projeção orçamentária para 2021 - Leia mais…

Câmara de Novo Hamburgo aprova redução de ISSQN para determinadas categorias até o final do ano

Câmara de Novo Hamburgo aprova redução de ISSQN para determinadas categorias até o final do ano

por Luís Francisco Caselani — última modificação 09/09/2020 16h54

09/09/2020 – Empresas e profissionais hamburguenses que pagam Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) observando alíquota de 3% devem ter a cobrança reduzida para 2% até o final de dezembro. A proposta apresentada pela Prefeitura foi aprovada por unanimidade pelos vereadores durante votação em primeiro turno na tarde desta quarta-feira, 9. O projeto de lei deve ser novamente analisado pela Câmara na próxima segunda-feira, dia 14. A medida abrange serviços relacionados à construção civil, agenciamento, intermediação, estacionamento, vigilância, armazenamento, escolta, factoring, registros públicos e desembaraço aduaneiro.

Câmara de Novo Hamburgo aprova redução de ISSQN para determinadas categorias até o final do ano - Leia mais…

Vereadores aprovam política municipal de enfrentamento ao Alzheimer

Vereadores aprovam política municipal de enfrentamento ao Alzheimer

por Luís Francisco Caselani — última modificação 09/09/2020 16h48

09/09/2020 – Novo Hamburgo está muito próxima de contar com uma política municipal de enfrentamento ao Alzheimer e a outras doenças que ocasionam perda de funções cognitivas. A iniciativa deve ser desenvolvida a partir da integração de áreas como saúde, assistência social, direitos humanos, inovação e tecnologia. Elaborada pelo vereador Enio Brizola (PT), a proposta foi aprovada por unanimidade pela Câmara em votação final na tarde desta quarta-feira, 9. O texto agora será analisado pela prefeita Fátima Daudt.

Vereadores aprovam política municipal de enfrentamento ao Alzheimer - Leia mais…

TV Câmara - Confira vagas de emprego para Novo Hamburgo e região no Oportunidades desta semana

TV Câmara - Confira vagas de emprego para Novo Hamburgo e região no Oportunidades desta semana

por Tatiane Souza — última modificação 03/09/2020 14h37

02/09/2020 - No Oportunidades desta semana foram anunciadas diversas vagas de emprego aqui na região. A Agência Municipal de Emprego de Novo Hamburgo está com mais de 70 vagas de emprego em aberto. Além disso, há vaga para vendedor em canais digitais na Leroy Merlin e oportunidade de vendedor para as Lojas Altero, em Sapiranga. Os detalhes você confere no programa que já está no ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e também no Youtube.com/TVCamaraNH e Facebook.com/TVCamaraNH.

TV Câmara - Confira vagas de emprego para Novo Hamburgo e região no Oportunidades desta semana - Leia mais…

Comerciantes das Nações Unidas lutam por medidas que garantam mais segurança ao longo da avenida

Comerciantes das Nações Unidas lutam por medidas que garantam mais segurança ao longo da avenida

por Tatiane Souza — última modificação 04/09/2020 12h01

01/09/2020 – O presidente da Câmara, Gerson Peteffi (MDB), recebeu em seu gabinete na tarde desta segunda-feira, 31, representantes de cerca de 40 comerciantes instalados ao longo da avenida Nações Unidas. No encontro, Ricardo de Moraes, Jorge Stoffel e Roseli Kruchinski abordaram o episódio da queda de um cidadão idoso no arroio, ocorrida no dia 2 de junho, e pleitearam, em nome do grupo, ações do poder público que garantam mais segurança a todos.

Comerciantes das Nações Unidas lutam por medidas que garantam mais segurança ao longo da avenida - Leia mais…

Proposta de redução de ISSQN será votada na próxima semana

Proposta de redução de ISSQN será votada na próxima semana

por Daniele Silva — última modificação 01/09/2020 15h00

01/09/2020 – Apresentado pelo Executivo na última semana, o projeto para redução do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) foi tema de encontro de diversas comissões permanentes nesta segunda-feira, dia 31. Após análise das comissões de Obras Serviços Públicos e Mobilidade Urbana (Coosp), de Competitividade, Finanças, Orçamento, Economia e Planejamento (Cofin) e de Constituição, Justiça e Redação (Cojur), a matéria foi liberada para apreciação em Plenário, o que deverá ocorrer na próxima quarta-feira, 9 de setembro.

Proposta de redução de ISSQN será votada na próxima semana - Leia mais…

Câmara repudia reforma tributária proposta pelo governo do Estado

Câmara repudia reforma tributária proposta pelo governo do Estado

por Maíra Kiefer — última modificação 01/09/2020 14h38

31/08/2020 – Os vereadores hamburguenses aprovaram por unanimidade a moção de repúdio à reforma tributária proposta pelo governador do Estado, Eduardo Leite. O texto, de Enio Brizola (PT), considera que o aumenta de diversos impostos pesará sobre os setores mais empobrecidos da população.

Câmara repudia reforma tributária proposta pelo governo do Estado - Leia mais…

Secretário trata de recursos federais para o combate ao coronavírus

Secretário trata de recursos federais para o combate ao coronavírus

por Maíra Kiefer — última modificação 01/09/2020 13h09

31/08/2020 – Por videoconferência, o secretário municipal da Fazenda, Gilberto dos Reis, falou sobre as ações e a utilização dos R$ 24,5 milhões em recursos federais disponibilizados a Novo Hamburgo para o combate ao coronavírus. Em relação ao montante da Assistência Social, preocupação sinalizada em vários questionamentos de parlamentares, a previsão é de um pouco mais de R$ 4 milhões, sendo que 3,5 milhões já chegaram aos cofres municipais, conforme o titular da pasta. Para aquisição de cestas básicas, foram empenhados mais de R$ 532 mil. Ele foi convocado para a sessão desta segunda, 31 de agosto, por meio do Requerimento N° 682/2020, de Patricia Beck e Felipe Kuhn Braun, ambos do PP.

Secretário trata de recursos federais para o combate ao coronavírus - Leia mais…

Ano letivo no Município se estenderá até o dia 19 de janeiro

Ano letivo no Município se estenderá até o dia 19 de janeiro

por Maíra Kiefer — última modificação 01/09/2020 15h44

31/08/2020 – O ano letivo em Novo Hamburgo voltou a ser contabilizado no dia 3 de agosto e se estenderá até 19 de janeiro de 2021 para os seus 24 mil alunos. Essas informações foram abordadas pela secretária de Educação, Maristela Guasselli, durante a sessão plenária desta segunda-feira, dia 31. O convite partiu da vereadora Patricia Beck (PP). Maristela sinalizou que esse período não será alterado mesmo se houver uma possível retomada das aulas, esclarecendo inclusive que os pais não serão obrigados a enviar seus filhos às instituições de ensino. Em mais de um momento, quando questionada, a secretária afirmou não haver previsão sobre o retorno às classes de forma presencial.

Ano letivo no Município se estenderá até o dia 19 de janeiro - Leia mais…

Vereadores manifestam apoio a aprovados em concurso da Polícia

Vereadores manifestam apoio a aprovados em concurso da Polícia

por Maíra Kiefer — última modificação 31/08/2020 23h34

31/08/2020 - Segundo estatísticas divulgadas pela Polícia Civil do Estado, menos de 70% do total dos inquéritos policiais investigados no ano de 2019 restaram elucidados. Também houve expressiva redução no número de ações entre os anos de 2018 e 2020, relativamente à recaptura de foragidos e à apreensão de drogas, conforme indicadores de eficiência da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul. A queda nos números considera um déficit aproximado de 50% de efetivo na corporação da polícia gaúcha. Por essa razão, a Câmara apoia o chamamento de profissionais já aprovados em concurso.

Vereadores manifestam apoio a aprovados em concurso da Polícia - Leia mais…

Aprovada moção de apelo para reabertura de agência do Banrisul em Lomba Grande

Aprovada moção de apelo para reabertura de agência do Banrisul em Lomba Grande

por Maíra Kiefer — última modificação 31/08/2020 22h52

31/08/2020 - Por unanimidade, os vereadores aprovaram nesta segunda-feira, 31, moção de apelo ao Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) para reabrir a agência de Lomba Grande. A iniciativa é do vereador Gerson Peteffi (MDB), presidente da Casa, em resposta à mobilização da população e de comerciantes da região.

Aprovada moção de apelo para reabertura de agência do Banrisul em Lomba Grande - Leia mais…

Aprovada Política Municipal de Enfrentamento à Doença de Alzheimer e outras demências

Aprovada Política Municipal de Enfrentamento à Doença de Alzheimer e outras demências

por Maíra Kiefer — última modificação 31/08/2020 22h48

31/08/2020 - A deterioração das funções cerebrais, com as consequentes perdas de memória, da linguagem e da capacidade de cuidar de si, é o principal efeito em quem é acometido pela doença de Alzheimer. Contudo, ela não é a única enfermidade que deixa esse rastro de perdas cognitivas e sociais. A falta de cura e de um tratamento eficaz exigem a construção de estratégias de enfrentamento visto que o número crescente de casos gera impactos na sociedade e no sistema de saúde. Com base nessa preocupação, o Plenário aprovou nesta segunda, dia 31, proposta que cria uma política municipal de enfrentamento à doença de Alzheimer e outras demências, de autoria do vereador Enio Brizola (PT).

Aprovada Política Municipal de Enfrentamento à Doença de Alzheimer e outras demências - Leia mais…

Câmara deve reorganizar espaços de fala durante convocações de secretários

Câmara deve reorganizar espaços de fala durante convocações de secretários

por Maíra Kiefer — última modificação 31/08/2020 22h28

31/08/2020 – Com objetivo de permitir maior participação de todos os parlamentares e a dinamização do debate durante as falas de secretários e outras autoridades nas sessões plenárias, o presidente Gerson Peteffi (MDB), o vice-presidente Raul Cassel (MDB), o segundo-secretário Sergio Hanich (MDB) e os vereadores Inspetor Luz (MDB) e Cristiano Coller (PTB) sugeriram alteração ao Regimento Interno da Câmara. A Lei Orgânica garante aos vereadores hamburguenses o direito de convocar os titulares das pastas e diretores de autarquia para discutir assuntos de interesse dos cidadãos durante as plenárias. A modificação foi aprovada em segundo turno na noite desta segunda-feira, 31, junto à emenda proposta por cinco autores.

Câmara deve reorganizar espaços de fala durante convocações de secretários - Leia mais…

TV Câmara - Emissora reprisa Vitalidade que aborda a saúde do homem

TV Câmara - Emissora reprisa Vitalidade que aborda a saúde do homem

por Tatiane Souza — última modificação 26/08/2020 15h30

26/08/2020 - A prática do autoexame é fundamental também para os homens. No Vitalidade que reprisamos pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, o médico urologista Marlon Fiorentini destacou que, desde o início da puberdade, os meninos devem se examinar. A prática, segundo ele, auxilia na detecção de doenças como o câncer de testículos. O programa sobre saúde integral do homem também está disponível no Facebook.com/TVCamaraNH e no Youtube.com/TVCamaraNH.

TV Câmara - Emissora reprisa Vitalidade que aborda a saúde do homem - Leia mais…

Prefeitura propõe redução de ISSQN para determinados serviços até o final do ano

Prefeitura propõe redução de ISSQN para determinados serviços até o final do ano

por Luís Francisco Caselani — última modificação 25/08/2020 15h31

25/08/2020 – Empresas e profissionais hamburguenses que pagam Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) observando alíquota de 3% poderão ter a cobrança reduzida para 2% entre os meses de setembro e dezembro de 2020. A proposta da Prefeitura foi apresentada para análise da Câmara nesta segunda-feira, 24. A medida abrange serviços relacionados à construção civil, agenciamento, intermediação, estacionamento, vigilância, armazenamento, escolta, factoring, registros públicos e desembaraço aduaneiro.

Prefeitura propõe redução de ISSQN para determinados serviços até o final do ano - Leia mais…

TV Câmara - Confira novas vagas de emprego no Oportunidades desta semana

TV Câmara - Confira novas vagas de emprego no Oportunidades desta semana

por Tatiane Souza — última modificação 25/08/2020 15h48

25/08/2020 - No Oportunidades desta semana foram anunciadas diversas vagas de emprego aqui na região de Novo Hamburgo. A Agência Municipal de Emprego de Novo Hamburgo está com 110 vagas em aberto. Além disso, destaca-se seleção para assistente de suporte da Edenred, em Campo Bom, considerada a 27ª melhor empresa para se trabalhar no Brasil; e oportunidade para comprador na Nova Era Cosméticos. Os detalhes você confere no programa que está no ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, referente ao período de 17 a 21 de agosto.

TV Câmara - Confira novas vagas de emprego no Oportunidades desta semana - Leia mais…

Comsea ressalta importância do aleitamento materno e de ações que promovam segurança alimentar e nutricional

Comsea ressalta importância do aleitamento materno e de ações que promovam segurança alimentar e nutricional

por Jaime Freitas — última modificação 25/08/2020 13h33

24/08/2020 – Na tarde desta segunda-feira, o presidente da Câmara, o vereador Gerson Peteffi (MDB), recebeu em seu gabinete, na companhia do colega Enio Brizola (PT), a presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – Comsea, Cristiane Érica Petry, e o conselheiro Alexandre Matias Bogner. Foram discutidos o reforço às orientações de aleitamento materno nas escolas de educação infantil e a aplicação de recursos da alimentação escolar na compra de cestas básicas para estudantes da rede municipal.

Comsea ressalta importância do aleitamento materno e de ações que promovam segurança alimentar e nutricional - Leia mais…

Curso gratuito O Papel do Vereador terá início no dia 1°

Curso gratuito O Papel do Vereador terá início no dia 1°

por Maíra Kiefer — última modificação 24/08/2020 21h02

24/08/2020 - Uma iniciativa capitaneada pela Rede de Escolas de Governo dos Municípios do RS, da qual fazem parte a Escola do Legislativo de Novo Hamburgo e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), possibilitou que o curso O Papel do Vereador, oferecido pelo ILB-Senado, voltasse a ser ministrado. Com 200 vagas, as aulas terão início no dia 1° e se estenderão até o dia 12 de setembro. As inscrições podem ser feitas no site saberes.senado.leg.br, acessando o link cursos on-line com tutoria.

Curso gratuito O Papel do Vereador terá início no dia 1° - Leia mais…

Câmara deve reorganizar espaços de fala durante convocações de secretários

Câmara deve reorganizar espaços de fala durante convocações de secretários

por Jaime Freitas — última modificação 24/08/2020 19h59

24/08/2020 – A Lei Orgânica garante aos vereadores hamburguenses o direito de convocar secretários municipais e diretores de autarquia para discutir assuntos de interesse dos cidadãos durante as sessões da Câmara. A fim de permitir maior participação de todos os parlamentares e a dinamização do debate, a Mesa Diretora, em coautoria com o vereador Cristiano Coller (PTB), sugeriu alteração ao Regimento Interno reestruturando os espaços de fala. A modificação foi aprovada em primeiro turno na noite desta segunda-feira, 24, por unanimidade.

Câmara deve reorganizar espaços de fala durante convocações de secretários - Leia mais…

Moção pede aplicação de recursos da alimentação escolar na compra de cestas básicas para estudantes da rede municipal

Moção pede aplicação de recursos da alimentação escolar na compra de cestas básicas para estudantes da rede municipal

por Jaime Freitas — última modificação 24/08/2020 20h34

24/08/2020 – O vereador Enio Brizola (PT) elaborou moção de apelo à Prefeitura de Novo Hamburgo solicitando a destinação de recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para a aquisição de cestas básicas. O intuito do parlamentar é a distribuição desses mantimentos entre as famílias de alunos matriculados na rede municipal de ensino. Como as aulas estão suspensas em todo o país, o Governo Federal já autorizou esse remanejo. A moção foi aprovada por unanimidade durante a sessão desta segunda-feira, 24. A proposta será agora encaminhada para a análise da prefeita Fátima Daudt.

Moção pede aplicação de recursos da alimentação escolar na compra de cestas básicas para estudantes da rede municipal - Leia mais…

Câmara acolhe veto do Executivo a proposta de divulgação de informações sobre pessoas desaparecidas

Câmara acolhe veto do Executivo a proposta de divulgação de informações sobre pessoas desaparecidas

por Jaime Freitas — última modificação 24/08/2020 19h55

24/08/2020 – Por 10 votos a 4, os vereadores hamburguenses acataram em sessão na noite desta segunda-feira, 24, veto integral apresentado pela Prefeitura de Novo Hamburgo a projeto de lei que previa mecanismos para a divulgação de informações sobre pessoas desaparecidas. De acordo com o Executivo, o texto elaborado por Inspetor Luz (MDB) invade a competência privativa do órgão e interfere na administração do Município. Com a aceitação do veto, a matéria agora será arquivada.

Câmara acolhe veto do Executivo a proposta de divulgação de informações sobre pessoas desaparecidas - Leia mais…

Rua na Vila Palmeira pode levar o nome do empresário Ivo Weber

Rua na Vila Palmeira pode levar o nome do empresário Ivo Weber

por Luís Francisco Caselani — última modificação 24/08/2020 20h22

24/08/2020 – A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (Cojur) aprovou em reunião na tarde desta segunda-feira, 24, projeto de lei do vereador Felipe Kuhn Braun (PP) que atribui o nome do empresário hamburguense Ivo Weber a uma nova via pública na Vila Palmeira, no bairro Santo Afonso. O logradouro, decorrente do processo de regularização fundiária da região, tem início na rua Floresta e se prolonga em direção leste até encontrar a rua Primavera, sendo a terceira paralela ao norte da rua 16. Por ser relator da comissão, Felipe não pôde manifestar seu voto. De qualquer forma, o texto foi aprovado com as assinaturas favoráveis do presidente Raul Cassel (MDB) e do secretário Cristiano Coller (PTB).

Rua na Vila Palmeira pode levar o nome do empresário Ivo Weber - Leia mais…

Cidadão de Novo Hamburgo Alceu Feijó falece aos 94 anos

Cidadão de Novo Hamburgo Alceu Feijó falece aos 94 anos

por Maíra Kiefer — última modificação 20/08/2020 19h28

20/08/2020 - Aos 94 anos, o Cidadão de Novo Hamburgo Alceu Mário Feijó morreu nesta quinta-feira, 20. Sua trajetória como fotógrafo em uma carreira marcada por grandes coberturas jornalísticas despertou a admiração e respeito de muitas gerações. A Campanha da Legalidade e a conquista do tricampeão mundial de futebol pelo Brasil na Copa do Mundo de 1970 são alguns exemplos dos acontecimentos registrados por suas lentes.

Cidadão de Novo Hamburgo Alceu Feijó falece aos 94 anos - Leia mais…

Presidente da Câmara participa da chegada do fogo simbólico a Novo Hamburgo

Presidente da Câmara participa da chegada do fogo simbólico a Novo Hamburgo

por Jaime Freitas — última modificação 20/08/2020 17h40

19/08/2020 – O presidente do Legislativo hamburguense, Gerson Peteffi (MDB), participou na manhã desta quarta-feira, 19, da chegada do fogo símbolo alusivo à Semana da Pátria 2020 e marcando a 83ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria. A pira foi acesa na sede do Corpo de Bombeiros de Novo Hamburgo, que ficará responsável pela sua guarda no município. Nesta época, o fogo simbólico peregrina por todo o Estado e País e, neste ano, no Rio Grande do Sul, a homenagem destaca a participação dos gaúchos na 2ª Guerra Mundial da Força Expedicionária Brasileira – FAB. No Brasil, a distinção é para o Hino Nacional Brasileiro.

Presidente da Câmara participa da chegada do fogo simbólico a Novo Hamburgo - Leia mais…

TV Câmara - Oportunidades traz vagas de emprego em Novo Hamburgo e região

TV Câmara - Oportunidades traz vagas de emprego em Novo Hamburgo e região

por Tatiane Souza — última modificação 18/08/2020 16h56

18/08/2020 – No Oportunidades desta semana a TV Câmara NH anunciou diversas vagas de emprego na região. A Agência Municipal de Emprego de Novo Hamburgo está com 108 vagas em aberto. Também há oportunidades em atendimento SAC na Edenred, em Campo Bom, considerada a 27ª melhor empresa para se trabalhar no Brasil; e na Hauseful Serviços Digitais, que procura vistoriadores imobiliários freelancers para trabalharem por meio de aplicativo na cidade de Novo Hamburgo. Os detalhes você confere no Oportunidades – 17 a 21 de agosto, que já está no ar pelo canal 16 da Claro/Net, no Youtube.com/TVCamaraNH e no Facebook.com/TVCamaraNH.

TV Câmara - Oportunidades traz vagas de emprego em Novo Hamburgo e região - Leia mais…

Comissões da Câmara de Novo Hamburgo retomam reuniões

Comissões da Câmara de Novo Hamburgo retomam reuniões

por Luís Francisco Caselani — última modificação 18/08/2020 16h27

18/08/2020 – Em respeito às regras de distanciamento e prevenção à disseminação do novo coronavírus, as comissões permanentes da Câmara de Novo Hamburgo interromperam suas reuniões semanais no final de junho. Agora, com a flexibilização dos protocolos na esfera municipal, mas mantendo todos os cuidados de higiene necessários, os grupos parlamentares retornaram aos trabalhos. Ao longo da tarde e noite de segunda-feira, 17, quatro comissões analisaram e aprovaram a tramitação de três propostas legislativas.

Comissões da Câmara de Novo Hamburgo retomam reuniões - Leia mais…

Legislativo hamburguense volta a pedir aprovação da PEC pela permanência do Fundeb

Legislativo hamburguense volta a pedir aprovação da PEC pela permanência do Fundeb

por Tatiane Souza — última modificação 17/08/2020 20h41

17/08/2020 – Assunto em discussão na Câmara de Novo Hamburgo desde o final de 2019, a transformação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) em política permanente de estado deu importante passo com a aprovação de proposta de emenda à Constituição (PEC) na Câmara dos Deputados no mês de julho. O texto, proposto inicialmente pela deputada mineira Raquel Muniz ainda em 2015, começa agora sua tramitação no Senado Federal. Para demonstrar seu apoio à PEC, o vereador Inspetor Luz (MDB) elaborou moção pela aprovação da matéria. O texto foi acolhido pelos demais vereadores em sessão na noite desta segunda-feira, 17.

Legislativo hamburguense volta a pedir aprovação da PEC pela permanência do Fundeb - Leia mais…

Câmara aprova moção pela criação de 14º salário a aposentados durante a pandemia

Câmara aprova moção pela criação de 14º salário a aposentados durante a pandemia

por Tatiane Souza — última modificação 17/08/2020 20h20

17/08/2020 – Tramita no Senado Federal proposta legislativa que prevê o pagamento de 14º salário a aposentados e pensionistas em 2020, devido à crise econômica e sanitária provocada pela Covid-19. Apresentado em julho pelo senador gaúcho Paulo Paim, o projeto foi sugerido por um advogado paulista em ambiente virtual do Congresso Nacional, onde contou com a aprovação de mais de 66 mil brasileiros. Também favorável à duplicação do abono, o vereador Inspetor Luz (MDB) elaborou moção de apoio à matéria. O texto foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Novo Hamburgo em sessão na noite desta segunda-feira, 17.

Câmara aprova moção pela criação de 14º salário a aposentados durante a pandemia - Leia mais…

Aprovada meia-entrada para doadores de sangue ou medula óssea em eventos financiados pela Prefeitura

Aprovada meia-entrada para doadores de sangue ou medula óssea em eventos financiados pela Prefeitura

por Tatiane Souza — última modificação 17/08/2020 19h26

17/08/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo voltou a aprovar por unanimidade na noite desta segunda-feira, 17, política de meia-entrada para doadores regulares de sangue ou de medula óssea em eventos culturais e esportivos realizados ou financiados pela Prefeitura. A matéria elaborada pelo vereador Inspetor Luz (MDB) será agora analisada pelo Executivo, que poderá vetá-la ou transformá-la em lei.

Aprovada meia-entrada para doadores de sangue ou medula óssea em eventos financiados pela Prefeitura - Leia mais…

TV Câmara - Canal legislativo reprisa programa que fala sobre a importância da saúde única

TV Câmara - Canal legislativo reprisa programa que fala sobre a importância da saúde única

por Tatiane Souza — última modificação 17/08/2020 19h44

17/08/2020 - A TV Câmara canal 16 da Claro/Net reprisa em sua grade o programa Vitalidade que abordou o conceito de saúde única. Segundo a entrevistada Julyana Sthéfanie Simões Matos, médica veterinária e responsável técnica na Secretaria Municipal de Saúde, o intuito é traduzir a união entre a saúde humana, animal e ambiental. O programa também está disponível no Facebook.com/TVCamaraNH e também no Youtube.com/TVCamaraNH.

TV Câmara - Canal legislativo reprisa programa que fala sobre a importância da saúde única - Leia mais…

Câmara retoma sessões presenciais uma vez por semana com restrição de acesso

Câmara retoma sessões presenciais uma vez por semana com restrição de acesso

por Maíra Kiefer — última modificação 14/08/2020 17h29

13/08/2020 - Devido à flexibilização do protocolo de prevenção à Covid-19 na esfera municipal durante a vigência da bandeira vermelha, a Mesa Diretora da Câmara definiu a retomada de uma sessão ordinária semanal de forma presencial, preferencialmente às segundas-feiras. Conforme decisão estabelecida na RMD n°19/2020, somente terão acesso ao Plenário os vereadores, servidores responsáveis pela execução dos trabalhos e um assessor por parlamentar, sendo vedada sua permanência no local.

Câmara retoma sessões presenciais uma vez por semana com restrição de acesso - Leia mais…

Moção endossa pedido de flexibilização das regras restritivas para comércio e serviços em Novo Hamburgo

Moção endossa pedido de flexibilização das regras restritivas para comércio e serviços em Novo Hamburgo

por Luís Francisco Caselani — última modificação 12/08/2020 15h40

12/08/2020 – No último dia 4, o Governo do Estado anunciou alterações nos protocolos sugeridos para a bandeira vermelha. A classificação é atribuída à cidade de Novo Hamburgo, semana após semana, desde o final de junho. As medidas atenuaram restrições quanto ao comércio não essencial e o funcionamento de restaurantes. Deliberadas e construídas junto a representações dos diferentes municípios gaúchos, as mudanças também foram ao encontro de moção elaborada pelo vereador Raul Cassel (MDB) no dia 27 de julho. O texto, aprovado por unanimidade na primeira sessão plenária de agosto, realizada nesta quarta-feira, 12, pede a flexibilização das regras restritivas ao comércio e aos prestadores de serviços da cidade.

Moção endossa pedido de flexibilização das regras restritivas para comércio e serviços em Novo Hamburgo - Leia mais…

Câmara aprova meia-entrada para doadores de sangue ou medula óssea

Câmara aprova meia-entrada para doadores de sangue ou medula óssea

por Luís Francisco Caselani — última modificação 12/08/2020 15h37

12/08/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta quarta-feira, 12, substitutivo apresentado pelo vereador Inspetor Luz (MDB) que institui em Novo Hamburgo política de meia-entrada para doadores regulares de sangue ou de medula óssea em eventos culturais e esportivos realizados ou financiados pela Prefeitura. A matéria ainda passará por segunda votação antes de seguir para análise do Executivo.

Câmara aprova meia-entrada para doadores de sangue ou medula óssea - Leia mais…

Proposta de atualização do Código de Posturas recebe novo pedido de vista

Proposta de atualização do Código de Posturas recebe novo pedido de vista

por Luís Francisco Caselani — última modificação 12/08/2020 15h42

12/08/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo votaria nesta quarta-feira, 12, a revisão integral do Código de Posturas do Município. A proposta do vereador Raul Cassel (MDB) busca tornar o texto mais claro, conciso e atual. No entanto, como o autor não pôde participar da sessão para defender a iniciativa, seu colega de partido Sergio Hanich solicitou o adiamento da votação. O pedido de vista também oportuniza prazo maior para eventuais contribuições de parlamentares, Executivo e sociedade civil. A construção coletiva da matéria é um desejo expressado por Raul Cassel desde o início de sua tramitação. A proposta deve retornar à pauta em primeiro turno no final do mês.

Proposta de atualização do Código de Posturas recebe novo pedido de vista - Leia mais…

Câmara realiza sessão ordinária nesta quarta

Câmara realiza sessão ordinária nesta quarta

por Tatiane Souza — última modificação 11/08/2020 15h37

11/08/2020 – A Câmara Municipal de Novo Hamburgo realizará sessão ordinária presencial nesta quarta-feira, 12, a partir das 14h. Mesmo em bandeira vermelha no modelo de distanciamento controlado implementado pelo Governo do Estado, a ação será possível com embasamento no novo decreto da Prefeitura que flexibiliza atividades de comércio e serviços no Município. A plenária continua fechada ao público em geral, mas pode ser acompanhada pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, pelo portal institucional ou ainda pelo Youtube.com/TVCamaraNH.

Câmara realiza sessão ordinária nesta quarta - Leia mais…

TV Câmara - Programa Oportunidades traz ofertas de trabalho para Novo Hamburgo e região

TV Câmara - Programa Oportunidades traz ofertas de trabalho para Novo Hamburgo e região

por Tatiane Souza — última modificação 11/08/2020 13h38

11/08/2020 - No Oportunidades desta semana foram anunciadas diversas vagas de emprego aqui na região do Vale dos Sinos. A Agência Municipal de Emprego de Novo Hamburgo está com 300 vagas em aberto, em diversas áreas; a Ecoville Brasil contrata caixa e vendedor; e o Grupo Herval anunciou a abertura de oportunidades para assistentes de arte e criação e marketing.

TV Câmara - Programa Oportunidades traz ofertas de trabalho para Novo Hamburgo e região - Leia mais…

TV Câmara - Programa Vitalidade completa oito anos no ar e traz entrevista sobre a importância do aleitamento materno

TV Câmara - Programa Vitalidade completa oito anos no ar e traz entrevista sobre a importância do aleitamento materno

por Tatiane Souza — última modificação 07/08/2020 14h01

07/08/2020 - Dentro da Campanha Agosto Dourado, comemora-se a Semana Mundial do Aleitamento Materno, de 1º a 7 de agosto. Com o lema Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta mais Saudável, a #SMAM2020 tem por objetivo falar sobre os benefícios deste alimento – considerado padrão ouro para as crianças. A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que os bebês sejam amamentados até os seis meses de idade de forma exclusiva e, após, até os dois anos ou mais. Para falar sobre o assunto, reprisamos na TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, o Vitalidade com a enfermeira Janaína Lima, consultora em aleitamento materno. No dia 6 de agosto, o programa completou oito anos no ar. Nesta quase década, trouxe para a discussão assuntos relevantes sobre saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Um agradecimento especial a todos que fizeram e fazem parte desta história.

TV Câmara - Programa Vitalidade completa oito anos no ar e traz entrevista sobre a importância do aleitamento materno - Leia mais…

TV Câmara - Confira vagas de emprego e cursos profissionalizantes no Oportunidades desta semana

TV Câmara - Confira vagas de emprego e cursos profissionalizantes no Oportunidades desta semana

por Tatiane Souza — última modificação 04/08/2020 13h30

Já está disponível na programação da TV Câmara NH, canal 16 da Claro/Net, o Oportunidades desta semana. Destacam-se as vagas de Jovem Aprendiz na unidade de Novo Hamburgo das Lojas Magazine Luiza; vaga para assistente de atendimento no centro administrativo do Grupo Herval, em Dois Irmãos, e os cursos online da POCA Ufscar. O programa recebe indicações de vagas e cursos para divulgação pelo e-mail tvcamaranh@camaranh.rs.gov.br.

TV Câmara - Confira vagas de emprego e cursos profissionalizantes no Oportunidades desta semana - Leia mais…

Projeto sugere criação do Dia Municipal do Motorista de Aplicativos

Projeto sugere criação do Dia Municipal do Motorista de Aplicativos

por Luís Francisco Caselani — última modificação 04/08/2020 13h08

04/08/2020 – No final do ano passado, a Câmara de Novo Hamburgo aprovou a regulamentação do transporte por aplicativos na cidade. A norma, que complementa lei federal sancionada em 2018, reflete um movimento observado em todo o país de reconhecimento e legitimação do serviço prestado por um número cada vez maior de profissionais. Seguindo essa linha, o vereador Rafael Lucas (PDT) propõe agora a criação do Dia Municipal do Motorista de Aplicativos. O projeto de lei foi protocolado no mês de julho.

Projeto sugere criação do Dia Municipal do Motorista de Aplicativos - Leia mais…

Moção de apelo pede flexibilização das regras restritivas para o comércio e serviços em Novo Hamburgo

Moção de apelo pede flexibilização das regras restritivas para o comércio e serviços em Novo Hamburgo

por Maíra Kiefer — última modificação 03/08/2020 16h01

03/08/2020 - Mesmo antes da manutenção da bandeira vermelha no Município, anunciada no dia 31 de julho, começou a tramitar na Câmara na semana passada uma moção de apelo ao governador do Estado pela flexibilização das regras restritivas em Novo Hamburgo. De autoria do vereador Raul Cassel (MDB), o texto condiciona essa medida ao cumprimento por parte de comerciantes e prestadores de serviços das exigências sanitárias necessárias.

Moção de apelo pede flexibilização das regras restritivas para o comércio e serviços em Novo Hamburgo - Leia mais…

Sessões virtuais são alternativa durante agravamento de restrições

Sessões virtuais são alternativa durante agravamento de restrições

por Maíra Kiefer — última modificação 31/07/2020 22h00

31/07/2020 - Diante da necessidade de medidas de prevenção ao novo coronavírus, o Legislativo de Novo Hamburgo já no princípio da pandemia se adaptou a nova realidade e redefiniu as regras de funcionamento da Casa e de acesso a sua sede. Com a suspensão da participação do público nas sessões ordinárias e, posteriormente, com o aumento das restrições impostas pela bandeira vermelha, o que tornou possível apenas a realização de extraordinárias, a direção da Câmara e o Setor de Tecnologia da Informação intensificaram os testes para a realização de apreciações virtuais por meio do Sistema de Acompanhamento do Processo Legislativo Remoto (SAPL-R), solução que integra a plataforma gratuita de videoconferência Jitsi Meet e o SAPL. Essa modalidade tem sido usada por parlamentos em vários municípios de todo o Brasil.

Sessões virtuais são alternativa durante agravamento de restrições - Leia mais…

Executivo aponta inconstitucionalidade e veta proposta de divulgação de informações sobre pessoas desaparecidas

Executivo aponta inconstitucionalidade e veta proposta de divulgação de informações sobre pessoas desaparecidas

por Luís Francisco Caselani — última modificação 30/07/2020 13h37

30/07/2020 – A Prefeitura de Novo Hamburgo vetou integralmente projeto de lei aprovado em junho pela Câmara que determina mecanismos para a divulgação de informações sobre pessoas desaparecidas. De acordo com o Executivo, o texto elaborado por Inspetor Luz (MDB) invade a competência privativa do órgão e interfere na administração do Município. Além disso, a Prefeitura acrescenta que o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul já julgou inconstitucional norma semelhante aprovada pelo Legislativo hamburguense em 2004.

Executivo aponta inconstitucionalidade e veta proposta de divulgação de informações sobre pessoas desaparecidas - Leia mais…

Projeto de lei amplia prazo para regularização espontânea de edificações

Projeto de lei amplia prazo para regularização espontânea de edificações

por Luís Francisco Caselani — última modificação 29/07/2020 13h52

29/07/2020 – Em setembro de 2019, Novo Hamburgo instituiu o Programa de Regularização de Edificações. A iniciativa viabiliza a adequação de imóveis construídos em desacordo com o Plano Diretor ou sem aprovação de projetos arquitetônicos mediante o recolhimento de taxas, multas e eventuais compensações pecuniárias. O texto prevê, contudo, que contribuintes que regularizem espontaneamente suas propriedades dentro do período de um ano estão dispensados do pagamento de multas incidentes. Em razão do avanço da pandemia, o vereador Enio Brizola (PT) propôs a ampliação do prazo para 18 meses.

Projeto de lei amplia prazo para regularização espontânea de edificações - Leia mais…

Empresários do ramo de casas de festas e eventos pedem apoio do Legislativo

Empresários do ramo de casas de festas e eventos pedem apoio do Legislativo

por Maíra Kiefer — última modificação 28/07/2020 16h56

28/07/2020 – A iminência de ver o trabalho de uma vida se somar às estatísticas de empresas que foram à falência por causa da pandemia de Covid-19 impulsionou empresários hamburguenses a se juntarem em busca de auxílio do poder público. Representantes da União das Casas de Festas e Eventos (UCFE) conversaram nesta segunda-feira, dia 27, com o presidente da Câmara, Gerson Peteffi (MDB), e com o vereador Enio Brizola (PT), presidente da Comissão de Competitividade, Economia, Finanças, Orçamento e Planejamento (Cofin) e responsável por promover o encontro, e entregaram um diagnóstico do segmento e uma série de reivindicações da categoria.

Empresários do ramo de casas de festas e eventos pedem apoio do Legislativo - Leia mais…

TV Câmara – Conheça as vagas de emprego da semana no programa Oportunidades

TV Câmara – Conheça as vagas de emprego da semana no programa Oportunidades

por Tatiane Souza — última modificação 28/07/2020 16h49

28/07/2020 – Já está disponível na programação da TV Câmara NH, canal 16 da Claro/Net, o Oportunidades desta semana. Dentre as opções de emprego destacam-se as vagas abertas na nova unidade das Lojas Quero-Quero, que deve ser inaugurada em breve em Novo Hamburgo. O programa também traz uma vaga na Cooperativa Sicredi, na agência de Lomba Grande, e diversas oportunidades na Pro-Servi – Serviço de Assessoria e Seleção de Pessoal.

TV Câmara – Conheça as vagas de emprego da semana no programa Oportunidades - Leia mais…

Aprovada ampliação do Conselho Municipal de Política Cultural

Aprovada ampliação do Conselho Municipal de Política Cultural

por Tatiane Souza — última modificação 27/07/2020 22h32

27/07/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo acolheu por unanimidade em duas votações na noite desta segunda-feira, 27, mudanças propostas pela Prefeitura na composição do Conselho Municipal de Política Cultural. O projeto aprovado amplia o número de integrantes do órgão de 24 para 26 e modifica o processo de escolha dos 13 representantes da sociedade civil. O Executivo explica que as alterações tiveram origem em conferência municipal de cultura realizada em novembro de 2018.

Aprovada ampliação do Conselho Municipal de Política Cultural - Leia mais…

Novo Hamburgo poderá ter passarelas particulares sobre ruas e avenidas

Novo Hamburgo poderá ter passarelas particulares sobre ruas e avenidas

por Tatiane Souza — última modificação 27/07/2020 22h20

27/07/2020 – O Legislativo hamburguense aprovou por unanimidade em dois turnos na noite desta segunda-feira, 27, dois projetos de lei apresentados pela Prefeitura que permitem a construção de passarelas aéreas sobre vias públicas interligando imóveis particulares de mesmo proprietário. O Executivo defende que é necessário pensar em soluções alternativas para o melhor aproveitamento do espaço aéreo e terrestre da cidade. A permissão para instalação e utilização de passarela será atrelada ao pagamento de um valor mensal aos cofres do Município.

Novo Hamburgo poderá ter passarelas particulares sobre ruas e avenidas - Leia mais…

Vereadores pedem aplicação de testes para Covid-19 em todos os pacientes com quadro gripal

Vereadores pedem aplicação de testes para Covid-19 em todos os pacientes com quadro gripal

por Tatiane Souza — última modificação 28/07/2020 12h29

27/07/2020 - O agravamento da pandemia em Novo Hamburgo e na região motivou vereadores do Legislativo hamburguense a propor moção de apelo às autoridades municipais para que sejam realizados exames RT-PCR em todos os pacientes com quadro gripal que chegam ao Centro de Triagem. O grupo de parlamentares que assina a proposição é formado por Cristiano Coller (PTB), Enio Brizola (PT), Fernando Lourenço (PDT), Gabriel Chassot (PSDB), Gerson Peteffi (MDB), Rafael Lucas (PDT), Raul Cassel (MDB), Sergio Hanich (MDB) e Tita (PSDB).

Vereadores pedem aplicação de testes para Covid-19 em todos os pacientes com quadro gripal - Leia mais…

Vereadores aprovam lei unificada com critérios e proibições para nomeação de cargos nos poderes municipais

Vereadores aprovam lei unificada com critérios e proibições para nomeação de cargos nos poderes municipais

por Tatiane Souza — última modificação 27/07/2020 22h23

27/07/2020 – No intuito de uniformizar os critérios e enxugar o ordenamento jurídico municipal, o vereador Raul Cassel (MDB) juntou as “Leis da Ficha Limpa” do Executivo e do Legislativo. O novo texto, estabelecendo regramento único para a nomeação, provimento e permanência em cargos em comissão e funções públicas nos poderes municipais, foi aprovado por unanimidade em segunda votação na noite desta segunda-feira, 27. A matéria será analisada agora pela prefeita Fátima Daudt, que poderá acatá-la ou apresentar veto.

Vereadores aprovam lei unificada com critérios e proibições para nomeação de cargos nos poderes municipais - Leia mais…

Servidores revitalizam espaço que recebe o restaurante da Câmara

Servidores revitalizam espaço que recebe o restaurante da Câmara

por Tatiane Souza — última modificação 27/07/2020 18h24

27/07/2020 – Denominado pela Resolução nº 5/2020 como Salão do Sapateiro Orlando Müller, o espaço que recebe o restaurante da Câmara no andar térreo do Palácio 5 de Abril foi revitalizado no mês de julho pelos próprios servidores do Legislativo. Nesta segunda-feira, 27, a porta de entrada foi adesivada em homenagem a Müller, cidadão de Taquara, líder sindical e sapateiro que construiu sua história em Novo Hamburgo.

Servidores revitalizam espaço que recebe o restaurante da Câmara - Leia mais…

TV Câmara – Dermatologista traz orientações sobre alergias de pele

TV Câmara – Dermatologista traz orientações sobre alergias de pele

por Tatiane Souza — última modificação 24/07/2020 12h22

24/07/2020 – No Dicas de Vitalidade desta semana, a dermatologista Kenselyn Oppermann traz esclarecimentos sobre as alergias de pele. Durante todo o mês, são realizadas diversas ações de prevenção e conscientização em alusão ao Dia Mundial da Alergia, celebrado em 8 de julho.

TV Câmara – Dermatologista traz orientações sobre alergias de pele - Leia mais…

Câmara de Novo Hamburgo realiza duas sessões na próxima segunda-feira

Câmara de Novo Hamburgo realiza duas sessões na próxima segunda-feira

por Luís Francisco Caselani — última modificação 23/07/2020 18h37

23/07/2020 – Os vereadores hamburguenses serão convocados para participarem de duas sessões na próxima segunda-feira, 27. O objetivo é garantir a apreciação em dois turnos de três projetos de lei do Executivo. As reuniões também servirão como um novo teste para o Sistema de Deliberação Remota. A medida, implementada esta semana pela Câmara, oportuniza a realização de sessões virtuais e facilita a atuação do Legislativo durante o período de restrições para o enfrentamento da pandemia. Os trabalhos têm início previsto para as 18h.

Câmara de Novo Hamburgo realiza duas sessões na próxima segunda-feira - Leia mais…

TV Câmara - Programa Oportunidades traz indicações de vagas de emprego e cursos profissionalizantes

TV Câmara - Programa Oportunidades traz indicações de vagas de emprego e cursos profissionalizantes

por Tatiane Souza — última modificação 22/07/2020 16h48

22/07/2020 – A TV Câmara NH, canal 16 da Claro/Net, conta com um programa semanal que promove e indica vagas de emprego, estágios e cursos profissionalizantes no Município e região. O Oportunidades vai ao ar toda segunda-feira, às 14h, mas também pode ser conferido na página da TV no Facebook e no Youtube da emissora.

TV Câmara - Programa Oportunidades traz indicações de vagas de emprego e cursos profissionalizantes - Leia mais…

Câmara de Novo Hamburgo realiza primeira sessão virtual de sua história

Câmara de Novo Hamburgo realiza primeira sessão virtual de sua história

por Luís Francisco Caselani — última modificação 21/07/2020 18h23

20/07/2020 – O cuidado em resguardar a saúde de funcionários e vereadores durante a pandemia levou a Câmara de Novo Hamburgo a adotar a realização de sessões virtuais. O formato foi posto em prática pela primeira vez na noite desta segunda-feira, 20, por meio de plataforma gratuita de videoconferência. Ainda em fase de testes, a modalidade foi comandada do plenário pelo presidente Gerson Peteffi (MDB) e pela primeira-secretária Tita (PSDB). Os demais parlamentares participaram da reunião de seus próprios gabinetes, onde tiveram disponível o auxílio de servidores da Casa ligados ao setor de tecnologia da informação. A proposta é que, a partir da familiaridade com a ferramenta, os vereadores possam acompanhar os trabalhos remotamente.

Câmara de Novo Hamburgo realiza primeira sessão virtual de sua história - Leia mais…

Proposta aprovada padroniza proibições para nomeação de cargos nos poderes municipais

Proposta aprovada padroniza proibições para nomeação de cargos nos poderes municipais

por Luís Francisco Caselani — última modificação 20/07/2020 19h32

20/07/2020 – Novo Hamburgo possui hoje duas “Leis da Ficha Limpa” para a nomeação, provimento e permanência em cargos em comissão e funções públicas: uma para órgãos do Executivo e administração indireta e outra para o Legislativo. Buscando uniformizar os critérios e enxugar o ordenamento jurídico municipal, o vereador Raul Cassel (MDB) propôs a unificação das duas normas. O texto compilado foi aprovado por unanimidade em primeiro turno durante a primeira sessão virtual da história da Câmara, realizada na noite desta segunda-feira, 20. O parlamentar defende a importância do regramento por entender que ele contribui para a moralização da administração pública.

Proposta aprovada padroniza proibições para nomeação de cargos nos poderes municipais - Leia mais…

Câmara divulga ações realizadas durante a pandemia

Câmara divulga ações realizadas durante a pandemia

por Daniele Silva — última modificação 17/07/2020 14h46

17/07/2020 – O presidente Gerson Peteffi (MDB) esteve na sede do Grupo Sinos na manhã desta sexta-feira, 17, onde entregou ao jornalista João Ávila um relatório das ações desenvolvidas pelo Legislativo hamburguense durante o período de pandemia. O material foi elaborado pela Assessoria de Comunicação da Casa juntamente a Escola do Legislativo, Direção Administrativa e demais colaboradores.

Câmara divulga ações realizadas durante a pandemia - Leia mais…

Projeto para instalação da Sala das Margaridas ainda necessita de algumas parcerias

Projeto para instalação da Sala das Margaridas ainda necessita de algumas parcerias

por Maíra Kiefer — última modificação 16/07/2020 18h06

16/07/2020 – Durante o mês de julho, novos parceiros aderiram ao projeto de implantação da Sala das Margaridas, voltada a mulheres em situação de violência que precisam registrar ocorrência policial. O apoio de empresários e de pessoas da região deve garantir a inauguração do espaço na sede da Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), em Novo Hamburgo, já no começo do segundo semestre. Contudo, ainda é necessário apoio para aquisição de alguns itens.

Projeto para instalação da Sala das Margaridas ainda necessita de algumas parcerias - Leia mais…

Representantes da União das Escolas Privadas de Educação Infantil pedem apoio à Câmara

Representantes da União das Escolas Privadas de Educação Infantil pedem apoio à Câmara

por Tatiane Souza — última modificação 16/07/2020 12h58

16/07/2020 – As professoras Cíntia Sommer e Vanessa Reis, integrantes da União das Escolas Privadas de Educação Infantil de Novo Hamburgo, reuniram-se na tarde desta quarta-feira, 15, com o presidente da Casa Gerson Peteffi (MDB) e com o vereador Enio Brizola (PT). As educadoras entregaram um documento no qual expõem os problemas enfrentados pelas instituições no Município e pedem apoio dos parlamentares nas demandas pleiteadas junto ao Executivo. Elas reforçam a necessidade de a Administração Municipal apresentar um projeto de ajuda financeira para as escolas e outros segmentos que estão impedidos de realizar as suas funções, transparência nas informações quanto à retomada das atividades presenciais e retorno em relação ao plano de contingência protocolado na Prefeitura no mês de junho. Além disso, reforçam a necessidade de representação da rede privada nas reuniões e decisões relacionadas à educação municipal, principalmente em tempos de pandemia.

Representantes da União das Escolas Privadas de Educação Infantil pedem apoio à Câmara - Leia mais…

Subsídio aprovado ao transporte público congela passagens a R$ 3,85

Subsídio aprovado ao transporte público congela passagens a R$ 3,85

por Tatiane Souza — última modificação 16/07/2020 13h00

15/07/2020 – Por 11 votos a dois, a Câmara de Novo Hamburgo anuiu à proposta da Prefeitura de subsidiar o transporte coletivo na cidade durante a pandemia. Para manter o sistema em funcionamento sem o aumento das passagens, o Executivo custeará parte da operação a partir da concessão de um subsídio mensal. O repasse ocorrerá quando os gastos com a prestação do serviço superarem o valor recebido com as tarifas. O subsídio corresponderá ao cálculo dessa diferença, mas limitado a um teto de R$ 280 mil, quando o município estiver em bandeira laranja, ou R$ 468 mil, quando vigentes as bandeiras vermelha ou preta, dentro do modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado. A aprovação em segundo turno foi oficializada em sessão extraordinária na noite desta quarta-feira, 15. Patricia Beck e Felipe Kuhn Braun, ambos do PP, votaram contra a iniciativa.

Subsídio aprovado ao transporte público congela passagens a R$ 3,85 - Leia mais…

Vereadores rejeitam proposta parlamentar que autorizava tratamento precoce da Covid-19

Vereadores rejeitam proposta parlamentar que autorizava tratamento precoce da Covid-19

por Tatiane Souza — última modificação 15/07/2020 21h35

15/07/2020 – Os vereadores hamburguenses voltaram atrás e rejeitaram em segundo turno na noite desta quarta-feira, 15, projeto de lei apresentado por Patricia Beck (PP) que autorizava a Secretaria Municipal de Saúde a disponibilizar gratuitamente kits de medicamentos para o tratamento precoce da Covid-19. A alteração veio após manifestações de que a medida já vem sendo implantada pelo Executivo.

Vereadores rejeitam proposta parlamentar que autorizava tratamento precoce da Covid-19 - Leia mais…

Projeto aprovado prevê manutenção de repasses a entidades civis durante a pandemia

Projeto aprovado prevê manutenção de repasses a entidades civis durante a pandemia

por Tatiane Souza — última modificação 15/07/2020 21h35

15/07/2020 – Por 11 votos a dois, os vereadores hamburguenses voltaram a aprovar nesta quarta-feira, 15, em sessão extraordinária, projeto de lei que autoriza o Executivo a manter subvenções firmadas junto a organizações da sociedade civil mesmo durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus. Para isso, a Prefeitura poderá suspender a cobrança de metas quantitativas previstas nos planos de trabalho das entidades, requisito para a obtenção dos recursos públicos. As medidas excepcionais, válidas a partir de março e estendidas até o encerramento do estado de calamidade pública, foram elaboradas de forma a não prejudicar a retomada das atividades após o período de restrições. Patricia Beck e Felipe Kuhn Braun, ambos do PP, votaram contra a iniciativa.

Projeto aprovado prevê manutenção de repasses a entidades civis durante a pandemia - Leia mais…

Aprovado pagamento de custeio a consórcio público de saneamento

Aprovado pagamento de custeio a consórcio público de saneamento

por Tatiane Souza — última modificação 15/07/2020 20h13

15/07/2020 – Com nova votação unânime em sessão extraordinária na noite desta quarta-feira, 15, a Câmara concedeu aval para o Município efetuar o pagamento de R$ 137.886,00 ao Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos). A quantia corresponde ao aporte hamburguense previsto em contrato de rateio para o atendimento de despesas de administração e planejamento da associação.

Aprovado pagamento de custeio a consórcio público de saneamento - Leia mais…

Câmara aprova reforço orçamentário de até R$ 14 milhões para investimentos em saúde e assistência social

Câmara aprova reforço orçamentário de até R$ 14 milhões para investimentos em saúde e assistência social

por Tatiane Souza — última modificação 15/07/2020 21h34

15/07/2020 – Os vereadores hamburguenses voltaram a aprovar em sessão extraordinária nesta quarta-feira, 15, dois projetos de lei do Executivo que abrem crédito adicional extraordinário de até R$ 14 milhões. O instrumento servirá para a acomodação de recursos provenientes de doações ou repasses de outras esferas governamentais para ações de prevenção e combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Câmara aprova reforço orçamentário de até R$ 14 milhões para investimentos em saúde e assistência social - Leia mais…

Projeto aprovado prevê que Município disponibilize medicamentos para tratamento precoce da Covid-19

Projeto aprovado prevê que Município disponibilize medicamentos para tratamento precoce da Covid-19

por Luís Francisco Caselani — última modificação 13/07/2020 21h49

13/07/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou nesta segunda-feira, 13, por 9 votos a 4, projeto de lei apresentado pela vereadora Patricia Beck (PP) que autoriza a Secretaria Municipal de Saúde a disponibilizar gratuitamente kits de medicamentos para o tratamento precoce da Covid-19. Os remédios seriam entregues apenas a pacientes com prescrição médica para cloroquina, hidroxicloroquina, ivermectina, azitromicina ou outros fármacos que venham a ser preconizados pelo Ministério da Saúde. Patricia defende que o projeto permite a criação de um protocolo para o tratamento da doença ainda na fase infecciosa, evitando casos de progressão da enfermidade.

Projeto aprovado prevê que Município disponibilize medicamentos para tratamento precoce da Covid-19 - Leia mais…

Presidente da Câmara realiza audiência virtual com o MPE/RS sobre proteção e urbanização junto ao arroio Luiz Rau

Presidente da Câmara realiza audiência virtual com o MPE/RS sobre proteção e urbanização junto ao arroio Luiz Rau

por Jaime Freitas — última modificação 13/07/2020 22h03

13/07/2020 – Foi realizada no início da tarde desta segunda-feira, 13, uma audiência virtual do presidente da Câmara, o vereador Gerson Peteffi (MDB), com a promotora Juliana Maria Giongo, da 2ª Promotoria de Justiça Cível de Novo Hamburgo do Ministério Público do Estado, para discutir a situação da falta de guarnição em obra inacabada sob os trilhos da Trensurb, ao lado do arroio Luiz Rau, na avenida Nações Unidas, entre as ruas 5 de Abril e Marcílio Dias. O que motivou a videoconferência foi o caso do idoso de 71 anos que caiu no arroio nas proximidades do shopping localizado na região central da cidade no dia 2 de junho. O parlamentar busca desde julho do ano passado uma solução para a falta de proteção lateral no local que impeça que pedestres, animais de estimação e até mesmo carros caiam no arroio.

Presidente da Câmara realiza audiência virtual com o MPE/RS sobre proteção e urbanização junto ao arroio Luiz Rau - Leia mais…

Prefeitura deve manter repasses a entidades parceiras durante a pandemia

Prefeitura deve manter repasses a entidades parceiras durante a pandemia

por Luís Francisco Caselani — última modificação 13/07/2020 21h54

13/07/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou nesta segunda-feira, 13, projeto de lei que autoriza o Executivo a manter subvenções firmadas junto a organizações da sociedade civil mesmo durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus. Para isso, a Prefeitura poderá suspender a cobrança de metas quantitativas previstas nos planos de trabalho das entidades, requisito para a obtenção dos recursos públicos. As medidas excepcionais, válidas a partir de março e estendidas até o encerramento do estado de calamidade pública, foram elaboradas de forma a não prejudicar a retomada das atividades após o período de restrições. O texto passará por nova apreciação da Câmara em sessão extraordinária nesta quarta-feira, 15, a partir das 18h.

Prefeitura deve manter repasses a entidades parceiras durante a pandemia - Leia mais…

Executivo propõe subsídio mensal de até R$ 468 mil para manter operação do transporte público

Executivo propõe subsídio mensal de até R$ 468 mil para manter operação do transporte público

por Luís Francisco Caselani — última modificação 13/07/2020 21h37

13/07/2020 – A Prefeitura de Novo Hamburgo construiu uma proposta às empresas responsáveis pelo transporte coletivo na cidade para manter o sistema em funcionamento durante a pandemia do novo coronavírus. O Executivo custeará parte da operação a partir da concessão de um subsídio mensal. O repasse ocorrerá quando os gastos com a prestação do serviço superarem o valor recebido por meio das passagens, que serão mantidas a R$ 3,85. O subsídio corresponderá ao cálculo dessa diferença, mas limitado a um teto de R$ 280 mil, quando o município estiver em bandeira laranja, ou R$ 468 mil, quando vigentes as bandeiras vermelha ou preta, dentro do modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado. A proposta foi aprovada pela Câmara em primeiro turno na noite desta segunda-feira, 13, por 11 votos a 2.

Executivo propõe subsídio mensal de até R$ 468 mil para manter operação do transporte público - Leia mais…

Projeto de meia-entrada para doadores de sangue ou medula óssea tem votação adiada

Projeto de meia-entrada para doadores de sangue ou medula óssea tem votação adiada

por Luís Francisco Caselani — última modificação 13/07/2020 21h21

13/07/2020 – A Câmara apreciaria em primeiro turno na noite desta segunda-feira, 13, substitutivo apresentado por Inspetor Luz (MDB) que institui em Novo Hamburgo política de meia-entrada para doadores regulares de sangue ou de medula óssea em eventos culturais e esportivos realizados ou financiados pela Prefeitura. No entanto, em virtude da ausência do autor, o vereador suplente Esio Muller (MDB) pediu o adiamento da votação em 15 dias.

Projeto de meia-entrada para doadores de sangue ou medula óssea tem votação adiada - Leia mais…

Vereadores aprovam crédito extraordinário de R$ 14 milhões para investimentos em saúde e assistência social durante a pandemia

Vereadores aprovam crédito extraordinário de R$ 14 milhões para investimentos em saúde e assistência social durante a pandemia

por Luís Francisco Caselani — última modificação 13/07/2020 21h57

13/07/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou nesta segunda-feira, 13, dois projetos de lei do Executivo que abrem crédito adicional extraordinário para a acomodação de recursos provenientes de doações ou repasses de outras esferas governamentais destinados a ações de prevenção e combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus. As propostas, que totalizam reforço orçamentário de até R$ 14 milhões, devem voltar a votação em sessão extraordinária nesta quarta-feira, 15, a partir das 18h.

Vereadores aprovam crédito extraordinário de R$ 14 milhões para investimentos em saúde e assistência social durante a pandemia - Leia mais…

Câmara aprova pagamento de custeio ao Pró-Sinos

Câmara aprova pagamento de custeio ao Pró-Sinos

por Luís Francisco Caselani — última modificação 13/07/2020 21h51

13/07/2020 – Os vereadores hamburguenses aprovaram por unanimidade nesta segunda-feira, 13, projeto de lei que autoriza a Prefeitura a efetuar pagamento de R$ 137.886,00 ao Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos). A quantia corresponde ao aporte hamburguense previsto em contrato de rateio para o atendimento de despesas de administração e planejamento da associação. A matéria passará por nova votação em sessão extraordinária nesta quarta-feira, 15, a partir das 18h.

Câmara aprova pagamento de custeio ao Pró-Sinos - Leia mais…

Sessões da semana contam com a participação de três suplentes

Sessões da semana contam com a participação de três suplentes

por Luís Francisco Caselani — última modificação 13/07/2020 21h35

13/07/2020 – Três vereadores não acompanharão as sessões da Câmara de Novo Hamburgo esta semana. Por motivos de saúde, Inspetor Luz (MDB), Nor Boeno (PTB) e Vladi Lourenço (PSDB) não estiveram presentes no Palácio 5 de Abril para a reunião plenária desta segunda-feira, 13. Os parlamentares foram substituídos, respectivamente, pelos suplentes Esio Muller (MDB), Gislaine Pires (PSDB) e Juliano Soli Silva (PSDB). Os três também deverão participar da sessão extraordinária prevista para quarta-feira, 15, às 18h.

Sessões da semana contam com a participação de três suplentes - Leia mais…

Com atividades suspensas, Câmara realiza sessão extraordinária nesta quarta

Com atividades suspensas, Câmara realiza sessão extraordinária nesta quarta

por Luís Francisco Caselani — última modificação 13/07/2020 21h48

13/07/2020 – Novo Hamburgo segue com bandeira vermelha no modelo de Distanciamento Controlado implementado pelo Governo do Estado pelo menos até o dia 20 de julho. Em função disso, as atividades externas permanecem suspensas na Câmara hamburguense, exceto na quarta-feira, dia 15, quando acontecerá sessão extraordinária para votação de projetos em segundo turno.

Com atividades suspensas, Câmara realiza sessão extraordinária nesta quarta - Leia mais…

Câmara realiza sessões para votação de projetos em dois turnos

Câmara realiza sessões para votação de projetos em dois turnos

por Daniele Silva — última modificação 10/07/2020 14h17

10/07/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo realizará duas sessões plenárias na próxima segunda-feira, dia 13, para votação de cinco projetos. As apreciações ocorrem duas semanas após a suspensão das atividades externas devido à classificação de Novo Hamburgo como bandeira vermelha, obedecendo as regras do Distanciamento Controlado implementado pelo Governo do Estado. Como há expectativa de o Município manter as restrições, pelo grande aumento no número de casos de Covid-19, as matérias serão votadas nos dois turnos, com a realização de uma sessão extraordinária ainda na noite da segunda-feira.

Câmara realiza sessões para votação de projetos em dois turnos - Leia mais…

TV Câmara – Saúde bucal dos brasileiros é tema do Vitalidade reprisado nesta semana

TV Câmara – Saúde bucal dos brasileiros é tema do Vitalidade reprisado nesta semana

por Tatiane Souza — última modificação 10/07/2020 11h11

10/07/2020 – Nesta semana a TV Câmara reprisou o programa Vitalidade que trata sobre a saúde bucal do povo brasileiro. Doutora em saúde coletiva, a dentista Annie Pozeczek Koltermann Saccol elencou os principais problemas em cada fase da vida e destacou a importância de manter dentes e gengivas saudáveis. Ela alertou que o sorriso reflete diversos indicadores sociais. “A perda dentária e as sequelas das doenças bucais estão associados a baixos níveis de escolaridade e de renda e ao mínimo acesso aos serviços de saúde”, apontou.

TV Câmara – Saúde bucal dos brasileiros é tema do Vitalidade reprisado nesta semana - Leia mais…

Escola do Legislativo faz seleção de cursos EAD e os divulga por WhatsApp

Escola do Legislativo faz seleção de cursos EAD e os divulga por WhatsApp

por Maíra Kiefer — última modificação 09/07/2020 17h28

09/07/2020 - Devido à impossibilidade de ofertar capacitações presenciais por causa da pandemia de Covid-19, a Escola do Legislativo de Novo Hamburgo, desde o mês de maio, está selecionando e divulgando semanalmente alternativas de cursos a distância, gratuitos e de diferentes áreas do conhecimento.

Escola do Legislativo faz seleção de cursos EAD e os divulga por WhatsApp - Leia mais…

Economia e transparência: Diário Oficial da Câmara completa quatro anos no ar

Economia e transparência: Diário Oficial da Câmara completa quatro anos no ar

por Luís Francisco Caselani — última modificação 07/07/2020 16h36

07/07/2020 – Em 2016, a Câmara de Novo Hamburgo instituiu seu próprio Diário Oficial Eletrônico. Elaborada com recursos humanos próprios, a ferramenta facilitou o acesso do cidadão a documentos legais e reduziu custos com publicações oficiais. Atualmente, o Diário Oficial Eletrônico é responsável pelo armazenamento e divulgação gratuita de todos os atos do Legislativo hamburguense, substituindo quase integralmente a veiculação paga em jornais impressos. A plataforma, que completou quatro anos de sua primeira publicação nesta terça-feira, 7 de julho, gera uma economia anual estimada de 70% nos gastos com publicações oficiais.

Economia e transparência: Diário Oficial da Câmara completa quatro anos no ar - Leia mais…

Parceiros apoiam projeto da Sala das Margaridas na DPPA

Parceiros apoiam projeto da Sala das Margaridas na DPPA

por Maíra Kiefer — última modificação 03/07/2020 11h55

02/07/2020 - Mesmo com o aumento das restrições impostas pelo combate ao novo coronavírus em Novo Hamburgo, o projeto de implantação da Sala das Margaridas segue sem interrupções e com o apoio e parcerias de empresas e entidades. Para a utilização do espaço mais adequado na sede da Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), em Novo Hamburgo, algumas alterações tiveram que ser feitas, como a transferência de um funcionário para outro ponto da DPPA e mudanças na estrutura de ambiente para abrigá-lo.

Parceiros apoiam projeto da Sala das Margaridas na DPPA - Leia mais…

TV Câmara NH exibe programação diversificada sobre a pandemia do novo coronavírus

TV Câmara NH exibe programação diversificada sobre a pandemia do novo coronavírus

por Tatiane Souza — última modificação 02/07/2020 16h18

02/07/2020 – Desde o mês de janeiro, mesmo antes da notificação do primeiro caso de Covid-19 no Brasil, o novo coronavírus têm sido tema constante da programação da TV Câmara NH. Por meio do programa semanal Vitalidade, pesquisadores, professores e diversos especialistas têm falado sobre a origem da doença, propagação pelo mundo, contágio, importância do isolamento e distanciamento social e medidas de biossegurança para conter a sua proliferação. Saúde mental, cuidados especiais com as crianças e idosos, ansiedade infantil e em adultos também foram temas abordados na programação. Todas as entrevistas podem ser acessadas no Youtube.com/TVCamaraNH e também na página da emissora no Facebook.

TV Câmara NH exibe programação diversificada sobre a pandemia do novo coronavírus - Leia mais…

NOTA DE PESAR: Ex-presidente da Câmara em 1993 morre aos 79 anos

NOTA DE PESAR: Ex-presidente da Câmara em 1993 morre aos 79 anos

por Maíra Kiefer — última modificação 03/07/2020 12h41

02/07/2020 - Responsável pelo comando do Legislativo hamburguense em 1993 e parlamentar titular em três legislaturas, o ex-vereador Armando Fernandes de Aguiar faleceu na última terça-feira, dia 30, aos 79 anos, em decorrência de parada cardíaca. Ele estava hospitalizado desde a sexta-feira. O sepultamento ocorreu no Cemitério Evangélico.

NOTA DE PESAR: Ex-presidente da Câmara em 1993 morre aos 79 anos - Leia mais…

Prefeitura pretende autorizar construção de passarelas sobre vias públicas interligando imóveis particulares

Prefeitura pretende autorizar construção de passarelas sobre vias públicas interligando imóveis particulares

por Luís Francisco Caselani — última modificação 02/07/2020 12h36

1º/07/2020 – Dois projetos de lei apresentados em junho pela Prefeitura de Novo Hamburgo buscam autorizar a construção de passarelas aéreas sobre vias públicas interligando imóveis particulares. Atualmente, a legislação municipal não conta com essa previsão. O Executivo defende que é necessário pensar em soluções alternativas para o melhor aproveitamento do espaço aéreo e terrestre da cidade. A permissão para instalação e utilização de passarela será atrelada ao pagamento de um valor mensal aos cofres do Município.

Prefeitura pretende autorizar construção de passarelas sobre vias públicas interligando imóveis particulares - Leia mais…

Mesa Diretora busca reorganizar espaços de fala durante convocações de secretários

Mesa Diretora busca reorganizar espaços de fala durante convocações de secretários

por Luís Francisco Caselani — última modificação 30/06/2020 12h41

30/06/2020 – A Lei Orgânica garante aos vereadores hamburguenses o direito de convocar secretários municipais e diretores de autarquias para discutir assuntos de interesse dos cidadãos durante as sessões da Câmara. A fim de permitir maior participação de todos os parlamentares e a dinamização do debate, a Mesa Diretora, em coautoria com o vereador Cristiano Coller (PTB), sugeriu alteração ao Regimento Interno reestruturando os espaços de fala. A modificação deve ser analisada pelas comissões permanentes antes de ir a plenário, onde só será aprovada com o voto de dez vereadores.

Mesa Diretora busca reorganizar espaços de fala durante convocações de secretários - Leia mais…

Câmara de Novo Hamburgo prorroga suspensão de suas atividades externas

Câmara de Novo Hamburgo prorroga suspensão de suas atividades externas

por Luís Francisco Caselani — última modificação 29/06/2020 18h02

29/06/2020 – A manutenção da região de Novo Hamburgo em bandeira vermelha por mais duas semanas, dentro das regras do Distanciamento Controlado implementado pelo Governo do Estado, obrigou a Câmara a prorrogar medidas para diminuir as possibilidades de propagação da Covid-19. Até o dia 12 de julho, permanecem suspensas todas as atividades externas, inclusive as sessões plenárias. Durante o período, fica autorizado o acesso de apenas duas pessoas por gabinete parlamentar. A maioria dos servidores seguirá em regime de teletrabalho. Setores administrativos manterão representação presencial, mas em número reduzido de profissionais.

Câmara de Novo Hamburgo prorroga suspensão de suas atividades externas - Leia mais…

TV Câmara – Lixo Zero e sustentabilidade são temas de entrevista do programa Vitalidade

TV Câmara – Lixo Zero e sustentabilidade são temas de entrevista do programa Vitalidade

por Tatiane Souza — última modificação 26/06/2020 14h09

26/06/2020 – O 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para marcar a data, comemorada com ações ao longo de todo o mês, o Vitalidade traz uma bate-papo com a consultora em sustentabilidade e gestora ambiental Geraldine Hennemann Leão. Na entrevista, ela fala sobre a aplicação do conceito Lixo Zero, os três R’s da sustentabilidade – reduzir, reutilizar e reciclar – e a importância de conscientizar a população sobre o tema.

TV Câmara – Lixo Zero e sustentabilidade são temas de entrevista do programa Vitalidade - Leia mais…

Projeto de lei busca auxiliar serviços prestados pela Apae

Projeto de lei busca auxiliar serviços prestados pela Apae

por Luís Francisco Caselani — última modificação 26/06/2020 10h26

26/06/2020 – O vereador Fernando Lourenço (PDT) apresentou projeto esta semana ajustando lei municipal que autoriza a Prefeitura a doar mensalmente 500 litros de gasolina para a manutenção do trabalho da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Novo Hamburgo. A proposta do pedetista é que o Executivo também possa disponibilizar, dentro do limite de litragem, outros tipos de combustível. O parlamentar lembra que, além de automóveis de passeio, a entidade utiliza vans e caminhonetes, veículos movidos a diesel.

Projeto de lei busca auxiliar serviços prestados pela Apae - Leia mais…

Comissão pede que Prefeitura considere uso de vans escolares como complemento ao transporte coletivo durante a pandemia

Comissão pede que Prefeitura considere uso de vans escolares como complemento ao transporte coletivo durante a pandemia

por Jaime Freitas — última modificação 22/06/2020 21h43

22/06/2020 – Após receber representantes da Associação dos Transportadores Escolares de Novo Hamburgo, a Comissão de Finanças da Câmara (Cofin) elaborou moção de apelo à Prefeitura para que estabeleça tratativas com a categoria para a construção conjunta de alternativas emergenciais de renda para os profissionais. Afastados de seu principal ofício devido à suspensão das atividades escolares presenciais, os condutores propõem a utilização de seus serviços durante a pandemia como complemento ao transporte coletivo. A moção foi aprovada por unanimidade pela Câmara durante a sessão desta segunda-feira, 22.

Comissão pede que Prefeitura considere uso de vans escolares como complemento ao transporte coletivo durante a pandemia - Leia mais…

Presidente recebe diretor da Unimed para tratar sobre construção de passarela de interligação dos hospitais

Presidente recebe diretor da Unimed para tratar sobre construção de passarela de interligação dos hospitais

por Tatiane Souza — última modificação 22/06/2020 21h32

22/06/2020 – O presidente do Legislativo hamburguense, Gerson Peteffi (MDB), recebeu na tarde desta segunda-feira, 22, o diretor de Serviços Próprios da Unimed, Ricardo Beuren, e o assessor da diretoria, Flavio Rocha. Reunidos com o Jurídico da Casa, trataram sobre os projetos de lei que estão em tramitação e que dispõem sobre a construção da passarela de interligação dos hospitais da Unimed no Município.

Presidente recebe diretor da Unimed para tratar sobre construção de passarela de interligação dos hospitais - Leia mais…

Secretário da Saúde fala sobre o enfrentamento à Covid-19 em Novo Hamburgo

Secretário da Saúde fala sobre o enfrentamento à Covid-19 em Novo Hamburgo

por Jaime Freitas — última modificação 22/06/2020 23h28

22/06/2020 – A partir desta terça-feira, 23, Novo Hamburgo deverá adotar regras mais severas no enfrentamento à Covid-19. A piora em indicadores de propagação da doença e da capacidade de atendimento do sistema de saúde levou o Governo do Estado a classificar a região como bandeira vermelha pela primeira vez desde a implantação do modelo de Distanciamento Controlado. A reavaliação foi abordada durante a participação do secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano, na sessão plenária da Câmara desta segunda-feira, 22. Convocado pelos vereadores Enio Brizola (PT), Felipe Kuhn Braun (PP) e Patricia Beck (PP), Naasom discorreu sobre as ações desenvolvidas pelo Município para combater o avanço da doença.

Secretário da Saúde fala sobre o enfrentamento à Covid-19 em Novo Hamburgo - Leia mais…

Projeto que prevê cisternas em novos imóveis construídos avança em outras duas comissões

Projeto que prevê cisternas em novos imóveis construídos avança em outras duas comissões

por Luís Francisco Caselani — última modificação 22/06/2020 19h42

22/06/2020 – As Comissões de Meio Ambiente e de Obras, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana da Câmara aprovaram nesta segunda-feira, 22, a tramitação do Projeto de Lei nº 13/2020, assinado pelo vereador Enio Brizola (PT). A proposta determina que novas residências com área construída igual ou superior a 200 metros quadrados, bem como empreendimentos multifamiliares e imóveis não residenciais com área igual ou superior a 300 metros quadrados sejam equipados de cisternas. A matéria ainda depende de parecer da Comissão de Finanças para ir a plenário.

Projeto que prevê cisternas em novos imóveis construídos avança em outras duas comissões - Leia mais…

Câmara de Novo Hamburgo estará fechada ao público externo durante vigência da bandeira vermelha

Câmara de Novo Hamburgo estará fechada ao público externo durante vigência da bandeira vermelha

por Luís Francisco Caselani — última modificação 22/06/2020 21h28

22/06/2020 – Acompanhando a reclassificação da região de Novo Hamburgo para bandeira vermelha, dentro do modelo de Distanciamento Controlado implementado pelo Governo do Estado para conter o avanço da Covid-19, a Câmara adotará novas restrições. Entre os dias 23 e 29 de junho, período de vigência da medida, o Parlamento estará fechado ao público externo. A maioria de seus servidores atuará em regime de teletrabalho. Profissionais vinculados à segurança, serviços gerais, comunicação social, contabilidade e recursos humanos deverão ter representação presencial, mas em número reduzido. As sessões plenárias dos dias 24 e 29 não serão realizadas.

Câmara de Novo Hamburgo estará fechada ao público externo durante vigência da bandeira vermelha - Leia mais…

TV Câmara – Reprise do Vitalidade aborda uso de tecnologia nas escolas públicas municipais

TV Câmara – Reprise do Vitalidade aborda uso de tecnologia nas escolas públicas municipais

por Tatiane Souza — última modificação 22/06/2020 16h47

22/062020 - A TV Câmara NH está reprisando o programa Vitalidade sobre Tecnologia educacional e mídias sociais. O assunto está sendo bastante discutido nesta época em que as crianças estão em casa, em distanciamento social, em função da pandemia de coronavírus. A entrevista foi realizada com as profissionais do Centro Municipal de Tecnologia Educacional, Janaina Matos e Elisandra Henz. Você sabe os perigos que a internet oferece aos seus filhos?

TV Câmara – Reprise do Vitalidade aborda uso de tecnologia nas escolas públicas municipais - Leia mais…

Projeto que determina a instalação de cisternas em novas edificações avança na Cojur

Projeto que determina a instalação de cisternas em novas edificações avança na Cojur

por Luís Francisco Caselani — última modificação 18/06/2020 17h58

18/06/2020 – O vereador Enio Brizola (PT) apresentou no início de fevereiro projeto de lei que estabelece um programa de captação de águas pluviais em Novo Hamburgo. Na prática, a matéria determina que novas residências com área construída igual ou superior a 200 metros quadrados sejam equipadas de cisternas, recebendo águas pluviais a partir de canalizações conectadas aos telhados, coberturas ou terraços. A obrigação também se aplica a empreendimentos multifamiliares e demais imóveis não residenciais com área construída igual ou superior a 300 metros quadrados. O projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (Cojur) em reunião na tarde de quarta-feira, 17, e deve passar pela análise de outros três grupos parlamentares na próxima segunda, dia 22.

Projeto que determina a instalação de cisternas em novas edificações avança na Cojur - Leia mais…

Prefeitura estuda nova proposta de aporte às concessionárias para garantir a continuidade do transporte público em Novo Hamburgo

Prefeitura estuda nova proposta de aporte às concessionárias para garantir a continuidade do transporte público em Novo Hamburgo

por Luís Francisco Caselani — última modificação 17/06/2020 23h52

17/06/2020 – A insegurança quanto à continuidade da operação do transporte coletivo em Novo Hamburgo e as recorrentes reclamações de precarização do serviço prestado levaram o vereador Enio Brizola (PT) a pedir explicações à Prefeitura. Na tarde desta quarta-feira, 17, a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira, participou remotamente da sessão plenária e esclareceu dúvidas dos parlamentares sobre o andamento das tratativas com as atuais concessionárias e a elaboração de alternativas. Conforme Roberta, a Administração já ofereceu aporte emergencial mensal de cerca de R$ 150 mil às empresas, valor que foi considerado insuficiente. As concessionárias sustentam que o recurso deve se aproximar a R$ 627 mil. O Executivo estuda a composição de uma nova proposta.

Prefeitura estuda nova proposta de aporte às concessionárias para garantir a continuidade do transporte público em Novo Hamburgo - Leia mais…

Sindicatos e associações de moradores cobram soluções para o transporte público em Novo Hamburgo

Sindicatos e associações de moradores cobram soluções para o transporte público em Novo Hamburgo

por Luís Francisco Caselani — última modificação 18/06/2020 00h31

17/06/2020 – Em reunião no início da tarde desta quarta-feira, 17, representantes de 22 entidades comunitárias, estudantis e de trabalhadores entregaram ao presidente da Câmara de Novo Hamburgo, Gerson Peteffi (MDB), documento cobrando da Prefeitura atitudes resolutivas quanto à gestão e fiscalização do transporte coletivo na cidade. Os grupos expuseram sua preocupação com a precarização do serviço prestado pelas empresas concessionárias, agravada durante a pandemia. Por sugestão do vereador Enio Brizola (PT), que acompanhou a reunião, o manifesto será endereçado ao Poder Executivo. O texto também foi lido à secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira, durante a sessão plenária desta quarta.

Sindicatos e associações de moradores cobram soluções para o transporte público em Novo Hamburgo - Leia mais…

Votação do novo Código de Posturas do Município é adiada

Votação do novo Código de Posturas do Município é adiada

por Luís Francisco Caselani — última modificação 17/06/2020 17h20

17/06/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo votaria nesta quarta-feira, 17, a revisão integral do Código de Posturas do Município. O objetivo do proponente Raul Cassel (MDB) é tornar o texto mais claro, conciso e atual. No entanto, o próprio autor pediu o adiamento da votação. O vereador revelou que entidades e Prefeitura solicitaram um prazo maior para a composição de sugestões à matéria. A proposição deve retornar à pauta na sessão plenária do dia 6 de julho.

Votação do novo Código de Posturas do Município é adiada - Leia mais…

Condutores propõem uso de vans escolares para auxiliar transporte coletivo em Novo Hamburgo

Condutores propõem uso de vans escolares para auxiliar transporte coletivo em Novo Hamburgo

por Luís Francisco Caselani — última modificação 18/06/2020 00h28

16/06/2020 – A incerteza sobre a situação do transporte coletivo em Novo Hamburgo levou a Associação dos Transportadores Escolares da cidade a disponibilizar seus serviços como complemento emergencial durante a pandemia. As empresas responsáveis pelo transporte público no município relatam perda média diária de 27 mil passageiros, o que teria tornado a operação deficitária. O argumento apresentado pela associação é de que a adesão das vans escolares permitiria às concessionárias a redução momentânea da frota sem prejudicar o serviço prestado aos usuários. A proposta foi apresentada à Comissão de Finanças da Câmara (Cofin) no final da tarde de segunda-feira, 15. O presidente Enio Brizola (PT) e a relatora Patricia Beck (PP) prometeram reforçar a reivindicação junto ao Poder Executivo.

Condutores propõem uso de vans escolares para auxiliar transporte coletivo em Novo Hamburgo - Leia mais…

Câmara aprova maior transparência da lista de espera para programas habitacionais

Câmara aprova maior transparência da lista de espera para programas habitacionais

por Luís Francisco Caselani — última modificação 15/06/2020 19h02

15/06/2020 – Os vereadores hamburguenses voltaram a aprovar por unanimidade nesta segunda-feira, 15, projeto de lei assinado por Inspetor Luz (MDB) que obriga a divulgação da lista de espera para os programas habitacionais do Município. Conforme a proposta, as informações deverão ser disponibilizadas tanto no site da Prefeitura quanto fisicamente na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação. O texto será analisado agora pelo Poder Executivo, que poderá transformá-lo em lei ou vetá-lo.

Câmara aprova maior transparência da lista de espera para programas habitacionais - Leia mais…

TV Câmara –  Vitalidade aborda os efeitos do isolamento social na rotina familiar

TV Câmara – Vitalidade aborda os efeitos do isolamento social na rotina familiar

por Tatiane Souza — última modificação 15/06/2020 15h58

15/06/2020 – O programa Vitalidade que foi ar ar na semana passada trouxe uma entrevista com a educadora especial e psicopedagoga Tatiana Nesi. Ela trouxe esclarecimentos sobre como manter uma rotina familiar saudável, principalmente, durante a pandemia do coronavírus. A especialista falou sobre questões relacionadas ao desfralde, sono, home-school e aprendizado, teletrabalho, além de dar dicas para que pais e filhos reforcem vínculos por meio do brincar e da leitura. Tatiana é formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialista em psicopedagogia clínica e institucional e atua na avaliação e intervenção das dificuldades e transtornos de aprendizagem, autismo, assessoria e consultoria online e presencial e assuntos relacionados ao desenvolvimento infantil.

TV Câmara – Vitalidade aborda os efeitos do isolamento social na rotina familiar - Leia mais…

Câmara adota aferição de temperatura para controle à Covid-19

Câmara adota aferição de temperatura para controle à Covid-19

por Jaime Freitas — última modificação 22/06/2020 15h25

15/06/2020 – Servidores e a população atendidos na Câmara Municipal de Novo Hamburgo vão passar por aferição da temperatura corporal a partir desta segunda-feira, 15. A medida faz parte das ações de prevenção adotadas pela administração do Poder Legislativo.

Câmara adota aferição de temperatura para controle à Covid-19 - Leia mais…

Presidente recebe novo vereador titular em seu gabinete

Presidente recebe novo vereador titular em seu gabinete

por Maíra Kiefer — última modificação 10/06/2020 18h46

10/06/2020 - O presidente da Câmara, Gerson Peteffi (MDB), recebeu nesta quarta-feira, 10, em seu gabinete o vereador Rafael Lucas (PDT), que assumiu a vaga como titular no lugar ocupado pelo parlamentar Enfermeiro Vilmar (PSL), afastado da vereança na última segunda-feira, dia 8. Peteffi deu as boas-vindas ao colega e mostrou-se disposto a auxiliá-lo no processo de adaptação aos trabalhos legislativos.

Presidente recebe novo vereador titular em seu gabinete - Leia mais…