Notícias
Coletivos destacam desigualdades entre gêneros e combate à violência contra a mulher
— por Jaime Freitas — última modificação 10/03/2020 17h0609/03/2020 - A convite do vereador Enio Brizola, o Coletivo Feminista Elza Soares e o Grupo Mulheres na Resistência, ambos de Novo Hamburgo, usaram a tribuna durante a sessão da Câmara desta segunda-feira, 9, para fazer um relato sobre a forma como a mulher é vista e tratada na sociedade, das distorções políticas, trabalhistas e sociais entre gêneros e destacar a defesa e o combate à violência contra a mulher.
Câmara aprova projetos que excluem previsão de votações secretas
— por Jaime Freitas — última modificação 10/03/2020 14h5109/03/2020 – O Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município (PELOM) n° 1/2020 e o Projeto de Resolução nº 4/2020 foram aprovados na sessão desta segunda-feira, 9. Ambas as matérias retiram da legislação municipal a possibilidade de votação secreta em Novo Hamburgo. A mudança ampara-se em liminar proferida há quase cinco anos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin. Na justificativa da matéria, os proponentes esclarecem que, “no estágio atual da democracia brasileira, onde até a votação do impeachment de presidente da República é feita de forma aberta e nominal, não é mais admissível que ainda persistam normas jurídicas que sustentem qualquer espécie de votação secreta”. Os textos serão apreciados em segundo turno no próximo dia 23.
Projeto aprovado fixa 12 de novembro como o Dia Municipal da Pessoa com Surdocegueira
— por Jaime Freitas — última modificação 09/03/2020 23h2309/03/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta segunda-feira, 9, projeto de lei que define 12 de novembro como o Dia Municipal da Pessoa com Surdocegueira. A proposição, conforme justifica o autor Cristiano Coller (Rede), atende a pedido feito pela representação estadual do Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial. Prevista por lei de 2017, a data é comemorada atualmente no último domingo de novembro. O texto será novamente apreciado em plenário nesta quarta-feira, dia 11.
Comissão de Saúde deve retomar debate sobre oncologia
— por Luís Francisco Caselani — última modificação 09/03/2020 20h1009/03/2020 – Em reunião na tarde desta segunda-feira, 9, a Comissão de Saúde da Câmara de Novo Hamburgo decidiu reabrir as discussões com o Executivo sobre o atendimento a pacientes com câncer. De acordo com os integrantes do colegiado, o Município voltou a sofrer com demanda reprimida na área da oncologia. Ainda segundo os parlamentares, essa dificuldade tem feito com que pacientes diagnosticados aguardem mais de dois meses para o primeiro tratamento. O prazo máximo de espera previsto em lei federal é de 60 dias. Para debater o assunto, a presidente Patricia Beck, o relator Gabriel Chassot e o secretário Enfermeiro Vilmar convocarão representantes da Secretaria de Saúde para apresentarem o panorama do atendimento na cidade.
TV Câmara – Vitalidade abordou o luto e as formas de lidar com a morte
— por Tatiane Souza — última modificação 06/03/2020 17h3306/03/2020 – O programa teve como tema o luto e como as pessoas podem lidar com a morte. A entrevista foi realizada com a psicóloga Janete Wozniak, mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e pesquisadora da temática. Ela coordena grupos de estudos e ministra cursos relacionamos à morte e ao luto, além de fazer parte da equipe Prestar Cuidados, de São Paulo, e da Unipsico Vale dos Sinos.
Substitutivo unifica proibições para nomeação em cargos em comissão e funções públicas
— por Luís Francisco Caselani — última modificação 06/04/2020 19h0206/03/2020 – Novo Hamburgo conta hoje com duas “Leis da Ficha Limpa” para a nomeação, provimento e permanência em cargos em comissão e funções públicas: uma para órgãos do Executivo e administração indireta e outra para o Legislativo. Buscando uniformizar os critérios e enxugar o ordenamento jurídico municipal, o vereador Raul Cassel (MDB) apresentou em novembro projeto de lei complementar revogando as duas normas e unificando seus dispositivos. Alguns apontamentos da Procuradoria-Geral da Câmara motivaram o parlamentar a promover algumas alterações, apresentadas em substitutivo. A matéria entrou em tramitação esta semana após sua leitura em sessão plenária.
Materiais escolares arrecadados em campanha são repassados para EMEFs do Kephas e Canudos
— por Maíra Kiefer — última modificação 09/03/2020 15h0805/03/2020 – Arrecadados desde o início de fevereiro, durante a campanha "A volta às aulas é uma aventura", kits de materiais escolares, cadernos, lápis, pastas e mochilas foram entregues na manhã desta quinta-feira, dia 5, para diretoras das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Eugênio Nelson Ritzel e Francisco Xavier Kunst, localizadas no Kephas e em Canudos, respectivamente. A doação do material coletado foi feita pelo presidente Gerson Peteffi (MDB), idealizador da iniciativa. O objetivo, segundo o parlamentar, é levar aos alunos as ferramentas básicas para que possam estudar.
Vício de iniciativa inviabiliza continuidade de duas propostas parlamentares
— por Luís Francisco Caselani — última modificação 05/03/2020 20h0905/03/2020 – A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (Cojur) analisou dois projetos de lei em reunião ordinária no início da tarde de quarta-feira, 4. Como ambas as matérias apresentavam vício de iniciativa, nenhuma delas prosperou. Elaboradas por vereadores, as proposições contêm conteúdos, no entendimento do colegiado, que seriam de competência exclusiva da prefeita. Dessa forma, sua discussão não poderia ser suscitada por um integrante do Legislativo.
Sessão plenária de quarta-feira foi suspensa devido a falta de energia elétrica
— por Tatiane Souza — última modificação 05/03/2020 21h1205/03/2020 – A sessão plenária do Legislativo hamburguense desta quarta-feira, 04, foi interrompida logo após o início formal da reunião devido a queda abrupta da energia elétrica. Segundo a RGE, ocorreu um desarme do transformador e chave fusível em função do contato com galhos de árvores. Em consenso, os parlamentares decidiram pelo encerramento das atividades.
Projeto que reforça vigilância nas escolas irá a plenário
— por Luís Francisco Caselani — última modificação 05/03/2020 17h2505/03/2020 – Em reunião no início da tarde de quarta-feira, 4, a Comissão de Segurança Pública da Câmara de Novo Hamburgo aprovou a tramitação do Projeto de Lei nº 10/2020, que propõe a instalação de câmeras de vigilância nas principais áreas de acesso às escolas municipais. Autor da matéria, o presidente da comissão, Inspetor Luz (MDB), não pôde se manifestar sobre a proposição. Ainda assim, o aval da relatora Tita e do vereador Rafael Lucas (PDT), em substituição ao secretário licenciado Felipe Kuhn Braun (PDT), foi suficiente para garantir o último parecer favorável antes da apreciação em plenário.
Comissão de Obras deve monitorar problemas nos bairros Lomba Grande e Santo Afonso
— por Luís Francisco Caselani — última modificação 03/03/2020 20h4303/03/2020 – A Comissão de Obras da Câmara de Novo Hamburgo (Coosp) recebeu na tarde de segunda-feira, 2, grupos de moradores dos bairros Lomba Grande, Petrópolis e Santo Afonso. Nos três casos, os cidadãos expuseram problemas enfrentados com alagamentos. Para acelerar o encaminhamento das demandas, a reunião também contou com a presença do secretário municipal de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários, Raizer Ferreira. O gestor informou que a situação do bairro Petrópolis, especificamente na rua Holanda, está prestes a ser resolvida, a partir de processo licitatório que terá a abertura das propostas na próxima segunda-feira, dia 9. As outras duas questões já são de conhecimento da pasta e devem receber agora o monitoramento da comissão parlamentar.
Projeto aprovado eleva contribuição previdenciária do funcionalismo para 14%, mas com promessa de escalonamento
— por Luís Francisco Caselani — última modificação 02/03/2020 23h1502/03/2020 – A partir de julho, a contribuição previdenciária dos servidores públicos municipais vinculados ao Ipasem passará de 11% para 14%. A nova alíquota, incidente sobre a remuneração mensal, foi aprovada pela Câmara de Novo Hamburgo nesta segunda-feira, 2, por 13 votos a 1, durante a última apreciação do Projeto de Lei Complementar nº 1/2020. O texto foi elaborado pelo Executivo no intuito de adequar a legislação municipal à Emenda Constitucional nº 103/2019, promulgada pelo Congresso Nacional em novembro. Antes da votação em segundo turno, contudo, uma mensagem retificativa incumbiu a Prefeitura de apresentar novo projeto dentro de 35 dias após a publicação da lei aprovada com proposta de alíquotas progressivas. A medida atende a uma manifestação de lideranças sindicais que pediam escalonamento conforme faixas salariais.
Moção critica corte de verba a programas de combate à violência doméstica
— por Luís Francisco Caselani — última modificação 02/03/2020 23h0202/03/2020 – A falta de repasses em 2019 para a Casa da Mulher Brasileira, um dos eixos da política nacional de combate à violência doméstica, motivou o vereador Enio Brizola (PT) a elaborar moção de repúdio. O parlamentar lembra que o objetivo do programa era construir ao menos uma unidade por estado para vítimas de agressões físicas e psicológicas. No entanto, apenas cinco dos espaços de atendimento integrado estão em funcionamento. O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos justifica que a paralisação no ano passado deveu-se à falta de acordo com a Caixa Econômica Federal, consolidado apenas em dezembro. A moção foi aprovada por unanimidade durante a sessão desta segunda-feira, 2.
Rafael Lucas participará de quatro sessões da Câmara em março
— por Luís Francisco Caselani — última modificação 02/03/2020 23h0302/03/2020 – O vereador Felipe Kuhn Braun (PDT) solicitou licença entre os dias 2 e 11 de março para tratar de assuntos particulares. Com isso, o parlamentar não poderá acompanhar as quatro primeiras sessões plenárias do mês. Em seu lugar, assume seu colega de bancada Rafael Lucas, primeiro suplente do partido.
Presidente da Câmara prestigia a 17ª Carreteada de Lomba Grande
— por Jaime Freitas — última modificação 02/03/2020 18h4702/03/2020 - Sob um forte sol de verão, as ruas do bairro rural de Novo Hamburgo receberam na tarde do último sábado, 29 de fevereiro, a tradicional Carreteada de Lomba Grande. A festa, que une várias famílias, chegou a sua 17ª edição, contando com mais de 300 carreteiros das mais diversas regiões do Vale dos Sinos e de outros municípios gaúchos. O presidente da Câmara, vereador Gerson Peteffi (MDB), participou do evento representando o Poder Legislativo hamburguense. A carreteada integra o calendário de eventos oficiais do Município e envolve diferentes atividades culturais, com comidas típicas e apresentações artísticas e musicais.
Revisão do Código de Posturas avança na Cojur
— por Luís Francisco Caselani — última modificação 28/02/2020 20h5928/02/2020 – Em setembro de 2019, o vereador Raul Cassel (MDB) apresentou projeto de lei complementar que revisa integralmente o Código de Posturas do Município. Os quase 300 artigos da peça jurídica atual, datada de 1954, são condensados e reduzidos a 67, mais condizentes aos costumes atuais e despidos de dispositivos obsoletos. O primeiro passo para a alteração proposta foi dado na última quinta-feira, 27, com a aprovação unânime da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (Cojur) em reunião extraordinária.
Novo Hamburgo arrecadou mais de R$ 1 bilhão em 2019
— por Luís Francisco Caselani — última modificação 28/02/2020 19h4228/02/2020 – O município de Novo Hamburgo fechou o ano de 2019 com uma receita realizada de R$ 1.071.874.127,62. Embora abaixo da arrecadação prevista, de pouco mais de R$ 1,4 bilhão, o número representa um salto de 11,28% no comparativo com o exercício anterior. Apesar disso, o excesso de despesas fez com que o Município registrasse deficit orçamentário de R$ 44,8 milhões. Os dados compuseram relatório divulgado pela Secretaria da Fazenda (Semfaz) em audiência pública promovida pela Comissão de Finanças da Câmara (Cofin) na manhã desta sexta-feira, 28.
Moradores questionam falta de Estudo de Impacto de Vizinhança no Rondônia
— por Daniele Silva — última modificação 28/02/2020 18h4228/02/2020 – Após longa discussão realizada em Plenário no dia 19 de fevereiro, moradores, representantes da Prefeitura e funcionários da Construtora Baliza se reuniram no bairro Rondônia para tratar do residencial Monte Olimpo, que está sendo construído no bairro. O encontro, que ocorreu na tarde de quinta-feira, dia 27, foi mediado pela vereadora Patricia Beck (PP). A secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira, esteve no local com um grupo de servidores. Técnicos, responsáveis pela obra e cidadãos não chegaram a um consenso sobre os problemas apontados pelos contribuintes tanto para a liberação quanto na execução do empreendimento.
Prefeitura apresenta balanço financeiro de 2019 nesta sexta-feira
— por Luís Francisco Caselani — última modificação 27/02/2020 17h3827/02/2020 – A nova Comissão de Finanças da Câmara iniciou suas atividades há pouco mais de duas semanas, mas já promoverá importante audiência pública na manhã desta sexta-feira, 28. A partir das 10h, no Plenário da Câmara, o grupo formado por Enio Brizola (PT), Patricia Beck (PP) e Fernando Lourenço (SD) receberá representante da Secretaria Municipal da Fazenda para a avaliação do cumprimento das metas fiscais do Poder Executivo durante o ano de 2019.
Aprovado em regime de urgência projeto que modifica previdência do servidor público municipal
— por Jaime Freitas — última modificação 26/02/2020 21h3526/02/2020 – Por 11 votos a 3, foi aprovado na tarde desta quarta-feira, 26, em primeiro turno, o Projeto de Lei Complementar nº 1/2020, de autoria do Executivo. A matéria, que tramitou em regime de urgência a pedido da Prefeitura, provoca modificações na Lei Municipal nº 154/1992 (Sistema de Seguridade Social dos Servidores Públicos do Município de Novo Hamburgo), na Lei Municipal nº 333/2000 (Regime Jurídico Estatutário dos Servidores Públicos Municipais), e na Lei Complementar nº 3.153/2018. Os votos contrários ao texto foram dos vereadores Enfermeiro Vilmar (PDT), Enio Brizola (PT) e Felipe Kuhn Braun (PDT).
Aprovada moção de apoio à comunidade italiana pela data que marca a imigração
— por Tatiane Souza — última modificação 26/02/2020 20h2626/02/2020 – De origem italiana, o presidente da Câmara, Gerson Peteffi (MDB), propôs moção que manifesta apoio aos descendentes pelo Dia Nacional do Imigrante Italiano. Em 21 de fevereiro de 1874, aportou ao Brasil o vapor La Sofia, comandado por Pietro Tabacchi. Partindo de Gênova, a embarcação chegou ao Espírito Santo. Na Itália, esses desbravadores venderam o que tinham e investiram no Brasil em áreas como agricultura, comércio e prestação de serviços. O texto elaborado por Peteffi foi aprovado por unanimidade durante a sessão desta quarta-feira, 26.
TV Câmara – Vitalidade aborda a importância do bom funcionamento da tireoide para o equilíbrio do corpo humano
— por Tatiane Souza — última modificação 21/02/2020 19h3721/02/2020 – O programa Vitalidade desta semana teve como tema a tireoide, uma importante glândula do nosso corpo, que tem formato de borboleta e está localizada no pescoço. Ela produz hormônios que são levados pelo sangue a órgãos como o coração, o cérebro, o fígado e os rins, onde regulam o metabolismo. Quando a tireoide esta desregulada, o corpo também entra em desequilíbrio. A entrevista foi com o médico endocrinologista Dr. Eduardo Guimarães Camargo, que também é professor da Universidade Feevale.
Proposta que concede desconto em eventos culturais a doadores de sangue habituais e de medula começa a tramitar
— por Maíra Kiefer — última modificação 02/03/2020 14h4221/02/2020 – Desde a retomada do ano legislativo, 32 novas matérias tiveram seus trâmites iniciados na Câmara: 16 projetos de lei, seis moções, quatro projetos de resolução, três vetos, um projeto de lei complementar, um projeto de emenda à Lei Orgânica do Município e um substitutivo. Este último dispõe sobre a concessão de descontos de 50% em eventos culturais aos cidadãos que doam sangue periodicamente e medula óssea. O Substitutivo nº 1 de 2020, de autoria do vereador Inspetor Luz, institui o programa da meia-entrada para doadores habituais em sessões de cinema, teatro e shows em Novo Hamburgo.
Novo Hamburgo deverá contar com Sala das Margaridas na Delegacia de Pronto- Atendimento
— por Maíra Kiefer — última modificação 20/02/2020 21h5220/02/2020 – As mulheres que se sentiam constrangidas em relatar situações de abuso ou agressões ao registrar uma queixa na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) de Novo Hamburgo deverão ter em breve um espaço exclusivo, a Sala das Margaridas. A garantia desse local de acolhimento foi dada nesta quinta, 20, durante reunião entre membros da Rede Integrada Laço Lilás e a prefeita Fátima Daudt. A demanda por uma estrutura mais humanizada na qual as vítimas possam fazer o registro da ocorrência policial, solicitações de medidas protetivas e demais encaminhamentos, previstos na Lei Maria da Penha, era antiga pelo fato de a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) não funcionar 24h.
Secretária de Habitação presta esclarecimentos sobre empreendimento no Rondônia
— por Daniele Silva — última modificação 19/02/2020 22h0019/02/2020 – A secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira, participou da sessão ordinária desta quarta-feira, 19, para trazer mais informações sobre a aprovação de um empreendimento residencial no bairro Rondônia. A iniciativa é da vereadora Patricia Beck (PP), por meio do Requerimento nº 80/2020. A titular da pasta também foi convidada pelo vereador Felipe Kuhn Braun (PDT), por meio do Requerimento 108/2020, para explanar sobre o processo de prevenção, acompanhamento e retirada das invasões do Município. Um grupo de técnicos, incluindo engenheiros e arquitetos da Prefeitura, acompanhou a gestora para tirar dúvidas relativas as suas áreas de atuação.
Mantidos vetos a projetos que instituem Política e Programa Municipal de Educação Ambiental
— por Jaime Freitas — última modificação 19/02/2020 21h4519/02/2020 – Por 10 votos a 4, os vereadores mantiveram os vetos integrais nº 10 e 11/2019, de autoria do Executivo, respectivamente aos Projeto de Lei nº 70 e 71/2019, de autoria de Enio Brizola (PT). As matérias dispunham sobre a Política e o Programa Municipal de Educação Ambiental. Na justificativa, a prefeita argumenta que os projetos são inconstitucionais, uma vez que atribuem competências aos órgãos da administração pública, criando a necessidade de reestruturação de serviços e de pessoal. A decisão ocorreu na sessão ordinária desta quarta-feira, 19, em votação única.
Projeto que modifica previdência do servidor público municipal será apreciado na próxima semana
— por Jaime Freitas — última modificação 20/02/2020 18h5919/02/2020 – Os vereadores aprovaram, por 11 votos a 3, na tarde desta quarta-feira, 19, a tramitação em regime de urgência do Projeto de Lei Complementar nº 1/2020, de autoria do Executivo, que provoca modificações na Lei Municipal nº 154/1992 (Sistema de Seguridade Social dos Servidores Públicos do Município de Novo Hamburgo), na Lei Municipal nº 333/2000 (Regime Jurídico Estatutário dos Servidores Públicos Municipais), e na Lei Complementar nº 3.153/2018. Mesmo em regime de urgência, por acordo entre os parlamentares, a matéria passará pelas Comissões Permanentes da Casa, sendo votada em primeiro turno no dia 26 de fevereiro e em segundo no dia 2 de março.
Município deve alterar alíquota previdenciária
— por Jaime Freitas — última modificação 19/02/2020 19h3317/02/2020 – Em reunião realizada na noite desta segunda-feira, 17, no Plenarinho da Câmara, foi apresentado aos vereadores uma proposta de aumento da alíquota previdenciária a ser descontada dos servidores do município de Novo Hamburgo que chegará a 14% ainda neste ano. A matéria tramitará como um Projeto de Lei Complementar - PLC, que será protocolado nos próximos dias em regime de urgência.
Cidadã usa Tribuna Popular e destaca não cumprimento da Lei do sossego alheio
— por Jaime Freitas — última modificação 18/02/2020 00h5717/02/2020 – A cidadã Jovita da Silva de Paula usou a Tribuna Popular na sessão desta segunda-feira, 17, para falar sobre o não cumprimento da Lei do Sossego alheio. Ela também discorreu sobre a existência de um estabelecimento que funciona 24h.
Aprovada moção de repúdio à declaração do ministro Paulo Guedes contra os servidores públicos
— por Jaime Freitas — última modificação 18/02/2020 00h2317/02/2020 – De autoria do vereador Enio Brizola (PT), a Moção que manifesta Repúdio à declaração do ministro da Economia, Paulo Guedes, contra os servidores(as) públicos foi aprovada por 11 votos a 2 na sessão desta segunda-feira, 17. Os votos contrários foram da vereadora Patricia Beck e Vladi Lourenço, ambos do Partido Progressista.
Ações do documento