Moção aprovada exalta produção de bioabsorventes em presídios femininos
Os itens de higiene são confeccionados em tecido tecnológico desenvolvido pela Herself, marca fundada em 2017 por estudantes da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Reutilizáveis, os protetores menstruais podem durar até três anos, desde que adequadamente higienizados. O projeto teve início no Presídio Feminino de Torres ainda no primeiro semestre e foi expandido recentemente para Lajeado.
“Todas as detentas participaram de um curso de capacitação sobre a confecção dos produtos e tiveram aulas sobre educação menstrual e responsabilidade socioambiental. Daqui a alguns meses, uma cooperativa social de mulheres deve ser criada dentro do sistema prisional para que os bioabsorventes, além de uso próprio, possam ser comercializados”, explica Raizer Ferreira.
A Moção nº 80/2021 será encaminhada ao Departamento Penitenciário Nacional e ao Departamento de Tratamento Penal da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). As instituições salientam que, além da educação menstrual, o projeto abrange também a geração de trabalho e renda e o empreendedorismo, buscando profissionalizar as apenadas.
O que é uma moção?
A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de determinado projeto no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.