Seminário inicia nesta terça com live sobre o cenário econômico internacional e perspectivas para o cluster calçadista gaúcho
A primeira temática terá como palestrante o economista Carlos Paiva, coordenador adjunto do mestrado em Desenvolvimento Regional da Faccat. Ricardo Franzoi, supervisor técnico do escritório regional do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), participará como debatedor, e Gabriel Grabowski, professor da Universidade Feevale e vice-presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio dos Sinos (Consinos), será o mediador.
Currículos:
Bacharel em Administração de Empresas e Públicas pela Universidade Federal do RS, Ricardo Franzoi possui pós-graduação em Economia Política pela Universidade Autônoma do México e especialização em Negociação Coletiva pelo Centro Internacional da OIT em Turim/Itália. Desde 1985, é supervisor-técnico do escritório regional do Dieese do Rio Grande do Sul. Atualmente, participa do Instituto do Trabalho, Indústria e Desenvolvimento (TID) Brasil, tratando da revitalização da indústria brasileira.
Carlos Águedo Paiva é Prof. Dr. do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional na Faccat e presidente da Paradoxo Consultoria Econômica. Graduado em Economia pela UFRGS; Mestre e Doutor em Economia pela Unicamp, tem experiência na área de Economia, com ênfase em Macroeconomia e Economia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria do Desenvolvimento, Desenvolvimento Regional, Sistemas Produtivos Locais, Planejamento do Desenvolvimento Territorial, Economia Gaúcha, Economia Brasileira e Economia Internacional.
Inscrições
As inscrições podem ser feitas no portal da Câmara de Novo Hamburgo – Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Escola do Legislativo. Para receber o certificado, é necessária inscrição prévia, que só poderá ser realizada após cadastro no AVA. É possível participar das lives enviando comentários e dúvidas aos debatedores por meio do chat na transmissão pelo YouTube. Os encontros acontecerão de 10 de agosto a 2 de setembro, às terças e quintas-feiras, sempre às 19h.
Divulgação
O presidente do Legislativo hamburguense, Raizer Ferreira (PSDB), e o presidente da Cofin, Enio Brizola (PT), realizaram uma série de visitas institucionais para divulgar em universidades, escolas, entidades e veículos de imprensa a realização dos debates. Na última sexta-feira, 6, os parlamentares participaram de uma reunião no Grupo Sinos (foto) para reforçar a importância do evento para a região.
O Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo integra o calendário oficial de eventos do município a partir da Lei nº 3.286/2021. A ação foi idealizada com o objetivo de discutir o cenário local e internacional, identificar riscos e oportunidades e projetar a construção de um ambiente que favoreça o empreendedorismo e a inovação produtiva na cidade.
Ao longo dos últimos meses, Câmara e instituições parceiras realizaram diversos encontros para definir temas relevantes para o fomento da indústria e demais empreendimentos da região. Dentre os assuntos estão transformação digital dos negócios e das pessoas; Indústria 4.0 em tempos de pandemia; programa Origem Sustentável; e desenvolvimento socioemocional, diversidade, inovação e economia criativa.
Participam da organização do evento: Associação Brasileiras das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH), Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Avança NH, Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL), Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio dos Sinos (Consinos), Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Novo Hamburgo (OAB-NH), Prefeitura de Novo Hamburgo, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Também integram o grupo de promotores do seminário as instituições de ensino Faccat, Fundação Liberato, IENH, IFSul, Uergs e Universidade Feevale.
Leia mais:
- Seminário de Desenvolvimento Econômico debate inovação em tempos de pandemia
- Seminário de Desenvolvimento Econômico deve se tornar evento anual em Novo Hamburgo
Programação:
Saiba mais sobre as edições de 2018 e 2019 do Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo.