Vitalidade destaca trabalho da Afad-21 e os desafios e conquistas das pessoas com síndrome de down

por Maíra Kiefer última modificação 05/08/2021 18h00
04/08/2021 - Síndrome de Down é uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais no par 21. Conhecida também como Trissomia 21, essa condição dos genes pode ser diagnosticada através de estudo cromossômico (cariótipo).

No programa Vitalidade da semana passada, além de falar sobre as conquistas e desafios das pessoas e das famílias nas quais essa condição está presente, procuramos desmistificar assuntos relacionados à síndrome. A conversa foi com a assistente social e diretora da Associação dos Familiares do Down 21 (Afad-21), Débora Schüler, e com a tesoureira da instituição, Márcia Machado, mãe do Diego.

Com mais de 20 anos de atuação em Novo Hamburgo e região, a Afad-21 nasceu da iniciativa de um grupo de pais para trocar informações, auxiliar e apoiar familiares e pessoas com Síndrome de Down. O objetivo da Associação é lutar contra o preconceito e a discriminação, pela inclusão escolar, social e inserção no mercado de trabalho. A Afad-21 é um espaço de troca de experiências para esclarecer dúvidas e sugerir alternativas para promoção da qualidade de vida daqueles que convivem com a condição.

"Esses pais se reuniam em suas casas para trocar experiências. Eles tinham como objetivo lutar por políticas públicas, inexistentes na época. A Afad foi crescendo aos poucos: primeiro, como movimento social, e depois, para trazer para o nosso município acompanhamentos que não haviam aqui", relatou Débora, sobre os primeiros anos da entidade, que atualmente está focada em ajudar famílias de todo o Vale do Sinos. 

"Atualmente, nós participamos do grupo Superação, que atende jovens dos 11 até os 18 anos. Há outros serviços também voltados aos bebês, que é a estimulação precoce, o atendimento da fonoaudióloga destinado a crianças de 3 a 10 anos, além da proposta Galera 21, que se concentra em adolescentes e adultos", explicou Márcia sobre as alternativas disponíveis na Afad.

No decorrer da entrevista, as profissionais explicam como os voluntários podem ajudar a instituição, financeiramente ou com outras ações solidárias.

A Câmara de Novo Hamburgo instituiu no seu Calendário Pró-Saúde o mês de março como de conscientização sobre a Síndrome de Down. O mês é marcado pelas cores azul e amarelo

O programa está no ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e pelo Youtube da emissora. A mediação foi feita pela jornalista Tatiane Lopes.

VITALIDADE

No ar desde 2012, o Vitalidade é um programa de saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento produzido pela TV Câmara NH, emissora da Câmara Municipal de Novo Hamburgo. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br