Aprovada subvenção para realização de rodeio em Lomba Grande

por Luís Francisco Caselani última modificação 14/10/2024 22h37
14/10/2024 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta segunda-feira, 14, em regime de urgência, projeto de lei encaminhado pela Prefeitura que autoriza subvenção no valor de R$ 45 mil à Sociedade Gaúcha de Lomba Grande. O repasse tem como objetivo subsidiar despesas de custeio para a realização do 39º Rodeio Interestadual do bairro rural hamburguense. A entidade, classificada como organização civil sem fins lucrativos, deverá prestar contas sobre o uso dos recursos. A proposta retorna à pauta nesta quarta, 16, em votação final.
Aprovada subvenção para realização de rodeio em Lomba Grande

Foto: Jaime Freitas/CMNH

O Executivo justifica o repasse da verba, oriunda do orçamento da cultura, como meio de valorizar eventos voltados à perpetuação das tradições gaúchas. “O Rodeio Interestadual de Lomba Grande faz parte das manifestações culturais de Novo Hamburgo há décadas, constituindo uma excelente forma de comemorar os feitos dos heróis farroupilhas. Sua realização oportuniza a participação da família em programações campeiras e artísticas que enaltecem o Rio Grande e preservam hábitos e costumes”, defende documento assinado pela prefeita Fátima Daudt.

A 39ª edição do rodeio será realizada nos dias 30 de novembro ede dezembro na sede da Sociedade Gaúcha, na rua Albano Guilherme Konrath, 1305. A entidade estima a presença de 3 mil competidores e mais de 15 mil visitantes ao longo do final de semana. Os R$ 45 mil, previstos pelo Projeto de Lei nº 43/2024, serão investidos no pagamento de seguranças, combustível, aquisição de troféus e despesas de manutenção.

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.