Novo Hamburgo renova nove cadeiras na Câmara de Vereadores

por Luís Francisco Caselani última modificação 08/10/2024 14h43
07/10/2024 – Mais de 128 mil hamburguenses foram às urnas no último domingo, 6, para eleger seus representantes pelos próximos quatro anos. Além do prefeito Gustavo Finck (PP) e do vice Gerson Haas (PL), a população também escolheu os 14 vereadores que formarão a 19ª legislatura da história da cidade. Serão nove mudanças em relação ao atual grupo de parlamentares.
Novo Hamburgo renova nove cadeiras na Câmara de Vereadores

Foto: Julia Auler/CMNH

Nor Boeno (MDB) reassume mandato após quatro anos. Eliton Ávila (Podemos), Giovani Caju (PP) e Irmão Enfermeiro Vilmar (Podemos), suplentes no último quadriênio, conquistaram a titularidade. Já Daia Hanich (MDB), Deza Guerreiro (PP), Joelson de Araújo (Republicanos), Juliano Souto (PL) e Professora Luciana Martins (PT) ocuparão as bancadas da Câmara pela primeira vez.

Leia também: Gustavo Finck é o primeiro prefeito hamburguense eleito durante o mandato de vereador

Saídas e permanências

Dos 14 vereadores que encerram a atual legislatura, cinco conseguiram a reeleição. Destaque para Cristiano Coller (PP). Com o apoio de 4.038 hamburguenses, o progressista fechou o domingo como o mais votado entre os eleitos. Conforme dita a Lei Orgânica do Município, caberá ao vereador, presidente da Câmara em 2022, conduzir a solenidade de posse de seus pares e do prefeito Gustavo Finck. Além de Coller, também estarão presentes no dia 1º de janeiro os parlamentares Enio Brizola (PT), Felipe Kuhn Braun (PSDB), Ito Luciano (Podemos) e Ricardo Ritter – Ica (MDB).

Darlan Oliveira (MDB), Gerson Peteffi (MDB), Inspetor Luz (PP), Lourdes Valim (Republicanos), Semilda Tita (PSDB) e Vladi Lourenço (Podemos) ficaram na suplência de suas respectivas legendas. Raizer Ferreira (PSDB) lançou candidatura para prefeito, ficando na quinta colocação. Já o Solidariedade de Fernando Lourenço, candidato mais votado no domingo, não atingiu o quociente partidário e ficou sem representação na Câmara.

Recorde de mulheres

Pela primeira vez em quase cem anos de história, Novo Hamburgo terá mais do que duas mulheres em suas fileiras legislativas. Formam o trio a inspetora de polícia Daia Hanich, filha do ex-vereador Serjão, a protetora de animais Deza Guerreiro e a presidente do Sindicato dos Professores Municipais, Professora Luciana Martins. O número, contudo, ainda é bem abaixo da representatividade feminina na sociedade hamburguense. Apesar de comporem 53,1% do eleitorado, elas preencherão apenas 21,4% das cadeiras da Câmara.

A 19ª legislatura de Novo Hamburgo (2025-2028):

- Cristiano Coller (PP): 4.038 votos

- Juliano Souto (PL): 3.677 votos

- Felipe Kuhn Braun (PSDB): 3.382 votos

- Eliton Ávila (Podemos): 3.096 votos

- Professora Luciana Martins (PT): 2.692 votos

- Irmão Enfermeiro Vilmar (Podemos): 2.504 votos

- Ito Luciano (Podemos): 2.488 votos

- Ricardo Ritter Ica (MDB): 2.333 votos

- Enio Brizola (PT): 2.247 votos

- Giovani Caju (PP): 2.224 votos

- Deza Guerreiro (PP): 2.037 votos

- Daia Hanich (MDB): 1.848 votos

- Nor Boeno (MDB): 1.747 votos

- Joelson de Araújo (Republicanos): 1.686 votos