Notícias

por Interlegis — última modificação 16/07/2019 15h38
Banco de notícias desta Casa Legislativa.
Moção de apelo pede flexibilização das regras restritivas para o comércio e serviços em Novo Hamburgo

Moção de apelo pede flexibilização das regras restritivas para o comércio e serviços em Novo Hamburgo

por Maíra Kiefer — última modificação 03/08/2020 16h01

03/08/2020 - Mesmo antes da manutenção da bandeira vermelha no Município, anunciada no dia 31 de julho, começou a tramitar na Câmara na semana passada uma moção de apelo ao governador do Estado pela flexibilização das regras restritivas em Novo Hamburgo. De autoria do vereador Raul Cassel (MDB), o texto condiciona essa medida ao cumprimento por parte de comerciantes e prestadores de serviços das exigências sanitárias necessárias.

Moção de apelo pede flexibilização das regras restritivas para o comércio e serviços em Novo Hamburgo - Leia mais…

Sessões virtuais são alternativa durante agravamento de restrições

Sessões virtuais são alternativa durante agravamento de restrições

por Maíra Kiefer — última modificação 31/07/2020 22h00

31/07/2020 - Diante da necessidade de medidas de prevenção ao novo coronavírus, o Legislativo de Novo Hamburgo já no princípio da pandemia se adaptou a nova realidade e redefiniu as regras de funcionamento da Casa e de acesso a sua sede. Com a suspensão da participação do público nas sessões ordinárias e, posteriormente, com o aumento das restrições impostas pela bandeira vermelha, o que tornou possível apenas a realização de extraordinárias, a direção da Câmara e o Setor de Tecnologia da Informação intensificaram os testes para a realização de apreciações virtuais por meio do Sistema de Acompanhamento do Processo Legislativo Remoto (SAPL-R), solução que integra a plataforma gratuita de videoconferência Jitsi Meet e o SAPL. Essa modalidade tem sido usada por parlamentos em vários municípios de todo o Brasil.

Sessões virtuais são alternativa durante agravamento de restrições - Leia mais…

Executivo aponta inconstitucionalidade e veta proposta de divulgação de informações sobre pessoas desaparecidas

Executivo aponta inconstitucionalidade e veta proposta de divulgação de informações sobre pessoas desaparecidas

por Luís Francisco Caselani — última modificação 30/07/2020 13h37

30/07/2020 – A Prefeitura de Novo Hamburgo vetou integralmente projeto de lei aprovado em junho pela Câmara que determina mecanismos para a divulgação de informações sobre pessoas desaparecidas. De acordo com o Executivo, o texto elaborado por Inspetor Luz (MDB) invade a competência privativa do órgão e interfere na administração do Município. Além disso, a Prefeitura acrescenta que o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul já julgou inconstitucional norma semelhante aprovada pelo Legislativo hamburguense em 2004.

Executivo aponta inconstitucionalidade e veta proposta de divulgação de informações sobre pessoas desaparecidas - Leia mais…

Projeto de lei amplia prazo para regularização espontânea de edificações

Projeto de lei amplia prazo para regularização espontânea de edificações

por Luís Francisco Caselani — última modificação 29/07/2020 13h52

29/07/2020 – Em setembro de 2019, Novo Hamburgo instituiu o Programa de Regularização de Edificações. A iniciativa viabiliza a adequação de imóveis construídos em desacordo com o Plano Diretor ou sem aprovação de projetos arquitetônicos mediante o recolhimento de taxas, multas e eventuais compensações pecuniárias. O texto prevê, contudo, que contribuintes que regularizem espontaneamente suas propriedades dentro do período de um ano estão dispensados do pagamento de multas incidentes. Em razão do avanço da pandemia, o vereador Enio Brizola (PT) propôs a ampliação do prazo para 18 meses.

Projeto de lei amplia prazo para regularização espontânea de edificações - Leia mais…

Empresários do ramo de casas de festas e eventos pedem apoio do Legislativo

Empresários do ramo de casas de festas e eventos pedem apoio do Legislativo

por Maíra Kiefer — última modificação 28/07/2020 16h56

28/07/2020 – A iminência de ver o trabalho de uma vida se somar às estatísticas de empresas que foram à falência por causa da pandemia de Covid-19 impulsionou empresários hamburguenses a se juntarem em busca de auxílio do poder público. Representantes da União das Casas de Festas e Eventos (UCFE) conversaram nesta segunda-feira, dia 27, com o presidente da Câmara, Gerson Peteffi (MDB), e com o vereador Enio Brizola (PT), presidente da Comissão de Competitividade, Economia, Finanças, Orçamento e Planejamento (Cofin) e responsável por promover o encontro, e entregaram um diagnóstico do segmento e uma série de reivindicações da categoria.

Empresários do ramo de casas de festas e eventos pedem apoio do Legislativo - Leia mais…

TV Câmara – Conheça as vagas de emprego da semana no programa Oportunidades

TV Câmara – Conheça as vagas de emprego da semana no programa Oportunidades

por Tatiane Souza — última modificação 28/07/2020 16h49

28/07/2020 – Já está disponível na programação da TV Câmara NH, canal 16 da Claro/Net, o Oportunidades desta semana. Dentre as opções de emprego destacam-se as vagas abertas na nova unidade das Lojas Quero-Quero, que deve ser inaugurada em breve em Novo Hamburgo. O programa também traz uma vaga na Cooperativa Sicredi, na agência de Lomba Grande, e diversas oportunidades na Pro-Servi – Serviço de Assessoria e Seleção de Pessoal.

TV Câmara – Conheça as vagas de emprego da semana no programa Oportunidades - Leia mais…

Aprovada ampliação do Conselho Municipal de Política Cultural

Aprovada ampliação do Conselho Municipal de Política Cultural

por Tatiane Souza — última modificação 27/07/2020 22h32

27/07/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo acolheu por unanimidade em duas votações na noite desta segunda-feira, 27, mudanças propostas pela Prefeitura na composição do Conselho Municipal de Política Cultural. O projeto aprovado amplia o número de integrantes do órgão de 24 para 26 e modifica o processo de escolha dos 13 representantes da sociedade civil. O Executivo explica que as alterações tiveram origem em conferência municipal de cultura realizada em novembro de 2018.

Aprovada ampliação do Conselho Municipal de Política Cultural - Leia mais…

Novo Hamburgo poderá ter passarelas particulares sobre ruas e avenidas

Novo Hamburgo poderá ter passarelas particulares sobre ruas e avenidas

por Tatiane Souza — última modificação 27/07/2020 22h20

27/07/2020 – O Legislativo hamburguense aprovou por unanimidade em dois turnos na noite desta segunda-feira, 27, dois projetos de lei apresentados pela Prefeitura que permitem a construção de passarelas aéreas sobre vias públicas interligando imóveis particulares de mesmo proprietário. O Executivo defende que é necessário pensar em soluções alternativas para o melhor aproveitamento do espaço aéreo e terrestre da cidade. A permissão para instalação e utilização de passarela será atrelada ao pagamento de um valor mensal aos cofres do Município.

Novo Hamburgo poderá ter passarelas particulares sobre ruas e avenidas - Leia mais…

Vereadores pedem aplicação de testes para Covid-19 em todos os pacientes com quadro gripal

Vereadores pedem aplicação de testes para Covid-19 em todos os pacientes com quadro gripal

por Tatiane Souza — última modificação 28/07/2020 12h29

27/07/2020 - O agravamento da pandemia em Novo Hamburgo e na região motivou vereadores do Legislativo hamburguense a propor moção de apelo às autoridades municipais para que sejam realizados exames RT-PCR em todos os pacientes com quadro gripal que chegam ao Centro de Triagem. O grupo de parlamentares que assina a proposição é formado por Cristiano Coller (PTB), Enio Brizola (PT), Fernando Lourenço (PDT), Gabriel Chassot (PSDB), Gerson Peteffi (MDB), Rafael Lucas (PDT), Raul Cassel (MDB), Sergio Hanich (MDB) e Tita (PSDB).

Vereadores pedem aplicação de testes para Covid-19 em todos os pacientes com quadro gripal - Leia mais…

Vereadores aprovam lei unificada com critérios e proibições para nomeação de cargos nos poderes municipais

Vereadores aprovam lei unificada com critérios e proibições para nomeação de cargos nos poderes municipais

por Tatiane Souza — última modificação 27/07/2020 22h23

27/07/2020 – No intuito de uniformizar os critérios e enxugar o ordenamento jurídico municipal, o vereador Raul Cassel (MDB) juntou as “Leis da Ficha Limpa” do Executivo e do Legislativo. O novo texto, estabelecendo regramento único para a nomeação, provimento e permanência em cargos em comissão e funções públicas nos poderes municipais, foi aprovado por unanimidade em segunda votação na noite desta segunda-feira, 27. A matéria será analisada agora pela prefeita Fátima Daudt, que poderá acatá-la ou apresentar veto.

Vereadores aprovam lei unificada com critérios e proibições para nomeação de cargos nos poderes municipais - Leia mais…

Servidores revitalizam espaço que recebe o restaurante da Câmara

Servidores revitalizam espaço que recebe o restaurante da Câmara

por Tatiane Souza — última modificação 27/07/2020 18h24

27/07/2020 – Denominado pela Resolução nº 5/2020 como Salão do Sapateiro Orlando Müller, o espaço que recebe o restaurante da Câmara no andar térreo do Palácio 5 de Abril foi revitalizado no mês de julho pelos próprios servidores do Legislativo. Nesta segunda-feira, 27, a porta de entrada foi adesivada em homenagem a Müller, cidadão de Taquara, líder sindical e sapateiro que construiu sua história em Novo Hamburgo.

Servidores revitalizam espaço que recebe o restaurante da Câmara - Leia mais…

TV Câmara – Dermatologista traz orientações sobre alergias de pele

TV Câmara – Dermatologista traz orientações sobre alergias de pele

por Tatiane Souza — última modificação 24/07/2020 12h22

24/07/2020 – No Dicas de Vitalidade desta semana, a dermatologista Kenselyn Oppermann traz esclarecimentos sobre as alergias de pele. Durante todo o mês, são realizadas diversas ações de prevenção e conscientização em alusão ao Dia Mundial da Alergia, celebrado em 8 de julho.

TV Câmara – Dermatologista traz orientações sobre alergias de pele - Leia mais…

Câmara de Novo Hamburgo realiza duas sessões na próxima segunda-feira

Câmara de Novo Hamburgo realiza duas sessões na próxima segunda-feira

por Luís Francisco Caselani — última modificação 23/07/2020 18h37

23/07/2020 – Os vereadores hamburguenses serão convocados para participarem de duas sessões na próxima segunda-feira, 27. O objetivo é garantir a apreciação em dois turnos de três projetos de lei do Executivo. As reuniões também servirão como um novo teste para o Sistema de Deliberação Remota. A medida, implementada esta semana pela Câmara, oportuniza a realização de sessões virtuais e facilita a atuação do Legislativo durante o período de restrições para o enfrentamento da pandemia. Os trabalhos têm início previsto para as 18h.

Câmara de Novo Hamburgo realiza duas sessões na próxima segunda-feira - Leia mais…

TV Câmara - Programa Oportunidades traz indicações de vagas de emprego e cursos profissionalizantes

TV Câmara - Programa Oportunidades traz indicações de vagas de emprego e cursos profissionalizantes

por Tatiane Souza — última modificação 22/07/2020 16h48

22/07/2020 – A TV Câmara NH, canal 16 da Claro/Net, conta com um programa semanal que promove e indica vagas de emprego, estágios e cursos profissionalizantes no Município e região. O Oportunidades vai ao ar toda segunda-feira, às 14h, mas também pode ser conferido na página da TV no Facebook e no Youtube da emissora.

TV Câmara - Programa Oportunidades traz indicações de vagas de emprego e cursos profissionalizantes - Leia mais…

Câmara de Novo Hamburgo realiza primeira sessão virtual de sua história

Câmara de Novo Hamburgo realiza primeira sessão virtual de sua história

por Luís Francisco Caselani — última modificação 21/07/2020 18h23

20/07/2020 – O cuidado em resguardar a saúde de funcionários e vereadores durante a pandemia levou a Câmara de Novo Hamburgo a adotar a realização de sessões virtuais. O formato foi posto em prática pela primeira vez na noite desta segunda-feira, 20, por meio de plataforma gratuita de videoconferência. Ainda em fase de testes, a modalidade foi comandada do plenário pelo presidente Gerson Peteffi (MDB) e pela primeira-secretária Tita (PSDB). Os demais parlamentares participaram da reunião de seus próprios gabinetes, onde tiveram disponível o auxílio de servidores da Casa ligados ao setor de tecnologia da informação. A proposta é que, a partir da familiaridade com a ferramenta, os vereadores possam acompanhar os trabalhos remotamente.

Câmara de Novo Hamburgo realiza primeira sessão virtual de sua história - Leia mais…

Proposta aprovada padroniza proibições para nomeação de cargos nos poderes municipais

Proposta aprovada padroniza proibições para nomeação de cargos nos poderes municipais

por Luís Francisco Caselani — última modificação 20/07/2020 19h32

20/07/2020 – Novo Hamburgo possui hoje duas “Leis da Ficha Limpa” para a nomeação, provimento e permanência em cargos em comissão e funções públicas: uma para órgãos do Executivo e administração indireta e outra para o Legislativo. Buscando uniformizar os critérios e enxugar o ordenamento jurídico municipal, o vereador Raul Cassel (MDB) propôs a unificação das duas normas. O texto compilado foi aprovado por unanimidade em primeiro turno durante a primeira sessão virtual da história da Câmara, realizada na noite desta segunda-feira, 20. O parlamentar defende a importância do regramento por entender que ele contribui para a moralização da administração pública.

Proposta aprovada padroniza proibições para nomeação de cargos nos poderes municipais - Leia mais…

Câmara divulga ações realizadas durante a pandemia

Câmara divulga ações realizadas durante a pandemia

por Daniele Silva — última modificação 17/07/2020 14h46

17/07/2020 – O presidente Gerson Peteffi (MDB) esteve na sede do Grupo Sinos na manhã desta sexta-feira, 17, onde entregou ao jornalista João Ávila um relatório das ações desenvolvidas pelo Legislativo hamburguense durante o período de pandemia. O material foi elaborado pela Assessoria de Comunicação da Casa juntamente a Escola do Legislativo, Direção Administrativa e demais colaboradores.

Câmara divulga ações realizadas durante a pandemia - Leia mais…

Projeto para instalação da Sala das Margaridas ainda necessita de algumas parcerias

Projeto para instalação da Sala das Margaridas ainda necessita de algumas parcerias

por Maíra Kiefer — última modificação 16/07/2020 18h06

16/07/2020 – Durante o mês de julho, novos parceiros aderiram ao projeto de implantação da Sala das Margaridas, voltada a mulheres em situação de violência que precisam registrar ocorrência policial. O apoio de empresários e de pessoas da região deve garantir a inauguração do espaço na sede da Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), em Novo Hamburgo, já no começo do segundo semestre. Contudo, ainda é necessário apoio para aquisição de alguns itens.

Projeto para instalação da Sala das Margaridas ainda necessita de algumas parcerias - Leia mais…

Representantes da União das Escolas Privadas de Educação Infantil pedem apoio à Câmara

Representantes da União das Escolas Privadas de Educação Infantil pedem apoio à Câmara

por Tatiane Souza — última modificação 16/07/2020 12h58

16/07/2020 – As professoras Cíntia Sommer e Vanessa Reis, integrantes da União das Escolas Privadas de Educação Infantil de Novo Hamburgo, reuniram-se na tarde desta quarta-feira, 15, com o presidente da Casa Gerson Peteffi (MDB) e com o vereador Enio Brizola (PT). As educadoras entregaram um documento no qual expõem os problemas enfrentados pelas instituições no Município e pedem apoio dos parlamentares nas demandas pleiteadas junto ao Executivo. Elas reforçam a necessidade de a Administração Municipal apresentar um projeto de ajuda financeira para as escolas e outros segmentos que estão impedidos de realizar as suas funções, transparência nas informações quanto à retomada das atividades presenciais e retorno em relação ao plano de contingência protocolado na Prefeitura no mês de junho. Além disso, reforçam a necessidade de representação da rede privada nas reuniões e decisões relacionadas à educação municipal, principalmente em tempos de pandemia.

Representantes da União das Escolas Privadas de Educação Infantil pedem apoio à Câmara - Leia mais…

Subsídio aprovado ao transporte público congela passagens a R$ 3,85

Subsídio aprovado ao transporte público congela passagens a R$ 3,85

por Tatiane Souza — última modificação 16/07/2020 13h00

15/07/2020 – Por 11 votos a dois, a Câmara de Novo Hamburgo anuiu à proposta da Prefeitura de subsidiar o transporte coletivo na cidade durante a pandemia. Para manter o sistema em funcionamento sem o aumento das passagens, o Executivo custeará parte da operação a partir da concessão de um subsídio mensal. O repasse ocorrerá quando os gastos com a prestação do serviço superarem o valor recebido com as tarifas. O subsídio corresponderá ao cálculo dessa diferença, mas limitado a um teto de R$ 280 mil, quando o município estiver em bandeira laranja, ou R$ 468 mil, quando vigentes as bandeiras vermelha ou preta, dentro do modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado. A aprovação em segundo turno foi oficializada em sessão extraordinária na noite desta quarta-feira, 15. Patricia Beck e Felipe Kuhn Braun, ambos do PP, votaram contra a iniciativa.

Subsídio aprovado ao transporte público congela passagens a R$ 3,85 - Leia mais…

Vereadores rejeitam proposta parlamentar que autorizava tratamento precoce da Covid-19

Vereadores rejeitam proposta parlamentar que autorizava tratamento precoce da Covid-19

por Tatiane Souza — última modificação 15/07/2020 21h35

15/07/2020 – Os vereadores hamburguenses voltaram atrás e rejeitaram em segundo turno na noite desta quarta-feira, 15, projeto de lei apresentado por Patricia Beck (PP) que autorizava a Secretaria Municipal de Saúde a disponibilizar gratuitamente kits de medicamentos para o tratamento precoce da Covid-19. A alteração veio após manifestações de que a medida já vem sendo implantada pelo Executivo.

Vereadores rejeitam proposta parlamentar que autorizava tratamento precoce da Covid-19 - Leia mais…

Projeto aprovado prevê manutenção de repasses a entidades civis durante a pandemia

Projeto aprovado prevê manutenção de repasses a entidades civis durante a pandemia

por Tatiane Souza — última modificação 15/07/2020 21h35

15/07/2020 – Por 11 votos a dois, os vereadores hamburguenses voltaram a aprovar nesta quarta-feira, 15, em sessão extraordinária, projeto de lei que autoriza o Executivo a manter subvenções firmadas junto a organizações da sociedade civil mesmo durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus. Para isso, a Prefeitura poderá suspender a cobrança de metas quantitativas previstas nos planos de trabalho das entidades, requisito para a obtenção dos recursos públicos. As medidas excepcionais, válidas a partir de março e estendidas até o encerramento do estado de calamidade pública, foram elaboradas de forma a não prejudicar a retomada das atividades após o período de restrições. Patricia Beck e Felipe Kuhn Braun, ambos do PP, votaram contra a iniciativa.

Projeto aprovado prevê manutenção de repasses a entidades civis durante a pandemia - Leia mais…

Aprovado pagamento de custeio a consórcio público de saneamento

Aprovado pagamento de custeio a consórcio público de saneamento

por Tatiane Souza — última modificação 15/07/2020 20h13

15/07/2020 – Com nova votação unânime em sessão extraordinária na noite desta quarta-feira, 15, a Câmara concedeu aval para o Município efetuar o pagamento de R$ 137.886,00 ao Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos). A quantia corresponde ao aporte hamburguense previsto em contrato de rateio para o atendimento de despesas de administração e planejamento da associação.

Aprovado pagamento de custeio a consórcio público de saneamento - Leia mais…

Câmara aprova reforço orçamentário de até R$ 14 milhões para investimentos em saúde e assistência social

Câmara aprova reforço orçamentário de até R$ 14 milhões para investimentos em saúde e assistência social

por Tatiane Souza — última modificação 15/07/2020 21h34

15/07/2020 – Os vereadores hamburguenses voltaram a aprovar em sessão extraordinária nesta quarta-feira, 15, dois projetos de lei do Executivo que abrem crédito adicional extraordinário de até R$ 14 milhões. O instrumento servirá para a acomodação de recursos provenientes de doações ou repasses de outras esferas governamentais para ações de prevenção e combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Câmara aprova reforço orçamentário de até R$ 14 milhões para investimentos em saúde e assistência social - Leia mais…

Projeto aprovado prevê que Município disponibilize medicamentos para tratamento precoce da Covid-19

Projeto aprovado prevê que Município disponibilize medicamentos para tratamento precoce da Covid-19

por Luís Francisco Caselani — última modificação 13/07/2020 21h49

13/07/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou nesta segunda-feira, 13, por 9 votos a 4, projeto de lei apresentado pela vereadora Patricia Beck (PP) que autoriza a Secretaria Municipal de Saúde a disponibilizar gratuitamente kits de medicamentos para o tratamento precoce da Covid-19. Os remédios seriam entregues apenas a pacientes com prescrição médica para cloroquina, hidroxicloroquina, ivermectina, azitromicina ou outros fármacos que venham a ser preconizados pelo Ministério da Saúde. Patricia defende que o projeto permite a criação de um protocolo para o tratamento da doença ainda na fase infecciosa, evitando casos de progressão da enfermidade.

Projeto aprovado prevê que Município disponibilize medicamentos para tratamento precoce da Covid-19 - Leia mais…

Presidente da Câmara realiza audiência virtual com o MPE/RS sobre proteção e urbanização junto ao arroio Luiz Rau

Presidente da Câmara realiza audiência virtual com o MPE/RS sobre proteção e urbanização junto ao arroio Luiz Rau

por Jaime Freitas — última modificação 13/07/2020 22h03

13/07/2020 – Foi realizada no início da tarde desta segunda-feira, 13, uma audiência virtual do presidente da Câmara, o vereador Gerson Peteffi (MDB), com a promotora Juliana Maria Giongo, da 2ª Promotoria de Justiça Cível de Novo Hamburgo do Ministério Público do Estado, para discutir a situação da falta de guarnição em obra inacabada sob os trilhos da Trensurb, ao lado do arroio Luiz Rau, na avenida Nações Unidas, entre as ruas 5 de Abril e Marcílio Dias. O que motivou a videoconferência foi o caso do idoso de 71 anos que caiu no arroio nas proximidades do shopping localizado na região central da cidade no dia 2 de junho. O parlamentar busca desde julho do ano passado uma solução para a falta de proteção lateral no local que impeça que pedestres, animais de estimação e até mesmo carros caiam no arroio.

Presidente da Câmara realiza audiência virtual com o MPE/RS sobre proteção e urbanização junto ao arroio Luiz Rau - Leia mais…

Prefeitura deve manter repasses a entidades parceiras durante a pandemia

Prefeitura deve manter repasses a entidades parceiras durante a pandemia

por Luís Francisco Caselani — última modificação 13/07/2020 21h54

13/07/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou nesta segunda-feira, 13, projeto de lei que autoriza o Executivo a manter subvenções firmadas junto a organizações da sociedade civil mesmo durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus. Para isso, a Prefeitura poderá suspender a cobrança de metas quantitativas previstas nos planos de trabalho das entidades, requisito para a obtenção dos recursos públicos. As medidas excepcionais, válidas a partir de março e estendidas até o encerramento do estado de calamidade pública, foram elaboradas de forma a não prejudicar a retomada das atividades após o período de restrições. O texto passará por nova apreciação da Câmara em sessão extraordinária nesta quarta-feira, 15, a partir das 18h.

Prefeitura deve manter repasses a entidades parceiras durante a pandemia - Leia mais…

Executivo propõe subsídio mensal de até R$ 468 mil para manter operação do transporte público

Executivo propõe subsídio mensal de até R$ 468 mil para manter operação do transporte público

por Luís Francisco Caselani — última modificação 13/07/2020 21h37

13/07/2020 – A Prefeitura de Novo Hamburgo construiu uma proposta às empresas responsáveis pelo transporte coletivo na cidade para manter o sistema em funcionamento durante a pandemia do novo coronavírus. O Executivo custeará parte da operação a partir da concessão de um subsídio mensal. O repasse ocorrerá quando os gastos com a prestação do serviço superarem o valor recebido por meio das passagens, que serão mantidas a R$ 3,85. O subsídio corresponderá ao cálculo dessa diferença, mas limitado a um teto de R$ 280 mil, quando o município estiver em bandeira laranja, ou R$ 468 mil, quando vigentes as bandeiras vermelha ou preta, dentro do modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado. A proposta foi aprovada pela Câmara em primeiro turno na noite desta segunda-feira, 13, por 11 votos a 2.

Executivo propõe subsídio mensal de até R$ 468 mil para manter operação do transporte público - Leia mais…

Projeto de meia-entrada para doadores de sangue ou medula óssea tem votação adiada

Projeto de meia-entrada para doadores de sangue ou medula óssea tem votação adiada

por Luís Francisco Caselani — última modificação 13/07/2020 21h21

13/07/2020 – A Câmara apreciaria em primeiro turno na noite desta segunda-feira, 13, substitutivo apresentado por Inspetor Luz (MDB) que institui em Novo Hamburgo política de meia-entrada para doadores regulares de sangue ou de medula óssea em eventos culturais e esportivos realizados ou financiados pela Prefeitura. No entanto, em virtude da ausência do autor, o vereador suplente Esio Muller (MDB) pediu o adiamento da votação em 15 dias.

Projeto de meia-entrada para doadores de sangue ou medula óssea tem votação adiada - Leia mais…

Vereadores aprovam crédito extraordinário de R$ 14 milhões para investimentos em saúde e assistência social durante a pandemia

Vereadores aprovam crédito extraordinário de R$ 14 milhões para investimentos em saúde e assistência social durante a pandemia

por Luís Francisco Caselani — última modificação 13/07/2020 21h57

13/07/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou nesta segunda-feira, 13, dois projetos de lei do Executivo que abrem crédito adicional extraordinário para a acomodação de recursos provenientes de doações ou repasses de outras esferas governamentais destinados a ações de prevenção e combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus. As propostas, que totalizam reforço orçamentário de até R$ 14 milhões, devem voltar a votação em sessão extraordinária nesta quarta-feira, 15, a partir das 18h.

Vereadores aprovam crédito extraordinário de R$ 14 milhões para investimentos em saúde e assistência social durante a pandemia - Leia mais…

Câmara aprova pagamento de custeio ao Pró-Sinos

Câmara aprova pagamento de custeio ao Pró-Sinos

por Luís Francisco Caselani — última modificação 13/07/2020 21h51

13/07/2020 – Os vereadores hamburguenses aprovaram por unanimidade nesta segunda-feira, 13, projeto de lei que autoriza a Prefeitura a efetuar pagamento de R$ 137.886,00 ao Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos). A quantia corresponde ao aporte hamburguense previsto em contrato de rateio para o atendimento de despesas de administração e planejamento da associação. A matéria passará por nova votação em sessão extraordinária nesta quarta-feira, 15, a partir das 18h.

Câmara aprova pagamento de custeio ao Pró-Sinos - Leia mais…

Sessões da semana contam com a participação de três suplentes

Sessões da semana contam com a participação de três suplentes

por Luís Francisco Caselani — última modificação 13/07/2020 21h35

13/07/2020 – Três vereadores não acompanharão as sessões da Câmara de Novo Hamburgo esta semana. Por motivos de saúde, Inspetor Luz (MDB), Nor Boeno (PTB) e Vladi Lourenço (PSDB) não estiveram presentes no Palácio 5 de Abril para a reunião plenária desta segunda-feira, 13. Os parlamentares foram substituídos, respectivamente, pelos suplentes Esio Muller (MDB), Gislaine Pires (PSDB) e Juliano Soli Silva (PSDB). Os três também deverão participar da sessão extraordinária prevista para quarta-feira, 15, às 18h.

Sessões da semana contam com a participação de três suplentes - Leia mais…

Com atividades suspensas, Câmara realiza sessão extraordinária nesta quarta

Com atividades suspensas, Câmara realiza sessão extraordinária nesta quarta

por Luís Francisco Caselani — última modificação 13/07/2020 21h48

13/07/2020 – Novo Hamburgo segue com bandeira vermelha no modelo de Distanciamento Controlado implementado pelo Governo do Estado pelo menos até o dia 20 de julho. Em função disso, as atividades externas permanecem suspensas na Câmara hamburguense, exceto na quarta-feira, dia 15, quando acontecerá sessão extraordinária para votação de projetos em segundo turno.

Com atividades suspensas, Câmara realiza sessão extraordinária nesta quarta - Leia mais…

Câmara realiza sessões para votação de projetos em dois turnos

Câmara realiza sessões para votação de projetos em dois turnos

por Daniele Silva — última modificação 10/07/2020 14h17

10/07/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo realizará duas sessões plenárias na próxima segunda-feira, dia 13, para votação de cinco projetos. As apreciações ocorrem duas semanas após a suspensão das atividades externas devido à classificação de Novo Hamburgo como bandeira vermelha, obedecendo as regras do Distanciamento Controlado implementado pelo Governo do Estado. Como há expectativa de o Município manter as restrições, pelo grande aumento no número de casos de Covid-19, as matérias serão votadas nos dois turnos, com a realização de uma sessão extraordinária ainda na noite da segunda-feira.

Câmara realiza sessões para votação de projetos em dois turnos - Leia mais…

TV Câmara – Saúde bucal dos brasileiros é tema do Vitalidade reprisado nesta semana

TV Câmara – Saúde bucal dos brasileiros é tema do Vitalidade reprisado nesta semana

por Tatiane Souza — última modificação 10/07/2020 11h11

10/07/2020 – Nesta semana a TV Câmara reprisou o programa Vitalidade que trata sobre a saúde bucal do povo brasileiro. Doutora em saúde coletiva, a dentista Annie Pozeczek Koltermann Saccol elencou os principais problemas em cada fase da vida e destacou a importância de manter dentes e gengivas saudáveis. Ela alertou que o sorriso reflete diversos indicadores sociais. “A perda dentária e as sequelas das doenças bucais estão associados a baixos níveis de escolaridade e de renda e ao mínimo acesso aos serviços de saúde”, apontou.

TV Câmara – Saúde bucal dos brasileiros é tema do Vitalidade reprisado nesta semana - Leia mais…

Escola do Legislativo faz seleção de cursos EAD e os divulga por WhatsApp

Escola do Legislativo faz seleção de cursos EAD e os divulga por WhatsApp

por Maíra Kiefer — última modificação 09/07/2020 17h28

09/07/2020 - Devido à impossibilidade de ofertar capacitações presenciais por causa da pandemia de Covid-19, a Escola do Legislativo de Novo Hamburgo, desde o mês de maio, está selecionando e divulgando semanalmente alternativas de cursos a distância, gratuitos e de diferentes áreas do conhecimento.

Escola do Legislativo faz seleção de cursos EAD e os divulga por WhatsApp - Leia mais…

Economia e transparência: Diário Oficial da Câmara completa quatro anos no ar

Economia e transparência: Diário Oficial da Câmara completa quatro anos no ar

por Luís Francisco Caselani — última modificação 07/07/2020 16h36

07/07/2020 – Em 2016, a Câmara de Novo Hamburgo instituiu seu próprio Diário Oficial Eletrônico. Elaborada com recursos humanos próprios, a ferramenta facilitou o acesso do cidadão a documentos legais e reduziu custos com publicações oficiais. Atualmente, o Diário Oficial Eletrônico é responsável pelo armazenamento e divulgação gratuita de todos os atos do Legislativo hamburguense, substituindo quase integralmente a veiculação paga em jornais impressos. A plataforma, que completou quatro anos de sua primeira publicação nesta terça-feira, 7 de julho, gera uma economia anual estimada de 70% nos gastos com publicações oficiais.

Economia e transparência: Diário Oficial da Câmara completa quatro anos no ar - Leia mais…

Parceiros apoiam projeto da Sala das Margaridas na DPPA

Parceiros apoiam projeto da Sala das Margaridas na DPPA

por Maíra Kiefer — última modificação 03/07/2020 11h55

02/07/2020 - Mesmo com o aumento das restrições impostas pelo combate ao novo coronavírus em Novo Hamburgo, o projeto de implantação da Sala das Margaridas segue sem interrupções e com o apoio e parcerias de empresas e entidades. Para a utilização do espaço mais adequado na sede da Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), em Novo Hamburgo, algumas alterações tiveram que ser feitas, como a transferência de um funcionário para outro ponto da DPPA e mudanças na estrutura de ambiente para abrigá-lo.

Parceiros apoiam projeto da Sala das Margaridas na DPPA - Leia mais…

TV Câmara NH exibe programação diversificada sobre a pandemia do novo coronavírus

TV Câmara NH exibe programação diversificada sobre a pandemia do novo coronavírus

por Tatiane Souza — última modificação 02/07/2020 16h18

02/07/2020 – Desde o mês de janeiro, mesmo antes da notificação do primeiro caso de Covid-19 no Brasil, o novo coronavírus têm sido tema constante da programação da TV Câmara NH. Por meio do programa semanal Vitalidade, pesquisadores, professores e diversos especialistas têm falado sobre a origem da doença, propagação pelo mundo, contágio, importância do isolamento e distanciamento social e medidas de biossegurança para conter a sua proliferação. Saúde mental, cuidados especiais com as crianças e idosos, ansiedade infantil e em adultos também foram temas abordados na programação. Todas as entrevistas podem ser acessadas no Youtube.com/TVCamaraNH e também na página da emissora no Facebook.

TV Câmara NH exibe programação diversificada sobre a pandemia do novo coronavírus - Leia mais…

NOTA DE PESAR: Ex-presidente da Câmara em 1993 morre aos 79 anos

NOTA DE PESAR: Ex-presidente da Câmara em 1993 morre aos 79 anos

por Maíra Kiefer — última modificação 03/07/2020 12h41

02/07/2020 - Responsável pelo comando do Legislativo hamburguense em 1993 e parlamentar titular em três legislaturas, o ex-vereador Armando Fernandes de Aguiar faleceu na última terça-feira, dia 30, aos 79 anos, em decorrência de parada cardíaca. Ele estava hospitalizado desde a sexta-feira. O sepultamento ocorreu no Cemitério Evangélico.

NOTA DE PESAR: Ex-presidente da Câmara em 1993 morre aos 79 anos - Leia mais…

Prefeitura pretende autorizar construção de passarelas sobre vias públicas interligando imóveis particulares

Prefeitura pretende autorizar construção de passarelas sobre vias públicas interligando imóveis particulares

por Luís Francisco Caselani — última modificação 02/07/2020 12h36

1º/07/2020 – Dois projetos de lei apresentados em junho pela Prefeitura de Novo Hamburgo buscam autorizar a construção de passarelas aéreas sobre vias públicas interligando imóveis particulares. Atualmente, a legislação municipal não conta com essa previsão. O Executivo defende que é necessário pensar em soluções alternativas para o melhor aproveitamento do espaço aéreo e terrestre da cidade. A permissão para instalação e utilização de passarela será atrelada ao pagamento de um valor mensal aos cofres do Município.

Prefeitura pretende autorizar construção de passarelas sobre vias públicas interligando imóveis particulares - Leia mais…

Mesa Diretora busca reorganizar espaços de fala durante convocações de secretários

Mesa Diretora busca reorganizar espaços de fala durante convocações de secretários

por Luís Francisco Caselani — última modificação 30/06/2020 12h41

30/06/2020 – A Lei Orgânica garante aos vereadores hamburguenses o direito de convocar secretários municipais e diretores de autarquias para discutir assuntos de interesse dos cidadãos durante as sessões da Câmara. A fim de permitir maior participação de todos os parlamentares e a dinamização do debate, a Mesa Diretora, em coautoria com o vereador Cristiano Coller (PTB), sugeriu alteração ao Regimento Interno reestruturando os espaços de fala. A modificação deve ser analisada pelas comissões permanentes antes de ir a plenário, onde só será aprovada com o voto de dez vereadores.

Mesa Diretora busca reorganizar espaços de fala durante convocações de secretários - Leia mais…

Câmara de Novo Hamburgo prorroga suspensão de suas atividades externas

Câmara de Novo Hamburgo prorroga suspensão de suas atividades externas

por Luís Francisco Caselani — última modificação 29/06/2020 18h02

29/06/2020 – A manutenção da região de Novo Hamburgo em bandeira vermelha por mais duas semanas, dentro das regras do Distanciamento Controlado implementado pelo Governo do Estado, obrigou a Câmara a prorrogar medidas para diminuir as possibilidades de propagação da Covid-19. Até o dia 12 de julho, permanecem suspensas todas as atividades externas, inclusive as sessões plenárias. Durante o período, fica autorizado o acesso de apenas duas pessoas por gabinete parlamentar. A maioria dos servidores seguirá em regime de teletrabalho. Setores administrativos manterão representação presencial, mas em número reduzido de profissionais.

Câmara de Novo Hamburgo prorroga suspensão de suas atividades externas - Leia mais…

TV Câmara – Lixo Zero e sustentabilidade são temas de entrevista do programa Vitalidade

TV Câmara – Lixo Zero e sustentabilidade são temas de entrevista do programa Vitalidade

por Tatiane Souza — última modificação 26/06/2020 14h09

26/06/2020 – O 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para marcar a data, comemorada com ações ao longo de todo o mês, o Vitalidade traz uma bate-papo com a consultora em sustentabilidade e gestora ambiental Geraldine Hennemann Leão. Na entrevista, ela fala sobre a aplicação do conceito Lixo Zero, os três R’s da sustentabilidade – reduzir, reutilizar e reciclar – e a importância de conscientizar a população sobre o tema.

TV Câmara – Lixo Zero e sustentabilidade são temas de entrevista do programa Vitalidade - Leia mais…

Projeto de lei busca auxiliar serviços prestados pela Apae

Projeto de lei busca auxiliar serviços prestados pela Apae

por Luís Francisco Caselani — última modificação 26/06/2020 10h26

26/06/2020 – O vereador Fernando Lourenço (PDT) apresentou projeto esta semana ajustando lei municipal que autoriza a Prefeitura a doar mensalmente 500 litros de gasolina para a manutenção do trabalho da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Novo Hamburgo. A proposta do pedetista é que o Executivo também possa disponibilizar, dentro do limite de litragem, outros tipos de combustível. O parlamentar lembra que, além de automóveis de passeio, a entidade utiliza vans e caminhonetes, veículos movidos a diesel.

Projeto de lei busca auxiliar serviços prestados pela Apae - Leia mais…

Comissão pede que Prefeitura considere uso de vans escolares como complemento ao transporte coletivo durante a pandemia

Comissão pede que Prefeitura considere uso de vans escolares como complemento ao transporte coletivo durante a pandemia

por Jaime Freitas — última modificação 22/06/2020 21h43

22/06/2020 – Após receber representantes da Associação dos Transportadores Escolares de Novo Hamburgo, a Comissão de Finanças da Câmara (Cofin) elaborou moção de apelo à Prefeitura para que estabeleça tratativas com a categoria para a construção conjunta de alternativas emergenciais de renda para os profissionais. Afastados de seu principal ofício devido à suspensão das atividades escolares presenciais, os condutores propõem a utilização de seus serviços durante a pandemia como complemento ao transporte coletivo. A moção foi aprovada por unanimidade pela Câmara durante a sessão desta segunda-feira, 22.

Comissão pede que Prefeitura considere uso de vans escolares como complemento ao transporte coletivo durante a pandemia - Leia mais…

Presidente recebe diretor da Unimed para tratar sobre construção de passarela de interligação dos hospitais

Presidente recebe diretor da Unimed para tratar sobre construção de passarela de interligação dos hospitais

por Tatiane Souza — última modificação 22/06/2020 21h32

22/06/2020 – O presidente do Legislativo hamburguense, Gerson Peteffi (MDB), recebeu na tarde desta segunda-feira, 22, o diretor de Serviços Próprios da Unimed, Ricardo Beuren, e o assessor da diretoria, Flavio Rocha. Reunidos com o Jurídico da Casa, trataram sobre os projetos de lei que estão em tramitação e que dispõem sobre a construção da passarela de interligação dos hospitais da Unimed no Município.

Presidente recebe diretor da Unimed para tratar sobre construção de passarela de interligação dos hospitais - Leia mais…

Secretário da Saúde fala sobre o enfrentamento à Covid-19 em Novo Hamburgo

Secretário da Saúde fala sobre o enfrentamento à Covid-19 em Novo Hamburgo

por Jaime Freitas — última modificação 22/06/2020 23h28

22/06/2020 – A partir desta terça-feira, 23, Novo Hamburgo deverá adotar regras mais severas no enfrentamento à Covid-19. A piora em indicadores de propagação da doença e da capacidade de atendimento do sistema de saúde levou o Governo do Estado a classificar a região como bandeira vermelha pela primeira vez desde a implantação do modelo de Distanciamento Controlado. A reavaliação foi abordada durante a participação do secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano, na sessão plenária da Câmara desta segunda-feira, 22. Convocado pelos vereadores Enio Brizola (PT), Felipe Kuhn Braun (PP) e Patricia Beck (PP), Naasom discorreu sobre as ações desenvolvidas pelo Município para combater o avanço da doença.

Secretário da Saúde fala sobre o enfrentamento à Covid-19 em Novo Hamburgo - Leia mais…

Projeto que prevê cisternas em novos imóveis construídos avança em outras duas comissões

Projeto que prevê cisternas em novos imóveis construídos avança em outras duas comissões

por Luís Francisco Caselani — última modificação 22/06/2020 19h42

22/06/2020 – As Comissões de Meio Ambiente e de Obras, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana da Câmara aprovaram nesta segunda-feira, 22, a tramitação do Projeto de Lei nº 13/2020, assinado pelo vereador Enio Brizola (PT). A proposta determina que novas residências com área construída igual ou superior a 200 metros quadrados, bem como empreendimentos multifamiliares e imóveis não residenciais com área igual ou superior a 300 metros quadrados sejam equipados de cisternas. A matéria ainda depende de parecer da Comissão de Finanças para ir a plenário.

Projeto que prevê cisternas em novos imóveis construídos avança em outras duas comissões - Leia mais…

Câmara de Novo Hamburgo estará fechada ao público externo durante vigência da bandeira vermelha

Câmara de Novo Hamburgo estará fechada ao público externo durante vigência da bandeira vermelha

por Luís Francisco Caselani — última modificação 22/06/2020 21h28

22/06/2020 – Acompanhando a reclassificação da região de Novo Hamburgo para bandeira vermelha, dentro do modelo de Distanciamento Controlado implementado pelo Governo do Estado para conter o avanço da Covid-19, a Câmara adotará novas restrições. Entre os dias 23 e 29 de junho, período de vigência da medida, o Parlamento estará fechado ao público externo. A maioria de seus servidores atuará em regime de teletrabalho. Profissionais vinculados à segurança, serviços gerais, comunicação social, contabilidade e recursos humanos deverão ter representação presencial, mas em número reduzido. As sessões plenárias dos dias 24 e 29 não serão realizadas.

Câmara de Novo Hamburgo estará fechada ao público externo durante vigência da bandeira vermelha - Leia mais…

TV Câmara – Reprise do Vitalidade aborda uso de tecnologia nas escolas públicas municipais

TV Câmara – Reprise do Vitalidade aborda uso de tecnologia nas escolas públicas municipais

por Tatiane Souza — última modificação 22/06/2020 16h47

22/062020 - A TV Câmara NH está reprisando o programa Vitalidade sobre Tecnologia educacional e mídias sociais. O assunto está sendo bastante discutido nesta época em que as crianças estão em casa, em distanciamento social, em função da pandemia de coronavírus. A entrevista foi realizada com as profissionais do Centro Municipal de Tecnologia Educacional, Janaina Matos e Elisandra Henz. Você sabe os perigos que a internet oferece aos seus filhos?

TV Câmara – Reprise do Vitalidade aborda uso de tecnologia nas escolas públicas municipais - Leia mais…

Projeto que determina a instalação de cisternas em novas edificações avança na Cojur

Projeto que determina a instalação de cisternas em novas edificações avança na Cojur

por Luís Francisco Caselani — última modificação 18/06/2020 17h58

18/06/2020 – O vereador Enio Brizola (PT) apresentou no início de fevereiro projeto de lei que estabelece um programa de captação de águas pluviais em Novo Hamburgo. Na prática, a matéria determina que novas residências com área construída igual ou superior a 200 metros quadrados sejam equipadas de cisternas, recebendo águas pluviais a partir de canalizações conectadas aos telhados, coberturas ou terraços. A obrigação também se aplica a empreendimentos multifamiliares e demais imóveis não residenciais com área construída igual ou superior a 300 metros quadrados. O projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (Cojur) em reunião na tarde de quarta-feira, 17, e deve passar pela análise de outros três grupos parlamentares na próxima segunda, dia 22.

Projeto que determina a instalação de cisternas em novas edificações avança na Cojur - Leia mais…

Prefeitura estuda nova proposta de aporte às concessionárias para garantir a continuidade do transporte público em Novo Hamburgo

Prefeitura estuda nova proposta de aporte às concessionárias para garantir a continuidade do transporte público em Novo Hamburgo

por Luís Francisco Caselani — última modificação 17/06/2020 23h52

17/06/2020 – A insegurança quanto à continuidade da operação do transporte coletivo em Novo Hamburgo e as recorrentes reclamações de precarização do serviço prestado levaram o vereador Enio Brizola (PT) a pedir explicações à Prefeitura. Na tarde desta quarta-feira, 17, a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira, participou remotamente da sessão plenária e esclareceu dúvidas dos parlamentares sobre o andamento das tratativas com as atuais concessionárias e a elaboração de alternativas. Conforme Roberta, a Administração já ofereceu aporte emergencial mensal de cerca de R$ 150 mil às empresas, valor que foi considerado insuficiente. As concessionárias sustentam que o recurso deve se aproximar a R$ 627 mil. O Executivo estuda a composição de uma nova proposta.

Prefeitura estuda nova proposta de aporte às concessionárias para garantir a continuidade do transporte público em Novo Hamburgo - Leia mais…

Sindicatos e associações de moradores cobram soluções para o transporte público em Novo Hamburgo

Sindicatos e associações de moradores cobram soluções para o transporte público em Novo Hamburgo

por Luís Francisco Caselani — última modificação 18/06/2020 00h31

17/06/2020 – Em reunião no início da tarde desta quarta-feira, 17, representantes de 22 entidades comunitárias, estudantis e de trabalhadores entregaram ao presidente da Câmara de Novo Hamburgo, Gerson Peteffi (MDB), documento cobrando da Prefeitura atitudes resolutivas quanto à gestão e fiscalização do transporte coletivo na cidade. Os grupos expuseram sua preocupação com a precarização do serviço prestado pelas empresas concessionárias, agravada durante a pandemia. Por sugestão do vereador Enio Brizola (PT), que acompanhou a reunião, o manifesto será endereçado ao Poder Executivo. O texto também foi lido à secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira, durante a sessão plenária desta quarta.

Sindicatos e associações de moradores cobram soluções para o transporte público em Novo Hamburgo - Leia mais…

Votação do novo Código de Posturas do Município é adiada

Votação do novo Código de Posturas do Município é adiada

por Luís Francisco Caselani — última modificação 17/06/2020 17h20

17/06/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo votaria nesta quarta-feira, 17, a revisão integral do Código de Posturas do Município. O objetivo do proponente Raul Cassel (MDB) é tornar o texto mais claro, conciso e atual. No entanto, o próprio autor pediu o adiamento da votação. O vereador revelou que entidades e Prefeitura solicitaram um prazo maior para a composição de sugestões à matéria. A proposição deve retornar à pauta na sessão plenária do dia 6 de julho.

Votação do novo Código de Posturas do Município é adiada - Leia mais…

Condutores propõem uso de vans escolares para auxiliar transporte coletivo em Novo Hamburgo

Condutores propõem uso de vans escolares para auxiliar transporte coletivo em Novo Hamburgo

por Luís Francisco Caselani — última modificação 18/06/2020 00h28

16/06/2020 – A incerteza sobre a situação do transporte coletivo em Novo Hamburgo levou a Associação dos Transportadores Escolares da cidade a disponibilizar seus serviços como complemento emergencial durante a pandemia. As empresas responsáveis pelo transporte público no município relatam perda média diária de 27 mil passageiros, o que teria tornado a operação deficitária. O argumento apresentado pela associação é de que a adesão das vans escolares permitiria às concessionárias a redução momentânea da frota sem prejudicar o serviço prestado aos usuários. A proposta foi apresentada à Comissão de Finanças da Câmara (Cofin) no final da tarde de segunda-feira, 15. O presidente Enio Brizola (PT) e a relatora Patricia Beck (PP) prometeram reforçar a reivindicação junto ao Poder Executivo.

Condutores propõem uso de vans escolares para auxiliar transporte coletivo em Novo Hamburgo - Leia mais…

Câmara aprova maior transparência da lista de espera para programas habitacionais

Câmara aprova maior transparência da lista de espera para programas habitacionais

por Luís Francisco Caselani — última modificação 15/06/2020 19h02

15/06/2020 – Os vereadores hamburguenses voltaram a aprovar por unanimidade nesta segunda-feira, 15, projeto de lei assinado por Inspetor Luz (MDB) que obriga a divulgação da lista de espera para os programas habitacionais do Município. Conforme a proposta, as informações deverão ser disponibilizadas tanto no site da Prefeitura quanto fisicamente na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação. O texto será analisado agora pelo Poder Executivo, que poderá transformá-lo em lei ou vetá-lo.

Câmara aprova maior transparência da lista de espera para programas habitacionais - Leia mais…

TV Câmara –  Vitalidade aborda os efeitos do isolamento social na rotina familiar

TV Câmara – Vitalidade aborda os efeitos do isolamento social na rotina familiar

por Tatiane Souza — última modificação 15/06/2020 15h58

15/06/2020 – O programa Vitalidade que foi ar ar na semana passada trouxe uma entrevista com a educadora especial e psicopedagoga Tatiana Nesi. Ela trouxe esclarecimentos sobre como manter uma rotina familiar saudável, principalmente, durante a pandemia do coronavírus. A especialista falou sobre questões relacionadas ao desfralde, sono, home-school e aprendizado, teletrabalho, além de dar dicas para que pais e filhos reforcem vínculos por meio do brincar e da leitura. Tatiana é formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialista em psicopedagogia clínica e institucional e atua na avaliação e intervenção das dificuldades e transtornos de aprendizagem, autismo, assessoria e consultoria online e presencial e assuntos relacionados ao desenvolvimento infantil.

TV Câmara – Vitalidade aborda os efeitos do isolamento social na rotina familiar - Leia mais…

Câmara adota aferição de temperatura para controle à Covid-19

Câmara adota aferição de temperatura para controle à Covid-19

por Jaime Freitas — última modificação 22/06/2020 15h25

15/06/2020 – Servidores e a população atendidos na Câmara Municipal de Novo Hamburgo vão passar por aferição da temperatura corporal a partir desta segunda-feira, 15. A medida faz parte das ações de prevenção adotadas pela administração do Poder Legislativo.

Câmara adota aferição de temperatura para controle à Covid-19 - Leia mais…

Presidente recebe novo vereador titular em seu gabinete

Presidente recebe novo vereador titular em seu gabinete

por Maíra Kiefer — última modificação 10/06/2020 18h46

10/06/2020 - O presidente da Câmara, Gerson Peteffi (MDB), recebeu nesta quarta-feira, 10, em seu gabinete o vereador Rafael Lucas (PDT), que assumiu a vaga como titular no lugar ocupado pelo parlamentar Enfermeiro Vilmar (PSL), afastado da vereança na última segunda-feira, dia 8. Peteffi deu as boas-vindas ao colega e mostrou-se disposto a auxiliá-lo no processo de adaptação aos trabalhos legislativos.

Presidente recebe novo vereador titular em seu gabinete - Leia mais…

Secretário de Meio Ambiente fala sobre redução da circulação de veículos de tração animal

Secretário de Meio Ambiente fala sobre redução da circulação de veículos de tração animal

por Jaime Freitas — última modificação 10/06/2020 18h14

10/06/2020 – Em 2017, a Câmara de Novo Hamburgo aprovou a regulamentação do uso de veículos de tração animal e de animais de montaria na cidade. O objetivo da lei é estabelecer um controle sanitário, maximizar o bem-estar animal, além de aumentar a segurança e otimizar o trânsito nas vias públicas. O texto também determina a proibição da circulação de veículos de tração animal e de animais de tração em um prazo de cinco anos. Nesta quarta-feira, 10, o secretário de Meio Ambiente, Udo Sarlet, conversou com os vereadores durante a sessão e explicou como está sendo aplicada a lei em Novo Hamburgo, dois anos e meio após sua publicação. A participação, feita por videoconferência, atendeu a requerimento do vereador Felipe Kuhn Braun (PP).

Secretário de Meio Ambiente fala sobre redução da circulação de veículos de tração animal - Leia mais…

Projeto aprovado amplia transparência da lista de espera para programas habitacionais

Projeto aprovado amplia transparência da lista de espera para programas habitacionais

por Jaime Freitas — última modificação 10/06/2020 16h57

10/06/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade na tarde desta quarta-feira, 10, projeto de lei assinado por Inspetor Luz (MDB) que obriga a divulgação da lista de espera para os programas habitacionais do Município. Conforme a proposta, as informações deverão ser disponibilizadas tanto no site da Prefeitura quanto fisicamente na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação. A matéria ainda será analisada em segundo turno na próxima segunda-feira, 15.

Projeto aprovado amplia transparência da lista de espera para programas habitacionais - Leia mais…

Rafael Lucas assume mandato de vereador até o final do ano

Rafael Lucas assume mandato de vereador até o final do ano

por Jaime Freitas — última modificação 10/06/2020 17h15

10/06/2020 – A aprovação da perda de mandato do agora ex-vereador Enfermeiro Vilmar (PSL) na última segunda-feira, 8, resultou em um rearranjo na formação das bancadas da Câmara de Novo Hamburgo. Eleito pelo Partido Democrático Trabalhista em 2016, Vilmar deixa o cargo para o primeiro suplente da legenda, Rafael Lucas. O novo parlamentar tomou posse já nesta quarta-feira, 10. Com isso, o PDT volta a contar com duas cadeiras no Legislativo hamburguense – a outra ocupada por Fernando Lourenço. Já o Partido Social Liberal perde sua representatividade na Casa. Rafael Lucas exercerá o mandato até o final da atual legislatura, que se encerra este ano.

Rafael Lucas assume mandato de vereador até o final do ano - Leia mais…

Moção cobra melhor atendimento a contestações de auxílios emergenciais negados

Moção cobra melhor atendimento a contestações de auxílios emergenciais negados

por Jaime Freitas — última modificação 10/06/2020 18h19

10/06/2020 – Nas últimas semanas, mais de 53 milhões de trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados receberam parcelas do auxílio emergencial pago pelo Governo Federal para amenizar a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. No entanto, muitos brasileiros ainda pleiteiam o benefício após terem o pedido inicial negado. A dificuldade para contestar a decisão motivou o vereador Inspetor Luz (MDB) a redigir moção de apelo para que sejam reanalisados os critérios de processamento de dados e ampliados os canais de atendimento para a revisão dos requerimentos rejeitados. O texto elaborado pelo parlamentar foi aprovado por unanimidade em plenário durante a sessão desta quarta-feira, 10.

Moção cobra melhor atendimento a contestações de auxílios emergenciais negados - Leia mais…

Comissão recebe carta aberta de profissionais da cultura

Comissão recebe carta aberta de profissionais da cultura

por Daniele Silva — última modificação 09/06/2020 16h14

09/06/2020 – Um grupo com mais de 60 trabalhadores da cultura redigiu uma carta destinada ao poder público de Novo Hamburgo com sugestões para auxiliar o setor no período da pandemia. Representando os profissionais da área, o diretor e produtor cultural Luis Fernando Rodembuch entregou o documento à Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Câmara (Coedu) na tarde desta segunda-feira, dia 8. As demandas, já encaminhadas também à Secretaria de Cultura do Município (Secult), deve ser tema de encontro entre os parlamentares e representantes da pasta nos próximos dias.

Comissão recebe carta aberta de profissionais da cultura - Leia mais…

Plenário aprova perda de mandato do vereador Enfermeiro Vilmar

Plenário aprova perda de mandato do vereador Enfermeiro Vilmar

por Maíra Kiefer — última modificação 10/06/2020 13h29

08/06/2020 – Por 13 votos a 1, a Câmara de Novo Hamburgo acolheu decisão de seu Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e decretou a perda do mandato do vereador Enfermeiro Vilmar (PSL) por quebra de decoro. A medida aprovada nesta segunda-feira, 8, com voto contrário de Vilmar, é resultado de processo disciplinar iniciado em setembro de 2019. Logo após o encerramento da votação, o parlamentar deixou o plenário, sem ouvir as justificativas de votos dos colegas. A apuração teve como base inquérito policial instaurado pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher para investigar suposto caso de assédio sexual envolvendo o vereador. A penalidade de perda do mandato é imediata. Rafael Lucas (PDT), primeiro suplente da coligação que elegeu Vilmar em 2016, deve substituir o parlamentar já a partir da próxima sessão, marcada para esta quarta-feira, dia 10.

Plenário aprova perda de mandato do vereador Enfermeiro Vilmar - Leia mais…

Secretário de Desenvolvimento Social presta esclarecimentos sobre ações de enfrentamento à Covid-19

Secretário de Desenvolvimento Social presta esclarecimentos sobre ações de enfrentamento à Covid-19

por Jaime Freitas — última modificação 09/06/2020 13h42

08/06/2020 – Atendendo a convocação protocolada pelos vereadores Enio Brizola (PT), Felipe Kuhn Braun (PP) e Patricia Beck (PP), o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Roberto Daniel Bota, participou da sessão da Câmara Municipal de Novo Hamburgo na noite desta segunda-feira, 8. Bota subiu à tribuna para apresentar ações assistenciais elaboradas pela Prefeitura durante a pandemia para auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade.

Secretário de Desenvolvimento Social presta esclarecimentos sobre ações de enfrentamento à Covid-19 - Leia mais…

Líder sindical Orlando Müller dará nome a espaço na Câmara de Novo Hamburgo

Líder sindical Orlando Müller dará nome a espaço na Câmara de Novo Hamburgo

por Tatiane Souza — última modificação 08/06/2020 20h14

08/06/2020 – Os vereadores hamburguenses voltaram a aprovar por unanimidade nesta segunda-feira, 8, projeto de resolução que acrescenta o nome de Orlando Müller ao Salão do Sapateiro, como é chamado o espaço que recebe o restaurante da Câmara no andar térreo do Palácio 5 de Abril. A homenagem, proposta pelo presidente Gerson Peteffi (MDB), faz referência ao industriário e líder sindical que atuou profissionalmente em Novo Hamburgo desde os 13 anos de idade.

Líder sindical Orlando Müller dará nome a espaço na Câmara de Novo Hamburgo - Leia mais…

TV Câmara – Doação de sangue e campanha Junho Vermelho voltam a fazer parte da programação

TV Câmara – Doação de sangue e campanha Junho Vermelho voltam a fazer parte da programação

por Tatiane Souza — última modificação 05/06/2020 09h26

05/06/2019 – Em alusão ao Junho Vermelho - doação de sangue, o programa Vitalidade que traz uma entrevista com a enfermeira Nádia Baccarin, responsável pelo Hemovida – Banco de Sangue e Centro de Hematologia voltou a fazer parte da programação da TV Câmara, canal 16 da Claro/Net. O hemocentro recebe de 800 a mil doações por mês. Atualmente, menos de 2% da população brasileira é doadora. A campanha #JunhoVermelho tem o objetivo de aumentar os estoques para atender melhor os pacientes. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que essa porcentagem esteja entre 3% e 5%, margem considerada segura para os países.

TV Câmara – Doação de sangue e campanha Junho Vermelho voltam a fazer parte da programação - Leia mais…

Prefeitura pede autorização legislativa para pagamento de custeio ao Pró-Sinos

Prefeitura pede autorização legislativa para pagamento de custeio ao Pró-Sinos

por Luís Francisco Caselani — última modificação 04/06/2020 15h56

04/06/2020 – Assim como em 2019, a Prefeitura de Novo Hamburgo encaminhou à Câmara no final de maio projeto de lei que autoriza o pagamento de R$ 137.886,00 ao Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos). A quantia, corrigida com base na variação inflacionária, corresponde ao aporte hamburguense previsto em contrato de rateio para o atendimento de despesas de administração e planejamento da associação. O texto será analisado agora pelas comissões permanentes do Legislativo.

Prefeitura pede autorização legislativa para pagamento de custeio ao Pró-Sinos - Leia mais…

Câmara lança história infantil que orienta sobre o combate ao novo coronavírus

Câmara lança história infantil que orienta sobre o combate ao novo coronavírus

por Maíra Kiefer — última modificação 16/06/2020 16h22

04/06/2020 – Explicar às crianças pequenas o porquê de suas rotinas terem sido tão alteradas nesse período da pandemia do novo coronavírus não é uma tarefa fácil. Esclarecer sem assustar ou tirar a esperança e, sobretudo, mostrar que os cuidados de higiene podem fazer a diferença são os objetivos da história ilustrada lançada nesta quinta-feira, 4, pelo Legislativo hamburguense.

Câmara lança história infantil que orienta sobre o combate ao novo coronavírus - Leia mais…

TV Câmara – Segurança no trânsito é assunto do programa Vitalidade

TV Câmara – Segurança no trânsito é assunto do programa Vitalidade

por Tatiane Souza — última modificação 04/06/2020 12h48

04/06/2020 – A Organização das Nações Unidas (ONU) decretou, de 2011 a 2020, a década de Ação para Segurança no Trânsito. O objetivo é tornar o mês de maio referência mundial para avaliar as ações desenvolvidas na área. A campanha Maio Amarelo deste ano abordou a temática "Entenda o risco. Proteja a vida." Para trazer mais esclarecimentos sobre a situação do trânsito no Brasil e explicar como o brasileiro, seja pedestre, ciclista ou motorista, pode contribuir para torná-lo mais seguro, a TV Câmara NH entrevistou o especialista em Gestão e Normatização do Trânsito e Transporte, Eliseu Raimundo. Ele é mestrando em Segurança Profissional Cidadã pela UFRGS e professor do curso de Formação para Instrutor de Trânsito da Universidade Feevale.

TV Câmara – Segurança no trânsito é assunto do programa Vitalidade - Leia mais…

Comissão pede detalhamento do uso de recursos exclusivos para o enfrentamento da Covid-19

Comissão pede detalhamento do uso de recursos exclusivos para o enfrentamento da Covid-19

por Luís Francisco Caselani — última modificação 03/06/2020 17h48

03/06/2020 – Em maio, a Prefeitura de Novo Hamburgo protocolou projeto de lei abrindo crédito adicional extraordinário no orçamento municipal para o recebimento de até R$ 10 milhões para ações de prevenção e combate à epidemia causada pelo novo coronavírus. Nesta quarta-feira, 3, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara (Cojur) emitiu parecer favorável à matéria. No entanto, seus integrantes encaminharão ofício ao Executivo pedindo maior detalhamento sobre a forma como a verba será utilizada.

Comissão pede detalhamento do uso de recursos exclusivos para o enfrentamento da Covid-19 - Leia mais…

Restaurante da Câmara deve receber o nome do sapateiro e líder sindical Orlando Müller

Restaurante da Câmara deve receber o nome do sapateiro e líder sindical Orlando Müller

por Jaime Freitas — última modificação 03/06/2020 16h26

03/06/2020 – O presidente do Legislativo, Gerson Peteffi (MDB), apresentou projeto de resolução que acrescenta o nome de Orlando Müller ao Salão do Sapateiro, como é chamado o espaço que recebe o restaurante da Câmara no andar térreo do Palácio 5 de Abril. A homenagem faz referência ao industriário e líder sindical que atuou profissionalmente em Novo Hamburgo desde os 13 anos de idade. O texto foi aprovado por unanimidade em primeira votação na tarde desta quarta-feira, 3.

Restaurante da Câmara deve receber o nome do sapateiro e líder sindical Orlando Müller - Leia mais…

Comissão especial para o combate ao coronavírus cobra informações da Fundação de Saúde de Novo Hamburgo

Comissão especial para o combate ao coronavírus cobra informações da Fundação de Saúde de Novo Hamburgo

por Jaime Freitas — última modificação 03/06/2020 14h21

03/06/2020 – A Comissão Especial de Enfrentamento ao Coronavírus, criada no mês de março, reuniu-se na terça-feira, 2 de junho, com o diretor-presidente da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), Ráfaga Fontoura, para cobrar informações sobre o combate à Covid-19 pela instituição. A comissão recebeu denúncia por parte de profissionais da rede municipal de saúde sobre as condições de trabalho, em especial dentro da Ala Andorinha (isolada) do Hospital Municipal, e a transferência de pacientes para Porto Alegre, devido à falta de leitos de UTI-SUS.

Comissão especial para o combate ao coronavírus cobra informações da Fundação de Saúde de Novo Hamburgo - Leia mais…

Procuradora Especial da Mulher aplaude a conquista de abrigo para mulheres vítimas de violência

Procuradora Especial da Mulher aplaude a conquista de abrigo para mulheres vítimas de violência

por Maíra Kiefer — última modificação 03/06/2020 01h11

02/06/2020 - Dois pleitos antigos das mulheres da Região do Vale do Sinos começam a se concretizar: a Sala das Margaridas e a casa de proteção para atender as vítimas de violência e seus filhos, quando necessário. Nesta terça-feira, 2, a procuradora Especial da Mulher, Tita (PSDB), comemorou a assinatura do termo de colaboração de parceria entre o Município e a Organização da Sociedade Civil La Salle para acolhimento institucional na modalidade de abrigo. O edital havia sido publicado no final de fevereiro. “Tínhamos esse objetivo e lutamos para garantir os nossos direitos e isso resultará em frutos para as próximas gerações”, afirmou a parlamentar, lembrando que é uma batalha de muitas entidades, coletivos e de todos que reconhecem o papel feminino.

Procuradora Especial da Mulher aplaude a conquista de abrigo para mulheres vítimas de violência - Leia mais…

Aprovado projeto de lei que amplia divulgação de informações sobre pessoas desaparecidas

Aprovado projeto de lei que amplia divulgação de informações sobre pessoas desaparecidas

por Luís Francisco Caselani — última modificação 01/06/2020 19h38

1º/06/2020 – Os vereadores hamburguenses voltaram a aprovar por unanimidade durante a sessão desta segunda-feira, dia 1º, projeto de lei que determina mecanismos para a divulgação de informações sobre pessoas desaparecidas no município. Autor da matéria, Inspetor Luz (MDB) entende que a proposta facilita o reconhecimento e colabora para dar um fim à angústia de amigos e familiares. Como o texto foi aprovado com emenda, o Plenário ainda precisará validar a redação final do projeto nesta quarta-feira, 3, antes de ele ser remetido para a análise da prefeita Fátima Daudt.

Aprovado projeto de lei que amplia divulgação de informações sobre pessoas desaparecidas - Leia mais…

Rejeitada proposta de redução da tarifa de água por interrupção de abastecimento

Rejeitada proposta de redução da tarifa de água por interrupção de abastecimento

por Luís Francisco Caselani — última modificação 01/06/2020 19h36

1º/06/2020 – Por 9 votos a 4, a Câmara de Novo Hamburgo rejeitou proposta legislativa que reduzia parte da conta de água quando fosse interrompido o abastecimento ao usuário. A sugestão elaborada pelos vereadores Enfermeiro Vilmar (PSL), Enio Brizola (PT) e Patricia Beck (PP) era pelo abatimento do valor do serviço básico, item que compõe a fórmula tarifária da Comusa, proporcionalmente ao período sem fornecimento. No entanto, além dos autores, apenas Felipe Kuhn Braun (PP) foi favorável à matéria em votação realizada nesta segunda-feira, dia 1º. Como a decisão foi tomada em segundo turno, a proposição será arquivada.

Rejeitada proposta de redução da tarifa de água por interrupção de abastecimento - Leia mais…

Comissão de Finanças pedirá parecer do TCE-RS sobre proposta de escalonamento das alíquotas previdenciárias do funcionalismo

Comissão de Finanças pedirá parecer do TCE-RS sobre proposta de escalonamento das alíquotas previdenciárias do funcionalismo

por Luís Francisco Caselani — última modificação 01/06/2020 19h42

1º/06/2020 – A Prefeitura de Novo Hamburgo apresentou em abril sua proposta de alíquotas progressivas para a contribuição previdenciária dos servidores públicos municipais vinculados ao Ipasem, com escalonamento de percentuais conforme faixas salariais. Para melhor embasar sua opinião sobre o projeto, a Comissão de Finanças da Câmara (Cofin) decidiu nesta segunda-feira, dia 1º, solicitar parecer ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). O colegiado também deverá aguardar o resultado de reunião entre o Poder Executivo e representantes sindicais para averiguar o posicionamento da categoria.

Comissão de Finanças pedirá parecer do TCE-RS sobre proposta de escalonamento das alíquotas previdenciárias do funcionalismo - Leia mais…

Por videoconferência, Prefeitura presta contas do primeiro quadrimestre

Por videoconferência, Prefeitura presta contas do primeiro quadrimestre

por Luís Francisco Caselani — última modificação 29/05/2020 13h45

29/05/2020 – Novo Hamburgo arrecadou R$ 347,6 milhões nos primeiros quatro meses de 2020. O montante representa uma queda de 12,9% na comparação com o mesmo período no ano passado. O valor foi apresentado à Comissão de Finanças da Câmara (Cofin) na manhã desta sexta-feira, 29, pelo diretor de Contabilidade da Prefeitura, Fernando Gilnei da Silva. O servidor participou por videoconferência de audiência conduzida no Plenário do Legislativo pelo presidente da Cofin, Enio Brizola (PT).

Por videoconferência, Prefeitura presta contas do primeiro quadrimestre - Leia mais…

Substitutivo obriga divulgação de serviços essenciais gratuitos em agências bancárias

Substitutivo obriga divulgação de serviços essenciais gratuitos em agências bancárias

por Luís Francisco Caselani — última modificação 29/05/2020 11h13

29/05/2020 – O vereador Raul Cassel (MDB) revisou e reapresentou proposta que obriga agências e instituições financeiras da cidade a afixarem informativos sobre o direito de seus clientes a serviços bancários essenciais sem custos. Os estabelecimentos deverão divulgar trecho da Resolução nº 3.919/2010 do Banco Central do Brasil que proíbe taxas sobre a prestação desses serviços. O substitutivo ao Projeto de Lei nº 18/2020 será analisado pelas comissões permanentes da Câmara.

Substitutivo obriga divulgação de serviços essenciais gratuitos em agências bancárias - Leia mais…

Comissão parlamentar pleiteará melhores condições de trabalho para funcionários em atendimento a pacientes com Covid-19

Comissão parlamentar pleiteará melhores condições de trabalho para funcionários em atendimento a pacientes com Covid-19

por Luís Francisco Caselani — última modificação 01/06/2020 18h31

27/05/2020 – Acionada pela vereadora Patricia Beck (PP), a Comissão Especial de Enfrentamento ao Coronavírus reuniu-se após a sessão desta quarta-feira, 27, para analisar uma série de manifestações de funcionários que atuam na ala Andorinha do Hospital Municipal, reservada para o atendimento a pacientes com Covid-19. Os pedidos incluem melhores condições de trabalho e a concentração de seus esforços apenas em funções relativas ao novo coronavírus. Conforme Patricia, os próprios profissionais se sentem desconfortáveis se deslocados para outros setores do hospital, por eventualmente exporem terceiros ao risco de contaminação. A comissão especial da Câmara encaminhará ofício à Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) elencando as ponderações dos funcionários.

Comissão parlamentar pleiteará melhores condições de trabalho para funcionários em atendimento a pacientes com Covid-19 - Leia mais…

Proposta de implantação do IPTU Verde recebe apontamentos da Cojur

Proposta de implantação do IPTU Verde recebe apontamentos da Cojur

por Luís Francisco Caselani — última modificação 27/05/2020 17h15

27/05/2020 – Em reunião no início da tarde desta quarta-feira, 27, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara de Novo Hamburgo (Cojur) decidiu encaminhar ao vereador Enio Brizola (PT) algumas observações a respeito da tramitação do Substitutivo nº 3/2020, que institui no município o IPTU Verde. A proposta apresentada pelo petista reduz o tributo imobiliário aos contribuintes que promovam ações de proteção e recuperação do meio ambiente. No entanto, por se tratar de ano eleitoral, a Lei Federal nº 9.504/1997 proíbe a administração pública de distribuir benefícios, o que inviabilizaria, no entendimento da Cojur, a apreciação do substitutivo.

Proposta de implantação do IPTU Verde recebe apontamentos da Cojur - Leia mais…

Público interno da Câmara recebe vacina contra a gripe

Público interno da Câmara recebe vacina contra a gripe

por Jaime Freitas — última modificação 27/05/2020 16h47

27/05/2020 – Vereadores, servidores, estagiários e funcionários terceirizados da Câmara Municipal de Novo Hamburgo receberam nesta quarta-feira, 27, a vacina para combater a gripe. A ação ocorreu em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo, foram vacinadas 87 pessoas.

Público interno da Câmara recebe vacina contra a gripe - Leia mais…

Raul Cassel descerra sua foto na galeria dos presidentes da Câmara

Raul Cassel descerra sua foto na galeria dos presidentes da Câmara

por Daniele Silva — última modificação 27/05/2020 16h42

27/05/2020 – A galeria dos presidentes do Legislativo hamburguense, localizada no Plenarinho Pedro Thön, passou a contar com mais uma imagem desde a tarde desta quarta-feira, dia 27, quando foi descerrada a foto do vereador Raul Cassel (MDB). O parlamentar, que esteve à frente da instituição no ano passado, é o 51º a ter sua imagem no rol dos presidentes da Câmara.

Raul Cassel descerra sua foto na galeria dos presidentes da Câmara - Leia mais…

Câmara critica alta abusiva e pede controle sobre preços de insumos médicos

Câmara critica alta abusiva e pede controle sobre preços de insumos médicos

por Luís Francisco Caselani — última modificação 27/05/2020 16h34

27/05/2020 – O vereador e médico Raul Cassel (MDB) apresentou moção de apelo às autoridades federais, estaduais e municipais para que contenham a especulação criminosa no fornecimento de insumos para as entidades de saúde. O parlamentar aponta “aumentos absurdos” durante a pandemia nos preços de produtos como máscaras cirúrgicas, aventais de TNT e medicamentos antibióticos. “O mundo vivencia situação de extrema gravidade e perigo, envolvendo a saúde de toda a população. Esta majoração de preços coloca em risco o equilíbrio econômico das entidades de saúde, prejudicando assim o atendimento à população”, sustenta Cassel. A moção foi aprovada por unanimidade durante a sessão plenária desta quarta-feira, 27.

Câmara critica alta abusiva e pede controle sobre preços de insumos médicos - Leia mais…

Definição sobre desconto na tarifa de água em casos de interrupção de abastecimento fica para segundo turno

Definição sobre desconto na tarifa de água em casos de interrupção de abastecimento fica para segundo turno

por Luís Francisco Caselani — última modificação 27/05/2020 16h30

27/05/2020 – Os vereadores Enfermeiro Vilmar (PSL), Enio Brizola (PT) e Patricia Beck (PP) obtiveram um revés na primeira apreciação do Substitutivo nº 11/2019. Além dos autores, apenas Felipe Kuhn Braun (PP) foi favorável à matéria em votação realizada na tarde desta quarta-feira, 27. A proposta assinada pelos parlamentares é pela redução do valor do serviço básico, item que compõe a fórmula tarifária da Comusa, nos meses em que houver interrupção do abastecimento de água. Apesar do resultado desfavorável de 9 votos a 4, a decisão ainda pode ser alterada em votação final na próxima segunda-feira, dia 1º.

Definição sobre desconto na tarifa de água em casos de interrupção de abastecimento fica para segundo turno - Leia mais…

Projeto aprovado propõe divulgação sobre pessoas desaparecidas

Projeto aprovado propõe divulgação sobre pessoas desaparecidas

por Luís Francisco Caselani — última modificação 27/05/2020 16h27

27/05/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade na tarde desta quarta-feira, 27, projeto de lei que sugere mecanismos para a divulgação de informações sobre pessoas desaparecidas no município. Autor da matéria, o vereador e policial civil Inspetor Luz (MDB) entende que a proposta facilita o reconhecimento e colabora no sentido de dar um fim à angústia de amigos e familiares. O texto será novamente apreciado pelos parlamentares na próxima segunda-feira, dia 1º.

Projeto aprovado propõe divulgação sobre pessoas desaparecidas - Leia mais…

Moção parabeniza adiamento do Enem

Moção parabeniza adiamento do Enem

por Luís Francisco Caselani — última modificação 27/05/2020 16h49

27/05/2020 – O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciaram na última semana o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Inicialmente previstas para novembro, as datas de aplicação das provas impressa e digital serão postergadas de 30 a 60 dias. Sensibilizado pelos transtornos causados pela pandemia aos estudantes de todo o país, afastados das escolas há mais de dois meses, o vereador Sergio Hanich (MDB) apresentou moção de aplauso à decisão. O texto foi aprovado pelos demais parlamentares durante a sessão desta quarta-feira, 27.

Moção parabeniza adiamento do Enem - Leia mais…

TV Câmara – Especialista explica mudanças de rotina e impactos psicológicos relacionados à Covid-19

TV Câmara – Especialista explica mudanças de rotina e impactos psicológicos relacionados à Covid-19

por Tatiane Souza — última modificação 27/05/2020 12h10

27/05/2020 – Já está no ar o programa Vitalidade, da TV Câmara NH, que traz esclarecimentos sobre os impactos psicológicos oriundos das mudanças na rotina devido à pandemia. A entrevista ocorreu via internet com a psicóloga Carmem Giongo. A especialista destacou a importância do isolamento social como medida para conter a proliferação do novo coronavírus e falou sobre a necessidade de os governos pensarem políticas públicas relacionadas à saúde mental. Carmem tem pós-doutorado em psicologia social e institucional e em antropologia. Além disso, é professora da Universidade Feevale.

TV Câmara – Especialista explica mudanças de rotina e impactos psicológicos relacionados à Covid-19 - Leia mais…

Rede Integrada Laço Lilás verifica espaço para instalação da Sala das Margaridas

Rede Integrada Laço Lilás verifica espaço para instalação da Sala das Margaridas

por Maíra Kiefer — última modificação 26/05/2020 21h17

26/05/2020 - Representantes da Rede Integrada Laço Lilás compareceram na tarde de segunda-feira, 25, na sede da Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) para verificar um local adequado para a instalação da Sala das Margaridas, espaço humanizado para as mulheres fazerem o registro da ocorrência policial sem passar por constrangimentos. Há uma sala e uma antessala, localizadas no andar térreo, de fácil acesso e preservadas, que poderiam ser utilizadas para essa finalidade, segundo o Delegado Tarcísio Kaltbach, responsável pela DPPA.

Rede Integrada Laço Lilás verifica espaço para instalação da Sala das Margaridas - Leia mais…

Doação de quase uma tonelada em cestas básicas é feita ao Banco de Alimentos

Doação de quase uma tonelada em cestas básicas é feita ao Banco de Alimentos

por Maíra Kiefer — última modificação 26/05/2020 21h10

26/05/2020 - Mais de 900 quilos de mantimentos foram doados na tarde desta terça-feira, dia 26, ao Banco de Alimentos – Região do Calçado como parte de uma campanha do Legislativo de apoio às pessoas que enfrentam dificuldades durante a pandemia. A contribuição de 44 cestas básicas e 100 litros de leite foi feita por servidores do Parlamento a partir de iniciativa e organização da direção e administração da Câmara hamburguense.

Doação de quase uma tonelada em cestas básicas é feita ao Banco de Alimentos - Leia mais…

Galerias de personagens históricos da Câmara é oficializada

Galerias de personagens históricos da Câmara é oficializada

por Tatiane Souza — última modificação 25/05/2020 20h14

25/02/2020 – Os parlamentares aprovam nesta segunda-feira, 25, em segundo turno, projeto de resolução que oficializa no Regimento Interno da Casa a inclusão dos espaços destinados à exposição permanente de fotografias dos presidentes da Casa Legislativa e dos nomes dos vereadores e suplentes que serviram ao Município ao longo dos anos. A iniciativa é da Mesa Diretora, composta pelo presidente Gerson Peteffi (MDB), o vice Raul Cassel (MDB) e os secretários Semilda dos Santos – Tita (PSDB) e Sergio Hanich (MDB), em coautoria com o vereador Cristiano Coller (PTB).

Galerias de personagens históricos da Câmara é oficializada - Leia mais…

Legislativo é sanitizado para evitar propagação do novo coronavírus

Legislativo é sanitizado para evitar propagação do novo coronavírus

por Tatiane Souza — última modificação 17/06/2020 17h54

25/05/2020 – Por medida de cautela e com o objetivo de prevenir a propagação do novo coronavírus na sede do Legislativo, teve início nesta segunda-feira, dia 25, a desinfecção dos ambientes, incluindo Plenário, Plenarinho, saguão, salas administrativas e gabinetes parlamentares. A empresa responsável pela atividade é a Ecoinset – Saúde Ambiental. O produto utilizado é a base de quaternário de amônia de 5ª geração, que não resulta em resíduos ou provoca alergia.

Legislativo é sanitizado para evitar propagação do novo coronavírus - Leia mais…

Vereadores repudiam demora do Planalto em sancionar auxílio emergencial a estados e municípios

Vereadores repudiam demora do Planalto em sancionar auxílio emergencial a estados e municípios

por Tatiane Souza — última modificação 25/05/2020 20h00

25/05/2020 - Por unanimidade, os vereadores aprovaram na sessão desta segunda, 25, a Moção n° 19/2020, que manifesta repúdio contra a demora do governo federal em sancionar o repasse de auxílio emergencial a estados e municípios para enfrentarem a Covid-19. A ajuda prevista no Projeto de Lei Complementar (PLP) n° 39/20 foi aprovada na Câmara e no Senado no começo do mês de maio. A matéria apreciada no plenário hamburguense é de autoria do vereador Enio Brizola (PT).

Vereadores repudiam demora do Planalto em sancionar auxílio emergencial a estados e municípios - Leia mais…

Projeto aprovado oficializa galerias de personagens históricos do Legislativo

Projeto aprovado oficializa galerias de personagens históricos do Legislativo

por Tatiane Souza — última modificação 20/05/2020 16h40

20/05/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo conta com duas galerias em seu andar térreo destacando nomes que marcaram sua história e, por consequência, também a da própria cidade. No Plenarinho Pedro Thön, todos os presidentes do Legislativo são homenageados com a exposição de seus retratos fotográficos. Já no corredor que leva às cadeiras do Plenário Luiz Oswaldo Bender estão listados os nomes dos vereadores e suplentes que serviram ao Município ao longo dos anos. Para oficializar esses espaços e garantir suas atualizações, os parlamentares aprovaram por unanimidade nesta quarta-feira, 20, a inclusão das galerias no Regimento Interno da Câmara.

Projeto aprovado oficializa galerias de personagens históricos do Legislativo - Leia mais…

Prefeitura abre espaço no orçamento para recursos destinados ao enfrentamento da Covid-19

Prefeitura abre espaço no orçamento para recursos destinados ao enfrentamento da Covid-19

por Luís Francisco Caselani — última modificação 19/05/2020 15h49

19/05/2020 – A Prefeitura de Novo Hamburgo apresentou projeto de lei esta semana abrindo crédito adicional extraordinário no valor de R$ 10 milhões para a acomodação de recursos provenientes de doações ou repasses de outras esferas governamentais destinados a ações de prevenção e combate à epidemia causada pelo novo coronavírus. Conforme documentação anexada à matéria, o Município recebeu até agora montante próximo a R$ 1 milhão. Dentro desse valor estão os R$ 200 mil transferidos pela Câmara no final de março.

Prefeitura abre espaço no orçamento para recursos destinados ao enfrentamento da Covid-19 - Leia mais…

Comissão esclarece dúvidas sobre estiagem e fiscalização ambiental

Comissão esclarece dúvidas sobre estiagem e fiscalização ambiental

por Luís Francisco Caselani — última modificação 19/05/2020 13h20

19/05/2020 – A chuva intensa que caiu na região na última semana deu novo fôlego para o Rio dos Sinos, que vinha registrando baixas históricas devido a um período de estiagem de quase seis meses. Mesmo assim, a situação ainda preocupa. Em reunião com a Comissão de Meio Ambiente da Câmara (Comam) na tarde de segunda-feira, 18, o diretor-geral da Comusa, Eduardo Antônio Bonato, reforçou a importância do consumo consciente e antecipou que deve trabalhar na elaboração de projeto executivo para um sistema de reservação de água.

Comissão esclarece dúvidas sobre estiagem e fiscalização ambiental - Leia mais…

Aprovado nome de Vinícius Bossle para ciclofaixa em Lomba Grande

Aprovado nome de Vinícius Bossle para ciclofaixa em Lomba Grande

por Jaime Freitas — última modificação 18/05/2020 19h46

18/05/2020 – A ciclofaixa localizada junto à rua João Aloysio Allgayer, no bairro Lomba Grande, deve levar o nome do jornalista Vinícius Bossle. A homenagem proposta pelo vereador Inspetor Luz (MDB) foi novamente aprovada por unanimidade na noite desta segunda-feira, 18. O espaço destinado à circulação de bicicletas e outros veículos de propulsão humana se estende por um trecho de aproximadamente 2,5 quilômetros, entre a estrada Rotermund e a rua Professora Odete Correa Schuch. O texto aguarda agora a sanção do Poder Executivo.

Aprovado nome de Vinícius Bossle para ciclofaixa em Lomba Grande - Leia mais…

Comissão incentiva apuração sobre morte em obra na rua Rincão

Comissão incentiva apuração sobre morte em obra na rua Rincão

por Luís Francisco Caselani — última modificação 18/05/2020 17h23

18/05/2020 – Na última quinta-feira, 14, um acidente na obra de macrodrenagem pluvial da rua Rincão, próximo à divisa com Estância Velha, resultou na morte de um trabalhador. Vinculado à Construsinos, empresa contratada pela Prefeitura para a execução do serviço, o funcionário trabalhava no interior de uma vala quando a terra cedeu. Na tarde desta segunda-feira, 18, os integrantes da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Novo Hamburgo (Codir) elaboraram documento pedindo a apuração do caso. O requerimento será direcionado à Delegacia Regional do Trabalho e Emprego e ao Ministério Público do Trabalho.

Comissão incentiva apuração sobre morte em obra na rua Rincão - Leia mais…

Moção pede celeridade na aprovação da PEC para a renovação do Fundeb

Moção pede celeridade na aprovação da PEC para a renovação do Fundeb

por Jaime Freitas — última modificação 13/05/2020 16h31

13/05/2020 - Por unanimidade, foi aprovada nesta quarta, 13, a moção que manifesta apelo à Câmara dos Deputados para que agilize a votação da PEC 15/2015, que torna o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), instrumento permanente de financiamento público nessa área. A celeridade é pedida em virtude de o Fundeb ter seu vencimento em 31 de dezembro. Para que o governo tenha tempo hábil para colocá-lo no orçamento de 2021, a votação da matéria deverá ocorrer até a metade deste ano. A proposta é de autoria dos vereadores Enio Brizola (PT), Felipe Kuhn Braun (PP), Patricia Beck (PP), Tita (PSDB).

Moção pede celeridade na aprovação da PEC para a renovação do Fundeb - Leia mais…

Feira do Produtor Rural de Novo Hamburgo é reconhecida em Moção de Aplauso

Feira do Produtor Rural de Novo Hamburgo é reconhecida em Moção de Aplauso

por Jaime Freitas — última modificação 13/05/2020 16h53

13/05/2020 - Proposta pelo presidente Gerson Peteffi (MDB), a moção n°17/2020, que aplaude a Feira do Produtor Rural de Novo Hamburgo, recebeu aprovação unânime dos vereadores na sessão plenária desta quarta, dia 13. A matéria foi apresentada neste momento por marcar os 31 anos do início das atividades comerciais, por meio das quais são oferecidos hortifrutigranjeiros direto da zona rural aos consumidores hamburguenses. Conforme a proposta do parlamentar, cerca de 50 famílias participam na atualidade do evento, que teve sua primeira edição em 12 de maio de 1989, como alternativa à dificuldade de distribuição dos produtos nos estabelecimentos da cidade.

Feira do Produtor Rural de Novo Hamburgo é reconhecida em Moção de Aplauso - Leia mais…

Ciclofaixa no bairro Lomba Grande deve levar o nome do jornalista Vinícius Bossle

Ciclofaixa no bairro Lomba Grande deve levar o nome do jornalista Vinícius Bossle

por Jaime Freitas — última modificação 13/05/2020 15h53

13/05/2020 – A ciclofaixa inaugurada junto à rua João Aloysio Allgayer, no bairro Lomba Grande, deve levar o nome do jornalista Vinícius Bossle. A proposta do vereador Inspetor Luz (MDB) foi aprovada por unanimidade em primeira votação na tarde desta quarta-feira, 13. O espaço destinado à circulação de bicicletas e outros veículos de propulsão humana se estende por um trecho de aproximadamente 2,5 quilômetros, entre a estrada Rotermund e a rua Professora Odete Correa Schuch. A matéria será novamente apreciada na próxima segunda-feira, 18.

Ciclofaixa no bairro Lomba Grande deve levar o nome do jornalista Vinícius Bossle - Leia mais…

Vereadores confirmam direcionamento de 20% de seus salários para apoio ao Município durante a pandemia

Vereadores confirmam direcionamento de 20% de seus salários para apoio ao Município durante a pandemia

por Jaime Freitas — última modificação 13/05/2020 16h02

13/05/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo voltou a aprovar por unanimidade nesta quarta-feira, 13, resolução que autoriza o endereçamento de 20% do valor líquido dos subsídios mensais recebidos pelos vereadores para ajudar o Município no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. O desconto ocorrerá nas folhas de maio e junho, mas poderá ser estendido para julho por deliberação dos parlamentares. Os recursos serão depositados em conta-corrente do Fundo Municipal de Saúde.

Vereadores confirmam direcionamento de 20% de seus salários para apoio ao Município durante a pandemia - Leia mais…

Carta de Serviços ao Cidadão explica o funcionamento do Legislativo hamburguense

Carta de Serviços ao Cidadão explica o funcionamento do Legislativo hamburguense

por Jaime Freitas — última modificação 13/05/2020 17h10

13/05/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo lançou na sessão desta quarta-feira, 13, a nova edição da sua Carta de Serviços ao Cidadão. Disponível para a comunidade na versão online, o documento pode ser acessado no portal.camaranh.rs.gov.br. O objetivo é informar aos cidadãos os serviços prestados pela instituição, como acessá-los e quais os compromissos e padrões de atendimento estabelecidos. A Casa hamburguense é pioneira entre os parlamentos da região na criação e publicação de sua Carta de Serviços.

Carta de Serviços ao Cidadão explica o funcionamento do Legislativo hamburguense - Leia mais…

Comissões defendem inclusão de produtos da agricultura familiar em cestas distribuídas pela Smed

Comissões defendem inclusão de produtos da agricultura familiar em cestas distribuídas pela Smed

por Daniele Silva — última modificação 13/05/2020 13h03

12/05/2020 – A Cooperlomba é uma cooperativa de agricultura familiar que, por meio de parceria com a secretária de Educação, fornece alimentos para escolas de educação infantil e fundamental de Novo Hamburgo. Desde a suspensão das aulas devido à pandemia do novo coronavírus, em 24 de março, os agricultores enfrentaram dificuldades em distribuir seus produtos. Para solucionar o problema, passaram as distribuir os alimentos orgânicos por meio de entregas diretas. A ideia deu tão certo que hoje, pouco mais de um mês depois, já contabilizam cerca de 300 entregas semanais.

Comissões defendem inclusão de produtos da agricultura familiar em cestas distribuídas pela Smed - Leia mais…

Lei Maria da Penha pode virar tema obrigatório no calendário escolar

Lei Maria da Penha pode virar tema obrigatório no calendário escolar

por Luís Francisco Caselani — última modificação 12/05/2020 16h39

12/05/2020 – Alunos de 8º e 9º ano das escolas municipais de Novo Hamburgo podem ser introduzidos ao ensino da Lei Maria da Penha. É o que propõem os vereadores Fernando Lourenço (PDT) e Tita (PSDB) em projeto que começou a tramitar na Câmara esta semana. A ideia é que os mecanismos legais para coibir e prevenir a violência doméstica sejam trabalhados como tema transversal junto aos estudantes. O intuito dos autores é estimular a igualdade de gênero e prevenir a concretização de novos casos.

Lei Maria da Penha pode virar tema obrigatório no calendário escolar - Leia mais…

Comissão convoca secretário e diretor para falar sobre estiagem

Comissão convoca secretário e diretor para falar sobre estiagem

por Daniele Silva — última modificação 12/05/2020 15h01

12/05/2020 - A estiagem que tem assolado todo o Estado, as queimadas constantes em Novo Hamburgo e a grande quantidade de lixo espalhado pela cidade foram temas da reunião da comissão de Meio Ambiente na tarde da segunda-feira, dia 11. Para saber as ações realizadas pelo Executivo, o grupo de trabalho formado por Vladi Lourenço (PSDB), Sergio Hanich (MDB) e Nor Boeno (PTB) redigiu requerimento convocando o secretário da pasta, Udo Sarlet, e o novo diretor-geral da Companhia Municipal de Saneamento – Comusa, Eduardo Antônio Bonato da Rosa, para prestar esclarecimentos no próximo encontro, marcado para 18 de maio.

Comissão convoca secretário e diretor para falar sobre estiagem - Leia mais…

Proposta de desconto na tarifa de água por interrupção do abastecimento recebe novo pedido de vista

Proposta de desconto na tarifa de água por interrupção do abastecimento recebe novo pedido de vista

por Luís Francisco Caselani — última modificação 11/05/2020 20h25

11/05/2020 – Projeto de lei que determina a redução da conta de água nos meses em que houver interrupção do abastecimento teve sua votação novamente adiada após pedido de vista encaminhado pelo vereador Nor Boeno (PTB) na sessão desta segunda-feira, 11. A primeira apreciação, prevista inicialmente para abril, já havia sido postergada por solicitação do vice-presidente da Câmara, Raul Cassel (MDB). Com isso, o texto deve ser analisado em dois turnos nos dias 27 de maio e 1º de junho.

Proposta de desconto na tarifa de água por interrupção do abastecimento recebe novo pedido de vista - Leia mais…

Vereadores aprovam destinação de parte de seus salários para auxiliar população afetada pela pandemia

Vereadores aprovam destinação de parte de seus salários para auxiliar população afetada pela pandemia

por Luís Francisco Caselani — última modificação 11/05/2020 20h31

11/05/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade na noite desta segunda-feira, 11, instrumento legal que autoriza o endereçamento de 20% do valor líquido dos subsídios mensais recebidos pelos vereadores para ajudar o Município no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. O desconto ocorrerá nas folhas de maio e junho, mas poderá ser estendido para julho por deliberação dos parlamentares. Após breve acordo no início da sessão plenária, os vereadores decidiram que os recursos serão depositados em fundo municipal para a assistência social. A ideia é de que a verba seja utilizada para a aquisição de cestas básicas que auxiliem famílias impactadas pela extensão da pandemia.

Vereadores aprovam destinação de parte de seus salários para auxiliar população afetada pela pandemia - Leia mais…

Câmara aprova legislação única sobre feriados municipais

Câmara aprova legislação única sobre feriados municipais

por Luís Francisco Caselani — última modificação 11/05/2020 20h19

11/05/2020 – Os vereadores hamburguenses voltaram a aprovar nesta segunda-feira, 11, iniciativa apresentada por Raul Cassel (MDB) que consolida a legislação municipal sobre feriados. O projeto não promove nenhuma grande alteração, mas reúne todas as informações em apenas uma norma, revogando as seis leis vigentes e enxugando o ordenamento jurídico. O autor destaca que a proposta também facilita a consulta dos cidadãos. O texto, aprovado com o voto contrário do vereador Vladi Lourenço (PSDB), será encaminhado agora para a análise do Executivo.

Câmara aprova legislação única sobre feriados municipais - Leia mais…

Comissão de Saúde aprova meia-entrada para doadores de sangue ou medula óssea

Comissão de Saúde aprova meia-entrada para doadores de sangue ou medula óssea

por Luís Francisco Caselani — última modificação 11/05/2020 20h10

11/05/2020 – Em reunião na tarde desta segunda-feira, 11, a Comissão de Saúde da Câmara aprovou a tramitação do Substitutivo nº 1/2020, apresentado pelo vereador Inspetor Luz (MDB), que institui em Novo Hamburgo política de meia-entrada para doadores regulares de sangue ou de medula óssea em eventos culturais e esportivos realizados ou financiados pela Prefeitura. O texto recebeu o voto favorável do relator Gabriel Chassot (PSDB), referendado pela presidente Patricia Beck (PP). O secretário Enfermeiro Vilmar (PSL) não participou da reunião.

Comissão de Saúde aprova meia-entrada para doadores de sangue ou medula óssea - Leia mais…

TV Câmara – Endocrinologista explica as consequências dos excessos alimentares para a saúde

TV Câmara – Endocrinologista explica as consequências dos excessos alimentares para a saúde

por Daniele Silva — última modificação 13/05/2020 17h07

08/05/2020 – No Vitalidade desta semana, a endocrinologista e metabologista Bruna Nogueira Würdig fala sobre excessos alimentares e o aumento da ingestão de bebida alcoólica, principalmente durante o isolamento social devido à pandemia do novo Coronavírus. A médica também explica os prejuízos que isso traz ao corpo humano.

TV Câmara – Endocrinologista explica as consequências dos excessos alimentares para a saúde - Leia mais…

 Procuradoria Especial da Mulher e Executivo retomam projeto para instalação da Sala das Margaridas

Procuradoria Especial da Mulher e Executivo retomam projeto para instalação da Sala das Margaridas

por Maíra Kiefer — última modificação 07/05/2020 19h46

07/05/2020 – Dois meses e meio após as primeiras tratativas sobre a implantação da Sala das Margaridas, na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) de Novo Hamburgo, a procuradora especial da Mulher do Legislativo, Tita (PSDB), reuniu-se na tarde desta quinta, 7, com a prefeita Fátima Daudt para dar prosseguimento ao projeto. A iniciativa deve propiciar um local de acolhimento às vítimas que prestam queixas nos horários e dias em que a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) está fechada.

Procuradoria Especial da Mulher e Executivo retomam projeto para instalação da Sala das Margaridas - Leia mais…

Projeto de lei assegura atendimento prioritário para pessoas em tratamentos médicos específicos

Projeto de lei assegura atendimento prioritário para pessoas em tratamentos médicos específicos

por Luís Francisco Caselani — última modificação 08/05/2020 14h29

07/05/2020 – O vereador Inspetor Luz (MDB) apresentou no final de abril projeto de lei que garante prioridade em repartições públicas municipais e estabelecimentos bancários e comerciais para pessoas que utilizem bolsa de colostomia ou que estejam em tratamento de quimioterapia, radioterapia ou hemodiálise. O parlamentar defende que esses cidadãos demandam um atendimento mais célere. “Tais pessoas se encontram em situação de desigualdade aos demais, sofrendo dores e complicações diante do tratamento médico a que estão submetidas”, argumenta Luz.

Projeto de lei assegura atendimento prioritário para pessoas em tratamentos médicos específicos - Leia mais…

TV Câmara – Médico e vereador, Raul Cassel fala sobre a situação do coronavírus em Novo Hamburgo

TV Câmara – Médico e vereador, Raul Cassel fala sobre a situação do coronavírus em Novo Hamburgo

por Tatiane Souza — última modificação 07/05/2020 13h16

07/05/2020 – Clínico geral e médico de segurança do trabalho e do trânsito, o vereador Raul Cassel (MDB) destacou no Dicas de Vitalidade, que já está no ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e nas mídias sociais da emissora, a situação do novo coronavírus em Novo Hamburgo. Ele falou sobre como a fase inicial de confinamento contribuiu para que a curva de contágio tenha se mantido estável, destacou os grupos mais suscetíveis à Covid-19, abordou temas como a volta gradual às atividades e a alta procura pela vacinação contra a influenza e a gripe A este ano e salientou a importância de uma boa gestão para o combate à proliferação do vírus.

TV Câmara – Médico e vereador, Raul Cassel fala sobre a situação do coronavírus em Novo Hamburgo - Leia mais…

Projeto que sugere divulgação de informações sobre pessoas desaparecidas irá a plenário

Projeto que sugere divulgação de informações sobre pessoas desaparecidas irá a plenário

por Tatiane Souza — última modificação 06/05/2020 17h53

06/05/2020 – O Projeto de Lei nº 2/2020, que dispõe sobre a divulgação de informações de pessoas desaparecidas no município de Novo Hamburgo, de autoria do vereador Inspetor Luz (MDB), tramitou pelas Comissões de Obras, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana (Coosp) e de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa do Consumidor (Codir) na tarde desta segunda-feira, 5. A proposta foi encaminhada ao plenário para análise e votação dos demais parlamentares.

Projeto que sugere divulgação de informações sobre pessoas desaparecidas irá a plenário - Leia mais…

Moção pede posicionamento da Prefeitura sobre estiagem em Novo Hamburgo

Moção pede posicionamento da Prefeitura sobre estiagem em Novo Hamburgo

por Luís Francisco Caselani — última modificação 06/05/2020 16h40

06/05/2020 – O presidente da Câmara de Novo Hamburgo, Gerson Peteffi (MDB), elaborou moção de apelo solicitando que a Prefeitura se manifeste sobre a necessidade de declaração de estado de calamidade pública devido à grave estiagem que assola a cidade há mais de cinco meses. No último dia 30, a Comusa registrou o menor nível do Rio dos Sinos desde 1998, atingindo 1,76 metro. A moção foi aprovada por unanimidade durante a sessão desta quarta-feira, 6.

Moção pede posicionamento da Prefeitura sobre estiagem em Novo Hamburgo - Leia mais…

Projeto aprovado consolida legislação e facilita consulta a feriados municipais

Projeto aprovado consolida legislação e facilita consulta a feriados municipais

por Luís Francisco Caselani — última modificação 06/05/2020 16h37

06/05/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta quarta-feira, 6, iniciativa do vereador Raul Cassel (MDB) que consolida a legislação municipal sobre feriados. Na prática, o projeto não promove nenhuma grande alteração, mas reúne todas as informações em apenas uma norma, revogando as seis leis vigentes e enxugando o ordenamento jurídico. O autor destaca que a proposta também facilita a consulta dos cidadãos. O texto deve ser analisado em votação final na próxima segunda-feira, 11.

Projeto aprovado consolida legislação e facilita consulta a feriados municipais - Leia mais…

Aprovada iniciativa que prevê instalação de câmeras de segurança em escolas municipais

Aprovada iniciativa que prevê instalação de câmeras de segurança em escolas municipais

por Jaime Freitas — última modificação 04/05/2020 19h46

04/05/2020 – O PL nº10/2020, que institui o Programa “Mais Segurança nas Escolas”, foi aprovado por unanimidade na sessão desta segunda-feira, 4. De autoria do vereador Inspetor Luz (MDB), a proposta determina a instalação de câmeras de vigilância nas principais áreas de acesso às instituições de ensino municipais.

Aprovada iniciativa que prevê instalação de câmeras de segurança em escolas municipais - Leia mais…

Cojur aprova meia-entrada em eventos culturais do Município para doadores de sangue ou medula óssea

Cojur aprova meia-entrada em eventos culturais do Município para doadores de sangue ou medula óssea

por Luís Francisco Caselani — última modificação 29/04/2020 17h14

29/04/2020 – A retomada das reuniões da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (Cojur) no início da tarde desta quarta-feira, 29, foi marcada pela aprovação de substitutivo apresentado pelo vereador Inspetor Luz (MDB) que institui em Novo Hamburgo desconto de 50% do valor da entrada para doadores regulares de sangue ou de medula óssea em eventos culturais e esportivos realizados pela Prefeitura. O texto, que recebeu parecer favorável após a apresentação de emenda, ainda passará por outras duas comissões antes de ir a plenário.

Cojur aprova meia-entrada em eventos culturais do Município para doadores de sangue ou medula óssea - Leia mais…

Moção critica recurso contra bloqueio do fundo eleitoral para ações de combate à Covid-19

Moção critica recurso contra bloqueio do fundo eleitoral para ações de combate à Covid-19

por Luís Francisco Caselani — última modificação 29/04/2020 16h26

29/04/2020 – No último dia 7, o juiz Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara Federal do Distrito Federal, determinou o bloqueio dos fundos eleitoral e partidário, que somam valor próximo a R$ 3 bilhões, para aplicação em medidas de combate à pandemia do novo coronavírus. Imediatamente, a Advocacia-Geral da União e o Congresso Nacional entraram com recurso pedindo a suspensão da liminar. O movimento desagradou o vereador Inspetor Luz (MDB), que elaborou moção de repúdio à ação. O parlamentar entende que a decisão representa uma “profunda resistência” em prestar ajuda diante de uma situação delicada. Aprovada por unanimidade durante a sessão desta quarta-feira, 29, a moção será agora encaminhada ao presidente da Mesa do Congresso Nacional, o senador Davi Alcolumbre.

Moção critica recurso contra bloqueio do fundo eleitoral para ações de combate à Covid-19 - Leia mais…

Projeto sugere que alunos da rede municipal recebam avaliação periódica da visão

Projeto sugere que alunos da rede municipal recebam avaliação periódica da visão

por Luís Francisco Caselani — última modificação 29/04/2020 15h57

29/04/2020 – A sessão da Câmara de Novo Hamburgo desta quarta-feira, 29, marcou a aprovação unânime de três projetos de sugestão elaborados pelo vereador Inspetor Luz (MDB). As matérias serão encaminhadas ao Executivo, que deve analisar e responder sobre a viabilidade das propostas dentro de 90 dias. Uma das sugestões do parlamentar é pela instituição do teste de acuidade visual nas escolas municipais, com forma e periodicidade definidas pela rede pública de saúde. O intuito da iniciativa é permitir um diagnóstico precoce, imediatamente informado aos pais junto às orientações para o tratamento.

Projeto sugere que alunos da rede municipal recebam avaliação periódica da visão - Leia mais…

Câmara aprova instalação de câmeras de vigilância nos acessos às escolas municipais

Câmara aprova instalação de câmeras de vigilância nos acessos às escolas municipais

por Luís Francisco Caselani — última modificação 29/04/2020 15h47

29/04/2020 – Os vereadores hamburguenses aprovaram por unanimidade nesta quarta-feira, 29, em primeira votação, projeto de lei que determina a instalação de câmeras de vigilância nas principais áreas de acesso às escolas municipais. Com o nome Mais Segurança nas Escolas, o programa proposto por Inspetor Luz (MDB) busca coibir práticas criminosas como furtos e roubos. O texto deve ser novamente analisado na sessão da próxima segunda-feira, dia 4.

Câmara aprova instalação de câmeras de vigilância nos acessos às escolas municipais - Leia mais…

Plataformas de ensino a distância e oferta de cursos pautam encontro de rede de escolas de governo gaúchas

Plataformas de ensino a distância e oferta de cursos pautam encontro de rede de escolas de governo gaúchas

por Maíra Kiefer — última modificação 29/04/2020 15h26

28/04/2020 – Por meio de videoconferência, a Rede de Escolas de Governo dos Municípios do RS reuniu-se na sexta-feira, 24, para a apresentação da logomarca do grupo e de relatórios sobre os cursos e treinamentos ofertados no último mês, durante o qual houve a suspensão de uma série de atividades presenciais em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Além disso, os participantes debateram a implantação de plataformas de ensino a distância, medida que deverá ser posta em prática em breve pela Escola de Gestão de Porto Alegre. A EducaPOA contará também com vagas reservadas às instituições associadas. A diretora Maria Carolina Hagen, da Escola do Legislativo de Novo Hamburgo, está fazendo levantamento entre diversas entidades sobre os requisitos para a adoção desse tipo de ferramenta.

Plataformas de ensino a distância e oferta de cursos pautam encontro de rede de escolas de governo gaúchas - Leia mais…

Executivo apresenta alíquotas progressivas para contribuição previdenciária dos servidores

Executivo apresenta alíquotas progressivas para contribuição previdenciária dos servidores

por Luís Francisco Caselani — última modificação 28/04/2020 15h27

28/04/2020 – A partir de julho, a contribuição previdenciária dos servidores públicos municipais vinculados ao Ipasem passará de 11% para 14%, conforme lei complementar elaborada pela Prefeitura e aprovada pela Câmara no início de março. No entanto, o Executivo hamburguense já apresentou sua proposta de alíquotas progressivas, com o escalonamento de percentuais conforme faixas salariais. A medida, amparada em parecer atuarial encaminhado pelo Ipasem, atende a um pedido de lideranças sindicais. O texto entrou em tramitação após a leitura de sua ementa na sessão da última quarta-feira, 22, e será agora analisado pela Procuradoria-Geral da Câmara e pelas comissões permanentes.

Executivo apresenta alíquotas progressivas para contribuição previdenciária dos servidores - Leia mais…

Moções pedem a prorrogação dos prazos do IPVA e do ICMS

Moções pedem a prorrogação dos prazos do IPVA e do ICMS

por Tatiane Souza — última modificação 29/04/2020 17h42

27/04/2020 – Sensibilizado pelos impactos da pandemia do novo coronavírus na economia e na vida dos cidadãos gaúchos, o vereador Cristiano Coller (PTB) apresentou duas moções pedindo a ampliação do calendário de pagamento do IPVA, bem como a prorrogação do ICMS em 180 dias. Os textos receberam a adesão de diversos vereadores, que assinam as matérias como coautores, e foram aprovados por unanimidade durante a sessão desta segunda-feira, 27. As moções de apelo serão enviadas agora ao governador do Estado, Eduardo Leite.

Moções pedem a prorrogação dos prazos do IPVA e do ICMS - Leia mais…

Proposta de desconto na tarifa de água em caso de interrupção do abastecimento tem votação adiada

Proposta de desconto na tarifa de água em caso de interrupção do abastecimento tem votação adiada

por Luís Francisco Caselani — última modificação 22/04/2020 16h12

22/04/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo apreciaria nesta quarta-feira, 22, substitutivo que determina a redução do valor do serviço básico, item que compõe a fórmula tarifária da Comusa, nos meses em que houver interrupção do abastecimento de água. A proposta dos autores Enfermeiro Vilmar (PSL), Enio Brizola (PT) e Patricia Beck (PP) é pelo abatimento proporcional ao período sem fornecimento. No entanto, o vereador Raul Cassel (MDB) pediu vista da matéria momentos antes da primeira votação. Com isso, o texto será apreciado no dia 11 de maio.

Proposta de desconto na tarifa de água em caso de interrupção do abastecimento tem votação adiada - Leia mais…

TV Câmara – Hamburguenses suspendem projeto de voluntariado pelo mundo devido ao avanço da Covid-19

TV Câmara – Hamburguenses suspendem projeto de voluntariado pelo mundo devido ao avanço da Covid-19

por Daniele Silva — última modificação 29/04/2020 14h01

20/04/2020 – O Espaço Livre, atração da TV Câmara Novo Hamburgo, trouxe na última semana os depoimentos de Ana Carolina Pont e Carlos Eduardo Araújo, criadores do projeto Espírito Livre – Voluntários pelo Mundo. Eles estavam na Tailândia, país do sudeste asiático, e a ideia era permanecer no continente por 12 meses. No último dia 27 de março, tiveram que retornar devido ao agravamento da pandemia da Covid-19. No programa, eles falam sobre o avanço da doença na Ásia e relatam as dificuldades para voltar ao Brasil.

TV Câmara – Hamburguenses suspendem projeto de voluntariado pelo mundo devido ao avanço da Covid-19 - Leia mais…

TV Câmara - Médico alerta para cuidados com acidentes domésticos com crianças durante a quarentena

TV Câmara - Médico alerta para cuidados com acidentes domésticos com crianças durante a quarentena

por Tatiane Souza — última modificação 29/04/2020 14h04

17/04/2020 - Devido ao período de distanciamento social e recesso escolar, muitas famílias estão em casa em tempo integral. O médico traumatologista Erik Carvalho falou no Dicas de Vitalidade desta semana sobre os cuidados que se deve ter com as crianças para evitar acidentes domésticos.

TV Câmara - Médico alerta para cuidados com acidentes domésticos com crianças durante a quarentena - Leia mais…

Câmara lança material com atividades lúdicas para as crianças brincarem durante o isolamento social

Câmara lança material com atividades lúdicas para as crianças brincarem durante o isolamento social

por Tatiane Souza — última modificação 29/04/2020 14h03

16/04/2020 – Com o objetivo de proporcionar atividades lúdicas para as famílias que estão em casa durante essa fase de isolamento social, a Câmara Municipal de Novo Hamburgo lança um material com atividades para as crianças e os pais brincarem e se divertirem. As escolas da rede municipal estão com as aulas suspensas por tempo indeterminado desde o dia 23 de março, conforme o Decreto nº 9.155/2020. Instituições de ensino particulares e da rede estadual também estão com as portas fechadas. A medida foi tomada seguindo padrões mundiais para conter a pandemia do novo coronavírus.

Câmara lança material com atividades lúdicas para as crianças brincarem durante o isolamento social - Leia mais…

Projeto de lei reforça vigilância nas escolas

Projeto de lei reforça vigilância nas escolas

por Luís Francisco Caselani — última modificação 16/04/2020 12h56

16/04/2020 – Presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara de Novo Hamburgo pelo terceiro ano consecutivo, Inspetor Luz (MDB) apresentou projeto de lei no mês de janeiro determinando a instalação de câmeras de vigilância nas principais áreas de acesso às escolas municipais. Com o nome Mais Segurança nas Escolas, o programa busca coibir práticas criminosas como furtos e roubos. A proposta já conta com a aprovação das comissões permanentes da Casa e deve ser levada a plenário para apreciação em dois turnos.

Projeto de lei reforça vigilância nas escolas - Leia mais…

Projeto oficializa galerias de personagens históricos do Legislativo

Projeto oficializa galerias de personagens históricos do Legislativo

por Luís Francisco Caselani — última modificação 15/04/2020 15h52

15/04/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo conta com duas galerias em seu andar térreo destacando nomes que marcaram sua própria história e, por consequência, também a da cidade. No Plenarinho Pedro Thön, todos os presidentes do Legislativo são homenageados com a exposição de seus retratos fotográficos. Já no corredor que leva às cadeiras do Plenário Luiz Oswaldo Bender estão listados os nomes dos vereadores e suplentes que serviram ao Município ao longo dos anos. Para oficializar esses espaços e garantir suas atualizações, a Mesa Diretora deste ano, em coautoria com o vereador Cristiano Coller (PTB), apresentou projeto de resolução que inclui as galerias no Regimento Interno da Câmara.

Projeto oficializa galerias de personagens históricos do Legislativo - Leia mais…

Projeto de lei amplia transparência da lista de espera para programas habitacionais

Projeto de lei amplia transparência da lista de espera para programas habitacionais

por Luís Francisco Caselani — última modificação 14/04/2020 16h01

14/04/2020 – Autor de dez projetos de lei apresentados à Câmara de Novo Hamburgo este ano, Inspetor Luz (MDB) assina matéria que obriga a divulgação da lista de espera para os programas habitacionais do Município. Conforme a proposta, as informações seriam disponibilizadas tanto no site da Prefeitura quanto fisicamente na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação. Aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação, o projeto já está apto para apreciação em plenário em dois turnos.

Projeto de lei amplia transparência da lista de espera para programas habitacionais - Leia mais…

Proposta padroniza proibições para nomeação em cargos em comissão e funções públicas nos poderes municipais

Proposta padroniza proibições para nomeação em cargos em comissão e funções públicas nos poderes municipais

por Luís Francisco Caselani — última modificação 13/04/2020 16h43

13/04/2020 – Novo Hamburgo possui hoje duas “Leis da Ficha Limpa” para a nomeação, provimento e permanência em cargos em comissão e funções públicas: uma para órgãos do Executivo e administração indireta e outra para o Legislativo. Buscando uniformizar os critérios e enxugar o ordenamento jurídico municipal, o vereador Raul Cassel (MDB) propôs a unificação das duas normas. O parlamentar defende a importância do regramento por entender que ele contribui para a moralização da administração pública.

Proposta padroniza proibições para nomeação em cargos em comissão e funções públicas nos poderes municipais - Leia mais…

 TV Câmara - Os perigos do mosquito aedes e a produção caseira de máscara de proteção contra a Covid-19 são temas do Dicas de Vitalidade

TV Câmara - Os perigos do mosquito aedes e a produção caseira de máscara de proteção contra a Covid-19 são temas do Dicas de Vitalidade

por Tatiane Souza — última modificação 29/04/2020 17h10

13/04/2020 - No Dicas de Vitalidade, programa da TV Câmara NH, destacamos a importância de manter os cuidados para evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti, mesmo que a atenção esteja voltada à pandemia do novo coronavírus. Além disso, uma artesã ensina os cidadãos como podem fazer a sua própria máscara de proteção para evitar o contágio da Covid-19.

TV Câmara - Os perigos do mosquito aedes e a produção caseira de máscara de proteção contra a Covid-19 são temas do Dicas de Vitalidade - Leia mais…

Representantes de coletivo de entidades divulgam carta aberta e reivindicam ações de enfrentamento à Covid-19 em NH

Representantes de coletivo de entidades divulgam carta aberta e reivindicam ações de enfrentamento à Covid-19 em NH

por Jaime Freitas — última modificação 29/04/2020 17h25

08/04/2020 – No início da tarde desta quarta-feira, 8 de abril, duas cidadãs hamburguenses, Carla Atkinson e Márcia Fernandes, foram recebidas no gabinete da Presidência da Casa Legislativa para entregar uma carta aberta formatada por um coletivo de entidades gaúchas de diferentes segmentos sociais, como associações, federações e sindicatos, que apoia as iniciativas tomadas para a realização do isolamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde – OMS, e pelo Ministério da Saúde do Brasil. Carla e Márcia entregaram ao presidente da Câmara, Gerson Peteffi (MDB), e ao vereador Enio Brizola (PT), que intermediou o encontro, uma série de reivindicações à Prefeitura de Novo Hamburgo frente a pandemia da Covid-19, assinadas por entidades, coletivos e pessoas físicas do município.

Representantes de coletivo de entidades divulgam carta aberta e reivindicam ações de enfrentamento à Covid-19 em NH - Leia mais…

Vereadores de Novo Hamburgo destinarão parte de seus subsídios para enfrentamento da Covid-19

Vereadores de Novo Hamburgo destinarão parte de seus subsídios para enfrentamento da Covid-19

por Luís Francisco Caselani — última modificação 29/04/2020 17h29

08/04/2020 – Aproveitando interrupção da pauta da sessão desta quarta-feira, 8, os 14 vereadores da Câmara de Novo Hamburgo fizeram uma breve reunião e decidiram pelo redirecionamento de 20% do valor líquido de seus subsídios dos meses de maio e junho para reforçar os cofres do Município no combate e prevenção à Covid-19. Durante os próximos dias, o corpo jurídico da Casa Legislativa analisará tecnicamente a melhor forma de proceder a retenção e encaminhamento dos recursos.

Vereadores de Novo Hamburgo destinarão parte de seus subsídios para enfrentamento da Covid-19 - Leia mais…

Moção aprovada pede a revogação do teto dos gastos públicos para fortalecer combate à Covid-19

Moção aprovada pede a revogação do teto dos gastos públicos para fortalecer combate à Covid-19

por Luís Francisco Caselani — última modificação 08/04/2020 16h50

08/04/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo enviará moção de apelo ao Congresso Nacional e à Presidência da República pedindo a revogação imediata da Emenda Constitucional nº 95/2016. O texto, válido por duas décadas, limita o crescimento das despesas e investimentos do Governo Federal à variação inflacionária anual. A intenção do vereador Enio Brizola (PT), autor da moção, é impedir que a emenda se torne um obstáculo para o enfrentamento da Covid-19 no país. A proposta foi aprovada por unanimidade durante a sessão desta quarta-feira, 8.

Moção aprovada pede a revogação do teto dos gastos públicos para fortalecer combate à Covid-19 - Leia mais…

Proposta de alteração do recesso parlamentar é rejeitada em plenário

Proposta de alteração do recesso parlamentar é rejeitada em plenário

por Luís Francisco Caselani — última modificação 08/04/2020 17h00

08/04/2020 – Todas as sugestões de mudança na Lei Orgânica do Município devem ter o aval de dois terços dos integrantes da Câmara. Ou seja, pelo menos dez vereadores precisam votar favoravelmente à proposta. Por essa razão, emenda que alterava a duração do recesso parlamentar acabou rejeitada na tarde desta quarta-feira, 8, após placar de 7 votos a 7. Como a decisão foi tomada em segundo turno, o texto será arquivado.

Proposta de alteração do recesso parlamentar é rejeitada em plenário - Leia mais…

Novo decreto suspende atividades externas da Câmara até 21 de abril

Novo decreto suspende atividades externas da Câmara até 21 de abril

por Luís Francisco Caselani — última modificação 29/04/2020 17h38

08/04/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo voltará a suspender suas sessões, reuniões e demais atividades externas até o dia 21 de abril. A medida, válida a partir desta quinta-feira, 9, reforça ações de distanciamento social adotadas em todo o mundo para conter o avanço da Covid-19. Durante o período, não haverá atendimento ao público. Servidores trabalharão, tanto quanto possível, de suas próprias residências, à exceção de atividades que demandem a presença de funcionários. O prazo poderá ser prorrogado por decisão da Mesa Diretora.

Novo decreto suspende atividades externas da Câmara até 21 de abril - Leia mais…

Especial 93 anos de NH reúne informações sobre a história e a luta contra a Covid-19

Especial 93 anos de NH reúne informações sobre a história e a luta contra a Covid-19

por Maíra Kiefer — última modificação 29/04/2020 17h31

07/04/2020 - Em meio a medidas de controle da pandemia de coronavírus, Novo Hamburgo celebrou os seus 93 anos de um modo diferente. Sob a vigência do Decreto nº 9.197/2020, o Executivo manteve a declaração de calamidade pública na cidade e ampliou o prazo de isolamento social por mais 15 dias, contando da data da publicação.

Especial 93 anos de NH reúne informações sobre a história e a luta contra a Covid-19 - Leia mais…

Projeto de lei propõe divulgação de informações sobre pessoas desaparecidas

Projeto de lei propõe divulgação de informações sobre pessoas desaparecidas

por Luís Francisco Caselani — última modificação 07/04/2020 15h03

07/04/2020 – O vereador Inspetor Luz foi o autor dos dez primeiros projetos de lei do ano. As matérias foram apresentadas ainda durante o recesso parlamentar, período no qual não ocorrem sessões ordinárias, mas em que diversas outras atividades da Câmara seguem sendo realizadas. Uma de suas proposições sugere mecanismos para a divulgação de informações sobre pessoas desaparecidas em Novo Hamburgo. Inspetor Luz, que também atua como policial civil, entende que a proposta facilita o reconhecimento e colabora no sentido de dar um fim à angústia de amigos e familiares.

Projeto de lei propõe divulgação de informações sobre pessoas desaparecidas - Leia mais…

TV Câmara – Neuropsicóloga destaca importância do equilíbrio das emoções durante isolamento social

TV Câmara – Neuropsicóloga destaca importância do equilíbrio das emoções durante isolamento social

por Tatiane Souza — última modificação 29/04/2020 17h35

3/04/2020 - Prestar atenção nos nossos sentimentos, clarear as emoções e entender como elas influenciam o comportamento e a conduta. Esse é o assunto do Dicas de Vitalidade desta semana, programa da TV Câmara NH, gravado por Daniela Henkel Blauth, neuropsicóloga formada pelo Hospital de Clínicas da USP. A especialista também elenca ações essenciais para preservar o equilíbrio emocional durante o período de isolamento social. Ela aponta a necessidade de cuidados como estabelecer uma rotina, mudar de roupa, manter cérebro e corpo ativos e observar a higiene pessoal, a alimentação e o sono.

TV Câmara – Neuropsicóloga destaca importância do equilíbrio das emoções durante isolamento social - Leia mais…

Câmara transfere recursos públicos ao Executivo para combate à Covid-19

Câmara transfere recursos públicos ao Executivo para combate à Covid-19

por Jaime Freitas — última modificação 29/04/2020 17h22

02/04/2020 – A Câmara Municipal de Novo Hamburgo redistribuiu ao Executivo recursos públicos previstos para o seu orçamento anual e indicou que a verba seja alocada para investimentos no tratamento de pacientes com a Covid-19. Na última terça-feira, 31 de março, foram transferidos aos cofres da Prefeitura R$ 200 mil. A quantia antecipa possível sobra do exercício de 2020. De acordo com o presidente da Casa, o vereador Gerson Peteffi, foi indicado pelos parlamentares que os recursos sejam aplicados integralmente no combate à pandemia de coronavírus na cidade.

Câmara transfere recursos públicos ao Executivo para combate à Covid-19 - Leia mais…

Vereadores propõem desconto na tarifa de água em meses com interrupção de abastecimento

Vereadores propõem desconto na tarifa de água em meses com interrupção de abastecimento

por Luís Francisco Caselani — última modificação 01/04/2020 16h35

1º/04/2020 – Tramita na Câmara de Novo Hamburgo desde novembro substitutivo que determina a redução do valor do serviço básico, item que compõe a fórmula tarifária da Comusa, quando houver interrupção do abastecimento de água. A proposta dos vereadores Enfermeiro Vilmar, Enio Brizola e Patricia Beck é de que o abatimento seja proporcional ao período sem fornecimento. O texto já foi analisado e aprovado pelas comissões pertinentes e pode ser levado a votação assim que retomadas as sessões plenárias. As atividades legislativas permanecem suspensas em medida para diminuir as possibilidades de disseminação do novo coronavírus.

Vereadores propõem desconto na tarifa de água em meses com interrupção de abastecimento - Leia mais…

Proposta de atualização do Código de Posturas redefine uso do espaço urbano

Proposta de atualização do Código de Posturas redefine uso do espaço urbano

por Luís Francisco Caselani — última modificação 31/03/2020 17h45

31/03/2020 – Um texto enxuto, conciso e claro, condizente com os costumes atuais e despido de dispositivos obsoletos. É o que propõe o vereador Raul Cassel com a revisão integral do Código de Posturas do Município. O novo conteúdo revoga a lei vigente, publicada originalmente em 1954, bem como suas alterações e algumas normas correlatas. Os quase 300 artigos da peça jurídica atual são condensados e reduzidos a 67. A matéria descreve medidas de polícia administrativa, definindo as relações entre munícipes e poder público. Sob forma de projeto de lei complementar, a proposta já foi aprovada pelas comissões permanentes e pode ser levada a plenário a partir da retomada das sessões. A Câmara de Novo Hamburgo segue com suas atividades suspensas em razão do esforço coletivo de enfrentamento ao novo coronavírus.

Proposta de atualização do Código de Posturas redefine uso do espaço urbano - Leia mais…

Prefeita entrega à Câmara prestação de contas do ano passado

Prefeita entrega à Câmara prestação de contas do ano passado

por Luís Francisco Caselani — última modificação 30/03/2020 17h26

30/03/2020 – Todo início de ano, o prefeito de Novo Hamburgo deve comparecer a sessão da Câmara para prestar contas referentes ao exercício anterior. A visita é prevista pela Lei Orgânica do Município e deve ser realizada dentro de 60 dias após a abertura do ano legislativo, no dia 1º de fevereiro. No entanto, com as sessões momentaneamente suspensas devido a medidas de isolamento social para o enfrentamento do novo coronavírus, a prefeita Fátima Daudt entregou o balanço financeiro de 2019 em uma breve reunião com a Mesa Diretora da Câmara na tarde desta segunda-feira, 30. O encontro foi realizado no gabinete do presidente Gerson Peteffi. O documento será agora remetido aos demais parlamentares.

Prefeita entrega à Câmara prestação de contas do ano passado - Leia mais…

Vereadores participam de solenidade de inauguração de novo centro de reabilitação

Vereadores participam de solenidade de inauguração de novo centro de reabilitação

por Luís Francisco Caselani — última modificação 30/03/2020 12h51

30/03/2020 – Em solenidade reservada por conta da Covid-19, mas transmitida pela página oficial da Prefeitura no Facebook, foi inaugurado pela prefeita Fátima Daudt no último sábado, 28 de março, o Centro Especializado em Reabilitação (CER) para pessoas com deficiência. A atividade contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de Novo Hamburgo, Gerson Peteffi, do segundo-secretário da Mesa Diretora, Sergio Hanich, e dos vereadores Gabriel Chassot e Vladi Lourenço. Os atendimentos, que serão realizados sempre com hora marcada, começam na quarta-feira, dia 1°, inicialmente de modo restrito em razão da Covid-19. A expectativa é atender até 700 pacientes por mês.

Vereadores participam de solenidade de inauguração de novo centro de reabilitação - Leia mais…

Escolas de governo pensam formas de aproveitar a quarentena para qualificar seus servidores

Escolas de governo pensam formas de aproveitar a quarentena para qualificar seus servidores

por Luís Francisco Caselani — última modificação 02/04/2020 01h28

27/03/2020 – A diretora da Escola do Legislativo de Novo Hamburgo, Maria Carolina Seitenfus Hagen, participou na manhã desta sexta-feira, 27, de uma videoconferência com representantes de escolas de governo de diferentes partes do estado. O objetivo da reunião remota era dar continuidade às discussões de trabalho do grupo e idealizar ações conjuntas e paralelas durante o período de enfrentamento ao novo coronavírus, que forçou instituições públicas a suspenderem atividades presenciais não essenciais por todo o país. Carolina defende que este é uma ocasião que pode ser aproveitada para incentivar a qualificação dos servidores.

Escolas de governo pensam formas de aproveitar a quarentena para qualificar seus servidores - Leia mais…

Presidente Gerson Peteffi participa de atividades administrativas da Câmara

Presidente Gerson Peteffi participa de atividades administrativas da Câmara

por Jaime Freitas — última modificação 17/06/2020 17h37

27/03/2020 – Na manhã desta sexta-feira, 27, o presidente da Câmara Municipal de Novo Hamburgo, o vereador Gerson Peteffi, participou de atividades envolvendo questões administrativas, como a assinatura de documentos e deliberações técnicas, e de planejamento do Parlamento hamburguense. Embora a Câmara esteja com grande parte dos trabalhos suspensos, em razão do Decreto Legislativo nº 1/2020, publicado no último dia 23, que interrompeu sessões, reuniões e demais atividades por 15 dias por causa da epidemia da Covid-19, algumas atividades exigem a presença de servidores para que sejam executadas.

Presidente Gerson Peteffi participa de atividades administrativas da Câmara - Leia mais…

TV Câmara – Emissora devolve sinal à Assembleia e programação está disponível pelas mídias sociais

TV Câmara – Emissora devolve sinal à Assembleia e programação está disponível pelas mídias sociais

por Tatiane Souza — última modificação 17/06/2020 17h35

27/03/2020 – Com o objetivo de minimizar a disseminação do novo coronavírus, o Legislativo hamburguense supendeu as sessões plenárias, reuniões e demais atividades parlamentares desde o dia 24 de março. A TV Assembeia RS será a responsável pelo sinal da TV Câmara NH no canal 16 da Claro/Net por esse período. Contudo, diversos programas continuam sendo produzidos e veiculados pela Assessoria de Comunicação da Casa na página da emissora no Facebook, no canal do Youtube e também no Instagram.

TV Câmara – Emissora devolve sinal à Assembleia e programação está disponível pelas mídias sociais - Leia mais…

TV Câmara – Confira dicas de como manter a saúde mental durante o isolamento social pela Covid-19

TV Câmara – Confira dicas de como manter a saúde mental durante o isolamento social pela Covid-19

por Tatiane Souza — última modificação 27/03/2020 11h12

27/03/2020 – Lembrando a importância de cuidar não só da saúde física, mas também da mental durante a pandemia do novo coronavírus, a TV Câmara NH produziu Dicas de Vitalidade – vídeos especiais, mais curtos, trazendo ideias simples, mas que podem auxiliar neste momento de isolamento social. Os programas estão disponíveis no Facebook da TV e também no canal oficial da emissora no YouTube.

TV Câmara – Confira dicas de como manter a saúde mental durante o isolamento social pela Covid-19 - Leia mais…

Parlamentares pedem redirecionamento do fundo eleitoral para o combate à epidemia da Covid-19

Parlamentares pedem redirecionamento do fundo eleitoral para o combate à epidemia da Covid-19

por Luís Francisco Caselani — última modificação 29/04/2020 17h33

23/03/2020 – O médico e vereador Raul Cassel apresentou moção de apelo ao Congresso Nacional pela aprovação imediata da utilização dos recursos dos fundos partidário e eleitoral no combate e prevenção à epidemia causada pela propagação do novo coronavírus. A realocação dos quase R$ 3 bilhões foi proposto recentemente pela deputada federal paulista Carla Zambelli. Além do montante, Cassel também sugere o aproveitamento de cerca de R$ 20 bilhões previstos para emendas parlamentares. A moção foi aprovada por unanimidade.

Parlamentares pedem redirecionamento do fundo eleitoral para o combate à epidemia da Covid-19 - Leia mais…

Decisão sobre alteração do recesso parlamentar fica para segundo turno

Decisão sobre alteração do recesso parlamentar fica para segundo turno

por Luís Francisco Caselani — última modificação 07/04/2020 15h32

23/03/2020 – Ao final de cada ano, a Câmara de Novo Hamburgo entra em recesso parlamentar, sem a realização de sessões ordinárias. O período, que se estende por 47 dias, é menor que o praticado pelo Congresso Nacional, Assembleia Legislativa e diversas câmaras do estado. Ainda assim, um grupo de seis vereadores pretende limitar a suspensão dos trabalhos a 30 dias. Por meio de emenda à Lei Orgânica, eles sugerem que o recesso seja compreendido entre os dias 21 de dezembro e 19 de janeiro. No primeiro ano da legislatura, porém, as atividades se iniciariam já no dia 2, logo após a posse dos 14 eleitos. A proposta foi analisada em primeiro turno na sessão desta segunda-feira, 23. Apesar do placar favorável de 9 votos a 4, a emenda foi considerada rejeitada por não ter a aceitação de dois terços dos parlamentares, percentual necessário para aprovação de mudanças na Lei Orgânica. O resultado ainda pode ser invertido em segunda votação.

Decisão sobre alteração do recesso parlamentar fica para segundo turno - Leia mais…

Câmara de Novo Hamburgo adota teletrabalho a partir desta terça-feira

Câmara de Novo Hamburgo adota teletrabalho a partir desta terça-feira

por Luís Francisco Caselani — última modificação 17/06/2020 17h36

23/03/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo suspenderá suas sessões, reuniões e demais atividades por 15 dias. A medida, válida a partir desta terça-feira, 24, vai ao encontro de uma série de ações adotadas em todo o mundo para o enfrentamento da pandemia ocasionada pela disseminação do novo coronavírus. Durante o período, não haverá atendimento ao público. Gabinetes permanecerão fechados, com os vereadores ficando à disposição da população por meio de telefones e redes sociais. Servidores trabalharão, tanto quanto possível, de suas próprias residências – à exceção das atividades consideradas essenciais. O prazo de 15 dias poderá ser prorrogado pela Mesa Diretora.

Câmara de Novo Hamburgo adota teletrabalho a partir desta terça-feira - Leia mais…

Câmara extingue possibilidade de votação secreta em Novo Hamburgo

Câmara extingue possibilidade de votação secreta em Novo Hamburgo

por Luís Francisco Caselani — última modificação 23/03/2020 19h55

23/03/2020 – Novamente a portas fechadas, em razão das medidas para conter o avanço da disseminação do novo coronavírus, a Câmara de Novo Hamburgo aprovou nesta segunda-feira, 23, emenda à Lei Orgânica que retira da legislação municipal a possibilidade de votação secreta. A mudança ampara-se em liminar proferida há quase cinco anos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin. Além da Lei Orgânica, a mesma mudança também foi aprovada dentro do Regimento Interno da Câmara. Os textos devem ser publicados pela Câmara ainda nesta terça-feira.

Câmara extingue possibilidade de votação secreta em Novo Hamburgo - Leia mais…

Rafael Lucas e Ricardo Ritter participam das sessões desta segunda-feira

Rafael Lucas e Ricardo Ritter participam das sessões desta segunda-feira

por Luís Francisco Caselani — última modificação 23/03/2020 20h14

23/03/2020 – Substituindo parlamentares afastados por recomendação médica, Rafael Lucas e Ricardo Ritter, o Ica, participaram das duas sessões plenárias realizadas sucessivamente na noite desta segunda-feira, 23. Rafael Lucas ocupa a vaga de Felipe Kuhn Braun desde a semana passada. Já Ica substituiu Enfermeiro Vilmar apenas nas sessões de segunda, que também não contaram com a presença da vereadora Patricia Beck, igualmente licenciada por motivos de saúde.

Rafael Lucas e Ricardo Ritter participam das sessões desta segunda-feira - Leia mais…

 TV Câmara – Covid-19 avança no Brasil e especialistas apontam semelhança com início da doença na Itália

TV Câmara – Covid-19 avança no Brasil e especialistas apontam semelhança com início da doença na Itália

por Tatiane Souza — última modificação 29/04/2020 17h20

20/03/2020 – Devido ao surgimento de casos do novo coronavírus na região, a TV Câmara produziu dois programas especiais para trazer informações sobre a Covid-19. Os especialistas explicaram os principais cuidados para se prevenir e proteger as pessoas a nossa volta, como os idosos, que fazem parte do grupo de risco. Além de frisar a importância do isolamento social neste momento e dos cuidados básicos de higiene que evitam a proliferação do vírus.

TV Câmara – Covid-19 avança no Brasil e especialistas apontam semelhança com início da doença na Itália - Leia mais…

TV Câmara – Vitalidade aborda qualidade de vida dos idosos

TV Câmara – Vitalidade aborda qualidade de vida dos idosos

por Tatiane Souza — última modificação 20/03/2020 14h34

20/03/2020 – O envelhecer psicológico e a qualidade de vida na terceira idade foi tema do Vitalidade, programa sobre saúde e qualidade de vida da TV Câmara. A entrevista foi com Elias Pokorski, graduado em Psicologia com ênfase em Práticas Sociais e Institucionais pela Unisinos. Dentre outras atividades, ele atua com idosos nos residenciais Menino Deus, de Porto Alegre, e Sinfonia, de Novo Hamburgo, trabalhando o envelhecer e conviver bem. O segundo entrevistado foi o coach Rodrigo da Silva de Araújo, que possui MBA Executivo em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos.

TV Câmara – Vitalidade aborda qualidade de vida dos idosos - Leia mais…

Proposta de divulgação sobre pessoas desaparecidas avança na Cojur após emenda

Proposta de divulgação sobre pessoas desaparecidas avança na Cojur após emenda

por Luís Francisco Caselani — última modificação 18/03/2020 17h44

18/03/2020 – Após parecer inicial contrário, o vereador Inspetor Luz retirou termos autorizativos e obteve a aprovação do Projeto de Lei nº 2/2020 junto à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (Cojur). A matéria, que sugere mecanismos para a divulgação de informações sobre pessoas desaparecidas em Novo Hamburgo, teve emenda acatada pelo colegiado em reunião na tarde desta quarta-feira, 18. O intuito da proposição é que dados de identificação desses cidadãos constem em faturas de consumo das concessionárias prestadoras de serviços públicos no município, locais de amplo acesso à população ou pelas redes de comunicação.

Proposta de divulgação sobre pessoas desaparecidas avança na Cojur após emenda - Leia mais…

Comissão especial encaminhará sugestões à prefeita para o combate ao coronavírus

Comissão especial encaminhará sugestões à prefeita para o combate ao coronavírus

por Luís Francisco Caselani — última modificação 29/04/2020 17h41

18/03/2020 – Assim que encerrada a sessão plenária desta quarta-feira, 18, a Comissão Especial de Enfrentamento ao Coronavírus, instituída no início da semana, reuniu-se para analisar e elaborar sugestões de gestão para o combate à pandemia em Novo Hamburgo. Com base em apontamentos reunidos pelo presidente da comissão, Enio Brizola, os integrantes do colegiado estabeleceram alguns tópicos que podem ajudar a direcionar o Município no sentido de garantir um melhor atendimento aos pacientes e diminuir a proliferação do vírus. O documento será finalizado nos próximos dias e levado a apreciação em plenário. A indicação será endereçada à prefeita Fátima Daudt.

Comissão especial encaminhará sugestões à prefeita para o combate ao coronavírus - Leia mais…

Resolução determina sessões fechadas ao público e eventos suspensos

Resolução determina sessões fechadas ao público e eventos suspensos

por Maíra Kiefer — última modificação 29/04/2020 17h36

18/03/2020 – Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira, dia 18, o presidente da Câmara hamburguense e médico, Gerson Peteffi, anunciou medidas, em caráter temporário, de prevenção à Covid-19 no âmbito do Legislativo. Ladeado pelo diretor-geral Flávio Teixeira da Silva e pelos vereadores Tita, primeira-secretária, e Sergio Hanich – Serjão, segundo-secretário, o responsável pela condução do Parlamento Municipal reiterou que o Plenário Luiz Oswaldo Bender estará fechado ao público externo por tempo indeterminado. Contudo, os parlamentares seguem se reunindo às segundas, às 18h, e quartas, às 14h, para a votação das matérias legislativas. Homenagens e demais eventos serão transferidos.

Resolução determina sessões fechadas ao público e eventos suspensos - Leia mais…

Aprovado projeto que prevê nos meses de janeiro ações voltadas para a promoção da saúde mental

Aprovado projeto que prevê nos meses de janeiro ações voltadas para a promoção da saúde mental

por Jaime Freitas — última modificação 18/03/2020 16h36

18/03/2020 - A Câmara de Novo Hamburgo aprovou novamente por unanimidade nesta quarta-feira, 18, em segundo turno, projeto de lei que inclui no calendário oficial do Município a campanha Janeiro Branco, destinada à realização de ações de incentivo à promoção da saúde mental. A proposta do vereador Inspetor Luz busca dar visibilidade ao tema e conscientizar os cidadãos por meio de cartilhas, panfletos, palestras e fóruns de debate, reunindo representantes de entidades públicas e privadas.

Aprovado projeto que prevê nos meses de janeiro ações voltadas para a promoção da saúde mental - Leia mais…

Gerente presta esclarecimentos sobre reclamações ambientais

Gerente presta esclarecimentos sobre reclamações ambientais

por Daniele Silva — última modificação 16/03/2020 20h25

16/03/2020 – Atendendo a requerimento do vereador Enio Brizola, o gerente de Fiscalização Ambiental e Fauna da Prefeitura, Jalnei de Souza, participou da sessão desta segunda-feira, dia 16, para esclarecer sobre demanda apresentada por uma cidadã na Tribuna Popular no mês de fevereiro. Na ocasião, Jovita da Silva de Paula discorreu sobre a existência de um estabelecimento que funciona 24 horas que, segundo ela, fere a lei do sossego alheio.

Gerente presta esclarecimentos sobre reclamações ambientais - Leia mais…

Meses de janeiro devem ter ações voltadas para a promoção da saúde mental

Meses de janeiro devem ter ações voltadas para a promoção da saúde mental

por Daniele Silva — última modificação 16/03/2020 19h48

16/03/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta segunda-feira, 16, em primeira votação, projeto de lei que inclui no calendário oficial do Município a campanha Janeiro Branco, destinada à realização de ações de incentivo à promoção da saúde mental. A fim de trazer visibilidade para o tema, a proposta do vereador Inspetor Luz busca a conscientização dos cidadãos por meio de cartilhas, panfletos, palestras e fóruns de debate, reunindo representantes de entidades públicas e privadas. O texto será novamente apreciado nesta quarta-feira, dia 18.

Meses de janeiro devem ter ações voltadas para a promoção da saúde mental - Leia mais…

 Câmara terá sessões fechadas ao público

Câmara terá sessões fechadas ao público

por Daniele Silva — última modificação 18/03/2020 09h40

16/03/2020 – Em virtude da pandemia mundial de Covid-19, doença respiratória ocasionada pelo novo coronavírus, a partir da próxima quarta-feira, dia 18, o Plenário Luiz Oswaldo Bender, da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, estará fechado ao público por tempo indeterminado. O anúncio foi feito pelo presidente Gerson Peteffi no início da sessão plenária desta segunda-feira, 16. Nos próximos dias, os vereadores seguem se reunindo às segundas, às 18h, e quartas, às 14h, para votação das matérias legislativas. Homenagens e demais eventos serão transferidos ou cancelados.

Câmara terá sessões fechadas ao público - Leia mais…

Comissão promoverá vistoria conjunta em prédio abandonado da Caixa no bairro Canudos

Comissão promoverá vistoria conjunta em prédio abandonado da Caixa no bairro Canudos

por Luís Francisco Caselani — última modificação 16/03/2020 17h44

16/03/2020 – A Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Novo Hamburgo (Codir) deve monitorar a situação de um prédio abandonado, pertencente à Caixa Econômica Federal, na rua Bartolomeu de Gusmão, em Canudos. A propriedade, que já abrigou empresas calçadistas no passado, hoje preocupa moradores vizinhos pela deposição irregular de resíduos e relatos de consumo de drogas. Em reunião na tarde desta segunda-feira, 16, a comissão definiu acolher a demanda. Nas próximas semanas, o presidente Enio Brizola, o relator Enfermeiro Vilmar e o secretário Cristiano Coller convidarão representantes da instituição financeira e do Ministério Público para uma vistoria conjunta ao local.

Comissão promoverá vistoria conjunta em prédio abandonado da Caixa no bairro Canudos - Leia mais…

Comissão de Educação leva demanda de alagamento em escola para secretaria municipal

Comissão de Educação leva demanda de alagamento em escola para secretaria municipal

por Tatiane Souza — última modificação 16/03/2020 16h37

16/03/2020 – A Comissão de Educação (Coedu), integrada pelos vereadores Felipe Kuhn Braun (presidente), Nor Boeno (secretário) e Semilda dos Santos - Tita (relatora), reuniu-se com a secretária Maristela Guasselli na tarde da última sexta-feira, 13, no prédio do Executivo. A demanda que motivou o encontro foi encaminhada pela diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Alvino Henrique Weber, no bairro Roselândia, Veroni Carminatti. Segundo a docente, o colégio sofre com alagamentos possivelmente por problemas na drenagem da escola vizinha, a EMEF Francisca Feldmann Pereira Saile.

Comissão de Educação leva demanda de alagamento em escola para secretaria municipal - Leia mais…

Em visita institucional, gerente da RGE fala dos investimentos no Município

Em visita institucional, gerente da RGE fala dos investimentos no Município

por Tatiane Souza — última modificação 13/03/2020 16h19

13/03/2020 – O presidente do Legislativo hamburguense, Gerson Peteffi, recebeu na manhã desta quinta-feira, 12, a visita institucional da consultora de negócios e gerente de relacionamento com o poder público da RGE, Elizandra Terres de Castro. Ela traçou um panorama dos investimentos que a concessionária de energia elétrica realizou no Rio Grande do Sul em 2019, em especial em Novo Hamburgo. Só no Município, segundo ela, foram R$ 13 milhões em construção e reformas de rede, podas e manutenções em geral.

Em visita institucional, gerente da RGE fala dos investimentos no Município - Leia mais…

Projeto de lei obriga agências bancárias a divulgarem direito do cliente a contas sem tarifas

Projeto de lei obriga agências bancárias a divulgarem direito do cliente a contas sem tarifas

por Luís Francisco Caselani — última modificação 13/03/2020 14h49

13/03/2020 – O vereador Raul Cassel protocolou no início do mês projeto de lei que obriga instituições financeiras da cidade a divulgar na abertura de contas o direito de opção a modalidades sem cobrança de tarifa. Para isso, os estabelecimentos deverão expor, junto aos guichês de atendimento, trecho da Resolução nº 3.919/2010 do Banco Central do Brasil que proíbe taxas sobre a prestação dos chamados serviços essenciais. A matéria agora passará pela análise das comissões permanentes da Câmara.

Projeto de lei obriga agências bancárias a divulgarem direito do cliente a contas sem tarifas - Leia mais…

Cojur aprova projeto que consolida legislação sobre feriados em Novo Hamburgo

Cojur aprova projeto que consolida legislação sobre feriados em Novo Hamburgo

por Luís Francisco Caselani — última modificação 13/03/2020 12h06

13/03/2020 – Ainda em fevereiro, o vereador Raul Cassel apresentou projeto de lei consolidando a legislação municipal sobre feriados. Na prática, o texto não promove nenhuma grande alteração, mas reúne todas as informações em apenas uma norma, revogando as seis leis vigentes. A matéria foi analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (Cojur) na tarde de quarta-feira, 11, e aprovada com os votos favoráveis dos vereadores Cristiano Coller, Rafael Lucas e Sergio Hanich. O objetivo da proposta é facilitar a consulta dos cidadãos e contribuir para o enxugamento da legislação municipal.

Cojur aprova projeto que consolida legislação sobre feriados em Novo Hamburgo - Leia mais…

TV Câmara NH - Especialista alerta como se defender da pandemia de coronavírus

TV Câmara NH - Especialista alerta como se defender da pandemia de coronavírus

por Tatiane Souza — última modificação 29/04/2020 17h37

13/03/2020 – Na última terça-feira, 10, o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de Covid - 19 no Rio Grande do Sul. Esse é o nome da doença respiratória ocasionada pelo novo coronavírus - o Sars-Cov-2. Desde lá, o número de infectados no estado e no Brasil está crescendo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou a pandemia. Para alertar a população sobre como se proteger e minimizar a proliferação do vírus, a TV Câmara entrevistou o pós-doutor Vlademir Vicente Cantarelli, que também é biomédico e atua no programa de capacitação de laboratórios de microbiologia em diversos países, em temas como sequenciamento de DNA e identificação molecular de microrganismos. Além disso, Cantarelli é professor da Universidade Feevale e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

TV Câmara NH - Especialista alerta como se defender da pandemia de coronavírus - Leia mais…

Espetáculo Cante pela Vida arrecadará recursos para mutirões de consultas médicas

Espetáculo Cante pela Vida arrecadará recursos para mutirões de consultas médicas

por Luís Francisco Caselani — última modificação 11/03/2020 17h49

11/03/2020 – Criada em 2016, a ONG Juntos pela Vida surgiu no intuito de auxiliar na redução de demandas reprimidas das secretarias municipais de saúde do Vale do Sinos. Para isso, o grupo oferece consultas com especialistas para pacientes que aguardam na fila do Sistema Único de Saúde (SUS). A fim de arrecadar fundos para os mutirões, a entidade realiza no próximo dia 7 de abril, no Teatro Feevale, a terceira edição do espetáculo Cante pela Vida. Com ingresso solidário a 30 reais, mediante doação de 1 kg de alimento não perecível, a atração tem início programado para as 20h.

Espetáculo Cante pela Vida arrecadará recursos para mutirões de consultas médicas - Leia mais…

Proposta de redução do recesso parlamentar tem votação adiada

Proposta de redução do recesso parlamentar tem votação adiada

por Luís Francisco Caselani — última modificação 11/03/2020 17h41

11/03/2020 – Por meio de emenda à Lei Orgânica, um grupo de seis vereadores pretende reduzir o recesso parlamentar da Câmara de Novo Hamburgo dos atuais 47 para 30 dias. Eles sugerem que o recesso seja compreendido entre os dias 21 de dezembro e 19 de janeiro. No primeiro ano da legislatura, porém, as atividades se iniciariam já no dia 2, logo após a posse dos 14 eleitos. A proposta seria analisada em primeiro turno na sessão desta quarta-feira, 11. No entanto, o vereador Vladi Lourenço pediu vista de sete dias. A solicitação foi acatada com o voto contrário de Enfermeiro Vilmar, Enio Brizola e Patricia Beck, todos autores do projeto. A matéria também é assinada por Felipe Kuhn Braun, Inspetor Luz e Sergio Hanich.

Proposta de redução do recesso parlamentar tem votação adiada - Leia mais…

Moção defende maior facilidade na importação de medicamentos para doenças raras

Moção defende maior facilidade na importação de medicamentos para doenças raras

por Luís Francisco Caselani — última modificação 11/03/2020 17h26

11/03/2020 – Em 2015, o senador Álvaro Dias protocolou projeto de lei que busca facilitar a importação e desburocratizar os procedimentos de registro dos chamados medicamentos órfãos, destinados à profilaxia, tratamento e controle de doenças raras ou negligenciadas. A matéria ainda tramita no Congresso Nacional. Entusiasta da proposta, o vereador Inspetor Luz protocolou na Câmara de Novo Hamburgo moção de apoio ao projeto. O texto foi aprovado por unanimidade durante a sessão desta quarta-feira, 11.

Moção defende maior facilidade na importação de medicamentos para doenças raras - Leia mais…

Novo Hamburgo terá 12 de novembro como o Dia Municipal da Pessoa com Surdocegueira

Novo Hamburgo terá 12 de novembro como o Dia Municipal da Pessoa com Surdocegueira

por Luís Francisco Caselani — última modificação 11/03/2020 17h21

11/03/2020 – Os parlamentares hamburguenses voltaram a aprovar por unanimidade nesta quarta-feira, 11, projeto de lei que define 12 de novembro como o Dia Municipal da Pessoa com Surdocegueira. A proposição, conforme justifica o autor Cristiano Coller, atende a pedido feito pela representação estadual do Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial. Prevista por lei de 2017, a data é comemorada atualmente no último domingo de novembro. O texto será encaminhado agora para a análise da prefeita Fátima Daudt.

Novo Hamburgo terá 12 de novembro como o Dia Municipal da Pessoa com Surdocegueira - Leia mais…

Câmara homenageia os 40 anos da União FM

Câmara homenageia os 40 anos da União FM

por Jaime Freitas — última modificação 11/03/2020 18h08

11/03/2020 – Primeira emissora em frequência modulada a atuar no Vale do Sinos, a rádio União FM comemorou 40 anos de música e informação no último dia 6. Para marcar a data, o presidente da Câmara de Novo Hamburgo, Gerson Peteffi, propôs um momento de homenagem no início da sessão plenária desta quarta-feira, 11.

Câmara homenageia os 40 anos da União FM - Leia mais…

Vereadores prestigiam abertura da 44ª Fimec

Vereadores prestigiam abertura da 44ª Fimec

por Daniele Silva — última modificação 11/03/2020 16h28

10/03/2020 – A 44ª Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes (Fimec) abriu as portas para vistantes e empresários do ramo na tarde desta terça-feira, dia 10. Sediado nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, o evento, considerado o maior da América Latina, reúne toda a operação do setor coureiro-calçadista em um mesmo local. A cerimônia de abertura contou com as presenças do governador do Estado, Eduardo Leite, da prefeita Fátima Daudt, do presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo, dentre outras autoridades. O vice-presidente da Câmara, Raul Cassel, e os vereadores Sergio Hanich e Tita também prestigiaram a solenidade.

Vereadores prestigiam abertura da 44ª Fimec - Leia mais…

Comissão de Obras intercede e trechos de ruas em Lomba Grande devem receber melhorias

Comissão de Obras intercede e trechos de ruas em Lomba Grande devem receber melhorias

por Luís Francisco Caselani — última modificação 10/03/2020 14h11

10/03/2020 – Após ser acionada pela comunidade local, a Comissão de Obras, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana da Câmara (Coosp), representada pelo presidente Sergio Hanich, foi a Lomba Grande na manhã desta terça-feira, 10, para verificar a situação de três vias. Moradores das ruas Albino Germano Roth, Angélica Peteffi e João Guilherme Moehlecke reivindicam a pavimentação de trechos que ainda permanecem com saibro e brita, trazendo problemas especialmente em dias chuvosos. A fim de chegar a uma resolução rápida e satisfatória, o vereador convidou também o secretário municipal de Obras Públicas, Raizer Ferreira. O gestor garantiu que as três ruas devem receber melhorias dentro das próximas semanas.

Comissão de Obras intercede e trechos de ruas em Lomba Grande devem receber melhorias - Leia mais…

Comissão de Educação faz vistoria em escola estadual de Novo Hamburgo

Comissão de Educação faz vistoria em escola estadual de Novo Hamburgo

por Tatiane Souza — última modificação 10/03/2020 14h06

10/03/2020 – A Comissão de Educação da Câmara (Coedu), representada pelos vereadores Nor Boeno e Semilda dos Santos – Tita, vistoriaram na tarde desta segunda-feira, 9, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Alvino Henrique Weber, no bairro Roselândia. Atendendo ao pedido da diretora Veroni Aparecida Carminatti, que relatou alagamentos devido a possíveis problemas de drenagem e canalização na EMEF Francisca Feldmann Pereira Saile, vizinha do educandário.

Comissão de Educação faz vistoria em escola estadual de Novo Hamburgo - Leia mais…

Coletivos destacam desigualdades entre gêneros e  combate à violência contra a mulher

Coletivos destacam desigualdades entre gêneros e combate à violência contra a mulher

por Jaime Freitas — última modificação 10/03/2020 14h06

09/03/2020 - A convite do vereador Enio Brizola, o Coletivo Feminista Elza Soares e o Grupo Mulheres na Resistência, ambos de Novo Hamburgo, usaram a tribuna durante a sessão da Câmara desta segunda-feira, 9, para fazer um relato sobre a forma como a mulher é vista e tratada na sociedade, das distorções políticas, trabalhistas e sociais entre gêneros e destacar a defesa e o combate à violência contra a mulher.

Coletivos destacam desigualdades entre gêneros e combate à violência contra a mulher - Leia mais…

Câmara aprova projetos que excluem previsão de votações secretas

Câmara aprova projetos que excluem previsão de votações secretas

por Jaime Freitas — última modificação 10/03/2020 11h51

09/03/2020 – O Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município (PELOM) n° 1/2020 e o Projeto de Resolução nº 4/2020 foram aprovados na sessão desta segunda-feira, 9. Ambas as matérias retiram da legislação municipal a possibilidade de votação secreta em Novo Hamburgo. A mudança ampara-se em liminar proferida há quase cinco anos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin. Na justificativa da matéria, os proponentes esclarecem que, “no estágio atual da democracia brasileira, onde até a votação do impeachment de presidente da República é feita de forma aberta e nominal, não é mais admissível que ainda persistam normas jurídicas que sustentem qualquer espécie de votação secreta”. Os textos serão apreciados em segundo turno no próximo dia 23.

Câmara aprova projetos que excluem previsão de votações secretas - Leia mais…

Projeto aprovado fixa 12 de novembro como o Dia Municipal da Pessoa com Surdocegueira

Projeto aprovado fixa 12 de novembro como o Dia Municipal da Pessoa com Surdocegueira

por Jaime Freitas — última modificação 09/03/2020 20h23

09/03/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta segunda-feira, 9, projeto de lei que define 12 de novembro como o Dia Municipal da Pessoa com Surdocegueira. A proposição, conforme justifica o autor Cristiano Coller (Rede), atende a pedido feito pela representação estadual do Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial. Prevista por lei de 2017, a data é comemorada atualmente no último domingo de novembro. O texto será novamente apreciado em plenário nesta quarta-feira, dia 11.

Projeto aprovado fixa 12 de novembro como o Dia Municipal da Pessoa com Surdocegueira - Leia mais…

Comissão de Saúde deve retomar debate sobre oncologia

Comissão de Saúde deve retomar debate sobre oncologia

por Luís Francisco Caselani — última modificação 09/03/2020 17h10

09/03/2020 – Em reunião na tarde desta segunda-feira, 9, a Comissão de Saúde da Câmara de Novo Hamburgo decidiu reabrir as discussões com o Executivo sobre o atendimento a pacientes com câncer. De acordo com os integrantes do colegiado, o Município voltou a sofrer com demanda reprimida na área da oncologia. Ainda segundo os parlamentares, essa dificuldade tem feito com que pacientes diagnosticados aguardem mais de dois meses para o primeiro tratamento. O prazo máximo de espera previsto em lei federal é de 60 dias. Para debater o assunto, a presidente Patricia Beck, o relator Gabriel Chassot e o secretário Enfermeiro Vilmar convocarão representantes da Secretaria de Saúde para apresentarem o panorama do atendimento na cidade.

Comissão de Saúde deve retomar debate sobre oncologia - Leia mais…

TV Câmara –  Vitalidade abordou o luto e as formas de lidar com a morte

TV Câmara – Vitalidade abordou o luto e as formas de lidar com a morte

por Tatiane Souza — última modificação 06/03/2020 14h33

06/03/2020 – O programa teve como tema o luto e como as pessoas podem lidar com a morte. A entrevista foi realizada com a psicóloga Janete Wozniak, mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e pesquisadora da temática. Ela coordena grupos de estudos e ministra cursos relacionamos à morte e ao luto, além de fazer parte da equipe Prestar Cuidados, de São Paulo, e da Unipsico Vale dos Sinos.

TV Câmara – Vitalidade abordou o luto e as formas de lidar com a morte - Leia mais…

Substitutivo unifica proibições para nomeação em cargos em comissão e funções públicas

Substitutivo unifica proibições para nomeação em cargos em comissão e funções públicas

por Luís Francisco Caselani — última modificação 06/04/2020 16h02

06/03/2020 – Novo Hamburgo conta hoje com duas “Leis da Ficha Limpa” para a nomeação, provimento e permanência em cargos em comissão e funções públicas: uma para órgãos do Executivo e administração indireta e outra para o Legislativo. Buscando uniformizar os critérios e enxugar o ordenamento jurídico municipal, o vereador Raul Cassel (MDB) apresentou em novembro projeto de lei complementar revogando as duas normas e unificando seus dispositivos. Alguns apontamentos da Procuradoria-Geral da Câmara motivaram o parlamentar a promover algumas alterações, apresentadas em substitutivo. A matéria entrou em tramitação esta semana após sua leitura em sessão plenária.

Substitutivo unifica proibições para nomeação em cargos em comissão e funções públicas - Leia mais…

 Materiais escolares arrecadados em campanha são repassados para EMEFs do Kephas e Canudos

Materiais escolares arrecadados em campanha são repassados para EMEFs do Kephas e Canudos

por Maíra Kiefer — última modificação 09/03/2020 12h08

05/03/2020 – Arrecadados desde o início de fevereiro, durante a campanha "A volta às aulas é uma aventura", kits de materiais escolares, cadernos, lápis, pastas e mochilas foram entregues na manhã desta quinta-feira, dia 5, para diretoras das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Eugênio Nelson Ritzel e Francisco Xavier Kunst, localizadas no Kephas e em Canudos, respectivamente. A doação do material coletado foi feita pelo presidente Gerson Peteffi (MDB), idealizador da iniciativa. O objetivo, segundo o parlamentar, é levar aos alunos as ferramentas básicas para que possam estudar.

Materiais escolares arrecadados em campanha são repassados para EMEFs do Kephas e Canudos - Leia mais…

Vício de iniciativa inviabiliza continuidade de duas propostas parlamentares

Vício de iniciativa inviabiliza continuidade de duas propostas parlamentares

por Luís Francisco Caselani — última modificação 05/03/2020 17h09

05/03/2020 – A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (Cojur) analisou dois projetos de lei em reunião ordinária no início da tarde de quarta-feira, 4. Como ambas as matérias apresentavam vício de iniciativa, nenhuma delas prosperou. Elaboradas por vereadores, as proposições contêm conteúdos, no entendimento do colegiado, que seriam de competência exclusiva da prefeita. Dessa forma, sua discussão não poderia ser suscitada por um integrante do Legislativo.

Vício de iniciativa inviabiliza continuidade de duas propostas parlamentares - Leia mais…

Sessão plenária de quarta-feira foi suspensa devido a falta de energia elétrica

Sessão plenária de quarta-feira foi suspensa devido a falta de energia elétrica

por Tatiane Souza — última modificação 05/03/2020 18h12

05/03/2020 – A sessão plenária do Legislativo hamburguense desta quarta-feira, 04, foi interrompida logo após o início formal da reunião devido a queda abrupta da energia elétrica. Segundo a RGE, ocorreu um desarme do transformador e chave fusível em função do contato com galhos de árvores. Em consenso, os parlamentares decidiram pelo encerramento das atividades.

Sessão plenária de quarta-feira foi suspensa devido a falta de energia elétrica - Leia mais…

Projeto que reforça vigilância nas escolas irá a plenário

Projeto que reforça vigilância nas escolas irá a plenário

por Luís Francisco Caselani — última modificação 05/03/2020 14h25

05/03/2020 – Em reunião no início da tarde de quarta-feira, 4, a Comissão de Segurança Pública da Câmara de Novo Hamburgo aprovou a tramitação do Projeto de Lei nº 10/2020, que propõe a instalação de câmeras de vigilância nas principais áreas de acesso às escolas municipais. Autor da matéria, o presidente da comissão, Inspetor Luz (MDB), não pôde se manifestar sobre a proposição. Ainda assim, o aval da relatora Tita e do vereador Rafael Lucas (PDT), em substituição ao secretário licenciado Felipe Kuhn Braun (PDT), foi suficiente para garantir o último parecer favorável antes da apreciação em plenário.

Projeto que reforça vigilância nas escolas irá a plenário - Leia mais…

Comissão de Obras deve monitorar problemas nos bairros Lomba Grande e Santo Afonso

Comissão de Obras deve monitorar problemas nos bairros Lomba Grande e Santo Afonso

por Luís Francisco Caselani — última modificação 03/03/2020 17h43

03/03/2020 – A Comissão de Obras da Câmara de Novo Hamburgo (Coosp) recebeu na tarde de segunda-feira, 2, grupos de moradores dos bairros Lomba Grande, Petrópolis e Santo Afonso. Nos três casos, os cidadãos expuseram problemas enfrentados com alagamentos. Para acelerar o encaminhamento das demandas, a reunião também contou com a presença do secretário municipal de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários, Raizer Ferreira. O gestor informou que a situação do bairro Petrópolis, especificamente na rua Holanda, está prestes a ser resolvida, a partir de processo licitatório que terá a abertura das propostas na próxima segunda-feira, dia 9. As outras duas questões já são de conhecimento da pasta e devem receber agora o monitoramento da comissão parlamentar.

Comissão de Obras deve monitorar problemas nos bairros Lomba Grande e Santo Afonso - Leia mais…

Projeto aprovado eleva contribuição previdenciária do funcionalismo para 14%, mas com promessa de escalonamento

Projeto aprovado eleva contribuição previdenciária do funcionalismo para 14%, mas com promessa de escalonamento

por Luís Francisco Caselani — última modificação 02/03/2020 20h15

02/03/2020 – A partir de julho, a contribuição previdenciária dos servidores públicos municipais vinculados ao Ipasem passará de 11% para 14%. A nova alíquota, incidente sobre a remuneração mensal, foi aprovada pela Câmara de Novo Hamburgo nesta segunda-feira, 2, por 13 votos a 1, durante a última apreciação do Projeto de Lei Complementar nº 1/2020. O texto foi elaborado pelo Executivo no intuito de adequar a legislação municipal à Emenda Constitucional nº 103/2019, promulgada pelo Congresso Nacional em novembro. Antes da votação em segundo turno, contudo, uma mensagem retificativa incumbiu a Prefeitura de apresentar novo projeto dentro de 35 dias após a publicação da lei aprovada com proposta de alíquotas progressivas. A medida atende a uma manifestação de lideranças sindicais que pediam escalonamento conforme faixas salariais.

Projeto aprovado eleva contribuição previdenciária do funcionalismo para 14%, mas com promessa de escalonamento - Leia mais…

Moção critica corte de verba a programas de combate à violência doméstica

Moção critica corte de verba a programas de combate à violência doméstica

por Luís Francisco Caselani — última modificação 02/03/2020 20h02

02/03/2020 – A falta de repasses em 2019 para a Casa da Mulher Brasileira, um dos eixos da política nacional de combate à violência doméstica, motivou o vereador Enio Brizola (PT) a elaborar moção de repúdio. O parlamentar lembra que o objetivo do programa era construir ao menos uma unidade por estado para vítimas de agressões físicas e psicológicas. No entanto, apenas cinco dos espaços de atendimento integrado estão em funcionamento. O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos justifica que a paralisação no ano passado deveu-se à falta de acordo com a Caixa Econômica Federal, consolidado apenas em dezembro. A moção foi aprovada por unanimidade durante a sessão desta segunda-feira, 2.

Moção critica corte de verba a programas de combate à violência doméstica - Leia mais…

Rafael Lucas participará de quatro sessões da Câmara em março

Rafael Lucas participará de quatro sessões da Câmara em março

por Luís Francisco Caselani — última modificação 02/03/2020 20h03

02/03/2020 – O vereador Felipe Kuhn Braun (PDT) solicitou licença entre os dias 2 e 11 de março para tratar de assuntos particulares. Com isso, o parlamentar não poderá acompanhar as quatro primeiras sessões plenárias do mês. Em seu lugar, assume seu colega de bancada Rafael Lucas, primeiro suplente do partido.

Rafael Lucas participará de quatro sessões da Câmara em março - Leia mais…

Presidente da Câmara prestigia a 17ª Carreteada de Lomba Grande

Presidente da Câmara prestigia a 17ª Carreteada de Lomba Grande

por Jaime Freitas — última modificação 02/03/2020 15h47

02/03/2020 - Sob um forte sol de verão, as ruas do bairro rural de Novo Hamburgo receberam na tarde do último sábado, 29 de fevereiro, a tradicional Carreteada de Lomba Grande. A festa, que une várias famílias, chegou a sua 17ª edição, contando com mais de 300 carreteiros das mais diversas regiões do Vale dos Sinos e de outros municípios gaúchos. O presidente da Câmara, vereador Gerson Peteffi (MDB), participou do evento representando o Poder Legislativo hamburguense. A carreteada integra o calendário de eventos oficiais do Município e envolve diferentes atividades culturais, com comidas típicas e apresentações artísticas e musicais.

Presidente da Câmara prestigia a 17ª Carreteada de Lomba Grande - Leia mais…

Revisão do Código de Posturas avança na Cojur

Revisão do Código de Posturas avança na Cojur

por Luís Francisco Caselani — última modificação 28/02/2020 17h59

28/02/2020 – Em setembro de 2019, o vereador Raul Cassel (MDB) apresentou projeto de lei complementar que revisa integralmente o Código de Posturas do Município. Os quase 300 artigos da peça jurídica atual, datada de 1954, são condensados e reduzidos a 67, mais condizentes aos costumes atuais e despidos de dispositivos obsoletos. O primeiro passo para a alteração proposta foi dado na última quinta-feira, 27, com a aprovação unânime da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (Cojur) em reunião extraordinária.

Revisão do Código de Posturas avança na Cojur - Leia mais…

Novo Hamburgo arrecadou mais de R$ 1 bilhão em 2019

Novo Hamburgo arrecadou mais de R$ 1 bilhão em 2019

por Luís Francisco Caselani — última modificação 28/02/2020 16h42

28/02/2020 – O município de Novo Hamburgo fechou o ano de 2019 com uma receita realizada de R$ 1.071.874.127,62. Embora abaixo da arrecadação prevista, de pouco mais de R$ 1,4 bilhão, o número representa um salto de 11,28% no comparativo com o exercício anterior. Apesar disso, o excesso de despesas fez com que o Município registrasse deficit orçamentário de R$ 44,8 milhões. Os dados compuseram relatório divulgado pela Secretaria da Fazenda (Semfaz) em audiência pública promovida pela Comissão de Finanças da Câmara (Cofin) na manhã desta sexta-feira, 28.

Novo Hamburgo arrecadou mais de R$ 1 bilhão em 2019 - Leia mais…

Moradores questionam falta de Estudo de Impacto de Vizinhança no Rondônia

Moradores questionam falta de Estudo de Impacto de Vizinhança no Rondônia

por Daniele Silva — última modificação 28/02/2020 15h42

28/02/2020 – Após longa discussão realizada em Plenário no dia 19 de fevereiro, moradores, representantes da Prefeitura e funcionários da Construtora Baliza se reuniram no bairro Rondônia para tratar do residencial Monte Olimpo, que está sendo construído no bairro. O encontro, que ocorreu na tarde de quinta-feira, dia 27, foi mediado pela vereadora Patricia Beck (PP). A secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira, esteve no local com um grupo de servidores. Técnicos, responsáveis pela obra e cidadãos não chegaram a um consenso sobre os problemas apontados pelos contribuintes tanto para a liberação quanto na execução do empreendimento.

Moradores questionam falta de Estudo de Impacto de Vizinhança no Rondônia - Leia mais…

Prefeitura apresenta balanço financeiro de 2019 nesta sexta-feira

Prefeitura apresenta balanço financeiro de 2019 nesta sexta-feira

por Luís Francisco Caselani — última modificação 27/02/2020 14h38

27/02/2020 – A nova Comissão de Finanças da Câmara iniciou suas atividades há pouco mais de duas semanas, mas já promoverá importante audiência pública na manhã desta sexta-feira, 28. A partir das 10h, no Plenário da Câmara, o grupo formado por Enio Brizola (PT), Patricia Beck (PP) e Fernando Lourenço (SD) receberá representante da Secretaria Municipal da Fazenda para a avaliação do cumprimento das metas fiscais do Poder Executivo durante o ano de 2019.

Prefeitura apresenta balanço financeiro de 2019 nesta sexta-feira - Leia mais…

Aprovado em regime de urgência projeto que modifica previdência do servidor público municipal

Aprovado em regime de urgência projeto que modifica previdência do servidor público municipal

por Jaime Freitas — última modificação 26/02/2020 18h35

26/02/2020 – Por 11 votos a 3, foi aprovado na tarde desta quarta-feira, 26, em primeiro turno, o Projeto de Lei Complementar nº 1/2020, de autoria do Executivo. A matéria, que tramitou em regime de urgência a pedido da Prefeitura, provoca modificações na Lei Municipal nº 154/1992 (Sistema de Seguridade Social dos Servidores Públicos do Município de Novo Hamburgo), na Lei Municipal nº 333/2000 (Regime Jurídico Estatutário dos Servidores Públicos Municipais), e na Lei Complementar nº 3.153/2018. Os votos contrários ao texto foram dos vereadores Enfermeiro Vilmar (PDT), Enio Brizola (PT) e Felipe Kuhn Braun (PDT).

Aprovado em regime de urgência projeto que modifica previdência do servidor público municipal - Leia mais…

Aprovada moção de apoio à comunidade italiana pela data que marca a imigração

Aprovada moção de apoio à comunidade italiana pela data que marca a imigração

por Tatiane Souza — última modificação 26/02/2020 17h26

26/02/2020 – De origem italiana, o presidente da Câmara, Gerson Peteffi (MDB), propôs moção que manifesta apoio aos descendentes pelo Dia Nacional do Imigrante Italiano. Em 21 de fevereiro de 1874, aportou ao Brasil o vapor La Sofia, comandado por Pietro Tabacchi. Partindo de Gênova, a embarcação chegou ao Espírito Santo. Na Itália, esses desbravadores venderam o que tinham e investiram no Brasil em áreas como agricultura, comércio e prestação de serviços. O texto elaborado por Peteffi foi aprovado por unanimidade durante a sessão desta quarta-feira, 26.

Aprovada moção de apoio à comunidade italiana pela data que marca a imigração - Leia mais…

TV Câmara – Vitalidade aborda a importância do bom funcionamento da tireoide para o equilíbrio do corpo humano

TV Câmara – Vitalidade aborda a importância do bom funcionamento da tireoide para o equilíbrio do corpo humano

por Tatiane Souza — última modificação 21/02/2020 16h37

21/02/2020 – O programa Vitalidade desta semana teve como tema a tireoide, uma importante glândula do nosso corpo, que tem formato de borboleta e está localizada no pescoço. Ela produz hormônios que são levados pelo sangue a órgãos como o coração, o cérebro, o fígado e os rins, onde regulam o metabolismo. Quando a tireoide esta desregulada, o corpo também entra em desequilíbrio. A entrevista foi com o médico endocrinologista Dr. Eduardo Guimarães Camargo, que também é professor da Universidade Feevale.

TV Câmara – Vitalidade aborda a importância do bom funcionamento da tireoide para o equilíbrio do corpo humano - Leia mais…

Proposta que concede desconto em eventos culturais a doadores de sangue habituais e de medula começa a tramitar

Proposta que concede desconto em eventos culturais a doadores de sangue habituais e de medula começa a tramitar

por Maíra Kiefer — última modificação 02/03/2020 11h42

21/02/2020 – Desde a retomada do ano legislativo, 32 novas matérias tiveram seus trâmites iniciados na Câmara: 16 projetos de lei, seis moções, quatro projetos de resolução, três vetos, um projeto de lei complementar, um projeto de emenda à Lei Orgânica do Município e um substitutivo. Este último dispõe sobre a concessão de descontos de 50% em eventos culturais aos cidadãos que doam sangue periodicamente e medula óssea. O Substitutivo nº 1 de 2020, de autoria do vereador Inspetor Luz, institui o programa da meia-entrada para doadores habituais em sessões de cinema, teatro e shows em Novo Hamburgo.

Proposta que concede desconto em eventos culturais a doadores de sangue habituais e de medula começa a tramitar - Leia mais…

Novo Hamburgo deverá contar com Sala das Margaridas na Delegacia de Pronto- Atendimento

Novo Hamburgo deverá contar com Sala das Margaridas na Delegacia de Pronto- Atendimento

por Maíra Kiefer — última modificação 20/02/2020 18h52

20/02/2020 – As mulheres que se sentiam constrangidas em relatar situações de abuso ou agressões ao registrar uma queixa na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) de Novo Hamburgo deverão ter em breve um espaço exclusivo, a Sala das Margaridas. A garantia desse local de acolhimento foi dada nesta quinta, 20, durante reunião entre membros da Rede Integrada Laço Lilás e a prefeita Fátima Daudt. A demanda por uma estrutura mais humanizada na qual as vítimas possam fazer o registro da ocorrência policial, solicitações de medidas protetivas e demais encaminhamentos, previstos na Lei Maria da Penha, era antiga pelo fato de a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) não funcionar 24h.

Novo Hamburgo deverá contar com Sala das Margaridas na Delegacia de Pronto- Atendimento - Leia mais…

Secretária de Habitação presta esclarecimentos sobre empreendimento no Rondônia

Secretária de Habitação presta esclarecimentos sobre empreendimento no Rondônia

por Daniele Silva — última modificação 19/02/2020 19h00

19/02/2020 – A secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira, participou da sessão ordinária desta quarta-feira, 19, para trazer mais informações sobre a aprovação de um empreendimento residencial no bairro Rondônia. A iniciativa é da vereadora Patricia Beck (PP), por meio do Requerimento nº 80/2020. A titular da pasta também foi convidada pelo vereador Felipe Kuhn Braun (PDT), por meio do Requerimento 108/2020, para explanar sobre o processo de prevenção, acompanhamento e retirada das invasões do Município. Um grupo de técnicos, incluindo engenheiros e arquitetos da Prefeitura, acompanhou a gestora para tirar dúvidas relativas as suas áreas de atuação.

Secretária de Habitação presta esclarecimentos sobre empreendimento no Rondônia - Leia mais…

Mantidos vetos a projetos que instituem Política e Programa Municipal de Educação Ambiental

Mantidos vetos a projetos que instituem Política e Programa Municipal de Educação Ambiental

por Jaime Freitas — última modificação 19/02/2020 18h45

19/02/2020 – Por 10 votos a 4, os vereadores mantiveram os vetos integrais nº 10 e 11/2019, de autoria do Executivo, respectivamente aos Projeto de Lei nº 70 e 71/2019, de autoria de Enio Brizola (PT). As matérias dispunham sobre a Política e o Programa Municipal de Educação Ambiental. Na justificativa, a prefeita argumenta que os projetos são inconstitucionais, uma vez que atribuem competências aos órgãos da administração pública, criando a necessidade de reestruturação de serviços e de pessoal. A decisão ocorreu na sessão ordinária desta quarta-feira, 19, em votação única.

Mantidos vetos a projetos que instituem Política e Programa Municipal de Educação Ambiental - Leia mais…

Projeto que modifica previdência do servidor público municipal será apreciado na próxima semana

Projeto que modifica previdência do servidor público municipal será apreciado na próxima semana

por Jaime Freitas — última modificação 20/02/2020 15h59

19/02/2020 – Os vereadores aprovaram, por 11 votos a 3, na tarde desta quarta-feira, 19, a tramitação em regime de urgência do Projeto de Lei Complementar nº 1/2020, de autoria do Executivo, que provoca modificações na Lei Municipal nº 154/1992 (Sistema de Seguridade Social dos Servidores Públicos do Município de Novo Hamburgo), na Lei Municipal nº 333/2000 (Regime Jurídico Estatutário dos Servidores Públicos Municipais), e na Lei Complementar nº 3.153/2018. Mesmo em regime de urgência, por acordo entre os parlamentares, a matéria passará pelas Comissões Permanentes da Casa, sendo votada em primeiro turno no dia 26 de fevereiro e em segundo no dia 2 de março.

Projeto que modifica previdência do servidor público municipal será apreciado na próxima semana - Leia mais…

Município deve alterar alíquota previdenciária

Município deve alterar alíquota previdenciária

por Jaime Freitas — última modificação 19/02/2020 16h33

17/02/2020 – Em reunião realizada na noite desta segunda-feira, 17, no Plenarinho da Câmara, foi apresentado aos vereadores uma proposta de aumento da alíquota previdenciária a ser descontada dos servidores do município de Novo Hamburgo que chegará a 14% ainda neste ano. A matéria tramitará como um Projeto de Lei Complementar - PLC, que será protocolado nos próximos dias em regime de urgência.

Município deve alterar alíquota previdenciária - Leia mais…

Cidadã usa Tribuna Popular e destaca não cumprimento da Lei do sossego alheio

Cidadã usa Tribuna Popular e destaca não cumprimento da Lei do sossego alheio

por Jaime Freitas — última modificação 17/02/2020 21h57

17/02/2020 – A cidadã Jovita da Silva de Paula usou a Tribuna Popular na sessão desta segunda-feira, 17, para falar sobre o não cumprimento da Lei do Sossego alheio. Ela também discorreu sobre a existência de um estabelecimento que funciona 24h.

Cidadã usa Tribuna Popular e destaca não cumprimento da Lei do sossego alheio - Leia mais…

Aprovada moção de repúdio à declaração do ministro Paulo Guedes contra os servidores públicos

Aprovada moção de repúdio à declaração do ministro Paulo Guedes contra os servidores públicos

por Jaime Freitas — última modificação 17/02/2020 21h23

17/02/2020 – De autoria do vereador Enio Brizola (PT), a Moção que manifesta Repúdio à declaração do ministro da Economia, Paulo Guedes, contra os servidores(as) públicos foi aprovada por 11 votos a 2 na sessão desta segunda-feira, 17. Os votos contrários foram da vereadora Patricia Beck e Vladi Lourenço, ambos do Partido Progressista.

Aprovada moção de repúdio à declaração do ministro Paulo Guedes contra os servidores públicos - Leia mais…

Moção manifesta apoio à Frente Parlamentar em defesa à Rodovia do Progresso

Moção manifesta apoio à Frente Parlamentar em defesa à Rodovia do Progresso

por Jaime Freitas — última modificação 18/02/2020 15h36

17/02/2020 – A moção nº 3/2020 que manifesta apoio à Frente Parlamentar criada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul em defesa da ERS-010 – Rodovia do Progresso foi aprovada por unanimidade na sessão desta segunda-feira, 17. A iniciativa é do presidente do Legislativo hamburguense, Gerson Peteffi (MDB), e do vereador Cristiano Coller (Rede).

Moção manifesta apoio à Frente Parlamentar em defesa à Rodovia do Progresso - Leia mais…

Chefes do Legislativo de NH e SL debatem criação do Fórum Permanente das Câmaras do Vale dos Sinos

Chefes do Legislativo de NH e SL debatem criação do Fórum Permanente das Câmaras do Vale dos Sinos

por Jaime Freitas — última modificação 13/02/2020 17h17

13/02/2020 – O chefe do Poder Legislativo hamburguense, vereador Gerson Peteffi (MDB), recebeu na manhã desta quinta-feira, 13, o presidente da Câmara Municipal de São Leopoldo, vereador Júlio Galperim (PSD). O motivo do encontro é a proposta em criar um Fórum Permanente das Câmaras do Vale do Rio dos Sinos, idealizado por Galperim, que tem como proposta integrar ações e discussões de temas comuns aos municípios que integram a região.

Chefes do Legislativo de NH e SL debatem criação do Fórum Permanente das Câmaras do Vale dos Sinos - Leia mais…

17ª Carreteada de Lomba Grande ocorrerá nos dias 29 de fevereiro e 1° de março

17ª Carreteada de Lomba Grande ocorrerá nos dias 29 de fevereiro e 1° de março

por Maíra Kiefer — última modificação 13/02/2020 13h29

Nos dias 29 de fevereiro e 1° de março, ocorre a 17ª Carreteada de Lomba Grande. O evento foi divulgado pelo representante do carreteiros, Décio Machado, em visita realizada ao presidente da Câmara, Gerson Peteffi (MDB), na quarta-feira, 13.

17ª Carreteada de Lomba Grande ocorrerá nos dias 29 de fevereiro e 1° de março - Leia mais…

Cidadãos discutem demandas da cidade na Tribuna Popular

Cidadãos discutem demandas da cidade na Tribuna Popular

por Jaime Freitas — última modificação 12/02/2020 18h48

12/02/2020 – O hamburguense Cláudio José Martins e o líder comunitário Pedrinho de Oliveira, da Sociedade Novos Talentos, utilizaram a Tribuna Popular durante a sessão plenária desta quarta-feira, 12 de fevereiro, para falar sobre pedidos de providências a equipamentos públicos e emendas federais e estaduais para obras e saúde no Município.

Cidadãos discutem demandas da cidade na Tribuna Popular - Leia mais…

Vereadores mantêm veto a projeto que obriga divulgação de direitos do contribuinte a processos menos burocráticos

Vereadores mantêm veto a projeto que obriga divulgação de direitos do contribuinte a processos menos burocráticos

por Jaime Freitas — última modificação 13/02/2020 14h49

12/02/2020 – Por 10 votos a 4, a Câmara Municipal de Novo Hamburgo acatou veto integral assinado pela prefeita Fátima Daudt a projeto de lei que obrigava a divulgação de direitos do contribuinte a processos menos burocráticos, proposto pelo vereador Enio Brizola (PT), e aprovado por unanimidade em plenário no dia 25 de novembro de 2019. De acordo com o documento, a matéria fere o princípio constitucional da independência dos poderes, ao versar sobre conteúdo de iniciativa exclusiva da chefe do Executivo. O veto só poderia ser derrubado com o voto contrário de, pelo menos, oito parlamentares.

Vereadores mantêm veto a projeto que obriga divulgação de direitos do contribuinte a processos menos burocráticos - Leia mais…

Presidente recebe visita do diretor-executivo da Fundação Liberato

Presidente recebe visita do diretor-executivo da Fundação Liberato

por Daniele Silva — última modificação 12/02/2020 18h53

12/02/2020 - Manter laços institucionais, consolidar parcerias e incentivar a produção científica entre os jovens e sua posterior divulgação foram alguns temas que nortearam encontro do presidente da Câmara, Gerson Peteffi (MDB), e do diretor-executivo da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, Ramon Fernando Hans. A reunião ocorreu na manhã desta quarta-feira, dia 12, na sede do Legislativo. Em sua visita, Ramon colocou a instituição de ensino à disposição e trouxe materiais que exemplificam os campos de abrangência do conteúdo acadêmico produzido por estudantes, professores, funcionários e participantes externos. Entre as publicações mostradas estavam a Revista Liberato, veículo oficial de difusão de estudos nas áreas de Educação, Ciência e Tecnologia; a Expressão Digital, que contempla textos ficcionais, poemas e ensaios feitos por servidores e alunos; e a Liberato Científica, espaço para trabalhos de estudantes de Ensino Médio e Profissionalizante de diferentes partes do Brasil e de outros países, que participaram da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec).

Presidente recebe visita do diretor-executivo da Fundação Liberato - Leia mais…

Comissões Permanentes definem cargos diretivos

Comissões Permanentes definem cargos diretivos

por Jaime Freitas — última modificação 13/02/2020 15h21

11/02/2020 – Durante as primeiras reuniões do ano das Comissões Permanentes, realizadas na tarde de segunda-feira, 10 de fevereiro, e quarta-feira, 12, foram definidos os cargos de presidente, relator e secretário das oito comissões existentes. Nesta semana, foram também indicados os cargos no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.*

Comissões Permanentes definem cargos diretivos - Leia mais…

Projetos que denominam ruas na Vila Palmeira foram retirados da pauta

Projetos que denominam ruas na Vila Palmeira foram retirados da pauta

por Daniele Silva — última modificação 10/02/2020 20h57

10/02/2020 – A pedido do autor, Cristiano Coller (Rede), dois projetos que estavam na Ordem do Dia da sessão desta segunda-feira, dia 10, foram retirados da pauta. Segundo o vereador, as matérias serão readequadas e votadas posteriormente. As proposições denominam duas ruas oriundas do processo de regularização fundiária da Vila Palmeira, no bairro Santo Afonso.

Projetos que denominam ruas na Vila Palmeira foram retirados da pauta - Leia mais…

Estudantes fazem pesquisa sobre racismo em Novo Hamburgo

Estudantes fazem pesquisa sobre racismo em Novo Hamburgo

por Daniele Silva — última modificação 12/02/2020 11h41

10/02/2020 - Apresentado em feiras e mostras científicas, o projeto Imortalidade Negra em Novo Hamburgo buscou reparar uma injustiça recorrente no Município. A professora Raquel Manon Wagner e seus alunos da EMEF Prof. Adolfina J. M. Diefenthäler desenvolveram em 2019 uma pesquisa de resgate da história de personalidades afrodescendentes que foram esquecidas ou ignoradas ao longo dos anos por aqueles que poderiam prestar deferência pelas suas contribuições para o desenvolvimento da cidade.

Estudantes fazem pesquisa sobre racismo em Novo Hamburgo - Leia mais…

Câmara lança campanha de arrecadação de materiais escolares

Câmara lança campanha de arrecadação de materiais escolares

por Daniele Silva — última modificação 13/02/2020 12h06

10/02/2020 – As dificuldades vivenciadas por diversas famílias no Município de Novo Hamburgo a cada início de ano letivo motivaram o presidente do Legislativo, Gerson Peteffi (MDB) junto aos demais parlamentares, a propor o lançamento de uma campanha de doação de material escolar. Divulgada na sessão plenária desta segunda-feira, dia 10, a iniciativa, chamada de A volta às aulas é uma aventura, é uma promoção da Escola do Legislativo e da Câmara Municipal de Novo Hamburgo.

Câmara lança campanha de arrecadação de materiais escolares - Leia mais…

Novo Hamburgo poderá ter política de enfrentamento ao Alzheimer

Novo Hamburgo poderá ter política de enfrentamento ao Alzheimer

por Luís Francisco Caselani — última modificação 07/02/2020 18h08

07/02/2020 – A primeira sessão ordinária do ano, na noite de segunda-feira, 3, marcou o início da tramitação de 12 projetos de lei. O último deles, apresentado pelo vereador Enio Brizola (PT), propõe a criação de uma política municipal de enfrentamento à doença de Alzheimer e outras demências. A ideia é desenvolver a iniciativa a partir da integração de áreas como saúde, assistência social, direitos humanos, inovação e tecnologia. A matéria será analisada pela Procuradoria-Geral da Câmara antes de ser endereçada às comissões permanentes.

Novo Hamburgo poderá ter política de enfrentamento ao Alzheimer - Leia mais…

Noia quer atrair novos sócios para ampliar investimentos no futebol

Noia quer atrair novos sócios para ampliar investimentos no futebol

por Luís Francisco Caselani — última modificação 05/02/2020 18h07

05/02/2020 – A convite do presidente Gerson Peteffi (MDB), o coordenador comercial do Esporte Clube Novo Hamburgo, Luís Fernando Martins, subiu à tribuna durante a sessão da Câmara desta quarta-feira, 5. O profissional fez uso do espaço de fala para apresentar o plano de sócios do Anilado e pedir o apoio da comunidade no incremento das finanças do clube. O objetivo da diretoria é ampliar o quadro social dos atuais 700 torcedores para algo próximo a 5 mil mensalistas.

Noia quer atrair novos sócios para ampliar investimentos no futebol - Leia mais…

Moção defende que trabalhadores possam assumir empresa em caso de falência

Moção defende que trabalhadores possam assumir empresa em caso de falência

por Luís Francisco Caselani — última modificação 05/02/2020 17h43

05/02/2020 – Tramita na Câmara dos Deputados projeto de lei que facilita a sociedades de trabalhadores assumirem a empresa na hipótese de decretação de falência. O texto, apresentado em 2018 pelos petistas Luiz Couto, Maria do Rosário e Patrus Ananias, aguarda parecer da relatoria na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. Entusiasta da proposta, o vereador Enio Brizola (PT) elaborou moção de apoio à proposta, aprovada por unanimidade pela Câmara de Novo Hamburgo na tarde desta quarta-feira, 5.

Moção defende que trabalhadores possam assumir empresa em caso de falência - Leia mais…

Moção aprovada repudia proposta de taxação da energia solar

Moção aprovada repudia proposta de taxação da energia solar

por Luís Francisco Caselani — última modificação 05/02/2020 17h47

05/02/2020 – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estuda revisar a Resolução Normativa nº 482/2012. Na prática, o que se discute é a revogação de subsídios para a mini e microgeração de energia – como ocorre por meio de painéis solares, por exemplo – e a consequente taxação do uso da rede de distribuição, que permite o repasse da produção excedente para aproveitamento posterior. Contrário à alteração, o presidente da Câmara de Novo Hamburgo, Gerson Peteffi (MDB), apresentou moção de repúdio à proposta. O texto foi aprovado por 11 votos a 2 durante a sessão desta quarta-feira, 5.

Moção aprovada repudia proposta de taxação da energia solar - Leia mais…

Projeto que proíbe consumo de cigarro em praças e parques deve ser reapresentado

Projeto que proíbe consumo de cigarro em praças e parques deve ser reapresentado

por Luís Francisco Caselani — última modificação 03/02/2020 21h12

03/02/2020 – O Projeto de Lei nº 68/2019, que impedia o consumo de cigarros, charutos e outros produtos fumígenos em praças, parques e demais locais ao ar livre destinados a práticas culturais, esportivas e de lazer em Novo Hamburgo, iria a votação em primeiro turno nesta segunda-feira, 3. No entanto, o vereador Gerson Peteffi (MDB), um de seus autores, comunicou a retirada da matéria para adequações. O objetivo do parlamentar, que assina a proposta junto a Nor Boeno (PT), é apresentar um novo texto com melhor embasamento teórico.

Projeto que proíbe consumo de cigarro em praças e parques deve ser reapresentado - Leia mais…

Representante de Novo Hamburgo, Larissa Bertoldi é a nova Musa do Sol RS

Representante de Novo Hamburgo, Larissa Bertoldi é a nova Musa do Sol RS

por Luís Francisco Caselani — última modificação 03/02/2020 21h16

03/02/2020 – Em concurso realizado na cidade de Candelária na tarde do último domingo, 2, a hamburguense Larissa Bertoldi conquistou a faixa de Musa do Sol Rio Grande do Sul 2020. A convite do vereador Fernando Lourenço (SD), a modelo e influenciadora digital subiu à tribuna durante a sessão desta segunda-feira, 3, para agradecer ao apoio recebido no município, em especial do próprio parlamentar, que auxiliou no transporte de amigos e familiares para acompanhar o evento.

Representante de Novo Hamburgo, Larissa Bertoldi é a nova Musa do Sol RS - Leia mais…

Formadas as comissões permanentes para o último ano da legislatura

Formadas as comissões permanentes para o último ano da legislatura

por Luís Francisco Caselani — última modificação 03/02/2020 21h08

03/02/2020 – A retomada das sessões plenárias na noite desta segunda-feira, 3, marcou também a escolha dos integrantes das oito comissões permanentes da Câmara de Novo Hamburgo, bem como do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Após breve reunião no Plenarinho Pedro Thön, as nominatas foram delineadas consensualmente. Cada grupo é composto por três vereadores, que definirão entre si, nas próximas semanas, os cargos de presidente, relator e secretário. Ao longo de 2020, ano que encerra a 17ª Legislatura, os colegiados trabalharão na análise de proposições pertinentes às suas áreas de atuação, na potencialização do caráter fiscalizador sobre as ações do Executivo e na intercessão junto a demandas da população. Confira a composição de cada comissão:

Formadas as comissões permanentes para o último ano da legislatura - Leia mais…

Em solenidade de posse, Gerson Peteffi promete gestão técnica e democrática

Em solenidade de posse, Gerson Peteffi promete gestão técnica e democrática

por Luís Francisco Caselani — última modificação 04/02/2020 10h22

03/02/2020 – Detentor de sete mandatos consecutivos, o vereador Gerson Peteffi (MDB) retorna à presidência da Câmara após 22 anos. Pela segunda vez em sua trajetória política, o parlamentar assume a cadeira mais alta na hierarquia legislativa hamburguense. Embora já exerça o cargo desde o início de janeiro, Peteffi foi simbolicamente empossado nesta segunda-feira, 3, ao lado dos colegas que o auxiliarão na condução dos trabalhos em 2020: o vice Raul Cassel (MDB), a primeira-secretária Tita e o segundo-secretário Sergio Hanich (MDB). A solenidade, realizada no Plenário Luiz Oswaldo Bender, antecedera a sessão que reabriu as atividades parlamentares para o último ano da atual legislatura.

Em solenidade de posse, Gerson Peteffi promete gestão técnica e democrática - Leia mais…

Presidente aproveita início de mandato para reforçar laços entre Legislativo e veículos de imprensa

Presidente aproveita início de mandato para reforçar laços entre Legislativo e veículos de imprensa

por Luís Francisco Caselani — última modificação 31/01/2020 13h55

31/01/2020 – Gerson Peteffi (MDB) finaliza em 2020 seu sétimo mandato como vereador em Novo Hamburgo. No entanto, apenas pela segunda vez nessas quase três décadas Peteffi preside o Legislativo. Ao longo do primeiro mês no cargo, o parlamentar deu início a suas funções administrativas e aproveitou para reforçar a aproximação entre Câmara e comunidade. Uma das estratégias adotadas foi a realização de visitas institucionais a veículos de comunicação da região. Ao todo, foram quatro agendas em janeiro. O circuito de visitações deve prosseguir nas próximas semanas.

Presidente aproveita início de mandato para reforçar laços entre Legislativo e veículos de imprensa - Leia mais…

TV Câmara –  Pesquisador traz informações sobre surto de coronavírus

TV Câmara – Pesquisador traz informações sobre surto de coronavírus

por Tatiane Souza — última modificação 17/06/2020 16h21

31/01/2020 – Mais uma vez a população mundial fica em alerta para sintomas de uma nova doença, com seus primeiros casos detectados em Wuhan, na China. Transmitida pelo coronavírus, conhecido desde a década de 1960, a enfermidade causa infecção respiratória, com sintomas de febre, tosse seca e falta de ar. Trata-se de uma nova variante, denominada 2019-nCoV. Em casos mais graves, pode provocar pneumonia e até a morte. O Vitalidade trouxe o médico veterinário Fernando Spilki para falar sobre o tema e esclarecer dúvidas a respeito das formas de transmissão e os principais cuidados a serem tomados. Spilki é doutor em Genética e Biologia Molecular, professor da Universidade Feevale e presidente da Sociedade Brasileira de Virologia.

TV Câmara – Pesquisador traz informações sobre surto de coronavírus - Leia mais…

Projeto de lei extingue conselhos escolares e fortalece atuação das Apemems

Projeto de lei extingue conselhos escolares e fortalece atuação das Apemems

por Luís Francisco Caselani — última modificação 30/01/2020 17h02

30/01/2020 – O vereador Raul Cassel (MDB) apresentou esta semana projeto de lei que revoga a criação dos conselhos escolares, órgãos vinculados às unidades da rede municipal de ensino. O motivo, segundo o autor, é impedir o esvaziamento das funções, atribuições e autonomia das associações de pais e mestres. “Historicamente, as Apemems têm exercido um papel de importância vital na qualificação das escolas da rede municipal, realizando as mais diversas ações para arrecadação de fundos e melhoria das instalações escolares”, destaca o parlamentar. A proposta será lida aos demais vereadores na sessão da próxima segunda-feira, 3, quando passará a tramitar efetivamente na Câmara de Novo Hamburgo.

Projeto de lei extingue conselhos escolares e fortalece atuação das Apemems - Leia mais…

TV Câmara – Vitalidade traz esclarecimentos sobre a hanseníase

TV Câmara – Vitalidade traz esclarecimentos sobre a hanseníase

por Tatiane Souza — última modificação 30/01/2020 16h03

30/01/2020 – O mês de janeiro é marcado por ações de conscientização sobre a hanseníase. Para trazer esclarecimentos sobre o tema, a médica dermatologista Kenselyn Opperman participou do programa Vitalidade, veiculado pela TV Câmara, canal 16 da Net. Kenselyn possui, dentre outras qualificações, formação no Ambulatório de Dermatologia Sanitária de Porto Alegre – que é referência estadual para essa doença. O Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde, só perde para a Índia em números de contaminação. A cada ano, são 30 mil novos casos de hanseníase no país.

TV Câmara – Vitalidade traz esclarecimentos sobre a hanseníase - Leia mais…

Solenidade de posse do presidente Gerson Peteffi na próxima segunda marca reabertura das atividades parlamentares

Solenidade de posse do presidente Gerson Peteffi na próxima segunda marca reabertura das atividades parlamentares

por Luís Francisco Caselani — última modificação 28/01/2020 17h24

28/01/2020 – Embora já exerça o cargo desde o início de janeiro, o presidente Gerson Peteffi (MDB), eleito pelos demais vereadores para comandar a Câmara de Novo Hamburgo em 2020, será simbolicamente empossado na próxima segunda-feira, 3. Marcada para as 16h45min no Plenário Luiz Oswaldo Bender, a solenidade será realizada pouco antes da sessão plenária que retoma efetivamente as atividades legislativas. A cerimônia também apresentará os demais integrantes da Mesa Diretora: vice-presidente Raul Cassel (MDB), primeira-secretária Tita (PP) e segundo-secretário Sergio Hanich (MDB).

Solenidade de posse do presidente Gerson Peteffi na próxima segunda marca reabertura das atividades parlamentares - Leia mais…

Rede Integrada Laço Lilás planeja programação para a Semana da Mulher

Rede Integrada Laço Lilás planeja programação para a Semana da Mulher

por Maíra Kiefer — última modificação 29/01/2020 12h31

27/01/2020 – A Rede Integrada Laço Lilás retomou nesta sexta-feira, dia 24, os encontros periódicos para debater estratégias de combate à violência contra a mulher. Entre as prioridades, está uma casa de acolhimento para atender tanto as vítimas, inclusive adolescentes, quanto seus filhos. Preocupação constante desde o fim do contrato em 2017 com a Casa Abrigo Regional Jacobina Maurer, localizada em Sapiranga e que contemplava também Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul e Esteio, a falta de um espaço de proteção fragilizou ainda mais aquelas que buscam ajuda para sair de um círculo de agressão e medo. A proposta do grupo é reforçar a importância dessa demanda junto à prefeita Fátima Daudt. Um ofício com o pedido para a abertura de diálogo da Rede com o Executivo deve ser encaminhado nesta semana.

Rede Integrada Laço Lilás planeja programação para a Semana da Mulher - Leia mais…

NOTA DE PESAR: Câmara de Novo Hamburgo lamenta o falecimento de sua ex-diretora Cléa Caberlon

NOTA DE PESAR: Câmara de Novo Hamburgo lamenta o falecimento de sua ex-diretora Cléa Caberlon

por Daniele Silva — última modificação 27/01/2020 16h45

27/01/2020 – A ex-diretora-geral da Câmara Cléa Dóris Caberlon morreu na tarde deste domingo, 26 de janeiro, aos 57 anos. Ela lutava contra o câncer há anos e estava internada no Hospital Regina desde dezembro.

NOTA DE PESAR: Câmara de Novo Hamburgo lamenta o falecimento de sua ex-diretora Cléa Caberlon - Leia mais…

TV Câmara – Saúde mental foi o tema do primeiro Vitalidade do ano

TV Câmara – Saúde mental foi o tema do primeiro Vitalidade do ano

por Tatiane Souza — última modificação 24/01/2020 13h49

24/01/2020 – Janeiro Branco é uma ação em favor da saúde mental. O tema foi abordado durante o primeiro Vitalidade de 2020, programa sobre saúde, bem-estar e comportamento da TV Câmara, canal 16 da Net. O entrevistado foi o doutor em Psicologia Rodrigo Giacobo Serra, que além de psicólogo clínico, é professor da Universidade Feevale. Entre os assuntos tratados está a importância de se criar uma cultura de saúde emocional, prática estimulada pela campanha.

TV Câmara – Saúde mental foi o tema do primeiro Vitalidade do ano - Leia mais…

Projeto de lei busca transparência sobre paralisação de obras

Projeto de lei busca transparência sobre paralisação de obras

por Luís Francisco Caselani — última modificação 21/01/2020 18h02

21/01/2020 – Autor dos primeiros dez projetos de lei da Câmara de Novo Hamburgo em 2020, o vereador Inspetor Luz (MDB) apresentou seis das matérias na última semana. Uma das proposições determina a colocação de placa em obras públicas paralisadas por mais de 90 dias indicando o motivo da interrupção e o prazo previsto para sua conclusão. O objetivo do parlamentar é proporcionar maior transparência e ampla publicidade.

Projeto de lei busca transparência sobre paralisação de obras - Leia mais…

Primeiro projeto de lei do ano propõe defesa online de multas de trânsito

Primeiro projeto de lei do ano propõe defesa online de multas de trânsito

por Luís Francisco Caselani — última modificação 21/01/2020 18h02

15/01/2020 – As quatro primeiras propostas legislativas da Câmara de Novo Hamburgo em 2020 foram protocoladas pelo vereador Inspetor Luz (MDB) na última sexta-feira, 10. A matéria que inaugura a numeração dos projetos de lei no ano obriga o Executivo a implantar um sistema eletrônico para o recebimento de recursos de autuações municipais por infrações de trânsito. O objetivo, segundo o autor, é trazer maior comodidade e acessibilidade ao cidadão, reforçando o direito à ampla defesa e contraditório.

Primeiro projeto de lei do ano propõe defesa online de multas de trânsito - Leia mais…

TV Câmara – Presidente da Câmara fala sobre política, desafios e expectativas à frente do Parlamento em 2020 no Domínio Público

TV Câmara – Presidente da Câmara fala sobre política, desafios e expectativas à frente do Parlamento em 2020 no Domínio Público

por Tatiane Souza — última modificação 09/01/2020 16h55

09/01/2020 - Foi gravado na manhã desta quinta-feira, 9, um Domínio Público Especial, o primeiro do ano, no qual foi entrevistado o presidente da Câmara Municipal De Novo Hamburgo, o vereador Dr. Gerson Peteffi (MDB), eleito na última sessão ordinária do Parlamento, em dezembro de 2019. Na oportunidade, o presidente Peteffi falou sobre as expectativas para Câmara, o panorama político nacional, estadual e municipal, o que mudou no Legislativo desde que foi eleito presidente pela primeira vez, em 1998, e agora, em 2020, dentre outros temas como saúde, obras públicas e produção rural em Lomba Grande.

TV Câmara – Presidente da Câmara fala sobre política, desafios e expectativas à frente do Parlamento em 2020 no Domínio Público - Leia mais…

Câmara participa de Programa de Eficiência Energética promovido pela RGE Sul

Câmara participa de Programa de Eficiência Energética promovido pela RGE Sul

por Jaime Freitas — última modificação 09/01/2020 12h29

08/01/2020 – A RGE Sul está efetuando trocas de lâmpadas fluorescentes no Palácio Cinco de Abril, sede do Parlamento hamburguense, por lâmpadas do tipo “LED”, mais econômicas. A Câmara Municipal de Novo Hamburgo faz parte de um Programa de Eficiência Energética, patrocinado pela distribuidora de energia. A iniciativa, que promove maior racionalização no consumo de energia elétrica, está sendo estendida às instituições de ensino, hospital, postos de saúde e prédios públicos do município.

Câmara participa de Programa de Eficiência Energética promovido pela RGE Sul - Leia mais…

Rede Integrada Laço Lilás planeja intensificar divulgação de informações e luta por abrigo em Novo Hamburgo

Rede Integrada Laço Lilás planeja intensificar divulgação de informações e luta por abrigo em Novo Hamburgo

por Maíra Kiefer — última modificação 20/12/2019 16h34

20/12/2019 – Em 2019, a Procuradoria Especial da Mulher voltou sua atenção a estratégias para intensificar a divulgação de informações às cidadãs e às famílias mais carentes que sofrem em silêncio a realidade da violência doméstica. Para isso, realizou o evento de conscientização Domingo por Elas em bairros com mais ocorrências desses crimes. A primeira edição foi promovida no dia 28 de julho, no Boa Saúde, e a segunda, no dia 27 de outubro, no Santo Afonso. Essas iniciativas foram desenhadas pela Rede Integrada Laço Lilás, que este ano se fortaleceu ao promover uma série de reuniões periódicas, todas realizadas na sede do Legislativo. Além de consolidar essas ações, o grupo quer ainda viabilizar um local para abrigar as vítimas e seus filhos no município de Novo Hamburgo.

Rede Integrada Laço Lilás planeja intensificar divulgação de informações e luta por abrigo em Novo Hamburgo - Leia mais…

Comissões parlamentares encerram 2019 com mais de 190 reuniões realizadas

Comissões parlamentares encerram 2019 com mais de 190 reuniões realizadas

por Luís Francisco Caselani — última modificação 20/12/2019 15h58

20/12/2019 – Desde o início da atual legislatura, a Câmara de Novo Hamburgo trabalhou o fortalecimento de suas oito comissões permanentes. O objetivo era potencializar o caráter fiscalizador de cada grupo e estabelecer um ambiente propício para o recebimento de demandas da população e a intercessão junto a outros órgãos públicos. Com formações diferentes a cada ano, os trios repensaram focos e estratégias e consolidaram a ampliação de suas funções. Em 2019, as oito comissões somaram 196 reuniões, cinco audiências públicas, um grande seminário projetando o futuro econômico da cidade e diversas saídas de campo.

Comissões parlamentares encerram 2019 com mais de 190 reuniões realizadas - Leia mais…

Prêmio de Literatura promovido pela Câmara resulta em livro com melhores redações

Prêmio de Literatura promovido pela Câmara resulta em livro com melhores redações

por Tatiane Souza — última modificação 20/12/2019 12h55

20/12/2019 – O 1º Prêmio Leopoldo Petry – Literatura nas escolas de Novo Hamburgo resultou na produção de um livro impresso. Criado pela Resolução nº 4/2018, a iniciativa premia os 90 melhores textos elaborados por alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas, privadas e filantrópicas do município. A primeira edição teve como tema “O que você faria para melhorar a nossa cidade?”. A proposta estimulou o engajamento e participação dos alunos e recebeu a inscrição de 300 textos. A publicação mantém a formatação e a essência original dos textos selecionados.

Prêmio de Literatura promovido pela Câmara resulta em livro com melhores redações - Leia mais…

Câmara arrecada fraldas geriátricas para doação para entidade

Câmara arrecada fraldas geriátricas para doação para entidade

por Maíra Kiefer — última modificação 20/12/2019 11h07

20/12/2019 - Com o objetivo de auxiliar o Lar São Vicente de Paula no período de férias, durante o qual as doações se tornam mais escassas, o Legislativo hamburguense lançou campanha de arrecadação de fraldas geriátricas. A iniciativa resultou no recolhimento de 20 pacotes, com cerca de 300 unidades ao todo. A entrega para a instituição foi feita na tarde do dia 19 de dezembro.

Câmara arrecada fraldas geriátricas para doação para entidade - Leia mais…

TV Câmara – Último Vitalidade do ano traz informações sobre câncer de pele

TV Câmara – Último Vitalidade do ano traz informações sobre câncer de pele

por Tatiane Souza — última modificação 20/12/2019 15h08

20/12/2019 – No último Vitalidade de 2019, o assunto abordado está relacionado à nova estação: cuidados com a pele no verão. A convidada foi a dermatologista Fátima Helena Maldaner Sertório que falou sobre o Dezembro Laranja – mês de prevenção ao câncer de pele. Durante a entrevista, a médica também trouxe informações sobre a atenção especial que as pessoas precisam ter com os olhos, os cabelos e as unhas durante a estação mais quente. Fátima é formada em Medicina pela UFRGS, com especialização em Medicina Interna e em Dermatologia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Ela também é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e do Grupo Brasileiro de Melanoma.

TV Câmara – Último Vitalidade do ano traz informações sobre câncer de pele - Leia mais…

Presidente do Legislativo hamburguense presta contas da gestão 2019

Presidente do Legislativo hamburguense presta contas da gestão 2019

por Tatiane Souza — última modificação 19/12/2019 10h18

18/12/2019 – O presidente da Câmara, Raul Cassel (MDB), prestou contas da gestão 2019 na tarde desta quarta-feira, 18, no Plenarinho Pedro Thön. Jornalistas, cargos de confiança, servidores e os vereadores Gabriel Chassot (Rede), Enio Brizola (PT) e Semilda dos Santos – Tita (PP) acompanharam o momento. O emedebista destacou a conclusão de obras como a do sistema elétrico e de ar-condicionado, o que gerou uma economia de cerca de R$ 12 mil em água e R$ 60 mil em energia elétrica. Cassel apostou também na revitalização da estrutura do Legislativo, na execução do projeto Calçada Legal e na implementação da votação eletrônica com recursos e serviços próprios. A gestão prevê a devolução de R$ 3.664.000,00 de seu orçamento para a Prefeitura.

Presidente do Legislativo hamburguense presta contas da gestão 2019 - Leia mais…

Após remodelação, estúdio da TV Câmara NH recebe nome do repórter Antônio Mendes

Após remodelação, estúdio da TV Câmara NH recebe nome do repórter Antônio Mendes

por Tatiane Souza — última modificação 19/12/2019 10h36

18/12/2019 – Onze anos após a sua inauguração, o estúdio da TV Câmara NH receberá o nome do radialista, repórter, comentarista esportivo e apresentador Antônio Mendes. A homenagem ao profissional que atuou como assessor de comunicação do Parlamento hamburguense durante a década de 1980 ocorreu nesta quarta-feira, dia 18, para marcar a reformulação de parte das instalações da emissora. Mendes faleceu no último dia 15 de julho aos 82 anos.

Após remodelação, estúdio da TV Câmara NH recebe nome do repórter Antônio Mendes - Leia mais…

Projeto de lei fixa 12 de novembro como o Dia Municipal da Pessoa com Surdocegueira

Projeto de lei fixa 12 de novembro como o Dia Municipal da Pessoa com Surdocegueira

por Luís Francisco Caselani — última modificação 16/12/2019 17h10

16/12/2019 – O vereador Cristiano Coller (Rede) apresentou projeto de lei que define 12 de novembro como o Dia Municipal da Pessoa com Surdocegueira. A proposição, conforme justifica o parlamentar, atende a pedido feito pela representação estadual do Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial. Prevista por lei de 2017, a data é comemorada atualmente no último domingo de novembro de cada ano. A proposta deve ser apreciada pelas comissões permanentes da Câmara de Novo Hamburgo a partir da retomada das atividades parlamentares em fevereiro.

Projeto de lei fixa 12 de novembro como o Dia Municipal da Pessoa com Surdocegueira - Leia mais…

TV Câmara – Vitalidade Especial Mostratec 2019 destaca projetos na área da saúde

TV Câmara – Vitalidade Especial Mostratec 2019 destaca projetos na área da saúde

por Tatiane Souza — última modificação 16/12/2019 17h12

16/12/2019 – Considerada a maior feira do gênero na América Latina e a segunda maior do mundo, a 34ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) foi realizada nos pavilhões da Fenac no mês de outubro. O evento teve representantes de todos os estados brasileiros e de outros 20 países. O programa Vitalidade Especial Mostratec 2019 traz entrevistas com jovens que apresentaram projetos envolvendo temas como saúde, bem-estar e qualidade de vida.

TV Câmara – Vitalidade Especial Mostratec 2019 destaca projetos na área da saúde - Leia mais…

Câmara entra em recesso parlamentar a partir do dia 16

Câmara entra em recesso parlamentar a partir do dia 16

por Luís Francisco Caselani — última modificação 20/12/2019 16h14

13/12/2019 – Após quase uma centena de sessões plenárias e mais de 7 mil matérias elaboradas, a Câmara de Novo Hamburgo encerra oficialmente seu ano legislativo neste domingo, dia 15. A partir da próxima segunda-feira, tem início o recesso parlamentar, que se estende até 31 de janeiro. Durante o período, o Legislativo apenas se reunirá se convocado por seu presidente, pela prefeita, pela Comissão Representativa ou por um grupo mínimo de cinco vereadores.

Câmara entra em recesso parlamentar a partir do dia 16 - Leia mais…

Professores estaduais em greve buscam apoio dos vereadores para evitar mudanças sugeridas por governador

Professores estaduais em greve buscam apoio dos vereadores para evitar mudanças sugeridas por governador

por Maíra Kiefer — última modificação 13/12/2019 18h14

13/12/2019 – As propostas de alterações no plano de carreira e previdência dos servidores estaduais encaminhadas pelo Palácio Piratini à Assembleia motivaram o comando de greve do Cpers/Novo Hamburgo a buscar auxílio nesta sexta-feira, dia 13, dos vereadores hamburguenses para interceder pela categoria junto aos deputados estaduais. A paralisação completará um mês no sábado.

Professores estaduais em greve buscam apoio dos vereadores para evitar mudanças sugeridas por governador - Leia mais…

Aplicativos de transporte pagarão ISSQN sobre viagens iniciadas em Novo Hamburgo

Aplicativos de transporte pagarão ISSQN sobre viagens iniciadas em Novo Hamburgo

por Luís Francisco Caselani — última modificação 13/12/2019 14h19

13/12/2019 - Após quase três anos de estudos, propostas e revisões, Novo Hamburgo enfim regulamentou o transporte remunerado de passageiros por aplicativos. Os vereadores aprovaram por unanimidade nesta sexta-feira, 13, em votação final, projeto de lei apresentado pelo Executivo que estabelece normas para a atuação das empresas na cidade. Para poder operar, elas deverão seguir uma série de obrigações, bem como depositar mensalmente o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). O texto aprovado retorna à Prefeitura para sanção e publicação.

Aplicativos de transporte pagarão ISSQN sobre viagens iniciadas em Novo Hamburgo - Leia mais…

Prefeitura parcela em 240 meses dívida de mais de R$ 100 milhões com o Ipasem

Prefeitura parcela em 240 meses dívida de mais de R$ 100 milhões com o Ipasem

por Luís Francisco Caselani — última modificação 13/12/2019 14h04

13/12/2019 – Embora sob protesto de servidores, que mais uma vez lotaram o Plenário da Câmara, os vereadores voltaram a aprovar nesta sexta-feira, 13, projeto de lei que parcela dívidas da Prefeitura com o Ipasem correspondentes à contribuição patronal para a assistência à saúde de seus funcionários. A ideia da Administração é quitar saldos estimados em mais de R$ 102 milhões mediante pagamentos mensais ao longo de 20 anos. Emenda acrescentada pela Mesa Diretora obriga a vinculação de parte dos repasses do ICMS como garantia em casos de atraso ou inadimplência. Tanto o projeto quanto a alteração proposta foram aprovados por 9 votos a 4. A matéria retorna agora para a análise da prefeita Fátima Daudt.

Prefeitura parcela em 240 meses dívida de mais de R$ 100 milhões com o Ipasem - Leia mais…

Após esclarecimentos, Plano Diretor de Mobilidade Urbana recebe aprovação unânime

Após esclarecimentos, Plano Diretor de Mobilidade Urbana recebe aprovação unânime

por Luís Francisco Caselani — última modificação 13/12/2019 13h47

13/12/2019 – Novo Hamburgo terá um Plano Diretor de Mobilidade Urbana com foco no favorecimento a deslocamentos não motorizados e ao pedestre. A proposta está contida no Projeto de Lei Complementar n° 18/2019, de autoria do Executivo, cuja aprovação em segundo turno ocorreu em sessão extraordinária realizada nesta sexta-feira, 13. A matéria gerou debate na quarta-feira, 11, quando foi apreciada pela primeira vez pelos parlamentares. As incertezas levantadas se concentraram em trecho que trata da criação de uma Zona 30, que limitaria a velocidade em 30 km/h em vias do Centro da cidade. Alguns vereadores indagaram quais seriam as ruas atingidas pela medida, prevendo problemas futuros com o agravamento da trafegabilidade na região.

Após esclarecimentos, Plano Diretor de Mobilidade Urbana recebe aprovação unânime - Leia mais…

Legislativo aprova adequações no Código Tributário do Município

Legislativo aprova adequações no Código Tributário do Município

por Luís Francisco Caselani — última modificação 13/12/2019 13h10

13/12/2019 – Por 10 votos a 4, a Câmara de Novo Hamburgo voltou a aprovar nesta sexta-feira, 13, em sessão extraordinária, projeto de lei complementar do Executivo que promove alterações no Código Tributário do Município, cujo texto inicial foi consolidado em 2003. O objetivo é tornar mais clara a interpretação de determinados artigos, garantindo maior segurança jurídica aos contribuintes e aprimorando o desempenho das atividades de arrecadação e fiscalização dos tributos. O texto, que recebeu votos contrários dos vereadores Enfermeiro Vilmar (PDT), Enio Brizola (PT), Felipe Kuhn Braun (PDT) e Patricia Beck (PP), retorna agora à prefeita Fátima Daudt para ser publicado como lei. O presidente da Casa também vota quando se trata de PLC.

Legislativo aprova adequações no Código Tributário do Município - Leia mais…

Vereadores aprovam consolidação de normas para a denominação de vias públicas

Vereadores aprovam consolidação de normas para a denominação de vias públicas

por Luís Francisco Caselani — última modificação 13/12/2019 12h36

13/12/2019 – A Câmara de Novo Hamburgo apreciou em sessão extraordinária nesta sexta-feira, 13, as últimas proposições do ano. A aprovação derradeira coube a substitutivo elaborado pelo presidente Raul Cassel (MDB) que revisa e unifica a legislação municipal para a denominação de logradouros públicos. A matéria reúne informações distribuídas em seis normas diferentes em apenas um texto, revogando as outras leis. O projeto também traz novas definições quanto à possibilidade de alteração do nome de rua, processo que deverá ter a mobilização de moradores e ampla divulgação e discussão. Com a aprovação unânime, a iniciativa agora será analisada pela prefeita Fátima Daudt, que decidirá por veto ou sanção.

Vereadores aprovam consolidação de normas para a denominação de vias públicas - Leia mais…

Prefeitura poderá contratar até 54 professores temporários

Prefeitura poderá contratar até 54 professores temporários

por Luís Francisco Caselani — última modificação 13/12/2019 13h45

13/12/2019 – Em nova sessão extraordinária na manhã desta sexta-feira, 13, a Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade, em votação final, projeto de lei protocolado pelo Poder Executivo que autoriza a contratação emergencial de professores de educação infantil e ensino fundamental para suprir vacâncias decorrentes de exonerações e aposentadorias. Os profissionais serão recrutados mediante seleção pública simplificada, constante de credenciamento e títulos, para até 54 vagas, com salários que variam de R$ 1.786,74 a R$ 3.573,47. Além disso, também são ofertadas nove vagas para secretário de escola.

Prefeitura poderá contratar até 54 professores temporários - Leia mais…

Elevação do valor mínimo para cobrança judicial de dívida ativa evita processos antieconômicos

Elevação do valor mínimo para cobrança judicial de dívida ativa evita processos antieconômicos

por Luís Francisco Caselani — última modificação 13/12/2019 14h01

13/12/2019 – Os parlamentares hamburguenses voltaram a aprovar por unanimidade nesta sexta-feira, 13, projeto de lei do Executivo que eleva para 330 Unidades de Referência Municipal (URMs) – ou R$ 1.139,65, conforme cotação em 2019 – o valor mínimo para que o Município ajuíze execução fiscal para cobrança de dívida ativa referente a créditos tributários ou não. O limite anterior era de R$ 630,26. A medida busca evitar o ajuizamento de demandas antieconômicas, cujas despesas superam o crédito reivindicado. Os valores inferiores à nova linha de corte serão cobrados administrativamente. A matéria retorna agora à prefeita Fátima Daudt para ser transformada em lei.

Elevação do valor mínimo para cobrança judicial de dívida ativa evita processos antieconômicos - Leia mais…

Novo Hamburgo passa a contar com instrumento para conciliação de precatórios

Novo Hamburgo passa a contar com instrumento para conciliação de precatórios

por Luís Francisco Caselani — última modificação 13/12/2019 12h28

13/12/2019 – O Legislativo hamburguense aprovou por unanimidade em sessão extraordinária nesta sexta-feira, 13, a criação da Câmara de Conciliação de Precatórios. Vinculada à Procuradoria-Geral do Município e coordenada por servidor efetivo lotado no órgão, a unidade atuará na composição de acordo direto com credores para pagamentos devidos pelo Executivo, suas autarquias e fundações públicas. A proposta, fundamentada em legislação federal, retorna agora à Prefeitura para ser transformada em lei.

Novo Hamburgo passa a contar com instrumento para conciliação de precatórios - Leia mais…

Município assinará termos de cooperação para a instalação de parklets

Município assinará termos de cooperação para a instalação de parklets

por Luís Francisco Caselani — última modificação 13/12/2019 12h16

13/12/2019 – A Câmara de Novo Hamburgo voltou a aprovar nesta sexta-feira, 13, em sessão extraordinária, projeto de lei do Executivo que regulamenta a implantação de parklets em Novo Hamburgo. A ideia é democratizar e humanizar a cidade a partir da ampliação da oferta de espaços públicos de lazer. Instaladas em áreas contíguas às calçadas, semelhantes a decks e equipadas com bancos e outros elementos que estimulem a convivência, serão mantidas por pessoas físicas ou jurídicas mediante termo de cooperação, mas deverão ser acessíveis a todos os cidadãos. A proposta, aprovada por unanimidade, retorna agora ao Executivo para ser publicada como lei.

Município assinará termos de cooperação para a instalação de parklets - Leia mais…

Reestruturação do Conselho Municipal de Turismo amplia a possibilidade de obtenção de recursos federais

Reestruturação do Conselho Municipal de Turismo amplia a possibilidade de obtenção de recursos federais

por Luís Francisco Caselani — última modificação 13/12/2019 12h11

13/12/2019 – A Câmara voltou a aprovar na manhã desta sexta-feira, 13, a criação da Política Municipal de Turismo. Voltado para o planejamento, ordenamento, estruturação, qualificação e apoio à comercialização do segmento, o instrumento busca o desenvolvimento de todas as regiões de interesse turístico da cidade, a ampliação de oferta de trabalho na área e a promoção e democratização do acesso a potencialidades e produtos. O projeto do Executivo também propõe a readequação do Conselho de Turismo (Comtur), entendida como necessária para a participação de Novo Hamburgo no Mapa do Turismo do Governo Federal, diminuindo obstáculos para a obtenção de verbas. O texto, aprovado por unanimidade, retorna agora à Prefeitura para ser transformado em lei.

Reestruturação do Conselho Municipal de Turismo amplia a possibilidade de obtenção de recursos federais - Leia mais…

Vereadores aprovam Plano Diretor de Mobilidade Urbana

Vereadores aprovam Plano Diretor de Mobilidade Urbana

por Luís Francisco Caselani — última modificação 12/12/2019 10h50

11/12/2019 - Favorecer deslocamentos não motorizados, converter o pedestre em protagonista e tornar o transporte público o principal meio de mobilidade na cidade são algumas das prioridades elencadas no Projeto de Lei Complementar n° 18/2019, que aprova o Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Novo Hamburgo, apreciado em primeiro turno em sessão extraordinária nesta quarta-feira, 11. A matéria, com votação favorável de 10 parlamentares, volta a plenário no dia 13, para análise em segundo turno. Foram contrários à proposta os vereadores Cristiano Coller (Rede), Enfermeiro Vilmar (PDT), Felipe Kuhn Braun (PDT) e Patricia Beck (PP).

Vereadores aprovam Plano Diretor de Mobilidade Urbana - Leia mais…

Câmara aprova regulamentação do transporte por aplicativos em Novo Hamburgo

Câmara aprova regulamentação do transporte por aplicativos em Novo Hamburgo

por Luís Francisco Caselani — última modificação 12/12/2019 10h54

11/12/2019 – Em 2017, a Câmara de Novo Hamburgo criou uma comissão especial para acompanhar o processo de regulamentação do transporte remunerado de passageiros por aplicativos no Município. O grupo ouviu posicionamentos dos condutores e de taxistas e formatou uma sugestão de projeto de lei, servindo de base para proposição protocolada pelo Executivo no mesmo ano. Um desacordo à Lei Orgânica, porém, impediu que a matéria prosperasse. Enquanto isso, o Congresso aprovou regulamentação federal à prestação do serviço, atribuindo aos municípios sua fiscalização. Com base nessas disposições e em delimitações julgadas pelo Supremo Tribunal Federal, a Prefeitura apresentou este ano um novo projeto. A matéria final foi aprovada por unanimidade em sessão extraordinária nesta quarta-feira, 11.

Câmara aprova regulamentação do transporte por aplicativos em Novo Hamburgo - Leia mais…

Substitutivo aprovado unifica e revisa normas para a denominação de ruas

Substitutivo aprovado unifica e revisa normas para a denominação de ruas

por Luís Francisco Caselani — última modificação 11/12/2019 19h03

11/12/2019 – O presidente da Câmara, vereador Raul Cassel (MDB), elaborou substitutivo que consolida a legislação municipal quanto à denominação de logradouros públicos. A matéria foi a votação em primeiro turno durante a sessão extraordinária desta quarta-feira, 11. Em decisão unânime, os demais parlamentares endossaram a iniciativa de Cassel. A matéria reúne informações distribuídas em seis normas diferentes em apenas um texto, revogando as outras leis. O projeto também traz novas definições quanto à possibilidade de alteração do nome de uma rua, processo que deverá ter a mobilização de moradores e ampla divulgação e discussão.

Substitutivo aprovado unifica e revisa normas para a denominação de ruas - Leia mais…

Parlamentares aprovam adequações no Código Tributário do Município

Parlamentares aprovam adequações no Código Tributário do Município

por Luís Francisco Caselani — última modificação 12/12/2019 11h04

11/12/2019 – O Legislativo hamburguense aprovou em sessão extraordinária nesta quarta-feira, 11, projeto de lei do Executivo que promove alterações no Código Tributário do Município, cujo texto inicial foi consolidado em 2003. A matéria recebeu votos contrários dos vereadores Enfermeiro Vilmar (PDT), Felipe Kuhn Braun (PDT) e Patrícia Beck (PP), sendo os demais favoráveis à proposta. O intuito do PL é tornar mais clara a interpretação de determinados artigos, garantindo maior segurança jurídica aos contribuintes e aprimorando o desempenho das atividades de arrecadação e fiscalização dos tributos. O texto será novamente apreciado na próxima sexta-feira, 13.

Parlamentares aprovam adequações no Código Tributário do Município - Leia mais…

Aprovado parcelamento de mais de R$ 100 milhões em débitos assistenciais com o Ipasem

Aprovado parcelamento de mais de R$ 100 milhões em débitos assistenciais com o Ipasem

por Luís Francisco Caselani — última modificação 12/12/2019 11h56

11/12/2019 – Por 9 votos a 4, a Câmara de Novo Hamburgo aprovou proposta do Executivo de parcelamento de dívidas correspondentes à contribuição patronal para a assistência à saúde do Ipasem. A ideia da Administração é quitar saldos estimados em mais de R$ 102 milhões mediante pagamentos mensais ao longo de 20 anos. Servidores municipais que lotaram o plenário e o plenarinho durante a votação desta quarta-feira, 11, manifestaram sua contrariedade ao projeto de lei. Em reunião com vereadores e representantes do funcionalismo na segunda-feira, 9, o secretário da Fazenda, Gilberto dos Reis, explicou que o parcelamento proporciona um dispêndio mensal compatível às condições financeiras do Executivo, garantindo a equalização do deficit registrado pelo instituto. O texto será novamente analisado na próxima sexta-feira, 13.

Aprovado parcelamento de mais de R$ 100 milhões em débitos assistenciais com o Ipasem - Leia mais…

Projeto aprovado cria política municipal de turismo

Projeto aprovado cria política municipal de turismo

por Luís Francisco Caselani — última modificação 12/12/2019 11h11

11/12/2019 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou nesta quarta-feira, 11, em primeira votação, projeto de lei do Executivo que cria a Política Municipal de Turismo. Voltado para o planejamento, ordenamento, estruturação, qualificação e apoio à comercialização do segmento, o instrumento busca o desenvolvimento de todas as regiões de interesse turístico da cidade, a ampliação de oferta de trabalho na área e a promoção e democratização do acesso a potencialidades e produtos. A Prefeitura defende a importância da medida em razão da evolução do setor de mera atividade de lazer a gerador de emprego e renda. O texto será novamente analisado nesta sexta-feira, 13.

Projeto aprovado cria política municipal de turismo - Leia mais…

Ruas de Novo Hamburgo poderão ter áreas de convivência em extensões temporárias de calçadas

Ruas de Novo Hamburgo poderão ter áreas de convivência em extensões temporárias de calçadas

por Luís Francisco Caselani — última modificação 11/12/2019 17h25

11/12/2019 – A Prefeitura apresentou projeto de lei que regulamenta a implantação de parklets em Novo Hamburgo. A ideia é democratizar e humanizar a cidade a partir da ampliação da oferta de espaços públicos de lazer. Instaladas em áreas contíguas às calçadas, originalmente destinadas ao estacionamento de veículos, as plataformas, semelhantes a decks e equipadas com bancos e outros elementos que estimulem a convivência, serão mantidas por pessoas físicas ou jurídicas mediante termo de cooperação, mas deverão ser acessíveis a todos os cidadãos. A proposta do Executivo foi aprovada por unanimidade pelos vereadores em sessão extraordinária nesta quarta-feira, 11.

Ruas de Novo Hamburgo poderão ter áreas de convivência em extensões temporárias de calçadas - Leia mais…

Legislativo aprova instrumento para conciliação de precatórios

Legislativo aprova instrumento para conciliação de precatórios

por Luís Francisco Caselani — última modificação 11/12/2019 17h15

11/12/2019 – Uma das matérias que constituíram a pauta da sessão extraordinária desta quarta-feira, 11, o Projeto de Lei nº 87/2019, apresentado pela Prefeitura, recebeu aprovação unânime em primeiro turno. A proposta, que será novamente apreciada na sexta-feira, 13, institui a Câmara de Conciliação de Precatórios. Vinculada à Procuradoria-Geral do Município e coordenada por servidor efetivo lotado no órgão, a unidade atuará na composição de acordo direto com credores para pagamentos devidos pelo Executivo, suas autarquias e fundações públicas. A proposta é fundamentada em legislação federal.

Legislativo aprova instrumento para conciliação de precatórios - Leia mais…

Vereadores aprovam contratação temporária de 54 professores

Vereadores aprovam contratação temporária de 54 professores

por Luís Francisco Caselani — última modificação 12/12/2019 11h40

11/12/2019 – Em sessão extraordinária realizada no final da tarde desta quarta-feira, 11, a Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade, em primeira votação, projeto de lei protocolado pelo Poder Executivo que autoriza a contratação emergencial de professores de educação infantil e ensino fundamental para suprir vacâncias decorrentes de exonerações e aposentadorias. Os profissionais serão recrutados mediante seleção pública simplificada, constante de credenciamento e títulos, para até 54 vagas, com salários que variam de R$ 1.786,74 a R$ 3.573,47. Além disso, também são ofertadas nove vagas para secretário de escola. A matéria será novamente apreciada em sessão extraordinária prevista para sexta-feira, 13, a partir das 11h.

Vereadores aprovam contratação temporária de 54 professores - Leia mais…

Projeto aprovado eleva valor mínimo para ajuizamento de cobrança de dívida ativa

Projeto aprovado eleva valor mínimo para ajuizamento de cobrança de dívida ativa

por Luís Francisco Caselani — última modificação 11/12/2019 17h11

11/12/2019 – Os vereadores hamburguenses aprovaram por unanimidade em sessão extraordinária nesta quarta-feira, 11, projeto de lei do Executivo que eleva para 330 Unidades de Referência Municipal (URMs) – ou R$ 1.139,65, conforme cotação em 2019 – o valor mínimo para que o Município ajuíze execução fiscal para cobrança de dívida ativa referente a créditos tributários ou não. O limite atual é de R$ 630,26. A medida, baseada em cartilha elaborada pelo Ministério Público do Estado e pelos Tribunais de Contas e de Justiça para a racionalização processual, busca evitar o ajuizamento de demandas antieconômicas, cujas despesas superam o crédito reivindicado. A matéria será novamente analisada na próxima sexta-feira, 13, em sessão convocada para as 11h.

Projeto aprovado eleva valor mínimo para ajuizamento de cobrança de dívida ativa - Leia mais…

Gerson Peteffi é eleito presidente da Câmara de Novo Hamburgo em 2020

Gerson Peteffi é eleito presidente da Câmara de Novo Hamburgo em 2020

por Jaime Freitas — última modificação 12/12/2019 11h23

11/12/2018 – Foram eleitos nesta quarta-feira, 11 de dezembro, os ocupantes dos quatro cargos da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Novo Hamburgo para o ano de 2020. O vereador Gerson Peteffi (MDB) foi escolhido presidente com 9 votos a 5. O emedebista terá como vice o colega de partido Raul Cassel. A primeira-secretária Semilda-Tita (PP) e o segundo-secretário Sergio Hanich (MDB) completam a chapa eleita durante a última sessão ordinária do ano. A nova Mesa diretiva exercerá mandato de um ano, fechando a 17ª Legislatura da Câmara.

Gerson Peteffi é eleito presidente da Câmara de Novo Hamburgo em 2020 - Leia mais…

Política e programa de educação ambiental é aprovado pela Câmara

Política e programa de educação ambiental é aprovado pela Câmara

por Jaime Freitas — última modificação 12/12/2019 11h27

11/12/2019 – Os vereadores aprovaram por unanimidade nesta quarta-feira, 11 de dezembro, dois projetos de lei apresentados por Enio Brizola (PT) que instituem tanto a Política quanto o Programa Municipal de Educação Ambiental. Segundo o autor, o objetivo é posicionar Novo Hamburgo como um local que promove a sustentabilidade e a qualidade de vida de seus cidadãos.

Política e programa de educação ambiental é aprovado pela Câmara - Leia mais…

Legislativo reconhece Instituto Ilda Maciel Amigos do Bem como de utilidade pública

Legislativo reconhece Instituto Ilda Maciel Amigos do Bem como de utilidade pública

por Jaime Freitas — última modificação 11/12/2019 16h47

11/12/2019 – Foi aprovado por 12 votos a 1 nesta quarta-feira, 11, projeto de lei que reconhece de utilidade pública o Instituto Ilda Maciel Amigos do Bem, entidade sem fins lucrativos localizada no bairro Boa Saúde, proposto por Enio Brizola (PT). O vereador Inspetor Luz (MDB) foi o único voto divergente, por entender que há um problema de inscrição e regularização da instituição junto ao Conselho Municipal de Assistência Social - Comas, o que pode inviabilizar a captação de recursos futuros. O texto agora será encaminhado à prefeita Fátima Daudt para sanção ou veto.

Legislativo reconhece Instituto Ilda Maciel Amigos do Bem como de utilidade pública - Leia mais…

Câmara aprova nome do metalúrgico Nelson Steigleder para rua em Lomba Grande

Câmara aprova nome do metalúrgico Nelson Steigleder para rua em Lomba Grande

por Jaime Freitas — última modificação 12/12/2019 11h46

11/12/2019 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou nesta quarta-feira, 11, em segundo turno, o projeto de lei apresentado por Raul Cassel (MDB) que atribui o nome do metalúrgico Nelson Steigleder à atual rua G do loteamento Vila Belo Horizonte, no bairro Lomba Grande. A via fica localizada entre as ruas Reinaldo Konrath e Nicolau Plentz. Aprovado por unanimidade, o texto agora será encaminhado à prefeita Fátima Daudt para sanção ou veto.

Câmara aprova nome do metalúrgico Nelson Steigleder para rua em Lomba Grande - Leia mais…

Sessões extraordinárias nos dias 11 e 13 analisam nove projetos do Executivo

Sessões extraordinárias nos dias 11 e 13 analisam nove projetos do Executivo

por Luís Francisco Caselani — última modificação 10/12/2019 18h09

10/12/2019 – O presidente da Câmara de Novo Hamburgo, Raul Cassel (MDB), convocou os vereadores para duas sessões extraordinárias nesta quarta e sexta-feira, dias 11 e 13 de dezembro. Na pauta, nove projetos de lei do Executivo e duas matérias apresentadas por parlamentares. A primeira votação será realizada após o encerramento da última sessão ordinária do ano, na quarta-feira. Como as proposições que tramitam no Legislativo hamburguense dependem de duas apreciações, uma segunda extraordinária está agendada para as 11h de sexta. Ambas as atividades ocorrem no Plenário da Câmara e são abertas ao público.

Sessões extraordinárias nos dias 11 e 13 analisam nove projetos do Executivo - Leia mais…

Conselho de Ética arquiva representação contra parlamentar

Conselho de Ética arquiva representação contra parlamentar

por Jaime Freitas — última modificação 10/12/2019 15h43

10/12/2019 – O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Municipal de Novo Hamburgo reuniu-se no início da tarde desta terça-feira, 10, e votou pelo arquivamento do processo contra Fernando Lourenço (SD). O vereador respondia por suposta quebra de decoro parlamentar, por ter sofrido condenação transitada em julgado em 2017. Por dois votos a um, os membros do conselho definiram pelo arquivamento da denúncia.

Conselho de Ética arquiva representação contra parlamentar - Leia mais…

Prefeitura propõe novo parcelamento de débitos assistenciais com o Ipasem

Prefeitura propõe novo parcelamento de débitos assistenciais com o Ipasem

por Luís Francisco Caselani — última modificação 10/12/2019 11h52

10/12/2019 – A Câmara apreciará em dois turnos esta semana projeto de lei apresentado pelo Executivo que propõe o parcelamento de dívidas correspondentes à contribuição patronal para a assistência à saúde do Ipasem. A ideia da Administração é quitar saldos estimados em mais de R$ 102 milhões mediante pagamentos mensais ao longo de 20 anos. O projeto gerou desconforto no funcionalismo, que criticou a ausência de diálogo prévio. A fim de discutir melhor a proposta antes da votação, prevista para as sessões extraordinárias dos dias 11 e 13, vereadores reuniram-se com representantes do instituto, Prefeitura, servidores e lideranças sindicais após o encerramento da plenária desta segunda-feira, 9.

Prefeitura propõe novo parcelamento de débitos assistenciais com o Ipasem - Leia mais…

Com 24 emendas, Câmara aprova orçamento de R$ 1,3 bilhão para 2020

Com 24 emendas, Câmara aprova orçamento de R$ 1,3 bilhão para 2020

por Luís Francisco Caselani — última modificação 09/12/2019 20h29

09/12/2019 – Os vereadores hamburguenses voltaram a aprovar por unanimidade nesta segunda-feira, 9, o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para o próximo ano. A matéria estima receita e especifica despesas dos órgãos da Administração Direta e Indireta, bem como do Legislativo, para todo o exercício de 2020. A peça prevê valores totais de R$ 1.347.227.341,00, discriminando a aplicação dos recursos arrecadados em programas e atividades. O texto foi aprovado com 24 emendas apresentadas por parlamentares, redirecionando um total de R$ 660 mil.

Com 24 emendas, Câmara aprova orçamento de R$ 1,3 bilhão para 2020 - Leia mais…

Parlamentares elegem Mesa Diretora 2020 nesta quarta-feira

Parlamentares elegem Mesa Diretora 2020 nesta quarta-feira

por Tatiane Souza — última modificação 09/12/2019 13h54

09/12/2019 – A Câmara realiza na tarde desta quarta-feira, 11, a última sessão ordinária do ano de 2019, a partir das 14h, no Plenário Luiz Oswaldo Bender. No mesmo dia, os parlamentares elegem a Mesa Diretora para 2020, formada pelo presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários. A sessão é aberta ao público e também será transmitida pela TV Câmara, canal 16 da Net, e pelo canal Youtube.com/tvcamaranh.

Parlamentares elegem Mesa Diretora 2020 nesta quarta-feira - Leia mais…

Projeto de lei estabelece instrumento para conciliação de precatórios

Projeto de lei estabelece instrumento para conciliação de precatórios

por Luís Francisco Caselani — última modificação 06/12/2019 16h51

06/12/2019 – Deve ir a votação ainda este ano projeto de lei elaborado pela Prefeitura de Novo Hamburgo que institui a Câmara de Conciliação de Precatórios. Vinculada à Procuradoria-Geral do Município e coordenada por servidor efetivo lotado no órgão, a unidade atuará na composição de acordo direto com credores para pagamentos devidos pelo Executivo, suas autarquias e fundações públicas. A proposta é fundamentada em legislação federal.

Projeto de lei estabelece instrumento para conciliação de precatórios - Leia mais…

Prefeitura propõe adequações no Código Tributário do Município

Prefeitura propõe adequações no Código Tributário do Município

por Luís Francisco Caselani — última modificação 06/12/2019 14h09

06/12/2019 – Ainda na primeira quinzena de novembro, a Prefeitura de Novo Hamburgo encaminhou à Câmara projeto de lei que promove alterações no Código Tributário do Município, cujo texto inicial foi consolidado em 2003. O intuito da matéria é tornar mais clara a interpretação de determinados artigos, garantindo maior segurança jurídica aos contribuintes e aprimorando o desempenho das atividades de arrecadação e fiscalização dos tributos. O texto será analisado por duas comissões permanentes do Legislativo na próxima segunda-feira, 9, e deve ser apreciado em dois turnos pelo Plenário ao longo da semana.

Prefeitura propõe adequações no Código Tributário do Município - Leia mais…

TV Câmara – Alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental apresentam projetos na Mostratec Júnior

TV Câmara – Alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental apresentam projetos na Mostratec Júnior

por Tatiane Souza — última modificação 06/12/2019 11h37

06/12/2019 – A maior feira de iniciação científica da América Latina tomou os pavilhões da Fenac no mês de outubro. Mais de três mil jovens pesquisadores de todo o Brasil e de outros 21 países expuseram estudos em diferentes áreas de conhecimento durante a 33ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), organizada pela Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha. Um programa Vitalidade especial foi gravado somente com as pesquisas da modalidade júnior da feira, voltada para estudantes de ensino fundamental e educação infantil.

TV Câmara – Alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental apresentam projetos na Mostratec Júnior - Leia mais…

Prefeitura prevê que 80% das demandas dos vereadores mirins 2019 serão atendidas

Prefeitura prevê que 80% das demandas dos vereadores mirins 2019 serão atendidas

por Tatiane Souza — última modificação 05/12/2019 18h01

05/12/2019 – A última ação do Projeto Vereador Mirim 2019 foi realizada na tarde desta quinta-feira, 5, no Plenarinho da Câmara. Os vereadores mirins e a equipe pedagógica das escolas se reuniram para receber do Executivo um retorno sobre as proposições apresentadas na Sessão do Vereador Mirim, realizada no dia 29 de outubro. O momento foi incluído no cronograma a partir do Decreto Legislativo nº 1/2019, apreciado e aprovado por todos os parlamentares hamburguenses. De acordo com a diretora de gestão documental da Prefeitura, Daniela Campos Maurer, cerca de 80% das demandas apresentadas pelos alunos serão atendidas parcial ou integralmente.

Prefeitura prevê que 80% das demandas dos vereadores mirins 2019 serão atendidas - Leia mais…

Projeto do Executivo propõe contratação temporária de 54 professores

Projeto do Executivo propõe contratação temporária de 54 professores

por Luís Francisco Caselani — última modificação 05/12/2019 17h03

05/12/2019 – Deve ir a votação na Câmara na próxima semana projeto de lei protocolado pelo Poder Executivo que autoriza a contratação emergencial de professores de educação infantil e ensino fundamental para suprir vacâncias decorrentes de exonerações e aposentadorias. Os profissionais serão recrutados mediante seleção pública simplificada, constante de credenciamento e títulos, para até 54 vagas, com salários que variam de R$ 1.786,74 a R$ 3.573,47. Além disso, também são ofertadas nove vagas para secretário de escola. Os contratos terão duração de seis meses. Para os professores, ainda será possível prorrogação por igual período. A Prefeitura defende que a medida busca assegurar a continuidade do serviço público, essencial para o início do próximo ano letivo.

Projeto do Executivo propõe contratação temporária de 54 professores - Leia mais…

Projeto de lei busca facilitar coleta de medicamentos na Farmácia Comunitária

Projeto de lei busca facilitar coleta de medicamentos na Farmácia Comunitária

por Luís Francisco Caselani — última modificação 04/12/2019 15h34

04/12/2019 – Substituindo o vereador Inspetor Luz (MDB) em sessão no mês de novembro, o suplente Esio Muller (MDB) aproveitou sua passagem pela Câmara para protocolar projeto de lei que obriga a Farmácia Comunitária a empacotar medicamentos fornecidos a determinado usuário, tanto quanto possível, em um único volume. O objetivo do parlamentar é facilitar o manuseio e evitar extravios no transporte.

Projeto de lei busca facilitar coleta de medicamentos na Farmácia Comunitária - Leia mais…

Orçamento de Novo Hamburgo para 2020 prevê arrecadação de mais de R$ 1,3 bilhão

Orçamento de Novo Hamburgo para 2020 prevê arrecadação de mais de R$ 1,3 bilhão

por Jaime Freitas — última modificação 04/12/2019 16h59

04/12/2019 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta quarta-feira, 4, em primeira votação, a projeção de orçamento elaborada pela Prefeitura para o próximo ano. O Projeto de Lei nº 78/2019 estima receita e especifica despesas dos órgãos da Administração Direta e Indireta, bem como do Legislativo, para todo o exercício de 2020. A peça prevê valores totais de R$ 1.347.227.341,00, discriminando a aplicação dos recursos arrecadados em programas e atividades. Junto à matéria, também foram aprovadas 25 emendas parlamentares. Tanto o projeto quanto as alterações propostas pelos vereadores serão novamente analisados na próxima segunda-feira, 9.

Orçamento de Novo Hamburgo para 2020 prevê arrecadação de mais de R$ 1,3 bilhão - Leia mais…

Luta por reconhecimento e combate ao racismo pautam roda de conversa no Legislativo

Luta por reconhecimento e combate ao racismo pautam roda de conversa no Legislativo

por Daniele Silva — última modificação 04/12/2019 11h29

04/12/2019 – Em 2018, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, os pretos ou pardos representavam 54,9% da força de trabalho no país e os brancos, 43,9%, ou seja, 57,7 e 46,1 milhões de pessoas respectivamente. Entretanto, a população preta e parda representava 64,2% dos desocupados e 66,1% dos subutilizados. O rendimento médio mensal das pessoas brancas ocupadas era de R$ 2.796, 73,9% superior ao da população negra, que era de R$ 1.608. Informações como essas, que traduzem a realidade brasileira, deram início à explanação dos integrantes do Coletivo Afro Juventude Hamburguense durante atividade realizada no Plenarinho da Câmara na última sexta-feira, dia 29.

Luta por reconhecimento e combate ao racismo pautam roda de conversa no Legislativo - Leia mais…

Valderez Terezinha Schmitz recebe título de Cidadã de Novo Hamburgo

Valderez Terezinha Schmitz recebe título de Cidadã de Novo Hamburgo

por Maíra Kiefer — última modificação 04/12/2019 14h01

03/12/2019 - Acolhida por Novo Hamburgo há 72 anos, quando chegou à cidade com sua família, Valderez Terezinha Schmitz, natural de Encantado, obteve na noite desta terça, 3, o reconhecimento por sua dedicação, trabalho e arrojo em uma área por muitos considerada masculina. Das mãos do proponente da homenagem, Sergio Hanich – Serjão (MDB), ela recebeu o título de Cidadã de Novo Hamburgo, sendo assistida por uma plateia – formada por familiares, amigos e admiradores de sua história – que lotou o Plenário do Legislativo.

Valderez Terezinha Schmitz recebe título de Cidadã de Novo Hamburgo - Leia mais…

Escola do Legislativo firma Carta Compromisso com a Rede de Escolas Municipais de Gestão e Governo do RS

Escola do Legislativo firma Carta Compromisso com a Rede de Escolas Municipais de Gestão e Governo do RS

por Tatiane Souza — última modificação 03/12/2019 15h03

03/12/2019 – O diretor da Escola do Legislativo da Câmara, Artêmio Friedrich, participou da 3ª reunião da Rede de Escolas Municipais de Gestão e Governo do Rio Grande do Sul no último dia 22 nas dependências da Escola de Gestão e Controle do TCE/RS. No encontro, buscou-se realizar tratativas e estudos de viabilidade para reforçar o trabalho colaborativo da rede. O intuito é propiciar, em âmbito municipal, a estruturação de cursos de capacitação para servidores e treinamentos abertos à comunidade, além da realização de seminários e atividades de forma conjunta.

Escola do Legislativo firma Carta Compromisso com a Rede de Escolas Municipais de Gestão e Governo do RS - Leia mais…

Projeto que amplia divulgação do atendimento a mulheres vítimas de violência deve passar por alterações

Projeto que amplia divulgação do atendimento a mulheres vítimas de violência deve passar por alterações

por Luís Francisco Caselani — última modificação 03/12/2019 14h52

03/12/2019 – A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (Cojur) apontou a necessidade de correções em projeto de lei apresentado pela vereadora e procuradora especial da Mulher da Câmara, Tita (PP), que propõe a divulgação em prédios e condomínios residenciais dos números de telefone destinados ao atendimento, suporte e orientação a mulheres submetidas a situações de violência e privação de direitos. A sugestão do colegiado, firmada em reunião na tarde de segunda-feira, 2, é pela inclusão de sanções administrativas para casos de descumprimento da norma. A autora terá prazo de dez dias úteis para promover as alterações e garantir o prosseguimento da matéria.

Projeto que amplia divulgação do atendimento a mulheres vítimas de violência deve passar por alterações - Leia mais…

Gestor ambiental divulga projeto vencedor de prêmio nacional de sustentabilidade na Comam

Gestor ambiental divulga projeto vencedor de prêmio nacional de sustentabilidade na Comam

por Tatiane Souza — última modificação 04/12/2019 12h09

03/12/2019 – O gestor ambiental e mestre em Engenharia Civil, Thiago Tepasse de Brum, participou nesta segunda-feira, 2, da reunião da Comissão de Meio Ambiente (Comam) para divulgar projeto implantado no Hospital Municipal de Novo Hamburgo. A iniciativa teve como foco identificar os principais resíduos gerados na instituição e melhorar os processos internos para reduzir os custos e os impactos ambientais. O projeto venceu o Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2019.

Gestor ambiental divulga projeto vencedor de prêmio nacional de sustentabilidade na Comam - Leia mais…

RGE apresenta investimentos em Novo Hamburgo e explica manejo da vegetação

RGE apresenta investimentos em Novo Hamburgo e explica manejo da vegetação

por Luís Francisco Caselani — última modificação 02/12/2019 22h28

02/12/2019 – Atendendo a requerimento verbal, oficializado em nome da Comissão de Meio Ambiente (Comam), a consultora de negócios da RGE Elisandra Castro utilizou a tribuna durante a sessão da Câmara nesta segunda-feira, 2, para explicar sobre o funcionamento do calendário de podas e recolhimento dos resíduos decorrentes em Novo Hamburgo. A representante da distribuidora de energia apresentou ainda uma série de investimentos feitos pela empresa no Município.

RGE apresenta investimentos em Novo Hamburgo e explica manejo da vegetação - Leia mais…

Vereadores pedem que TCE-RS reconsidere posição sobre regularidade da posse de professores para evitar suspensão de atividades em escolas

Vereadores pedem que TCE-RS reconsidere posição sobre regularidade da posse de professores para evitar suspensão de atividades em escolas

por Luís Francisco Caselani — última modificação 02/12/2019 22h01

02/12/2019 – A Câmara de Novo Hamburgo foi o ponto de chegada de uma caminhada realizada por professores da rede municipal no final da tarde desta segunda-feira, 2. A atividade reforçou mobilização que busca evitar o desligamento de 247 profissionais de educação infantil devido a um erro apontado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) em edital de concurso público aberto pela Prefeitura em 2015. Em apoio aos servidores e preocupada com os consequentes prejuízos aos estudantes hamburguenses, a Comissão de Educação do Legislativo (Coedu) formulou moção de apelo ao órgão de controle para que reconsidere seu posicionamento. Conselheiros do TCE-RS ainda analisarão a situação.

Vereadores pedem que TCE-RS reconsidere posição sobre regularidade da posse de professores para evitar suspensão de atividades em escolas - Leia mais…

Aprovação do Legislativo reconhece utilidade pública do Instituto Ilda Maciel Amigos do Bem

Aprovação do Legislativo reconhece utilidade pública do Instituto Ilda Maciel Amigos do Bem

por Luís Francisco Caselani — última modificação 02/12/2019 21h21

02/12/2019 – Os vereadores hamburguenses aprovaram por unanimidade nesta segunda-feira, 2, reconhecimento de utilidade pública ao Instituto Ilda Maciel Amigos do Bem, entidade sem fins lucrativos localizada no bairro Boa Saúde. Proposto por Enio Brizola (PT), o projeto de lei é justificado em razão do trabalho realizado com crianças de baixa renda. “A iniciativa foi idealizada pela senhora Ilda Maciel, que oferecia uma comemoração de Natal às crianças do bairro. Com o seu falecimento, amigos e familiares deram continuidade ao trabalho, formalizando o instituto”, recorda Brizola. O texto ainda passará por nova votação antes de seguir para análise do Executivo.

Aprovação do Legislativo reconhece utilidade pública do Instituto Ilda Maciel Amigos do Bem - Leia mais…

Rua em Lomba Grande deve levar o nome do metalúrgico Nelson Steigleder

Rua em Lomba Grande deve levar o nome do metalúrgico Nelson Steigleder

por Luís Francisco Caselani — última modificação 02/12/2019 21h13

02/12/2019 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou nesta segunda-feira, 2, projeto de lei apresentado por Raul Cassel (MDB) que atribui o nome do metalúrgico Nelson Steigleder à atual rua G do loteamento Vila Belo Horizonte, no bairro Lomba Grande. A via fica localizada entre as ruas Reinaldo Konrath e Nicolau Plentz. Embora a decisão unânime dos parlamentares, o texto ainda passará por votação em segundo turno antes de ser encaminhado à prefeita Fátima Daudt.

Rua em Lomba Grande deve levar o nome do metalúrgico Nelson Steigleder - Leia mais…

Legislativo aprova criação de política e programa de educação ambiental

Legislativo aprova criação de política e programa de educação ambiental

por Luís Francisco Caselani — última modificação 02/12/2019 21h06

02/12/2019 – No sentido de posicionar Novo Hamburgo como um local que promove a sustentabilidade e a qualidade de vida de seus cidadãos, os vereadores aprovaram nesta segunda-feira, 2 de dezembro, dois projetos de lei apresentados por Enio Brizola (PT) que instituem tanto a Política quanto o Programa Municipal de Educação Ambiental. Ambas as matérias ainda serão apreciadas em segunda votação antes de seguirem para análise do Executivo.

Legislativo aprova criação de política e programa de educação ambiental - Leia mais…

Câmara de Novo Hamburgo instaura Calendário Pró-Saúde

Câmara de Novo Hamburgo instaura Calendário Pró-Saúde

por Luís Francisco Caselani — última modificação 02/12/2019 21h01

02/12/2019 – A Câmara de Novo Hamburgo terá o seu Calendário Pró-Saúde. A iniciativa, elaborada por Raul Cassel (MDB), presidente da Casa, reúne os tradicionais meses coloridos adotados por associações médicas e organizações não governamentais para designar campanhas informativas de prevenção e combate a doenças diversas. O intuito do substitutivo ao Projeto de Resolução nº 4/2019, aprovado por unanimidade nesta segunda-feira, 2, é aliar o Legislativo às entidades municipais, reforçando o alcance e incentivando a realização de ações alusivas. Ao todo, o calendário abrange 24 campanhas, distribuídas ao longo dos 12 meses do ano (veja tabela completa abaixo).

Câmara de Novo Hamburgo instaura Calendário Pró-Saúde - Leia mais…

Novo Hamburgo adota novo símbolo para atendimento prioritário a idosos

Novo Hamburgo adota novo símbolo para atendimento prioritário a idosos

por Luís Francisco Caselani — última modificação 02/12/2019 20h53

02/12/2019 – Em outubro, a Câmara de Novo Hamburgo aprovou projeto de lei apresentado pelo vereador Vladi Lourenço (PP) que determina a alteração do pictograma indicativo do atendimento prioritário a idosos em estabelecimentos públicos e privados da cidade. A ideia é substituir a imagem de uma pessoa encurvada apoiada em uma bengala por outra mais adequada às condições físicas dos cidadãos com mais de 60 anos de idade. A Prefeitura acolheu a proposta do parlamentar, mas rejeitou a aplicação de sanções para eventuais descumprimentos. O veto parcial foi acatado por unanimidade nesta segunda-feira, 2. Apesar disso, a matéria ainda será transformada em lei, apenas sem o trecho destacado pela prefeita Fátima Daudt.

Novo Hamburgo adota novo símbolo para atendimento prioritário a idosos - Leia mais…

Vereadores aprovam recuo das faixas de pedestres em cruzamentos

Vereadores aprovam recuo das faixas de pedestres em cruzamentos

por Luís Francisco Caselani — última modificação 02/12/2019 20h50

02/12/2019 – O substitutivo apresentado pelo vereador Sergio Hanich (MDB) que propõe o recuo das faixas de segurança nas vias públicas de Novo Hamburgo foi aprovado por unanimidade de votos. A decisão em segundo turno aconteceu na sessão desta segunda-feira, 2. O texto deixa a cargo do órgão competente a adoção de critérios e a realização de estudos de viabilidade técnica para o cumprimento da proposta. O objetivo é possibilitar que os condutores consigam ter visibilidade para a travessia sem parar sobre a faixa de pedestres, evitando infração ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Vereadores aprovam recuo das faixas de pedestres em cruzamentos - Leia mais…

Câmara consolida Catavida como programa socioambiental de resíduos sólidos

Câmara consolida Catavida como programa socioambiental de resíduos sólidos

por Luís Francisco Caselani — última modificação 02/12/2019 21h29

02/12/2019 – Em decisão unânime nesta segunda-feira, 2, os vereadores aprovaram projeto de lei que consolida o Programa Catavida como um programa socioambiental de resíduos sólidos. Proponentes da matéria, Cristiano Coller (Rede), Enio Brizola (PT) e Sergio Hanich (MDB), integrantes da Comissão de Meio Ambiente (Comam), buscam, com isso, tornar o Catavida uma política pública, impedindo que seja descontinuado por eventual decisão de governo. O texto segue agora para análise da prefeita Fátima Daudt.

Câmara consolida Catavida como programa socioambiental de resíduos sólidos - Leia mais…

Parlamentares aprovam vaga de assistente administrativo no Ipasem

Parlamentares aprovam vaga de assistente administrativo no Ipasem

por Luís Francisco Caselani — última modificação 03/12/2019 10h24

02/12/2019 – Projeto de lei do Executivo que cria uma nova vaga para assistente administrativo no quadro de servidores efetivos do Ipasem foi aprovado por unanimidade na sessão desta segunda-feira, 2. A ampliação busca suprir a demanda de trabalho, intensificada com o aumento progressivo do número de funcionários municipais aposentados, bem como garantir o cumprimento de determinação judicial de nomeação de candidato aprovado em concurso público de 2010. Com a decisão em segundo turno, o texto retorna ao Executivo para ser transformado em lei.

Parlamentares aprovam vaga de assistente administrativo no Ipasem - Leia mais…

Rede Integrada Laço Lilás programa ações para o mês de dezembro

Rede Integrada Laço Lilás programa ações para o mês de dezembro

por Maíra Kiefer — última modificação 03/12/2019 16h51

28/11/2019 - A Rede Integrada Laço Lilás realizou na quinta-feira, 28, um encontro para projetar as próximas atividades e fazer um balanço da 2ª edição do Domingo por Elas, ocorrida em 27 de outubro, no Santo Afonso. Entre as ações programadas para o próximo mês estão a realização de visita ao albergue municipal e a participação no Natal dos Sinos, no Roselândia, organizada pela Secretaria Municipal da Cultura (Secult) e prevista para o dia 11 de dezembro, a partir das 19h, na rua Aquarius, 163. Outros nove bairros serão contemplados com a atividade.

Rede Integrada Laço Lilás programa ações para o mês de dezembro - Leia mais…

Câmara homenageia cinquentenário do Colégio Sinodal da Paz

Câmara homenageia cinquentenário do Colégio Sinodal da Paz

por Luís Francisco Caselani — última modificação 28/11/2019 20h48

28/11/2019 – Três dias após o Colégio Sinodal completar 50 anos de história, a Câmara de Novo Hamburgo prestou homenagem ao trabalho desenvolvido pelo estabelecimento de ensino em sessão solene na noite desta quinta-feira, 28. Proposta pelo vereador Felipe Kuhn Braun (PDT), a cerimônia realizada no Plenário do Legislativo contou um pouco da trajetória da escola, ligada à comunidade evangélica, salientou a proximidade das famílias ao ambiente de ensino e enalteceu os laços entre a instituição e a cidade.

Câmara homenageia cinquentenário do Colégio Sinodal da Paz - Leia mais…

Pedido de vista adia decisão sobre denúncia contra parlamentar

Pedido de vista adia decisão sobre denúncia contra parlamentar

por Luís Francisco Caselani — última modificação 28/11/2019 21h30

28/11/2019 – Os integrantes do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar reuniram-se na tarde desta quinta-feira, 28, para a votação de parecer que apura representação do Ministério Público Federal (MPF) contra o vereador Fernando Lourenço (SD). A denúncia faz referência a condenação transitada em julgado pela violação de lacre em equipamento apreendido pela Marinha do Brasil em 2013. O voto da relatora, Tita (PP), foi pela aplicação da medida disciplinar de censura escrita. Os demais membros do colegiado, o presidente Inspetor Luz (MDB) e o secretário Enio Brizola (PT), manifestaram-se de forma divergente. Antes da conclusão da reunião, contudo, Brizola pediu vista do processo. A apreciação do relatório será retomada no dia 10 de dezembro, às 13h, na Sala Sandra Hack.

Pedido de vista adia decisão sobre denúncia contra parlamentar - Leia mais…

Programa Catavida completa 10 anos de atividade

Programa Catavida completa 10 anos de atividade

por Luís Francisco Caselani — última modificação 27/11/2019 18h25

27/11/2019 – Criado em 2009, o Programa Catavida foi pensado como uma alternativa social e ambiental para a coleta de resíduos sólidos em Novo Hamburgo. A iniciativa foi elaborada para romper uma situação análoga ao trabalho escravo na Central de Reciclagem Roselândia e instruir catadores para o cooperativismo. Desde então, o programa se consolidou e conquistou diversos prêmios e financiamentos nacionais. Para comemorar a primeira década de trabalho do Catavida, a Comissão de Meio Ambiente da Câmara (Comam) propôs uma homenagem no início da sessão desta quarta-feira, 27. O colegiado é formado pelos vereadores Enio Brizola (PT), Sergio Hanich (MDB) e Cristiano Coller (Rede).

Programa Catavida completa 10 anos de atividade - Leia mais…

Valderez Terezinha Schmitz será agraciada com o título de Cidadã de Novo Hamburgo na próxima terça

Valderez Terezinha Schmitz será agraciada com o título de Cidadã de Novo Hamburgo na próxima terça

por Maíra Kiefer — última modificação 04/12/2019 09h31

27/11/2019 – Pela quinta vez conferido a uma mulher, o título de Cidadã de Novo Hamburgo de 2019 será concedido a Valderez Terezinha Schmitz em sessão solene a ser realizada no dia 3 de dezembro, terça-feira, às 19h, no Plenário Luiz Oswaldo Bender, localizado na rua Almirante Barroso, 261, no Centro. A data da entrega inicialmente estava marcada para 21 de novembro. Indicada pelo vereador Sergio Hanich – Serjão (MDB), a homenageada construiu sua história profissional em um ramo por muitos considerado masculino. Nascida em Encantado em 1942, fundou sete empresas que prestam serviços de despachante, formação de condutores e seguros, empregando mais de 200 pessoas. A honraria do Legislativo será recebida no mesmo ano que a marca Valderez completa meio século, estando presente também nas cidades de Nova Hartz, Porto Alegre, São Leopoldo, Sapiranga e Taquara.

Valderez Terezinha Schmitz será agraciada com o título de Cidadã de Novo Hamburgo na próxima terça - Leia mais…