Notícias

por Interlegis — última modificação 16/07/2019 18h38
Banco de notícias desta Casa Legislativa.
Cojur aprova projeto que autoriza a entrega de bens inservíveis à Prefeitura

Cojur aprova projeto que autoriza a entrega de bens inservíveis à Prefeitura

por Jaime Freitas — última modificação 21/11/2023 19h14

21/11/2023 – A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (Cojur) reuniu-se na tarde desta segunda-feira, 20, para deliberar sobre duas matérias: o Projeto de Resolução nº 5/2023 da Mesa Diretora da Câmara Municipal, que autoriza a entrega de bens inservíveis ao Poder Executivo Municipal, e o Projeto de Lei nº 62/2023, de autoria do vereador Inspetor Luz (MDB), que trata de um programa de saúde bucal.

Cojur aprova projeto que autoriza a entrega de bens inservíveis à Prefeitura - Leia mais…

Escola do Legislativo promove ato em homenagem à memória de Sergio Hanich

Escola do Legislativo promove ato em homenagem à memória de Sergio Hanich

por Maíra Kiefer — última modificação 21/11/2023 19h09

21/11/2023 – Criada em outubro de 2014, durante o segundo mandato de Sergio Hanich, a Escola do Legislativo passou a levar seu nome este ano em homenagem à sua trajetória como parlamentar. Vítima de um infarto em 2022, o político exerceu o cargo de vereador por quase 14 anos. Nesta segunda-feira, 20, um ato de descerramento fez nova referência à sua memória. O quadro revelado, com o rosto de Serjão, ladeia a porta de entrada da agora Escola do Legislativo Vereador Sergio Luis Hanich. A solenidade reuniu parentes, amigos e colegas de tribuna.

Escola do Legislativo promove ato em homenagem à memória de Sergio Hanich - Leia mais…

Prefeito de Parobé explica implantação do programa Tarifa Zero no transporte coletivo

Prefeito de Parobé explica implantação do programa Tarifa Zero no transporte coletivo

por Maíra Kiefer — última modificação 21/11/2023 12h13

20/11/2023 – A convite do presidente do Legislativo, Fernando Lourenço (PDT), o prefeito de Parobé, Diego Picucha (PDT), compareceu ao Legislativo de Novo Hamburgo para relatar a experiência na implantação do Programa Tarifa Zero no transporte coletivo de sua cidade, realizada desde março de 2022. Em sua exposição, salientou que é a única cidade gaúcha a ter essa oferta de transporte gratuito à sua população. No país, a ideia teve início em Maricá (RJ) e, posteriormente, em Vargem Grande Paulista (SP), cidade que serviu de inspiração para Picucha. O modelo adotado lá, com taxa autodeclaratória paga pelas empresas à prefeitura em vez do uso de vale-transporte pelos funcionários, conforme ele, não funcionaria de maneira adequada em Parobé, pois penalizaria os pequenos empresários, e por isso, foi reformulado.

Prefeito de Parobé explica implantação do programa Tarifa Zero no transporte coletivo - Leia mais…

Projeto aprovado cria condições especiais de pagamento para encerrar processos administrativos ambientais

Projeto aprovado cria condições especiais de pagamento para encerrar processos administrativos ambientais

por Maíra Kiefer — última modificação 20/11/2023 23h40

20/11/2023 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta segunda-feira, 20, em primeira votação, projeto de lei encaminhado pelo Executivo que autoriza a Secretaria de Meio Ambiente a conceder desconto e parcelar multas oriundas de infrações ambientais apuradas em processo administrativo. As condições especiais de pagamento, no entanto, só poderão ocorrer antes do trânsito em julgado. O objetivo da proposta é facilitar a quitação do débito e reduzir o volume de processos em andamento.

Projeto aprovado cria condições especiais de pagamento para encerrar processos administrativos ambientais - Leia mais…

Moção defende garantia constitucional de recursos para a assistência social

Moção defende garantia constitucional de recursos para a assistência social

por Maíra Kiefer — última modificação 20/11/2023 23h39

20/11/2023 – Tramita no Congresso Nacional desde 2017 uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que obriga União, estados e municípios a aplicarem pelo menos 1% de suas receitas correntes líquidas em ações e serviços da assistência social. O texto foi apresentado pelo ex-deputado pernambucano Danilo Cabral, mas incrementado por comissão especial ainda em 2021. A garantia de recursos mínimos para o financiamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) recebeu nesta segunda-feira, 20, o apoio da Câmara de Novo Hamburgo. O endosso foi manifestado em moção aprovada por unanimidade em plenário.

Moção defende garantia constitucional de recursos para a assistência social - Leia mais…

Vereadores aprovam criação de prêmio para profissionais do direito

Vereadores aprovam criação de prêmio para profissionais do direito

por Maíra Kiefer — última modificação 20/11/2023 23h37

20/11/2023 – A Câmara de Novo Hamburgo abriu discussão nesta segunda-feira, 20, sobre a criação de uma nova premiação. Desta vez, voltada para profissionais e instituições na área do direito. Colocada em votação, a proposta foi aprovada por unanimidade em primeiro turno. Autor do projeto, Felipe Kuhn Braun (PP) nomeou a honraria como Prêmio Jurídico Adalberto Alexandre Snel. Com periodicidade anual, a láurea será destinada a reconhecer os serviços prestados por juízes, promotores, procuradores, defensores públicos, advogados, escritórios e instituições. A matéria retorna para nova análise na tarde desta quarta-feira, 22.

Vereadores aprovam criação de prêmio para profissionais do direito - Leia mais…

Rede municipal de ensino pode ter sistema próprio de avaliação

Rede municipal de ensino pode ter sistema próprio de avaliação

por Maíra Kiefer — última modificação 20/11/2023 23h34

20/11/2023 – A Câmara aprovou por unanimidade nesta segunda-feira, 20, em primeira votação, projeto de lei encaminhado pelo Executivo que cria um sistema próprio para monitoramento da rede municipal de ensino. O Avalia Novo Hamburgo tem como objetivo coletar dados para auxiliar a Secretaria de Educação (Smed) na tomada de decisões e na revisão de suas políticas pedagógicas nos níveis infantil, fundamental e na educação de jovens e adultos.

Rede municipal de ensino pode ter sistema próprio de avaliação - Leia mais…

Vereadores aprovam temáticas para a Semana de Combate aos Crimes de Internet

Vereadores aprovam temáticas para a Semana de Combate aos Crimes de Internet

por Maíra Kiefer — última modificação 20/11/2023 23h32

20/11/2023 – A Câmara de Novo Hamburgo confirmou nesta segunda-feira, 20, em votação final, a aprovação do Projeto de Lei nº 56/2023. Assinado pelo presidente da Comissão de Educação da Casa, Felipe Kuhn Braun (PP), o texto define conteúdos a serem abordados nas escolas municipais durante a Semana de Conscientização e Combate aos Crimes de Internet, realizada no final de março.

Vereadores aprovam temáticas para a Semana de Combate aos Crimes de Internet - Leia mais…

Juíza do Caso Ruschel recebe reconhecimento do Legislativo

Juíza do Caso Ruschel recebe reconhecimento do Legislativo

por Maíra Kiefer — última modificação 20/11/2023 23h29

20/11/2023 – No último dia 31, após 26 horas de júri, Adriana Guinthner foi condenada pelo assassinato do próprio marido, o escrivão judicial Paulo Cesar Ruschel. O crime ocorreu em Novo Hamburgo em outubro de 2006. Durante o julgamento, coube à juíza Anna Schuh definir o tempo da pena. A ré foi condenada a 15 anos e oito meses de prisão em regime fechado. A condução dos trabalhos pela magistrada da comarca hamburguense recebeu nesta segunda-feira, 20, uma moção de aplausos da Câmara. Redigido por Inspetor Luz (MDB), o documento foi aprovado por unanimidade em plenário.

Juíza do Caso Ruschel recebe reconhecimento do Legislativo - Leia mais…

Novo Hamburgo aprova regras para venda, permuta e doação de imóveis

Novo Hamburgo aprova regras para venda, permuta e doação de imóveis

por Maíra Kiefer — última modificação 20/11/2023 23h27

20/11/2023 – A Câmara de Novo Hamburgo concluiu nesta segunda-feira, 20, a aprovação do Projeto de Lei Complementar nº 10/2023. Encaminhado pelo Executivo, o texto cria o Programa de Gestão do Patrimônio Imobiliário (PGPI). A iniciativa regulamenta a alienação de bens imóveis de propriedade do Município que não são aproveitados pela coletividade ou para a prestação de serviços. Aprovada por todos os vereadores, a matéria retorna agora às mãos da prefeita Fátima Daudt para ser publicada como lei.

Novo Hamburgo aprova regras para venda, permuta e doação de imóveis - Leia mais…

Tradicionalista Adão Bueno receberá Título de Cidadão de Novo Hamburgo terça, 21

Tradicionalista Adão Bueno receberá Título de Cidadão de Novo Hamburgo terça, 21

por Maíra Kiefer — última modificação 20/11/2023 19h03

20/11/2023 – O plenário do Legislativo será palco nesta terça, 21, da entrega do Título de Cidadão de Novo Hamburgo ao agraciado Adão Ondino Moraes Bueno. A solenidade ocorrerá a partir das 19h30min. Natural de Bagé, o homenageado tornou-se referência no Município por sua atuação na divulgação e promoção de atividades envolvendo folclore e tradição gaúcha.

Tradicionalista Adão Bueno receberá Título de Cidadão de Novo Hamburgo terça, 21 - Leia mais…

Câmara relaciona bens em desuso para entrega à Prefeitura

Câmara relaciona bens em desuso para entrega à Prefeitura

por Luís Francisco Caselani — última modificação 17/11/2023 16h07

17/11/2023 – Todos os anos, a Câmara de Novo Hamburgo realiza o levantamento dos itens que compõem seu patrimônio. A partir do inventário, o setor responsável identifica bens que não têm mais utilidade para o trabalho prestado por vereadores e servidores. Desta vez, foram 131 objetos relacionados, como cadeiras, computadores, fragmentadoras de papel, monitores, telefones e ventiladores. Os itens, listados pela Mesa Diretora em anexo do Projeto de Resolução nº 5/2023, serão destinados à Prefeitura.

Câmara relaciona bens em desuso para entrega à Prefeitura - Leia mais…

TV Câmara: projeção para o número de idosos no Brasil chama atenção das autoridades e especialistas

TV Câmara: projeção para o número de idosos no Brasil chama atenção das autoridades e especialistas

por Tatiane Souza — última modificação 21/11/2023 16h14

17/11/2023 - No mês de outubro, foi celebrado o Dia do Idoso e da Terceira Idade. A data foi implementada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991 para sensibilizar a sociedade mundial a respeito das questões relacionadas ao envelhecimento, destacando a necessidade de proteção e de cuidados com essa população. Em um programa especial sobre o tema, a jornalista Tatiane Lopes entrevistou a neuropsicóloga Lidiane Klein, doutoranda em ciências da reabilitação. Você assiste ao Vitalidade pela TV Câmara NH, canal 16 da Claro, e pelo youtube da emissora legislativa.

TV Câmara: projeção para o número de idosos no Brasil chama atenção das autoridades e especialistas - Leia mais…

Câmara presta homenagem aos 50 anos da Capela Nossa Senhora da Saúde

Câmara presta homenagem aos 50 anos da Capela Nossa Senhora da Saúde

por Luís Francisco Caselani — última modificação 17/11/2023 00h45

16/11/2023 – Espaço de culto, celebração e fortalecimento espiritual da comunidade católica do bairro Boa Saúde, a Capela Nossa Senhora da Saúde comemora seu cinquentenário ao longo do mês de novembro. Nesta quinta-feira, 16, as festividades chegaram à Câmara de Novo Hamburgo. Em sessão solene proposta por Enio Brizola (PT), vereadores e fiéis reuniram-se no Plenário do Legislativo em uma noite de memórias e homenagens.

Câmara presta homenagem aos 50 anos da Capela Nossa Senhora da Saúde - Leia mais…

Pai da dupla Lucas e Felipe pode virar nome de rua em Canudos

Pai da dupla Lucas e Felipe pode virar nome de rua em Canudos

por Luís Francisco Caselani — última modificação 16/11/2023 16h48

16/11/2023 – Uma das vítimas da Covid-19 em Novo Hamburgo, o comerciante Juarez Schenckel de Andrade pode ter seu nome eternizado em uma das ruas do loteamento Marisol, no bairro Canudos. A proposta, elaborada pelo vereador Cristiano Coller (PTB), tramita na Câmara desde o final de outubro. Na última segunda-feira, 13, o texto obteve parecer favorável de duas comissões permanentes, assegurando seu encaminhamento a plenário. As datas das duas votações, no entanto, ainda não foram definidas.

Pai da dupla Lucas e Felipe pode virar nome de rua em Canudos - Leia mais…

Presidente do Legislativo acompanha palestra do TCE-RS em reunião-almoço no Sindilojas

Presidente do Legislativo acompanha palestra do TCE-RS em reunião-almoço no Sindilojas

por Maíra Kiefer — última modificação 16/11/2023 14h03

16/11/2023 – Em reunião-almoço promovida pelo Sindilojas-NH na última terça, 14, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), conselheiro Alexandre Postal, fez um balanço das medidas e projetos implantados pelo órgão desde sua posse, em 2022. Entre as autoridades presentes, compareceu à palestra o presidente do Legislativo de Novo Hamburgo, Fernando Loureço (PDT), e o procurador-geral da Câmara hamburguense, Deiwid Amaral da Luz. Ao público, formado também por prefeitos e secretários, Postal destacou a amplitude do trabalho do TCE-RS, que recebeu 5.151 denúncias por meio de sua ouvidoria ao longo do ano passado. Segundo dados apresentados por ele, foram 1.250 órgãos fiscalizados, gerando mais de 15 mil processos de autuação. O corpo técnico se deteve à análise de 4.902 licitações, totalizando R$ 21 bilhões em valores auditados.

Presidente do Legislativo acompanha palestra do TCE-RS em reunião-almoço no Sindilojas - Leia mais…

Seminário de Desenvolvimento Econômico aborda oportunidades e vagas de emprego

Seminário de Desenvolvimento Econômico aborda oportunidades e vagas de emprego

por Jaime Freitas — última modificação 15/11/2023 17h12

14/11/2023 – As perspectivas do mercado de trabalho para os jovens e a vocação para o empreendedorismo foram a pauta dos painéis da nova edição do Seminário de Desenvolvimento Econômico e de Qualificação para o Trabalho, realizado nesta terça-feira, 14, no plenário da Câmara Municipal de Novo Hamburgo. Em sua quinta edição, o seminário é organizado pela Câmara, por meio da Comissão de Competitividade, Economia, Finanças, Orçamento e Planejamento (Cofin) e da Escola do Legislativo, e conta com o apoio de diversas entidades parceiras, entre instituições de ensino, associações representativas, empresas e prefeitura.

Seminário de Desenvolvimento Econômico aborda oportunidades e vagas de emprego - Leia mais…

Câmara de Novo Hamburgo pode ter nova premiação a partir do ano que vem

Câmara de Novo Hamburgo pode ter nova premiação a partir do ano que vem

por Luís Francisco Caselani — última modificação 14/11/2023 20h39

14/11/2023 – O vereador Felipe Kuhn Braun (PP) apresentou em outubro o Projeto de Decreto Legislativo nº 4/2023. O texto cria o Prêmio Jurídico Adalberto Alexandre Snel. Com periodicidade anual, a láurea será destinada a reconhecer os serviços prestados na área do direito por juízes, promotores, procuradores, defensores públicos, advogados, escritórios e instituições. Nesta segunda-feira, 13, a proposta obteve o aval da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (Cojur), o que assegura sua votação em plenário.

Câmara de Novo Hamburgo pode ter nova premiação a partir do ano que vem - Leia mais…

Prefeitura envia proposta orçamentária para 2024 e projeta aumento de 28,2% na arrecadação

Prefeitura envia proposta orçamentária para 2024 e projeta aumento de 28,2% na arrecadação

por Luís Francisco Caselani — última modificação 16/11/2023 12h54

14/11/2023 – Novo Hamburgo estima um orçamento recorde para 2024. Pela primeira vez, a projeção de receita supera a barreira dos R$ 2 bilhões. A composição do valor, 28,2% maior do que o aprovado para este ano, é detalhada pelo Projeto de Lei nº 65/2023. Elaborada pela Prefeitura e entregue à Câmara no final de outubro, a proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA) também especifica onde serão investidos os recursos arrecadados ao longo dos 12 meses.

Prefeitura envia proposta orçamentária para 2024 e projeta aumento de 28,2% na arrecadação - Leia mais…

Secretárias prestam esclarecimentos à Coedu sobre o Avalia NH e o transporte público escolar

Secretárias prestam esclarecimentos à Coedu sobre o Avalia NH e o transporte público escolar

por Tatiane Souza — última modificação 14/11/2023 15h48

14/11/2023 – As secretárias de Educação, Maristela Guasselli, e de Desenvolvimento Urbano e Habilitação, Roberta Gomes de Oliveira, participaram de reunião da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia (Coedu) para prestar esclarecimentos sobre o sistema próprio de avaliação em larga escala dos estudantes da rede municipal de ensino, proposto pelo PL nº 59/2023, e sobre a inclusão de deficientes auditivos e o transporte escolar para a Escola Estadual Especial Keli Meise Machado. As pautas foram debatidas no Plenarinho na tarde desta segunda-feira, 13, com os vereadores Felipe Kuhn Braun (PP) – presidente; Lourdes Valim (Republicanos) – relatora; e Enio Brizola (PT) – secretário.

Secretárias prestam esclarecimentos à Coedu sobre o Avalia NH e o transporte público escolar - Leia mais…

Câmara terá sessão solene em comemoração ao cinquentenário da Capela Nossa Senhora da Saúde

Câmara terá sessão solene em comemoração ao cinquentenário da Capela Nossa Senhora da Saúde

por Luís Francisco Caselani — última modificação 14/11/2023 14h25

14/11/2023 – Local de encontro, culto e celebração da comunidade católica do bairro Boa Saúde, a Capela Nossa Senhora da Saúde completa 50 anos em 2023. Em comemoração ao primeiro meio século de história, a Câmara de Novo Hamburgo promove nesta quinta-feira, 16, a partir das 19h, uma sessão solene em homenagem ao templo. Proposta pelo vereador Enio Brizola (PT), a cerimônia ocorrerá no Plenário do Legislativo, na rua Almirante Barroso, 261, no Centro. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal 16 da Claro e pelo youtube.com/TVCamaraNH.

Câmara terá sessão solene em comemoração ao cinquentenário da Capela Nossa Senhora da Saúde - Leia mais…

Meninos Cantores de Novo Hamburgo buscam apoio para participar de evento internacional

Meninos Cantores de Novo Hamburgo buscam apoio para participar de evento internacional

por Jaime Freitas — última modificação 13/11/2023 23h59

13/11/2023 – A coordenadora do Coral Meninos Cantores de Novo Hamburgo, Fernanda Garcia da Costa, ocupou a tribuna popular na sessão plenária desta segunda-feira, 13, para pedir apoio financeiro para que o grupo consiga ir a Roma, na Itália, para participar do Congresso Internacional de Pueri Cantores, que será realizado na Cidade Eterna entre os dias 28 de dezembro de 2023 a 1° de janeiro de 2024. Mantido pela Associação Cultural Art’Encantos, o grupo reúne crianças e jovens a partir dos 7 anos de idade, regidos pelo maestro Djeison Borges.

Meninos Cantores de Novo Hamburgo buscam apoio para participar de evento internacional - Leia mais…

Comissão de Educação reforça reivindicação do IFSul por nova sede

Comissão de Educação reforça reivindicação do IFSul por nova sede

por Jaime Freitas — última modificação 13/11/2023 23h12

13/11/2023 – Na última semana, a Comissão de Educação da Câmara (Coedu) reuniu-se com o diretor do câmpus Novo Hamburgo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Marcus Ribeiro. No encontro, o professor externou a busca por uma nova sede para a unidade. O imóvel pretendido, uma área desocupada de propriedade da Trensurb seis vezes maior que o espaço atual, permitiria a abertura de novos cursos e a ampliação do corpo estudantil de 300 para 1,2 mil alunos. Favoráveis ao pleito, o presidente da comissão, Felipe Kuhn Braun (PP), a relatora Lourdes Valim (Republicanos) e o secretário Enio Brizola (PT) elaboraram uma moção de apoio. O documento foi aprovado pelos demais vereadores na noite desta segunda-feira, 13.

Comissão de Educação reforça reivindicação do IFSul por nova sede - Leia mais…

Alteração regimental sobre Comissões Parlamentares de Inquérito tem mais um pedido de vista

Alteração regimental sobre Comissões Parlamentares de Inquérito tem mais um pedido de vista

por Jaime Freitas — última modificação 13/11/2023 23h16

13/11/2023 – O Projeto de Resolução nº 4/2023, de autoria do vereador Inspetor Luz (MDB), teve mais um pedido de vista, dessa vez por dez dias, proposto por Ricardo Ritter - Ica (PSDB), o que foi aceito pelos seus pares. A proposta propõe a extinção de todos os dispositivos que preveem qualquer tipo de votação para a instauração de comissões parlamentares de inquérito (CPIs).

Alteração regimental sobre Comissões Parlamentares de Inquérito tem mais um pedido de vista - Leia mais…

Projeto aprovado detalha temáticas para a Semana de Combate aos Crimes de Internet

Projeto aprovado detalha temáticas para a Semana de Combate aos Crimes de Internet

por Jaime Freitas — última modificação 13/11/2023 23h23

13/11/2023 – Em 2019, Novo Hamburgo instituiu a Semana de Conscientização e Combate aos Crimes de Internet, voltada à rede municipal de ensino. A lei estabelece que as atividades ocorram no final de março, mas sem maiores detalhamentos sobre conteúdos a serem abordados. Na tentativa de delinear diretrizes, os vereadores aprovaram nesta segunda-feira, 13, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 56/2023. A proposta é de Felipe Kuhn Braun (PP).

Projeto aprovado detalha temáticas para a Semana de Combate aos Crimes de Internet - Leia mais…

Em regime de urgência, Câmara aprova regras para alienação de imóveis do Município

Em regime de urgência, Câmara aprova regras para alienação de imóveis do Município

por Jaime Freitas — última modificação 13/11/2023 23h20

13/11/2023 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta segunda-feira, 13, em primeira votação, a criação do Programa de Gestão do Patrimônio Imobiliário (PGPI). Prevista pelo Projeto de Lei Complementar nº 10/2023, a iniciativa regulamenta a alienação de bens imóveis de propriedade do Município que não são aproveitados pela coletividade ou para a prestação de serviços. Encaminhada pela Prefeitura na última sexta-feira, 10, a proposta foi apreciada em regime de urgência a pedido do presidente do Legislativo, Fernando Lourenço (PDT), pulando o período de análise pelas comissões permanentes.

Em regime de urgência, Câmara aprova regras para alienação de imóveis do Município - Leia mais…

Comunidade surda: Desafios, avanços e a importância da Libras

Comunidade surda: Desafios, avanços e a importância da Libras

por Tatiane Souza — última modificação 13/11/2023 20h58

13/11/2023 – De acordo com o IBGE, o número de pessoas surdas no Brasil ultrapassa 10 milhões. Mais de 2,7 milhões possuem surdez profunda. Para saber quais são as políticas pública e como estão os avanços inclusivos para essa comunidade, a jornalista Tatiane Lopes entrevistou a intérprete de Língua Brasileira dos Sinais (Libras) da Universidade Feevale, Fabiana Pons Tavares, e a professora da mesma instituição, Rosemari Lorenz Martins. A profissional é doutora em Letras, com atuação nas áreas de aquisição da linguagem, letramento, variação linguística e inclusão escolar. Você assiste ao Vitalidade pelo canal 16 da Claro e pelo YouTube da TV Câmara NH.

Comunidade surda: Desafios, avanços e a importância da Libras - Leia mais…

Definidos os cargos da comissão especial que trata dos trabalhadores terceirizados no serviço público municipal

Definidos os cargos da comissão especial que trata dos trabalhadores terceirizados no serviço público municipal

por Maíra Kiefer — última modificação 13/11/2023 20h23

13/11/2023 – Em reunião realizada na última quarta-feira, 10, a Comissão Especial em Defesa dos Direitos dos Trabalhadores Terceirizados no Serviço Público Municipal definiu os parlamentares que estarão à frente da condução do colegiado. O grupo foi estabelecido por requerimento aprovado no dia 28 de junho. A vereadora Lourdes Valim (Republicanos) será a presidente, Cristiano Coller (PTB), secretário, e Enio Brizola (PT) ficará responsável pela relatoria. Compõem ainda a equipe os vereadores progressistas Gustavo Finck e Felipe Kuhn Braun. Estiveram presentes a presidente do Sindicato dos Empregados de Empresa de Asseio, Conservação, Zeladoria e Limpeza Urbana do Vale do Sinos (SindiAsseio), Maria Elisabete Machado da Silva, acompanhada pelo responsável pela comunicação do grupo sindical, Paulo Sergio de Mello Barcelos. Segundo eles, iniciativas semelhantes também foram implantadas nos parlamentos de Caxias do Sul e Porto Alegre.

Definidos os cargos da comissão especial que trata dos trabalhadores terceirizados no serviço público municipal - Leia mais…

Seminário de Desenvolvimento inova e traz feira de oportunidades e vagas de emprego nesta terça

Seminário de Desenvolvimento inova e traz feira de oportunidades e vagas de emprego nesta terça

por Maíra Kiefer — última modificação 15/11/2023 17h13

13/11/2023 – As perspectivas do mercado de trabalho para os jovens e a vocação para o empreendedorismo devem pautar os painéis da nova edição do Seminário de Desenvolvimento Econômico, programado para esta terça-feira, 14, a partir das 19h, na sede da Câmara Municipal de Novo Hamburgo (rua Almirante Barroso, 261 – Centro). Pela primeira vez desde 2018, ano da primeira edição da iniciativa, haverá, além de palestras e debates, um espaço efetivo de oportunidades para os inscritos. Durante todo o período do evento, ocorrerá feira com possibilidades de capacitação e emprego. A Agência Municipal de Emprego de Novo Hamburgo estará presente, divulgando aos interessados como acessar serviços da instituição e vagas de trabalho na cidade. Por meio de edital de credenciamento, as entidades parceiras poderão ofertar treinamento, o que tornará a ação ainda mais produtiva para os estudantes que vierem ao Parlamento.

Seminário de Desenvolvimento inova e traz feira de oportunidades e vagas de emprego nesta terça - Leia mais…

Comissão dá sequência a fiscalizações e visita quatro unidades de saúde

Comissão dá sequência a fiscalizações e visita quatro unidades de saúde

por Luís Francisco Caselani — última modificação 10/11/2023 18h37

10/11/2023 – Os vereadores Raizer Ferreira, Tita e Vladi Lourenço, três dos quatro representantes da bancada do PSDB na Câmara, deram continuidade nesta sexta-feira, 10, a um trabalho permanente de vistorias nas diferentes unidades de saúde de Novo Hamburgo. Ao longo da manhã, o grupo atravessou a cidade em um roteiro que incluiu os bairros Canudos, Primavera, Roselândia e Santo Afonso. Integrantes da Comissão de Saúde, os parlamentares conversaram com cidadãos e equipes técnicas, ouviram reclamações, coletaram demandas e, agora, buscarão soluções junto ao Executivo.

Comissão dá sequência a fiscalizações e visita quatro unidades de saúde - Leia mais…

Ações do documento