Seminário: Painel debate educação para o mercado de trabalho

por Luís Francisco Caselani última modificação 02/09/2022 13h01
1º/09/2022 – Em um contexto marcado pelo desemprego e desalento, sobram postos de trabalho na região por falta de mão de obra qualificada. Com o tema “A importância das políticas públicas para a educação: projeto Trilhas de Aprendizagem”, o painel de abertura da segunda parte do 4º Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo discutiu soluções na educação de jovens para o mercado de trabalho. Participaram Adriane Brevia, coordenadora do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, e Alexandre Costa, coordenador técnico do Senai, com mediação de Daniele Gonçalves de Souza, professora do IFSul.
Seminário: Painel debate educação para o mercado de trabalho

Jaime Freitas/CMNH

O projeto Trilhas de Aprendizagem está na primeira edição e surgiu em uma parceria do Senai com a Secretaria de Educação de Novo Hamburgo. A proposta envolve estudantes da educação básica e da EJA da rede de ensino municipal em oficinas, visitas e desafios que desenvolvem o autoconhecimento, o interesse pela carreira e as competências necessárias à integração criativa e crítica ao mercado de trabalho.

Adriane Brevia fundamenta o ensino baseado em competências nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Nesse formato, não se objetiva o “ensino de conhecimentos pelo conhecimento”, afirma. “Quando trabalhamos com competências, nós mobilizamos conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas do cotidiano.” Essa prática resulta em uma formação integral, com uma perspectiva multidisciplinar. “Esse compromisso é da educação básica. Dar toda a fundamentação para que depois a pessoa possa se especializar naquilo que ela escolher.”

Entre as dificuldades enfrentadas pelos jovens na busca por qualificação, está a falta de apoio familiar, de recursos para transporte e de informação, conforme apontou Alexandre Costa. “Além disso, por falta de orientação, as pessoas desempregadas não sabem o que fazer, onde fazer, como fazer… e ficam no limbo."

Segundo o coordenador técnico do Senai, o objetivo do projeto Trilhas de Aprendizagem é apresentar outra perspectiva de futuro para os jovens que, muitas vezes, só conhecem a realidade do próprio bairro e escola. “Queremos mostrar, na prática, que é possível associar uma atividade laboral à educação e à tecnologia”, disse. Com auxílio da Prefeitura, são fornecidos aos estudantes transporte coletivo e alimentação para as atividades.

Sem focar em uma formação específica, o Trilhas de Aprendizagem aborda temas como “Preparação para o mundo do trabalho”, que visa ao autoconhecimento dos jovens, “Elétrica Predial”, que busca estimular, com montagem de circuitos, conhecimentos de física, matemática, desenho e psicomotoras, e, para a EJA, há também atividades voltadas a conhecer o mercado de trabalho do calçado. "É para dar um rumo, para entenderem que o mercado vai precisar deles, e eles precisam estar preparados. Mas não só isso. É para que eles encontrem o que gostam”.

Leia também: - Seminário quer diagnosticar possibilidades para empresas e trabalhadores

- Painel de abertura destrincha cenário pós-pandêmico e aponta crescimento de micro e pequenas empresas

- Painel revela que jovens estão mais escolarizados, mas remuneração não acompanha a alta

- 40 milhões de vagas esperam trabalhadores em todo o mundo

- Seminário encerra ciclo de palestras com foco no empreendedorismo

- Conclusão do seminário reforça o papel da educação na retomada do desenvolvimento econômico

Em interação com o público presente, foram discutidos também outros gargalos na educação profissional e no ingresso no mercado de trabalho, como a comunicação e publicidade das iniciativas gratuitas e o desinteresse de jovens por trabalhos repetitivos, sem necessidade de qualificação, como colar solados de sapato, por exemplo. 

Em resposta ao tema do desinteresse, Alexandre afirmou que a ideia do projeto é, também, instigar os alunos a pensarem em etapas. “Talvez, sim, eles comecem passando cola na sola do calçado. Mas, talvez, para automatizar isso, nada melhor do que conhecer o processo por dentro. Então, nós colocamos para eles todos os dias a importância de subir degrau por degrau. De construir sua carreira, de trilhar sua carreira."

Ao final, Adriane trouxe um dado socioeconômico e fez um convite. “87% dos MEIs não têm ensino fundamental completo”, disse. “As EJAs da Boa Saúde, do Loteamento Kephas, Rondônia, Santo Afonso e Canudos estão todas prontas para acolher as pessoas para a conclusão do ensino fundamental.”

4º Seminário de Desenvolvimento Econômico

O Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo teve sua primeira edição ainda na última legislatura, em 2018. A boa recepção entre as entidades parceiras e a comunidade levou a Câmara a formalizar, no ano passado, a inclusão do evento no Calendário Oficial do Município. A aprovação da Lei nº 3.286/2021 consolidou sua realização de forma anual, periodicidade que já vinha sendo respeitada (à exceção de 2020, devido ao auge da pandemia).

A quarta edição do seminário foi construída em torno da temática “Mundo do trabalho e juventudes: desafios e oportunidades sob a ótica dos empresários e dos jovens”. Liderada pela Câmara, por meio da Escola do Legislativo, a organização coletiva do evento teve o apoio de 19 instituições parceiras, entre poder público, entidades representativas, estabelecimentos de ensino e empresas. Conheça todos os participantes:

- Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal);

- Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI NH/CB/EV);

- Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH);

- Cigam;

- Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio dos Sinos (Consinos);

- Ftec Faculdades;

- Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha;

- Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC);

- Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH);

- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul);

- Instituto Senai de Tecnologia em Calçado e Logística;

- Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Novo Hamburgo (OAB/NH);

- Prefeitura de Novo Hamburgo;

- Revo Próteses Ortopédicas;

- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae);

- Swan Hotéis;

- Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos);

- Universidade Feevale;

- Universidade La Salle.

* Texto de Rodrigo Westphalen, estagiário de jornalismo da Gerência de Comunicação Social da Câmara de Novo Hamburgo.

Confira na íntegra os painéis da tarde no YouTube da TV Câmara NH:

4º Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo