Seminário reforça o papel da educação na retomada do desenvolvimento econômico
Diretor da CDL Jovem de Novo Hamburgo, Carlos Kranz direcionou seu discurso aos estudantes presentes no plenário e que acompanharam o evento ao vivo pelo canal da TV Câmara no YouTube. “É importante vocês participarem e conhecerem um pouco mais sobre o mercado de trabalho. Descobrirem a realidade do que os empresários precisam e exporem o que vocês procuram”, frisou. Kranz também enalteceu as iniciativas educacionais apresentadas ao longo do seminário e colocou a Câmara de Dirigentes Lojistas à disposição para futuras parcerias.
O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI NH/CB/EV), Diogo Leuck, salientou que o tema da educação é muito explorado nas discussões propostas pela entidade. Segundo o empresário, o Comitê de Educação e Cultura é o maior grupo de trabalho mantido pela instituição, com representantes de universidades da região e escolas públicas e privadas. “Para retomarmos o desenvolvimento econômico, precisamos olhar primeiro para a educação. Ele só ocorrerá se realmente estivermos juntos e alinhados. Precisamos trazer o aluno de volta à sala de aula, engajá-lo e ofertar cursos técnicos, qualificação e atualização”, enfatizou.
Leia também: - Seminário quer diagnosticar possibilidades para empresas e trabalhadores
- Painel revela que jovens estão mais escolarizados, mas remuneração não acompanha a alta
- 40 milhões de vagas esperam trabalhadores em todo o mundo
- Painel debate educação para o mercado de trabalho
- Seminário encerra ciclo de palestras com foco no empreendedorismo
Revisitando os cinco painéis que ajudaram a contextualizar o mercado de trabalho e diagnosticar caminhos para a juventude e o setor produtivo, Leuck lembrou as repetidas falas do ramo empresarial sobre as dificuldades na contratação de mão de obra capacitada. “Esse é o primeiro impasse. Não sobram apenas vagas para passar cola em sapato. Há oportunidades para tudo. Para gerenciar fábrica, para ser vendedor, para ser designer. Então precisamos, com certeza, olhar para a nossa educação”, acrescentou.
O presidente da ACI aproveitou o espaço também para anunciar o que considera uma “oportunidade maravilhosa” para a indústria calçadista. Maior importador mundial de sapatos, os Estados Unidos estariam interessados em reduzir a dependência do mercado asiático. Para o empresário, essa é uma brecha que precisa ser aproveitada. Atualmente, conforme dados trazidos pelo painelista, a participação do Brasil na produção mundial de calçados é limitada a apenas 1,5%. “Então temos uma oportunidade enorme. E falo no calçado porque, pelo Sebrae, mais de 60% dos CNPJs aqui de Novo Hamburgo ainda possuem ligação direta ou indireta com o setor”, concluiu.
Diretora da Escola do Legislativo de Novo Hamburgo, braço da Câmara responsável pela organização e operacionalização do evento, Maria Carolina Seitenfus Hagen ressaltou que o Seminário de Desenvolvimento Econômico não deve encerrar por aqui. A servidora convidou todas as entidades parceiras para uma nova reunião nas próximas semanas para uma avaliação geral da atividade. O encontro deverá sintetizar encaminhamentos a serem adotados por poder público e iniciativa privada, especialmente voltados para a potencialização da economia e da educação.
4º Seminário de Desenvolvimento Econômico
O Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo teve sua primeira edição ainda na última legislatura, em 2018. A boa recepção entre as entidades parceiras e a comunidade levou a Câmara a formalizar, no ano passado, a inclusão do evento no Calendário Oficial do Município. A aprovação da Lei nº 3.286/2021 consolidou sua realização de forma anual, periodicidade que já vinha sendo respeitada (à exceção de 2020, devido ao auge da pandemia).
A quarta edição do seminário foi construída em torno da temática “Mundo do trabalho e juventudes: desafios e oportunidades sob a ótica dos empresários e dos jovens”. Liderada pela Câmara, por meio da Escola do Legislativo, a organização coletiva do evento teve o apoio de 19 instituições parceiras, entre poder público, entidades representativas, estabelecimentos de ensino e empresas. Conheça todos os participantes:
- Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal);
- Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI NH/CB/EV);
- Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH);
- Cigam;
- Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio dos Sinos (Consinos);
- Ftec Faculdades;
- Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha;
- Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC);
- Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH);
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul);
- Instituto Senai de Tecnologia em Calçado e Logística;
- Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Novo Hamburgo (OAB/NH);
- Prefeitura de Novo Hamburgo;
- Revo Próteses Ortopédicas;
- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae);
- Swan Hotéis;
- Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos);
- Universidade Feevale;
- Universidade La Salle.
Confira na íntegra os painéis da tarde no YouTube da TV Câmara NH: