Seminário reforça o papel da educação na retomada do desenvolvimento econômico

por Luís Francisco Caselani última modificação 08/09/2022 12h17
1º/09/2022 – A quarta edição do Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo, realizada nesta quinta-feira, 1º, chegou ao fim com um balanço sobre as discussões que movimentaram o Plenário da Câmara ao longo de todo o dia. O painel de conclusão do evento, conduzido pelos empresários Carlos Kranz e Diogo Leuck, reiterou a importância de concentrar olhares no ensino técnico e regular como ponto de partida para a retomada e a diversificação da economia. Fruto de uma construção coletiva, o seminário foi organizado pela Câmara de Novo Hamburgo em parceria com instituições de ensino, associações representativas, empresas e Prefeitura.
Seminário reforça o papel da educação na retomada do desenvolvimento econômico

Fotos: Daniele Souza/CMNH e Moris Musskopf/CMNH

Diretor da CDL Jovem de Novo Hamburgo, Carlos Kranz direcionou seu discurso aos estudantes presentes no plenário e que acompanharam o evento ao vivo pelo canal da TV Câmara no YouTube. É importante vocês participarem e conhecerem um pouco mais sobre o mercado de trabalho. Descobrirem a realidade do que os empresários precisam e exporem o que vocês procuram”, frisou. Kranz também enalteceu as iniciativas educacionais apresentadas ao longo do seminário e colocou a Câmara de Dirigentes Lojistas à disposição para futuras parcerias.

O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI NH/CB/EV), Diogo Leuck, salientou que o tema da educação é muito explorado nas discussões propostas pela entidade. Segundo o empresário, o Comitê de Educação e Cultura é o maior grupo de trabalho mantido pela instituição, com representantes de universidades da região e escolas públicas e privadas. Para retomarmos o desenvolvimento econômico, precisamos olhar primeiro para a educação. Ele só ocorrerá se realmente estivermos juntos e alinhados. Precisamos trazer o aluno de volta à sala de aula, engajá-lo e ofertar cursos técnicos, qualificação e atualização”, enfatizou.

Leia também: - Seminário quer diagnosticar possibilidades para empresas e trabalhadores

- Painel de abertura destrincha cenário pós-pandêmico e aponta crescimento de micro e pequenas empresas

- Painel revela que jovens estão mais escolarizados, mas remuneração não acompanha a alta

- 40 milhões de vagas esperam trabalhadores em todo o mundo

- Painel debate educação para o mercado de trabalho

- Seminário encerra ciclo de palestras com foco no empreendedorismo

Revisitando os cinco painéis que ajudaram a contextualizar o mercado de trabalho e diagnosticar caminhos para a juventude e o setor produtivo, Leuck lembrou as repetidas falas do ramo empresarial sobre as dificuldades na contratação de mão de obra capacitada. “Esse é o primeiro impasse. Não sobram apenas vagas para passar cola em sapato. Há oportunidades para tudo. Para gerenciar fábrica, para ser vendedor, para ser designer. Então precisamos, com certeza, olhar para a nossa educação”, acrescentou.

O presidente da ACI aproveitou o espaço também para anunciar o que considera uma “oportunidade maravilhosa” para a indústria calçadista. Maior importador mundial de sapatos, os Estados Unidos estariam interessados em reduzir a dependência do mercado asiático. Para o empresário, essa é uma brecha que precisa ser aproveitada. Atualmente, conforme dados trazidos pelo painelista, a participação do Brasil na produção mundial de calçados é limitada a apenas 1,5%. “Então temos uma oportunidade enorme. E falo no calçado porque, pelo Sebrae, mais de 60% dos CNPJs aqui de Novo Hamburgo ainda possuem ligação direta ou indireta com o setor”, concluiu.

Diretora da Escola do Legislativo de Novo Hamburgo, braço da Câmara responsável pela organização e operacionalização do evento, Maria Carolina Seitenfus Hagen ressaltou que o Seminário de Desenvolvimento Econômico não deve encerrar por aqui. A servidora convidou todas as entidades parceiras para uma nova reunião nas próximas semanas para uma avaliação geral da atividade. O encontro deverá sintetizar encaminhamentos a serem adotados por poder público e iniciativa privada, especialmente voltados para a potencialização da economia e da educação.

4º Seminário de Desenvolvimento Econômico

O Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo teve sua primeira edição ainda na última legislatura, em 2018. A boa recepção entre as entidades parceiras e a comunidade levou a Câmara a formalizar, no ano passado, a inclusão do evento no Calendário Oficial do Município. A aprovação da Lei nº 3.286/2021 consolidou sua realização de forma anual, periodicidade que já vinha sendo respeitada (à exceção de 2020, devido ao auge da pandemia). 

A quarta edição do seminário foi construída em torno da temática “Mundo do trabalho e juventudes: desafios e oportunidades sob a ótica dos empresários e dos jovens”. Liderada pela Câmara, por meio da Escola do Legislativo, a organização coletiva do evento teve o apoio de 19 instituições parceiras, entre poder público, entidades representativas, estabelecimentos de ensino e empresas. Conheça todos os participantes:

- Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal);

- Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI NH/CB/EV);

- Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH);

- Cigam;

- Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio dos Sinos (Consinos);

- Ftec Faculdades;

- Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha;

- Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC);

- Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH);

- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul);

- Instituto Senai de Tecnologia em Calçado e Logística;

- Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Novo Hamburgo (OAB/NH);

- Prefeitura de Novo Hamburgo;

- Revo Próteses Ortopédicas;

- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae);

- Swan Hotéis;

- Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos);

- Universidade Feevale;

- Universidade La Salle.

Confira na íntegra os painéis da tarde no YouTube da TV Câmara NH:

4º Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo