Seminário encerra ciclo de palestras com foco no empreendedorismo

por Jaime Freitas última modificação 02/09/2022 13h00
1º/09/2022 – Construído em torno da temática “Mundo do trabalho e juventudes: desafios e oportunidades sob a ótica dos empresários e dos jovens”, o 4º Seminário de Desenvolvimento Econômico encerrou seu ciclo de palestras temáticas com o painel “Caminhos para o empreendedorismo”, com a mediação do professor José Silon Ferreira, da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH) e participação de Ana Paula da Silva, diretora da Ftec Novo Hamburgo; Lucas Ferreira, fundador da Revo Próteses Ortopédicas; Lucas Meinhardt, gestor de Inovação na Regional Sinos do Sebrae-RS; e Marcos Lamb, professor da Incubadora Tecnológica Liberato.
Seminário encerra ciclo de palestras com foco no empreendedorismo

Foto: Moris Mozart Musskopf/CMNH

Responsável pela mediação do evento, o professor Silon disse, na abertura da palestra, reconhecer a importância de um debate sobre empreendedorismo e estar muito feliz em participar das discussões sobre o tema. “Meu local de fala é pelo ponto de vista de uma das instituições mais antigas e empreendedoras, anterior a própria existência de Novo Hamburgo como cidade. Afinal, a IENH completou 190 anos em 2022. E nesses 190 anos, a instituição inovou muito, sendo uma das primeiras escolas privadas no Estado”. Ele também destacou o protagonismo dos participantes da mesa no empreendedorismo, citando as iniciativas de seus pares e a sua própria. “Eu, muito jovem, fui empreendedor. Tive uma empresa, por uma década, na área do calçado. Sabemos que essa indústria sempre deu e dá ainda muitos empregos, qualifica e traz muitos empreendedores para a cadeia calçadista”, relatou o professor.

O primeiro palestrante a falar foi o empresário Lucas Strasburg, que apresentou um case sobre próteses ortopédicas. “Fui incentivado, desde cedo pelos meus tios, a ingressar na Fundação Liberato. Uma instituição pública de referência com um ensino de ponta. Ao me tornar aluno da Liberato, escolhi a Mecânica por que ela me inspira a buscar soluções viáveis para os problemas cotidianos das pessoas. E o que isso significa? Não seria só um diploma na parede, ser um profissional de excelência, mas aplicar propósito naquilo que fazes. Significa tu devolveres para a sociedade soluções para as pessoas com base no conhecimento adquirido. E dentro da Liberato desenvolvi o conceito da empatia, que norteou meu trabalho”.

Leia também: - Seminário quer diagnosticar possibilidades para empresas e trabalhadores

- Painel de abertura destrincha cenário pós-pandêmico e aponta crescimento de micro e pequenas empresas

- Painel revela que jovens estão mais escolarizados, mas remuneração não acompanha a alta

- 40 milhões de vagas esperam trabalhadores em todo o mundo

- Painel debate educação para o mercado de trabalho

- Conclusão do seminário reforça o papel da educação na retomada do desenvolvimento econômico

Strasburg lembrou que, saindo de uma partida de futebol entre amigos, ao avistarem um homem amputado na altura da canela caminhando com dificuldade, ele e um outro colega do curso técnico em mecânica fizeram um questionamento sobre as dificuldades enfrentadas pelo rapaz com deficiência. “Apesar de tantos avanços na medicina, como ainda não tínhamos conseguido colocar um paciente amputado para caminhar direito? E de maneira financeiramente acessível?” Ele e o colega Eduardo Trierweiller criaram uma prótese como projeto de conclusão do curso técnico. O TCC se transformou no projeto de vida e os tornou fundadores da Revo Foot, empresa de criação e fabricação de próteses, que visa não só transformar a vida dos amputados, oferecendo uma prótese especialmente eficiente e acessível, como ajudar a dar conta da enorme demanda pelo produto no Brasil. 

A inspiração e a importância de trabalhar o empreendedorismo na formação dos jovens foi o tema discutido na sequência, pelo professor da Incubadora Tecnológica Liberato Marcos Lamb. “Essa é uma pauta sempre importante e, creio, ser um grande desafio trabalhar o empreendedorismo na formação dos jovens desde cedo. Cabe dizer que o empreendedorismo não serve apenas para te tornar um empresário, mas também te formar com profissional, como pessoa. Há uma palavra na moda agora, que é ‘ownership’, que significa sentir-se como dono, ou seja, as empresas querem colaboradores que tenham atitude, que sejam intraempreendedores. Essa formação, além de capacitar o indivíduo, ela te dará empregabilidade”. Lamb também reforçou a importância de se ter Centros de Excelência. “Temos a sorte, competência e histórico aqui na região de termos várias escolas de qualidade e escolas técnicas de qualidade. E como podemos otimizar esse centro de excelência? Esse foi um desafio que encontramos dentro da Liberato, e lá, pela instituição ter um perfil diferente, precisávamos ter uma incubadora com uma ação mais ativa. Ao mesmo tempo que temos uma série de projetos e desenvolvimento de tecnologias, percebemos que as empresas que surgiram dentro da incubadora vieram da soma da vivência do instituto, de seu conhecimento técnico, da cultura de realizar, mas surgiram com um sacrifício muito grande, com uma vontade gigante para existirem. Então, como seria possível ajudar? Conversamos com ex-alunos e empresários da região e percebemos não ter um sistema mais estruturado para desenvolver as empresas e fomentar o empreendedorismo. A solução encontrada foi trazer o que o aluno mais gosta dentro da Liberato, que foi uma gincana de empreendedorismo. Assim, criamos o Desafio Impulso, que é uma ação da Incubadora Tecnológica da Liberato (ITEL) para o desenvolvimento de ideias empreendedoras em fase inicial", descreveu Lamb.

Para a diretora da Ftec Novo Hamburgo, Ana Paula da Silva, um dos caminhos de inspiração de jovens para a cultura empreendedora é visualizando e  presenciando cases com o da Revo Foot. “Nada como trazer à realidade fatos que motivem, insiram e engajem jovens nesse contexto de entendimento do que é o empreendedorismo. A Ftec não faz diferente nesse sentido. Sabemos do nosso propósito dentro dessa caminhada empreendedora. O empreendedorismo faz parte do DNA da Ftec e nós fomentamos essa prática com naturalidade, tanto no nosso dia a dia acadêmico quanto no ensino focado na prática, na aplicação do conhecimento, muito semelhante ao que faz a Liberato. Entendemos que a teoria é a base, ela é fundamental, mas se não for utilizada na aplicação, acabamos por não trazer significado para esse aprendizado. E é com base nesse propósito que a Ftec vem trilhando seu caminho, há treze anos, aqui em Novo Hamburgo, formando profissionais nas diferentes áreas do conhecimento e trabalhando com o empreendedorismo aplicado nessas próprias áreas”, destacou Ana Paula.

Lucas Meinhardt, gestor de Inovação na Regional Sinos do Sebrae-RS, foi o último a falar. Ele ressaltou a importância de trabalhar o empreendedorismo na formação dos jovens. Conforme aponta, a educação empreendedora desenvolve competências integradas à construção de projetos de vida, colabora para o desenvolvimento integral de estudantes, estimula o seu protagonismo em diversas faixas etárias e oferece soluções de aperfeiçoamento e valorização profissional de professores e gestores escolares. “A educação empreendedora é uma pauta muito presente hoje em dia e o Sebrae vem trabalhando muito para difundi-la, desde o nível fundamental, ensino médio e superior. Em nosso escopo de trabalho desenvolvemos o Programa Cidade Empreendedora, com quatro eixos prioritários, que englobam ações estratégicas para o desenvolvimento dos municípios, a fim de gerar emprego, renda e oportunidades de negócios. Mas o eixo que acreditamos ser o mais relevante é o da educação empreendedora e Novo Hamburgo, assim como cidades vizinhas, participam do programa, ou seja, trabalham a educação empreendedora dentro das escolas municipais, reforçando nosso propósito de formação empreendedora como transformação social”, concluiu.

Confira na íntegra os painéis da tarde no YouTube da TV Câmara NH:

4º Seminário de Desenvolvimento Econômico

O Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo teve sua primeira edição ainda na última legislatura, em 2018. A boa recepção entre as entidades parceiras e a comunidade levou a Câmara a formalizar, no ano passado, a inclusão do evento no Calendário Oficial do Município. A aprovação da Lei nº 3.286/2021 consolidou sua realização de forma anual, periodicidade que já vinha sendo respeitada (à exceção de 2020, devido ao auge da pandemia).

A quarta edição do seminário foi construída em torno da temática “Mundo do trabalho e juventudes: desafios e oportunidades sob a ótica dos empresários e dos jovens”. Liderada pela Câmara, por meio da Comissão de Finanças e da Escola do Legislativo, a organização coletiva do evento teve o apoio de 19 instituições parceiras, entre poder público, entidades representativas, estabelecimentos de ensino e empresas. Conheça todos os participantes:

- Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal);

- Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI NH/CB/EV);

- Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH);

- Cigam;

- Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio dos Sinos (Consinos);

- Ftec Faculdades;

- Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha;

- Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC);

- Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH);

- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul);

- Instituto Senai de Tecnologia em Calçado e Logística;

- Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Novo Hamburgo (OAB/NH);

- Prefeitura de Novo Hamburgo;

- Revo Próteses Ortopédicas;

- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e P0equenas Empresas (Sebrae);

- Swan Hotéis;

- Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos);

- Universidade Feevale;

- Universidade La Salle.

4º Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo