Seminário de Desenvolvimento Econômico: com versão virtual, evento teve recorde de público e interações

por Tatiane Souza última modificação 14/09/2021 09h42
13/09/2021 – O 3º Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo aconteceu entre os dias 10 de agosto e 2 de setembro e mobilizou um público de cerca de mil pessoas durante a transmissão de seis lives. No total, mais de oito de horas de programação ao vivo envolvendo temáticas contemporâneas traçaram alternativas aos diversos setores produtivos em meio à crise gerada pela pandemia da Covid-19. Organizado pela Comissão de Competitividade, Economia, Finanças, Orçamento e Planejamento (Cofin) e pela Escola do Legislativo, outras 20 entidades públicas e privadas se envolveram na construção do evento. Os painéis podem ser assistidos pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e pelo Youtube da emissora.

A Escola do Legislativo inaugurou durante o seminário o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Mesmo sendo a inscrição facultativa aos que desejavam receber certificado do evento, cerca de 104 pessoas realizaram o cadastro. As entidades se engajaram além da organização: 17 representantes palestraram, debateram e mediaram as atividades propostas. Alunos de instituições parceiras também fizeram das lives momentos de estudo acadêmico.

"Acredito que a 3ª edição do Seminário foi um sucesso, pois superamos o desafio do distanciamento social trazido pela pandemia através da realização de debates extremamente qualificados sobre o desenvolvimento econômico do Município em um formato 100% virtual, o que permitiu a interação dos participantes com o público que acompanhou as transmissões ao vivo", destacou a diretora da Escola, Maria Carolina Seitenfus Hagen.

Engajamento das instituições de ensino 

Palestrante da live Desenvolvimento Socioemocional, Diversidade, Inovação e Economia Criativa, o professor Mauro Sarmento da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH) convidou em torno de 40 alunos inscritos na disciplina de Empreendedorismo, Inovação e Novos Negócios dos cursos técnicos de Informática e de Administração para assistirem a transmissão ao vivo e, após, elaborarem uma resenha sobre os assuntos apresentados. 

Os professores Jorge Ricardo Pereira e Daniela Loeblein, do Educação Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Marista São Marcelino Champagnat de Novo Hamburgo, também promoveram uma aula especial com os 34 alunos do primeiro ano do ensino médio da disciplina de Empreendedorismo Social para assistir à 6ª live do 3º Seminário de Desenvolvimento Econômico que teve como tema o Programa Origem Sustentável

“Usando dos recursos tecnológicos, o seminário possibilitou aproximar pessoas e atores desta pauta. Vamos avaliar os passos e seguir construindo ideias para transformá-las em ações inovadoras, geradoras de desenvolvimento econômico”, apontou o presidente da Cofin, vereador Enio Brizola (PT).

Saiba mais sobre as lives realizadas durante o Seminário deste ano: 

Sustentabiliade e certificação são os assuntos da última live do 3º Seminário de Desenvolvimento Econômico

-Após abordar economia e desenvolvimento socioemocional, seminário focará amanhã em empreendedorismo

-Desburocratização e apoio à gestão auxiliaram negócios durante a pandemia

-Transformação Digital dos Negócios e das Pessoas pauta terceira live do Seminário de Desenvolvimento Econômico

-A indústria 4.0 é tema de painel do Seminário de Desenvolvimento Econômico

-Especialistas destacam investimento na indústria e o fortalecimento do mercado interno como formas de superar a crise