Seminário aponta perspectivas para o desenvolvimento econômico de Novo Hamburgo

por Luís Francisco Caselani última modificação 18/11/2019 17h06
05/07/2018 – Durante dois dias, a Câmara de Novo Hamburgo lotou Plenário e Plenarinho para um denso debate sobre o desenvolvimento econômico do Município. Autoridades, especialistas e empreendedores se revezaram em painéis que abordaram políticas públicas voltadas para a área, o Brasil no cenário econômico mundial, a realidade enfrentada por empreendedores na cidade e as perspectivas para os próximos anos. O Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo foi realizado pela Câmara, por meio da Escola do Legislativo e da Comissão de Competitividade, Economia, Finanças, Orçamento e Planejamento (Cofin), entre a noite de quarta-feira, 4 de julho, e a tarde desta quinta, 5, em parceria com diversas entidades diretamente ligadas à temática.
Seminário aponta perspectivas para o desenvolvimento econômico de Novo Hamburgo

Foto: Jaime Freitas/CMNH | Fotos abaixo: Thanise Melo/CMNH

Representante do Instituto Liberato, um dos apoiadores da iniciativa, Pedro Giehl agradeceu a participação de estudantes, empresários e cidadãos que esgotaram as inscrições para o seminário, bem com das associações que se uniram à Câmara como promotoras da atividade. Paulo Griebeler, presidente do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), uma das entidades parceiras, destacou que, embora more em Novo Hamburgo há quase quatro décadas, não havia visto um debate sobre o tema alcançar tamanha magnitude.

Isso enaltece o protagonismo do Legislativo hamburguense. Precisamos rediscutir recursos dentro do orçamento municipal, e para isso a Câmara será importante. Queremos construir um projeto coletivo. Agradecemos a oportunidade e colocamos a entidade à disposição de todos. Não queremos parar aqui. Queremos continuar o debate sobre o CIT (Centro de Inovação e Tecnologia) e o distrito industrial. Temos que ter em mente que não podemos criar uma sobreposição, mas, sim, complementar as iniciativas tecnológicas já implementadas”, salientou.

O presidente da Câmara, Felipe Kuhn Braun (PDT), encerrou o seminário agradecendo às entidades pela adesão e aos painelistas por compartilharem seu conhecimento. “Concluímos um momento de grandes debates, a partir dos quais poderemos gerar os próximos passos. Novo Hamburgo é uma das cidades mais importantes do nosso estado. Cabe muito a nós, vereadores e cidadãos, realizarmos o debate e cobrarmos uma aliança para o desenvolvimento da região e, especialmente, da nossa cidade. Ontem e hoje nós construímos juntos. Agora, por melhor que tenha sido o debate, precisamos agir para que possamos evoluir”, ressaltou.

O presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, Professor Issur Koch (PP), pediu que o seminário sirva também para que as entidades participem ativamente da construção de mudanças no cenário econômico hamburguense, a fim de que sejam criadas políticas de estado. “Vocês podem ajudar a perpetuar ideias que morrem de quatro em quatro anos devido a ideais político-partidários. Entendemos que o importante é o poder público não atrapalhar. A desburocratização é o melhor processo que podemos encontrar”, sinalizou.

A vereadora Patricia Beck (PPS) sugeriu a sistematização do debate a partir da criação de quatro fóruns permanentes organizados pela Câmara, abordando turismo, inteligência do calçado, inovação tecnológica e diversificação industrial. “Quero encaminhar isso para que possamos dar continuidade à discussão”, apontou. O presidente da Cofin, Enio Brizola (PT), enfatizou a necessidade de dar conhecimento a todos os cidadãos sobre o processo da Indústria 4.0, que deve revolucionar o setor a partir da automação. “Sugiro incluir na nossa agenda esse debate, porque isso trará forte impacto na vida dos trabalhadores”, encerrou.

A Câmara agora se debruçará sobre o conteúdo apresentado ao longo dos dois dias de seminário e aglutinará as informações coletadas em uma publicação, que deve ser divulgada em breve. O documento também apontará horizontes e caminhos de desenvolvimento para Novo Hamburgo.

Leia também: Em coletiva, Belluzzo defende fomento à tecnologia como alternativa para crise econômica

Seminário debate desenvolvimento econômico em Novo Hamburgo

Apresentação de Políticas Públicas abre Seminário de Desenvolvimento Econômico

Painelistas explicam influência da economia mundial na crise industrial brasileira

Realidade e perspectivas econômicas de Novo Hamburgo são apresentadas durante seminário

Seminário

O Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo: uma pauta necessária, estratégica e de todos contou com a promoção da Abicalçados, ACI, Assintecal, Consinos, IBTeC, IENH, IFSul, Fundação Liberato, Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo e Sebrae. Apoiaram a iniciativa o Instituto Liberato e a Universidade Feevale. O evento foi realizado pela Câmara Municipal de Novo Hamburgo, por meio da Escola do Legislativo e da Comissão de Competitividade, Economia, Finanças, Orçamento e Planejamento.