Seminário debate desenvolvimento econômico em Novo Hamburgo

por Jaime Freitas última modificação 18/11/2019 17h04
04/07/2018 – O Plenário Luiz Oswaldo Bender recebeu na noite desta quarta-feira, 4 de julho, o primeiro dia do Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo: uma pauta necessária, estratégica e de todos. Idealizado pela Comissão de Competitividade, Finanças, Orçamento, Economia e Planejamento (Cofin), o evento, que acontece entre hoje e amanhã, tem entre seus objetivos discutir o cenário econômico internacional e sua relação com o Brasil, identificando riscos e oportunidades para o município e para a região do Vale dos Sinos.
Seminário debate desenvolvimento econômico em Novo Hamburgo

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

Durante a cerimônia de abertura, o presidente da Câmara Municipal de Novo Hamburgo, Felipe Kuhn Braun (PDT), destacou a importância da iniciativa, reafirmando o papel do Legislativo entre os principais incentivadores de debates de interesse da cidade. Muitas vezes, discutimos o papel do Legislativo como uma casa de debates. Como sabemos, a Câmara não é um órgão de execução, mas, além de fiscalizadores, somos representantes da sociedade e, como instituição, esta Casa se insere em processos e fóruns que já se articulam para preparar a chegada da nossa cidade em 2027, ano em que completa 100 anos de emancipação política. Estamos preparando Novo Hamburgo para o futuro e queremos ser protagonistas, somando-nos a todas as instituições e organizações sociais para a construção de um ambiente socioeconômico e institucional que favoreça o empreendedorismo e a inovação produtiva em nosso município. Novo Hamburgo é uma das mais importantes cidades do Estado e do País, pelo que produz e arrecada. Temos consciência que perdemos certo protagonismo, mas precisamos retomar o caminho do crescimento social e econômico. O momento é oportuno para gerar outros caminhos, outras possibilidades”, afirmou.

O chefe do Poder Legislativo ainda confirmou que, ao término do seminário, será formulado um documento apontando horizontes e caminhos de desenvolvimento para Novo Hamburgo.

 Robinson Klein, vice-presidente de Inovação e Tecnologia da Associação Comercial e Industrial de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha – ACI/NH, ressaltou que é importante se falar de inovação. “Ninguém inova sozinho. Aqui temos a reunião de diferentes entes políticos, educacionais e econômicos, de cérebros inteligentes, em um ambiente acolhedor. Tudo isso possibilita reunir e gerir ideias diversas, com o objetivo de construir um novo modelo de desenvolvimento econômico para a nossa região. Inovar é transformar ideias em algo promissor”, concluiu.

A secretária do Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo, Paraskevi Bessa-Rodrigues, que representou a prefeita Fátima Daudt no evento, salientou que atividades como a de hoje são oportunidades para falar sobre novas estratégias que estão sendo desenvolvidas na pasta que chefia. “Estamos sempre desenvolvendo e buscando estratégias baseadas na cooperação, na construção de relacionamentos e firmando novas parcerias com atores de diferentes segmentos econômicos. Entendemos a necessidade da troca de ideias, pois o objetivo da Prefeitura de Novo Hamburgo é proporcionar oportunidades para que nossas empresas participem de eventos que promovam o seu crescimento comercial e intelectual e reflitam no desenvolvimento de toda a sociedade”, observou Paraskevi.

Evandro Fontana, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do RS, lembrou que o Estado sozinho não faz nada. “Precisamos de união de esforços para que possamos ter um Estado melhor, disseminar novas ideias, desenvolver uma estrutura capaz de absorver novos negócios, criar ambientes de inovação com universidades, potencializar polos tecnológicos, fomentar startups. Tudo isso gera emprego e renda. Sempre há possibilidades para que sejam desenvolvidas ações práticas e concretas baseadas em tecnologia, que possam ser objetos de produção de conhecimento, revertendo em desenvolvimento”, destacou.

Cleber Prodanov, reitor da Universidade Feevale, reconheceu a importância do evento, destacando a oportunidade que o Legislativo hamburguense dá ao debate de uma agenda positiva em um ambiente aberto à comunidade. “É muito bom ter essa pauta. Uma mesa repleta de opiniões e possibilidade de inovar. São nas diferenças que construímos. É bom lembrar que o Vale dos Sinos é um berço de lideranças políticas e econômicas. Muito discutiremos e daqui sairão sementes que germinarão em terrenos férteis. Uma universidade que pode contribuir para o desenvolvimento é uma universidade realizada”, sintetiza.

 

 

 

 

 


Seminário de abertura

Após a cerimônia de abertura, foi realizado o primeiro painel do evento, que tratou das “Políticas Públicas de Promoção do Desenvolvimento Econômico”. Mediado por Marco Copetti, gerente da Regional Sinos, Caí e Paranhana do Sebrae, o painel contou com a participação dos secretários Evandro Fontana e Paraskevi Bessa-Rodrigues, e do vereador Enio Brizola (PT).