Premiação inédita da Câmara destaca servidores públicos que fizeram história em Novo Hamburgo
O Dia do Servidor Público é comemorado em todo o Brasil em 28 de outubro. O presidente da Câmara, Gerson Peteffi (MDB), ressaltou que a premiação é mais que uma homenagem, mas um reconhecimento a quem com, dedicação e compromisso, faz a diferença em Novo Hamburgo. “Vocês, dia após dia, contribuem para o bem-estar da nossa sociedade, constroem o bem comum com ética e empenho. Essa láurea representa a importância que cada um de vocês tem para a nossa cidade e para cada cidadão”, falou o presidente do Parlamento hamburguense na abertura da solenidade.
“Esta é a primeira sessão em homenagem ao funcionário público nesta Casa, o que vai ficar registrado na história. Eu também sou servidor, trabalhei 34 anos como médico nos postos de saúde do bairro Primavera. A noite de hoje é muito emotiva porque resgata sentimentos há muito tempo adormecidos. Hoje, vem a nossa mente e aos nossos olhos aquilo que todos nós, funcionários públicos municipais, começamos a plantar há muito tempo. Ajudar com nossos conhecimentos, cada um na sua área, a toda uma comunidade”, afirmou.
Conheça os premiados
Adriana Lopes do Nascimento
Professora da rede municipal desde agosto de 2006, Adriana aposentou-se do serviço público no último mês de fevereiro. O vínculo, no entanto, ainda não se desfez. Em iniciativa voluntária, a educadora mantém projetos de handebol social na Emeb Boa Saúde e na Liga Hamburguense de Handebol, ambos direcionados a estudantes da rede. “É motivo de orgulho contar com seu trabalho exemplar no nosso município. Adriana acumula uma trajetória acadêmica e profissional digna de reconhecimento, posto que é pedagoga, orientadora educacional e psicopedagoga. Uma extensa formação que demonstra seu comprometimento com o aprimoramento constante de seus conhecimentos e habilidades no campo educacional”, salientou Inspetor Luz (PP), que se disse honrado em homenageá-la. “Não visa preço e não tem preço. Adriana tem valores”, destacou o vereador.
Além da Emeb Boa Saúde, onde se aposentou, Adriana colecionou passagens pelas escolas Martha Wartenberg e Senador Salgado Filho, no bairro Canudos, e Monteiro Lobato, no São Jorge. Na Salgado Filho, a professora também atuou como coordenadora pedagógica, orientadora educacional e diretora. “Todos esses anos de dedicação são um testemunho de sua paixão pela educação e o comprometimento com seus alunos. A excelência em seu trabalho é evidente não apenas por sua vasta experiência, mas também pelo impacto positivo que causa na vida dos estudantes e da comunidade escolar”, acrescentou Luz.
A homenageada agradeceu o reconhecimento e disse que não está sozinha, carrega uma categoria inteira junto a ela. “Sou recém aposentada. Mas tenho que dizer que não está sendo fácil a vida do servidor público de Novo Hamburgo. Tínhamos reconhecimento, educação de qualidade, era muito bom trabalhar aqui. Demorei 10 anos para ingressar, porque quem entrava, não queria sair. Foi o último concurso com um plano de carreira decente. Temos de pensar nisso. Investir em educação não é gastar. Não investir, custa caro”, apontou a servidora.
Beatriz de Lima Brito
Ao contrário dos outros homenageados, Beatriz é a única premiada que não mantinha vínculo com a Prefeitura. Na verdade, a sessão solene foi para ela uma volta para casa. Natural de São Francisco de Paula, Beatriz foi servidora da Câmara de Novo Hamburgo por mais de 30 anos. “Exerceu o cargo de serviços gerais, cuidando de todos com muito amor e carinho, zelando de forma impecável pelo seu setor e cumprindo com sua vocação de servir ao público indistintamente. Você sempre será lembrada com muito respeito”, recordou Tita (PSDB), vereadora responsável pela indicação. Beatriz se aposentou em outubro de 2022, perto de completar 72 anos de idade.
Béa ressaltou a honra em ser homenageada, um reconhecimento, segundo ela, que jamais será esquecido. “Olho para trás com gratidão por todas as experiências vividas, desafios superados e relações construídas ao longo destes anos todos. Quero lembrar a importância do serviço público e o compromisso com a sociedade. Que possamos continuar juntos e construindo um mundo melhor”, afirmou a servidora.
Carlos Alberto Pinto de Azevedo
Natural de Novo Hamburgo, Azevedo ingressou na Prefeitura em abril de 1995 como profissional de serviços gerais. Após um período na usina de asfalto, foi destacado para atuar na portaria, função que exerce até hoje na recepção a colegas, autoridades e população no Centro Administrativo Leopoldo Petry. “Ele sempre foi essa pessoa querida e gentil, atende a todos com muita atenção e carinho, cumprindo seu trabalho de maneira exemplar e igualitária. Tu é uma pessoa especial para Novo Hamburgo, Beto Astral”, elogiou Ito Luciano (Podemos), proponente do reconhecimento.
Muito emocionado, Beto leu um texto que, segundo ele, escreveu há 30 anos. “Da caneta a enxada, somos todos importantes neste país, neste estado, nesta cidade, cada um com sua aptidão. Nunca tinha entrado na Câmara. Mas minha filha disse, pai, vai, tu merece. Muito obrigado. E saúde e paz para todo mundo”, disse o homenageado.
Marcia Rita Rocha de Souza
Indicada por Felipe Kuhn Braun (PSDB), Marcia aposentou-se do funcionalismo público em agosto de 2015, após 26 anos de serviços prestados à educação do Município. Ao longo de sua carreira docente, foi professora em escolas dos bairros Canudos, Jardim Mauá, Lomba Grande, Primavera e Santo Afonso. Em Lomba, também atuou no Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet, chegando a coordenar o espaço entre 2010 e 2012.
“Marcia possui formação em magistério, especialização em alfabetização, além de ser bióloga e neuropsicopedagoga. Atualmente, é pós-graduanda em psicanálise e terapia cognitivo-comportamental. Em homenagem a seu filho com autismo, idealizou e fundou a Associação Bem-Me-Quer, onde desenvolve um trabalho de educação ambiental integrada à neuroaprendizagem para jovens e adultos com deficiências que, após concluírem a educação básica, ficaram sem atendimento psicossocial”, relatou Felipe.
"Meu coração se enche de gratidão a todos que acompanhara a minha trajetória. Ser professora é mais que um profissão, é um missão. Após a aposentadoria, enfrentei outros desafios, sou mãe solo de um filho autista. Idealizei e criei a Bem-Me-Quer. Hoje compartilho essa homenagem com minha família e colegas de trabalho. Recebo esse prêmio com a certeza de que meu trabalho com a educação inclusiva continua e é o caminho para uma sociedade mais justa”, salientou.
Márcia Scherer Nunes
Professora aposentada com 34 anos de dedicação à educação na Escola Municipal Tiradentes e na Emeb Bento Gonçalves, Márcia é a indicada do presidente da Casa, Gerson Peteffi (MDB). Conhecida por alfabetizar gerações com carinho, Márcia se destacou também como diretora de escola, onde assumiu um papel de liderança. Muitas vezes, além de lecionar, cuidava da merenda e da limpeza da escola, conquistando o respeito e a admiração da comunidade. Pela dedicação, foi honrada com o título de madrinha por várias famílias e contribuiu ativamente nas festas comunitárias em prol da Igreja. Márcia é um exemplo de força, generosidade e comprometimento com o próximo, ressaltou Peteffi.
“É muito importante este reconhecimento público que recebo hoje referente a todo o esforço que fiz ao longo de todos estes anos”, agradeceu a homenageada.
Paula Manoela Torres Gasparetto
A indicada do vereador Cristiano Coller (PP) é a professora Gasparetto, servidora pública em Novo Hamburgo há 12 anos. Formada em Educação Física pela Universidade Feevale e natural de Estância Velha, Paula leciona nas escolas Emeb Marcos Moog e Emeb Padre Reus. Uma grande incentivadora do esporte escolar, ela oferece aos alunos a chance de experimentar diversas modalidades, promovendo a formação integral dos estudantes e valores essenciais como respeito, companheirismo e lealdade, destacou o vereador. “Nenhum valor investido em educação e esporte é gasto. E isso vai se refletir lá no futuro”, disse o vereador.
Paula agradeceu Coller por ser parceiro da educação física, do esporte, da educação. “Meu coração é de todos os estudantes. Obrigada, vereador, por sempre estar na torcida por nós professores. Sou muito feliz no que faço e como servidora. Que eu possa sempre acrescentar na vida dos meus alunos”, disse a homenageada.
Simone Cristina Althaus
A indicada pelo vereador Fabiano Pilar (PP), é uma profissional cuja trajetória reflete dedicação à educação e ao bem-estar da comunidade. Professora e diretora da Emeb São Jacó, a homenageada também atuou como coordenadora comunitária do programa Mais Educação (2013-2014). Desde jovem, com entusiasmo e determinação, ingressou no Magistério e logo encontrou novas oportunidades. Com o apoio do pai, adquiriu a Escola Cantinho da Fada, onde se dedicou profundamente à educação infantil, criando laços duradouros.
Após um período dedicado à maternidade, Simone retornou ao trabalho em um ambiente desafiador, o Abrigo João e Maria, onde acolheu e trabalhou com crianças em situação de risco. Em 2013, já formada em Pedagogia, iniciou sua atuação na rede municipal, com passagens pelas Emebs Hugo Elgman e São Jacó, onde hoje é diretora.
“A trajetória de Simone é marcada pela superação, dedicação e amor à educação, impactando positivamente muitas vidas. Este prêmio é um reconhecimento por seu incansável esforço em prol do bem comum”, destacou o vereador., acrescentando que o ato de ensinar começa dentro de casa. “Cabe aos pais ensinar o que é certo e o que é errado. E o que é respeito”, finalizou Pilar.
“Falar aqui na tribuna é diferente de falar na escola. Obrigada, Pilar, em nome de todos os professores. Eu acredito muito na educação pública de qualidade. Que nós podemos fazer muito, e isso me faz acordar todos os dias. Eu amo este lugar. Eu amo o que eu faço. Eu sou feliz neste lugar. A escola pública eu escolhi para os meus filhos, porque eu acredito nela”, afirmou Simone.
Verani Goulart Aurélio
Professora aposentada desde maio de 2013, foi homenageada pelo vereador Darlan Oliveira (MDB). Natural de Marau, ela se mudou para Novo Hamburgo na década de 1980. Pedagoga com pós-graduação em Gestão Escolar, Verani dedicou 18 anos à Escola Presidente Campo Salles, onde atuou como diretora durante seis anos na gestão do prefeito Airton dos Santos, contribuindo significativamente para a reconstrução da escola.
Sempre comprometida com a comunidade, foi coordenadora pedagógica na Escola Eugênio Nelson Ritzel, Emei Ernest Salet e Branca de Neve. “Hoje, aposentada, Verani é constantemente reconhecida e respeitada por seus ex-alunos, que valorizam o legado deixado na educação”, destacou o vereador, que disse ser muito honrado em também ter sido seu aluno.
Verani falou sobre sua trajetória na tribuna. “Trabalhei, inovei e me dediquei para deixar um legado, por amor à minha profissão. Me sinto orgulhosa por onde passei, com grandes realizações e aprendizagens. A educação precisa ser inovada sempre, pois só ela é capaz de transformar com a volta dos valores e princípios éticos e morais. Ensinar é um exercício de imortalidade”, afirmou a homenageada, ao citar o escritor Rubem Alves.
Vilson dos Santos de Moura
O homenageado do vereador Enio Brizola (PT) é natural de Alegrete. Moura reside em Novo Hamburgo desde 1992 e foi admitido no serviço público em março daquele ano. Com 32 anos de dedicação como Guarda Municipal, ele exerceu a função de Inspetor Chefe por nove anos, atuando nos departamentos de Ensino, Administrativo e Apoio Logístico.
Desenvolveu o projeto Escola Mais Segura em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), foi presidente da Associação dos Guardas Municipais (AGM) e implementou o Programa Zero Acidente, promovendo a Balada Segura em Novo Hamburgo com o apoio do governo do Estado, destacou o vereador Brizola. “Um reconhecimento a ti e também à categoria, à corporação e a esses 32 anos de dedicação. Precisamos do funcionalismo em todas as temáticas da sociedade. Vida longa e saudável aos servidores e a ti Vilson. Parabéns!, disse o parlamentar.
O último homenageado da noite também usou a tribuna para agradecer o reconhecimento. “Ser guarda municipal não é uma função fácil, mas os compromissos e demandas que chegam são de muita responsabilidade. Ser guarda exige a cada dia um aperfeiçoamento pessoal. Precisamos refletir e ter os cidadãos como nossos parceiros. Esse prêmio é de toda a minha comunidade guarda municipal, meus parceiros de farda", ressaltou Vilson.
Gilberto dos Reis
O atual secretário municipal da Fazenda teve seu nome lembrado pelo líder de governo, Ricardo Ritter – Ica (MDB). Filho do ex-vereador Sebastião dos Reis, Betinho ingressou na Prefeitura em março de 1983. Aposentado do cargo de programador sênior, o servidor ainda permanece na ativa, convidado pela prefeita Fátima Daudt a compor seu secretariado. A função não é nenhuma novidade: Betinho já havia feito parte do primeiro escalão dos governos Atalíbio Foscarini, Paulo Ritzel, Aírton dos Santos, Tarcísio Zimmermann e Luis Lauermann, comandando as pastas de assessoramento, planejamento, saúde, fazenda e habitação.
Novamente secretário da Fazenda nos dois mandatos da prefeita Fátima Daudt, Betinho foi porta-voz do Executivo na Câmara em discussões como a composição do orçamento, pedido de empréstimo, pagamento de subsídio às concessionárias do transporte coletivo, alterações no Código Tributário, parcelamento de dívidas, reforma da previdência e revisão do IPTU. Atualmente, também integra a equipe que prepara a transição para o prefeito eleito Gustavo Finck. “Em suas decisões, sempre prevaleceu a ética e a transparência. Essa experiência, somada ao conhecimento do orçamento público, foi fundamental para trazer mais qualidade de vida ao povo de Novo Hamburgo”, justificou Ica.
O servidor justificou sua ausência no evento por motivos de saúde. “Estou muito honrado com a indicação. Nos mais de 41 anos de atuação na Prefeitura, trabalhei com todos os prefeitos e partidos. Pautei meu trabalho com responsabilidade e ética no setor público, princípios essenciais para garantir a confiança da população e a eficiência na administração. Respeito as leis e regulamentos que as regem, valores que ajudam a prevenir abusos de poder, corrupção e outros atos que possam prejudicar a sociedade. Essa homenagem é muito especial, ainda mais em um ano que deixo o serviço público", justificou o homenageado.
Assista na íntegra