4º Seminário de Desenvolvimento Econômico quer diagnosticar possibilidades para empresas e trabalhadores

por Luís Francisco Caselani última modificação 02/09/2022 12h58
1º/09/2022 – Com foco nos desafios e oportunidades no mundo do trabalho para jovens e empreendedores, a quarta edição do Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo acontece ao longo da manhã e tarde desta quinta-feira, dia 1º. Autoridades, professores, pesquisadores, estudantes e lideranças se reúnem no Plenário da Câmara em palestras e debates para contextualizar o mercado e diagnosticar caminhos para a juventude e o setor produtivo. Na abertura do evento, representantes do poder público e instituições de ensino externaram suas expectativas para as atividades do dia.
4º Seminário de Desenvolvimento Econômico quer diagnosticar possibilidades para empresas e trabalhadores

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

O presidente do Legislativo, Cristiano Coller (PTB), abriu o seminário agradecendo a dedicação e parceria de todas as entidades que se envolveram na idealização e preparação dos seis painéis que discutirão os diferentes cenários produtivos e as oportunidades para empresas e trabalhadores. “O assunto foi pensado a partir da experiência das entidades representativas de diversos setores e das instituições de ensino, pois ambos já perceberam as mudanças ocorridas nas relações de emprego e na geração de renda”, introduziu.

O vereador salientou que a crise econômica, agravada por dois anos de pandemia, expôs o difícil acesso dos estudantes aos postos de trabalho e a dificuldade das empresas em encontrarem profissionais qualificados para suprirem suas demandas. “Que as discussões possam trazer novas possibilidades aos nossos jovens e nossos empreendedores, bem como promover uma ação conjunta desta Câmara e do Poder Executivo na elaboração de políticas públicas”, complementou Coller.

Em sua quarta edição, o Seminário de Desenvolvimento Econômico é organizado pela Câmara de Novo Hamburgo, por meio da Comissão de Finanças e da Escola do Legislativo, e conta com o apoio de diversas entidades parceiras, entre instituições de ensino, associações representativas, empresas e Prefeitura. Além de assistir aos painéis de forma presencial, os interessados também podem acompanhar transmissão ao vivo pelo canal da TV Câmara NH no YouTube.

Leia também: - Painel de abertura destrincha cenário pós-pandêmico e aponta crescimento de micro e pequenas empresas

- Painel revela que jovens estão mais escolarizados, mas remuneração não acompanha a alta

- 40 milhões de vagas esperam trabalhadores em todo o mundo

- Painel debate educação para o mercado de trabalho

- Seminário encerra ciclo de palestras com foco no empreendedorismo

- Conclusão do seminário reforça o papel da educação na retomada do desenvolvimento econômico

Gargalos e desafios

Após a fala introdutória do vereador, representantes de algumas das instituições parceiras também manifestaram seus objetivos e anseios para o decorrer do dia. Secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Paraskevi Bessa-Rodrigues aproveitou o espaço para destacar algumas das ações praticadas pela Prefeitura no enfrentamento de problemas vivenciados pelo segmento produtivo na cidade. A gestora comentou sobre a criação de novas competências para a transformação econômica e lembrou notícia recente que colocou Novo Hamburgo como o segundo município do país com maior geração de empregos, levando em consideração o tamanho de sua população.

Paraskevi ponderou que o levantamento se baseia em estatísticas oficiais de carteiras de trabalho assinadas, mas que há muitos outros movimentos sendo realizados. “Existe prosperidade além disso. Nosso papel não para no formalismo. Temos a obrigação de criar estruturas que permeiem todos os setores produtivos, estimulando novos espaços para os nossos jovens praticarem seu potencial. Este seminário nos dá uma excelente oportunidade para apresentarmos todo o trabalho feito pela administração municipal e explorarmos as perspectivas de como enfrentar os desafios propostos”, continuou. 

O diretor-executivo da Fundação Liberato, Ramon Hans, trouxe à pauta uma das situações que, em sua opinião, impactam atualmente a economia da região. O educador mencionou o alto número de estudantes motivados na busca por qualificação técnica, mas salientou a falta de espaço para absorvê-los. Essa realidade faz com que as instituições formadoras não consigam garantir a demanda de egressos capacitados que o mercado necessita.

Uma de suas sugestões, para a qual pediu o apoio do poder público, pleiteia a ampliação da Fundação Liberato. O diretor quer assegurar vagas para os alunos que querem entrar para o ensino técnico e, assim, suprir uma fatia maior das necessidades empresariais em relação à mão de obra. “Hoje, nós não estamos conseguindo atender. Este momento é muito importante para debatermos isso. Muitas ações precisam ser feitas. Estamos formando em torno de 600 técnicos por ano. Isso talvez seja de 20% a 30% do que só a região precisa. Temos que motivar os que não querem se qualificar e aumentar as oportunidades para aqueles que querem”, resumiu Hans.

A professora Renata Roos, vice-diretora da Faculdade IENH, discorreu sobre alguns dos motivos que têm afastado os jovens das vagas no mercado formal de trabalho e os caminhos delineados para o setor retomar sua atratividade. Temos feito assessoria na região e vemos que as empresas que conseguem promover um espaço de trabalho digno, apostando na diversidade e oferecendo segurança psicológica, são menos impactadas”, afirmou.

Renata ainda contextualizou o que vem sendo definido como “desistência silenciosa”, fenômeno no qual as pessoas recusam acúmulo de responsabilidades e atribuições mesmo que vinculadas a aumento salarial. “Do outro lado, muitos encontram nas redes sociais e no mundo virtual um espaço autônomo de trabalho”, emendou.

Mestre em Gestão e Negócios e integrante do corpo docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Daniele Gonçalves de Souza enalteceu a união entre poder público e entidades em prol da educação e do desenvolvimento econômico. “Esta é uma atividade muito importante, que pensa em como os jovens podem trazer benefícios para Novo Hamburgo, transformando a cidade naquilo que buscamos: um município com desenvolvimento econômico adequado e com cidadãos que pensam, trabalham e têm renda”, contribuiu.

A diretora da Ftec Novo Hamburgo, Ana Paula da Silva, e o coordenador técnico de Educação Profissional do Instituto Senai de Tecnologia em Calçado e Logística, Alexandre Costa, ressaltaram a importância de pautar a educação com foco no desenvolvimento do empreendedorismo. Ficamos muito felizes de participarmos de um movimento tão importante para o futuro dos novos jovens. Que consigamos demonstrar um pouco dos caminhos que a educação pode proporcionar a eles”, concluiu Costa.

- Programação da tarde:

13h30 – A importância das políticas públicas para a educação: projeto Trilhas de Aprendizagem

Palestrantes: Adriane Brevia (coordenadora do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação) e Alexandre Costa (coordenador técnico de Educação Profissional no Instituto Senai de Tecnologia em Calçado e Logística)

Mediadora: Daniele Gonçalves de Souza (mestre em Gestão e Negócios e professora da IFSul)

14h30 – Como atrair e manter os talentos nas organizações

Palestrantes: Robinson Klein (vice-presidente de Inovação da ACI NH/CB/EV e presidente da Cigam) e Veridiana de Souza (gerente corporativa de Desenvolvimento Humano e Organizacional do Swan Hotéis)

Mediador: Luis Alexandre Cerveira (coordenador do Núcleo de Estudos sobre Diversidade da Faculdade IENH)

15h50 – Caminhos para o empreendedorismo

Palestrantes: Ana Paula da Silva (diretora da Ftec Novo Hamburgo), Lucas Ferreira (fundador da Revo Próteses Ortopédicas), Lucas Meinhardt (gestor de Inovação na Regional Sinos do Sebrae RS) e Marcos Lamb (professor da Incubadora Tecnológica Liberato)

Mediador: José Silon Ferreira (professor da IENH)

17h30 – Painel de conclusão do evento

Palestrantes: Carlos Kranz (diretor da CDL Jovem de Novo Hamburgo) e Diogo Leuck (presidente da ACI NH/CB/EV)

Confira na íntegra os painéis da manhã no YouTube da TV Câmara NH:

4º Seminário de Desenvolvimento Econômico

O Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo teve sua primeira edição ainda na última legislatura, em 2018. A boa recepção entre as entidades parceiras e a comunidade levou a Câmara a formalizar, no ano passado, a inclusão do evento no Calendário Oficial do Município. A aprovação da Lei nº 3.286/2021 consolidou sua realização de forma anual, periodicidade que já vinha sendo respeitada (à exceção de 2020, devido ao auge da pandemia).

A quarta edição do seminário foi construída em torno da temática “Mundo do trabalho e juventudes: desafios e oportunidades sob a ótica dos empresários e dos jovens”. Liderada pela Câmara, por meio da Comissão de Finanças e da Escola do Legislativo, a organização coletiva do evento teve o apoio de 19 instituições parceiras, entre poder público, entidades representativas, estabelecimentos de ensino e empresas. Conheça todos os participantes:

- Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal);

- Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI NH/CB/EV);

- Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH);

- Cigam;

- Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio dos Sinos (Consinos);

- Ftec Faculdades;

- Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha;

- Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC);

- Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH);

- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul);

- Instituto Senai de Tecnologia em Calçado e Logística;

- Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Novo Hamburgo (OAB/NH);

- Prefeitura de Novo Hamburgo;

- Revo Próteses Ortopédicas;

- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae);

- Swan Hotéis;

- Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos);

- Universidade Feevale;

- Universidade La Salle.

4º Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo