Vereador Mirim: candidatos da EMEF Padre Reus atuam em projetos científicos
Residente próximo ao educandário, o vereador Cristiano Coller (Rede) acompanhou o pleito junto a Felipe Kuhn Braun (PDT) e Semilda dos Santos – Tita (PP), integrantes da Comissão de Educação da Câmara, e à diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Hagen. Coller enalteceu o processo democrático, que pode incentivar os jovens, no futuro, a se tornarem vereadores, prefeitos ou até buscar outros cargos nas esferas estadual e federal. “É importante que cada um vote naquele que acredita ter mais capacidade para representar a escola e a comunidade”, sugeriu.
A diretora da EMEF, Simone Maroso, considera o Vereador Mirim um primeiro passo de cidadania para muitos que estudam na Padre Reus. “É um início na vida democrática. Uma base para os que buscam saber mais sobre como funciona a política na escola e no Município.”
As propostas dos candidatos a jovens parlamentares referem-se a projetos científicos dos quais eles participam. Energia elétrica, feiras solidárias, aborto, meio ambiente, robótica e animais de rua são os assuntos tratados pelos grupos. A quantidade de aparelhos elétricos e eletrônicos queimados na escola está entre as preocupações de Matheus de Oliveira Ramires, de 12 anos. “Como vereador pretendo implementar a pesquisa que estamos realizando. Queremos descobrir o motivo das queimas, que incluem a única televisão que tínhamos aqui.” Daniela Alexsandra Cardoso, também de 12 anos, quer ajudar a melhorar a estrutura escolar. A estudante destacou a importância dos jovens se envolverem nas eleições e terem consciência política desde cedo.
Para a coordenadora de Ensino Fundamental da Smed, Adriane Brevia, o Vereador Mirim incentiva valores como cidadania, participação coletiva e representatividade. “O projeto é a menina dos olhos da pasta, pois, em parceria com a Câmara, trabalha princípios alinhados aos da Educação.”
Após a apuração, foram anunciados Matheus Loha Ramire, Vitória Corrêa de Andrade e Amanda Freitas Bueno como os vereadores mirins eleitos na Padre Reus.
Confira como foram as eleições nas outras seis escolas:
- EMEF Presidente Prudente de Moraes
O projeto
O Projeto Vereador Mirim, voltado para alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo, é desenvolvido pela Escola do Legislativo em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Inicialmente, as turmas das escolas envolvidas participam de palestras na Câmara, conhecendo o Palácio 5 de Abril e aprendendo sobre atribuições e deveres dos parlamentares. Em seguida, o material pedagógico elaborado por uma comissão de apoio formada por servidores da Casa é trabalhado em sala de aula, culminando na eleição dos vereadores mirins.
Cada escola possui autonomia para definir seu processo eleitoral e eleger seus dois representantes. Em seguida, é realizada uma cerimônia de diplomação para os vereadores mirins e seus respectivos suplentes. Por fim, os vereadores mirins se reúnem no Plenário Luiz Oswaldo Bender e apresentam seus projetos, requerimentos, indicações e pedidos de providências, solicitando melhorias para suas escolas, seus bairros e o Município como um todo.
Diplomados durante sessão ordinária da Câmara, os vereadores mirins participam de oficina, onde recebem orientações técnicas para a elaboração de suas proposições. Após a entrega, os estudantes se reúnem para um ensaio geral, no qual também são eleitos os integrantes da Mesa Diretora. São eles que conduzirão a terceira Sessão do Vereador Mirim no dia 29 de outubro, no Plenário Luiz Oswaldo Bender. Todas as matérias apresentadas serão protocoladas oficialmente na semana seguinte. Uma última atividade, marcada para o dia 4 de dezembro, permitirá aos jovens parlamentares acompanhar o andamento de suas proposições.