Vereador Mirim: eleição na EMEF Bento Gonçalves apresenta maior número de alunos candidatos

por Tatiane Souza última modificação 04/07/2019 18h28
03/07/2019 – Hoje, 3 de julho, foi dia de eleição do Projeto Vereador Mirim na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Bento Gonçalves, no bairro Lomba Grande. Ao todo, 17 candidatos disputam as vagas. Acompanharam o pleito, a vereadora Semilda dos Santos – Tita (PP), representando a Comissão de Educação da Casa, a diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina P. Seitenfus Hagen, e a servidora Suellen Peres Abreu, da Secretaria Municipal de Educação. Segundo a candidata Ana Claudia de Oliveira, 12 anos, valores como honestidade, dignidade e liderança devem estar presentes em um bom parlamentar.
Vereador Mirim: eleição na EMEF Bento Gonçalves apresenta maior número de alunos candidatos

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

Saiba mais sobre o Projeto Vereador Mirim

Revista do Vereador Mirim está disponível para download

Conheça a data das eleições do Vereador Mirim 2019

EMEF Machado de Assis inova e traz votação eletrônica para o pleito

Projeto Vereador Mirim: Participação feminina é destaque nas eleições da EMEF Salgado Filho

EMEF Prudente de Moraes elege seus representantes para o Projeto Vereador Mirim

Vereador Mirim: EMEF Monteiro Lobato elege seus representantes 

Cada escola desenvolve, de forma autônoma, o seu processo eleitoral. Para a vereadora Tita, que está acompanhando o pleito em todas as sete instituições participantes do projeto em 2019, as eleições na Bento Gonçalves não estão focadas nas propostas apresentadas, mas no próprio candidato, como ele é e se relaciona com os demais colegas. “Pude perceber a preocupação de toda a escola, dos professore e do diretor, na formação dos seus alunos, e como a instituição fomenta nas crianças e jovens o gosto pela política”, salientou. 

O diretor Filipe Mertins destacou o trabalho realizado pela Escola do Legislativo, a qual, segundo ele, tem por natureza a formação de pessoas mais qualificadas. “No projeto Vereador Mirim, buscamos exatamente isso, trabalhar com os alunos questões relacionadas à liderança e o porquê de eles quererem concorrer e se tornar vereador”, disse. Essa reflexão, acredita Filipe, faz emergir nos alunos percepções de que, mesmo não tendo conhecimento dos problemas que querem resolver, precisam de pessoas qualificadas para as suas resoluções. Para a candidata Ana Claudia, o próximo passo é fazer um projeto que represente os colegas, a escola e o bairro de Lomba Grande. 

O aluno Filipe Leonardo Ciehorski, 14 anos, atuou como fiscal nas eleições da Bento Gonçalves. Ele acredita no potencial dos colegas e destaca que a maior parte dos candidatos tem capacidade para trazer mudanças na Câmara. Ele ressaltou que a ação ajudou os alunos a entenderem a importância do voto e que, através dele, podem mudar o País e mostrar o que realmente os cidadãos desejam. “Com o projeto, aprendemos a importância da política em nossas vidas”, finalizou o estudante.

O projeto

O Projeto Vereador Mirim, voltado para alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo, é desenvolvido pela Escola do Legislativo em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. 

Inicialmente, as turmas das escolas envolvidas participam de palestras na Câmara, conhecendo o Palácio 5 de Abril e aprendendo sobre atribuições e deveres dos parlamentares. Em seguida, o material pedagógico elaborado por uma comissão de apoio formada por servidores da Casa é trabalhado em sala de aula, culminando na eleição dos vereadores mirins. 

Cada escola possui autonomia para definir seu processo eleitoral e eleger seus dois representantes. Em seguida, é realizada uma cerimônia de diplomação para os vereadores mirins e seus respectivos suplentes. Por fim, os vereadores mirins se reúnem no Plenário Luiz Oswaldo Bender e apresentam seus projetos, requerimentos, indicações e pedidos de providências, solicitando melhorias para suas escolas, seus bairros e o Município como um todo. 

Diplomados durante sessão ordinária da Câmara, os vereadores mirins participam de oficina, onde recebem orientações técnicas para a elaboração de suas proposições. Após a entrega, os estudantes se reúnem para um ensaio geral, no qual também são eleitos os integrantes da Mesa Diretora. São eles que conduzirão a terceira Sessão do Vereador Mirim no dia 29 de outubro, no Plenário Luiz Oswaldo Bender. Todas as matérias apresentadas serão protocoladas oficialmente na semana seguinte. Uma última atividade, marcada para o dia 4 de dezembro, permitirá aos jovens parlamentares acompanhar o andamento de suas proposições