Projeto Vereador Mirim: EMEF Machado de Assis inova e traz votação eletrônica para o pleito

por Tatiane Souza última modificação 25/06/2019 12h51
24/06/2019 – As eleições para a escolha dos 14 vereadores mirins da Câmara de Novo Hamburgo começou nesta segunda-feira, 24. A Escola de Ensino Fundamental (EMEF) Machado de Assis, localizada no bairro Canudos, inovou e trouxe votação eletrônica para o pleito, no qual nove candidatos disputam duas vagas para vereador. O sistema foi desenvolvido pelos alunos e coordenado pelo professor responsável pelo Laboratório de Informática, Leandro Alfredo Beck. Segundo ele, a iniciativa permitirá que o resultado seja conhecido assim que a eleição for finalizada – o que se assemelha ainda mais com o sistema eleitoral brasileiro, que utiliza urnas eletrônicas.
Projeto Vereador Mirim: EMEF Machado de Assis inova e traz votação eletrônica para o pleito

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

O professor destacou o engajamento dos alunos deste a primeira fase do Projeto Vereador Mirim, quando participaram da palestra e da visita institucional no Legislativo hamburguense. "Na Câmara, aprenderam sobre as funções dos vereadores e o trabalho que desempenham. Aqui na escola, realizamos um trabalho no intuito de encorajar os estudantes a participarem do pleito e também para escolherem com sabedoria e cidadania seus representes", disse. Beck explicou que a Revista do Vereador Mirim foi utilizada como base de conhecimento para uma avaliação. Segundo ele, os melhores classificados foram considerados aptos para concorrer a vaga de parlamentar. "Tudo foi pensado em comum acordo com os alunos", enfatizou o professor. 

O diretor-geral da Câmara, Deiwid Amaral da Luz, acompanhou o primeiro dia de eleições e ressaltou a importância do projeto Vereador Mirim para a instituição. O objetivo, segundo ele, é promover a cidadania e estimular a participação de crianças e jovens no meio político. "Essas crianças são o futuro e podem um dia estar ocupando os espaços na Câmara como servidores ou pessoas políticas", apontou. 

Saiba mais sobre o Projeto Vereador Mirim

Revista do Vereador Mirim está disponível para download

Conheça a data das eleições do vereadores mirim 2019 

Candidata a vereadora mirim, Maria Clara Schmitt de Souza, do 6º ano, explicou que melhorar a segurança pública do bairro é a sua principal proposta, com medidas como o aumento do número de câmeras de vigilância na escola e maior atuação dos guardas municipais no bairro. O descarte incorreto de lixo e os danos que isso causa à natureza e às pessoas que vivem no entorno foi o que motivou a aluna Isadora Pereira, 6º ano, a candidatar-se. Ela explica multar os cidadãos que jogassem lixo em locais indevidos, por exemplo, reduziria o problema. "Participando do Vereador Mirim podemos expor nossas ideias em uma tentativa de melhorar a cidade. É uma forma de nós, crianças, sermos ouvidos", afirmou. A preservação do meio ambiente, com uma proposta focada na limpeza da escola e do bairro para melhorar a qualidade de vida na região, é a proposta do candidato Arthur Paim dos Santos, do 6º ano. Já Isadora Ribeiro, também do 6º ano, explicou que busca, com a sua eleição, aumentar o número de praças em Novo Hamburgo para que as crianças tenham mais espaço para brincar, já que nem todos têm a oportunidade de morar em condomínios.

Também acompanharam as eleições na EMEF Machado de Assis, os vereadores Felipe Kuhn Braun (PDT) e Semilda dos Santos – Tita (PP), respectivamente presidente e relatora da Comissão de Educação da Casa, e a diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina P. Seitenfus Hagen.

O projeto

O Projeto Vereador Mirim, voltado para alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo, é desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Inicialmente, as turmas das escolas envolvidas participam de palestras na Câmara, conhecendo o Palácio 5 de Abril e aprendendo sobre atribuições e deveres dos parlamentares. Em seguida, o material pedagógico elaborado por uma comissão de apoio formada por servidores da Casa é trabalhado em sala de aula, culminando na eleição dos vereadores mirins. Cada escola possui autonomia para definir seu processo eleitoral e eleger seus dois representantes. Em seguida, é realizada uma cerimônia de diplomação para os vereadores mirins e seus respectivos suplentes. Por fim, os vereadores mirins se reúnem no Plenário Luiz Oswaldo Bender e apresentam seus projetos, requerimentos, indicações e pedidos de providências solicitando melhorias para suas escolas, seus bairros e o Município como um todo. 

Diplomados durante sessão ordinária da Câmara, os vereadores mirins participam de oficina, onde recebem orientações técnicas para a elaboração de projetos, requerimentos, indicações e pedidos de providências. Entregues as proposições, os estudantes se reúnem para um ensaio geral, no qual também são eleitos os integrantes da Mesa Diretora. São eles que conduzirão a terceira Sessão do Vereador Mirim no dia 29 de outubro, no Plenário Luiz Oswaldo Bender. Todas as matérias apresentadas serão protocoladas oficialmente na semana seguinte. Uma última atividade, marcada para o dia 4 de dezembro, permitirá aos jovens parlamentares acompanhar o andamento de suas proposições.

 

Vereador Mirim