EMEF Prudente de Moraes elege seus representantes para o Projeto Vereador Mirim

por Tatiane Souza última modificação 25/06/2019 20h03
25/06/2019 – Esta terça-feira, 25, foi marcada pelas eleições do Projeto Vereador Mirim na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prudente de Moraes, no bairro São Jorge. Cinco candidatos, dois meninos e três meninas, concorrem ao pleito que deve escolher dois parlamentares e um suplente. Miguel Medina da Cruz procurou ganhar o voto dos colegas propondo ações que visam a organizar a separação do lixo dentro da escola, a realização de palestras sobre a importância da preservação do meio ambiente e ações com o intuito de inibir a violência dentro e fora da sala de aula.
EMEF Prudente de Moraes elege seus representantes para o Projeto Vereador Mirim

Fotos: Tatiane Lopes/CMNH

Os vereadores integrantes da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do Legislativo hamburguense, Felipe Kuhn Braun (PDT), presidente; Semilda dos Santos - Tita (PP), relatora; e Nor Boeno (PT), secretário, prestigiaram o pleito.

Saiba mais sobre o Projeto Vereador Mirim

Revista do Vereador Mirim está disponível para download

Conheça a data das eleições do Vereador Mirim 2019

EMEF Machado de Assis inova e traz votação eletrônica para o pleito  

Felipe Kuhn Braun ressaltou a importância do Projeto Vereador Mirim e destacou que o Brasil ainda vive em uma democracia recente. “Ainda temos uma baixarepresentação do cidadão nos desdobramentos de uma eleição. Aqui, neste projeto, os estudantes são candidatos, cabos eleitorais, fiscalizadores das ações dos colegas, além de terem participado de um importante momento na Câmara Municipal, onde puderam conhecer melhor o papel do Poder Legislativo e as funções dos vereadores dentro da comunidade”, disse. Ele destacou ainda que vereadores mirins eleitos poderão vivenciar a prática também propondo importantes ações para sua escola, seu bairro e sua cidade. “A política é uma representação, e não uma profissão. Os estudantes podem fazer a diferença representando quem os cerca. O projeto é um processo de cidadania”, apontou. 

Tita acredita que o Projeto Vereador Mirim dá voz às crianças e adolescentes, e isso os motiva. “Percebemos hoje toda a escola mobilizada, participando desta ação, motivados com as propostas dos colegas. Eles entenderam que não precisam ficar quietos e que podem dizer o que precisam, e isso faz com que eles se sintam valorizados. Sabem que alguém está ouvindo o que eles têm para falar. E eles falam com propriedade, porque têm conhecimento do local onde vivem”, enfatizou. Para a vereadora, o projeto forma cidadãos que servirão à sociedade com mais sabedoria. 

Nor Boeno disse que a democracia é um processo que começa dentro de casa e depois se expande para as escolas. O parlamentar destacou as boas ideias trazidas pelos jovens. “Além de falarem bem, já trouxeram bons projetos para serem debatidos pela Câmara e, por isso, têm a minha admiração”, argumentou. Segundo Nor, a juventude está no caminho certo. “Eles são o futuro da nossa cidade e é importante acompanhar a evolução deles. Hoje, a maioria das candidatas é menina, e o aumento dessa representatividade é muito importante”, frisou. 

Nesse sentido, a assessora de Ensino Fundamental da Região Norte da Secretaria de Educação, Suellen Peres Abreu, ressaltou que um dos principais objetivos do Projeto Vereador Mirim é justamente incentivar a participação do jovem na política e as ações de cidadania. “As escolas receberam muito bem a iniciativa e algumas, inclusive, estão participando do projeto pela segunda vez. Já os alunos têm a oportunidade de sair para as ruas, pesquisar as demandas do bairro e colocar a mão na massa”, elencou. Ela contou ainda que as escolas da rede municipal de anos iniciais já estão manifestando interesse em participar do Vereador Mirim. 

Também acompanharam as eleições para Vereador Mirim na EMEF Prudente de Moraes o diretor-geral da Câmara, Deiwid Amaral da Luz, e a diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Seitenfus Hagen. 

O projeto

O Projeto Vereador Mirim, voltado para alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo, é desenvolvido pela Escola do Legislativo em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Inicialmente, as turmas das escolas envolvidas participam de palestras na Câmara, conhecendo o Palácio 5 de Abril e aprendendo sobre atribuições e deveres dos parlamentares. Em seguida, o material pedagógico elaborado por uma comissão de apoio formada por servidores da Casa é trabalhado em sala de aula, culminando na eleição dos vereadores mirins. 

Cada escola possui autonomia para definir seu processo eleitoral e eleger seus dois representantes. Em seguida, é realizada uma cerimônia de diplomação para os vereadores mirins e seus respectivos suplentes. Por fim, os vereadores mirins se reúnem no Plenário Luiz Oswaldo Bender e apresentam seus projetos, requerimentos, indicações e pedidos de providências, solicitando melhorias para suas escolas, seus bairros e o Município como um todo. 

Diplomados durante sessão ordinária da Câmara, os vereadores mirins participam de oficina, onde recebem orientações técnicas para a elaboração de suas proposições. Após a entrega, os estudantes se reúnem para um ensaio geral, no qual também são eleitos os integrantes da Mesa Diretora. São eles que conduzirão a terceira Sessão do Vereador Mirim no dia 29 de outubro, no Plenário Luiz Oswaldo Bender. Todas as matérias apresentadas serão protocoladas oficialmente na semana seguinte. Uma última atividade, marcada para o dia 4 de dezembro, permitirá aos jovens parlamentares acompanhar o andamento de suas proposições.