Resultado da busca

201 itens atendem ao seu critério.
Filtrar os resultados
Tipo de item






















Notícias desde



Ordenar por relevância · data (mais recente primeiro) · alfabeticamente
TV Câmara – Mastologista explica a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama
por Tatiane Souza publicado 01/11/2018 última modificação 12/11/2018 21h19 — registrado em:
1º/11/2018 – Para o Brasil, estima-se quase 120 mil casos novos de câncer de mama para cada o biênio 2018-2019. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de neoplasia é a mais frequente entre as mulheres da região sul: 73,7 casos a cada 100 mil habitantes. A doença pode ser percebida em fases iniciais e, quanto mais cedo diagnosticada, maiores as chances de cura. Para falar sobre as ações realizadas durante o Outubro Rosa, participou do programa Vitalidade a médica mastologista Gabriela Santos, que atende em Novo Hamburgo e é responsável pela coordenação do Grupo de Apoio Vida Rosa.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
TV Câmara – Professora de dança destaca como essa arte auxilia para a expressão dos sentimentos
por Tatiane Souza publicado 09/11/2018 última modificação 12/11/2018 21h23 — registrado em:
09/11/2018 – Quem dança também seus males espanta. Esse ditado popular adaptado é muito propício quando o assunto é dançaterapia ou dançamovimentoterapia. Para entender melhor os benefícios que essa arte pode trazer à vida das pessoas, independente do sexo ou da idade, a jornalista Tatiane Lopes entrevistou Lucy Lick, professora de dança árabe há cerca de 20 anos. A conversa está no ar pela TV Câmara, canal 16 da NET, no facebook.com/tvcamaranh e também no canal da TV Câmara no Youtube.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
TV Câmara – Segunda edição do Vitalidade Especial Mostratec está no ar
por Tatiane Souza publicado 07/12/2018 última modificação 07/12/2018 16h05 — registrado em:
07/12/2018 – Novo Hamburgo foi sede no mês de outubro da 33ª Mostratec, a maior feira de iniciação científica da América Latina, organizada pela Fundação Liberato. Mais de 3 mil estudantes de todo o Brasil e de outros 21 países apresentaram pesquisas em diversas áreas do conhecimento. A TV Câmara acompanhou a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia diretamente dos pavilhões da Fenac e gravou entrevistas com estudantes de quatro projetos, escolhidos de forma aleatória, mas que trazem assuntos relacionados à saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento – temas do Vitalidade. O programa já está no ar pelo canal 16 da NET, no Facebook.com/tvcamaranh e também está disponível no Youtube.com/tvcamaranh.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
TV Câmara – Vitalidade debate como a família pode identificar ansiedade e depressão infantojuvenis
por Tatiane Souza publicado 29/03/2019 última modificação 29/03/2019 18h58 — registrado em:
29/03/2019 – Ansiedade e depressão são doenças que podem atingir qualquer faixa etária, inclusive crianças e adolescentes. Esse foi o tema do primeiro programa Vitalidade de 2019, que está no ar pela TV Câmara, canal 16 da Net. Os esclarecimentos foram trazidos pelo doutor em Psicologia Rodrigo Giacobo Serra. Especialista em psicopatologia nessa fase da vida, o também professor ressaltou que os fatores ambientais contribuem para o desenvolvimento dessas doenças, mas não a produzem sozinhos. Isso significa que a ausência de tempo dos pais, exigência excessiva na infância, ausência de validação emocional e ambiente de insegurança corroboram para a manifestação da ansiedade e da depressão, mas não são agentes únicos. Ele destacou que o bullying e o cyberbullying também são aspectos desencadeadores.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
TV Câmara – Arteterapeuta explica como a prática traz benefícios à saúde dos idosos
por Tatiane Souza publicado 18/04/2019 última modificação 18/04/2019 20h58 — registrado em:
18/04/2019 – A arteterapia é uma técnica que traz muitos benefícios, especialmente aos idosos. Além de motivar, a atividade resgata a sensação de capacidade, produtividade e criação, estimula a saúde mental e eleva a autoestima. O tema foi abordado pelo Vitalidade desta semana e está no ar pela TV Câmara, canal 16 da Net, e nas páginas da emissora no Facebook e Youtube. A entrevista é com a arteterapeuta formada pela Universidade Feevale Roberta Machado. Além disso, o programa traz uma reportagem com um grupo muito especial do Residencial Sinfonia Vale do Sinos, em Novo Hamburgo.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
TV Câmara – Projeto Herta: Juntos pela Vida aborda questões de prevenção e tratamento do câncer
por Tatiane Souza publicado 26/04/2019 última modificação 26/04/2019 19h22 — registrado em:
26/04/2019 – A prevenção, o diagnóstico e o tratamento do câncer abordados sob o viés do humor, por meio de uma proposta social que engloba espetáculo teatral, palestras e oficinas. Esse é o objetivo do projeto Herta – Juntos pela Vida, uma parceria da ONG Juntos pela Vida, da produtora Curto Arte, com o Ministério da Cidadania, através da Lei Rouanet. O assunto foi tema do programa Vitalidade desta semana, no ar pela TV Câmara, canal 16 da Net, e também disponível no Youtube e Facebook do canal institucional. As informações foram trazidas pelo ator Carlos Alberto Klein, o Betinho, que interpreta a personagem Herta, e o médico Carlos Antonello, cirurgião geral e oncológico.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
TV Câmara – Especialista fala sobre impactos dos acidentes de trabalho no Brasil
por Tatiane Souza publicado 06/05/2019 última modificação 06/05/2019 19h25 — registrado em:
06/05/2019 – Para fechar o mês de abril e abrir as comemorações do mês do trabalho, o programa Vitalidade trouxe para a discussão o tema Abril Verde: cuidados com a saúde e segurança do trabalhador. A entrevista com o médico traumatologista Erik Henrichsen de Carvalho, especialista em diagnóstico e tratamento de lesões, fraturas e cortes nas mãos, já está no ar pela TV Câmara, canal 16 da Net, e no Youtube e Facebook da TV Câmara NH.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
TV Câmara - Município tem meta de imunizar 71 mil pessoas contra a gripe até dia 31
por Tatiane Souza publicado 20/05/2019 última modificação 20/05/2019 19h35 — registrado em:
20/05/2019 – O Rio Grande do Sul registrou a terceira morte por gripe A em 2019. Até o momento, dois idosos e um bebê foram vítimas fatais dessa doença segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado. A campanha nacional de vacinação para os grupos prioritários se encerra no dia 31 de maio e tem por objetivo imunizar cerca de 58,6 milhões de brasileiros. Para trazer mais informações sobre o tema, participou do programa Vitalidade o enfermeiro Edson da Silva, responsável pelo Setor de Imunizações da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo. Ele destacou a importância de manter a caderneta de vacinação em dia, formas de contágio, sintomas, principais diferenças entre as influenzas (A ou B) e um simples resfriado e as formas de tratamento adequadas. O programa está no ar pela TV Câmara, canal 16 da NET.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
TV Câmara - Programa traz esclarecimentos sobre o Transtorno do Espectro Autista
por Tatiane Souza publicado 24/05/2019 última modificação 29/05/2019 12h04 — registrado em:
24/05/2019 - O Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi o assunto do programa Vitalidade exibido nesta semana pela TV Câmara, canal 16 da NET. Segundo dados de 2017 da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas no mundo são autistas. No Brasil, 150 mil novos casos são diagnosticados por ano conforme o Hospital Israelita Albert Einstein. A psicóloga Lisiane Oliveira Menegotto, mestre e doutora em Psicologia do Desenvolvimento e professora da Universidade Feevale, foi a entrevistada em estúdio. Ela frisou que toda criança tem muitas potencialidades para desenvolver e que diagnóstico não deve ser destino. O programa também mostra uma reportagem sobre judô inclusivo, uma das diversas atividades proporcionadas pela Associação dos Pais e Amigos do Autista de Novo Hamburgo (AMA).
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
TV Câmara – Pesquisa com o objetivo de tornar o transplante mais acessível no Brasil é tema do Vitalidade desta semana
por Tatiane Souza publicado 31/05/2019 última modificação 03/06/2019 12h56 — registrado em:
31/05/2019 - Cerca de 70% dos órgãos passíveis de transplante são descartados no Brasil. Um dos principais motivos é o alto custo do líquido conservante. Com o objetivo de otimizar esse processo, a jovem pesquisadora e empreendedora Juliana Hoch foi uma das idealizadoras do projeto "Facilitando a conservação da vida", premiado em diversas feiras pelo mundo, desde 2011. A importância desse trabalho e também da doação de órgãos sãos os assuntos do Vitalidade desta semana, que está no ar pela TV Câmara, canal 16 da NET.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias