Projeto Vereador Mirim

por Maíra Kiefer última modificação 15/08/2023 19h04

 
Cronograma Vereador Mirim 2023
 

O Projeto Vereador Mirim, voltado para alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal, estadual e privada de ensino de Novo Hamburgo, é desenvolvido pela Escola do Legislativo da Logo_Vereador_Mirim.jpgCâmara Municipal em parceria como Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE/RS). A iniciativa foi instituída por meio do Decreto Legislativo nº 5/2017, proposto pela Mesa Diretora de 2017 e aprovado por unanimidade pelos demais vereadores da 17º LegislaturaInicialmente, as turmas das escolas envolvidas participam de palestras na Câmara, conhecendo o Palácio 5 de Abril e aprendendo sobre atribuições e deveres dos parlamentares. Em seguida, o material pedagógico elaborado por uma comissão de apoio formada por servidores da Casa é trabalhado em sala de aula, culminando na eleição dos vereadores mirins.

O processo eleitoral de escolha dos vereadores mirins nas escolas participantes será organizado e orientado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul. Serão escolhidos três representantes. Na sequência, é realizada uma cerimônia de diplomação para os vereadores mirins e seus respectivos suplentes. Por fim, os vereadores mirins se reúnem no Plenário Luiz Oswaldo Bender e apresentam seus projetos, requerimentos, indicações e pedidos de providências solicitando melhorias para suas escolas, seus bairros e o Município como um todo. Ao término do processo, recebem um retorno sobre o andamento de suas solicitações e se puderam ser concluídas.  

Objetivo do Projeto:

Incentivar a participação do jovem na política, através da integração da Câmara Municipal de Novo Hamburgo com a comunidade escolar do município, fazendo com que os estudantes compreendam o papel do Poder Legislativo Municipal no contexto em que se inserem, contribuindo para a formação da cidadania e conhecimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira.

 

Edições

2023

2019

2018

2017

 

PDF da Revista do Vereador Mirim - 3ª edição

     

PDF da Revista do Vereador Mirim - 2ª edição

   

 


PDF da Revista do Vereador Mirim

   

 

Cronograma Vereador Mirim 2023

 

Veja mais:


Confira aqui as notícias sobre o Projeto Vereador Mirim:


Veja a galeria das fotos do Vereador Mirim

Vereador Mirim