Projeto Vereador Mirim

por Maíra Kiefer última modificação 01/06/2018 14h09

 

O Projeto Vereador Mirim, voltado para alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo, é desenvolvido pela Escola do Legislativo da Logo_Vereador_Mirim.jpgCâmara Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa foi instituída por meio do Decreto Legislativo nº 5/2017, proposto pela Mesa Diretora de 2017 e aprovado por unanimidade pelos demais vereadores da 17º Legislatura.Inicialmente, as turmas das escolas envolvidas participam de palestras na Câmara, conhecendo o Palácio 5 de Abril e aprendendo sobre atribuições e deveres dos parlamentares. Em seguida, o material pedagógico elaborado por uma comissão de apoio formada por servidores da Casa é trabalhado em sala de aula, culminando na eleição dos vereadores mirins.

Cada escola possui autonomia para definir seu processo eleitoral e eleger seus dois representantes. Em seguida, é realizada uma cerimônia de diplomação para os vereadores mirins e seus respectivos suplentes. Por fim, os vereadores mirins se reúnem no Plenário Luiz Oswaldo Bender e apresentam seus projetos, requerimentos, indicações e pedidos de providências solicitando melhorias para suas escolas, seus bairros e o Município como um todo.

Objetivo do Projeto:

Incentivar a participação do jovem na política, através da integração da Câmara Municipal de Novo Hamburgo com a comunidade escolar do município, fazendo com que os estudantes compreendam o papel do Poder Legislativo Municipal no contexto em que inserem-se, contribuindo para a formação da cidadania e conhecimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira.

Partes interessadas:

Câmara Municipal de Novo Hamburgo, Secretaria Municipal de Educação, Escolas municipais, estudantes das escolas municipais.

 Edições

20182017

capavereadormirim.jpgPDF da Revista do Vereador Mirim

Confira a versão folheável da publicação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Veja a galeria das fotos do Vereador Mirim

Vereador Mirim