Escola do Legislativo deve ser rebatizada em homenagem ao vereador Sergio Hanich

por Luís Francisco Caselani última modificação 14/04/2023 16h23
14/04/2023 – O último dia 11 marcou o primeiro aniversário de falecimento do ex-vereador Sergio Hanich. A data, lembrada em diversas publicações nas redes sociais, também serviu de cenário para uma homenagem da Câmara de Novo Hamburgo. Por meio do Projeto de Resolução nº 1/2023, os 14 parlamentares concordaram em acrescentar o nome do político à Escola do Legislativo. Vereador por quatro mandatos, Serjão foi vítima de um infarto aos 60 anos de idade.
Escola do Legislativo deve ser rebatizada em homenagem ao vereador Sergio Hanich

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Nascido em 1º de setembro de 1961, Hanich passou parte de sua infância no município de Riozinho, no Vale do Paranhana. Aos 12 anos, retornou à sua cidade natal Novo Hamburgo, onde permaneceria pelas décadas seguintes e eternizaria seu nome. Antes de assumir o mandato de vereador, em 2009, trabalhou boa parte de sua vida como motorista. Foi por meio do ofício que teve seu primeiro contato com o universo político, participando da criação e presidindo o Sindicato dos Rodoviários da cidade.

As conquistas obtidas em prol da categoria o motivaram a buscar melhorias também para a população em geral. Em 2000, concorreu pela primeira vez ao cargo de vereador. A eleição, no entanto, só viria oito anos mais tarde. Mas em grande estilo. Após trabalhar como subsecretário de Obras de Canudos na gestão do então prefeito Jair Foscarini, Serjão foi o candidato mais lembrado nas urnas, com 4.434 votos. Seu trabalho como vereador lhe asseguraria três reeleições.

Leia também: De vendedor de picolé a vereador, a trajetória do Despachante da Comunidade

Nos quase 14 anos como parlamentar, foi proponente de leis nas áreas da saúde, transporte e cultura. Com passagens pela Mesa Diretora em 2010 e 2020, foi presença constante nas Comissões de Obras e de Meio Ambiente, as quais presidiu por seis vezes cada. A proximidade com as questões ambientais o levaram também a participar por muitos anos do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos). “Com certeza, aprendemos muito com o vereador Serjão durante todos esses anos de trabalho em prol da comunidade hamburguense”, afirmam os proponentes.

Como leva a assinatura de toda a Câmara, o PR nº 1/2023 deve avançar sem problemas pelas comissões. Ao contrário dos projetos de lei, o texto não dependerá de aval da prefeita Fátima Daudt, bastando a aprovação em plenário. Assim que finalizada a tramitação, a nova resolução será publicada no Diário Oficial e formalizará o nome Escola do Legislativo Vereador Sergio Luis Hanich.

Assista à homenagem feita pela TV Câmara ao ex-vereador:

Escola do Legislativo

Criada em outubro de 2014, durante o segundo mandato parlamentar de Serjão, a Escola do Legislativo realiza eventos voltados para a capacitação de vereadores, servidores e estagiários, bem como concebe, executa e acompanha projetos com foco na formação de cidadania, no desenvolvimento do senso crítico e político e na divulgação do papel da Câmara. Pioneira no Vale do Sinos, a Escola também auxilia no desenvolvimento institucional, promove eventos culturais, organiza seminários temáticos e, desde 2017, coordena a realização do Projeto Vereador Mirim. Com quase nove anos de história, já são mais de 130 atividades elaboradas para um público total de 10 mil pessoas.

Tramitação dos projetos

Quando um projeto é protocolado na Câmara, a proposição é inicialmente analisada pelo Setor de Apoio Legislativo. Se estiver de acordo com a Lei Federal Complementar nº 95, que dispõe sobre a elaboração, redação, alteração e consolidação das leis, e não faltar nenhum documento necessário, a matéria é devidamente numerada e publicada no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), onde pode ser acessada por qualquer pessoa.

Posteriormente, sua ementa é lida em plenário durante o expediente da sessão. De lá, é encaminhada à Diretoria Legislativa para a definição de quais comissões permanentes deverão analisá-la, de acordo com a temática abordada. O texto segue, então, à Procuradoria-Geral da Casa e à Gerência de Comissões. Serão os próprios vereadores, dentro das comissões, que decidirão quais projetos poderão ser levados à votação em plenário.