CPI do Transporte Público: representantes da Prefeitura e da empresa de ônibus alegam melhorias no serviço ao longo dos meses
Galileo ingressou no cargo em 18 de junho deste ano, após a saída de Leandro de Bortoli no mês de abril. Dentre as principais atribuições, segundo ele, estão a fiscalização, confecção de grades horárias, orientações dos fiscais, controle da empresa e suas viagens e coordenação do Centro de Controle Operacional. Questionado sobre a elaboração de rotas e a programação de horários explicou que foram feitas anteriormente a sua chegada. No entanto, houve uma alteração a partir de 1º de agosto com aumento de 25 viagens.
Conforme o gestor, em conjunto com técnicos da Visac a diretoria tem realizado a otimização dos horários e itinerários, especialmente aqueles que não têm demanda. “Em junho, nós tivemos o cumprimento de 59,96%. Em julho, de 74,68%, e em agosto 83,76% de cumprimento de viagens auferidas pelo sistema Transdata da Comur. Pelos números, estão percebendo uma melhora no transporte em Novo Hamburgo”, sentenciou. Perguntado se conhecia a cidade, Galileo, que está há quase três meses na Prefeitura, alegou que os itinerários são traçados por técnicos, servidores concursados, capacitados para tal.
Em relação à experiência profissional, o diretor relatou ser formado em Administração com ênfase em Transporte Público e que atua desde 1986 no setor, com passagens pela Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP), Consórcio Unibus, Vicasa Canoas em na secretaria de Mobilidade Urbana de Porto Alegre.
Sobre as mais de 200 reclamações já recebidas pela Câmara, Galileo orientou que os problemas sejam reportados diretamente aos canais de atendimento, para que se possa buscar solucionar no mesmo dia. O Serviço de Atendimento ao Passageiro da Viação Santa Clara (Visac) é pelo telefone (51) 2211-0314 e WhatsApp (51) 2211-0314.
TV Câmara: Assista a todas as oitivas conduzidas pela CPI do Transporte Público
Segundo depoente, Fernando da Silveira informou que a Viação Santa Clara possui 76 veículos, com 69 operantes e sete de reserva técnica. De acordo com o gerente, a empresa acompanha os dados coletados pelo GPS, faz uma análise do tempo de cumprimento de viagem e das dificuldades que os motoristas enfrentam no trecho. “Com base nessas informações e nas reclamações dos passageiros, a gente faz um levantamento estatístico para ir melhorando o serviço e apresentando sugestões à diretoria de transporte”, revelou.
Silveira explicou que o transporte de passageiros é diretamente afetado pelo cotidiano da cidade. Obras, semáforos, acidentes tudo pode afetar o itinerário do ônibus. Por isso, segundo ele, é preciso pensar em faixas exclusivas, priorizando o passageiro de transporte coletivo. Acerca de um veículo incendiado próximo à Prefeitura, o gerente informou que o ocorrido está sob investigação técnica e policial. Perguntado sobre o número de passagens vendidas no período, o gerente confirmou que a quantia de passageiros está aquém daquela mencionada no edital.
A sessão teve a participação do presidente da CPI, Inspetor Luz (PP); do relator, Raizer Ferreira (PSDB), e do secretário, Enio Brizola (PT); da integrante Lourdes Valim (Republicanos) e do suplente em exercício Fabiano Pilar (PP).
Ao longo da oitiva, os integrantes da CPI foram unânimes na percepção que, apesar dos índices mostrarem um possível melhora, a população segue reclamando de problemas como atrasos, redução nas linhas e ônibus lotados. Agora, os vereadores aguardam o recebimento de documentos referentes a um novo pedido de informações e devem decidir, nos próximos dias, se será solicitada ou não prorrogação da comissão por mais 120 dias.
Leia também: - CPI do Transporte Público de Novo Hamburgo realiza sexta oitiva
- CPI do Transporte Público: representantes de trabalhadores relatam problemas nos ônibus
- CPI do Transporte Público de Novo Hamburgo realiza quarta oitiva
- Secretária de Desenvolvimento Urbano presta depoimento à CPI do Transporte Público
- CPI do Transporte Público: colegiado cobra soluções durante primeira oitiva
Assista à oitiva na íntegra: