Comissão especial apresenta relatório final sobre revisão do Plano Diretor

por Jaime Freitas última modificação 28/09/2023 18h22
28/09/2023 – A Comissão Especial para Debater a Revisão do PDUA (Plano Diretor Urbanístico Ambiental) de Novo Hamburgo reuniu-se nesta quarta-feira, 27, para apresentação do relatório final elaborado pelo colegiado. O documento, que soma diversas contribuições dos parlamentares, população, entidades civis e classistas após vários encontros e audiência pública, será agora levado ao plenário para avaliação dos demais parlamentares.
Comissão especial apresenta relatório final sobre revisão do Plano Diretor

Foto: Jaime Freitas/CMNH

“Estamos aqui hoje para oficializar a entrega do relatório final da comissão especial, fruto de muito trabalho e participação da sociedade civil organizada, que servirá de subsídio aos demais colegas vereadores para orientação nas votações que ocorrerão na Câmara e definirão o futuro da cidade de Novo Hamburgo”, destacou Gustavo Finck (PP), que presidiu o colegiado, dividindo a chefia dos trabalhos com Lourdes Valim (relatora/Republicanos) e Cristiano Coller (secretário/PTB). Também integraram a comissão especial os vereadores Enio Brizola (PT), Felipe Kuhn Braun (PP) e Gerson Peteffi (MDB).

Leia mais: - Público lota plenário para discutir proposta de alterações no Plano Diretor de Novo Hamburgo

- Legislativo hamburguense promove audiência pública para debater novo Plano Diretor

- Lomba Grande deve ter grande representação na audiência pública do dia 24 para debate do Plano Diretor

- Comissão reúne moradores da região central da cidade e empresários para discutir o novo Plano Diretor

- Comissão Especial define encontros para debater novas diretrizes do Plano Diretor de Novo Hamburgo

- Vereadores debatem revisão do Plano Diretor com Executivo

O que é o Plano Diretor?

Sem revisar seu plano desde 2010, Novo Hamburgo deu início à reformulação em junho de 2022. O Plano Diretor é a lei que determina como o município vai crescer e se desenvolver, para direcionar o futuro da cidade. Definido como instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, o Plano Diretor define estratégias para o ordenamento territorial e crescimento sustentável do município. Foi determinado pela Constituição Federal de 1988 e é regulamentado pela Lei Federal nº 10.257/2001, o Estatuto da Cidade, que prevê sua revisão a cada dez anos.

Comissões Especiais

Previstas pelo artigo 77 do Regimento Interno da Câmara, as comissões especiais do Legislativo hamburguense são constituídas para analisar matérias de relevância, podendo encaminhar a convocação de secretários municipais e diretores de autarquias, bem como promover audiência pública. Os grupos são compostos por no mínimo três membros, observando, sempre que possível, a proporcionalidade partidária. Com prazo determinado de encerramento, as comissões especiais são concluídas com a apresentação de relatório ou projetos de lei, resolução ou decreto legislativo.