Comissão de Direitos Humanos vistoria situação dos pacientes de oncologia em Taquara

por Jaime Freitas última modificação 16/03/2023 14h31
16/03/2023 – A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa do Consumidor (Codir) esteve na manhã da última terça-feira, 14, em nova visita de vistoria e fiscalização ao Hospital Bom Jesus, em Taquara, referência para o tratamento oncológico de pacientes de Novo Hamburgo e outros quatro municípios da região desde o ano passado. Estiveram na comitiva os três integrantes do colegiado, o presidente Enio Brizola (PT), a relatora Semilda – Tita (PSDB) e a secretária Lourdes Valim (Republicanos). Os parlamentares foram recebidos pela diretora-executiva da instituição, Marisete Dal Molin; o médico e diretor técnico, Frederico Klein; o médico e revisor de contratos, Jaime Guedes; a coordenadora do Ambulatório, Tiana Raissa Bruno; e a coordenadora farmacêutica, Ana Paula Port Maltha.
Comissão de Direitos Humanos vistoria situação dos pacientes de oncologia em Taquara

Foto: Jaime Freitas/CMNH

Logo na chegada, no local onde ficam os bancos em frente ao hospital, os vereadores conversaram com alguns pacientes de Novo Hamburgo, Dois Irmãos e Ivoti. Eles relataram serem bem atendidos pela equipe do hospital e entendem que a distância, embora ruim, deva ser por um período temporário, já que aguardam uma definição política para que o tratamento seja realizado mais próximo de suas casas. Após o descredenciamento da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Regina, a Oncoprev (Centro de Oncologia do Hospital Bom Jesus, de Taquara) passou a atender também pacientes de municípios do Vale do Sinos. Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), o centro de oncologia absorveu, desde maio de 2022, atendimentos de Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti e Novo Hamburgo, além das cidades de Cambará do Sul e São Francisco de Paula. Localizada junto ao Hospital Bom Jesus, a instituição conta com o trabalho de cinco oncologistas, mastologista, hematologista e cirurgiões torácicos, realizando cerca de 30 cirurgias oncológicas por mês.

“Fomos bem recebidos pelo corpo diretivo do hospital. Constatamos um problema logístico entre o horário da consulta e o transporte. Há também problemas no pré-diagnóstico, que é o tempo que os pacientes aguardam para fazer o exame para diagnosticar o câncer. Fiscalizamos ainda os espaços de recepção. A área de espera dos pacientes precisa de um cuidado maior”, relatou o presidente da comissão. Enio Brizola também destacou a situação de viabilidade financeira do convênio. Segundo aponta o parlamentar, já há um deficit no contrato, semelhante ao que motivou o pedido de descredenciamento do Hospital Regina, em Novo Hamburgo. “Haverá em breve uma reunião com o Governo do Estado e queremos apontar esse problema com o próprio Piratini e com o Governo Federal. Embora tenhamos vindo aqui para tratar de problemas menores, há também questões maiores para serem resolvidas, então iremos nos dedicar e ajudar a solucioná-los”, finalizou o vereador.

Leia também:

- Comissão especial se unirá a entidades para buscar solução para migração de tratamentos oncológicos pelo SUS

- Transformar Hospital Municipal em referência para atendimento oncológico pelo SUS é meta de entidades e Poder Público

- Comissão Especial da Oncologia constata instalações adequadas em Taquara e agenda reunião com a Secretaria Estadual da Saúde

- Comitiva de vereadores busca novos esclarecimentos sobre oncologia no Hospital de Taquara

Comissão especial retoma tratativas sobre a oncologia em reunião com a secretária estadual da Saúde 

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. As comissões se reúnem semanalmente na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.