Comissão especial se unirá a entidades para buscar solução para migração de tratamentos oncológicos pelo SUS
“Nosso objetivo é ouvir as entidades e autoridades para que possamos ajudar na articulação para buscar uma alternativa para a situação que está posta. Vamos ouvir a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Novo Hamburgo, os municípios da região, a Secretaria Estadual de Saúde e também o Hospital Regina. Vamos mobilizar toda a bancada de deputados federais e senadores do Rio Grande do Sul para somar forças”, disse Enio Brizola (PT), presidente do colegiado.
Leia mais: Câmara cria comissão para acompanhar situação do atendimento oncológico na cidade
O grupo é formado ainda pelo relator Raizer Ferreira (PSDB) e secretária Semilda – Tita (PSDB). Os 14 vereadores assinaram o requerimento que propôs a criação da comissão especial. Fizeram parte da primeira reunião do colegiado, realizada no Plenarinho, no dia 20, na qual foi definida a composição, o presidente da Câmara, Cristiano Coller (PTB), Darlan Oliveira (PDT), Inspetor Luz (MDB), Ricardo Ritter – Ica (PSDB), Gustavo Finck (PP), Lourdes Valim (Republicanos), Leandro Mello (PTB), Giovani Caju (PP). Dois dias depois, o grupo voltou a tratar o tema na sala das comissões com intuito de montar o cronograma e as convocações que devem ser feitas.
O presidente da comissão e os demais integrantes entendem que esse tipo de convênio deve ser preparado com um prazo maior. “Pelo menos um ano para o município e os agentes de saúde se organizarem para um passo adiante”, acrescentou Brizola, lembrando que as instituições filantrópicas, como o Hospital Regina, têm benefícios tributários, o que de certa forma seria uma forma de compensação visto que a instituição alegaria divergência em relação a valores atrelados à prestação do serviço.
A questão voltou a pautar também a reunião de líderes da última segunda-feira, 26, da qual participou também a ex-vereadora Patricia Beck. A convite da comissão, representantes e voluntárias da Liga Feminina de Combate ao Câncer devem falar na sessão da próxima quarta-feira, 27, para relatar as dificuldades enfrentadas com a decisão do Hospital Regina. Está marcada também uma nova reunião do colegiado para sexta, 29, às 9h. O grupo encaminhou ofício com solicitação para a diretora executiva do Hospital Regina, Gisele Albaneo, participar do encontro.
Comissões especiais
Previstas pelo artigo 77 do Regimento Interno da Câmara, as comissões especiais do Legislativo hamburguense são constituídas para analisar matérias de relevância, podendo encaminhar a convocação de secretários municipais e diretores de autarquias, bem como promover audiência pública. Os grupos são compostos por no mínimo três membros, observando, sempre que possível, a proporcionalidade partidária. Com prazo determinado de encerramento, as comissões especiais são concluídas com a apresentação de relatório ou projetos de lei, resolução ou decreto legislativo.