Comissão de Direitos Humanos vistoria situação dos pacientes de oncologia em Taquara
Logo na chegada, no local onde ficam os bancos em frente ao hospital, os vereadores conversaram com alguns pacientes de Novo Hamburgo, Dois Irmãos e Ivoti. Eles relataram serem bem atendidos pela equipe do hospital e entendem que a distância, embora ruim, deva ser por um período temporário, já que aguardam uma definição política para que o tratamento seja realizado mais próximo de suas casas. Após o descredenciamento da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Regina, a Oncoprev (Centro de Oncologia do Hospital Bom Jesus, de Taquara) passou a atender também pacientes de municípios do Vale do Sinos. Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), o centro de oncologia absorveu, desde maio de 2022, atendimentos de Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti e Novo Hamburgo, além das cidades de Cambará do Sul e São Francisco de Paula. Localizada junto ao Hospital Bom Jesus, a instituição conta com o trabalho de cinco oncologistas, mastologista, hematologista e cirurgiões torácicos, realizando cerca de 30 cirurgias oncológicas por mês.
“Fomos bem recebidos pelo corpo diretivo do hospital. Constatamos um problema logístico entre o horário da consulta e o transporte. Há também problemas no pré-diagnóstico, que é o tempo que os pacientes aguardam para fazer o exame para diagnosticar o câncer. Fiscalizamos ainda os espaços de recepção. A área de espera dos pacientes precisa de um cuidado maior”, relatou o presidente da comissão. Enio Brizola também destacou a situação de viabilidade financeira do convênio. Segundo aponta o parlamentar, já há um deficit no contrato, semelhante ao que motivou o pedido de descredenciamento do Hospital Regina, em Novo Hamburgo. “Haverá em breve uma reunião com o Governo do Estado e queremos apontar esse problema com o próprio Piratini e com o Governo Federal. Embora tenhamos vindo aqui para tratar de problemas menores, há também questões maiores para serem resolvidas, então iremos nos dedicar e ajudar a solucioná-los”, finalizou o vereador.
Leia também:
- Comitiva de vereadores busca novos esclarecimentos sobre oncologia no Hospital de Taquara
- Comissão especial retoma tratativas sobre a oncologia em reunião com a secretária estadual da Saúde
O que são as comissões?
A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. As comissões se reúnem semanalmente na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.