Ex-vereador Gustavo Finck é empossado prefeito

por Luís Francisco Caselani última modificação 02/01/2025 16h48
1º/01/2025 – Há exatos quatro anos, Gustavo Finck (PP) dava então o maior passo de sua trajetória política, assumindo a vereança logo em sua primeira candidatura ao cargo. Nesta quarta-feira, 1º, o progressista retornou à Câmara de Novo Hamburgo, mas para dar início a uma nova etapa de sua carreira. Em sessão solene conduzida pelo Legislativo, ele foi empossado prefeito ao lado do vice Gerson Haas (PL). A dupla terá agora o desafio de comandar um orçamento bilionário e garantir a entrega de serviços a mais de 220 mil hamburguenses.
Ex-vereador Gustavo Finck é empossado prefeito

Fotos: Daniele Souza e Jaime Freitas/CMNH

Aos 44 anos, Gustavo Finck tornou-se o primeiro prefeito eleito na cidade durante o exercício do mandato de vereador. Foram 63.038 votos, mais do que os outros quatro candidatos somados. Quando esteve do outro lado do balcão, Finck foi uma das principais lideranças na oposição ao governo Fátima Daudt. Autor de 42 projetos de lei, foi membro de quatro comissões permanentes e de outras nove comissões especiais, com destaque para sua atuação nos colegiados criados para trabalhar a desburocratização do serviço público municipal e discutir a revisão do Plano Diretor.

Saiba mais: - Vereadores tomam posse e dão início à 19ª Legislatura de Novo Hamburgo

- Cristiano Coller é eleito presidente da Câmara pela segunda vez

- Vereadores iniciarão trabalhos em fevereiro com as comissões já definidas

Após prestar juramento diante dos 14 parlamentares, o novo prefeito seguiu ao Centro Administrativo Leopoldo Petry para oficializar o início de seu mandato. Antes de deixar o plenário, no entanto, ele fez questão de agradecer o apoio de sua família e das pessoas que lhe confiaram o voto. Hoje é um momento muito marcante não só para mim e para quem trabalhou na campanha, mas para uma cidade que escolheu um prefeito com mais de 63 mil votos, mostrando que quer mudanças. Tenho certeza de que toda a comunidade estará junto conosco. Passamos por um momento financeiro conturbado, mas isso não esmorecerá nossa equipe de competentes secretários, que terá a missão de recuperar a nossa cidade”, assegurou.

Trabalharemos pela melhoria dos índices e a qualificação da educação e do atendimento na saúde. Serei um prefeito atuante e presente. Não me esconderei dos nossos compromissos e desafios. As portas de meu gabinete estarão abertas para todos os vereadores. Independentemente de gostarem de mim ou não, agora é pela cidade, é pelo futuro de Novo Hamburgo”, concluiu.

Eleito vice-prefeito em sua primeira candidatura a um cargo público, Gerson Haas fez um apelo à população hamburguense. “Venham de mãos dadas conosco, para que possamos fazer uma gestão de excelência, na saúde, na educação, trazendo novas empresas, novos negócios, mais empregos e fazendo girar mais dinheiro na nossa cidade”, pediu.