Cristiano Coller é eleito presidente da Câmara pela segunda vez
Em sua segunda passagem como presidente, Coller será o representante legal da Câmara em suas relações externas e internas, com competências tanto legislativas quanto administrativas. Após a confirmação de seu nome para o cargo, ele agradeceu aos colegas pela confiança em seu trabalho e regozijou-se de novamente ser eleito por unanimidade. “Aqui vocês terão um grande amigo e um grande parceiro. Claro que muitas vezes precisaremos dizer ‘não’; temos algumas situações em que não podemos fugir ao Regimento Interno e à Lei Orgânica”, explicou.
Saiba mais: - Vereadores tomam posse e dão início à 19ª Legislatura de Novo Hamburgo
- Vereadores iniciarão trabalhos em fevereiro com as comissões já definidas
- Ex-vereador Gustavo Finck é empossado prefeito
O progressista antecipou ainda que quer se reunir com os setores administrativos da Casa para averiguar necessidades internas. Além disso, pretende otimizar o andamento das plenárias e dar continuidade às sessões especiais, aproximando os trabalhos legislativos das comunidades locais. “Sou uma pessoa muito franca e de muito diálogo. Agradeço de coração pela votação de vocês”, reiterou.
Confira a lista com todos os vereadores que já ocuparam a Presidência da Câmara.
Mesa Diretora
A Mesa é o órgão diretivo da Câmara de Vereadores, a quem cabe sua administração e gestão financeira. Apenas seus integrantes podem propor a criação de cargos necessários ao bom andamento do Legislativo, bem como a fixação ou alteração de vencimentos e subsídios. Também é de sua responsabilidade a elaboração da proposta orçamentária da Câmara para o ano seguinte. A Mesa Diretora se reúne regimentalmente com os líderes de bancada todas as segundas-feiras, 30 minutos antes da sessão, a fim de deliberar sobre a ordem do dia das reuniões plenárias da semana e sobre assuntos gerais da Casa.
Comissões
Durante a sessão solene, também ficaram definidas as oito comissões permanentes, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e a Comissão Representativa, grupo que atuará até o final do recesso parlamentar, no próximo dia 31. Entre as atribuições do colegiado estão o zelo pelas prerrogativas do Poder Legislativo e pela observância da Lei Orgânica, a convocação extraordinária da Câmara, a concessão de autorização para que o prefeito se ausente do município por mais de 15 dias e a tomada de medidas urgentes de competência do Parlamento. Integram a comissão como membros titulares o presidente Cristiano Coller e os vereadores Daia Hanich, Felipe Kuhn Braun, Joelson de Araújo e Juliano Souto (PL). Eliton Ávila (Podemos), Giovani Caju (PP), Ico Heming (Podemos) e Nor Boeno (MDB) serão os suplentes.