Escolas destacam o Projeto Vereador Mirim como exemplo de educação para a cidadania

por Tatiane Souza última modificação 10/08/2023 17h53
07/07/2023 – Mais quatro vereadores mirins e dois suplentes foram escolhidos nesta quinta-feira, 6. Eleição com urnas eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS) permitiram que os nomes fossem conhecidos logo após o encerramento do pleito, assim como acontece nas eleições do Brasil. Os alunos são representantes do educandário campeão em participações no projeto, Escola de Educação Básica Monteiro Lobato, e da estreante Escola de Aplicação da Feevale. O projeto Vereador Mirim é uma iniciativa da Câmara Municipal de Novo Hamburgo e é desenvolvido desde 2017 movimentando a comunidade escolar do ensino municipal e, a partir deste ano, das redes estadual e particular.
Escolas destacam o Projeto Vereador Mirim como exemplo de educação para a cidadania

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

O vereador Cristiano Coller (PTB) acompanhou de perto a eleição na escola municipal. O parlamentar salientou pontos fundamentais que o eleitor deve ter em mente na hora de escolher um representante. “Tem que ver a índole do candidato, se ele é um bom aluno, um bom amigo, analisar as promessas e perceber se são viáveis ou impossíveis de serem cumpridas. A forma como o candidato se relaciona com todos na escola também é muito importante porque isso se refletirá na vereança dele”, analisou. 

Para a diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Hagen, o resultado das eleições é um dos momentos mais emocionantes do projeto. Ela também parabenizou o engajamento dos professores. “É muito bonito ver o nosso trabalho enquanto servidores públicos ter um impacto tão importante na vida destas crianças”.

Escola experiente 

Participante pela terceira vez do Projeto Vereador Mirim (2018, 2019 e 2023), a Emeb Monteiro Lobato tem o trabalho pautado pela educação cidadã. A coordenadora pedagógica Magda Rodrigues ressaltou que desenvolvem um trabalho árduo para proporcionar isso aos alunos. “A nossa diretora é uma grande incentivadora do projeto e ela sempre fomentou nos alunos a importância de se fazer visto e ouvido. Neste ano, as professoras estão muito empolgadas e, por isso, nossos estudantes estão muito bem preparados porque trabalharam questões como oralidade, cidadania e o poder que o eleitor tem nas mãos”, disse. Sempre trabalhando na linha dos deveres e direitos dos cidadãos, Magda relatou que as crianças aprenderam sobre a diferença que podem fazer por meio de suas ações em suas vidas e na da comunidade em que estão inseridos. “Tenho certeza de que quando completarem 16 anos a maioria vai querer exercer o direito de escolher os representantes da cidade e se fazer ativos nesse processo”, disse a professora.

Na Monteiro Lobado, Sarah Rosa, 10, foi eleita primeira suplente. Para ela, ser vereadora exige muita responsabilidade. Para convencer seus eleitores, a estudante trouxe como proposta a adoção consciente de animais.

Lucas Rodrigues, 10, foi o vereador mirim que conquistou o maior número de votos. Ele revelou o quanto aprendeu com a vivência na Câmara, na fase de palestra, especialmente ao manusear pela primeira vez uma urna eletrônica. “Eu me preparei para as eleições, aprendi a falar bem, como os vereadores fazem, melhorando a minha oralidade”, disse. Uma das propostas do Lucas é pleitear uma reforma na pracinha da escola, melhorando a sua infraestrutura. Embora não tenha sido eleito, o candidato Andrei Reis, 14, acredita que a partir do projeto, aprendeu a ter mais responsabilidade. Uma das suas lutas era a canalização da rua atrás da escola, o que teria evitado, por exemplo, que a enchente tivesse prejudicado tantas famílias durante o ciclone ocorrido no mês de junho. 

Vereadores Mirins eleitos na Monteiro Lobato

Lucas Rodrigues da Cunha
Ryan Silveira da Silva
Sarah Rosa

Participação inédita

A Escola de Aplicação da Feevale fez sua estreia no Projeto Vereador Mirim com dois candidatos e o sonho de colocar inúmeras ideias em prática e assim melhorar a vida dos hamburguenses. Piettro Almeida Storck, 10, destacou que, ao visitar a Câmara, o que mais chamou sua atenção foram as galerias dos presidentes e dos Cidadãos de Novo Hamburgo, personalidades que marcaram a vida da comunidade. Articular para que o alargamento do Arroio Luiz Rau seja realizado e popularizar a Língua Brasileira dos Sinais (Libras) são propostas do vereador mirim eleito. Henrique Gomes dos Santos, 9, esperou ansioso e emocionado pelo comunicado oficial da eleição. “Coloquei minhas ideias no papel e conversei bastante com meus colegas sobre minhas propostas”, disse o estudante. O sonho dele é aumentar o número de vagas nas escolas municipais de educação infantil e estender o horário de atendimento para facilitar a vida das famílias. Ele também luta por um ecoponto no bairro e o desenvolvimento de uma campanha que estimulasse os moradores da cidade a dividir corretamente o lixo, dando como premiação desconto no IPTU. 

Cientes do seu papel do processo eleitoral, os mesários Luíse Bittencourt, 10, e Mateus Grings, da mesma idade, destacaram o papel fundamental que desempenharam. “Temos uma responsabilidade muito grande porque cuidamos das urnas eletrônicas”, falaram. 

O professor Pedro Antônio Mattos assinalou que o Vereador Mirim é um projeto que abrange a capacitação dos estudantes para que se sintam cidadãos atuantes dentro da sociedade. Ele destacou a importância de atuar naquilo que se considera justo, certo e necessário. A diretora da instituição, Janine Vieira, complementou dizendo que o projeto condiz com a filosofia da Feevale: uma educação integral que envolve política e cidadania. “Uma parceria que nasceu neste ano e na qual estamos todos muitos felizes em fazer parte”, afirmou. 

A coordenadora da Educação Básica da rede municipal de ensino, Elis Regina Mello, está acompanhando de perto o Projeto Vereador Mirim. Para ela, a ação possibilita uma vivência diferente para os estudantes, como estar na Casa Legislativa, entender como funciona, como se organiza uma legislatura. “Investimos nessa constituição do cidadão responsável e consciente. Pensar propostas, defender ideias e olhar para a sua comunidade para entender quais são as suas necessidades e lutar por elas. Envolve a escola como um todo, os pequenos que estão com o título de eleitor, que trazem a sua cédula dobradinha, que já entendem que o voto é secreto e que eles não devem satisfação desse voto para ninguém. Isso é de uma grandeza e de uma vivência que nos emociona”, finalizou a educadora.

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