Vereador Mirim: Treinamento de mesários inaugura nova etapa do processo eleitoral

por Maíra Kiefer última modificação 29/06/2023 12h07
28/06/2023 – O Projeto Vereador Mirim realizou nesta terça, 27, uma etapa inédita do processo eleitoral que abrange estudantes do 5º ao 9º ano de sete escolas das redes municipal, estadual e privada de ensino de Novo Hamburgo. O treinamento de mesários ocorreu no Plenário do Legislativo, sob o comando da analista judiciária do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Angela Hartmann Schneider Menezes, com o apoio do servidor Marco Marcelo Zimmer. Ela explicou aos alunos escolhidos especialmente para a atividade o funcionamento da urna eletrônica, a forma de cadastro para habilitar os colegas que vão participar das eleições e os comandos necessários para pôr o equipamento a operar de maneira correta.
 Vereador Mirim: Treinamento de mesários inaugura nova etapa do processo eleitoral

Crédito: Maíra Kiefer/CMNH

“Se ocorrer algum problema, vai ter alguém do cartório que pode auxiliar no dia. O mais importante de tudo é a posição da urna. Tem que respeitar o sigilo do voto. Não pode ter circulação de pessoas atrás da cabine de votação, nem janelas e vidros onde passem pessoas e enxerguem o eleitor votando”, alertou Angela.

Mesmo sem ser um pleito oficial, o rito para definir os vereadores mirins de Novo Hamburgo seguirá os passos dos processos eleitorais ocorridos a cada dois anos em todo o país. Essa semelhança fez o eleitor Hiago Vinícius, de 16 anos, que votou pela primeira vez para presidente e governador em 2022, não se intimidar ao ser questionado se gostaria de atuar como mesário da próxima eleição municipal. A resposta afirmativa ocorreu logo após receber as informações sobre o trabalho que desempenhará agora no próximo mês na escolha de colegas que participam do projeto desenvolvido pela Escola do Legislativo. Aluno do Instituto Estadual Seno Frederico Ludwig, ele irá trabalhar com outros cinco estudantes no próximo dia 4, quando se inicia a etapa de votações do Vereador Mirim.

A escolha dos mesários mirins foi norteada por alguns critérios, segundo a professora Cleci Albarello, da escola estadual Otávio Rosa. No caso específico dessa instituição, os professores e direção optaram por selecionar alunos de turmas neutras, sem candidatos ao pleito, e que fossem líderes e vice-líderes, por serem mais responsáveis e comprometidos com o grupo. As demais instituições participantes definiram regras distintas para a definição.

Para a diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Seitenfus Hagen, além de capacitar os estudantes, a atividade foi importante para os alunos compreenderem a importância do papel do mesário para a transparência e a segurança nas eleições.

Conheça os mesários:

- Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Presidente João Goulart:

Alice Tauana Ferraz da Costa

Edgarly Karlied Ascanio Montilla

Isabella Reinheimer Campos

Nalu Ariane Pivoto Siglinski

 

- Emeb Machado de Assis:

Dario de Mattos

Janaína Aparecida Nazário

Karina Machado dos Santos

Melani Ramos Ulguim Soares

Branda Gabrielly Costa Garcia

Danielly Zamboni Martins

 

- Emeb Monteiro Lobato:

Diogo Fabian da Silva

Thaísa Fernanda da Rosa

Estefani Luiza De Avila Guterres

Maria Luiza Lisboa de Souza

Luiz Otávio Fernandes Soares

 

- Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Otávio Rosa:

Ana Júlia Kruger

Pietra Germano

Sophie Lorena de Lima Alves

Liriel Victorino Cardoso

 

- Emeb Martha Wartenberg:

Pedro Munari Petry

Kauã de Moraes Preste

Emanuel Castaman da Silva

Maria Clara Souza Isperling

Larissa Cezar Martins

Bruna Sofia Vargas da Nóbrega

 

- Instituto Estadual Seno Frederico Ludwig:

Luiz Henrique Rocha da Silva

Yasmin Aires

Maria Eduarda Souza Silva

Geizibel Paranhos

Hiago Vinicius

Geovana Vargas

 

- Escola de Aplicação Feevale:

Luise Presse Bittencourt

Mateus Reichert Grings

 

Que projeto é esse?

O Projeto Vereador Mirim, voltado para alunos do 5º ao 9º ano das redes municipal, estadual e privada de ensino de Novo Hamburgo, é desenvolvido pela Escola do Legislativo em parceria com o TRE/RS. Inicialmente, as turmas das escolas envolvidas participam de palestras na Câmara, conhecendo o Palácio 5 de Abril e aprendendo sobre atribuições e deveres dos parlamentares. Após a visita das sete escolas, tem início o trabalho em sala de aula, com o uso de material pedagógico elaborado por uma comissão de apoio formada por servidores da Casa e da Smed e culminando na eleição dos vereadores mirins.

Nesta edição, a Câmara e o TRE/RS firmaram parceria para a condução das eleições, o que proporcionará aos alunos a oportunidade de votar em urnas eletrônicas. No pleito, serão escolhidos dois vereadores titulares e um suplente para cada uma das sete escolas participantes. Em seguida, será realizada uma cerimônia de diplomação, também com a condução do Tribunal. Por fim, os vereadores mirins se reunirão no Plenário Luiz Oswaldo Bender e apresentarão seus projetos, requerimentos, indicações e pedidos de providências, solicitando melhorias para suas escolas, seus bairros e o Município como um todo.

 

Vereador Mirim