Voto consciente marca eleições do Vereador Mirim

por Daniele Silva última modificação 10/08/2023 18h09
06/07/2023 – Com o título de eleitor na mão, estudantes do 2° ano do ensino fundamental da escola Machado de Assis aguardavam ansiosos para usar a urna eletrônica pela primeira vez, assim como os mais de 200 eleitores da instituição localizada no bairro Canudos. Nos últimos dias, eles acompanharam as campanhas para escolherem de forma consciente seus vereadores mirins. O fechamento da quadra de esportes para utilização em dias de chuva está entre as propostas que angariou o maior número de votos na instituição de ensino.
Voto consciente marca eleições do Vereador Mirim

Fotos: Daniele Souza/CMNH

Participando pela segunda vez do projeto promovido pela Escola do Legislativo de Novo Hamburgo, junto a Secretaria Municipal de Educação (Smed), a Machado de Assis já havia inovado em 2019 com a utilização de formulários digitais para votação. Desta vez, a parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) possibilitou a todas as escolas a utilização das mesmas urnas presentas nas eleições gerais.

A segurança no trânsito em frente a escola foi o que norteou a escolha de Luíza Camargo, de apenas sete anos. Já Luiz Henrique, de 12, mencionou a possibilidade de ter representantes que se preocupem com melhorias para a comunidade escolar.

Samara Maciel, 10 anos, disse ter adorado fazer campanha. Ela sugeriu a criação de um grupo de apoio para os adolescentes. “Muitos não gostam do corpo, dos cabelos. Acho que precisamos conversar sobre isso.” Guilherme Quintana, de 12 anos, propôs a instalação de um elevador para cadeirantes acessarem o segundo piso da escola. Dentre as ideias de Maria Antônia dos Santos, estão a troca de piso irregular no pátio e o fechamento da quadra esportiva.

Responsável pelo projeto na Machado de Assis, o professor Dario de Mattos elogiou o trabalho das mesárias e enalteceu a responsabilidade dos eleitores na escolha de seus candidatos. “Isso foi algo que trabalhamos bastante. Eles escolheram pelos projetos e não pela amizade. Foram atrás das propostas e entenderam a ética das eleições.”

Melani Ramos, de 12 anos, ressaltou a experiência como mesária. Para ela, foi uma ótima oportunidade de conhecer o funcionamento e a confiabilidade das urnas.

Leia mais:- Centenas de estudantes já escolheram seus representantes no Vereador Mirim

- Começa nesta semana eleição do Projeto Vereador Mirim

- Vereador Mirim: Treinamento de mesários inaugura nova etapa do processo eleitoral

 

EEF Otávio Rosa

Nas paredes da escola, os cartazes coloridos e cheios de criatividade apresentavam as propostas dos candidatos a vereadores mirins. Questões como sustentabilidade, transporte escolar, jogos interséries e acompanhamento psicológico estavam entre as sugestões dos estudantes que colocaram seus nomes para concorrer ao pleito.

Estreando no projeto, a instituição estadual localizada no bairro Pátria Nova envolveu na votação quase 300 pessoas, entre alunos e professores. A vice-diretora, Priscila Raimundo, mencionou o entusiasmo dos estudantes e todo o aprendizado que o projeto tem proporcionado.

Técnico Judiciário do TRE, Arisson Pedroso acredita que a iniciativa é muito válida para desmistificar o uso das urnas eletrônicas, especialmente após as inúmeras notícias falsas veiculadas nas últimas eleições. Servidor responsável pelo transporte dos equipamentos, Marcelo Zimmer ratificou a importância do voto.

O incentivo à cultura e ao esporte, com mais eventos na escola, foi a proposição do candidato mais votado, Vitor Moeller. Também eleita, Thayna Oliveira sugeriu a cobertura da quadra de esportes. Já o suplente Lucas Mello, de 11 anos, propôs a disponibilização de um ônibus para transportar os estudantes até a escola e para a realização de passeios.

A mesária Liriel Cardoso, de 15 anos, considerou o projeto uma excelente forma de apresentar a política e o exercício da cidadania às crianças e aos adolescentes. "Foi uma ótima experiência aprender sobre as urnas e poder decidir quem vai poder melhorar o lugar em que a gente vive", pontuou.

Ao final da votação, realizada no dia 5, as escolas participantes já divulgaram seus resultados.

Confira os eleitos:

Emeb Machado de Assis:

Maria Antônia de Souza dos Santos
Samuel
Elizandro de Brito Corrêa
Vin
ícius Bryan Moreira Pinheiro

 

Eeef Otávio Rosa:

Vitor Werle Moeller
Thayna dos Reis de Oliveira
Lucas Mello de Oliveira