Começa nesta semana eleição do Projeto Vereador Mirim
Os estudantes participarão do processo eleitoral em sua totalidade. Enquanto alguns alunos estarão na lista de votação, outros vão comandar as urnas eletrônicas como mesários. Para a qualificação dos jovens, foi realizado inclusive treinamento na semana passada com o intuito de orientá-los a dar os comandos corretos para pôr o equipamento a funcionar e fazer o cadastramento dos eleitores. De acordo com a analista judiciária do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Angela Hartmann Schneider Menezes, haverá um profissional do cartório para auxiliá-los no dia da votação em caso de necessidade.
A eleição se inicia nesta terça, 4, na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) João Goulart, das 8h às 10h e das 13h30 às 16h, e no Instituto Seno Frederico Ludwig, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30. Na sequência, na quarta-feira, 5, o pleito será na EMEB Machado de Assis, das 8h às 11h e das 13h30 às 15h40, e na Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Otávio Rosa, das 13h30 às 16h30.
Na quinta-feira, 6, os alunos da EMEB Monteiro Lobato, das 8h20 às 10h40 e das 13h10 às 14h40, vão selecionar seus dois representantes e o suplente. No turno da tarde, das 13h40 às 15h, será a vez da Escola de Aplicação Feevale. O encerramento do processo eleitoral ocorrerá na EMEB Martha Wartenberg, das 9h40 às 11h30 e das 13h30 às 16h, na sexta-feira, 7. (Confira aqui a tabela completa de horários e endereços)
A diplomação dos 21 eleitos (14 titulares e sete suplentes) deve ocorrer em agosto, e a sessão dos vereadores mirins está programada para novembro.
Leia mais:
- Vereador Mirim: Treinamento de mesários inaugura nova etapa do processo eleitoral
- Emeb Machado de Assis encerra ciclo de palestras da 1ª etapa do Projeto Vereador Mirim
- Alunos da Escola Seno Frederico Ludwig enriquecem palestra do Vereador Mirim com importantes debates
- Presença feminina na política e a acessibilidade no ambiente escolar pautam a visita da EMEB Presidente João Goulart à Câmara
Que projeto é esse?
O Projeto Vereador Mirim é desenvolvido pela Escola do Legislativo em parceria com o TRE/RS. Inicialmente, as turmas das escolas envolvidas participam de palestras na Câmara, conhecendo o Palácio 5 de Abril e aprendendo sobre atribuições e deveres dos parlamentares. Após a visita das sete escolas, tem início o trabalho em sala de aula, com o uso de material pedagógico elaborado por uma comissão de apoio formada por servidores da Casa e da Smed e culminando na eleição dos vereadores mirins.
Nesta edição, a Câmara e o TRE/RS firmaram parceria para a condução das eleições, o que proporcionará aos alunos a oportunidade de votar em urnas eletrônicas. No pleito, serão escolhidos dois vereadores titulares e um suplente para cada uma das sete escolas participantes. Em seguida, será realizada uma cerimônia de diplomação, também com a condução do Tribunal. Por fim, os vereadores mirins se reunirão no Plenário Luiz Oswaldo Bender e apresentarão seus projetos, requerimentos, indicações e pedidos de providências, solicitando melhorias para suas escolas, seus bairros e o Município como um todo.
Veja o Infome Legislativo sobre o treinamento de mesários do Projeto Vereador Mirim