Centenas de estudantes já escolheram seus representantes no Vereador Mirim

por Daniele Silva última modificação 10/08/2023 18h05
04/07/2023 – Cerca de 900 estudantes participaram do primeiro dia de eleições do Vereador Mirim. A principal diferença desta edição foi a parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), que possibilitou a utilização de urnas eletrônicas para a escolha dos jovens parlamentares. Também foi a primeira vez que escolas das redes estadual e privada, além de municipais, integraram o pleito. Com a agilidade e confiabilidade dos equipamentos fornecidos pelo TRE, a Emeb João Goulart, do bairro Petropólis, e o Instituto Seno Frederico Ludwig, de Canudos, anunciaram seus representantes logo após a votação.
Centenas de estudantes já escolheram seus representantes no Vereador Mirim

Foto: Daniele Souza/CMNH e Josyane Cardozo

Alunos do 2º ao 7º ano da João Goulart votaram em seis candidatos. Sofia Beatriz, de apenas 8 anos, disse que a votação foi muito legal e que nem é muito difícil. A preocupação com as pessoas e o cuidado com a escola pautaram sua escolha na urna. Aos 11 anos, Nalu Pivoto participou também como mesária. Para ela, foi um excelente oportunidade para aprender mais sobre o voto. “Não vejo a hora de votar de verdade. Estou ansiosa”, comentou.

Há seis anos no Brasil, a venezuelana Maria Jose Campos também se candidatou à vereadora. A decisão, segundo ela, foi para mostrar que política não é uma coisa chata. Entre suas propostas estão a construção de uma nova pracinha e o conserto da calçada em frente à escola.

Segundo a coordenadora do Move (Programa Movimentos e Vivências na Educação Integral) da João Goulart, Tatiane Leite, a eleição foi uma vivência única para os estudantes. “Com certeza eles lembrarão desse momento quando forem votar de verdade. Tudo foi muito pensado, e eles tiveram muita responsabilidade na hora de fazerem suas escolhas.”

Leia mais: - Começa nesta semana eleição do Projeto Vereador Mirim

- Vereador Mirim: Treinamento de mesários inaugura nova etapa do processo eleitoral


Instituto Seno 

Diferente da instituição municipal, os mesários da Seno Ludwig, não foram eleitores, mas tiveram papel fundamental na votação. Hiago Vinícius, de 17 anos, considerou a experiência incrível. E espera que o projeto traga mais reconhecimento para a escola do maior bairro de Novo Hamburgo. Também com 17 anos, Wesley de Oliveira votou pela primeira vez no Vereador Mirim. “Precisamos desde cedo entender o funcionamento das eleições e das urnas”, pontuou.

Ao todo, 10 candidatos estavam na disputa. Jade Resch, de 14 anos, concorreu a uma das vagas tendo como principal proposta a distribuição mensal de absorventes às meninas que necessitem.

A eleição só foi possível com a colaboração de professores e funcionários das escolas, bem como de técnicos do TRE, responsáveis pelo cadastramento dos eleitores e candidatos e pela instalação das urnas. A diretora da Escola do Legislativo Sergio Luis Hanich, Maria Carolina Hagen, enalteceu a parceria com o órgão estadual. “Certamente enriqueceu muito o projeto. Os alunos puderam ter contato com as urnas e verificar a segurança e confiabilidade do processo eleitoral.”

A chefe da seção de programas da Escola Judiciária Eleitoral Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto (EJERS), Débora Vicente, destacou o Vereador Mirim como um dos principais projetos em que a justiça eleitoral do Estado tem participado. “Primeiro a gente informa, conscientiza e sensibiliza sobre a importância da participação política, de ser cidadão. É a primeira vez que estamos fazendo essa parceria em Novo Hamburgo, e a eleição é a realização de todo o trabalho. Isso que a gente quer: que seja uma festa da democracia e que eles levem isso para o futuro.”


Conheça os eleitos: 

Emeb João Goulart

- Ana Luiza Sparremberger

- Dyovana da Rocha

- Eduarda Petry

 

Instituto Seno Ludwig:

- Guilherme Sander Alves

- Erick Cauã Andrande Correa

- Jade da Rocha Resch