Escola do Legislativo levará o nome do ex-vereador Sergio Hanich

por Luís Francisco Caselani última modificação 24/05/2023 20h20
24/05/2023 – Em iniciativa conjunta de todos os parlamentares, a Câmara de Novo Hamburgo oficializou nesta quarta-feira, 24, a escolha do novo nome de seu braço educacional. Criado em 2014 para a capacitação de vereadores e servidores, estímulo à cidadania e aproximação entre munícipes e Parlamento, o setor passa a se chamar Escola do Legislativo Vereador Sergio Luis Hanich. O rebatismo, confirmado com a aprovação em segundo turno do Projeto de Resolução nº 1/2023, presta homenagem ao hamburguense que dedicou à Câmara mais de 13 anos de sua vida.
Escola do Legislativo levará o nome do ex-vereador Sergio Hanich

Crédito: Maíra Kiefer/CMNH

Vereador por quatro mandatos, Serjão nasceu em Novo Hamburgo no dia 1º de setembro de 1961, mas passou parte de sua infância no município de Riozinho, no Vale do Paranhana. Aos 12 anos, retornou à sua cidade natal, onde permaneceria pelas décadas seguintes e eternizaria seu nome. Antes de assumir o mandato de vereador, em 2009, trabalhou boa parte de sua vida como motorista. Foi por meio do ofício que teve seu primeiro contato com o universo político, participando da criação e presidindo o Sindicato dos Rodoviários da cidade.

As conquistas obtidas em prol da categoria o motivaram a buscar melhorias também para a população em geral. Em 2000, concorreu pela primeira vez ao cargo de vereador. A eleição, no entanto, só viria oito anos mais tarde. Mas em grande estilo. Após trabalhar como subsecretário de Obras de Canudos na gestão do então prefeito Jair Foscarini, Serjão foi o candidato mais lembrado nas urnas, com 4.434 votos. Seu trabalho como vereador lhe asseguraria três reeleições.

Nos quase 14 anos como parlamentar, foi proponente de leis nas áreas da saúde, transporte e cultura. Com passagens pela Mesa Diretora em 2010 e 2020, foi presença constante nas Comissões de Obras e de Meio Ambiente, as quais presidiu por seis vezes cada. A proximidade com as questões ambientais o levaram também a participar por muitos anos do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos). “Com certeza, aprendemos muito com o vereador Serjão durante todos esses anos de trabalho em prol da comunidade hamburguense”, afirmam os proponentes. Serjão faleceu em abril do ano passado, aos 60 anos, vítima de um infarto.

Leia também: De vendedor de picolé a vereador, a trajetória do Despachante da Comunidade

Aprovado por unanimidade em dois turnos de votação, o PR nº 1/2023 se tornará em breve a Resolução nº 4/2023. A nova norma será publicada diretamente no Diário Oficial da Câmara, sem a necessidade de passar pelo aval do Executivo.

Assista à homenagem feita pela TV Câmara ao ex-vereador:

Escola do Legislativo

Criada em outubro de 2014, durante o segundo mandato parlamentar de Serjão, a Escola do Legislativo realiza eventos voltados para a capacitação de vereadores, servidores e estagiários, bem como concebe, executa e acompanha projetos com foco na formação de cidadania, no desenvolvimento do senso crítico e político e na divulgação do papel da Câmara. Pioneira no Vale do Sinos, a Escola também auxilia no desenvolvimento institucional, promove eventos culturais, organiza seminários temáticos e, desde 2017, coordena a realização do Projeto Vereador Mirim. Com quase nove anos de história, já são mais de 130 atividades elaboradas para um público total de 10 mil pessoas.