Comissões concluem análise de quatro projetos de lei

por Luís Francisco Caselani última modificação 26/06/2025 16h06
26/06/2025 – A sala Sandra Hack, batizada em homenagem à primeira vereadora mulher da história de Novo Hamburgo, viveu uma manhã movimentada na última quarta-feira, 25. O espaço, que desde 2017 sedia encontros públicos das oito comissões permanentes da Câmara, recebeu os parlamentares para seis reuniões consecutivas. Ao final da manhã, quatro projetos de lei haviam somado seus últimos pareceres e garantido o encaminhamento a plenário.
Comissões concluem análise de quatro projetos de lei

Fotos: Luís Francisco Caselani/CMNH

Integrantes da Comissão de Segurança Pública, a presidente Daia Hanich (MDB) e o secretário Juliano Souto (PL) ouviram as explicações da autora Professora Luciana Martins (PT) e concordaram na aprovação do PL nº 43/2025. O texto proíbe Executivo e Legislativo de divulgarem em seus portais da transparência a lotação ou o setor de trabalho das servidoras que estejam sob o alcance de medidas protetivas. Conforme Luciana, a proposta busca proteger e dar maior tranquilidade às mulheres vítimas de violência no exercício de suas atividades laborais.

Entrevistadores sociais

Enio Brizola (PT), Eliton Ávila (Podemos) e Ricardo Ritter – Ica (MDB), membros da Comissão de Finanças e Orçamento, assinaram parecer favorável ao PL nº 54/2025. Enviado pelo prefeito Gustavo Finck, o projeto autoriza a contratação temporária de oito entrevistadores sociais, a um custo mensal somado de R$ 20,2 mil, para atuarem junto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação no cadastramento de famílias enquadradas em programas de transferência de renda.

Fogos de artifício

As Comissões de Direitos Humanos e Meio Ambiente discutiram e aprovaram a tramitação do PL nº 48/2025. Proposta por Deza Guerreiro (PP), secretária do colegiado ligado à área ambiental, a matéria proíbe em Novo Hamburgo a queima de fogos de artifício com estampido, em atenção não apenas aos animais, mas também ao bem-estar de idosos, crianças, autistas e pessoas com deficiência. O desrespeito à norma, caso aprovada em plenário e sancionada pelo prefeito, acarretará a aplicação de multas a partir de R$ 478,96.

Leia também: Comissão pede explicações sobre ordem de desocupação de entidade carnavalesca

Código de Edificações

Outros dois grupos também se reuniram na manhã de quarta-feira. A Comissão de Educação e Cultura, no entanto, adiou sua decisão sobre a única matéria em pauta. Encaminhado pelo Executivo, o PL nº 53/2025 flexibiliza a Lei Municipal nº 3.559/2024 para permitir, durante calamidades, a realização de eventos festivos financiados com recursos estaduais ou federais. Como a Câmara ainda aguarda maiores esclarecimentos sobre a redação do projeto, a relatora Luciana Martins e o secretário Nor Boeno (MDB) optaram por postergar a discussão.

Já a Comissão de Obras e Serviços Públicos concluiu a análise do PLC nº 13/2025. Também de autoria do Executivo, o texto extingue a necessidade de parecer técnico, emitido por uma comissão permanente de arquitetos e engenheiros civis, para a realização de alterações no Código de Edificações.

Saiba mais: Projeto extingue exigência de parecer técnico para alterações no Código de Edificações

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. As comissões se reúnem semanalmente na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.