Comissão deve entregar relatório sobre o Ipasem até julho

por Daniele Silva última modificação 01/06/2021 19h15
01/06/2021 – Após a transmissão das duas primeiras lives do Ciclo de Debates sobre o Ipasem, a comissão especial que trata do tema se reuniu na manhã desta terça-feira, dia 1º, para avaliar a repercussão dos debates. O terceiro painel, marcado para 10 de junho, trará discussão sobre o impacto da reforma previdenciária para o serviço público de qualidade. O grupo de trabalho, que conta também com a participação de servidores ativos, aposentados e representantes dos sindicatos do funcionalismo, deverá começar nos próximos dias a redação do relatório final sobre a situação do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Novo Hamburgo. O prazo estimado para entrega do documento é início de julho.

A Comissão Especial de Enfrentamento à Crise do Ipasem e dos Impactos da Reforma da Previdência é formada pelos vereadores Enio Brizola (PT), Felipe Kuhn Braun (PP), Gustavo Finck (PP) e Cristiano Coller (PTB). Participaram do encontro desta manhã Gabriela Telles, Rosane Moura e Gabriel Ferreira, do SindiProfNH; Janezi Mosmann, ex-diretor-fundador do Ipasem; e as servidoras aposentadas Dirlene Cunha e Iara Pereira.

Dirlene, que mediou a segundo live, avaliou como positiva a participação dos funcionários no evento. “Muitos não conheciam a história do nosso instituto e tudo o que aconteceu para chegarmos nesta situação de crise. Mas precisamos provocar mais os sindicatos para fazermos outras ações efetivas de mobilização.” Iara considera fundamental expor o assunto para a comunidade em geral, por meio de outros veículos de comunicação e não só pelas redes sociais. Ela sugeriu a elaboração de estratégias para alcançar o grande público. A professora Rosane Moura disse que é preciso que Câmara e funcionalismo estejam atentos para que o projeto de reforma da previdência não seja encaminhado para votação sem os debates necessários.

Presidente do colegiado, Brizola demonstrou preocupação também com a Reforma Administrativa, que tramita no Congresso Nacional. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/20, do Poder Executivo Federal, altera dispositivos sobre servidores e empregados públicos e modifica a organização da administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. “Essa reforma é o fim do serviço público. Precisamos mostrar à cidade que é o problema impacta a todos, não só o funcionalismo.”

Sobre o relatório final da comissão, o vereador lembrou que ele não encerra as discussões no Legislativo e que os colegiados permanentes podem seguir pautando o assunto. A redação do documento será iniciada nos próximos dias, com a participação dos servidores. A partir da explicação de especialistas e do levantamento de todo o histórico do instituto, o texto deverá embasar os parlamentares para debater o assunto, que é bastante complexo, com a população e também com representantes do Ipasem e do Executivo, que não aderiram aos convites feitos pela comissão especial.

Leia mais:

- Ciclo de Debates aborda história, situação da dívida e futuro do Ipasem

- Impacto da Emenda Constitucional nº 103 nos institutos previdenciários marca início do Ciclo de Debates sobre o Ipasem

- Comissão Especial de Enfrentamento à Crise do Ipasem pede dados ao instituto e propõe ciclo de debates

- Debate em Comissão Especial analisa déficit do Ipasem

 

Ciclo de Debates:

*10/06 - 19h

3º Painel: Impacto da reforma previdenciária para o serviço público de qualidade

Palestrante: Dão Real Pereira dos Santos, auditor fiscal

Participação: vereador Gustavo Finck, secretário da comissão especial

 

Comissões especiais

Previstas pelo Artigo 77 do Regimento Interno da Câmara, as comissões especiais do Legislativo hamburguense são constituídas para analisar matérias de relevância, podendo encaminhar a convocação de secretários municipais e diretores de autarquias, bem como promover audiência pública. Os grupos são compostos por, no mínimo, três membros, observando, sempre que possível, a proporcionalidade partidária. Com prazo determinado de encerramento, as comissões especiais são concluídas com a apresentação de relatório ou projetos de lei, resolução ou decreto legislativo.