Se eleito vereador mirim, aluno da Martha Wartenberg quer aumentar segurança nas escolas

por Tatiane Souza última modificação 10/08/2023 17h52
18/04/2023 – Cerca de 70 alunos do 6º e 7º ano da Escola Municipal de Educação Básica Martha Wartenberg participaram da fase de palestra do Vereador Mirim, que aconteceu no plenário do Palácio 5 de Abril, na manhã desta terça-feira, 18. Muito atento ao que disseram as palestrantes, Pyetro Martins, 11 anos e que já é representante de turma eleito, destacou a importância do projeto para se entender melhor o processo eleitoral e, principalmente, o funcionamento das urnas eletrônicas. Ele tocou ainda em um ponto delicado, mas que vem chamando a atenção da sociedade brasileira como um todo. “Vou me candidatar a vereador mirim e, se eleito, quero, com meus amigos, criar uma proposta para aumentar a segurança nas escolas”, disse o estudante, ao se referir ao atentado que aconteceu há pouco tempo na cidade de Blumenau.
 Se eleito vereador mirim, aluno da Martha Wartenberg quer aumentar segurança nas escolas

Fotos: Daniele Souza e Maíra Kiefer/CMNH

Responsáveis pelas palestras, a diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Seitenfus Hagen, e a chefe da seção de programas da Escola Judiciária Eleitoral Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto (EJERS), Débora Vicente, falaram sobre o funcionamento dos três poderes, em especial do Poder Legislativo municipal, elencando as principais funções dos vereadores. O processo eleitoral, a segurança das urnas eletrônicas, a importância de aumentar a representatividade das mulheres na política e como identificar fake news e não propagar falsas informações também foram pautas dos esclarecimentos trazidos aos estudantes.

Os vereadores Raizer Ferreira (PSDB) e Cristiano Coller (PTB), além da representante da secretaria Municipal de Educação (Smed) e assessora pedagógica, Suellen Abreu, acompanharam a atividade. 

Os alunos fizeram um tour guiado pelos setores administrativos da Casa, como a TV Câmara e o Memorial Leopoldo Petry, e também passaram pelos gabinetes parlamentares.

 

Suelen enfatizou que a EMEB Martha Wartenberg já participou outras vezes do Projeto Vereador Mirim. “ Temos, nesta edição, quatro escolas municipais e todas estão cheias de expectativas e motivadas”. A assessora pedagógica enalteceu a parceria com o TRE/RS e apontou a curiosidade das crianças em conhecer o funcionamento de uma urna eletrônica. “Estamos muito felizes com a importância do projeto não somente para a escola, mas para toda a comunidade na qual ela está inserida”, afirmou. 

Professor de história do educandário, João Bernardes ressaltou que a ação é fundamental para promover a cidadania, conhecer o sistema eleitoral e explicar a importância da participarão política de todos. “Os alunos puderam entender que a política faz parte da vida e não somente ficar com aquela ideia de partidos políticos. Já temos muitos candidatos a vereador mirim”, finalizou.

Que projeto é este?

O Projeto Vereador Mirim, voltado para alunos do 6º ao 9º ano das redes municipal, estadual e privada de ensino de Novo Hamburgo, é desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal em parceria com o TRE/RS. Inicialmente, as turmas das escolas envolvidas participam de palestras na Câmara, conhecendo o Palácio 5 de Abril e aprendendo sobre atribuições e deveres dos parlamentares. 

Após a visita das sete escolas, tem início o trabalho em sala de aula, com o uso de material pedagógico elaborado por uma comissão de apoio formada por servidores da Casa e da Smed e culminando na eleição dos vereadores mirins. 

Nesta edição, a Câmara e o TRE/RS firmaram parceria para a condução das eleições, o que proporcionará aos alunos a oportunidade de votar em urnas eletrônicas. No pleito, serão escolhidos dois vereadores titulares e um suplente para cada uma das sete escolas participantes. Em seguida, será realizada uma cerimônia de diplomação, também com a condução do Tribunal. Por fim, os vereadores mirins se reunirão no Plenário Luiz Oswaldo Bender e apresentarão seus projetos, requerimentos, indicações e pedidos de providências, solicitando melhorias para suas escolas, seus bairros e o Município como um todo. 

Conheça melhor o Programa Vereador Mirim

Baixe a Revista do Vereador Mirim 

Leia mais: 

Olhos curiosos e atentos de 80 alunos acompanham o retorno do Projeto Vereador Mirim da Câmara

Com maior participação no Vereador Mirim, EMEB Monteiro Lobato volta a integrar iniciativa em 2023 

Palestras para as outras escolas participantes: 

25/abr (14h) – Escola de Aplicação Feevale
02/mai (14h) – EMEB Machado de Assis
09/mai (14h) – EMEB João Goulart

Confira as fotos do projeto:

Vereador Mirim